quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Afastar Guebuza para derrubar Nyusi

OPINIÃO
Então meu caro, como vai?
Malume, eu estou bem e a vida vai como sabes, tudo parece fugir do controlo, até tenho um pouco de medo quando acordo, porque não sei qual vai ser a bomba. O Malume como está?
Eu estou igualmente bem... nunca o vi tão pessimista logo de início... o que é que se está a passar meu caro?
Sabe Malume, acho que hoje as coisas serão diferentes, sinto-me “com sufoco”, preciso desabafar...
Meu caro, tem direito de falar e desabafar seus sufocos, diálogo é também isto! Diga lá...
Malume, tenho estado a conversar com os meus bradas nestes dias de crise e fiquei preocupado com o rumo das coisas no nosso país, recordei do passado, olho as coisas agora e por isso tenho medo do amanhã....
Se não disser com precisão, não o poderei ajudar, se for o caso.
Malume, lembras-te do que aconteceu ali no partido dos camaradas?
Acontece muita coisa seguramente, sê mais explícito...
Já começaste Malume, mas ok... lembras-te que em 2013 havia um “vuku-vuku” grande por causa de quem iria substituir Guebuza, lembras?
Lembro-me sim...
Ora bem Malume, se te lembras aquela conselho político deles escolheu três pessoas para candidatar-se dentro do partido para concorrer com aquele “mandzafinhane” que nunca sai do mato.
Estou certo que fala da Comissão Política da FRELIMO e do líder do maior partido da oposição.
Exactamente Malume, estamos a caminhar bem. Lembras até que eram chamados 3-100? Que nessa altura quando foram escolhidos aqueles 3-100 apareceram pessoas a dizer que não queriam nenhum daqueles e que o povo queria outros nomes, e como lá essa coisa de democracia é de verdade, abriram espaço para mais pessoas concorrerem? Mas que no fim ganhou um dos 3-100, outros até levaram altas goleadas aí... muito mal?
Certo, a FRELIMO lidera o debate e esses assuntos não escaparam a generalidade dos moçambicanos. Prossiga...
Ya, só que nessa altura Malume, os que defendiam “abrir espaço” para mais pessoas tinham seus candidatos, que perderam... e nessa altura até fizeram muito barulho que até aquele homem da vírgula pediu para sair.
Certo...
Mas aí começou o esquema Malume. Quando o homem da vírgula saiu, empurram o velho Guebas para sair, a dizer que ele atrapalhava o nosso querido presidente, o papá Nyusi. Só que como aquele madala é inteligente, ele saiu pelo seu próprio pé.
E que por desconfiaram que as saudades dele seriam sentidas muito cedo, começaram a perseguir à ele, até mesmo por causa de respirar.
Bom, a sucessão de factos que narra pode afigurar-se coincidente. Mas estou certo de que a FRELIMO tem dinâmicas próprias de um partido político, numa sociedade dinâmica, em que o que pode ser benéfico hoje, pode se afigurar desajustado amanhã, portanto esses factos podem de facto ser prenúncios dessas dinâmicas... mas prossiga...
Malume pá, não somos crianças! Agora aguenta e ouve. Veja lá que depois de o homem das vírgulas sair, Guebas sair e lhe perseguirem o país nunca mais andou! Agora pensa comigo, mandzafinhane não sai do mato, a economia não anda, parece que parou... quando os camaradas forem para aquelas reuniões deles, malta sessões, quem vai ser culpado da crise, não é quem governa hoje?
Pode ser que tenha alguma razão, mais ainda me revejo na dinâmica dos factos... prossiga...
Então, Malume quando eles chegarem naquelas reuniões que eu falei, quem irão pedir para sair para vir outro alguém para arranjar as coisas? Veja lá que se aquele acordo dos governos das províncias onde mandafinhane não ganhou passasse, aqueles antigos lutadores iriam dizer o quê? Veja lá Malume, isso não é armadilha para afastar o nosso querido presidente?
Continuo a ver a sucessão de factos dentro da dinâmica de uma sociedade.
Malume, deixa de se fazer, não vês que os que andam a empurrar são as mesmas pessoas? O que vai custar empurrar agora? Não vês que até já querem empurrar o velho do primeiro tiro?
Bom , só posso dizer que ouvi, mas que se calhar penso diferente!
Malume, já ouviste falar que “quem decide com pressa se arrepende devagar”?
Novo adágio para mim!
Acredita Malume, vão tentar empurrar o nosso querido Presidente e vão dizer que Guebuza, que empurraram era boa pessoa, espera para ver Malume. Epa, já falei, deixa-me ir ver a minha garota ali na paragem, falamos quando der meu “cota”, as coisas andam complicadas, posso ter de estar a trabalhar e não restar tempo para conversarmos...
Um abraço meu caro, falemos então, bom namorisco e até a próxima, na semana que se avizinha..

Sem comentários: