quinta-feira, 28 de julho de 2016

Carta aberta ao Presidente da República (9)


Exmo. senhor Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi. Esta é a nona missiva que lhe dirijo. Quero acreditar, aliás, a minha consciência me diz que as minhas cartas lhe chegam às mãos. É satisfação maior para mim que Vossa Excelência leia as minhas humildes missivas e, se possível, tirar delas algumas ilações. São cartas de um humilde cidadão moçambicano, preocupado com o seu país e que em nenhum momento lhe passou pela cabeça ofender a quem quer que seja com essas cartas.
Como moçambicano, sinto que tenho o dever patriótico de alertar quando o meu (nosso) país está a afundar. A cada hora revela-se-nos a antecâmara do precipício. Esta singela contribuição, tem em vista provocar um debate de ideias sobre como podemos salvar Moçambique do buraco. O país está de rastos, Presidente.
Excelência
O “camarada” Sérgio Viera, que ostenta a patente de Coronel, disse numa longa entrevista publicada pelo semanário Magazine Independente, datada de 24 de Junho passado, que: “FRELIMO ESTÁ EM RISCO DE PERDER PRÓXIMAS ELEIÇÕES”.
Isto é grave para si e, sobretudo, para o partido, Presidente, quando vozes contestatárias da governação do dia se erguem de dentro da própria Frelimo. Isto é sinal inequívoco de que algo não esta a correr a contento. Faço parte dos que pensam que o senhor Presidente não deveria exercer apenas um mandato. Sinto que tem muito para pôr em prática e não caberia num único mandato. É sintomático o que Coronel Sérgio Viera disse publicamente e no seio do partido até se comenta.
Senhor Presidente, Moçambique está em colapso total. Tenho a certeza de que o senhor sabe disso. Há quem diga que o Presidente Nyusi não conhece a realidade amarga que assombra os quase 23 milhões de moçambicanos, porque vive noutro mundo. Está na sumptuosidade da Ponta Vermelha , a pisar relva e comer caviar, enquanto o povo come o pão que o diabo amassou ou melhor dizer continua a comer xima com feijão.Este pensamento não é de Nini Satar, mas, sim, de milhões de nossos concidadãos!
Senhor Presidente, na semana antepassada, o seu ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, disse num briefing em que estavam presentes vários jornalistas que o país estava a atravessar dificuldades sem paralelo e, que este ano seria o pior dos último 15 anos. Se Maleiane, economista de créditos há muito firmados, disse isso é porque de facto estamos mal.
Na semana passada, o seu ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, veio também a público afirmar que a área da sua tutela também estava em crise. Mesquita falou também de uma imperiosa necessidade do Governo concessionar alguns aeroportos. Senhor Presidente, isto é gravíssimo. Provavelmente querem com as “vendas” desses aeroportos pagar as dívidas em atraso ou juros de demora.
estamos a retroceder!!!!

Há meses atrás vimos circular nas redes sociais informações dos ministérios da Saúde e da Terra, Ambiente avisando sobre atrasos salariais dos trabalhadores. Um claro sinal do colapso em que nos encontramos como país.
O Ministério do Interior, que zela sobre questões de ordem e segurança públicas, também tem problemas salariais. Há quem diga que até já há cortes no combustível às viaturas de patrulhamento. Podem até ser medidas de austeridade, mas pecam por ser graves para este sector.
Em gíria popular diz-se que numa casa onde não há comida, todos ralham e ninguém têm razão...
Senhor Presidente,
Nas minhas habituais conversas com alguns administradores de empresas públicas e privadas e com alguns membros do seu elenco tem sido nota dominante de que “estamos em colapso total”.
O senhor Presidente Nyusi, eventualmente ainda não havia chegado aos cálculos que cheguei quando alertei em primeira mão que o país estava em colapso.
escrevi em novembro passado aqui neste pagina.
Moçambique poderá ser como Guiné-Bissau ou Nigéria onde os agentes da lei e ordem, procuradores e juízes são corruptos. Os funcionários públicos vão entrar nos esquemas da corrupção. Sabe quem vai sofrer com isso, senhor Presidente? É o povo que depositou a sua total confiança em si. O povo, meu Presidente, não tem dinheiro para pagar uma dívida, ainda mais contraída por outrem em nome do Estado moçambicano mas para fins escusos. Os que contraíram a dívida são conhecidos e circulam livremente a coçar as suas barrigas avantajadas.
Senhor Presidente, vai chegar uma altura em que os polícias de trânsito, em vez de exigirem as cartas de condução e livretes, vão sair à rua só para chantagearem os automobilistas. Até existem inspectores do Ministério da Economia e Finanças que vão às lojas de pobres comerciantes, exigir documentos inexistentes, só para obterem subornos.
Se o governador do Banco Central, Ernesto Gove, declarou que o país já não tem reservas em moeda estrangeira porque não exporta nada, estamos a caminhar para a fase em que iremos aos supermercados e mercearias e encontraremos os estabelecimentos às moscas. O dólar americano caminha a passos largos para os 100 meticais a unidade e o Rand sul-africano para os 6 meticais!
vai ser imposivel importar mercadorias como sabe senhor presidente até tomate nos importamos.
A culpa será a si atribuída, Presidente, pois nos tempos eleitorais, de caça ao voto, o senhor sentava na esteira e comia xima e feijão com o povo. Fingia humildade e simplicidade. Nesse tempo o senhor Presidente pisava o mesmo chão que os seus eleitores e estes acreditavam que o senhor também era um igual. Muita coisa mudou no imaginário da população com esse simples gesto: passaram a pensar que as suas casas de caniço tinham os dias contados e que teriam casas de alvenaria. Para o povo, Deus tinha mandado um anjo, com nome de Filipe Jacinto Nyusi para ajudar o seu rebanho.
DECEPÇÃO TOTAL!!!
Sim, decepção total. O povo esta decepcionado consigo, Presidente, porque só come caviar e deixou o feijão para o povo. E ainda bem se tivesse o povo esse feijão!!!!
Soluções
O senhor Presidente disse na tomada de posse que o povo era o seu “único e exclusivo patrão” e que na sua cabeça só cabia a palavra “Paz, Paz, Paz”. Aliás, isto foi o seu slogan o cavalo da batalha da sua campanha eleitoral. Acompanhando os noticiários, tomo conhecimento de que o seu Governo tem pretensões de chamar mediadores internacionais para resolver a tensão político- militar. Pode explicar ao povo o que andam a fazer Jacinto Veloso, Benvida Levy e outros integrantes da sua equipa negocial?
O país esta em guerra e economicamente de tangas. Senhor Presidente, da mesma forma que no dia do IDE se sentou com os muçulmanos na sua oração sagrada, de cofio na cabeça, não vejo dificuldades de quebrar o protocolo e dizer aos seus camaradas que “eu sou Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique. O povo votou em mim e, eu tenho a obrigação e dever de agradar a estes meus patrões, que depositaram em mim toda a sua confiança.”
Diga-lhes que quer PAZ com a Afonso Dhlkama. Estabeleça um marco para se alcançar essa paz nem que isso lhe custe o deslocar-se até à Serra da Gorongosa. Segura o Dhlkama pela mão direita e mostre-lhe que apesar de adversários políticos, são ambos moçambicanos e todos querem construir e desenvolver Moçambique em clima de paz. A paz, Presidente, não tem cores partidárias, não tem raças, não é de ricos ou pobres. É de todos.
Traga Dhlkama a Maputo e convoque a imprensa toda, desde a CNN, BBC, Al Jazeera, Reuters, Rádio Moçambique, STV, TVM para que todos testemunhem que a guerra em Moçambique acabou.
Diz-se que conversando nos entendemos. Tudo se resolve. Tenho a certeza que todos aqueles que estão decepcionados consigo irão mudar de pensamento imediatamente. Só assim poderá resgatar a esperança dos moçambicanos e quiçá, restaurar a confiança dos doadores e da comunidade internacional.
Para finalizar, gostava de encorajá-lo a tomar como agenda principal o resgate a paz. Não há ninguém no mundo que mete dinheiro num país em guerra, onde as pessoas são mortas como se de animais se tratassem.
Um abraço patriótico de
Nini Satar
LikeShow more reactions
Comment
177 Comments
Comments
Paula Maria Raiova
Write a comment...
Fernando Manuel Férman Na tomada de posde, eu juro k saltei e quase chorei d alegria com o discurso do Predisidente. Eu dizia a meus colegas k Moçambique felizmente veio um salvador d pátria( um jovem e académico) com visão.
LikeReply22July 21 at 8:12am
Estevao Sodoque A onde? Com aqueles velhos a volta dele que por terem combatido pensam que isto é deles
LikeReply3July 21 at 12:01pm
Customo Jo Jo Bem mxmo...coisas feias...estamos mal
LikeReply1July 24 at 10:35pm
Paula Maria Raiova
Write a reply...
Sheese Fatima Mustafa Sem sombras de duvidas Errar pela segunda vez nao é azar e burrice
LikeReply23July 21 at 6:34am
Nilza Pinheiro Manuel Zacarias agradeço pela sua atenção em ter lido o minha opinião...sabe é bom saber que estamos unidos pela mesma causa...
LikeReply3July 21 at 6:02pm
Anacunda Bed Vamos Lutar pelo nosso Pais! Eu filo por duas vezes onde foi depositar no gabinete do Presidente da Republica e do Primeiro Ministro! No meu entender nosso PR, ainda não se afirmou é muito deficil compreender como um chefe de estado com a responssabilida de de assegurar que os nossos filhos crescam como a os dele com uma Paz de simples alcançar permita que todos dias morrem concidadões! Fomos enviados para os distritos ditos polos de desenvolvimento hoje os caminhos para os polos estão transformados em quarteis e acesso a morte! O que se espera dum chefe de estado São Marcas indeleveis, realizações, legados e não sangue.
LikeReply8July 21 at 9:32am
Abel Nort ..."os que contraíram a dúvida são conhecidos e circulam livremente a coçar as suas barrigas avantajadas."
LikeReply15July 21 at 8:03am
Joao Moreno Sinceramente somos teimosos com fraude sem fraude, depois de guebuza ter deixado isto de rastos trazem uma toupeira que só está preocupado com Djakama? Claro nós somos seus servos!? Cuidado com o povo sr Felipe, dia de Ide em Npl quando quis começar a falar da renamo o povo todo ahla wakbar.... Sentou se logo.
LikeReply5July 21 at 2:24pm
Nilza Pinheiro Realmente quando o Sr presidente vinha com o discurso em que dizia que nos o povo eram o patraõ ficavamos até comovidos com a esperança de mudança visto que a situação de emprego era caótica mais os seus discursos e atitudes trouseram em nos uma esperança ...Depois com passar do tempo notamos que era mais uma forma de fazer política ou (politicagem),usando -nos para vosso interesse individual ou de meia duzia,visto que a antes era a preocupação de inúmeras pessoas desempregadas hoje é como irremos sobreviver a isto??Guerra afugentando os doadores e investidores.Ñ sei como será porque a nossa cesta básica também vem de fora..Porém o que sobra deste Sr presidente é encarar-nos com transparência e humildade do mesmo jeito que o fez quanto de nos queria votos e dizer-nos quais as estratégias políticas está a desenhar para sairmos desta para melhor..Em forma de debate faça em espaço aberto convide pessoas que conhece a área,aceite opiniões construtivas mais ao menos mostre-nos que o Sr está preocupado com o seu povo...porque por mais roubalheira que cometam em próximas eleições não vão conseguir levar a melhor...Porque até aqueis cidadãos da zonas rurais que idolatravam este partido estão a sentir na pele o que é ficar sem comer porque não estão a produzir porque vivem feito nômades devido a guerra vulgo(tensão política)...esta palavra tensão política é para os que ainda ñ perderam nada e continuam no bem bom...
LikeReply9July 21 at 10:37am
Manuel Zacarias Nilsa obrigado. Obrigado. Obrigado. Vai também o meu agradecimento ao sr nini. Voces disseram tudo. Eles sabem de todas as manobras e possiveis saidas. Mas estão com rabos presos , um de outro. Por isso... Não falo mais, se não vou ofender os de mais. A raiva obriga.
Paula Maria Raiova
Write a reply...
Antonio Francisco Antonio Não basta comentar aqui, vamos pensar nuqui iremos fazer nas próximas eleições, um empregado quando ganha contracto indeterminado , começa a se achar dono da empresa, esquece que pode ser expulso e se admitir otro, então vamos reaver bem o contrato dos nossos actuais empregados caso não vamos trabalhar com bate sai. Só assim quem estiver no poder vai dar seu máximo para que não seja dado carta branca. Vem aí (2018,2019.)deixemos o ditado de eu nasci na igreja niguem nasce na igreja a maternidade fica no hospital, assim como a ideia de eu nasci no actual governo hey você nasceu na maternidade , no hospital ok vamos optar pela mudança juventude.
LikeReply3July 22 at 3:54pmEdited
Antonio Milton Devia escrever tamben para is supostos academicos como sr juliao cumbana....
Jose Waite Toda facanha, paira na intencao e segura que basta eliminar AD tudo fica reaolvido, ha muitas voltas e rondas negociais, tempo atras do tempo, mudanca de protagonistas e nomenclatura hora a hora, ja la vao 2 se nao mesmo 3 anos em ataques so para ver se outro tomba.
Para alcancar a paz nao precisa estas artimanhas todas ai!!!!!!! Triste cenario!
LikeReply1July 22 at 9:29am
Nuno Miguel Silva Sabe é muito bom, nós debatermos sobre o que assola o nosso País. Mas meus irmãos pk nós o povo não podemos ter essa iniciativa de sermos a dirigirmos diretamente ao Presidente. O nosso País esta num colapso total se o povo não tomar uma atitude acredita Moçambique irá afundar mais. Ao invés do povo esperar que os governantes tomarem uma atitude ou o nosso Presidente tomar uma atitude, nós o povo é que devemos tomar iniciativa, ao invés de estarmos sempre a espera deles. Acho que nós Moçambicanos devemos deixar de ser cômodos e começar agir, pk se dependermos dos governantes infelizmente estamos lixados da vida. Parabéns Nini Satar pelo apoio que estas à dar ao povo Moçambicano, apesar dos que estão no poleiro tentaram lixar te a vida. Que Deus esteja sempre contigo
LikeReply2July 22 at 5:28pm
Arnaldo Reginaldo Irmão estás de parabéns pela sua contribuição, estas a ser porta voz de todos moçambicanos: quero a creditar que o chefe de estado lhe chegam estas informações e quiçá se dependece dele so ja teria ultrapassado mas ......já sabes.
Rosario Sampaio Sem sombra de dúvidas, o nosso presidente deve fazer mais.. Primeiro acabar com esta guerra já.. Amanhã será tarde.. A cada dia tudo a subir.. Se não consegue passa a bola  pra outro.
LikeReply4July 21 at 6:47am
Fraga Nhantumbo Numa das suas pulicações passadas pedia eu soluções no sentido de sairms deste colapso. E nesta eis abarca consigo brilhantes ideias e soluções dum grande homem. Meu muitissmo kanimambo
Customo Jo Jo Certo,duvido essas cartas chegar em Frente dele e ler a so..,mxmo se chegar nad k pode fzer pork esta cercado d agulhas k nem se mexer pode....nao eskecendo k as ideias sao iguais,so estava a enganar o povo.
Jorge Jose Correia Nini voce es o maximo continua assim so tenho medo q mandem esquadroes da morte para te cacar mas em fim vamos lutar para o nosso bem estar em mz
Zeze Wesley Cunah Palavras sábias...espero ansiosamente que esta carta chegue mesmo nas maos do sr presidente, porque de facto o povo ja esgotou as suas esperanças.
Ramalho Quelhas Bonito oo oo! !!!!!! Tá mais que claro, nós queremos a paz,paz paz e paz. O resto é com nosco.
Helder Ruben Tivane Tivane Gostei da realidad NINI,vou rogar ao nosso senhor cm k sua excelência leva açerio a realiade d país
Abudo Nobre Guerra so retrocede tudo. Dizia um pastor: " nao conheco nenhum pais que sem guerra tinha 20 estradas, 10 escolas, 10 centros de saude e em guerra tem 30; 40; 50 escolas, estradas e centros se saude respectivamente. Paz queremos nos nossos coracoes eternamente.
Eddie Munguambe Senhor Nini Satar primeiro vou me dirigir ao senhor sobre a 9 certa mandada à sua excelência presidente FJN . Meu caro compatriota se o senhor FJN quisesse acabar com essa guerra já teria o feito há muito tempo mas se ainda não o fez é porque com ela ele tem benefício ( ele pensa que deixando a RENAMO matar o povo moçambicano é uma excelente estratégia pra as próximas eleições . Nesse caso os poucos que ficarem irão odiar o senhor DHLKAMA mas muito pelo contrário o povo consegue entender o porquê ele tá furioso com o governo comandado pela frelimo e assim ele ganha mais a confiança do povo nas próximas eleições porque agora é o único que pode mudar esse país ) . Agora essa vai pra o nosso presidente FJN , se um dia os homens armados da Renamo chegassem na sua casa e colocar as armas deles na cabeça da tua família e ameaçaram explodir os seus miolos o senhor iria esperar dos ditos mediadores Internacional e a igreja católica? ? ? ? ? ? Por favor senhor presidente o povo tá sofrer muito com essa guerra faz alguma coisa pra acabar com isso
LikeReply9July 21 at 10:05am
Celso Leonardo Manhique Tou mto satisfeito consigo Nini, voce é um Homem abencoado, Empresario de sucesso, vive na terra d Libra, mas faz algo mto bonito pra o povo mocambicano, que é defendendo-o, protegendo-o e servindo de porta voz dos nossos problemas ou melhor, das nossas i quietacoes. Quando o Presidente Nyusi tomou posse, chorei de emocao, a pensar k fosse um Anjo, mas infelizmente, é o contrario. Eu tou bastante TRISTE com este Governo. O povo a sifrer desse jeito, mas ninguem se mexe, um unico k tenha coracao plo menos. Sinceramente. Nas eleicoes vao precisar de nós, isso sim.........
LikeReply2July 21 at 11:04am
Herminio Manuel Zefanias Quando o sr foi eleito, esbanjei ate akilo k n tinha de tanta felicidade, hje em dia falta pao p meus filhos, em menos de 3 anos de governacao, com o risco dos meus filhos n estudarem p o ano, pk de certeza muitas empresas vao fechar. Sr presidente por favor traga nos a paz... O sr tem como fazer isso...
LikeReply1July 21 at 8:40am
Edson Alberto Mungoi Alberto Isto é veridico em vez d parecer um presidente robô q e dirigido, mostre o contrário porq o Mocambique n será construído por essa meia Dúzia d pessoas q enfernizam os ouvidos d senhor presidente e hora d responsabilizar as pessoas q contraíram a dívida e hora d acabar com a guerra, digo claramente q o povo Mocambicano j abriu a vista e se tudo continuar assim só se espera o dia e a hora em q Mocambique tomará a edeologia Sul Africana
Unimoz Anjura Anjura Ele está apostado só e só eliminar o Dhlakama. Para o Nyusi pensa que Emathum é Dhlakama, divida pública é Dhlakama, guerra e fome é Dhlakama, a estiagem no sul do país, custo de vida, MAM, proindico tudo é Dhlakama. Por não consegue planificar para o bem do país, mas sim eliminação do Dhlakama e RENAMO, o que lhe tornará como pedra nas botas da FRELIMO.
LikeReply2July 22 at 9:12pm
Vino Graziano Muito obrigado pela carta aberta endereçada ao cidadão FJN. Acho eu que de presidente ele não tem nada. Estava eu com alguns amigos a trocarmos impressões dos nossos políticos e a pergunta que lhes coloquei foi precisamente esta que ilustra num dos jornais da Praça onde em tempos de angariar o voto do coitado povo pobre ele sentou se numa esteira e partilhou a mesma refeição com a tal família diante das câmeras de televisões e jornalistas que cobriam o enventu mas pra o meu espanto depois de ser empossado como presidente da Republica este mesmo cidadao foi pra essa mesma família pra agradecer pela humildade que eles tiveram em lhe receber e posteriormente servindo lhe a última Seia que esta dispunha naquele dia. Niku gaaahh
LikeReply3July 21 at 10:19am
Mário Caetano Inácio Por mim sr. Nini estas cartas não tinham que derisionar ao Nyussi mais sim aos patrões do Nyussi. Uma vez que tdo povo Moçambicano sabe que não ele que está no poder mais sim alguém que só talhe ordem como sr nini disse na sua carta ñ 8.
LikeReply1July 22 at 6:28am
Lourenco Mascarnhas Jr. De facto irmãos, tudo ou quase tudo foi destrinçado, eu só posso dizer subscrevo!
LikeReply1July 21 at 6:30pm
Rza Rzaractor Bobby vai tombar como tombou o partido Nazi de Hitler apos a invasao das fircas aliadas na alemanha.o kamikaze da freli sta acabando
LikeReply1July 22 at 4:39pm
Custodio Nicoroma Nicoroma Isso mesmo eles querem o povo nas canpanhas dps do voto td acapou nua povo ja nao conhem nimguem nao faz sentido nenhum termos k pagar dividas contraidas por pessoas ricas coitadinho do povo com seu pobre salario de 4000 comprar 25kl de arroz a 1200mt 12,5 de farinha 500mt 5 litros de oleo 500mt sem contar transporte para servic.agua luz etc.afinal estamos aonde?
LikeReply1July 22 at 1:08am
Joaquim Domingos Espero que. Com esta carta mude a forma raciocinar aos nossos falsos politicos. Continue assim nini
Joyce Joana Agradeço em nome de tdos Moçambicanos
K passam fome;morrem a cada dia
E são baleados mortalmente
Obrigada
Arone Sabonete Mano Nini tira me uma curiosidade, de tanta verdade q ja escreveste para o nosso presidente, ele tem dado feedback? Ou pelo meno dizer q recebi e vou fazer isto ou aqilo?
A Carlos Garcia Obrigado meu compatriota Nini, por mais uma missiva de aconselhamento ao eng. de Mueda!!
Inteligivel Isaque Amisse este é pra mim a melhor publicação do ano ate entao...subscrevo. ..
LikeReply1July 22 at 3:51am
Paulo Mathe Sr presidente, faz favor queremos paz para que haja envestidores no pais e nos dar emprego pós ramos desempregado por isso a criminalidade cresce por fome e desemprego sr presidente.
Adamo Chauale Bay Nini.gosto d teus postos ate xtes q aconcelhas xte presedenti da frelimo que vem tdos teus posto mais ignoram.
LikeReply1July 21 at 5:10pm
Alex Olga Chale Uma pergunta: quem ira kerer governar um Pais c divida? Ninguem ta preocupado em ganhar eleiçoes p depois resolver os problemas. O pais ta falido
Pinto Chale Ser intelectual é isto,trazer propostas e solução do problema nosso pais. Força Nini
Salimo Hemed A mim o que me preocupa é o facto de ele ser o meu conterrâneo, e eu sei que nos para resolver problemas sérios nunca escutamos o que os outros pensam de nós se for para boa armonia e convivência, somos muito duro resolvemos e tudo termina bem, sr presidente, mbwana wangu imilila vino tenda madengo lako, shilambo au nkadja hamu vanu tunku uva namene, usa a constituição sr presidente e resolva os problemas do povo.
LikeReply2July 21 at 10:09am
Estevao Sodoque O grande problema são os que estão a sua volta, por isso que se pensa que o PR ainda não começou a governar porque tudo que está a fazer até hoje tem a ver com a época de Guebuza. E parece que ainda não é autónomo
LikeReply2July 21 at 8:11am
Paulino Nimole Jr. Nini Satar você é um ídolo, força que continues nos transmitindo a realidade desse país ,pois muitos de nós somente sabemos que estamos em colapso mas alguns verdades como essas todas não
Parabéns e vamos partilhar as cartas .
Abraços
LikeReply2July 21 at 8:45amEdited
Baptista Sitoe O dlakama tinha qi esperar pra proximaax eleiçoes pra emplementaçao das autarqias provinciais,,,,
Antonio Milton Afasta-te dests assuntos é para gente cm coraçao!!!
Paula Maria Raiova
Write a reply...
Dario Macuacua De uma coisa eu tenho certeza, não falta muito para a FRELIMO tombar como tombou o Império de Roma. Nós o povo vamos aguentando mas já posso contar os meses de queda. Não é essa minha vontade mas disculpem-me é que já não da para aguentar.
LikeReply1July 21 at 11:36am
Dorps Patrick Se ele não tem garras pra fazer estória agora, que se demita é pegar ou largar... Ele não pode ser presidente faz de conta porque o país já xtá em colapso e a caminho de uma síria, gastam somas em material bélico do que em educação e saúde, nós não precisávamos de mediadores mas sim da coragem dele em mudar o país trazendo o irmão Dlakama de mãos dadas...mas q pena no seio da frelimo há pessoas que ainda querem guerra pra servir de escudo enquanto constroem mansões exterior com contas gordas.
António Mapanga Claro que es uma decepção. O povo esta decepcionado consigo Presidente, porque só come caviar e nos nem se quer temos feijão e xima. Mais 2 mese assim!! nem pão e agua quente vai ser dificil pra acalmar o estomago.. Triste
LikeReply1July 21 at 3:40pm
Júlio Massango De facto o país vai mal. A guerra foi provocada para justificar o uso do dinheiro das dívidas ocultas que nos sufocam sem piedade. O presidente FJN não me parece livre de manter as suas decisões para seja o que for. Bastou ver como se comportou perante o casal Guebuza aquando da celebração do dia da independência, notou-se uma espécie de subordinação. Também não sei se se sente bem ao lado do governador de Tetê perante as suas declarações acerca de refugiados. Perante um ministro que em tempo de dificuldades aceita pagar14 mil mts/dia em arrendamentos. Será que dentro de um ano tal valor não compraria uma casa para o ilustre administrador? Haam, se uma bancada veta a discussão de dívidas ocultas para faze-lo pouco tempo depois, gastando rios de dinheiro porquê não imita-la também? Mais exemplos se pode inumerar para justificar que o país de facto, vai mal.
LikeReply1July 21 at 11:51am
Nelo Cuna Que nao as leia. Ele faz bem, faz bem porque facilita-nos posteriores decisoes. Quero acreditar que da passada foi por uma questao de oportunidade. Se naquela foram simplesmente 4 milhoes os que foram, da proxima veremos quantos. E qual sera a preferencia. WE HAVE BEEN TELLING YOU, WE ARE WARNING...
Ollympiio F Laaquenne Eu já xtou cansado com esses políticos só usam o povo para se darem bem na vida. Quando é para ganharem dinheiro até lambem os nossos pés depois de alcançar o objetivo n t ns vêem como nada.
Amad Adão Gostoso Grande Homem Nini. Palavras sabias a voz que clama em nome do povo moçambicano. Acontece que só falamos e nada resulta, a cada dia que passa tudo fica pior nós o povo moçambicano precisamos da paz e estabilidades.
Denford Zitsanza Quando as pessoas sao egoístas, o chorar d outros, soam como se fosse o xilrear dos passaros alegres.
Mas a verdade é : não há época k não tem fim.
LikeReply1July 21 at 10:33am
Xitsotso Ni Xiberebere Xifufununhu Gostei muito da 9 carta aberta ao boss espero que lhe chegue em óptimas condições . Obrigado nini satar pela luz que luta em trazer no escuro em que o povo se encontra.
Ani Zita EU nuca me deixei levar com palavras de nyuzi porque quando fala nao percebo nada do que diz...labirintos apenas
LikeReply3July 21 at 8:29am
Simao Matavele Ñ tenho comentário Jesus Cristo disse haverá pessoas com ouvidos mas k ñ vão ouvir. Este País precisa do amor ao próximo e Espírito de Irmandade. Sr Nini continua a transmitir a sua Razão..
LikeReply3July 21 at 11:54am
Zacarias Ferrao realmente, o inquilino da ponta vermelha e um boneco
LikeReply3July 21 at 10:08am
Ruquia Mondlane Ruquia Falou tudo.queremos a paz pra tudo voltar a normal
LikeReply1July 21 at 8:01am
Pedro Tungadza idolo com proficionalismo,certo tudo dito falta nus a resposta dele.
Sergio Manuel Mapossa Hoje para si ter xima e feijão a mesa uma família precisa de num mínimo 300mt e nos sobrevivemos com menos de 0,5dollar por dia!
LikeReply2July 21 at 9:18am
Salimo Bastos A paz vai trazer muita alegria p o povo.
Nilza Pinheiro Realmente quando o presidente de Mo
Feizal Banoo Nini tem e teve coragem e disse a verdade
Carlos Manuel da Silva Muito bem dito...
Amisse Abdula Cassamo Falou tubo. Aplauso
Noemio Horacio Falou e disse...
Malcom X Marshall Machanguana Jr. Faz outra carta e peça para ele Demitir-se.
LikeReply7July 21 at 7:19am
Samuel Cristovao Muapela Ya e por ai eu hajo ke ele xta sendo manbulado..
Razaque Molas Eu sou apenas um correio gratis que encaminha essa carta aos meus amigos do facebook para o seu conhecimento e quiçá até ao destinatário de boas mãos.
Parabéns Nini plo sentido patriótico. Ja encaminhei
LikeReply4July 21 at 7:35am
Perito Gastao Melito Estamos constrangidos pelo clima do país, nao há como
Mahando Pedro Gostei d ler esta carta.
Eduardo Panganai Continue ensinar este homo herectus frelimista.... Faz de contas
Falk Eugenio Palavras sabias e humilde.
Paiva Silva Palavras sabia d quem conhece a realidade do seu propi
Já Viram ..."os que contraíram a dúvida são conhecidos e circulam livremente a coçar as suas barrigas avantajadas."
LikeReply2July 21 at 11:49pm
Estevao Sodoque Se no mandato do anterior presidente foram aos calabouços Manhenge e Cambaza porque é agora os infractores não seguem a mesma linha para limpar a imagem do país diante dos doadores como fez Guebuza, aqui reside o porém.
LikeReply2July 21 at 8:16am
Antonio Bamo Rozey Ka kuine fernando! esta pessimo ja passou do pior.
Paiva Silva Forme o seu partido e concorra pá as próximas eleiçoes nini
Zacarias Mbazima Este presindente desde que entrou nao fez nada alen de afundar o pais .si lesse essas cartas que nini manda pelomenos ia ter idea o que ta fazer mas ate agora sao problemas atras dos outros
LikeReply2July 21 at 9:01am
Chano Orlando Ele pode ate nao ler, mas tenho a certeza que o recado chega a ele...
LikeReply1July 21 at 7:29am
Jose Chirruco Carta nr 9.a minha questão ele lê? Se lê que ilações tira. Ele deve tomar nota mesmo no que o Sérgio Vieira veio a tereiro falar, idem com o que falou à Graça Machel. Valeu nini satar
LikeReply1July 21 at 7:50am
Ricardino Jorge Ricardo Se as nove cartas não surtir efeitos desejados, peço que a décima e décima primeira escreva para o Comitê Central. Quem sabe se não terá a resposta desejada...
LikeReply1July 21 at 11:28am
Samuel Bilika Falou bonito nini....espero que o cara...leia esta carta. E tome decisoes...se e que dfacto tem lido..
LikeReply1July 21 at 7:15am
Mendes Menete Adérito Gomate: "senhor presidente resolve este caso, porque o povo já nao aguenta com esta vida".
LikeReply1July 21 at 11:18am
Amelinha Melinha Melinha A Boa é que o tal de nhusi não se tem dado tempo para ler estas cartas. Única coisa que ele ja fez,é subir avião deixando o povo no abismo
LikeReply1July 21 at 11:49am
Angelo Abreu Jose Aissa Está mas do que claro que o governo do dia nao quer a paz,e é do conhecimento de todos que é nessa guerra que eles se escondê, a paz é um direito exclusivo e inalienável do povo,se os seus mandatários nao conseguem garantir a mesma eles nao servem, ca...See More
LikeReply1July 23 at 7:23am
Eduardo Panganai Um abraco familia satar continue ensinar este homo herectus
Salimo Armando Não chateiam - o ele encontrou esse problema.
Samussone Luis Tiro chapéu pelas palavras sábias de Nini pela coragem de aconselhar o presidente a pautar pela paz e encontrar se cedo possível com o presidente da RENAMO.
Um pai numa casa tem suas decisões próprias e não recorrer a outrem.
Francisco De Maria Sineque Parabéns nini! Espero que esta carta tenha chegado ao destino e mude as acções
Mangane Mangane Penso que o recado chegou ao imbecil assassino (esquadrões de morte e raptos )
Arsenio Titos Matsinhe Toda a verdade foi falada,tudo xta nas suas maos senhor presidente se queres o bem xtar do seu povo siga o conselho do grande homem nini.
Jorge Eugenio Macave Mais uma aula. Obrigado Senhor professor.👪
Samuel Arlindo Mazivila Generalizando, o presidente não se preucupe com bem estar de povo. So se preucupe com os bens proprio.
Leckson Alekss Bem bonito Nini, so espero k ele vem, lê, e segue esta msg Da licao
Docas Natuaroveia Natuaroveia Eu quero a minha paz,a paz que trazia comida para os meus filhos,e a todo povo da moz!levem o dinheiro,mais pelo menos nos deixem com soriso.eu quero ir a minha terra ond os velhos mesmo com saudads,nao nos encorajam a ir,pork temem da incerteza nas estradas.
Carlos Jamal Vamos mão a obra, já se falou e se escreveu muito já basta!....
100 of 177

Sem comentários: