sábado, 13 de agosto de 2016

ATAQUE E ASSALTO A MORRUMBALA FOI UMA DEMONTRACAO DO PODERIO MILITAR DA RENAMO


As forças da Renamo atacaram e assaltaram ontem dia 12/8/16 a sede distrital de Morrumbala, provincia da Zambézia. Segundo informações, as perdizes visaram o quartel das FIR, juntamente com as PRM, e muito material de guerra foi capturado. Não houve danos humanos porque as forças da frelimo puseram se em fuga mal o ataque iniciou. O administrador distrital fugiu em debandada para parte incerta, abandonando a mulher e filhos.
De seguida, os rangers da região autónoma da Zambézia libertaram 17 prisioneiros que foram usados para transportar a grande quantidade de material capturado e medicamentos "desenrascados" no hospital distrital local.
Fontes das perdizes afiançam nos que depois de por em fuga os militares da frelimo, o comandante da perdiz que liderava a operação quiz ocupar em definitivo a vila sede para a imediata colocação de um administrador da renamo mas recebeu um "não" de Afonso Dhlakama que argumentou que agora não é o momento para tal visto que as negociações ainda estão em curso. As perdizes abandonaram calma e tranquilamente a vila por volta das 7 horas da manhã depois da ordem da retirada imediata dada por Afonso Dhlakama directamente da Gorongoza.
Este ataque e assalto aconteceu horas depois de o Nyusi, o líder da frelimo, ter se recusado retirar as suas tropas ao redor da serra da Gorongoza. Portanto, esta foi uma demonstração de força por parte da renamo para que frelimo tenha na consciência que a renamo pode facilmente tomar conta das 6 provincias à força a qualquer momento. De recordar que há 2 semanas, as forças militares da renamo também atacaram e assaltaram a vila sede de Mopeia, na mesma província mas não a ocuparam.
O líder da renamo já avisou que uma vez o Nyusi recusou se a retirar as suas (frágeis) unidades militares ao redor da Gorongoza, iria expandir as operações militares para obrigar que essas tropas da frelimo dispersam e quiçá, saiam a correr para defender Maputo. Parecia propaganda ou mais uma ameaça vazia de Dhlakama mas cumpriu a sua palavra em menos de 15 horas e ainda ontem a escolta da coluna de Muxungue foi desbaratada e ficou dividida, uma parte recuou e a outra seguiu em frente mas sem "protecção" da escolta, as viaturas apenas continuaram por "instinto".
Agora espera se que a província e cidade de Maputo sejam atacados a qualquer momento com recurso a "tácticas sirias". Fontes seguras ligadas às perdizes afirmam que em Maputo a frelimo "vai chorar". Segundo as mesmas fontes, dezenas de jovens de Mussorize, cujos entes queridos foram friamente executados pelos esquadrões da morte, juraram vingar do regime de Maputo usando todos os meios possíveis e imaginários, sobretudo a sabotagem as infraestruturas vitais "e os bois deles em Gaza" (Unay Cambuma Whatsapp tem recibido de jovens de Mussorize, dezenas de "planos já feitos" neste sentido, apenas esperam pelo início das operações militares das perdizes para se aproveitarem do "caos" e executar as suas acções de retaliação e vingança). Mussorize está há pouco mais 3 horas de Maputo província, de carro.
Parece que há uma desorganização total na frelimo ou é o resultado da "tricefalia" governativa que reina no regime da frelimo. Isto porque segundo informações que foram difundidas, indicavam que parecia que o Nyusi estava interessado no cessar - fogo e chegou mesmo a pedir a renamo a localização das posições das forças ao redor da Gorongoza e de boa fé a renamo indicou-as, para depois Nyusi brincar com a renamo, recusando a retirada das tropas mas mesmo assim desejando alcançar o cessar - fogo.
Naturalmente, o líder da renamo rejeitou liminarmente este absurdo, argumentando que as forcas da frelimo poderiam aproveitar se do facto para progredir ou fazer operações secretas contra a própria assim como os mediadores (que tem viajem prevista a Gorongoza) e posteriormente recusar a sua autoria como tem sido seu apanágio.
Deve se abrir um parêntesis para elucidar que as tropas da frelimo que cercam Gorongoza estão lá apenas por estratégia politico-diplomatica de Afonso Dhlakama. A maior posição que se encontra em Satungira, conhecida por "mangueiras", está situada a escassos 3-5km das recentemente assaltada residência de Dhlakama. Esta posição tem cerca de 200 militares e é fortemente defendida com várias armas pesadas com destaque para "samanguanas", bazucas e metralhadoras pesadas mas já foi assaltada por três vezes.
As unidades que "cercam " Gorongoza tem a logística garantida por "benevolência" das perdizes e não por alguma capacidade militar, caso contrario, teriam morrido a fome ou desertado. Vejam que os 2000 mercenários que atacaram Satungira, tiveram que recorrer ao uso de uma só vez de 15 blindados para percorrer os 45 km até Satungira mas mesmo assim o resultado foi desastroso porque vinham "com abuso".
O resto das posições como Gravata, Piru, Casa banana, Canda, etc, etc, só tem apenas dois poletoes (60-70) e todos são miudos mancebos sem nenhuma capacidade e jamais se atreveram a disparar um tiro sequer contra as perdizes mesmo que seja pedra de uma fisga, sob o risco de serem vaporizados. Por isso, quando os frelimistas se vangloriam de terem cercado Dhlakama em Gorongoza, as perdizes matam se de tanto rir. As únicas pessoas que sentem se realmente cercadas, são as populações de Vunduzi, Casa Banana, etc, que nao podem se deslocar a vila sede fazer as suas compras, sob o risco de serem decapitados, com a acusação de estarem a fazer compras para a renamo.
'Voltando à vaca fria' ontem, um grupo das forças da frelimo que vinham de Chimoio para receber o Nyusi em Macossa sofreu uma emboscada entre o rio Pungue e a vila de Catandica e houve danos humanos e materiais. Logo depois ouvimos o Nyusi à chorar à Rádio Moçambique pedindo que a renamo pare com as mortes, esquecendo - se que ele mesmo é o comandante-em-chefe dos esquadrões da morte que quase diariamente dizimam dezenas de indivíduos que se identificam com a renamo nas regiões centro e norte.
Até este momento que preparamos esta publicação, centenas de membros e apoiantes dormem nas matas temendo ser cortado o pescoço pelos esquadrões da morte da frelimo liderados pelo duo maconde Nyusi - Chipande. O Nyusi e seu grupelho planearam estas atrocidades para fazer a renamo recuar da sua intenção de governar as 6 províncias mas o tiro saiu lhes pela culatra.
As atrocidades protagonizadas pelos elementos da frelimo no centro e norte é do conhecimento do mundo inteiro e tarde ou cedo todos serão responsabilizados. (Unay Cambuma Whatsapp é também lido por alguns órgãos internacionais um dos quais é a Amnistia Internacional que por uma ocasião pediu um esclarecimento sobre um acontecimento bárbaro protagonizado pela frelimo).
Alias, quando um regime está prestes a perder o poder sempre comete crimes de bradar o céu e no fim os seus dirigentes acabam parando no tribunal internacional de Haia como o Hissen Habré do Chad e Charles Taylor da Serra Leoa.
Os crimes protagonizados pelo regime da frelimo nas regiões centro e norte estão a criar grande revolta aos jovens das regiões centro e norte e dentro em breve esta "raiva" cairá sobre a cabeça de muitos frelimistas no centro e norte e sobretudo em Maputo. Imaginemos que a renamo tivesse ocupado Morrumbala, onde é que parariam os chingondos capangas da frelimo que colaboraram na morte dos seus conterrâneos?
Os frelimistas nas regiões centro e norte já deviam ter na consciência que o seu partido já foi militarmente derrotado e os seus chefes de Maputo já tem mansões e casas luxuosas prontas em Nelspruit e outras cidades sul africanas para fugirem caso o seu regime seja derrubado por uma revolta popular que na verdade vai acontecer dentro em breve.
LikeShow more reactions
27 Comments
Comments
Ivanildo Mucavel Wena uni nkama pah.
Like18 hrs
Celso Ingona Viva Unay mas so uma curiosidade, oq significa desenrascar?
"Assim como desenrascaram medicamentos do povo"
Like28 hrs
Jose Manuel forca guerreiros do povo
Like17 hrs
Sérgio Sitoe Copiado
Like7 hrs
Abel Charamba Sera que everdade que o administrador nao teve tempo d por as calcas optando por correr sem nada mesmo hiiii Uno fira mahara basopa
Like7 hrs
Stefan Zweig a propria historia anima assim quando é bem contada como desta maneira que o mano cambuma costuma contar. Recordo só dum meu prof K sabia explicar como em hiroshima estivesse la para nos anos 1945. Mano cambuma vc deixa toda máscara fora do abismo. Ja está a sua mensagem
Like17 hrs
Benito Biriate Unay com notícias seguras estamos a espera da libertação do nosso povo do centro e norte de Moçambique avante Cambuma.
Like7 hrs
Tomas Humbe Nyusi cede ou perde tudo.
Like7 hrs
Pires Calembo O plano de ataquar o sul é a sertada vamos avante RANGERS a victoria esta là no MAPUTO!
Like17 hrs
Jorge Reis Reis Só Deus sabe resolver tudo isso
Like7 hrs
Lucas Joao Chaleca Isso vai acontecer arenamo quando avisa certamante acontence nao brinca. Ele faz nao perde tempo com cheio demintira maputo vai soar tiros e povo fica expera ver o dor k no momento xata ancontecer no centro e norte d nosso pais. Nenhum k pode arecuar ...See More
Like6 hrs
Ariscado Ariscado Dos Ariscado Onde está aqueles k dizia a renamo nao te força??? frelimo Com seu xefe Nyusy estao reclamar uk, atacaram 2 veses o lider Dhalakama estao todos os dia com esquadrao da morte a matar membro da renamo, hoje um tirro em Morumbala cheio de de lamentaçoes nao é nada isso espere ver se continuar brincar.
Like16 hrs
Samia Andre Chitlhango SABE QUEM JA PASSOU DA GUERRA DA RENAMO VC ATÉ PODE CAREGAR CÃO AO EM VEZ DE CRIANÇA...QUE NÃO MATEM O POVO QUE LHES ELEGEU PARA REGIOES AUTONOMOUS
Like16 hrs
Samia Andre Chitlhango KUTAMANGA SWIRI NANI....MUKANDZI?????
NADA...KIKIKIKI
Like6 hrs
Lidónio Luís Quando os Rangeres estiverem a atacar nas cidades, lembremo-nos: Nao vao olhar quem aplaude suas atitudes, vao matar e ferir todos nós..ate os que os apoiam aqui no FB.
Like16 hrs
Nai-p Amaral A policia de morrumbala é mentirosa,diz q comandos da renamo sairam em denbandada,eu não me engana,quem sai em denbandada nao consegue levar nada, muito meno consegue fazer trajecto q fizeram,como levaram as 47 armas,libertar prisioneiros,levar medicamentos,e,visitar a administração,
Like15 hrs

Sem comentários: