quarta-feira, 3 de agosto de 2016

ALBERTO CHIPANDE, O PIOR SANGUINÁRIO DA FRELIMO, É O MENTOR E 'MANAGER' DOS ESQUADRÕES DE MORTE


O tio do Nyusi, o Chipande, andou a mentir na Beira. Ele andou a falar muito mal da Renamo, acusando a como tivesse morto mais de uma 100 membros da Frelimo em Sofala mas isso não passa de uma grosseira mentira e vã tentativa para distrair o público porque o senhor Chipande sabe muito bem que a Renamo não tem esta prática de raptar ou sequestrar membros ou simpatizantes de outros partidos.
Aliás, na Renamo é absolutamente proibido raptar e/ou matar um civil qualquer, eis a razão porque até agora a Renamo não matou nenhum membro da frelimo em retaliação ao assassinato em massa dos seus membros, a Renamo apenas procura destruir os responsáveis por esses crimes e concentra se exclusivamente em alvos bem definidos, sobretudo militares.
Se a Renamo instruir se os seus membros a retaliarem os crimes da frelimo, hoje estaríamos a falar de um genocídio e milhares de membros da frelimo, que são uma minoria nas regiões centro e norte, teriam se refugiado em massa para as cidades ou países vizinhos. A Renamo não é um partido criminoso e cobarde e sabe fazer a destrinça entre membros de um partido e o povo, a frelimo pensa que os que apoiam a Renamo não são povo, mesmo que estes também estejam a pagar impostos e a contribuir para o desenvolvimento deste país.
A frelimo é que é um partido assassino que até treinou oficialmente em Maputo com ajuda de "especialistas" norte coreanos centenas de assassinos profissionais vulgo esquadrões da morte que em seguida foram enviados para as províncias do centro e norte em particular Manica e Sofala com o objectivo de raptar e matar os membros e simpatizantes da Renamo. A Renamo é que perdeu centenas de membros de Fevereiro para cá sobretudo nas províncias de Sofala e Manica.
Portanto, senhor Chipande, se está a convidar a Renamo a fazer o mesmo que é feito pelo seu partido sanguinário está a perder o seu tempo, esta muito mal enganado. Se Renamo quisesse perseguir e matar os graúdos da Frelimo, este Chipande não estaria na cidade da Beira, pois, ficaria com receio de descer do avião no aeroporto da Beira mas se continuar a falar barato e a abusar aí na Beira, um dia desses vai sair a correr porque os beirenses odeiam no, não estão satisfeitos com ele.
Ele não sabe que Beira pertence a renamo? Mesmo o amigo dele, o ladrão e cobarde Deviz Simango sabe que Beira é da renamo. Quer o Chipande, quer o Deviz, são ambos lacaios da Frelimo e tem os dias contados aí na cidade da Beira, os dois amigos vão sair a correr em breve. Talvez irão brincar na cidade de Maputo, onde o Deviz até já tem uma mansão de luxo de "reserva".
Quem é este Chipande que durante muito tempo andou a enganar os mocambicanos como o autor do primeiro tiro enquanto era tudo falso, até ele próprio acabou desmentindo que não foi ele é nem sabe dizer quem foi.
Este Chipande é também o autor de uma grande mentira histórica que ainda persiste até aos dias de hoje - o "massacre" de Mueda. Realmente no 16 de Junho de um 1960, aconteceu uma agitação popular devido a um desacordo em relação ao preço de produtos agrícolas e alguns populares presentes tentaram agredir o administrador local e os cípaios da guarda tiveram que disparar para conter a multidão. Morreram entre 14 a 20 pessoas (e não 600 como disse o Chipande) e alguns foram detidos e o resto dos populares fugiu em debandada, deixando no terreno dezenas de bicicletas.
Em nenhum livro de memórias dos portugueses que estiveram em Moçambique menciona o tal massacre, apenas fala se dos massacres de Wiryamu e Inhaminga, este massacre de Mueda só está na cabeça do Chipande, na altura um miúdo sub-17 analfabeto, que supostamente teria fugido para um cemitério próximo de onde "viu tudo".
Mas as mentiras do Chipande vão acabar em breve e vai ficar na prisão a chorar sozinho.. E deve preparar se para fugir com o seu sobrinho Nyusi porque desta vez a renamo nao esta para brincadeiras ainda agora que descobriu se que afinal, é o Chipande o mentor e coordenador supremo do grupo dos esquadrões de morte, de acordo com o jornal Magazine Independente. Já tínhamos está informação só que ainda estamos em "stealth mode" (modo furtivo).
O "ministro" do interior Basílio Monteiro também é um dos big bosses destas quadrilhas de assassinos profissionais. O que podemos garantir aos mocambicanos é que eles não ficarão impunes, alguns até serão extraditado pelo TPI. O Khalau também não escapará pelos crimes que cometeu.
Também não é para se duvidar que o Chipande seja capaz de fazer isso. O Chipande e sanguinário e louco. Um homem extremamente violento e neurastenico. Há meses atrás tentou fuzilar o seu sobrinho Nyusi em pleno gabinete, valeu a magistral intervenção do guarda costas deste, que feriu o Chipande no braço.
É muito conhecida e ainda lembrada por alguns anciãos de Mueda a história horrível e chocante do assassinato a queima roupa do pai do Chipande pelo próprio filho (Alberto) Chipande. Na altura os sulistas da frelimo usavam as agressivas tribos macondes como cães de caça e o Chipande eram um dos pontas de lança. Então, com intuito de mobilizar apoio popular a recente guerrilha da frelimo, o Chipande, já com treino militar, deslocou a sua aldeia onde convocou todos os aldeões, entre os quais o seu pai e outros medalas conhecidos. Intimados a aderirem a luta armada contra os portugueses, todos os parentes não apoiaram a ideia.
Nisto, levanta se o pai que argumentou que os portugueses melhoraram bastante o seu tratamento ao povo, já pagam um preço justo aos produtos agrícolas, melhoraram os serviços de saúde e educação, "que até permitiram que você meu filho tenha ensino elementar". Extremamente furioso com as palavras do pai, o Chipande íntima o em tom agressivo para passar para frente e de seguida abateu o ai mesmo sem nenhum remorso, tendo dito em tom ameaçador que isto é para demonstrar que a frelimo não estava para brincadeiras. Mas voltemos ás bojardas do Chipande na Beira.
Portanto, senhor Chipande, queremos chamar te atenção para não voltar a proferir mentiras as populações de Sofala, em particular da cidade da Beira porque não gostaram de ouvir às suas baboseiras dignas de um senil. Da próxima vez que fizer estas brincadeiras, será amarrado e levará boa porrada porque Beira é da Renamo, não do seu sobrinho Nyusi ou do seu amigo Deviz, o grande traidor. Esses guardas da FIR que andam não são nada, são crianças que vão levar porrada e fugir em debandada e o senhor linchado na via pública.
O senhor Chipande tem a mania de se achar de tio do Nyusi mas fique a saber que você e seu "sobrinho" Nyusi tem dias contados aqui em Moçambique. Isto é, o vosso "governo" tem dias contados, é bom lembrar se disso. Está coisa de andar a enganar o povo vai acabar agora porque a Renamo e os povos do centro já decidiram: Ou a frelimo cede a Renamo as 6 provincias ou a Renamo governará a força e consequentemente o país pode ficar dividido a partir do Save e a frelimo será banida como partido político nas regiões centro e norte e perderá todo o seu património a favor do povo destas regiões. A Renamo já está farta das brincadeiras dos comunistas da frelimo.

OS LADROES DO POVO EM NIASSA EM ACÇAO.
O antigo armazem qui se localiza na aldeia de Assumane em lichinga proximo do aeroporto de lichinga é onde estao acampados os saqueadores do povo oprimido e sem vergonha arancam cana- de- açucar as pessoas qui levam a vila da cidade, a fir exige licença de carvão, licenças de biscicletas os qui nao possuem são batitos, a fir chegou o ponto de fiscalizar areia de construçao lichinga esta se mal..... Em quanto o povoado de lissiente no distrito de Mandimba na noite do dia 1/8/16 pra 2/8/16 viveu se momentos de medo pra os frelos porque os rengers só amostraram a sua farda e foram se embora
**Inbox Unay Cambuma
WhatsApp**
Canal de Moçambique, nr. 368 - 3 de Agosto de 2016.
CONTRADICOES NO REGIME DA FRELIMO
Os militares da frelimo querem que os políticos do regime aceitem que a renamo governe as 6 províncias por si reclamadas. Esta é a posição dos militares da frelimo, já que são eles que sofrem na carne nas operações contra as forças da Renamo.
Segundo informações que obtivemos de fontes idóneas ligadas à frelimo, os militares da frelimo argumentam que já perderam a guerra e que não há mais logística para continuar com as investidas militares contra a renamo.
Os militares da frelimo também afirmam que já esgotaram todas estratégias e tácticas militares para levar de vencida as perdizes e o elevado número de baixas sofridas deixou as tropas incluindo as melhores unidades sem moral combativa, o que tem resultado em deserçoes em massa.
Por isso, os militares da frelimo querem que haja um acordo com muita urgência entre a Frente de Libertação de Moçambique (frelimo) e a Resistência Nacional Moçambicana (renamo) para terminar com tudo isto, enquanto que um grupinho do Comité Central da frelimo comandados pelo maior ladrão da história de Moçambique, Armando "Mussumbuluco" Guebuza e coadjuvado pelo sanguinário Chipande, ainda pensa em resolver as coisas por via militar, ainda apostam na solução militar.
Este grupelho não quer que haja paz no país porque a paz pode trazer uma democracia plena em que as instituições do estado funcionem de forma isenta e independente e assim o Guebuza com o seu grupinho podem e vão parar na cadeia. Então, este é o receio do grupelho do Guebuza, enquanto a ala macondes liderada por Chipande acha que é a vez deles "comer também" do mesmo modo que a ala sulista fez durante 40 anos e não admite de maneira nenhuma que o país seja "esquartejado" a favor da renamo, o que é pura ignorância, porque a renamo "cedeu" Cabo Delgado a frelimo, dentetora da terceira maior reservas de gás natural do mundo e tem importante jazida de rubi.
Mas estes dois grupelhos estão a perder muita força e apoio no seio da frelimo e acabará por aceitar as exigências dos seus militares porque segundo as fontes que citamos, os militares "murmuram" que se a guerra prolongar se por mais dois (2) meses muitos deles irão fugir (desertar) e outros pensam mesmo em revoltar se contra o regime do Nyusi, isto é, um golpe do estado, em que os militares ficarão no poder por um ano ao mesmo tempo que acertam o diferendo com a renamo é prender os que provocam instabilidade no pais (o grupo do Guebuza e Chipande).
Mas as contradições na frelimo não são apenas no campo militar. Também há muita "raiva" de muitos frelimistas devido aos biliões de dólares roubados Guebuza. Muitos dirigentes graúdos da frelimo, porque não conseguiram "comer" este dinheiro querem que o Guebuza e o seu grupinho sejam responsabilizados, então, isso é outra dor de cabeça para o regime. Um bicudo pomo de discórdia.
Quanto a situação militar na verdade a frelimo já não aguenta, pior agora que a renamo abriu a "frente do Niassa", uma província esquecida e paupérrima. Fontes credíveis afiança nos que os rangers de Afonso Dhlakama já estão em Cabo Delgado mas em "stand by" aguardando a ordem de batalha do seu comandante-em-chefe. E a frelimo já não tem efectivos para destacar para estas províncias.
O problema é que a frelimo "tinha certeza absoluta " que acabaria com Dhlakama em Satungira na última mega operação realizada em Maio, que contou com a participação de 1750 mercenários de elite de vários países, curandeiros importados, aviões, helicópteros, blindada dos e alguma tecnologia militar avançada e agora a frelimo esta em 'parampas', porque não terá tempo para reorganizar o seu exército para se reposicionar em todos distritos. As actuais tropas da frelimo não passam de milícias em fardamento de um exército regular porque são treinadas em apenas 45 dias.
Realmente a situação é crítica no seio da frelimo e se não agir com inteligência nas próximas semanas poderemos assistir o desmoronamento do regime.
É opinião unânime em comentários que temos ouvido nas conversas de esquina e redes sociais que o mais inteligente que a frelimo tem que fazer e entender se com a Renamo para por fim ao conflito porque na verdade a frelimo continuará no poder e tem 2 províncias absolutamente ricas em gás natural e Gaza e Cabo Delgado tem riquíssimas jazidas de pedras preciosas (diamantes e rubis respectivamente).
Mas infelizmente tem na frelimo gente medíocre que pensa que as regiões centro e norte é o seu protectorado, apoderaram se de empresas e serviços públicos substituindo o estado. É uma minoria poderosa que usa os assassinos do sise para intimidar, chantagear, humilhar e assassinar por meio de envenenamento "silencioso" àqueles que tentam contrariar as ideias retrógradas dos velhos senis de Nachingwea.
Por isso, temos muitas dúvidas que haja um acordo entre os dois arqui inimigos e rivais políticos frelimo e renamo. Fala se que o Guebuza prefere que o país seja "queimado". Mas caso a frelimo não ceda, a renamo irá governar a força e tem poder militar bastante para conseguir isso.
LikeShow more reactions
52 Comments
Comments
NicriSs Manejo Jr. O qui falta pra k haja paz e reconciliação total ?
Like11 hrs
Fonseca Cussaiavida Quissimisse Força ranger já tms governar
Like10 hrs
Jose Manuel a renamo nao deve baixar os bracos sem garantir que a seguranc e a justica no pais esteja implantada sem corruptos ou bandidos da frelimo a luta continua ate ponta vermelha nao faca o mesmo erro de roma
Like10 hrs
Luis Amade Selemane Coisas da nossa terra da para ouvir e analizarmos.mas as nossas contribuicoes nao sao valiosas.mas se as pessoas parasse de fazer as coisas perciptadas faxer um estudo minicioso e inteligente;encotrariam uma saida saudavel.so k ha ditado k se dix e dif...See More
Like10 hrs
Jose Manuel ate ponta vermelha sera um grande erro deixar esta gente a circular livremente no pais ate ponta vermelha
Like110 hrs
Jose Manuel PONTA VERMELHA DESTRUIR TUDO TECIDO POLITICO MILITAR DESTA CORJA IMUNGA DE SANGUEM DOS FILHOS DA TERRA DO PE DESCALCO ATE AO MAIS ALTO ACADEMICO QUE ELES MATARAM E O MINIMO QUE SE PODE FAZER
Like110 hrsEdited
Crimildo Chilundzo Mimido Chilundzo Ja xta claro q essa luta pelo poder, é pelos recursos naturais minerais, e não pelo povo moçambicano diariamente evocado o seu nome em vão.
Like210 hrs
Luis Julio Eu nao duvidi isu, porque a frelimo esta miito mal megimo i nao tem ande requerer porque os evistisdores estaum a fechar as portas as apolhos ja nao chega i u povo esta chateado com subida de presus i as poromesa ki ele u nusi falo a tomar posi i u pov...See More
Like110 hrs
John Wetela Então, unay, já vinha eu também rejeitar a vinda ou encontro Dhlakama. Nhussy, porque não é a solução juntar esses dois. O país não é Dhlakama nem nhussy, mas sim, a maioria pode discutir acertar a solução é os que nos representam virem assinar o que j...See More
Like210 hrs
Like110 hrs
Abrão Jeremias Filipe ainda pod ser pouco vao ainda reclamar
Like110 hrs
Negro Chynho Gimo Diga o cota que a nossa ansiedade de velo govenar as 6 provincias nao cessa a te ultima gota. viva o desalojamento da frelixo
Like49 hrs
Gonhombila Sarmento Duvido muito k um militar pode mesmo pensar assim sobre um bandido armado!!! Mesmo depois de jurar a bandeira.
Like19 hrs
Sandro Almeida Espero que a frelixo cai de vez.
Like19 hrs
Albertino Corrente Tem razao os pirikitos,tao a sofrer enkuanto os graudos da frelimo xtao numa boa,
Like19 hrs
Joana Simeao Ntelela ISSO, UNAY. O POVO SO QUER ISSO. FIM DA FRELIMO
Like29 hrs
Heliojoao Afonso Kkk. So piadas d camburenarmado
Like19 hrs
Pedro Taremba Fantastico q os rangers aguardem d superior orde
Like38 hrs
Santos Major estao a mentir
Like18 hrs
Like18 hrs
Jose Manhique Unay Cambuma, é um fantoche,descontente, sujo,analfabeto politico agitador e trabalhador dos Bandidos armados da Renamo
Like48 hrs
Like18 hrs
El Tangwe Kumkubwe A vontade de Deus seja feita.

Nb: Não ha paz sem guerra, ...See More
Like28 hrs
Mildo Joao Jose Manhique so podia ver assim os MELHORES INFORMADORES DO POVO espezinhado pelo regime dos Cossa, Macuacuas e Manhique, Nhampossa e Langa incluidos. Viva as cambumadas, viva a Resistencia contra a Senhoria frelimista.
Like38 hrs
David Jose Siguei Aman halelewa
Like18 hrs
Carlitos Francisco Candacata Convercem bem com Dhaka
Like17 hrs
Lucian Lopes Pessoal, todo o confito acaba na mesa de conversasoes. Porque que primeiro temos que medir forcas pra terminar em dialogo e amnistia. Porque nao conversar agora, a serio e terminar com mortes de irmaos. Somos irmaos, eu sou do niassa casei com alguem de inhambane agora querem nos separar e as criancas???????? Conversem a serio cada um deve aceitar perder algo pra ganhar
Like27 hrs
Like17 hrs
Armando Dmx Dmx Dmx força renamo opovo d moz ta cm sigo si ker maz homens tamos pronto pha salvar onosso país
Like37 hrs
Osório Jorge Ta mau isso e como nao bastasse esses frelimistas kerem acabarem com todos os jovens, para alimentar os seus caprichos
Like6 hrs
Lucas Joao Chaleca Parabens e boa ideia nos homens armado d frelimo pare abrincas com tiro no caso denada.tem grande trabalho de difender o pais e povo mocambicana .alem d morrer emvao so para defender amentiras, d voto., lobo, enquanto julou para defender queza de everedade. Nao para mentiras .voces sao nosso defesa nao enimigo
Like16 hrs
Aldino Nhamucale A ganancia e ambição = egoismo e pode reder guerra. Sejamos todos moçambicanos com mesmos direitos cada um valorizando ideia do outro re
Like6 hrs
Hezio Moises Carlos SERAK oque mais kerem com o nosso belo e antgo Moz?
Like6 hrs
Jacob Ellias Dizem q sapato quando nao ti chega troca , tamos cansado com a frelimo queremos novo governo afinal ate quando a nos estresssar se querem governar e so ai no maputo
Like26 hrs
Afonso Chicuare Chicuare Larguem este país
Like5 hrs
Jose Manuel ora bem
Like5 hrs
Chefe Maulana Augusto Eu tenho dito: a macaroca nunka ganhou no meu riko pais. Viva renamo
Like15 hrs
Chalengue Strukel Xta cada vez +decisivo isso deve ter alguém pra registar esses momentos k moçambique esta ser pontapear o dum lado pra o outro
Like2 hrs
Moises Duarte Segundo vossos comentários, fazem me lembrar 2010 no meu primeiro emprego na empresa sul-africana kentz, onde chegados momentos de bónus os homens do sul recebiam um bónus especial, os restantes bónus simples. Quando eu sentei e analisei, vi que akela...See More
Like2 hrs
Tomas Humbe O regime nus ultimos suspiro,a palhota ja vai desmoronar kkkkk que o gueba assegure o tecto.
Like21 hr
Joaquim Franque Chaceruca Gostei mas forca ai irmao
Like1 hr
Quisa Netipwa Augusto A guerra continua, ate a victória final.
Domingos Jaime Gimo Gimo Sempre diz se a Renamo irá, mas nada, quando será??????
Comments
Paula Maria Raiova
Write a comment...
Carlos Mucuho Pessoal, penso que vocês não sabem o que é guerra ou nunca tiveram nenhuma pessoa proxima de vocês que sofreu disto. "Xega de ataques sim". Alguem vai achar justo que se mate pessoas com pretexto de governar provincias? O velho Dlaka precisa mandar parar estes ataques(ele tem capacidade) e sair de mato, isso sim.....
LikeReply39 hrs
Zulficar Mahomed Por onde andava quando a comitiva de Afonso Dhlakama foi por 2 vezes atacada pelos "cães de guerra" a mando da Frel?
LikeReply7 hrs
Livaningo Tembe Meu carro, nao olha, ve com olhos de ver, nao fale pensa, ele nao ta a matar mas sim numa situacao de perseguido para o matarem, esta em defensa quem esta a matar e a frelimo, sequestra, queima casas bobardeia porke nao conseguiu matar dhakama nem bissopo, o pais esta em guerra e quem comprou armas nao foi dhakama. ancho que andas a beber muito e nao consegue pensar melhor.
LikeReply7 hrs
Djicaze Dzovo Dzovo Zulficar Mahomed, deixem o velho sair do mato. Ha mais de 40 anos que tenta assaltar o poder e não xtá a conseguir. Acreditam k ele ainda xtá em condições de aguentar mais 40 anos? Mesmo ele sabe que à porrada não vai tirar a Frelimo do poder. O DHL deve sair do mato e aceitar o diálogo.
LikeReply16 hrs
Justino Antonio Maraneja Maraneja Esta forma de se defender ja nao sta correcta. Queimar camioes de agentes economicos, saque e assalto nos hospitais, sequestro e matansa de cidadaos indefesos e forma de se defender? Outros comentarios.....
LikeReply5 hrs
Paula Maria Raiova

Write a reply...
Enísio Guilhermina Cuamba Pelo que tudo indica, as soluções estão longe de gerar euforia aos moçambicanos. Afinal, já houve "milhares" de sessões negociais e não se ultrapassa esse ponto. Enquanto isso os cidadãos nacionais estão privados de alguns direitos fundamentais. Agora, compreendo efectivamente que a política é a continuação da guerra por outros meios.
LikeReply7 hrs
Isack Pilonthy Alela Sim, não ao corta-mato. Primeiro que se resolva o ponto nr 1 das regiões Autónomas. O resto virá depois
LikeReply712 hrs
Carlos Manuel É uma pena! A paz estar comprometida sob interresses alheios! Praticamente todos países sub-desenvolvidos do mundo, que possuem muita riqueza em recursos naturais estão, sistemáticamente COLOCADOS em instabilidade politíca. Os recursos naturais são a "...See More
LikeReply311 hrs
Livaningo Tembe a paz nao esta comprometida por interensses alhoeios mas por um pensamento que procura dar uma nova forma transparente e justa de fazer as coisas sem corrupcao nem favorecismo. pensa bem
LikeReply10 hrs
Carlos Manuel Livaningo Tembe, respeito o teu comentário "toda opinião é válida". Más, tenta perceber melhor o racioçínio do meu comentário.
LikeReply10 hrs
Poissane Tribalmaster E' impossivel erradicar a corrupcao e entrar em acordo quando as partes integrantes sempre estiveram vendidas ao Ocidente!!! Este pais ja nao e' dos mocambicanos!!! A titulo de exemplo foi o caso da LIBIA, que foi um pais que governava com punho de ferro mais que foi a priori dividido em grupos que queriam governar ignorando o regime vigente, mas veja onde estao hoje em completa/total instabilidade, politica, social, economica. Mocambique ira dar passos largos a sua destruicao!!!
LikeReply110 hrs
Carlos Manuel E, o problema da instabilidade basicamente, reside em nós, os africanos! Pois, nós é que abrimos as portas para a destruição! Ná Ásia por exemplo, já é muito pouca a manipulação do ocidente, isto porque, os asiáticos já perceberam que a união, a fidelidade e o trabalho fazem força e alavancam a pátria. Portanto, culpar somente o ocidente, chega a ser injusto. Nós, é que temos que ser fortes e unidos.
LikeReply10 hrs
Henrique Miranda Esta desculpa do inimigo externo só serve para esconder as algibeiras internas que enriquecem com as migalhas. É a capulana que esconde as mãos dos corruptos e corruptores. A R. P. da China, que não é Ocidente, está em Moçambique para quê? Não há almoç...See More
LikeReply3 hrs
Carlos Manuel Henrique Miranda, é sim, reconheço que a China está a fazer "uma exploração devastadora" aqui em Moçambique! Más, o governo moçambicano deve, igualmente estar a dever "oceanos de dinheiro á China" Portanto, o país foi mesmo comprometido. É assolador.
LikeReply2 hrs
Paula Maria Raiova

Write a reply...
Alexandre Macitela Desta vez concordo contigo,dispartidarizao de estado para disbloquiar a currupcao captalizada qui esta a empobrecer o nosso pais.!
LikeReply9 hrs
Chen Castelo A Renamo näo passa de ser um grupo de Bandidos armados assasinos do seu propio Povo inoncente e näo um partido politico e mais sim de bandidos armados(para quem sabe a Historia de Moc. sabe muinto bem quem criou a Renamo e com qual objectivos(sabotar a economia de Moc.)o Governo deve acabar com estes bandidos armados para qui o Povo tenha verdadeira Paz(se a Renamo fosse um partido politico ja averia a Paz em Moc. e näo a guerra sem fim-vejäo o enxemplo de outros verdadeiros partidos politicos qui ajäo em Moc. näo fazem a guerra e mais sim a politica.............................
LikeReply43 mins
Leonardo Manhique Que resolvam o mais rápido, já xtamos fartos de tanto sangue no país
LikeReply7 hrs
Macome Antonio Enquanto isso o povo sofredor do Centro e Norte e curiosamente onde este velho diz ter ganho e que quer governar, vai vivendo debaixo do fogo cruzado, a sofrer. Isto te satisfaz sr Dhlakama, nem.
LikeReply8 hrs
Nelson Armando Zimila Meu povo, eu vejo k a violencia nao resolve nada.. A outra coisa e siguinte, nenhuma pessoa das vosas familia k vao a frente das balas k e aguerra... Mais tambem o k a frelimo xta a fazer nao tem logico. Um funcionario pulplico nas suas casa tem mais d 5 carros. ,,
LikeReply18 hrs
Sueky Divan Volta a escola pra comprar seu carro kkkkkk
LikeReply4 hrs
Paula Maria Raiova

Write a reply...
Djicaze Dzovo Dzovo Se quer impôr o que quer, chamou os mediadores para quê? Com esta arrogância não vamos longe.
LikeReply18 hrs
Calton Maluzane Desta vez teremos testículos de chipande no plástico.
LikeReply5 hrs
Prince Abraham Nao havera paz antes que os governadores com 100% de autonomia tomem posse nas 6 provincias
LikeReply9 hrs
Macome Antonio Enquanto isso nao acontece o povo do centro e norte vai vivendo por baixo das balas. Isso que te interessa nem.
LikeReply9 hrs
Adilson Michel Rogério Mahanjane Depois das 6 provincias o que virá? sao fronteiras? Novo país? depois é o Sul... ah... qual foi o pressuposto mesmo???
LikeReply8 hrs
Djicaze Dzovo Dzovo Prince, com a ausência da paz quem vai sofrer? A Frelimo? O governo? Deixe de ser ingénuo. Tú é k vais sofrer. Como povo nao devemos apoiar posiçoes radicais dos políticos. Devemos fazer apelos ao diálogo e à PAZ.
LikeReply6 hrs
Paula Maria Raiova

Write a reply...
Celso Celso Julio Cossa OUVILA VELHO SAI LA DA MATO
Xega de ataques

LikeReply110 hrs
Justino Antonio Maraneja Maraneja Uma vez k saquea infraestruturas dessas provincias ondo ira trabalhar? Nem todos nessas provincias o votaram, como sera recebido por pessoas k perderam seus bens pra ele conquistar essa governacao?
LikeReply18 hrs
Benjamim Jose Ribaue Outros comentarios aki ate me enfurecem.. Sair do mato como?? Nao stao a ver k a Frelimo xta d olho pra lhe matarem?? Pr mim ele tem k atacar sim. Pk pr dialogo pacifico a frelimo nao quer...
LikeReply7 hrs
Wza Armando Eu só rendi com a imagem do "rider", na capa do Jornal. Ishiiii!!!
LikeReply2 hrs
Nelson Muzondane Cossa Eu digo pricidente d Frelimo qer Pr d Renamo vir pra Maputo purqe ele nao vai no mato ou pra korte preciza d timatar nega nos ainda precizamos d sua governasao
LikeReply3 hrs
Nelson Muzondane Cossa Foto de Jesus ou de Moizes kuando levou filhos d Israel n Idjipita viva cilencio Pricidente Afonso brilhanto d tudo Mundo Deus sempre tiamarei t salvei nos varios hestrias q regime tentava Deus es esta n teu caminho
LikeReply3 hrs
Nuro Daúdo Kkkkkkkkkkkkkkk, vai colher alho seu selvagem.
LikeReply19 hrs
Moses Sibuyi Give this madala the kingship of gorogoza mountains.
LikeReply111 hrs
Tauzene Simoes Tauzene Isso é piada pessoal e kem apoia isso é um desesperado
LikeReply111 hrs
Andries Ouana Nao ao corta-mato.
Concordo plenamente contigo marechal.

LikeReply11 hrs
Marcelo Machava Alguns acham q eh brincadeira. Mas assim sera
LikeReply9 hrs
Sergio Magaicane Mangui Espero que entrem em consenso sem acabar com a vida d povo
LikeReply11 hrs
Adilson Joao Luis Campira Desta vez vai gorvernar
LikeReply10 hrs
Leonel Armindo Meu cota, titafa tinga fumangui.
LikeReply2 hrs
Dom Castreezy Juga Interesse pessoal.. ao sofrimento do povo pena de quem não conseguem ver isso
LikeReply11 hrs
Comments
Alberto Pagari Muito triste
Like5 hrs
Chitoto Laston Willard ya zilibo kwambiri
Like15 hrs
Neto Jemusse NDASANGALARA
Like15 hrs
Like15 hrs
Stefan Zweig o povo nesta regiao anda aterrorizado com exes frelixos
Like5 hrs
Altoero Armando Massamba Armando Haaa voce macaco de Unay tas a esquecer que nos Moçambicanos ja não andamos avontade por causa do seu pai Dhlacama....um dos Moçambicano q se transformou na familia macaco q só vive nas montanha....kkkk " macaco "
Like14 hrs
Domingos Antonio Macaco, macaca e macakinhos sao os q vc xama d familia estao todos ai na tua palhota.....burro, entrast nesta Vida para saquear dos q ganham a vida justamente. Deixa Unay fzr seu trabalho alem vc q diz ter se formado p defender a patria, defender ou deFODER a populaxao.
Like13 hrs
Juma Rufino Dâmaso Viram nem ai em niassa k esses cachos da frelixo nao prestam?
Like13 hrs
Tchendjerra Colaco A renamo parece k gosta de sacrificar os tais povos das provincias que pretende governar, se tivesse essa tanta musculatura que diz-se possuir, teria poupado o seu eleitorado e atacava o eleitorado do seu pseudo-adversario. Mas parece k nao, os povos k votaram na renamo é que neste momento está a servir de carne para canhao.
Like33 hrs
Afonso Virgilio Colaco Nao te aconselho a se meter nestes comentarios. De politica nao entendes nada.
Like149 mins
Vasco Antonio Lugalo O povo conhece kem lhe faz mal
Luwy Fernandes Isso vai acabar o povo vai reajir a MANDO
Like3 hrs
Boa Favorito Eu Tiro chapeu consigo, na verdade isso k esta no post constitue verdade
Like13 hrs
Pedro Taremba Os homens bem fizesperado a o seu governo corrupto
Like3 hrs
Pires Calembo Meu irmao UNAY certisimo aqui em Lichinga esta se mal todo mundo ja vive com medo e muita ajente pede apoio dos RANGERS, everdade isso.
Like2 hrs
Carlitos Jose A victoria é certa
Like2 hrs
Jorge Jose Manuel Mano unay pedimos a intervensao dos rangers
Like11 hr
Tocova Amisse Altoeiro. Nos sabemos q ha vontade da guerra terminar o problema é dum grupo de psoas q tratam dlhakama como inimigo e enganam se em aniquilar e qdo se defende acusam no de matar. Dlhakama esta no mato sera q nas cidades ha tranquilidade? O piripiri q sempre soube diariamente sera q é tranquilidade? Em 2012/14 tivemos tumultos mas nunca se sofreu tanto como agora. Devolvam o dinheiro e deixe o bolço do povo dscansar.
Like1 hr
Adriano Alberto Massiriva Cara sem vergonha assacinos
Like1 hr
Filipe Augusto Natal Eu estou a pedir a renamo tomal conta desses macaco pa.
Like11 hr
Amed Machemba Xtao a tirar o pouco q o povo consegue, um carvoero quanto ganha nsta fase da crise.
Antonio Tomas Mines Mines ja perderam a cabeça os gajos. nao tem direçao nem opiçao. oque tem haver a populaçao, com a guerra que eles provocaram?
60 Comments
Comments
Muhove Tata Sabemos. Esse não vai nos distrair
Like110 hrs
Angelo Alface O povo cansou com seus comentários, já em nada ajudam
Like110 hrs
Pedro Casimiro Chipande é um avariado e um baralhado 100% n bate 100 so lhi resta irem embora junto seus acolidos onde estao os seus colegas diabos vai arder esses idiotas
Like210 hrs
Samuel Martins Bila Bila Sucá vocês da RENAMO so sabe distruir e matar e roubar nos hospital
Like210 hrs
Livaningo Tembe Jura voce viu isso? um so analfabeto e papagaio irracional assim pode se espressar
Like7 hrs
Woldina Kwangu Quem te chamou para ler isso? Vai ler notícias da Frelimo no rodapé da TVM
Like6 hrsEdited
Candido Gabriel Cinturao lambebotas lambe cu fanatico burroSee Translation
Like5 hrs
Francisco Joao Moiana Coelho de orelhas compridas,alguém te chamou para comentar diabo em pessoa.
Like1 hr
Vincent Junior Samuel Martins Bila, tu és um quadrado, burro e desonesto...aliás, vocês todos da frelixo são uma desgraça nojenta para Moçambique.
Juliao Mussalafo Ele so fala muito e nao tem nem um benefisio,renamo a frente
Like9 hrs
Romeu J Maluleque Maluleque O Chipande fala muito bem....quando esta calado.. E em silencio.
Like39 hrs
Manjur Manuel Gelo Hummmmmmmmmn ainda falta muita Istoria viva Unay vis
Like9 hrs
Angandimasso Alface Luís Pork dividir, seria melhor levar todo país
Like9 hrs
El Tangwe Kumkubwe Os homens não gosta da verdade aliás já acostumaram as notícia da RM , TVM e outras da Frelimo. Unay continua
Like9 hrs
Carlitos Jose Certo!
Like19 hrs
Godfil Aguiar Ta mal isso
Like9 hrs
Sérgio Sitoe Eu sou do partido da verdade, nao dos desobedientes aqueles que comem carne sem dentes.kkkkkk nem sei como é que conseguem
Like29 hrs
Palma Campos ia ia isto está mal isso
Like9 hrs
Luis Halaje Ya niku gha
Like9 hrs
Manuel Mussagondenhe Malamue Boa Ideia Pra Governal O País A Renamo E Esse Q Xtá Nos Bolço Da Frelimo Seberá Ou Fará
Like9 hrs
Francisco Joao Moiana O Chipanze deve ser abatido, este e o mentor deste conflito armado,aburrice e o que alimenta a sua cabeça cheia de cachaça,nao vejo a hora de vê-lo na jaula ou mesmo no inferno.
Like9 hrs
Jojo L Alei Mano Xta mal isso.
Like9 hrs
Tocova Amisse Samuel, se os da frelimo nao sao ladroes onde estam as dividas escondidas? Maluco
Like19 hrs
Jose Manuel mas eu era da opiniao que se fecha se a estrumeira da boca deste cao chipande assassino
Like9 hrs
Like9 hrs
Agostinho Joao Filipe Mabunda Chipande e' louco de moz
Like9 hrs
Nito Americano Este é uma oraçao completa da frelimo e seus lideres q nao popam esforço pela ganância de poder sacrificando o povo sofrido....
Like8 hrs
Sandro Luis Lourenco forca unay,quero tio e sobrinho com pneu no pescoco molhado de gasolina
Like8 hrs
Negro Chynho Gimo CHINPANDE E IGUAL A UM CARALHO COM VIRUS DE GONOREIA NO ESTADO CRITICO. MBAVA TU EX A MARDA QUE CAIA NA PIA. coco
Like18 hrs
John Wetela Certo
Like18 hrs
Mbalamanje Uzende Chanunkha Desde de criança ele é assim mesmo com máu comportamento. Os rangers é tem o poder.
Like8 hrs
Neto Rasta Como poso me juntar a novo exército dos rengers q vai a próxima semana treinar na Síria
Like8 hrs
Daniel Manuel Dalton Dalton Os q xtao nos bolsos da frelimo quand chegar a hora serao madindy pra agent fumar, porq tamos aproximar pokox as pokos i né terao tempo d fumar exa suruma q lhi fa
Like8 hrs
Daniel Manuel Dalton Dalton Lhes manda falar bistera. Bichos nós somos proprios da RENAMO, UNAY oyeeeeeeeee, vivaaaaaaaaaaaa
Like8 hrs
Nelson Torres Oldbi Tal tiu tal sobrinho ,assassinos
Like8 hrs
Devi Fernando Aizeque Estou a gostar Unay mas força por ai so k o Samuel o tal culupito da Frelimo k semple anda com arma nos bolsos has escolta a roubar bems da populacao dai dizem k a renamo em k xta a atacar o povo guardado sengredos deles has calças mas força e do tipo uma k foze de casa dai inicia a falar mal do marido de k akele nao nasce enquanto ela em k em vadia
Like18 hrs
Crimildo Chilundzo Mimido Chilundzo Devi Fernando Aizeque escreve parece estrangeiro porquê?
Like7 hrs
Jeremias Macamo Afinal o massacre de mueda é uma estória montada? Só a Renamo me faz descobrir coisas.
Like7 hrs
Luwy Fernandes Matou o proprio pai e tentou matar o sobrinho ! A frelimo ja disse em off que chipande nunca levaria o trono por ser um imbecil e nao tem CANETA , mas a verdade é que TODO o ELENCO deve SAIR 40 anos ja chega .
Like17 hrs
Pedro Saguro {O povo no puder}.
Like7 hrs
David Pita Até proximo més bai said tudo.
Like7 hrs
Helena Elias isso nao tem a ver Crimildo o importante é entender o k ele falou por acaso voce nao entendeu o k ele xcreveu???
Like17 hrs
Domingos Coutinho Vou acreditar depois de eu fazer cross chek,cruzamento de imformaçao
Like7 hrs
Domingos Coutinho Quais sao as fontes?
Like7 hrs
Calisto Meque Meque Domingos Coutinho, se quer as fontes vai perguntar o Coutinho que mais velho que você.
Like6 hrs
Pedro Alface Jjjjjjn
Like6 hrs
Van Basten Xta a sentir a doçura do taco que ele tem.
Like6 hrs
Altoero Armando Massamba Armando Unay voce ja não tens seguidores porque o povo descobriu que voce es um agitador, bicho sem coraçao, " mentiroso" por mim voce devia ser abatido. Sabe porque? Porque ja não es um ser humano, burrinho
Like33 hrs
Virgilio Matavele Unay perdeu credebilidade. Dizer k o Devis 'e traidor so pork nao comunga as ideias da renamo, ora nao houve massacre em Moeda isso 'e um inssulto. Logo multiplico por "0" a longa msg
Like3 hrs
Luis Amade Selemane Estou entagnados com a velocidade de credtos vodcom .com 100mts nem 20 segundos faz.gostaria k fosse explicado como poupar.as tantas de aver com os telefones k usamos chaina.obrigado.
Like2 hrs
Tocova Amisse Altoeiro é q nao tem seguidor que pensa em matar os outros so porq falam da realidade deste país
Nos sabemos q muitos ja passaram por esse caminho serem silenciados so porq pensam diferente. Afinal vce é mentor moral de matanças? Tarde cedo isso vaiva acabar ja ta chegar o tempo, chega d contos sem arte.

Like1 hr
Francisco Joao Moiana O Chipanze e um papagaio falante fala fala e nao diz,se os rangers lhe apanharem de novo e melhor lhe cortar a lingua,este marginal e burro merece boa porrada.
Like1 hr
Filipe Augusto Natal O meu preguta e esta mas para quem a renano nao vai emboscar chipande e filipe nyusso so o altigu quem da para matar e papa dhlakama com os mebro na renamo?
Like1 hr
Vincent Junior Conheço bem o sacana e patife do Chipande... Na verdade é um burro ao quadrado que nem sabe se expressar, ou melhor, não sabe nada, portanto, perdoem-lhe.
Salis Pedro wokumania
Like2 mins

Sem comentários: