quinta-feira, 28 de julho de 2016

FALTA DE RESPEITO E VONTADE DE ACABAR COM A GUERRA.

É com muita vergonha que acabo de ler a noticia dando conta que o grupo de mediadores às negociações para a restauração da Paz em Moçambique está de volta aos seus países por causa de, entre outros motivos, falta de entendimento entre as partes sobre o primeiro ponto da agenda (governação da Renamo em seis províncias) e motivos logísticos.
O Canal de Moçambique desta semana informa que os mediadores e facilitadores custeiam as despesas de alojamento, alimentação, etc. sozinhos. E ainda, eles não gozam de nenhum estatuto ou tratamento especial.
Ou seja, tratamos de quem nos ajuda a encontrar a paz como se de qualquer turista zimbabueano ou somali fossem. Eles vêm a nosso convite, para tratar assuntos do nosso interesse e expomo-los ao relento, famintos e sem protecção. Povo assim só se encontra em Moçambique. Agora eles estão de regresso aos seus países quando era justamente nestas alturas que o seu papel deveria se evidenciar: aproximar as partes. O porta-voz do grupo fala de falta de entendimento e aspectos logísticos. Só que, foi justamente por falta do entendimento entre nós moçambicanos que os convidamos para mediar o conflicto.
Será que somos tão desavergonhados assim? Não nos incomoda a nossa falta de preparo, a nossa falta a palavra e a nossa coragem em fazer perder tempo pessoas ocupadas e com agenda séria?
Antes foi com a EMOCHIM e agora com o grupo de mediadores.
Lembremo-nos que quem está em guerra somos nós. Nenhum dos cidadãos mediadores vive num país em guerra, sinal de que os seus governos e povo são sérios. Isto é uma vergonha!
CanalMoz
Última hora* Última hora*Última hora*Última hora*
Não há entendimento. Mediadores internacionais decidem regressar aos seus países (‪#‎canalmoz‬)
Maputo (Canalmoz) - A equipa de mediadores internacionais nas negociações entre o Governo e a Renamo acaba de fazer, há momentos, uma declaração na qual anunciou a suspensão das negociações por 10 dias para regressarem aos seus países.
O coordenador da equipa dos mediadores, o italiano Mario Raffaelli disse no final da sessão de hoje que a falta de entendimento entre as duas partes e motivos logísticos para os próprios mediadores são entre outros motivos as razões da suspensão. "Apelamos as duas para ficarem a analisar seriamente as propostas para quando voltarmos encontrarmos algo concreto. Queremos deixar um apelo às partes que a primeira preocupação importante do povo moçambicano é a Paz" disse Mario Raffaelli. (Bernardo Álvaro, a partir da sede das negociações)
LikeShow more reactions
Comments
El Patriota Deve ser por questões logísticas, porque entendimento eles já sabiam que não nos entendemos... Por isso vieram para nos ajudar a superar. De facto, nós somos uns atípicos, convidar alguém para vir me ajudar a resolver problemas internos e eu simplesmente deixa-lo ao relento, esfomeado e ao Deus dará??? Só mesmo aqui...
Raúl Salomão Jamisse Mesmo eu que sou um zé ninguém consigo ver a inércia dos tais negociadores, isto é, as equipas foram constituídas para servirem de porta - vozes das lideranças e não para negociar saídas possíveis do conflito. Damn
Jorge Matola lamento
Edmu Joao Panguene Sabe Egidio Vaz eu li o canal de hoje vi os termos de referencia e esta evidente que o governo liderado pelo presidente Nhusy nao tem na sua agenda a paz como prioridade
Donaldson Peterson Na sua opinião qual é a prioridade na agenda do presidente da república.
Edmu Joao Panguene A continuaçao do conflito
Nelito M. Tiago O que ganha com a continuação do conflito? Cuidado, essa coisa de pensar com o joelho é perigoso. ..
Edmu Joao Panguene Perguntem ao presidente da republica, foi ele que jurou fazer de tudo para restabeleçer a paz efectiva e à reecosciliação entre nos irmãos Moçanbicanos...
Edmu Joao Panguene Nelito M.Tiago de recomendo-te a ler o jornal canal de moçanbique de hoje dia 27/07/2016 na sua pagina 5 e 11 que fala dos termos de referencia
Egidio Vaz Assim o próximo passo será o grupo de choque insultar os mediadores. Hehehehe
Edmu Joao Panguene Os mediadores fizeram a sua parte houve ou a falta de vontade por parte da instituiçao que mandou os convintes aos mediadores/facilitadores assim sendo a guerra vai continuando do geito que eles querem.
Edmu Joao Panguene Professor Egido Vaz desde quando é que a PGR
Edmu Joao Panguene Prafessor desde quando a PGR é um orgão de soberania aqui em moz
Jack Daniel Este grupo jà està preparado desde a chegada dos mediadores, entrarão em acção em breve...
Rufino Infante Kkkkkkkkkkkkk desaguentei. Grupo de choque???
Tomas Pereira Pyamanhadzo bassi.
Like13 hrs
Saide Jacinto Ali Chamar alguem pra lhe deixar na rua?
Egidio Vaz Se voce convida alguem e não lhe paga as despesas de alojamento e alimentação, tal significa o que?
Egidio Vaz Veja o ponto 9 dos termos de referência.
Dino Tualufo Mais uma oportunidade que tiveram para conviver com mediocridade dos nossos politicos.
Leo James E vergonhoso esta situacao, nem fingir que estao a resolver algo nao conseguem, Estao a manchar a imagem de todos, a crise politica so piora e reforca a crise economica, E lamentavel que Deus ilumine a todos nos
Saide Jacinto Ali Eu acho que aquelas pessoas tem medo da paz,pois eles sabeis que com a paz o distino deles e prisao,juro.
Like21 hrs
Jack Daniel Me desculpem,mas aquí afirmo que Nyusse e o seu Governo e o chefe na sombra não almejam a paz que tanto Apelam...Dlakama pra ser sincero jà havia avançado que desta vez era de vez"a bem ou a mal governarei as seis províncias"? afinal o nyusse ao solicitar Dlakama keria o aldrabar tal e qual fez Chissano?afinal ñ estava preparado a ceder e expondo algumas condições? Triste esta realidade, qual é o meu papel na sociedade?e o teu? em suma de todos? afinal de que estamos a espera?
Ivan Stelio Cuamba até quando teremos q aguentar esta falta d valor pela vida dos moçambicano?
Rebeca Cipriano Egidio Vaz, o problema são as pessoas. O orgulho e a ganância faz - nos sermos mesquinhos.
Egidio Vaz Epa, isto é uma vergonha pá. A todos títulos!
Rebeca Cipriano E sofrerá o capim.
Nelson Machona É lastimável...
Joao Luis Gomes Esses falam de falta de entendimento entre nós os moçambicanos , mas por trás continuam a alimentar a guerra porque também teem os seus interesses . Não sejamos distraídos .
Felix Junior Ate se convencerem de que a guerra nao vai ter vencedores, ai sim vamos tratar o assunto com seriedade.
Tiberio Paulo Jorge Eles não pensam no povo, mas sim nós próprios umbigos!
Hobety Luys Muhamby Isso é uma brincadeira de mau gosto. O povo já estava com a esperança de que um dia as armas iriam se calar nas zonas de conflito.
Tiberio Paulo Jorge Temos que tirar uma lição de tudo isso, existem grupos de pessoas, que não merecem a nossa consideração.
Jose Chirruco Vergonha Total mano.
Hadgy Saimone As vezes começo a dar razao a Donald Trump sobre a imagem das lideranças Africanas que precisam urgente de recolonizacao mental voltada a boa governacao...Nos temos oceano, rios, lagos, terras arraveis, recursos naturais mas ñ estamos saber aproveitar! Que custa unirmos e lutar para o bem comum do povo.
Macarangue Makas Vergonha total.
Nelson Junior Entao como eh isto?...nao nos diziam qiie os mediadores conheciam bem o dossier?...e se tal eh o caso porque nao previniram que isto acontecesse?...esta eh uma brincadeira de criances...com o todo respeito me permitam de vos recordar que eu tinha previsto isto: a frelimo nao vai ceder em pontos chaves...eh possivel que a Renamo ceda, mas vai querer muito dinheiro...estes renamisttas e frelimistas sao uns malandros...e falsos
Tony Mondlane Bananalandia tudo banana triste
Nelson Junior Mas voces nao notam de que a Frelimo deseja ansiosamente matar o Afonso?....e ele sabe
Vincent Nhavene Me parece tratar-se de falta de vontade do regime do dia, porque nunca os aceitou como condicao imposta
José Mambo O que devemos esperar deste governo e a renamo, parece que não estão comprometidos com o povo e a paz.
José Penicela Não existia interesse por parte do Governo
Nelson Junior .......por parte de todos, caro Jose pois eles e familia nao estao a sofrer
Mondlane Dzowo Niku Gan hi ndzaku.
Abdul Yatima Pra mim como nao houve consensos o tal de parlamento devia parar ate q haja paz.Estao n parlamento a fazer uke?devia discutir assuntos da nacao e nao de insultos e falta de respeito entre eles.
Arnaldo Caliche Cuidado, acho que faltou coragem de dizer que cada um custea os mediadores que indicou. Ou por outro, nao cuatea-los para irem embora. pelo menos mostrou se que nao havia problema em trazer mediadores internacionais por parte do governo. o que a RENAMO agora vai dizer? Que nao havia mediadores? Isso foi feito deproposito, porque nao e e nunca foi o ser e o estar do governo mocambicano. A verdade um dia sera dita.
Aderito Sinala Pura vergonha, ja estava a prever isso.....espero que Trump seja presidente do EUA e use suas ideias em relação a África, alguns líderes merecem.
Abdul Yatima sim panicela se t recordas quando os mefiadores chegatam o presidente deu recado que deu, e logo viu se q nao sairia nada de especial so brincadeiras......e ai esta.
Antonio Pescoso COISAS DE BRINCADEIRA
Alice Mungomane É complicado. ...
Rui Abudas Egoístas! Vou-me mudar para Somália.
Victor Antony Na guerra não há vencedores nem vencidos há vítimas
Silverio Mendes O pior xta por vir!!
Carlos Cuche Deus nos acudi
Naziro Alde Nhalia Deus nos acuda!!!
Sidonio Bras África sempre precisará um empurrão dos americanos as negociações devem esperar pelas eleições americanas.
Inocêncio Eduardo Fabiao Sinto muito pelo meu futuro que está ou irá ser sabotado...maldito seja o mentor dessa falta de amor ao proximo "patriotìsmo"...Cg
Efraimo Neves Afinal quando é que o governo e a Renamo vão começar a respeitarem o povo?
Suva Baptista Lamentável... convidar outros para não mostrarmos seriedade a bem do POVO MOCAMBICANO que dizem defender.
Maulana Domingos Maulana Tudo foi orquestrado para nao dar certo e ai esta a resposta. Que pena pobre Mocambique...
Alex Apolinario Joao Simples muito simples, o problema está com o povo Moçambicano que não é sério, se o povo decidir e ficar sério essa brincadeira acaba em menos tempo. Mas há muito medo e espírito de escova na sociedade Moçambicana......sem direção certa e objetivos claros do ser Moçambicano
Precisamos acordar o tempo está fugir
Julio Bernardo Magenge Magenge Deveriam ter mudado a ordem dos pontos de agenda, iniciarem a desmilitarizaçao da RENAMO, houvirmos qual seria a atitude a tomar se calhar iam ceder e assim voltariamos a Governaçao das 6 provincias.
Patricio Zucule Kkkkkkk meu brada ao seu estilo
Ricardino Jorge Ricardo Vergonha de grande envergadura! Logística para paz não existe, só para atum!?
Emilio Maueie Egoísmo resume tudo o que acontece neste país.
Franswa Patricio CABECA DE COCOS.
Escorpiao Magaute Nduza os mediadores foram convidados pelo governo a pedido de alguem que porem antes teria os contactados e aceitaram .
Francisco Banda mudem de posição! em vez de os mediadores virem em moçambique, as duas partes em conflitos, devem ir ao encontro dos mediadores. assim darão o valor!
Leo James Ganancia, Orgulho e arrogancia pobre esquecem se que todos somos somos passageiros, e triste vc convida alguem p resolver seus problemas e ainda ele/eles e que devem custear as despesas? Pelo que vejo esses conflitos esta a benefiaciar um punhado de gente, E o povo Mocambicano ja esta saturado disso, QUE VERGONHA, E precso realizar 1000 reunioes resolver algo para o bem comum, Eu nao sei que legado as pessoas envolvidadas deixarao para seus filhos, apelo aos mediadores a nao desistirem de nos
Elcidio Daniel Chissano Isto é uma vergonha nacional, pelo que deu pra ouvir, até questões logística os mediadores reclamavam. Eu estou curioso pra ouvir a desculpa do governo sobretudo os deputados da frelimo e uma vez mais o presidente está a ser mal assessorado pois isto tem implicações externas e a percepção de que eles não querem a paz...
Like23 hrsEdited
Reginaldo Nhachengo coisa premeditada
Like23 hrs
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Esta ai a vir o Donad Trump candidato do Partido Republicano que distribui armas e provoca guerras no resto do mundo. A questao vai cheirar ate la para o meados do Proximo ano. Está a ser uma grande palhacada.
Like23 hrsEdited
Manuel Juliao Vilanculo infelizmente eu ando triste por causa disso, a minha vida ficará mais estagnada, nada de maior eu posso fazer, os governantes deviam ter bom senso, o povo precisa fazer a sua vida numa terra em paz!
Like22 hrs
Nacer Choy O malogrado Don Jaime Gonçalves disse. Se nos não acabamos com a guerra a guerra acaba com nosco.
Like122 hrs
Carlos Edvandro Assis Meu caro Egidio Vaz tenha absoluta certeza a FRELIMO nao tem vergonha na cara muito menos no coracao ou ate na consciencia. A FRELIMO nao tem sensibilidade com o sofrimento que o seu povo esta a passar mas confesso com a riqueza que o pais tem poxah a FRELIMO tem tanta mas tanta sensibilidade mesmo. I have never seen such things in my entire life as FRELIMO is doing.
Like22 hrs
Juraci Jorge Meu deus! Estamos entregues!
Like22 hrs
Eduardo Salvador Até quando? Mas uma vez o governo demonstrou falta de interesse com as mortes dos Moçambicanos, lamento bastante.
Like22 hrs
Ivan Amade Mas quem disse que negociação se alcança *obrigatoriamente* na primeira sentada? Vamos com calma. Os mediadores vão e voltarão várias vezes, normal, e isso por si só não pode ser motivo de alarmes e vergonha. Negociação é um *processo.*
Like21 hrs
Egidio Vaz Os militares da EMOCHIM despediram-se dizendo que iam passar as festas de Natal com as famílias. Estão aonde?
Like321 hrs
Alfredo Matavele Pois é, cadê eles?
Like221 hrs
Nelo Cuna Devem estar ainda a seguir o processo NEGOCIACAO referido pelo amigo Ivan Amade em off nos seus paises de origem.
Like13 hrs
Ivan Amade Kkkk. Estao de férias longas.

Não conhecemos ao detalhe os pontos discutidos, vamos dar voto de seriedade, pediram 10dias.
Like12 hrs
Abdul Jabaru Egídio Vaz lembre-se que quando os militares da EMOCHIM, saem a guerra já tinha começado ou na eminencia de se tornar publica. E eles aperceberam-se da falta de condições de contenção da animosidade por parte das chefias das FDS, alias foi nessa altura que se começou a desenhar o propalado desarmamento compulsivo da RENAMO ( General Jorge Khalau ).
Like12 hrs
Artur Semente Epa! antes era fan do kota Dlakhama apesar de nao ser da Renamo, mas ultimamente sou de opinião que se faça justiça também a ele como savimbi, melhor vivermos na miséria que na guerra, ja basta! Sempre governar as 6 províncias, 6 províncias... quais? Quem esse que vai deixar fazer, é frelimo? So um psicopata sonha isso, ja vivi essa porcaria de guerra la em Maua em toda minha infância, vos juro que é coisa triste, mas muito triste. Por isso estou a favor de mais dinheiro para FDS para abater esse momomo sanguinário.
Like19 hrsEdited
Divertino Jose Balane Para eles o que interressa são as 6 provincias nesse dialogo.a paz vem ultimo lugar.porque eles atravessam para o centro e norte do paz voando com toda segurança observada,nenhum familiar deles corre o risco de ser baleado dentro de um NAGI por exemplo.Nenhum deles precisa de coluna para viajar,eles estão em paz e suas familias.Nenhum filho destes teve que parar a escola e eles não precizarão a nenhum dia refugiar se para malawi isto tudo mostra claramente que no mesmo ha guerra sim,mas ha alguns que sabem que essa guerra nunca os atingirá,por coencidência os supostos negociadores da paz.Esses ja conquistaram a paz definitiva so pra eles,então,porque irão se sacrificar por uma coisa que não para eles?Colocaram em primeiro lugar da agenda o que falta para eles as tais 6 privincias,que viraram motivos para um combate infinito.Espera que pessoas assim se enteresse por voçê?Como espera que um aturmentador ambiçioso se interesse pela vida dos outros?voçê votou,que conta o voto é eles,mas o incoformado culpa a voçê mesmo como se tivesse algo mais alem do voto.quer que pessoas assim se interessem com bem estar dos outros?Não sonhar alto isso? Meu pais,ninguem defende nós na queles que dizem ser.
Like113 hrsEdited
Tomas Pereira Será que a Renamo NÃO está a pedir o impossível? Não se deve esperar que um governo entregue mais de 50% do territorio nacional a governação da oposição, por exigencia deste. Os recursos naturais, as fontes de receita nacional, estao precisamente nestas provincias, não so, nesse clima que se vive, o risco de haver desentendimento é maior, e se desentenderem-se enquanto a Renamo governa as 6 provincias, o risco de divisão do pais será maior. A Renamo talvez devia propor descentralização progressiva do país, e não exigir poder. Passaremos a não ver com bons olhos essa vontade desenfreada da RENAMO de querer poder, custe oque custar. O sofrimento do povo aumentou com a crise nas estradas. Será que amam ao povo, como dizem? Bem bem a Renamo quer oque mesmo?
Like13 hrsEdited
Saguate Sussundenga Junior A Insanidade dos governantes deste país só me trás doenças meu coração não aguenta isto...
Like13 hrs
Eusebio Zelio vale a pena ser colonizado do que ser mal governado
Like12 hrs
Alito Gujamo QUANDO A NECESSIDADE TORNA-SE DESEJO O DESPOTISMO INSTALA-SE NOS HOMENS!
Like11 hrs
Francisco Chigogoro Mais de quem era a responsabilidades de assumir as despesas e a seguranca dos tais facilitadores e mediadores ?
Like10 hrs
Hugo Lorenzo Diogo Nao ha dinheiro para suportar a logística dos mediadores, mas em contrapartida o Governo tem dinheiro para comprar material bélico, eh um dilema dos nossos governantes.
Like110 hrs
Watongui Wa Moçambique Wassanhepadi tinatchitangui,ndaona mablindado anfibio nalero khabe condicoes logistica-o q faremos e ha muitos materiais belicox incluindo blindados anfibios e outras piadas e hj os q qerem restaurar a paz efetiva no país dizem q nao ha condições logisticas. afinal hawene wataira pire pidhapidir renamo para pitchitwe natenepa frelimo akhondessa cubhulissa the mask kkkk.vaidade sendo correr d q maneira atras do vento jamais alcançará e é afliçao do xpirito CUTHABHUCA CWANZIMU
Like9 hrs
Eddy Waku Lombëla E mais o Govrno tem mola pa Nyusi brincar d passeios aéreos d helicópteros mas este dirigente e seus acólitos brincam muito mal msmo.
Like9 hrs
Jemu Domingos Nação pária. o livro do autor Adelino Timóteo, editado em 2009, faz alusão a um conflito armado idêntico ao nosso, que os autores apenas pensavam em si e não na Nação e muito menos no povo. por isso não chegarão ao consenso pela ganancia do poder e delapidação das riquezas. Onde está a nossa culpa, quer aos libertadores, quer ao pai da Democracia como se intitulam, onde nós povo entramos. É desgastante quando uns roubam impunemente e outros matam em nome da democracia. Parem com a guerra por favor, queremos PAZ.
Like9 hrs
Almeida Oliveira Surpreende-me a linguagem usada por Egidio Vaz . Turista zimbabueano e turista somali a que se refere exactamente? Parece-me que, no seu entender, se os mediadores fossem zimbabueanos ou somalis não haveria nenhum problema em trata-los desta ou daquela...See More
Like8 hrs
Almeida Oliveira Surpreende-me o linguarejar de Egidio Vaz . Turista zimbabueano e turista somali a que se refere de facto? Parece-me que, no seu entender, se fossem mediadores zimbabueanos ou somalis não haveria nenhum problema em trata-los desta ou daquela forma. E se os mediadores fossem somalis ou zimbabweanos, será que abandonariam o país alegando o mesmo? E se a mediação fosse assumida pela Igreja, por exemplo, e se convidasse mediadores de Roma ou…, será que nos obrigariam a pagar-lhes pelo convite formulado? Parece-me que o diálogo iniciou sem mediadores, mas sim com impostores, que querem soluções em um dia! Não esqueçamos que estamos em busca de soluções duradouras ou definitivas, e nisso não deve haver lugar para tanta pressa, tanto é que havendo ou não diálogo a Renamo não se cansa de massacrar o povo! Duvido que os nossos mediadores nos tenham nos seus corações, nem eles nem os Estados que representam, como também duvido que eles tenham um poder messiânico, a tal nível que obrigue o País inteiro a curvar-se diante deles. O Estado não contratou mediadores, pediu ajuda!
Like8 hrs
Egidio Vaz Entendeu tudo mal. Esperava ver alguem a nao entender o que queria dizer. Somali ou zimbabweano seria a mesma coisa. Na os dois países foram escolhidos devido a similaridade da situaçao politico militar ou político-economica
Like8 hrs
Almeida Oliveira Obrigado!
Like8 hrs
Gomes Pensado Os politicos nao estao em altura para resolver esse problema, a melhor coisa e o povo agir para uma eleicao atencipada e exigir a justica para responsabilizar os desestabilizador mas sei qie nao sera fafil
Like3 hrs
Dinis Nhancume Puta que pariu!

Sem comentários:

Windows Live Messenger + Facebook