quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Morreu a atriz Anna Paula. Tinha 87 anos


A atriz Anna Paula, de 87 anos, cuja carreira passou sobretudo pela televisão, em telenovelas como "Vila Faia" e em filmes como "O Costa d´África", morreu hoje de manhã na Casa do Artista, em Lisboa, indicou a instituição à agência Lusa.


PAÍS ÓBITOHÁ 11 MINSPOR LUSA
Anna Paula
Anna Paula © Jornal das Caldas
1 / 2

De acordo com a Casa do Artista, o corpo da atriz seguirá para a Basílica da Estrela, em Lisboa.
PUB
Anna Paula, nome artístico de Maria Zulmira Pereira Lemos Zeiger, nasceu a 26 de maio de 1929, em Braga, foi atriz, professora de teatro e dramaturga.
Com uma carreira premiada, iniciada nos anos 1940, teve participações na televisão, no cinema, na rádio, em dobragens e no teatro, tendo trabalhado, nomeadamente, na Companhia de Teatro Amélia Rey Colaço/Robles Monteiro, no Teatro Estúdio Lisboa, e no Teatro Experimental do Porto.
A partir de 1981 integrou o elenco fixo do Teatro Experimental de Cascais e, nessa altura, entrou na série televisiva 'Retalhos da vida de um médico'.
Foi professora de interpretação da Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa, e também participou nas telenovelas 'Cinzas', 'Na Paz dos Anjos', 'Os Lobos', 'Nunca Digas Adeus', 'Baía das Mulheres', e 'Ninguém como tu'.
No cinema, estreou-se em 'Sol e Toiros' (1949), do realizador José Buchs, que relata a história de amor entre um toureiro e uma costureira que queria ser atriz de teatro.
Neste filme participaram as fadistas Amália Rodrigues e Fernanda Baptista.
Pelo seu trabalho, Anna Paula foi condecorada pela Câmara Municipal de Cascais, em 1994, e recebeu o prémio de 'Melhor Atriz de Teatro Declamado', entregue em 1985 pela Associação dos Críticos.

Sem comentários: