terça-feira, 23 de agosto de 2016

A LONGA E DIFÍCIL LUTA PELA DEMOCRACIA DA RENAMO


A LONGA E DIFÍCIL LUTA PELA DEMOCRACIA DA RENAMO - PARTE I
A implantação da democracia no país nunca foi um processo fácil como muitos pensam. Há intelectuais e académicos mercenários que estão ao serviço do regime da frelimo que vão aos debates na rádio e televisão dizer barbaridades, numa tentativa de diluir o inestimável trabalho que está sendo feito pela Renamo.
O que os mocambicanos deviam saber é que para haver democracia neste país a Renamo pegou em armas e lutou durante 16 anos consecutivos nas matas deste país contra o regime comunista e ditatorial da frelimo. Na altura, o regime da frelimo, liderado pelo ditador Samora Machel, tinha um poderoso exército e era apoiado por vários países estrangeiros sobretudo a União Soviética, na altura uma super potência mundial em paridade com os Estados Unidos da América.
Felizmente, sob a liderança inicial do comandante André Matadi Matsangaisse Diliwayo, natural de Machaze, que muito jovem deu a sua vida em prol da democracia em 1979 e foi depois substituído pelo seu adjunto Afonso Macacho Marceta Dhlakama, natural de Chibabava que continuou a liderar sabiamente a Renamo e rapidamente expandiu a guerrilha do centro para o norte e do centro para o sul do país, enquanto até os finais dos anos 80 a Renamo apenas lutava na província de Manica, ao longo da fronteira com o Zimbabué (na altura Rodésia).
No princípio, a própria frelimo desprezava muito a este movimento chamado Renamo, pensando que com a vitória de Mugabe em 1979 nos acordos com os ingleses nas negociações de Lencastre House, até finais de daquele mesmo a Renamo havia de desaparecer, só que as coisas foram muito diferentes.
Antes da morte de André Matsangaisse, a Renamo fixou a sua primeira Base Central na Serra da Gorongoza, mesmo quando este morreu em combate a 17 de Outubro de 1979, organizava as operações a partir desta base central situada na Serra. Mas a frelimo desprezava muito a Renamo porque sempre pensou que uma vez terminado o conflito do Zimbabwe com os ingleses, este movimento desapareceria. Aliás, naquela altura o regime da frelimo confundia a Renamo com estrangeiros por isso nunca tomava em consideração.
Só a partir dos finais dos anos 80 é que Samora Machel ordena uma grande ofensiva militar, cercando toda a Serra da Gorongoza com milhares de tropas apoiadas com uma impressionante quantidade e diversidade de equipamento militar, sofisticados na época, como bombardeiros Antonov, caças Mig, helicópteros de transporte/ataque Mi-17/24, canhões de 75 e 130 mm, morteiros pesados, BTR-60, PT-76, tanques T-54 e 55, os temíveis BM-21 "Katiusha", de 40 canos, etc.
Nesta altura, a liderança da Renamo já estava nas mãos de Afonso Dhlakama e a ofensiva levou 4 meses, de Janeiro até finais de Abril. Todas as brigadas das tropas da frelimo de Manica, Sofala, Tete, Niassa, inclusive a brigada de tanques de choque de Gaza, vieram cercar Afonso Dhlakama na Serra da Gorongoza. Ninguém tinha ficado nas províncias, todas brigadas do país, milícias, batalhôes provinciais das FPLM (hoje FADM) vieram a Gorongoza para exterminar o líder da Renamo e os seus homens. Também vieram super comandos especiais estrangeiro como as mundialmente famosas 'boinas rojas' cubanas e as 'Spetnaz' russo - soviéticas.
Todos os generais da frelimo, alguns já na reserva foram despachados a Gorongoza. Pesos pesados como os generais Hama Thai, Tobias Dai, Joaquim Munhepe, Américo N'pfumo e o famoso malogrado general Sebastião Marcos Mabote. Este último era o comandante da ofensiva e ao mesmo tempo era vice-ministro da defesa, o ministro da defesa era o Alberto Chipande, agora transformado em general dos esquadrões da morte.
Naquela super ofensiva militar, ouvia se o estrondo de todo o tipo de armamento pesado e explodir contra a Serra. Parecia uma "Segunda Guerra Mundial em miniatura". Certa vez, as tropas da frelimo empregaram simultaneamente 13 sistemas BM-21, alinhados ao longo de 30 km do comprimento da Serra. Os 13 "40 canos" (equivalente a 520 "B11"), disparam de forma infernal durante 3 dias e 3 noites consecutivos várias salvas de 2000 kg cada, deixando a Serra totalmente em chamas, que foram vistas a mais de 200 km.
Segundo dados que dispomos, naquela ofensiva militar de grandíssima escala, o regime da frelimo perdeu 12.000 homens só entre mortos e foi capturado diverso armamentos como morteiros, canhões, bazucas, metralhadoras e ak-47. Vários carros de combate foram destruídos. A frelimo perdeu a batalha com baixas de proporções jamais vistas em África e não conseguiu matar e muito menos capturar o lider da Renamo, o agora marechal Afonso Dhlakama.
É bom que os jovens mocambicanos, académicos, intelectuais, empresários, etc, leiam bem a presente publicação, não estamos a inventar nada. Os Hama Thai e Tobias Dai ainda estão vivos e recordam se deste grandioso descalabro militar.
O interessante é que o camarada Samora Machel tinha dado ordens expressas para "capturar este homem (Dhlakama) e trazer lo cá em Maputo, para eu mata lo pessoalmente num comício popular", mas como vimos, tal não foi possível porque Dhlakama mostrou grande bravura e habilidade militar, tenacidade, temeridade, inteligência, infatigabilidade e acima de tudo uma grande e tensa coragem equiparável a dos melhores generais soviéticos durante a batalha de Kursk ou o cerco de Stalinegrado.
A derrota do regime militarista e ditatorial da frelimo naquela super ofensiva contra as forças da perdiz fez com que Samora Machel destituisse o general Sebastião Mabote, um habilidoso e bravo comandante militar, acusando - o de ser incompetente.
Mas o malogrado general Mabote nao era qualquer um, e tinha experiência da guerrilha que era muito mais que a do próprio Samora, disse: "Sr. presidente (Samora), Dhlakama é muito forte, já ganhou a guerra, é melhor negociarmos com ele enquanto é cedo porque ele domina tudo no campo da guerrilha, ele resistiu e conseguiu destruir esta nossa poderosa ofensiva, criando a desmoralização total nas nossas forças armadas" - estivemos a citar Sebastião Mabote. Em resposta, Machel exonerou - o e pouco depois mandou - à Cuba estudar ciências militares. Depois disso, a frelimo voltou a insistir com caça ao lider da Renamo nas suas ofensivas militares e depois da morte de Samora continuou com o Chissano, o Guebuza e agora com o Nyusi. E já lá vão 37 anos.
Até a data da sua misteriosa morte o general Sebastião Mabote era de forma indirecta acusado pela frelimo de ter simpatias com Afonso Dhlakama; os serviços de informação do estado (SNASP) controlava as conversas do Mabote.
Decidimos trazer está história hoje para fazer entender ao Nyusi e sua miudagem das forças armadas que jamais conseguirá matar ou capturar Afonso Dhlakama porque o seu próprio patrão, o temivel e terrível Samora Machel morreu sem atingir este grande desejo pessoal e mandou a morte milhares e milhares de militares.
(CONTINUA)
A LONGA E DIFÍCIL LUTA PELA DEMOCRACIA DA RENAMO - (CONCLUSAO)
Não estamos a dizer que o Dhlakama é um Deus, não é isso, mas é protegido por Deus devido às orações de todos os mocambicanos do Rovuma e do Zumbo a Matilde (Chinde - foz do rio Zambeze) por ter lutado e continuar a lutar pela democracia no país. Dhlakama já fez história como o líder mais forte do mundo na luta pela democracia, embora a frelimo com a sua propaganda tente esconder a verdadeira história mas não restam dúvidas que muitos dirigentes da frelimo como mocambicanos que são, podem recordar um pouco daquilo que a frelimo fez a este povo heróico logo após a independência.
Graças a luta da Renamo e sob a brilhante liderança de Afonso Dhlakama, conseguiu se chegar onde chegamos hoje. As pessoas se expressam livremente, há debates de ideias, liberdade de imprensa, livre circulação de pessoas e bens, liberdade religiosa, etc, coisas que eram impossiveis nos tempos do regime monopartidario e comunista da frelimo. Por isso a frelimo não pode complicar na mesa do diálogo, deve ceder tudo o que a Renamo está a exigir porque é aquilo que o povo moçambicano quer, não é um capricho pessoal de Afonso Dhlakama como a frelimo tenta a todo custo fazer crer junto à opinião pública.
A frelimo deve aceitar a revisão pontual da Constituição para acomodar a governação da Renamo nas 6 provincias ainda este ano 2016. Outras leis da descentralizacao da administração do estado poderão entrar em vigor em 2017 mas quanto a governação da Renamo nas 6 provincias deve ser ainda este ano.
Segundo informações que temos, Dhlakama tem dado entrevistas importantes ao jornal "Canal de Moçambique" e tudo o que foi dizendo naquele jornal não contrariou a lei e nunca falou da divisão do país como os capangas e lambe botas da frelimo tentam interpretar. Aliás, ele promete ao povo que os seus governadores vão governar com um programa político da Renamo, com democracia, justiça, liberdade, desenvolvimento económico, atender às necessidades das populações, etc. E diz mais, que não tem inimigo no seio da frelimo, que não guarda rancor de ninguém da frelimo, mesmo do Nyusi que ordenou dois atentados contra ele em 2015 e continua a ordenar bombardeamentos contra a sua residência na Serra da Gorongoza. Dhlakama diz que considera o Nyusi o seu irmão mais novo e não como um inimigo.
Queremos pela 'enésima mais uma vez' pelar à Rádio Moçambique e a Televisão de Moçambique que tem sido pela frelimo como órgãos de propaganda (barata) contra a Renamo, acusando a de estar a matar o povo, para pautarem pela verdade e imparcialidade e parar de lutar contra a democracia e liberdade de imprensa nesta nossa pátria amada escravizada por tiranos da frelimo. Existe um conflito militar entre a frelimo e a Renamo e como é que a Renamo "está a matar o povo"? Os esquadrões da morte são da Renamo? Quem massacra civis, queima casas dos pobres camponeses, rouba lhe as suas crias em Gorongoza, Honde, Nzero, Sabe, Ncondezi, etc, é a Renamo? Quem fuzilou Gilles Cistac, Paulo Machava, procurador Vilanculos é a Renamo? Quem baleiou com gravidade Manuel Bissopo e José Macuane foi a Renamo? Meus senhores, o povo não é criança, a vossa propaganda só serve para entreter os sanguinários da frelimo, já ninguém vos leva a sério.
Quanto à questão do cessar-fogo que se fala muito, na nossa opinião, enquanto não se chegar a um consenso definitivo, não se deve de maneira nenhuma ser decretado porque a frelimo não tem escrúpulos, pode aproveitar para ocupar as zonas de influência da Renamo. Nós queremos encorajar as duas delegações negociais para continuar a negociar até chegar se a um acordo político porque todos são mocambicanos, a mediação internacional apenas veio para ajudar. Apelamos também a frelimo para parar com os esquadrões da morte que tem massacrado centenas de cidadãos inocentes ligados à Renamo, sabemos que neste momento a Renamo já não faz político em quase todos os distritos do centro norte por temer os esquadrões da morte. Este terror tem que parar imediatamente!
E pelos vistos estes já agem fora das "normas" estabelecidas pelos mandantes: também assassinam com o intuito de 'extorquir' gente com posses mesmo que seja um simples camponês próspero ou proprietário de uma banca. Os esquadrões enganam os seus patrões com a falsa alegação de que "descobriram" que o indivíduo apoia materialmente a Renamo. O recente caso de Caia seria a mesma estoria só que correu mal porque algumas vítimas salvaram se milagrosamente e denunciaram o crime.
Com a publicação de hoje, esperamos que todos tenham entendido a razão porque fomos rebuscar os acontecimentos passados porque há jovens que não sabem o que aconteceu no país há 20 anos.
LikeShow more reactions
56 Comments
Comments
Carlitos Mario Eu sei muito bem ki afrelimo e ki manta
Icas Cabral Seda Força é bom saber da história
Ernelido Metudo Naõ recue viva renamo abaixo frelimo
Aaron James Muyocha Apo ndipo vana baba hama yakarwa nanyamasi isarwa kuititira kuti tiwane rugare rusununguko munyika yedu
Mateus Samuel Camisola Elias Conheço muito bem k afrelimerda sao caes tinhosos
Mateus Samuel Camisola Elias Conheço muito bem k afrelimerda sao caes tinhosos
Bacar Abdala os frelixo sao bandidos ,quando matam nas cidades dizem crime organizado ,quando mata na matas dizem a renamo ,quando robam dinheiro dizem dizem divida publica sempre a prejudicar os moçambicanos com ses parceiro TVM,RM,AIM,NOTICIAS e outros.O que dissemos e que este seculo e XXI,estamos de olho...
Angandimasso Alface Luís Eles não tem força mesmo os comentaristas de frelimo quando defendem aos patrões deles GAGUEJAM porque sabem que a vitória é da RENAMO. LIDER força não volte para atraz vamos caminhando para MAPUTO.
Rosario Rodriques SEMPRE EM FRENTE A VITÓRIA ESTA NAS NOSSAS MAOS KEREMOS APAGAR ESSE PARTIDO CRIMINOSO NAS NOSSAS MENTES.
Lucas Joao Chaleca Oo ho muito triste
Guido Banco Ijidor Ijidor obrigado unay pela noticia renger em frente pra no poder
David Jose Bomba lá notícias fresca Unoy não ha recua até a victoria final.
Aurelio Alberto Tivane Força não falha nada mano unay
Carimo Ibraimo Eu era enganado cm meus pais, mas agra ja sei averdade a renamo tem razao nao recua avança.
José António K legal informaçao?
Bizmungo Arape Arape Tuto Dhlkma é protegido por Deus.
Paeta Pasace Guipapa So paulada, soao bandidos todos e nao tem nada que se esconder em nome do povo. Ja temos visto nas assembleias que quando o assunto é beneficiar os merdas de politicos eles aprovam com celeridade ao contrario do salario minimo que é aumentado 1%. Vao a merda... e parem de nos enganar....
Paulino Mucock Mano DEUS TE ABENSOE PELAS COISAS K NOS TRASES ,Pra NOS LEMBRAR OU NOS ENSINAR UK O NOSSO SAUDOSO PRESIDENTE ANFONSO MACETA... FEZ E FAZ PRA NOS ATE HOJE
Benelito Miguel Temos que agradecer por termos alguem como Dhlakama para nos libertar da opressao. Dhlkama=Moises
Francisco Alexandre PURRA VERDADE
Ezequiel Manuel Wanguissani na mabassa pai dhlakama ife povo tiri na imwe.
Novo Combatente De Moz Dhlakam ja fez historia como lider mais forte do mundo na luta pela democracia(...). Olhei para os meus proprios butoes e nao me cansei de rir. Alguns politicos mostram que sao iguais a si mesmo. Nelson Mandela fez historia sem matar a ninguem, nao mandou destruir hospitais nem atacar civis. Usou a arte e a ciencia para libertar seu povo. Prefiro comparar Dhlakama com Savimbi, a unica diferenca eh que Savimbi era academico.
Antonio Tomas Mines Mines se voce acha isso, entao vai se enfolcar e morrer. quem nao mata afinal de contas? a frelixo nao dispara brinquedos nao, sao armas. esses nao matam civis? voce pensa que as armas de frelixo escolhem pessoas pra matar, nao mata civis. atrapalhado...
Novo Combatente De Moz A minha ideia eh de que pode se libertar um povo sem recorrer a armas. A politica do seculo XXI faz-se com os livros e nao com as armas.
Simao Matavele Os governantes deste País, se você quer usar o tal livro k está a referir. Eles pra te mostrar k você ñ é nada vão mandar Intervenção Rápida p vir te torturar. A melhor coisa é aquilo k o presidente Afonso está a fazer.
Like7 hrs
Xavier Antonio Novo Combatente de Moz, onde está Gilles Cistac? Morreu de doença natural?
As vezes o tipo do adversário que tem obriga usar métodos humanamente inaceitáveis para dar resposta à altura. Condeno esse método.
Like6 hrsEdited
Novo Combatente De Moz A Dra Alice Mabota disse na STV para a Renamo atacar a quem tem armas e deixar de assaltar hospitais e atacar civis para priossionar o governo. Daviz Simango e Manuel de Araujo mostraram que sem armas e com uma boa fiscalizacao nas mesas de voto eh possivel derrotar a Frelimo.
Like1 hr
Esmael Manuel Fernando Esse é o cara #Unay gramei das tuas palavras mas xpero q assim seja
Lhuvanhane Ticatica Real we connected to read a breaking news
Crimildo Chilundzo Mimido Chilundzo Novo Combatente De Moz sim senhor muito pouco mas falou muita coisa
Antonio Tomas Mines Mines bem falado mano unay. so um atrapalhado que pode dismentir isso. ou alguem que cresceu no orfanato a comer custa da frelimo, pode nao acreditar isso. nem animais tambem sabem, so que nao falam, podiam dizer que sim senhor
Crimildo Chilundzo Mimido Chilundzo Sabem! A verdade doi e supera muita palhaçada mesmo! Vejam só, um simples comentário já deixa preocupado algumas pessoas! Que pena.
Carlos Matusse Há coisas que fazem-me muita confusão na cabeça: Guerra & Negociação. Meus senhores, depois do entendimento político quem vai pagar (melhor seria devolver) a vida dos que estão a morrer no conflito? Quem realmente ganha com isso? Militares e o povo no mato a matarem-se e os políticos nos hotéis, no AC e no facebook... numa boa, a instrumentalizar pessoas e incentivar mais matanças, mais desentendimento entre irmãos (vide própria família Dlakama) e nós obcecados pelas cores partidárias aplaudimos suas idéias e atitudes. Eu acho que pode-se fazer política sem colocar irmãos em guerra sem lucro. Se for preciso os interessados que marquem o duelo que iremos assistir e comentar. Imensas desculpas se ofendi alguém. Haja PAZ!
Felisberto Júlio Frayz Isso Carlos. Adorei
Like22 hrs
Simao Matavele Matusse, abre os olhos. Quando duas pessoas lutam! Uma está se defender pk ñ pode ficar d braços cruzados.É o qui está acontecendo neste País.
Like6 hrsEdited
Amancio Guambe Blema nao temos a democracia
Amisse Juma Disculpe Mano unay,neste momento estão nhima nhima no marromeu,avinda d Nhuse nesta vila,dao corrida cidadãos para k venha obrigatoriamente,favor de não divulgar aminha imagem,nen nome,esto ak mesmo,fui obrigado receber o Nhuse
Rosendo Fote Nada justifica a violencia em ambos lados.
Like23 hrs
Msdjamaika Djamaika nao se vai a igreja para aumentar as cabeças mas sim ter fé jesus vira
Like123 hrs
Carlos Assado So keremos paz
Like22 hrs
Ismael Fluce Abdula Novo c.moz sabes analizar. Gosto gente q analizam .tudo no lugar certo.aplausos pra ti.
Like21 hrs
Roro Simoes Mesmo na gurra onde a deus no meio a morte mas tudo pra se alcançar o bem estar da maioria Dlakama e Moisés de Moçambique deus esta com ele veio aterra pra comprimento 1 missão só depois disso irá partir esses da frelimo pensam k são insubstituíveis mas o tempo irá ditar o povo não vai sofrer pra sempre a frel já perdeu em 6 províncias e pode perder em mas.
Like21 hrs
De Rosa Ja existe escrita apenas escondida com medo de represalias. Um dia ela vira para o conhecimento d todos.
Like20 hrs
César Comboio nao existe homem forte no mundo,apenas ainda nao chegou o dia da sentenca
Like17 hrs
Rombe Langa DESTITUIÇÃO IMEDIATA DOS VERDADEIROS BANDIDOS DO POVO!

CAROS CIDADÃOS, MOÇAMBIQUE ESTÁ ENTREGUE NAS MAUS DE ASSASSINOS QUE DESDE 1975, ANO QUE SE PROCLAMOU A INDEPENDÊNCIA, CONTINUAM A TORTURAR, A SEQUESTRAR, A MATAR O POVO INOCENTE. ESSE FACTO SE DEU, COM A MORTE DE CARLOS CARDOSO, SIBA SIBA MACUÁCUA, JUIZ SILICA, GILES CISTAC, JORNALISTA MACHAVA, PROCURADOR VILANCULOS, E A TENTATIVA DE ASSASSINATO DO PHD MACUANE E OUTROS ASSASSINATOS E TORTURAS NA CLANDESTINIDADE.
O PAÍS VAI CAMINHANDO PARA BANCA ROTA E PARA O ABISMO A CADA DIA QUE PASSA. A ECONOMIA VAI DERRAPANDO AOS OLHOS DE TODOS E MUITO POUCOS TÊM CORAGEM DE SE PRONUNCIAR.
OS VERDADEIROS BANDIDOS ANDAM À SOMBRA DA BANANEIRA E A OBRIGAR O POVO A PAGAR UMA DÍVIDA EM QUE NENHUM DOS CULPADOS FOI INDICIADO OU FOI PARAR NA BARRA DO TRIBUNAL. O ACTUAL EXECUTIVO MANDOU CALAR O MINISTÉRIO PÚBLICO, AMEAÇANDO-O DE NÃO PROSSEGUIR COM AS DILIGÊNCIAS, ILIBANDO OS QUE EXTORQUIRAM OS COFRES PÚBLICOS. QUE ESTADO DE DIREITO FOI CONSTRUÍDO EM MOÇAMBIQUE? ONDE ANDA A VERDADEIRA DEMOCRACIA E OS VERDADEIROS DEFENSORES DO POVO?
O CLIMA DE TENSÃO POLÍTICO-MILITAR ESTÁ A TORNAR-SE CADA VEZ MAIS MEDONHO, O PAÍS ESTÁ A TRANSFORMAR-SE NUM ESTADO EM QUE TODOS SÃO LOBOS DE TODOS. A RELUTÂNCIA DOS LIBERTADORES DA PÁTRIA AMADA AINDA PREVALECE. O METICAL ESTÁ A ATINGIR NÍVEIS DE INSUSTENTABILIDADE ALARMANTE E NUNCA ANTES VISTO, APÓS A INDEPENDÊNCIA.
BASTA DE SER GOVERNADO POR UM GRUPO DE ASSASSINOS QUE SÓ PENSAM NO SEU UMBIGO, SEM SENTIMENTO ALGUM PELO POVO. BASTA DE SER GOVERNADO POR UM GRUPINHO DE CAPITALISTAS QUE SUGAM E AÇAMBARCAM O ERÁRIO PÚBLICO E O POVO TORNA-SE SEU CREDOR, SEM DIREITO À MANIFESTAÇÃO SOB O RISCO DE BALAS. BASTA DE SER GOVERNADO POR TIMOCRATAS QUE PARA RESOLVEREM SEUS INTERESSES INDIVIDUAIS RECORREM A POLÍCIA E A MILÍCIA, PAGANDO AOS COMANDANTES E GENERAIS SOMAS DE DINHEIRO AVULTADÍSSIMAS. PROPONHO-VOS UMA REVOLUÇÃO, UM ESPÉCIE DE GOLPE DE ESTADO PARA ARRANCAR, DE UMA VEZ PARA SEMPRE O PODER ROUBADOS PELOS BANDIDOS, SANGUINÁRIOS E INIMIGOS DO POVO. ABAIXO O PARTIDO QUE ASSALTA E LARAPIA TODOS OS PLEITOS ELEITORAIS DESDE OS AGP.
Like214 hrs
Fala Marques K história acabar povo do mesmo pais
Like12 hrs
Fala Marques Ser unany OK vams ganhar nos com a guerra para d evitar essa guerra pork guerra sou trás disgrasa
Like12 hrs
Sergio Gabriel Toscano Tosca FOTO DE MENINO BONITO FALAM MERDA DEIXE SENHOR UNAY FZR PRTE DELE
Like7 hrs
Simao Matavele Continua a informar Mano Cambuma. Põe se no lugar d um professor k leciona a primeira classe fazer alguém entender ñ é fácil. Mas tenha paciência. Esses Incrédulos e Lambebotas mais tarde vão lhe dar Razão Força....
Like6 hrsEdited
Muedinde Muedinde É fácil falar com clareza quando se diz a verdade. Força Unay
Like4 hrs
Sandro Husein Kong Embuscaram o lider por duas vezes em Manica em setembro de 2015, e cercaram a casa do lider na beira. Em todas essas ações usava se armas. Foi por esse motivo que levou a Gorrongosa. Quem se sente a vontade viver apontado duma arma? SO BURROS como alg...See More
Sandro Husein Kong Violência gera violência,todos sabem disso.Quem começa usar armas na politica? Um analfabeto é que aceita que é a renamo.
Like7 mins
Comments
Amonge Rafael Macuacua Porquê cortou mano Unay? Alguém te interopeu? Essa historia precisamos mas não temos ninguém para nos contar...
Andries Ouana A História nao tem conclusao,mas aguardamos a parte2.
Benfica Dos Canarinhos Interessante sabermos aguardando outros detalhes
Castiano Abílio Neves Neves Conclui mano Unay.
Carlitos Jose Essa é a história k devia ter aprendido na 4@ classe, e não akela palhaçada k andou a encher a minha cabeça com mentiras. Muito obrgdo mano cambuma.
Sammy Gabriel Dos Santos Pra concluir que nao será hoje e muito menos o nhuzinho k sera capaz d acabar cm a RENAMO na serra.
Daniel Sithole Vamos aprender o nossos pais
Ezequiel Manuel Avança não ha recua
Guido Banco Ijidor Ijidor boa historia unay esperamos 2parte
Saimon Lucas Zuca Sofacanhe Tem que continuar com esta historia até citar como saiu este lider depois de ser cercado em gorongosa
Belito Matos É intressante
Mateus Samuel Camisola Elias Vivaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa grande unay cambuma forçaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Chico Francisco Massica A verdadeira historia de Moçambique. Eu aprendi vivááá...vivááá...à Frelimo, somente. Quém é dos meus tempos lembra se muito bem. Obrigado mano Cambuma.
José Manuel Álvaro É VERDADE TENS K TERMINAR
Rico Caetano A muito tempo k nao lia história verdadeira. Encheram minha cabeça com a do Paulo e Aida.
Gildo Frios Essa eu nao sabia. 12000 homens?
Raul Novinte E Vou mais além....dizer que quando um luta a favor de uma justa causa, Deus o protege. A Renamo e o seu Líder Afonso Dhlakama luta pela justiça e Deus guarda e nutre aqueles que almejam o bem estar dos sofridos, excluídos, explorados inocentes.... "Que o Senhor Deus poderoso proteja Afonso Dhlakama". Essas são minhas orações diárias. Amen!.....O Senhor é meu Pastor!......Salmo 23
Fernando Seda Com muinta calma espero a segunda parte. Regards
Tinga Manguala É para os dorminhocos acordar e saber.
Tinga Manguala Acordem,aprendão!!!
Bilale Paulo Afinal foi assim??? o vovo é pesado.
Madlha Nhuku Conheço bem essa história
Sant Samuel Samuel Muito obrigado man unay por nos informar que nem eu um miudo dos nascido nos anos 1990 nao sabia disso por isso man unay repito man unay : força deus esta contigo porq voce é um militar q cada dia que passa esta lutando para o bfm estar do povo porq so por ter publicado todas informações que estao acontecendo no campo da batalha oque que ninguem podia nos informar se nao fosse voce . rm tvm estso todos contaminad com virus q impede fazer serviço deles de informar o publico a verdade
Janeiro Inacio Dzoa Concordo Dr Unay cambuma.eu participei em gorrongosa. Mais todo o motivo saiu ai n zimpinga ( gondola).
Bendito Mazive Simeao Gostei dos factos
Sant Samuel Samuel Por isso muito obrigado man unay estamos acompanhando
Joaquim Lakuma Gostaria q continuance com historia verdadeira p q os q sabem Abram cabeça.
Antonio Goncalves Manuel obrigado pela info,ate pela redes pork nao lhes pertence se nao mandariam fechar esses monopolistas
Helder Mario Calma kro perceber. Andou por aq a bombardiarem nos com noticias de tipo.
Unay Cambuma ja foi capturado
Unay Cambuma era funcionario da EDM-BEIRA e foi expulso...See More
Donalds Mohlala I came across this history in 1988 by one of my teacher na escola primaria de mararanhe he told me that in the battle against the living legend mr president afonso dhlakama frelimo tried every best way but they failed and even if they try again and again they will still fail and they know that that is why i believe in information
Benelito Miguel Estou muito moralizado com esta informaçao, ganhei mais fé que a Renamo é forte mesmo e vai conseguir o que o povo quer em particular do centro e norte, e proponho que no fim deste trajecto alguem se voluntarie em principio o próprio Unay Cambuma, para editar um livro que descreverá este percurso, para que as crianças do amanha saibam que o que se conseguiu nao foi fácil. Para ja, sugiro os seguintes Titulos: "Percurso da Criaçao de Provincias Autonomas de Moçambique "; "Batalhas Para Instalaçao da Democracia Efectiva Em Moçambique "; "Batalhas Para Libertaçao Efectiva do Povo do Centro e Norte de Moçambique"; " Diferenças entre Sul do Save e Norte do Save após a independência e suas Consequencias"; Nao sou historiador mas titulos aproximados a isso, para descreverem este percurso seria bom fazer saber as crianças para se precaverem das Consequencias de má Governaçao. Evitarem o erro cometido pela Frelimo.
Salomao Facitela Sem mais...
Obgd pela sugestão!
Like20 hrs
Farai Farau Ele e cmo moises k foi mandado cm deus p salvar o povo d Egipto k sofria nas mãos d faraó. Forca cambuma
António Cinco-reis Agora sim, u cidadao informado pelas redes tvs de Moçambique stv,miramar,tim outvm vale por zero porque so dao informaçoes de pequenos assacinid e pequenos ladroes de pato ou ainda casos extrnos
Mas rede como fbook ou whatsapp dao notícias frescas que deixam um cidadao valer por 2 . Continuem iferecendo vossos cerviços embora gratuito. Tambem dizem k o curandeiro verdadeiro dá de graça. Mas akele k cobra muito dinhero, nao sabe nada.
Salomao Facitela Concordo plenamente.
Like20 hrs
Juliao Mussalafo Ahistoria e muito enterecante pra os mocambicanos ,viva e muita forca pra todos os resistentes.
Julio Sainda Mano adorei ate partilhei de tanta emocao.tinhas que fazer um livro a relatar a verdade deste pais,de modo que os nossos filhos e netos,fiquem a saber da verdade.
Pedro Chigarisso Muita historia d mocambique ta escondida.
Tomas Mahangue Forte unay
Traga nos a Verdade sobre a morte de sebastiao mabote, samora machel, e urias simango
Dercio Carangueza mano unay quem matou samora? eu acho q sao eles propios por isso guebusa chantagiou a eles e entrou n poder.
Mulandi HI Mina Kheni Quem matou Samora foi o Sérgio Vieira e sua cúpula
Muhove Tata Continuaremos a lutar.
Gracio Albino Guambe Uma história bonita para a leitura mas não completa. Fala se aí dos patrocinadores da FRELIMO e em nenhum momento vem referenciados os patrocinadores da renamo. Uma pergunta que não quer calar " dois anos de governação da FRELIMO foram suficientes para...See More
NicriSs Manejo Jr. Pk só agora dps dos 15 ou 20 anos de paz da governação do Chissano ?
Endo Atumane Vamos procurar saber as razões que levaram a criação da Renamo.
Benelito Miguel Gracio Albino Guambe, um exemplo concreto, estamos em meios diplomaticos agora junto com mediadores,porque a Frelimo nao aceita o que os outros pedem enquanto a terra é de todos? Voce fala assim porque se beneficia do actual regime. Aqui estamos nos enganar que a terra é nossa, mas quem se benefecia é um grupo. Eu estou a favor da corrida armamentista, vao morrer muitos mas os que sobreviverem vao se respeitar.
Like123 hrsEdited
Gracio Albino Guambe Em nada me beneficio, clamo apenas pelas perdas humanas que vem desde a luta pela libertação nacional até data hoje por simples ambição dos homens. Escreva o te digo irmão mesmo com outro regime se você não for membro da família deles em nada irás te beneficiar. Viva como um cidadão, peça respeito, trabalhe e verás que no seio da sua família terás paz eterna. Obrigado
Like21 hrs
Alberto Constantino Afrelimo está louco! Eu também concordo k Deus tem plano com o líder e a renamo, falta so pouco já se fez muito isto é apenas o final; com isso kero dizer: adeus frelimo.
Abassaly Ramos Agora estou estudar minha verdadeira historia do meu pais. Obrgado mano unay cambula
Mufamba Gundo Dialogo sério e tragam a paz por favor.
Klin Boss ya Mano e so vce e Azagaia k pelumenus falam a verdad Obrigad
Domingos Geraldo Ta nu fim a RENAMO.
Vasco Augusto Khanimambo não sabia
Marino Gomes Faz parte da estória
Like21 hrs
Salomao Facitela Imformação contundente!...
Wáaauuu
Like20 hrs
Benelito Miguel O facto de voce trabalhar e sentir-se bem ja se beneficia, e aqueles que estao do outro lado trabalham a triplicar do que voce faz, e nao conseguem chegar onde voce chegou. Em outras palavras vc esta dizer que o povo do centro e norte é preguiçoso, nao trabalha, é burro. Entao cada um fica do lado dele para nao nos atirarmos culpas.
Like19 hrsEdited
Francisco Retxua Informem nos mais
Like16 hrs
Gulumba D. Mutemba Continue este texto Unay Cambuma,é extremamente interessante. Já li um post seu a falar deste combate,que culminou com massacre das tropas da Frelimo e de alguns perdizes.
Alguém tem que escrever a história do Dhlakama,este homom é um dos melhores guerrilheiros do mundo e se calhar o maior da África.
Um general que com poucos recursos consegue derrotar um regime fortemente armado! esse é um caso que merece um livro.
Like114 hrs
Salomao Facitela Sem dúvida...
Like14 hrs
Ze Voabil nao t esqueca que a frelimo e anivel mundial se nao a quarta maquina cinquentenaria, retunbante e forte...mas para grandes males grandes remedios...
Like12 hrs
Rombe Langa DESTITUIÇÃO IMEDIATA DOS VERDADEIROS BANDIDOS DO POVO!

CAROS CIDADÃOS, MOÇAMBIQUE ESTÁ ENTREGUE NAS MAUS DE ASSASSINOS QUE DESDE 1975, ANO QUE SE PROCLAMOU A INDEPENDÊNCIA, CONTINUAM A TORTURAR, A SEQUESTRAR, A MATAR O POVO INOCENTE. ESSE FACTO SE DEU, COM A MORTE DE CARLOS CARDOSO, SIBA SIBA MACUÁCUA, JUIZ SILICA, GILES CISTAC, JORNALISTA MACHAVA, PROCURADOR VILANCULOS, E A TENTATIVA DE ASSASSINATO DO PHD MACUANE E OUTROS ASSASSINATOS E TORTURAS NA CLANDESTINIDADE.
O PAÍS VAI CAMINHANDO PARA BANCA ROTA E PARA O ABISMO A CADA DIA QUE PASSA. A ECONOMIA VAI DERRAPANDO AOS OLHOS DE TODOS E MUITO POUCOS TÊM CORAGEM DE SE PRONUNCIAR.
OS VERDADEIROS BANDIDOS ANDAM À SOMBRA DA BANANEIRA E A OBRIGAR O POVO A PAGAR UMA DÍVIDA EM QUE NENHUM DOS CULPADOS FOI INDICIADO OU FOI PARAR NA BARRA DO TRIBUNAL. O ACTUAL EXECUTIVO MANDOU CALAR O MINISTÉRIO PÚBLICO, AMEAÇANDO-O DE NÃO PROSSEGUIR COM AS DILIGÊNCIAS, ILIBANDO OS QUE EXTORQUIRAM OS COFRES PÚBLICOS. QUE ESTADO DE DIREITO FOI CONSTRUÍDO EM MOÇAMBIQUE? ONDE ANDA A VERDADEIRA DEMOCRACIA E OS VERDADEIROS DEFENSORES DO POVO?
O CLIMA DE TENSÃO POLÍTICO-MILITAR ESTÁ A TORNAR-SE CADA VEZ MAIS MEDONHO, O PAÍS ESTÁ A TRANSFORMAR-SE NUM ESTADO EM QUE TODOS SÃO LOBOS DE TODOS. A RELUTÂNCIA DOS LIBERTADORES DA PÁTRIA AMADA AINDA PREVALECE. O METICAL ESTÁ A ATINGIR NÍVEIS DE INSUSTENTABILIDADE ALARMANTE E NUNCA ANTES VISTO, APÓS A INDEPENDÊNCIA.
BASTA DE SER GOVERNADO POR UM GRUPO DE ASSASSINOS QUE SÓ PENSAM NO SEU UMBIGO, SEM SENTIMENTO ALGUM PELO POVO. BASTA DE SER GOVERNADO POR UM GRUPINHO DE CAPITALISTAS QUE SUGAM E AÇAMBARCAM O ERÁRIO PÚBLICO E O POVO TORNA-SE SEU CREDOR, SEM DIREITO À MANIFESTAÇÃO SOB O RISCO DE BALAS. BASTA DE SER GOVERNADO POR TIMOCRATAS QUE PARA RESOLVEREM SEUS INTERESSES INDIVIDUAIS RECORREM A POLÍCIA E A MILÍCIA, PAGANDO AOS COMANDANTES E GENERAIS SOMAS DE DINHEIRO AVULTADÍSSIMAS. PROPONHO-VOS UMA REVOLUÇÃO, UM ESPÉCIE DE GOLPE DE ESTADO PARA ARRANCAR, DE UMA VEZ PARA SEMPRE O PODER ROUBADOS PELOS BANDIDOS, SANGUINÁRIOS E INIMIGOS DO POVO. ABAIXO O PARTIDO QUE ASSALTA E LARAPIA TODOS OS PLEITOS ELEITORAIS DESDE OS AGP.
Like114 hrs
Ze Voabil tem razao..Unay.....ha...ha...ha...Unay, samora bailou...nao vai ser este nosso exercitozinho a capturar o lider nas matas, falharam na Beira , entao esquece...epa ...mas o HOMEM e estratega...sorry la ...doa a quem doer mas nao tem como...so podem ir ver se esta a chover, ou montarem pedeleia...
Like12 hrs

Sem comentários:

Windows Live Messenger + Facebook