quinta-feira, 30 de junho de 2016

Vergonhoso estágio actual da polícia camarária de Nampula

ESTE É O MEDO!!!
O vídeo aqui postado, coloca a nu e a cru o estágio actual da nossa polícia camarária. As cenas, com requinte de uma crueldade que só em Moçambique se pode ver, aconteceram na província de Nampula.
O vídeo mostra um pobre jovem vendedor ambulante que estava na rua à procura do seu sustento e dos seus lá em casa. Não há-de ser dúvida para ninguém que aquilo faz por questões de sobrevivência. É um trabalho honesto para que ao fim do dia tenha qualquer coisa, fruto do seu suor, para si e os que estão lá em casa.
Nesse exercício de ganha pão, o jovem foi surpreendido em plena praça pública pela polícia camarária. Espancaram-lhe a seu bel-prazer e apoderaram-se da sua pobre mercadoria e depois largaram-no entregue à sua sorte. Que dizer disto? A polícia não devia ser regulada por uma certa ética? A polícia é que rouba o pobre jovem? Aonde é que este país vai?!!
Ao escrever este post, vieram-me à mente as palavras da antiga primeira-ministra, Luísa Diogo: “Dias piores estão por vir”. Ela não estava a mentir: já estamos a ver isso e é protagonizado por quem devia zelar pelo bom funcionamento da sociedade. E o comum ladrão o que fará?
Não quero nem imaginar quando o dólar chegar aos 100 meticais. Ai haverá a selecção natural: o mais fracos sucumbirão e só viverão os mais fortes. Digo isso porque o salário continuará a ser o que é e, efectivamente, não vai dar para cobrir despesas básicas: alimentação, transporte, educação, saúde… até porque nem mesmo agora dá. E ainda com esta nova de que provavelmente a partir de amanhã o pão será mais caro!!!!
A polícia deve tentar, na medida do possível ter alguma ética. Isto é vergonhoso e desemboca em todos nós como nação, como moçambicanos.
Quando eu tinha a idade dos quatro a cinco anos, lembro-me que os meus irmãos mais velhos tinham o hábito de comprar uns emblemas que eram alfinetadas na camisa. Havia também bonés e quem vendia isto eram cooperantes.
Em determinados momentos, quando os meus irmãos eram surpreendidos na rua trajados desses objectos, eram levados à delegacias pela SNASP para prestarem depoimentos. Eram interrogados por horas a fio só por causa de um boné e emblema. Sinceramente, tenho medo desses tempos e vejo que, possivelmente, vamos retroceder a esses tempos.
E agora, possivelmente, será pior. Talvez as pessoas vão ser presas por carregarem cinco pães, meio litro de óleo e um limão. A fome está ai a bater a porta. Os ventos que sopram são escandalosos. Será que 41 anos depois da independência não conseguimos caminhar de cabeça erguida como um país civilizado? Que pena, meu Moçambique. Que saudades de Samora!!!
O Presidente da República tem que abandonar os discursos. Tem que carregar o país como ele precisa. Tem que intervir em todos os quadrantes. Nyusi não pode se limitar aos relatórios, presidências abertas, inauguração disto e aquilo. Tem que arregaçar as mangas. Este país, mais do que nunca, precisa de um líder pragmático para seguir em frente. Caso não, digo-o com muita tristeza, isto será um caos autêntico.
Nini Satar
0:00
1.1K Views
LikeShow more reactions
Comment
42 Comments
Comments
Paula Maria Raiova
Write a comment...
Vasco Lebre Malate Fico indignado cada vez que vejo cenas idênticas.... Esses policias sao mesmo uns pobres de espírito, de facto esses compatriotas fazem tudo para nao roubar nada de alguém, acordam cedo procuram a todo custo lutar contra a pobreza, nudez, fome... e de repente aparecem esses coitados, que sem escrúpulos nenhuns desfazem-se dos bens dos fulanos e como se nao bastasse humilha os coitados e esquecem-se que fora da farda eles sao também pobres, necessitados, vulneráveis e miseráveis.....
LikeReply4 hrs
Raúl Chibindje O que me deixa mais triste com tudo isso, é que estes policias usam-se do poder que tem para vandalizar os vendedores não porque querem manter a ordem no município, mas porque são esfomeados e sem caráter, tudo que eles arrancam dos vendedores vai para eles e para suas famílias em forma de rancho, que vergonha, que roubo, que tristeza!!! Vamos mudar Moçambique
LikeReply35 hrs
Dwayne Fernando Muchanga Em vez de darem corrida nos gatunos mesmo a lhes ver
Ficam a dar corrida nas pessoas que estão a procura de meios para sobreviver....See More
LikeReply5 hrs
Salimo Bastos Estes sujeitos deviam ser presos e sairem nas televisoes a nivel nacional. Para servir de liçao. E se nao fazem prometo q vamos ver mais cenas iguais e piores.
LikeReply15 hrs
Erasmo Manuel Esse país esta sem dirigente,o que está nos comandar actualmente é a fome e o discurso faminto desses suposto político
LikeReply4 hrs
Naldo Manhique Triste este cenário,Nini as tuas palavras me tiraram lágrimas, é lastimavel oque estamos a viver..
LikeReply4 hrs
Aly Issa O Salazar de Portugal já havia dito, Moçambicanos querem a Independência pra que?
Pra se comerem entre voces? Deixem as coisas assim como estão e nós cuidaremos de vocês porque se não, isso vai virar caos, vao se Maltratar, disse que isto sera pior, ñ havera Paz. Lembro-me ate hoje essas palavras. Ouvi isso do Falecido Jacob em Pemba, Jacob que Allah o tenha.
LikeReply3 hrs
Davide Jasse A polícia municipal pode ter suas razões mais não podia agir desta maneira! Muito triste cenário, juntos unidos vamos apoiar este jovem.
LikeReply15 hrs
Hagy Ibraimo Em todo Moçambique há abuso do poder.já ouviram falar em República das Bahamas??!...
LikeReply3 hrs
Mikeias Chado Tanta crueldade para um vendedor ambolante e o pior o produto recolhido pergunto eu para onde e canalizado?
LikeReply2 hrs
Golden Boy Diamond Põem marginais a servir o povo é nisso q da.
LikeReply4 hrs
Rosa Vazicaque Nosso mocambique esta pior
LikeReply34 mins
Moçambicano Ahmed Triste aqui na India so levem as coisas
LikeReply2 hrs
Felita Amalia Nori Escrevendo😢😢
LikeReply5 hrs
Saide Jacinto Ali Que tristesza?
LikeReply5 hrs
Ibrahimo Ossman Triste
LikeReply42 mins
Elsa Cebola Triste
LikeReply5 hrs
Lucia Celestino Fazem sempre
LikeReply4 hrs
Ahmade Nassone Sitoe Merda mesmo
LikeReply1 hr
Dique Denis Triste
LikeReply5 hrs
Amyss Pial 😭😭😭
LikeReply5 hrs
Rachid Ossman esses de policia nao tem nada simplesmente ladroes fardados isso é a verdade do país
LikeReply4 hrs
Sophia Bute Fify xiiiiiiiiiiiiiii
LikeReply5 hrs
Helder Condjo Sorte que esse desalmados de policias camararias nao tem armas de fogo, senao seria uma tragedia. Por favor Sr. Mahamudo Amurane. que seja feita a justica.
LikeReply4 hrs
Hagy Ibraimo Queria dezer bananas
LikeReply3 hrs
Adamo Chauale Triste na vista dos direngent ninguem s pronucia
LikeReply5 hrs
Moçambicano Ahmed Na India só levem as coisas
LikeReply2 hrs
Ana Alexandre Avelino Viegas Isso e verdade apolicia ta do mal a pior.tanta coisa p eles faserem tanto bandido tanto lixo n rua.
LikeReply4 hrs
Edson Marandza Como uma palavra biblica diz: haveram 7 anos de fartura e 7 anos de fome. Ja estamos a comesar com os 7 anos de fome. Meramente falando nos que procuramos a vida nas ruas ja não aguentamos, mais algum tempo não se sabe como viveremos.
LikeReply25 hrs
Lito Loto's So podia ser no paiz de merda muito triste phaaaaaaa!
LikeReply3 hrs
Cassam Ibraim O sr amurane é o mestre da arte marcial porixu ai tem ox tropas dele esqueceu-se que esta em npl nao gorongosa
LikeReply4 hrs
Cisco Merinho O caos ja esta instalado meu caro...
LikeReply5 hrs
Rosario Sampaio Daqui alguns meses, será um salve se quem puder... Dias negros estão a caminho... Vai se morrer por falta do k comer... Preparemos nos irmao. Isto está a ficar descontrolado... Vamos diminuir os gastos desnecessários... Pois precisaremos deste dinheiro
LikeReply4 hrs
F.d. Cuvejengua Lamentável...Moçambicanos mergulhado no caos...
LikeReply5 hrs
Alvaro Ferramenta País do MEDO
LikeReply52 mins
Paulino Nimone triste, sem comentario..
LikeReply5 hrs
Jose Chirruco Vergonha Total. Triste
LikeReply5 hrs

Sem comentários: