domingo, 31 de julho de 2016

FRELIMO SABOTA MEDIADORES INTERNACIONAIS


BREAKING!
FRELIMO SABOTA MEDIADORES INTERNACIONAIS
*Forcas da Renamo vao mesmo paralisar o país a qualquer instante caso "hajam brincadeiras" da frelimo nas negociações
O "governo" da frelimo sabia muito bem que tinha que arcar com a logística dos mediadores internacionais mas não preparou nada, foi por isso que os mediadores tiveram que voltar a procedência para organizar a logística necessária para traz a paz ao país. Os mediadores voltarão a Moçambique entre os dias 6 e 7 de Agosto de 2016 para retomar as negociações no dia 8 do mesmo mês.
Mas tudo isso aconteceu devido a má fé da frelimo, aliás, a frelimo esta a sabotar a presença dos mediadores e observadores e mediadores internacionais porque como já é do conhecimento público, a frelimo recusou se por tempo a presença destes sob proposta da Renamo, só aceitou depois das últimas cabazadas militares na serra da Gorongoza contra os formidáveis homens verdes de Afonso Dhlakama.
A frelimo também propôs os seus três observadores/mediadores imitando a Renamo mas no fundo a frelimo não está a favor do processo negocial. O que a frelimo queria era manipular e instrumentalizar os mediadores para que estes tratassem a Renamo com minimalismo e desdém, como se fosse um grupelho de rebeldes desordeiros e sem agenda política clara.
Mas seja qual for a estratégia da frelimo, os mediadores jà estão em Moçambique, apenas voltaram aos países de origem para organizar a logística necessária para não ter que ser humilhados pela frelimo como foi o caso da EMOCHIM.
A frelimo não tem nenhuma hipótese para impedir a presença dos mediadores e mesmo estando contra, estes jà iniciaram com os trabalhos. Jà falaram com o presidente da Renamo e também com o presidente da Frelimo. Com o presidente da Renamo, segundo fontes fidedignas ligadas às perdizes, os mediadores falaram longamente através de teleconfêrencia e ao que tudo indica, todas as calúnias e mentiras da Frelimo contra a Renamo e o seu lider caíram por terra.
Quanto às negociações achamos nós que a frelimo não outra alternativa senão aceitar aquilo que está sendo exigido pela Renamo porque do contrário ser um verdadeiro suicídio. Segundo fontes, Afonso Dhlakama, conhecido pela sua benevolência e paciência, nos últimos dias monstra se bastante impaciente e com discursos cada vez mais enérgicos e duros. Dhlakama pode e vai mesmo dar ordens as suas forcas para lançarem operações militares contra a cidade e província de Maputo casa a frelimo continua "a brincar". Jà se sabe que a Renamo tem centenas de militares posicionados nas três províncias sul do país. Sabemos que a Renamo tem a capacidade militar para fazer isso bem como ocupar as 6 províncias em menos de uma 15 dias.
Nas primeiras 48 horas no mínimo 30 distritos vão cair como um castelo de areia. A frelimo já não tem efectivo e grande parte dos distritos ou seja sedes distritais e defendido por uma desmoralizada e "tremida" companhia (uns 100 homens) que pode ser rapidamente posta fora de combate por uma furiosa meia dúzia de rangers de Afonso Dhlakama.
A Renamo também poderá paralisar todas as principais vias rodoviárias. Atenção não confundir "paralisar" com emboscadas do tipo Muxungue-Save e EN1 via Tete, aquilo são brincadeiras para crianças. A Renamo vai efectivamente 《fechar》 os troços Save - Inchope, Inchope-Tete, Inchope-Beira, Inchope-Caia (ponte rio Zambeze), Caía - rio Ligonha, rio Ligonha- Pemba. Linhas férreas e outras infraestruturas estratégicas também serão inclusas.
Um dos efeitos imediatos do bloqueio rodoviário é o fim do funcionamento dos "cípaios do império de Gaza", o SISE, que é a espinha dorsal do regime sulista da frelimo.
Por isso o Nyusi não pode andar a brincar. Os radicais da frelimo que o enganam e instrumentalizam vão rir se dele em breve. O Nyusi e sua Frelimo não tem capacidade militar para enfrentar a Renamo de Afonso Dhlakama. Mesmo os famosos mercenários de elite e seus temíveis curandeiros foram destruídos recentemente em Gorongoza. Esses antigos combatentes que estão a tentar ajudar a frelimo conheceram muito bem a Renamo durante a guerra dos 16 anos.
Na altura a frelimo tinha um exército de 150.000 homens esplendidamente equipado com até hoje umas das melhores armas do mundo como helicópteros MI-8/17/24, caça bombardeiros Mi-21, blindados BTR, canhões D-30, sistemas de lançamento múltiplo de artilharia BM-21 "Grad", etc e era ajudado pelos exércitos tanzaniano, zimbabweano, cubano, soviético e vários conselheiros militares soviéticos e de outros países socialistas como a antiga Alemanha democratica.
Mas mesmo com tudo isso a Renamo, está mesma Renamo de hoje comandada e dirigida pelo lendário e genial Afonso M.M. Dhlakama, 63 anos, conseguiu derrotar a frelimo e força lo a ajoelhar se em Roma. Se Dhlakama quisesse governar à força fá-lo-ia na altura mas apenas era para mostrar ao mundo que a sua luta não era pelo poder mas pela democracia.
Portanto, não é hoje que a frelimo vai conseguir derrotar militarmente a já experiente Renamo. Dhlakama tem falado a imprensa que é país de filhos e também tem netos e que sente muito pelos jovens que são levados nas escolas para serem treinados para ir provocar as forcas da Renamo para depois morrerem como ratos.
Realmente a frelimo tem dinheiro para adquirir todo tipo equipamento militar para o seu exército mas quem vence a guerra é o homem, não as armas, por mais sofisticadas que sejam. Para ganhar uma guerra é preciso ter a causa e por conseguinte, moral combativa e as forcas da Renamo tem isso ao passo que as da Frelimo lutam em defesa de fraude eleitoral e dos crimes da governação de Guebuza (com destaque para as dívidas ocultas de mais de 2 biliões de dólares), que preferiu colocar no poder o seu marionete Nyusi e manter o conflito militar para nao ser julgado e preso.
ĺ
LikeShow more reactions
106 Comments
Comments
Tomas Humbe A vitoria e certa.
Zondai Mucharenba Anos atraz nem tivemos ifromacoes de trabalho MILITAR ms agora pk ja estao a morer este trabalho ja e gratuita MAHALA. vao la morer mas nao com migo.
Mateus Harissone Se o dhlakama for ao sul de facto, irei acreditar k ele esta p o povo, pork vejao so, ele so respond provocasoes no centro, o povo do centro esta morrer, o mesmo k Votou e esta com ele, os do sul k nos castigao esta vivos sem temor, o cota tem de ver isso
Horacio Tomo assim seja resistentis favor.
Francisco Alexandre MATEM NO SUL
Ricardo Araujo Não se enxibam nas armas, deveriam falar do desenvolvimento do país, arma é arma senhor unay, não existe melhor exército no mundo, né mesmo esses ranger que falas basta escutarem o som de arma fogem, porque sabem que se parar vão morrer
Helder Lourenco Imbecis, estão a gazetar de pensar, queremos soluções,...
Jose Francisco Malanjisse O melhor é roubar dinheiro eles enriquecereeeem e o povo q os ajudou a roubar os votos pagar as dívidas, estes não são criminosos , só aquele q é atacado, presseguido pra ser morto, deve ficar empune, não pode reagir não pode se defender. Quem mata os jovens? Aquele q manda matar ou aquele q se defende pra não ser morto?
Jose Francisco Malanjisse Vocês q tem liberdade de falar hoje sabem q é graças a quem? A FMI e outros dizistiram de doar em Moçambique porq? É a Renamo q provou isto?, as escola descartáveis, hospitais descartáveis, q quando a chuva e a ventania chega carrrrega, paredes do est...See More
Odnanref Ed Susej Seugirdor Estou cansado dessas brincadeiras
Jorge Domingos Salve opovo na mizeria
Crimildo Chilundzo Mimido Chilundzo Bem pensado sr Ricardo Araujo! Na verdade, arma é só pra matar/destruir e não pra desenvolver o nosso belo país.
Silva Paulino Sim a Renamo viveu durante 16 anos com a população do Centro e Norte sem matratar o povo.so a frelimo que fazia mal ao povo por isso o povo do Centro e Norte conhec bem que matrata o povo do Centro e Norte muito mal é a frelimo não é a Renamo.se foce a...See More
Crimildo Chilundzo Mimido Chilundzo Ndakazwizwa shamwari yango Mafunga, safuna ntendere base, mas zwakanaka maningue ku taura bom, nghoti imwi ndi ma intelectual.
Sergio Paulo Nhabinde A verdade já disseram os malandros ignorantes e psicopatas políticos, defensores da Dustruição das infra-estruturas publicas e propriedade privada dos moçambicanos, incluindos alguns militantes da Renamo. Mas para ser directo a Renamo só tem bandidos a...See More
Abílio Moutinho Júnior Quero informar aos amigos da fb ki isto é Moçambique ñ se iludem em falar actoa por ambas partes. Porque nos somos como galinhas na capoera excepto ao Cambuma.
Soares Alfredo Pedro nem contra nem afvr kr mlhr d moz
Edu JT O Subterrâneo Sem tirar,nem por Este é o país de coitados desorientado malucos . Não sabe porquê lutam e nem porquê morrem. Espirito de sim patrão.
Curriculo Ensino Tiro chapeu, escrever para nao deixar lacuna aos imbecis da frelimo.
Crimildo Chilundzo Mimido Chilundzo É mto triste! tudo isso acontecendo no meu país! Até quando essa luta pela ganância d governar meus irmãos?
Joao Moreno Esses todos os dias quando acordam não tem outro pensamento a não ser fazer maldade. Deus me perdoe
Nelo Tembenuca Adias pude ler um longo post dizendo k o senhor foi desmascarado, ou seja, já aviam te apanhado e bloqueiado tua conta.
Gracio Cardoso Jose Vc, é um louco mesmo. E outros loucos como tu fazem like nas bujardas que tens escrito.
Edson Nhanombe Pois Gracio Cardoso Jose. Este gajo é um doente mental. Eu nem sou da frel. Mas o gajo agora enjoa. Escreve merdas e já foi descoberto que é doente mental. Ainda tem alguns loucos que ainda põem likes, mas é pouca gente agora, porque já foi descoberto.
Aldino Daniel Aldino Tudo isso o povo eh quem sofre,
Agostinho Joao Filipe Mabunda A fim o que quro a frlimo nao era dialogo, agora ja sta mandar ir embora os mediadores .e depois vem nos dizer que a renamo nao quero dialogo, a rangerx avancam ate na ponta vermelha sem recua.
Afzal Said Aly Muhammad O que ficou é ambição na frelimo! Eles muito bem sabem que a renamo é intocável
Daunicio Julio Ajofre Que Deus os paga a logistica
porq queremos a paz ee harmonia no paiz
Zacarias Jossias Valoi Kkkk. Cambuma. ...kkkkk.nao se divide um povo heróico e dhakama não tem capacidade de divis
Zacarias Jossias Valoi Não se confunde um psicopata com um governo legítimo do povo ....muitos deixam se elevar com as sevícias do dhakama....nunca o governo da frelimo será derrotado por um grupo de bandidos .....
Gemo Manga Outros comentarios parece de estrangeiros e não de pessoas que vivem moz real!!!!!
Like422 hrs
Joaquim DoCastelo Foi bom que assim fosse pois os mediadores vao ter a oportunidade de conhecer a natureza da FRELIMO.
Like118 hrs
Millas de Gaspar Uma coisa se vc nao goxta do q o cambuma xcrve porq deram like nele seu covardes inuteis.
Like113 hrs
Gomes Mucuva Yes,fire
Like12 hrs
Customo Jo Jo Exato
Like3 hrs

Sem comentários: