domingo, 14 de agosto de 2016

African National Congress (ANC): Assassino da Sua Própria Hegemonia


A Região Austral rumo as novas independências, com os resultados até então divulgados na vizinha África de Sul, prevejo um sinal de novos ventos de mudanças a nível da região. O ANC não esperava este resultado, o conformismo que se assenta na historia de libertação, fez deste partido inimigo do seu próprio povo, á presença de algumas figuras como é o caso do actual presidente o sr Zuma que transformou o Estado em sua propriedade, acabou colocando em causa o capital social e eleitoral deste que já foi um dos partidos de referencia a nível da região a quando da liderança de Nelson Mandela.
Os resultados ate então divulgados devem constituir um factor de profunda reflexão interna por parte do ANC, estes resultados são uma prova inequívoca de que Zuma deve ser sacrificado, para o bem do ANC em 2019. Esta na hora de actualizarmos os paradigmas de liderança, isso de usarmos o nome da historia para legitimar as falcatruas que os regimes tradicionais cometem basta, olhemos para o povo, vamos devolver as esperanças e expetativas geradas no âmbito das independências em África.
Não era suposto que as independências em África resultantes de grandes lutas travadas pelo sangue do povo, servissem para garantir o surgimento de novas forças opressoras e vampiras a nível domésticos, os famosos pele negra máscara branca, endocolonialistas, narcocapitalistas, traidores dos sentido da nossa luta de libertação, mas sim era suposto que essas independências gerassem riquezas, riquezas essas que deveriam ser descentralizadas em forma de hospitais com um atendimento condigno, escolas com uma formação de qualidades e não com currículos esvaziados de conteúdo.
Ninguém esperava que tão cedo o ANC passasse desta situação eleitoral, onde a caça pela coligação constitui-se seu ponto de fuga e acomodação politica, o partido dos acima de 60% transformou-se hoje no maior mendigo eleitoral da região. As vitorias retumbantes condicionadas pelo velho discurso "De que nós é que libertamos a pátria" começa a não surtir o efeito desejado, será que agora vão rever a historia apimentando mais as obras da luta de libertação? Compatriotas por muito tempo vocês privatizaram as independências, tornaram na independência um meio para enriquecimento exacerbado, excluíram a maioria e aos poucos a historia vai invertendo o cenário.
PS: Moçambique deve tirar lições dos processos que estão a decorrer a nível da região com enfoque a Zimbabwe e África do Sul, pois, pode-se sofrer um Spill Over Effect do mesmo, o famoso efeito dominó. Reposicionamento precisa-se!

Local BusinessMaputo
4,802 people checked in here
Comments
Gilder Anibal Well done!
"...Moçambique deve tirar lições dos processos que estão a decorrer a nível da região com enfoque a Zimbabwe e África do Sul, pois, pode-se sofrer um Spill Over Effect do mesmo, o famoso efeito dominó. Reposicionamento precisa-se...".

Bitone Viage O que mais me preocupa não é o well done, mas sim a necessidade de voltarmos para o povo.
Gilder Anibal Bitone Viage.
O well done, quis concordar com o seu extrato textual.

A verdade e' que, o africano ja acordou. Este nao e' o momento de viver de estorias e historias com objectivos de CONFORMAR a nossa psique enquanto estao a FALIR A NACAO!

O povo quer ver o desenvolvimento reflectir-se no seu prato, bolso, infraestructuras, educacao, saude, etc. Ponto final.

Eduardo Domingos Zimbabue e Moçambique os libertadores ja estao na sarjeta desde decada 90 apenas as armas e o bossalismo os mantem no poder.
Rufino Infante os tempos mudarem, logo as tácticas também devem mudar...
Bitone Viage Actualizar as táticas deve ser urgente.
Hercilio Chauque Os dados dos resultados preliminares?
Laercio Eder Camal Mulima O povo já canso de promessas falsas.
Bitone Viage Estamos a caminho do cumulo da violência estrutural.
Eduardo Domingos ANC ate faz mas esses crapulas que nos chupam ate o tutano..... nunca fizeram nada de vulto.
Litos Benfica Junior Sinceramente com toda arrogância de Zuma acho muito má a derrota do ANC em grandes centros urbanos onde há importantes comunidades moçambicanas, Port Elizabeth e a derrota eminente em Johansburg e Tswane (ond está a cidade de Pretória) Isto pelo facto...See More
Bitone Viage Mudanças sim, melhoramento sim, não haverá mais campo para os corruptos do ANC que estavam descentralizados, a era dos que mal alimentaram o povo esta chegando.
Mussa Chaleque Os ventos da mudança já começaram a soprar. Não surpreenderia se não nas próximas eleições autárquicas a Frelimo perde-se boa parte das "autarquias" p/ a oposição. Aliás, penso que isso está muito próximo de acontecer. Que o vento continue soprando!
Bitone Viage Se não mudarmos estes ventos devem sim continuar a soprar e bem forte.
Omardine Omar Estas eleições, as manifestações no Zimbábue e o descontentamento exacerbado do povo moçambicano e angolano marcam um sinal autêntico da primavera negra e o fim dos libertadores de ontem.
Bitone Viage Precisamos mudar, nada é eterno meu caro
Estevao Pangueia Coincidentemente a Pesquisadora Irae Ludin falou o mesmo durante a etrevista numa peça exibida pela STV, hoje no jornal da noite.
Em ambos casos, a ideia de que Zuma é que esta a fundar o ANC não basta, porque pode se mudar o Zuma, o país continuará corrupto, no Zimbábue idem, Moçambique é o que estamos a ver.
A corrupção, abuso de poder, sempre tivemos , e porque ninguém levantava isso, já que o regime controlava tudo, parecia que o "conto de fadas" de que são libertadores e por isso devem governar funcionava.
Portanto, o que aconteceu de importante e que deve se expandir por toda região é a fortificação das instituições, o caso da justiça, que conseguiu demonstrar ao povo as atrocidades desde cometidas pelo regime. É preciso evitar que os regimes controlem as instituições, para o povo saber melhor escolher de forma livre a quem merece.

Bitone Viage Certo ilustre!
Nico Voabil Depois vem a tempestade, agora só está começar. Moçambique não só corre risco de ver a bandeira a ser hasteada por revolucionários mas também espera assistir aqueles quais chamou de heróis clamar pela mesma liberdade qual o povo mendiga.
Bitone Viage Certo meu irmão Nico Voabil a liberdade que eles hoje hipotecam, será a liberdade que amanhã precisarão.
Euclides Flavio Há um PARTIDO REVOLUCIONÁRIO JOVEM que está se a erguer e Moçambique. Creio que este irá acomodar os anseios da maioria Jovem no Pais. PAREJO.
Eurico Nhassengo Bem analisado meu caro Bitone, eu estou a ver um ambiente nubloso na politica domestica de alguns pais da Africa Austral, os partidos que trouxeram as independencias estao a sofrer muita contestacao, estao a perder algum poder e hegrmonia, e o efeito Domino' e' claro que sera' um possivel cenario por se assistir, mas se isso ate' hoje no nosso pais nao esta tao patente aos nossos olhos, e' por nao termos uma oposicao forte, temos uma Renamo a cometer atrocidades em nome do povo e um MDM que acaba sendo mais um aliado e secundador da politica do partido no poder, enquanto na Africa do Sul, Zimbabwe e mesmo Angola a oposicao aproveita bem os deslizes dos poderes do dia.
Bitone Viage Nos os jovens é que devemos acordar, a oposição haje na base doss seus interesses, nos devemos nos reposicionar.
Iluminated Man well, concordo consigo camarada. contudo, ha que perceber que, o zuma ee apenas uma molecula da elite negra criada pelos capitalista que detem noventa e sete por cento da terra e se beneficiam da riqueza sul-africana, juntamente com as elites por si criadas. ora, esse constitui o denominador comum, de todos os paises africanos. somente esta bem o ex-colonizador, que esta revestida de capa de investidor, doador etc. e as elites africanas, resultantes das supostas independencias africanas. agora, que o povo africano tenha despertado e quebrado a musica que tanto se canta, de que libertamos o pais, isso nao se pode duvidar. conhecco bem a africa do sul e a realidade sul-africana, basta ir a Tembissa e Soweto para ver o que os negros vivem. se na regiao, as mudancas iniciaram, entao em moz nao se vai fugir a regra. contudo,lamento pelo facto de nao haver um partido credivel ca entre noos, o qual pode merece colocar o meu na oposicao. porque o meu precisa mesmo reflectir e mudar muito.se houvesse, um partido merecedor, defendia que ficassemos na oposicao para que os nossos dirigentes ao mais alto nivel aprendessem.
Bitone Viage Também concordo plenamente consigo meu irmão.
Hilario Zitha ilustres mas uma liccao para os lideres da Africa Austral,espero que este cenario tenha replica nos paises como angola ,moz,etc.os nossos lideres devem si apreceber que os povos que libertarao desd decada 60 atem entao,nao sao mesmos ja tem uma visao dferente.moz ja inicio cm aperda d 4 municipios,mas si a nossa mae e libertadora nao mudar d estrategia juro que pode esperar mais.Bom fim semana a todos
Bitone Viage Devemos começar a tirar desde já boas lições meu irmão.
Josue Mucauro Em Moçambique aconteceu o mesmo, dos 5 principais município do país, a FRELIMO tem 2. Mais há um porém, a RENAMO tem um líder carismático mais o partido tem bastante ausência de organização, o MDM tem uma organização aceitável mais uma liderança não das melhores, a FRELIMO é uma máquina organizada que qualquer indivíduo que for candidato desse partido arisca se a ganhar. Mais um bom texto de bitone
Bitone Viage Meu muito obrigado ilustre.
Helio Arshel Armando Isso é verdadeira democracia... um exemplo a seguir. Não há dúvidas que isso vai acontecer na pátria amada
Helio Arshel Armando Caro compatriota, analista político e meu amigo, partindo desse exemplo da S.A o que nos reserva o futuro político do nosso país ? Cheira-me mal essa história... Bitone Viage
Bitone Viage Se não existir um reposicionamento aqui em casa as coisas poderão amargar, devemos dizer basta aos que delapidam o erário publico para satisfazer apetites alheio a vontade do Estado.

Ilustre estamos, sabotou-se o sentido e o caracter da nossa luta, privatizou-se a independência.

Paulo Goque A maior parte dos eleitores vai se distanciando da mensagem da luta de libertação e vai se focando no futuro. O discurso deve mudar para se focar em realizações futuras, que para o nosso caso são realizações para hoje!
Bitone Viage Durante muito tempo acomodaram-se na historia que eles mesmos fabricaram ao seu favor, viciando alguns dados que camuflarem a verdade. Hoje a juventude esta saturada e Vai exprimido o seus desagrado nas urnas.
Rafaeldavidcossa Cossa oxalà que a "suposta derrocada" nos dois estados da regiao sirva-se de exemplo ao nosso paîs! algo deve mudar urgentemente na nossa pàtria amada.
Bitone Viage É urgente meu ilustre, muito urgente.
William Damasio Mbeve Grande e ilustre amigo Bitone, colocas uma reflexão tão linda q ficava muito bem se em algum momento tivesses publicado um artigo idêntico sobre a nossa pátria amada. Há na verdade muito que podia nos proporcionar sobre o nosso país na mesma linha de pensamento. Como está o nosso país? Zuma deve ser sacrificado...a historia das libertações não deve ser motivo para afundar o povo... que tal sobre Moçambique e a Frelimo?
Bitone Viage Acredito que tenha lido a ultima parte ilustre.
William Damasio Mbeve Yaah li ilustre, espero/esperava eu e tantos outros, uma abordagem mais incisiva tal qual a fez em relação a Jacob Zuma e o ANC... sem ofensa compatriota.
Bitone Viage Prometo para breve lançar um artigo sobre a realidade da que de casa.
William Damasio Mbeve Somos jovens e o futuro desta nação está nas nossas mãos... Força
Bitone Viage Obrigado ilustre
Ussene Paulino Ussene As lideranças africanas no seu todo bem como as suas assessorias a todos os niveis precisam compreender que o mundo hje ja nao é o mesmo com o do pos independencia, as sociedades estao mais interligadas doqe nunca o jovem nascido em 80 pra ca ja nao se prendem de forma facil ou natural a ideia da luta de libertacao.
Quem ainda guarda esses trunfos e se vangloria por isso o faz por opcao motivada por razoes pessoais.
O jovem de hje tem outras conviccoes, sonhos e ambicoes.
Esta na hra dos lideres acreditarem mais no seu povo e olhar mais por este. Ha qe pôr os pes no chao e trabalhar de forma efectiva pra o povo...

Bitone Viage Pois é ilustre, este ja não é o momento de olhar para o povo como tapete, esta na hora de começarmos a rever nosso posicionamento.
Ussene Paulino Ussene Os erros dos nossos vizinhos devem servir de exemplos a nao serem cometidos.
Porqe amanha iremos apontar o dedo a uma suposta manobra subverssiva estrangeira, quando na verdade o erro esta aqui em casa mesmo...

Bitone Viage Jamais existiu manobras subversivas meu irmão, os regimes usam este discurso para acomodarem suas fragilidades e erros propositadamente cometidos.
Ussene Paulino Ussene Temos tudo pra sermos oqe quisermos mas a "arbitragem" nao deixa a equipa jovem fazer o seu bonito jogo de forma tranquila.
Insistem em nos fazer usar a ja gasta e apertada camisola da "libertaçao da patria" enquanto oqe nós queremos é vestir a farda da criatividade e liberdade financeira.

Bitone Viage Temos poder sim ilustre, cabe a nos usarmos deste poder para mudar as coisas.
Ussene Paulino Ussene Elas ate podem existir ou ter existido dada a necessidade dos paises mandoes de ditarem oqe acham correcto mas uma das coisas qe estes supostos subverssores acham correcto é o bem estar do povo qe é governado. Estes apoiam a ideia de qe governar é servir e nao servir-se!
Ussene Paulino Ussene Acho qe ainda nao estamos na posicao de usar deste poder efectivamente porqe se olharmos pra toda maquina administrativa ainda se encontra nas maos dos qe acreditam qe o povo está bem com o pouco qe tem e eles merecem ainda mais do muito qe ja possuem...
Bitone Viage Certo ilustre, hoje é sábado.kkk
Chacate Thinker Qua e' a sugestao de sabado Dr. Bitone Viage?
Bitone Viage Eu estou no cúbico meu Dr, aguardando desde a madrugada a sua chamada. heheheheh,
Chacate Thinker Hhehehehehehehehe!!!! Venha mano. Estou na terra de Boa gente. Junta-se a mim!
Bitone Viage Shiiiiiiiiiiiiiii... heheheheheeheh
Woodrow Less Attack Com certeza caro Bitoni, OS partidos. Hegemonicos em Africa criaram Uma utopia de governacao que hoje tem despertado as massa's para a luta pelos seus direitos
Bitone Viage Embrulharam-nos no discurso da história.
Woodrow Less Attack Eu fico feliz embora a luz nao seja muito forte ha Sinai's claros de Fazer melhor, jovens Como tu,eu e tantos outros podemos resgatar o nosso pais . Forca
Bitone Viage Obrigado ilustre
Woodrow Less Attack Nada mano existem jovens com qualidade que deseja libertar esta patria e tu fazes parte .
Jose Langa Penoso e a luta dos nossos jovens de olho-vivo so se fazer no fb e nas TV's, desta maneira, adiando cada vez mais aquilo que seriam as mudancas necessarias na patria a(r)mada. Importar Julius Malemas para nos ajudarem a criar movimentos revolucionarios serios em Moz, nem pensar!
Bitone Viage Bem dito pai Langa, urge sairmos das TVs e Fb irmos mesmo a pratica.
Jose Langa Kkkkkkk.Tem que ser pra valer
Virgilio Jorge Muda-se os tempos, muda-se as vontades. Acorde tu que dormes!
José Chissico Que sirva de exemplo para outros, acredito que há partidos no poder na região que até gostariam de adiar elrições para talvés a 10 anos devido a insegurança do regime que eles próprios cultivam dia pós dia.
CL Mamboza Uma vez eu disse, que os partidos que se apegam a história irão afundar. Nós (jovens) queremos outros discursos, discursos que vislumbram desenvolvimento, discursos que vislumbram a actualidade tecnológicas e intelectuais. Há uma necessidade dos partidos fazerem um update (actualização) dos seus discursos.
José Chissico Meu caro CL Mamboza, discursos é o que sempre há de melhor nos nossos políticos, os mais caprichados, o que tem que mudar é o#modis.operandi. promessas demais sem fundado acabam sendo frustrantes.
CL Mamboza Pois é meu caro. Mas a lógica é simples Objectivos declaratórios vs Operacionais.
José Chissico Um dos defeitos de muitos políticos/dirigentes africanos a sua gestão termina da mesma forma que começa, nos discursos.
Geraldo Tembe "WIND OF CHANGES", foi preciso esperar meio século para que esses ventos de mudança pairassem pelos céus da África Austral. Depois nos vai aparecer um Dr(zinho) a falar de mão externa, rsrsrs.

Mas a causa principal; é a "má governação/gestão da coisa pública" e mais nada, tsém....See More

Shalay Entretenment Um post oportuno e pertinente, porém, peca num pequeno detalhe, não faz menção do tipo de oposição que temos em solo pátrio , pacífico?

Nunca ouví que na terra do Rand o Partido DA pegou nas armas terrorizando as populações como forma de reevindicar algo se quer, mesmo com a robalheira e desvio do hierario público por parte do histórico JZ, ciente do assento parlamentar que a oposição tem naquela casa, comporta se efectivamente como um partido político e não como um grupo de mercenários terroristas.

Como dissera, o post é pertinente e oportuno, mas peca por não fazer menção à estes aspectos basilares no processo democrático vigente no nosso país, que os terroristas colocam em causa o poder do povo com recurso à guerra.

Saudações Frelimistas, Nyusi i hossy. Paz

Miguel Junior Junior Infelizmente , falta em alguns politicos da nossa patria o respeito da Vida do seu irmao.
Godinho Alberto Viagem Zomane Comentário diplomata. Obrigado mano pelo pensamento e análise dos processos que vão fazendo a nossa história.
Bino Amosse Parabéns Bitone Viage pelo artigo muito lúcido e oportuno. Salientar que os ventos de mudança talvez estejam a soprar em direcção da África Austral e a ser assim por tabela a pátria a(r)mada possa não escapar no próximo pleito.
Bitone Viage Esses ventos ilustres sopraram por todos lados.
Zeze Junior Interessante.Penso e sempre pensei assim:Se tivesse nascido ou se tivesse idade pra lutar no período de Libertação,também faria.É interessante este pensamento.O facto de lutar pela libertação do seu país não faz você de proprietário desse mesmo país.O país é de todos e quando lutamos é também pra o bem de gerações vindouras-Uma espécie de desenvolvimento sustentável.Preservamos pra quem virá no futuro,portanto,luta-se e liberta-se não so pra interesses particulares.
Vamos ver se será possível aqui também.Se bem que o cenário é "favorável"-Beira,Nampula e Quelimane.

Manuel Mapandane Africa em tempo de viragem. A perca da visão para os desafios actuais e a petulancia, sim, dos dirigentes dos partidos libertadores cria um novo ciclo de mudanças. Em mz a não ser uma mudança radical na abordagem actual dos problemas será o fim.
2August 7 at 4:59pm
Ilustre amigo Ivan Maússe, estamos sendo acusados de plagiadores, mas não sei ate que ponto o somos. Pedi ao jovem Nico Voabil para que partilhasse o dito artigo plagiado aqui no facebook, para podermos apurar a veracidade da sua acusação.
Ilustre amigo, mais uma vez lhe peço para partilhar o artigo plagiado.
Nico Voabil feeling worried with Unay Cambuma and 5 others.
para a Formação de uma Realidade Sociopolítica Desequilibrada" publicado a 22 de junho de 2016 pelas 16:57" o qual a pois a modificação pelo gênio Bitone Viaje chamou de " Qualidade do Debate Político na Pátria Amada" assinado por Bitone Viaje & Ivan Mausse,
Vê se pode!
SOBRE A QUALIDADE DO DEBATE!
Ao contrario do contesto do artigo aqui publicado pelos acentuados ilustres Bitone Viage e Ivan Maússe. Sobre o tema "Qualidade do Debate Político no nosso solo Pátrio", mais uma vez estou aqui para deixar a minha assinatura sobre a necessidade da criação de um ambientesaudável sobre os debates que temos vindo a levar a cabo nos últimos dias.
Em poucas palavras permitam-me muito antes falar do que me estimula a escrever sobre este tema. Toda via, Com a crescente popularidade e flexibilidade da Internet, conceitos divergentes surgem quase todos dias nas redes sócias, com maior relevo aqui no facebook. Embora imperativos, muitas vezes através de súplicas e outras formas de argumentação, estes, consistem principalmente em afirmações. O estilo de controvérsia vária de pessoa para pessoa, com grupos e culturas distintas. Alguns promovem o insulto pessoal de seu oponente, outras falácias, enquanto outros estritamente assuntos ligados a política. Tais actividades de promover activamente a pesquisa autónoma e argumentos mais estruturadas crescem e desassossega o convívio entre os homens, e eu não sou excepção. Afinal de contas o que é Debate?
Ao contrário do que se tem ou temos vindo a fabricar!
1. Debate já no conceito geral é um modelo de impugnação/contestação fundamentada na argumentação onde duas, ou mais, ideias conflituantes são defendidas ou criticadas com base em argumentos. Formalmente usado por parlamentares, políticos em geral, filósofos, literários, e vários outros.
No senso comum, as conversas argumentativas sobre futebol, política, cotidiano e entretenimento podem ser considerados também como debates, que em sua classificação seriam informais.
2. Os debates ocorrem de modo oficial em parlamentos, em modelos democráticos, debates televisionados, universidades, escolas, associação de moradores, condomínios redes socias como no nosso caso e outros.
3. Geralmente o debate vem subsidiar/ esclarecer questões ou refutar teorias, verificar a validade de ideias, convencer, buscar a veracidade de um argumento, treinar e vários outros.
É um método de apresentar formalmente argumentos de uma forma disciplinada. Através de consistência lógica, exactidão factual e a qualidade oratória são elementos do debate.
4. O resultado de um debate pode alcançar um consenso ou de algum modo formal de chegar a uma solução, mas não é atributo básico de um debate podendo servir apenas de esclarecimento ou aprofundamento de uma questão, sem chegar a conclusões. Em uma disputa formal de debate, existem regras para os participantes a discutir que definem como eles irão interagir.
Então o que viria a ser Qualidade de Debate?
A minha consciência desparra e o alarme psicomotor começa a tocar exactamente quando começo a ler os argumentos que são assinados em certas publicações aqui,
5. Do meu conhecimento que contraria a natureza de muitos que proferem insultos, fofocas, afirmacoes com conteúdos infundados é: Um argumento é definido como uma afirmação acompanhada de justificativa (argumento retórico) ou como uma justaposição de duas afirmações opostas, argumento e contra-argumento (argumento dialéctico).
Já na lógica e na filosofia. um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como conclusão.

A necessidade de incutir os princípios éticos na discussão
1. Já que é moda a certos colegas aqui que por incapacidade argumentativa e discursiva as vezes influenciada pela fraca qualidade de formação ou até mesmo característica dos que não tiveram uma formação sequer.
A necessidade de trazer este artigo versa sobre tudo a ética em matéria de discussão, comunicação e debate como uma reflexão sobre as condições de possibilidade mínimas de compreensão mútua dos homens em uma situação de troca verbal. Tem por objectivo formular as normas que devem permitir um debate desenrolar-se satisfatoriamente e estabelecer, se possível, os fundamentos destas normas. Um modelo teórico que procura fundamentar a validade de argumentos e juízos éticos e morais através do exame dos pressupostos do discurso.
7. O consenso
O consenso leva em conta preocupações de todos e visa a resolvê-los/aclará-los antes que a decisão seja tomada. O mais importante, neste processo é incentivar um ambiente em que todos são respeitados e todas as contribuições são avaliadas. O consenso formal é um processo de decisão mais democrático. Grupos que desejam envolver sempre mais voluntários na participação têm a necessidade de utilizar um processo inclusivo. Para atrair e envolver cada vez mais pessoas é importante que o processo incentive a participação, permita o acesso igual ao poder, desenvolva a cooperação e crie um sentido da responsabilidade individual para as acções do grupo. O objectivo do consenso não é a selecção de diversas opções, mas o desenvolvimento de uma decisão que seja a melhor para o grupo como um todo. É em síntese evolução, não competição nem atrito.
Obrigado
Atentamente Nico Voabil.
NewspaperMacaé, RJ, Brazil
380 people checked in here
LikeShow more reactions
Comment
Comments
Bitone Viage Preocupante mesmo, Ele deve provar isso.
Nico Voabil Bitone Léia eu já partilhei na minha página
Bitone Viage Já li, não vai nada de plagio, meu irmão. Vejo que escrevemos sobre o mesmo assunto.
Nico Voabil Essa agora! você não tem noção do que é falar do mesmo assunto
Otelia Bulule Cda Bitone va em frente não recue esse quer te fragilizar
Nico Voabil Fragilizar Bitone? Kkkkk com que propósito? Esquece isso eu estou muito longe de dele e o que vem atras dou a mão
Felisberto Mequissone Shuga Assunto sério!!!!!!!
Lorca Pedro Zacarias Yuuu.....warap¿¿????
Bitone Viage Heheheheheh isso que esta vendo mana Lorca Pedro Zacarias
Lorca Pedro Zacarias Heshy.....👐🙈olha só irmão, tem casos que não dá p gastar o palavreado Bitone Viage
Bitone Viage Mano Nico Voabil esta clamando pelos seus direitos, já o convidei a formalizar a queixa.
Luis Ferreira Fight A ser verdade é uma vergonha dois cérebros plagiarem algo.
Melody Obc Li os dois artigos, porém ñ vi plágio algum, e desta, submeto-me a lista dos ignorantes no que concerne a abordagem do mesmo assunto. AjudaNico Voabil???
Obrigado!

Josue Mucauro Acho que ilustre Bitone Viage, está dramatizar, porque os textos são super idênticos e quem léu, entendeu a mesma coisa, so mudou a escrita, o conteúdo é todo igualzinho... Não estou a querer dizer que plagiaram ou inspiraram se... To a dizer, que é bastante suspeito... Mais enfim... Gostei do conteúdo dos textos... Até PK é o mesmo
Felisberto Mequissone Shuga "Até PK é o mesmo".... kkkkkkkk
Ivan Maússe Ora viva caro Bitone, complicado. Ivan Maússe plagiar uma opinião do facebook, ainda por cima com teor à Filosofia Política, um campo de domínio? Kkkkkkk.

Enfim, força ao jovem!😂
Tem a SOMAS para ir reclamar os seus direitos autorais. Não quero ser uma Melancia de Moz e uma Zandamela de Moz😂

Ivan Maússe E mais, para finalizar: caro Bitone não vamos perder tempo aqui "zimbora" plagiar outros artigos para publicar e montar lá nossos nomes. Facilitismo é isso!😂
Zeze Junior Mas o que se passa aqui?
Existem os dois escritos pra vermos?

Mauro JaQuis Ja dizia o meu docente, que preservar o silêncio é uma virtude, não vamos nos expor a toa. Força aí ilustres (Bitone e Mausse) e continuem#plagiando os ditos artigos... LOL  .
Ivan Maússe Vamos a isso, caro Mauro. Cada um no seu sector. Dizem que o cabrito come onde foi amarrado. Nós, porque fazemos parte do facebook, vamos continuar a plagiar textos alheios e a publicar nos nossos murais e assinando com os nossos nomes.
Ivan Maússe Aliás, vamos ver que mesmo as nossas abordagens pela televisão, rádio, jornais, conferências, seminários, jornadas científicas, também são plagiadas.

Ops! Bitone, cá entre nós, não terás outrossim plagiado as suas monografias? Começo a desconfiar da tua idoneidade académica. E o juri que presidiu tuas defesas deve ser tampado. Nada viu haaaa. 😂

Fabião Nhancundele Estou Analisando Ambos Artigos... Pois Acredito que existe "Coinscidencia de pensamentos". E existe " Plagio" que deve ser Fundamentada sob pena de Responder em Sede do Tribunal-- por: Calunia=Alguem imputando lhe falsamento facto definido como Crime,Difamação= Imputação de ato ofensivo a reputação de Alguem, Injuria= qualquer ofensa a dignidade de Alguem... NB: " Sou Jurista e amigo de todos". Portanto Repudio a atitude do Nico Voabil ao Expor de uma Forma pejorativa acusando o Ilustre Bitone Viage e o seu amigo de Plagiador ca no Facebook sem que antes se tenha criminalmente provado o dito Plagio..... Meus Amigos não fica bem isso Manchar imagem e bom nome do outro...
Fabião Nhancundele NB: Estou Analisando Ambos Artigos.. E Repudio completamente esta atitude De Acusar alguem de Plagiador sem que antes se prove o sucedido.....
Nico Voabil Kakakakaka ainda diz sou jurista você só pode estar a desenvolver Transtorno de Personalidade Dependente. Vai em frente Sr. Jurista pois cão que ladra não morde
Fabião Nhancundele Devia saber que os cães ladram somente contra aqueles que não conhecem por se mostrarem com atitudes contraria a etica e condutas Repudiaves na sociedade....
Nico Voabil Cala boca. Não vê que os seus ídolos se inclinam diante de mim? Quem você pra me aquecer a cabeça. Lixo
Fabião Nhancundele Responder a uma ofensa com palavras más, e o mesmo que querer limpar alguma coisa suja com lama... Saiba que chamar o outro de Cão e de lixo Constitui Injuria nos termos Da lei penal...
Fabião Nhancundele Tome uma posição Academica meu caro Nico Voabil
Ivan Maússe Nico, quem mesmo se inclina diante de ti? Aguardo ansiosamente pela resposta!

Sem comentários: