sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Carta Aberta ao Comandante-em-Chefe das Forças de Defesa e Segurança da República de Moçambique



Senhor Comandante-em-Chefe das Forças de Defesa e Segurança da República (FDS) da República de Moçambique:
Afinal quando os terroristas da Renamo atacam as sedes distritais e de postos administrativos e matam cidadãos indefesos, destroem bem públicos e privados, saqueiam postos de saúde, deixando populações aterrorizadas e desprovidas de medicamentos e de protecção, onde é que estão as FDS que DEVERIAM proteger o Estado e os cidadãos?
Recentemente foi a sede do Distrito de Mopeia e hoje é a sede do Distrito de Morrumbala. Em ambas vilas, os terroristas fizeram o que quiseram e se foram embora, sem consequências nem da parte deles nem da parte de quem DEVERIA ter evitado que esses terroristas tivessem lugar.
Afinal o que é se está a passa, senhor Comandante-em-Chefe das FDS?
Não acha, senhor Comandante-em-Chefe das FDS, ser seu DEVER responsabilizar exemplarmente os que não cumprem com o seu papel de defender o Estado e povo moçambicanos?
Será que o senhor Comandante-em-Chefe das FDS não percebe que admitir que os terroristas matem, destruam e saqueiem impávidos e sem consequências nem para eles nem para os que DEVERIAM impedir que esses actos terroristas ocorram significa que não está a dar bem conta do recado?
Por favor, senhor Comandante-em-Chefe das FDS, cumpra e faça cumprir a lei, e faça justiça aos cidadãos moçambicanos, como jurou no acto da sua investidura! Não legitime as dúvidas dos que não confiam em si. A maioria do povo moçambicano confiou em si para a condução do destino colectivo. Faça jus à essa confiança depositada em si. Já basta de só lamentar. As FDS DEVEM cumprir devidamente a sua missão. Não dá mais para compreender como ocorre que os terroristas da Renamomatem, destruam e saqueiem sem consequências para eles nem para as FDS. As vítimas são somente as populações que têm o DIREITO de ter a protecção das FDS e não têm.
O senhor Comandante-em-Chefe das FDS DEVE tudo fazer para que os homens sob o seu comando assegurem a protecção efectiva do Estado e dos cidadãos moçambicanos.
Obrigado pela atenção que dispensar a este assunto.
Saudações.

---

PS: As fotos (de autoria por não apurar, e agradecia que alguém indicasse) reportam parte do que se passou na madrugada de hoje (12-08-2016) na Vila de Morrumbala, onde mais uma vez a Renamo agrediu impávida e impune o Estado de Direito Democrático, e as FDS claudicaram no cumprimento do seu DEVER de proteger este mesmo Estado e o seu povo, como manda lei. Em súmula, registaram-se dois crimes: o primeiro de agressão ao Estado de Direito Democrático, imputável à Renamo, e o segundo de falta de cumprimento do DEVER de evitar ou repelir o primeiro, imputável ao próprio Estado. A Procuradoria-geral da República ficou sempre muda e serena, quando se trata dos actos terroristas da Renamo. Vai continuar muda enquanto o Estado e os cidadãos continuam a ser agredidos impiedosamente? E o senhor Comandante-em-Chefe das FDS é também o Primeiro-magistrado da Nação. Vai quedar-se novamente pelas lamentações e pelos apelos para o fim dos ataques terroristas da Renamo? Queremos paz, senhor Comandante-em-Chefe das FDS e Primeiro-magistrado da Nação moçambicana! Mas enquanto não se alcança a paz, as FDS DEVEM assegurar a protecção efectiva do Estado e dos cidadãos em todo o território da República de Moçambique. E quem DEVE assegurar que assim seja é o senhor Comandante-em-Chefe das FDS e Primeiro-magistrado da Nação moçambicana.
LikeShow more reactions
32 Comments
Comments
Tony Ferreira Última Hora*Última Hora*Última Hora*Última Hora*Última Hora*

Comitiva do governo provincial de Manica que ia receber Nyusi foi atacada em Báruè...See More
Like27 hrs
Tony Ferreira Estamos entregues a bicharada meus irmãos
Like7 hrs
Juma Aiuba Talvez este seja um post lúcido. São essas perguntas que tenho me feito. Quando o caro amigo fizer esta e outras perguntas tantas vezes vai entender porquê as vezes fico como uma barata tonta. É de ficar tonto mesmo. Aguardemos a resposta.
Like37 hrs
Julião João Cumbane «Talvez», Juma Aiuba?! Sabes, amigo Juma? Eu não penso com a cabeça de outrem. Se tiveres memória ainda fresca, tem muito neste mural que atesta que eu não sou menino-de-recados e que a minha agenda é autónoma e a sua confecção guiada pela minha educação, que podes pôr em questão se quiseres, tendo razão para tal. Este comentário não é pessoal, entretanto.
Like47 hrs
Juma Aiuba Foi uma maneira de elogiar o post depois do desentendimento de ideias, visões e pareceres que tivemos de manhã. Na verdade, quis dizer que o caro amigo já começou a sentir a minha dor. Ou seja, o que me faz parecer um apoiante de atrocidades da RENAMO e seus homens são as respostas (que não encontro) às perguntas que fez na sua carta. Quem lê a sua carta, sem te "conhecer", vai pensar que o caro Julião é da RENAMO também porque de forma leviana pode-se dizer "mas este gajo não vê que as FDS/governo/Estado está a fazer de tudo?"
Like47 hrs
Julião João Cumbane Entendi, caro amigo e compatriota, Juma Aiuba! (...).
Like16 hrs
Milton Chembeze O senhor camarada Alberto Chipande disse: "... não esperem as FDS para vos proteger..." Será que é isso que está a acontecer?
Gastam-se rios de dinheiro para nada, continuamos ao Deus dará.
Triste a sina dos moçambicanos.
Like17 hrs
Alcidio Do Rosario Julião João Cumbane , meu ilustre amigo, o post reflecte o sentimento de todos os que directa ou indirectamente assinaram o contrato com o entao candidato presidencial, Filipe Jacinto Nyusi, para que os representasse nos planos interno e externo.
Like17 hrs
Idrisse Mário É triste o que vivemos na pérola do Índico, afinal de conta quando isso irá parar???
Like6 hrs
Elias Salupeto Pena eu penso que Moçambique devia aproveitar aquele mas velho que por muitos é chamado de torrirista se não os Moçambicanos iram sofrer muito se o Presidente.Afonso Dhlakama morre . vão ser tipo nos aqui em Angola quando Savimbi morreu todos estavamos a festejar e agora estamos a viver apior situação que aguerra viva o povo Moçambicano viva Dhlakama. Renamo é um partido que luta pelos direitos Humano Um legado de Dr.Jonas Savimbi se essa paz depender da minha morte voces vão sofrer dito certo omeu unico apelo pra voces é de acreditar na Renamo
Like16 hrs
Idrisse Mário Caro Elias Salupeto Pena ! acha mesmo que essa estratégia usada pela RENAMO é a mais acertada? Eu sou Moçambicano e sinto na pele o que é perder os bens materiais e vidas de pessoas inocentes!
Like16 hrs
Luis Rabeca Antonio Elias Salupeto Pena"
Like16 hrs
Mapamo Carlos Elias salupeto Pena. O seu último nome devia aproveitar no máximo para libertar o povo do sofrimento imposta pela Renamo. Acha mesmo que existe razão de a Renamo e Djakama queimarem viaturas e matar pessoas sem culpa?
Like5 hrs
Delfim Bica Lucas esse pena me parece um grand sanguinario, isso k a renamo esta a fazer cm o povo e humano mesm??? bastant trist e pena mesm
Like3 hrs
Fernando Jorge Francisco Cumbana salupeto,salupeto...porquê nao te calas?
Like1 hr
Mussagy Juma Pontos de vista são pontos de vista até quando as pessoas vão debater de forma clássica ?? Será possível num debate sobre diversos temas haver única voz??????

Ele citou o exemplo de Angola e não tenho espaço de mais palavras a não ser respeitar a opinião do outro. Quem vos garante que o vosso comentário é supremo? ?? Respeitem o que os outros escrevem .
Idrisse Mário E eu pergunto, será que a RENAMO sabe o quer? Será que mesmo essa é a melhor maneira de negociar como eles costumam falar???
Like26 hrs
Elias Salupeto Pena voces devem lutar pelo vossos direitos nos aqui em Angola estamos avivir apior situação
Like46 hrs
Elcidio Agostinho Como assim? partilhe a vossa experiência irmão.
Like5 hrs
Forbes Nhaca Tolerância excessiva cansa, até às vezes enjoa quando todos dias ouvimos " estamos ao encalço dos homens armados da Renamo " mas dia seguinte vão a outro sitio passear a sua classe nas esquadras, hospitais e governos distritais. Nos sempre estamos em perseguição mas nunca os encontramos.
Like36 hrs
Inacio Mario Caro JJ, a culpa de tudo isto é da Bancada Parlamentar da FRELIMO, que é incapaz de pensar, propor soluções e fiscalizá-las. Ficam com as mordomias à espera que o Governo lhe de papinha para rigozijarem-se no luxo! Alguns nem sequer leem em que votam contra! Arri! O comandante-em chefe não tem que pensar sozinho por todos nós, pelo contrário, temos que vir com ideias construtoras de uma verdadeira moçambicanidade, despida de epitodos, franquenza e honestidade.

O legalismo nem sempre é justo.

Quem tem benefícios deste tremendo desastre humanitário e económico? Respondo: os traficantes das malditas armas.

A RENAMO e a FRELIMO adquirem-nas nos traficantes. Como? Respondo: todos vendendo futuros sobre a nossa soberania!

Não concordo de modo algum com o método anti-democratico da RENAMO, mas também não concordo com a ditadura de voto irresponsável da FRELIMO no parlamento.

Convido a todos, mas todos mesmos a assumir este belo país como nosso e como um povo unido pelo também nosso futuro comum e das gerações vindouras.

Bem haja Moçambique.
Like86 hrs
Julião João Cumbane A Bancada Parlamentar da Frelimo é apenas isso, caro Inacio Mario: bancada. Bancada Parlamentar não é um órgão de soberania. O Presidente da República, que é ao mesmo tempo o Comandante-em-Chefe das FDS e Primeiro-magistrado da Nação tem poderes bastantes para averiguar se as FDS estão ou não a cumprir o seu DEVER de defender o Estado e povo moçambicanos, sem precisar da Bancada Parlamentar da Frelimo. Ora, isto dito, a Bancada Parlamentar da Frelimo também DEVE questionar o Governo como ocorrem ataques terroristas de forma sistemática sem que as FDS os consigam prevenir ou encontrar os seus autores. A lei existe para serem cumpridas por todos. Num Estado de Direito Democrático ninguém está acima da lei. Garantir a defesa da lei, é missão das FDS; detecter e conduzir aos tribunais os prevericadores, é missão do Ministério Público; e julgar e aplicar penas previstas na lei para os prevericadores é missão dos tribunais. Porquê será que estas instituições não estarão a cumprir cabalmente as suas missões? Será por causa da Banca Parlamentar da Frelimo? Vamos pensar melhor neste assunto!
Like3 hrsEdited
Chen Castelo A Renamo näo passa de ser um bando de bandidos armados assasinos e näo um partido politico,o Governo deve eliminar para sempre estes bandidos armados para o Povo tenha a Paz para sempre em Mocambique...........
Like16 hrs
Idrisse Mário Na verdade já deram muitos mimos a RENAMO chega!!! Comandante em chefe queremos o fim, pois essa situação só nos faz retardar...
Like25 hrs
Lourenço Gonçalves Quembo Triste mesmo, tou sem palavras meus irmãos.
Like25 hrs
Inacio Mario Chen e Idrisse, como se faz para eliminar alguém? Não se esqueçam que " onde termina a inteligência começa a violência". A inteligência de ambas partes parece que terminou e precisam da nossa ajuda.

Vamos todos ajudar Moçambique.
Like25 hrs
Vitorino David Muito triste isto
Like15 hrs
Idrisse Mário Inácio Mário, não sei eliminar alguém... tens alguma ideia?
Like5 hrs
Gonçalves Vasco Nhantumbo Penso que a renamo foi tolerante durante muito tempo, sofreu várias humilhações. Acho que qualquer ser humano tem o seu limite. Não me interpretem como belicista, mas sim um realista. Cumprimentos
Like15 hrs
Azarias Felisberto Ele tem as maoi atadas para traz A RENAMO vai usando o caminho que mair conhece/destruição . Repodio totalmente este forma de fazer pressão para o governo do dia .
Like5 hrs
Gonçalves Vasco Nhantumbo Não basta repudiar, é necessário trazer as possíveis soluções.
Like5 hrs
Azarias Felisberto Sou um simples cidadão, a solução seria aceitar as vontades da RENAMO apesar de não ser uma solução acabada visto que a RENAMO tambem não sabe negociar uma vez que não quer ceder mas obriga o governo do a aceitar todas suas vontades sem ela ceder nenh...See More
Like3 hrs
Belizario Cumbe Obrigado professor Julião João Cumbane, sinto-me representado neste post!
Like5 hrs
Abílio José Conge O país esta a regredir nesses últimos 2 anos... Por causa de meia dúzia de budas...
Like4 hrs
Tony Ferreira Caro JJC, esta situação em que vivemos actualmente é deveras lamentável e deixa me dizer que nestas coisas de guerrilha quem está em vantagem sempre é aquele que surpreende ao outro e no caso concreto a Renamo leva vantagem nestes tristes actos de sabotagem e vandalismo.
Lamento profundamente por Moçambique ter este grande empecilho chamado Renamo para contrariar as aspirações dos moçambicanos. Particularmente não sei se seria correcto neste momento o chefe de estado montar guarnição permanente em cada sede de distrito e localidade com vista a abortar qualquer acção dos bandos armados.
É muito complicado neste momento estar na pele do Nyusi porque qualquer acção que ele toma é questionada por diversos quadrantes da sociedade e à nível internacional e note que até a data presente pouco se dá importância aos actos de sabotagem e assassinatos da Renamo, mais aí do Nyusi se consegue meter uma bala na cabeça do dlhakama....aí você verá que a tal dr comunidade internacional existe também aqui no território moçambicano.
É daqueles casos em que eu digo "morto por ter e morto por não ter"
Não sei dos pré condicionalismos da missiva do Dlhakama ao Nyusi mais acredito que acima de tudo a vontade política acaba com qualquer guerra. ..por mim já está mais que explicito q
Like14 hrs
Bernardo Zeca Mauta O que custa capturar e prender Dlakama. .
Like3 hrs
Hélder Dos Santos Majorntakarikwa Vai capturar si vc já sabe aonde ele esta,si acha qui éfacíl!
Tony Ferreira Dizia que. ..está muito bem claro que a Renamo é um calvário que o povo moçambicano carrega nas costas e que independentemente do que o governo ceder a estas ervas daninhas sempre vão complicar as coisas mas com um e único propósito. ..ATRASAR O DENSEVOLVIMENTO DE MOÇAMBIQUE A TODO CUSTO.
Para os poucos que se recordam: a Renamo já conquistou Nacala, ilha, marromeu, etc
..fez o quê? ?????
Será numa província que vai ter algo palpáve?? Para aqueles que acharem que a resposta é sim eu pergunto o seguinte:
É possível você chegar a general sem que seja sequer alferes?
É este o caso da Renamo um partido totalmente desorganizado, ali não se sabe quem? Tudo naquela gang é feito a "lá minuta " desde 1999 a Renamo se auto destrói por causa da irresponsabilidade patriótica , já perderam vários quadros para que bem se recorda desde a primeira legislatura.
É esse tipo de gente que nós achamos que devemos gastar o tempo das nossas forças armadas a tentar combater a eles? ?? Oxalá eu esteja errado mas por mim com a maldita Renamo deve se agir com inteligência e não com força porque esses tipos são umas verdadeiras sanguessugas
Like13 hrs
Joao Chissale Chissale É DE ADMIRAR DA ORDENS DE AS FDS NAO SE MOVIMENTAREM ENQUANTO OS TERRORISTAS TERRORIZAM.
Like3 hrs
Martins Marcolino Para além desse ataque o outro registou-se na primeira coluna que saia de muxungue-save a 300m do rio ripembe. Mas uma coisa é certa,é dificil precaver-se da guerrilha,as FDS dao o máximo de si,mas guerrilha tem dessas
Like3 hrs
Homer Wolf Eu já tinha alertado sobre isso

«Homer Wolf Outra coisa: afinal para que é que serve o alegado envio de contingentes governamentais, para o centro do país?
Ou DÊEM CABO - de uma vez por todas - desses HAR, ou então não os enviem!... Agora, vir chorar ao lado do povo, tipo chantagem emocional, tambem NÃO VALE
Gosto · Responder · 27 · 31/7 às 9:36»
Like43 hrs
Gonçalves Vasco Nhantumbo Muito bem dito gostei. A imprensa também não está a cumprir com o seu papel, quando são as fds a atacarem nenhuma das tv's mostra mas quando é a renamo a retaliar até pensam em dar como publicidade. Não vale isso. Kkkk
Joaquim JM É triste isso.
Like1 hr
Mussagy Juma Assim sendo valeu o que os insultos ?? Adjectivos? Já estão satisfeitos todos comentadores ? Saibam o seguinte :

Mesmo que insultem com fogo ou louvem com ouro nada mudará o destino que a vida tomou para Moçambique.
Mussagy Juma Hoje o dólar estas 76 mt será que isso foi a guerra ?? O nível de vida está destruído será que foi a guerra ?? Quando um dia pensarem como nativos moçambicanos iram perceber o porquê das coisas.

Sem comentários: