segunda-feira, 18 de julho de 2016

SOBRE AS NEGOCIACOES ENTRE A FRELIMO E RENAMO


O povo Moçambicano esta ansioso a espera do inicio das negociações entre frelimo e a renamo para que haja uma paz duradoira nesta pérola do Índico. O povo Moçambicano sabe muito bem que a frelimo não é séria e nunca foi séria. Já negociou por várias vezes com a renamo e seu lider mas nunca cumpriu com acordos. A frelimo sempre violou os de uma forma grotesca.
Passamos a citar as palavras do líder da Renamo em entrevista recente ao jornal canal de Moçambique na passada quarta feira, 13/7/16: "O problema de Moçambique é que a frelimo não quer a democracia, a frelimo tem medo da democracia porque sabe que não tem nenhum apoio da população. A frelimo pode aceitar tudo na mesa das negociações quando é apertada no terreno mas depois não cumpre com aquilo que assinou no papel. 
Portanto, a frelimo não quer a democracia ao passo que nós a Renamo somos amantes da democracia para que o povo Moçambicano tenha o direito de votar livremente aqueles que podem governa los e que haja o estabelecimento do estado de direito com instituições fortes que possam garantir o desenvolvimento sócio - económico, justiça, liberdade e que seja o dono do próprio país. Não basta assinarmos o acordo, é preciso que desta vez hajam garantias próprias para a sua implementação depois da assinatura. Poderemos criar uma comissão nacional constituída pela renamo, frelimo, académicos, juristas, líderes religiosos, régulos, etc. Esta comissão teria poder forte para verificar a implementação do acordo e responsabilizar aqueles que o violam. " fim da citação.

Nós queremos acreditar que desta vez a situação será outra, bastando para tal a renamo aprender dos erros e ingenuidades do passado. Que não haja pressa para a assinatura do cessar fogo antes de o parlamento emendar a constituição para a imediata implementação das 6 autarquias provinciais exigidas pela Renamo, o que de forma automática resolve o problema de integração dos antigos combatentes da renamo ou "homens armados da renamo", na terminologia da frelimo.
(Vejam que a frelimo chama os seus guerrilheiros que lutaram contra o colono de "antigos combatentes" e os da renamo que com eles lutaram na guerra civil de 16 anos chama os de "ex-guerrilheiros da renamo", agora 'modernizado' para 'homens armados da renamo').

O tal "desarmamento da Renamo" exigido pela frelimo é uma autêntica piada, onde é que se viu um exército derrotado desarmar o vencedor? E há que saber diferenciar a trégua do cessar fogo. A trégua permite a implementação do acordo e o cessar fogo apenas serve para confirmar a sua implementação, é mera cerimónia cosmética ou para a fotografia. Com a frelimo tem que ser assim caso contrário vai se repetir a mesma música sobre a frelimo "que nunca cumpre acordos assinados."
A Renamo exige governar as 6 províncias que ganhou nas eleições de 2014, isto significa que será a renamo a controlar administrativamente mais da metade da população de Moçambique. Vai ter os ser governantes, desde o governador até o chefe da localidade, assim como a estrutura de base administrativa em todas 6 províncias. A renamo sairá a ganhar sobretudo se demonstrar competência governativa até as eleições seguintes.

O povo vai gostar das políticas sectoriais da renamo, boa governação, desenvolvimento económico e sustentável, emprego e habitação para os jovens, justiça, liberdade de expressão, isto tudo levará o povo a preferir a renamo e será o fim da frelimo, que só sabe fazer fraudes eleitorais, criar esquadrões da morte, enterrar os seu povo e militares em valas comuns, fazer dívidas do tamanho do tamanho da Serra da Gorongoza e esconde las do povo e (pasme se!) dos doadores, de devastar as nossas florestas para entregar madeira de borla aos chineses só porque pagam 100.000 dólares ao cidadão José Candura Pacheco, um chingondo desmiolado do Búzi, salvo erro. 
A frelimo tem tanta falta de inteligência, que até confunde os funcionários públicos como sendo seus membros, esquecendo se que o grosso dos funcionários públicos do centro e norte votaram na Renamo nas últimas eleições. Quem disse que renamo quer governar apenas os seus membros? A renamo vai trabalhar como o povo e não vai olhar para a filiação partidária. Os tecnicos superiores e médios que servem o estado não serão e nunca serão propriedade de algum partido.
A renamo só não vai tolerar os criminosos que andaram a martirizar o povo, estes sim, serão levados a justiça. Portanto, a frelimo perde tempo quando assassina os quadros da Renamo. A frelimo também devia se lembrar que esses membros da renamo que estão sendo raptados e mortos são entes queridos de muitos membros da frelimo. Grande imbecilidade esta.

Isto prova que a frelimo é partido sulista que odeia os povos centro e norte. O Nyusi não passa de um boneco de panos manipulado por Guebuza e tem o seu "ministro" do interior Basílio Monteiro como o capanga que manda espangar e assassinar os críticos do regime através de uso de prisioneiros condenados a longas penas de prisão. A justiça tarda, mas não falha.

Estes crimes e desgovernação da frelimo reforçam a pretensão dos povos do centro e norte de se dividir o país mas o líder da Renamo, que luta por todo povo Moçambicano prefere a autonomização das provincias a começar pelas 6 que ganhou nas últimas eleições. É a única saída. A frelimo, que nem venceu militarmente o regime português, acha se dona de Moçambique depois de usurpar o poder através do descuprimento dos acordos de Lusaka, matando na sequência todos os seus opositores como o reverendo Uria Simango e a Dra Joana Simeão. 
Unay Cambuma


LikeShow more reactionsShare
54 Comments
Comments

Ricu Hassan Hassan Sempre estamos acompanhando




Samuel Sum Se nunca se sabe oque se trata e muitos mais acordos que ja foram asinado nigem sabe oque acordam entre eles so oque e certo dipois de tudo voltamos a guera civil




Juvencio Joao Nhamugodzo Claro, ta certo.


Leston Massingue A frelimo está desesperada e tudo indica que ficará pela história!


Bizmungo Arape Arape Tuto "....que ñ haja pressa para a assinatura do cessar fogo antes de o parlamento emendar a constituição a imediata implementação das 6autarquias provinciais ."
Pode se ensaiar cessar fogo como forma de dar espaço o arranque da implementação do acordo assinado. 
A frelimo são demônios, cuidado.


Unay Cambuma Nada disso. Primeiro tréguas. Se a renamo não fizer isso será um erro catastrófico.


Afzal Said Aly Muhammad De um modo e do outro,frelimo vai ter que ceder as 6! Pacheco acho ser de cheringoma doutor unay


Unay Cambuma Obrigado.




Jose Ofece Deniasse Ofece Nao, o pacheco é do buzi nova sofala nao d chirigoma pacheco é mandau nao masena


Afzal Said Aly Muhammad A é?pode ser!duque sei dos mais próximos ditam me assim!mas vou tentar saber mais


Rogério Leâo É de Buzi sim.


Surate Atibo Murrateia Murrateia Se não há nada n diago dele vamos lá abandonar só ser fither faithi só, não há tempo a perder pá


Bacar Abdala A frelimo é sulista sim porque desencadeiou uma ofensiva de eliminaçao de membros da renamo na zona centro e norte ,nao no sul,


Mulandi HI Mina Kheni Nunca se confia nessa gang frelimista. Eu sou funcionário público e assisti uma cena carricata. Um fulano foi empossado como chefe de departamento numa instituição que não vou mencionar o nome e que no dia seguinte já estavam sendo lhe entregue as fich...See More


Sacrifício Manusse Ha ditado que diz"corrugir um sàbio-o faz mais sàbio enquanto corrugir um burro estaràsa criar o espaço para ódio,a frelimo por mim é uma organização política de burros,nem os pais desses senhores/as não podem mais ter openiões nas casas porque são chefes.


O Renascimento Negro bem dito general unay.
acerca do jose campangue pacheco o desmiolado do buzi ele neste momento esta a usar uma conta da fb cm nome ZONDAI TANGAUZOKE,é este lixo deliquente


Rachid Said Hahahahaa general, essa foi a mas boa que já ouvi de te meuAfonso Marceta Dhlakama, exercito derrotado querer desarmar o vencedor Kakakakkaka. Se essa mensagem chegar aos soldados que o combate, tenho certeza que haverá muita fuga antecipada visto que os miúdos terão medo de prosseguir com suas tarefas de assalto a sua residencia porque antes de la cegar já estão derrotados.


Eusebio Zelio o presidente da Renamo esta encurralado esta num beco sem saída por isso que quer negociar


Abahassane Zaina Abahassa Bem dito Eusebio o gajo esta mesmo encuralado ja nao o que fazer e o lambebota Unay a mentir mas a verdade, quem avisa amigo é!


Cassimo Jaime Bialine Lembrem -se que já tive vemos regimes como a frelimo, pois a II. G.M, mas estes já desaparecem muito menos se falam, claro que foi um processo para o seu desperecimento, mas passaram para o cemitério e assim esta sendo a frelimo


Juma Omar Juma O povo na xt por ai, keremos Paz urgent, finalizem vosa querra por favor!
O senhor sabe OK sobre aQuerra?
Fala outros assunts não aquerra.




Paulino Ripua Nada justifica o ribombar das bazoocas a favor da Politica. Quer a Frelimo assim como a Renamo faxam politicas sem armas nem derrame do sangue dos inocentes e que xa do povo que vota. A vontade politica da Renamo em estabelecer a dita boa governacao s...See More


Eduardo Guambe para o seu conhecimento,quem quer negociacao sao outras pessoas nao o lider da renamo,entendeu Zebinho,voce vive mal e ainda confunde as coisas ,perceba que ninguem por via armada vencera a renamo,doguinho.




Raul Novinte O meu sentimento na qualidade de cidadão moçambicano é que a Frelimo constitui o maior obstaculo para implementação da democracia em Moçambique. O povo moçambicano deve abrir os olhos sobretudo quando se trata dos deputados da Frelimo na Assembleia da Republica. Eles se comportam como não amam Moçambique mas sim Partido Frelimo. Uma vergonha!.....


Juvencio Joao Nhamugodzo Claro meu irmao.


Majaua Nhampa Respondeu meu irmao


Daniel Evaristo Inhauane Inhauane Concordo sem corta 100%.




Anibal Machili Politiquices! Afinal porque nao gostam fazer os TPCs que os camaradas vos dao no intervalo das eleicoes?





Ablahamo Eruzane Saidone Saidone AO DE VER, ESTE ANO NÃO É PARA BRINCAR COM LADRÃOS DE VOTOS AQUI EM MOÇAMBIQUE.DOE AQUE DOER...


Luwy Fernandes IIO frelimista ainda PUTO ja diz SOU filho DOOO . Entao ? quem manda em MOZ ? Machangana ! Maconde? Tribalismo ! MACONDES SEUS TRAIDORES. Na vossa terra NAO TEN NADA . So saben COMER CALADOS . Na MINHA CIDADE NAO ADMIITIMOS ABUSOS


Luwy Fernandes Desta vez VAO APRENDER . Chega ABUSO .COMUNICAR as familias q em MOZ ts a MORRER POR CAUSA DE ABUSO


Luwy Fernandes TODA HISTORIA DE MOCAMBIQUE É. MENTIRA










Vlitos Renamo Boa tarde, Sr General UNAY CAMBUMA, concordo com tudo o que escreveu, está correctíssimo, sinceramente penso que, se até agora, a RENAMO, lutou 37 anos seguidamente, sem pedir favores à ninguém, único a quem prestamos contas, nestes anoiis todos, foi ao nosso Povo, porque Fundei a RENAMO, para servir humildemente o Povo Moçambicano, aguentamos todos os males e a vida não foi fácil, até hoje. Nesta fase, com negociações à vista, teremos que ser persistentes, há mediadores, sim senhor, mas se fizerem canganhiça, não há problemas, haveremos de nos desenrascar, vamos continuar o nosso esforço, até conseguirmos o objectivo, duma democracia genuína, baseada em mecanismos que, não deixem ninguém sequer, tentar pensar ser ditador, teremos só eleições e governará quem ganhar, quem perder respeitará na oposição, tudo sem armas, com segurança civil e militar, apenas voltada para a paz e harmonia social, dos cidadãos Moçambcanos e, os militares apenas para, vigiarem as fronteiras e ajudarem ao Povo, nalguma catástrofe. não vamos brincar em serviço, porque já chega de palhaçada, roubos, mentiras, assassinatos e transformarmos o Povo num coitadinho. O Povo, é o centro duma Nação, tudo tem de girar à volta do desenvolvimento e bem estar da Popilação. VIVA A RENAMO VIVA PRES. AFONSO DHLAKAMA...


Salomao Bando Dissed muito ben Unay: a bola esta no terreno. As 6 provincias autonomas vao servir do termo comparativo de boa governacao, justica e direitos humanos. Para isso a renamo tera uma tarefa muito ardua para mostrar a diferenca.


Ishmael Da Lnes Lampiao Onde que se viu um exercito derrotado desarmar o vencedor? nenhum lugar


David Jose Siguei nota 20 unay cambuma voco e um general.5 estrela deus ti protege sempre xtamos atualizado em se general.valeu.


Merecido Da Ariana Esse dialogo esta demorar mesmo, nós keremos ver a mascara da Frelimo a cair. Estamos cansados de viver das fantasias desses caluniadores do povo.

Like · 2 · 23 hrs






Marcelino Amoda Cambuma como é isso mesmo?.

Like · 1 · 23 hrs

Angandimasso Alface Luís Tudo já falaram, só carimbo ao lado esquerdo VIVA DHLAKAMA, UNAY, RENAMO, E TODOS RESISTENTES. Ao lado direito deixo para Pai UNAY assinar sozinho. Bom dia

Like · 1 · 16 hrs

Sergio Gabriel Toscano Tosca Força força Lider a victoria nos segue.

Like · 1 · 14 hrs





Jeremiah Joao Viva avictoria é nossa


Gonhombila Sarmento Esqueceu a passagem k diz "...por isso matamos a populaxao para tocar a flelimo..."


Gonhombila Sarmento O desarmamento da Renamo passa pela morte dakele velhobabaca, ditador azedo e mau exemplo da democracia. K exige democracia qdo ele mesmo esta a dirigir um partido de bandidos armados desde a sua fundaxao. Um verdadeiro egoista, se nao tivesse concorrido enumeras vezes tambem nao estariamos nesse conflito porque teriam lhe substituido pessoas serias k lutariam sem armas. Ele esta sendo pressionado para pagar as promessar k fez aos seus patroes com a nossa terra. Ambicioso, egoista, mataste meu irmao


Gonhombila Sarmento Perdem tempo matando pessoas para rapidos como Diareia correrem xeirando a polvora para preparar campanhas p eleicoes na esperanca de vencer... Coisas de malucos mesmo. A vitoria prepara-se. So lendo, vc aprende e nao matando.


Tonny Maphosa Eu como um sidadaõ mocambicano .aminha ópiniaõ é esse ,a renamo tem que tomar deçisaõ emquanto é sedo : fexar estrada para eses esquadroes da morte e esses secretarios dos bairos para nao aver manobras .todos ja sabe que a renamo xta ilutar para uma coisa justas :é porisso fexam estrada fexar mesmo .deixam de duas caminho .dialogar ,lutar: é mas bom presegir uma unica coisa .vamos fexar estrada temos tdu comandos preparado a final que farta mas ? ? Vamos desidr agora mesmo. xtamos fazer a gerra mas nao estamos disidido Tiago 1vs 5-8 Romanos 10vs 7-10 Deutronome 30vs15-20


Shadrek Moyana Meus irmãos cambuma dava bem ser mestre dos jornalistas em toda África austral. Por a caso ele escreve bem e não tem medo d esquadrões da morte. Eu digo vos jovens se k a frelimo não comprir de novo com esse acordo do revuma ao maputo todos joven vamos carregar arma a favor da renamo e se a frelimo nos forçar uma vida militar agente vamos se nos chegar no terreno vamos matar o comandante e levantamos mão para homens da renamo não nos matar e por sua vez voltamos a atacar contra o governo assim pudemos acabar com a frelimo Pork chega. Todo mundo sabe de k eles não ganharam as últimas eléctricos.


Shadrek Moyana Por me a renamo devia bater bem no maputo,mandar cherar bem palácio e ai k podia levar a sério o diálogo Pork toda família desses igoistas xta lá no maputo desculpa expressão mesmo eu vivo aqui no maputo mas Xtou a favor da renamo atacar aqui mesmo.

Like · 1 · 5 hrs

Ablahamo Eruzane Saidone Saidone AGORA O POVO MOÇAMBICANOS ESTA MUITO ABERTO VAMOS VER ONDE A FRELIMO VAI PARAR,PORQUE O MONOPARTIDARISMO JA PROVOU QUI NÃO PRESTA ANIVEL MUNDIAL.


Karimo Chiundiza Chiundiza Vamos esperar ver.nao sou politico. Vai ser mui dificil a frelimo deixar a renamo nas 06 provincia.....e nestas provincias q tem muitos recursos naturais.


Customo Jo Jo Ya tudo ta deficil...mais nunca deixar em branco isso..o povo tdo confia na renamo e estamos juntos...o povo vota n renamo e a frel desvia votos,esconde,e anunCia resultados k o povo nao espera...nxte caso kem pode seguir isso ja e o nosso grande presidente Dhlakama...nao pode admitir k isso va mais longe..pork xtamos mal...em tudo,com a frel nad k somos....somos baleados,roubados,desempregados,salarios baixos,alimentacao cara,etc,uma das coisas k a renamo nao pode aceitar e entregar as armas em nenhum momento pork e unico partido k a freli teme nxte pais,em seguida se tudo nao corra bem e so decidir dividir ou levar a forxa as 6 provincias....,a freli so pode ouvir pela bala d arma somente nad mais...se a renamo continuar com xta paciencia nos povo acabaremos com a freli...e ja xtamos acabar....obrgdo

Sem comentários: