segunda-feira, 27 de junho de 2016

Inimigo da pobreza


Este homem (na imagem) é bom, porque NUNCA enganou a ninguém. Gosta, GOSTA e DIZ; não gosta, NÃO GOSTA e DIZ. Com ele é pão-pão, queijo-queijo, sem contemplações.
O que eu NÃO GOSTO dele é a sua previsibilidade: quando ele não gosta, reage sempre da MESMA MANEIRA. Isso chama-se teimosia e não é boa coisa, não senhor!
Mas qualquer um ser humano tem sempre um comportamento que os outros não consideram bom. Por isso é que é preciso aprendermos a descontar certas coisas, para podermos apreciar outras!
Eu celebro Armando Guebuza por ensinar os moçambicanos a não terem medo ser ricos; eu celebro Armando Guebuza por ele ser inimigo da pobreza, mas pobreza em todos os sentidos, incluindo o intelectual.
A pobreza em Moçambique tem uma expressão MUITA ALTA, por ser também intelectual. Sim, há muita pobreza intelectual em Moçambique; e Armando Guebuza ensinou-nos a travar um combate cerrado contra este tipo de pobreza. Eu estou aqui nesta plataforma a fazer a minha parte nesse combate. E tu que me estás a ler, qual tem sido a tua a contribuição no combate contra a pobreza intelectual?
Like
Comments
Mahiriri Ossuka Pelo menos uma pessoa o celebra. Porque Moçambique, mesmo duvido!
Like613 hrsEdited
Gito Katawala I think You are getting into uncharted territory with the subject of this post. He has a lot of skeletons in the closet!! Hehehehehe!!
Like313 hrs
Julião João Cumbane I'm free to call, Gito Katawala!
Like113 hrs
Chande Puna Tha place for mbava is in jail
Like13 hrs
André Mahanzule Eu CELEBRO Guebuza professor pela auto estima q ele espevitou em mim e em muitos moçambicanos q quiseram ouvi-lo, Amem.
Like513 hrs
Milton Chembeze Agora, auto estima é algo que se coloca no prato e se degusta, principalmente neste momento de crise. Eu também te celebro, Guebuza.
Like213 hrs
Nathaniel Mucavele A auto estima é o início para colocar algo no prato caro Milton Chembeze.
Like12 hrs
Milton Chembeze Nathaniel, desenha isso para mim vai. Não te entendi.
Quer dizer, quem não tem auto estima morre de fome!?

Like212 hrsEdited
Nathaniel Mucavele Milton Chembeze... Falei de quem tem auto estima e não de quem não tem! Quem tem auto estima faz algo (o mínimo que seja) para comer! Quem TRABUCA, MANDUCA!
Like112 hrs
Milton Chembeze Ou seja, quem não trabuca não tem auto estima.
Interessante o seu ponto de vista.

Like112 hrs
Nathaniel Mucavele Sim... quem não trabuca não tem auto estima se não tiver limitações físicas e mentais, sendo esse maior de idade!
Like112 hrsEdited
Milton Chembeze Neste caso, descarta a possibilidade do "sujeito" não conseguir "um ganha pão"?
Como os níveis de desemprego SÃO BAIXOS em Moçambique podes ter razão. Por outro lado ser empreendedor é muito simples, a burocracia é inexistente e emrestimos têm os juros mais competitivos créditos são baixos e acessíveis a qualquer um.

Like212 hrsEdited
Nathaniel Mucavele Milton Chembeze, não confunda as coisas!

Uma coisa é EMPREGO e outra é TRABALHO! O país não tem emprego mas tem muito trabalho, isso para dizer que quem tem auto estima não está de braços cruzados! Há muita gente sem emprego (trabalho formalmente instituído) que desenvolve actividades para seu auto sustento... outros até com rendimentos superiores a quem tem um emprego... e não me refiro aos Trabalhadores por Conta Própria, refiro me àqueles que vivem de "boladas" ou "sopinhas"!
Só quem tem auto estima pode se redimir a qualquer TRABALHO para pôr comida no prato!
Volto a dizer, quem TRABUCA, MANDUCA!

Like112 hrs
Milton Chembeze Copiado.
Seu eu um sujeito sem auto estima pode por obséquio me arrumar uma "bolada" ou "sopinha"?
Sim, porque ao que me dás a entender são trabalhos que abundam.
Não me indique de venda de terrenos por é propriedade de estado e não quero ver sol aos quadradinhos.

Like112 hrs
Nathaniel Mucavele Olha a tua volta, faça análise SWOT (ver as tuas Forças e Fraquezas e as Oportunidades e ameaças que te rodeiam), só tu saberás o que podes fazer e qual é o teu talento... crie qualquer coisa... só não fiques na sombra da bananeira!
Abraço!

Like212 hrs
Milton Chembeze No ponto em que em encontro só vejo ameaças.
Estou em Macossa e o ribombar das armas é ensurdecedor.
Se calhar abra morgue.

Like211 hrs
Lenon Arnaldo Boa dica, negocio é com rentabilidade garantida. Faltava que lhe desse um toque da sua auto estima adormecida. Kkkkkkk
Like11 hrs
Nathaniel Mucavele Se quiser um toque nesse empreendimento, pode me pagar por isso... conhecimento também vende-se e tenho auto estima suficiente para partilhar o pouco que sei!
Like11 hrs
Homer Wolf Balelas!... @ Nathaniel Mucavele
Like2 hrs
Milton Chembeze Muito entretenimento por aqui.
Há uma minimização dos factos e dados acerca do nosso Moçambique. E, pelo que os nossos compatriotas dão a entender, nós (moçambicanos) nunca tivemos auto estima só quando o visionário, o iluminado, o filho mais querido, ... apareceu tivemos.
Enfim, é preciso ter lata.

Like22 hrs
Homer Wolf Já agora Nathaniel, podia indicar-me quais são as forçcas e as oportunidades, herdadas ao fim dos 10 anos de govt. Guebuza?

PS: Nem mesmo os G-40, que teriam todas as razões do mundo para celebrar o "seu Luis XIV" se atravem a corroborar com esta ideia estafúrdia do Profe... tsc

Like12 hrs
Hilário Tsope Milton Chembeze K.Os terriveis...
Like2 hrs
Vitorino David Não o Celera.Quem é pessimista
Like113 hrs
Like113 hrs
Yaqub Sibindy E qual é o sabor da FRELINEGÓCIOS que Guebuza fundou em detrimento de um projecto de desenvolvimento de inclusão social, estratégia defendida pela Frelimo Patriótica desde à sua Fundação até à morte do Presidente Samora Machel, perante os elogios idolátricos do Professor Julião João Cumbane?
Like313 hrs
Tony Ferreira Simbinde sinceramente tu quando falas de Samora Machel com projecto de inclusão estás a falar a sério? ??? Você no tempo de Machel teria sequer um blog??? Come on guy
Like413 hrs
André Mahanzule Você Sibindey se não teve a primeira oportunidade a se alimentar na Ponta Vermelha com Guebuza então no seu reinado você matabichava almoçava, lançava e jantava la ate q ele descobriu a fantochada e te colocou no devido lugar. Como ele deve ter dado o recado ao Presidente Nhusy então estás aí te lamentando por todos os cantos, ma claro com toda a prudência, qual menino esperto. Unga hitingue hina.
Like413 hrs
Brazao Catopola Em alguma língua desde país Yacub Sibindy deve significar brincalhão. A minha luta é saber a língua. Então hoje você quer criticar Guebuza? Lembra do seu posicionamento depois do congresso de Pemba? A fome o que faz, pág!!! 😯😯😯😯😯
Like413 hrsEdited
Rafael Joaquim José Yaqub Sibindy é uma espada de dois gumes. Corta em ambos os lados. O que lhe mais importa não é conquistar o poder. Isso, ele não é capaz e não será. O que lhe importa é deveras, continuar a ser líder do PIMO e beneficiar-se dos fundos para campanhas e regalias dos líderes de partidos políticos! Assim, ele vai vivendo!
Like112 hrs
Tony Ferreira Simbinde tu tens que recuar no tempo e rever qual era a tua postura de à 7-8 anos atrás e depois continuar com estas tuas palavras porque tu és pior dos camaleões que existe sabes??? Amanhã vais comer o Nyusi como se hoje não estivesses a viver em Moçambique
Like313 hrs
Sergio Fabiao Munguambe Muito bem sr professor. Armando guebuza merece de facto ser celebrado por todos os moçambicanos. Resgatou a nossa moçambicanidade puniu os malandros, construiu muitas infraestruturas através de atracção de muitos investimento e mais...
Like313 hrs
Tony Ferreira Tu simbinde ias a congressos e reuniões do comité central do guebuza sendo da oposição porque ele era alguém que não queria a inclusão? ?? Diga me francamente o marechal deixaria um elemento da oposição participar de um congresso dos CAMARADAS? ??? PORRRAAAA outras coisas são pura estupidez dos pretos de cuspir no prato que um dia comeram
Like513 hrs
Homer Wolf Funny... ahahahahahahah
Like213 hrs
Jose Majasse Dombe Se não houvesse Lambebotas no pais Moçambique desevolveria em tudo.
Like613 hrs
Julião João Cumbane Tu é que andas a LAMBER AS BOTAS da cambada do IMF & WBG (FMI & GBM), Jose Majasse Dombe!
Like113 hrsEdited
Jose Majasse Dombe Vão mesmo louvar o Guebuza um individuo que vendeu essa patria ilegalmente?
Like212 hrs
Elódia Stella Jamisse Fontes Haja cara de pau. Tem mesmo coragem de repetir isso em casa para o espelho? Guebuza um homem bom? Swaubangue só.
Like12 hrs
Sergio Fabiao Munguambe Duvido que seja o yacub a dar esse comentário , a ser ele não está a fazer jejum porque uma pessoa que faz jejum e principalmente neste mês deve se abster de certos hábitos normais com MENTIRAS
Like313 hrs
Mathause Fernando Grande Homem este Cda!
Like213 hrs
Homer Wolf Essa é boa!... pena que seja extemporânea
Like113 hrs
Mathause Fernando Só os distraídos e os que estão a cumprir agendas obscuras olham para este homem como o pior de todos os presidentes; só os apóstolos à desgraça olham - no como inimigo, mas estão enganados...Este é o verdadeiro homem do Povo, o verdadeiro patriota e nacionalista, o homem que veio nos incutir o espírito de trabalho, o homem que veio nos ensinar a questão relativa a auto estima e a mocambicanidade. Em fim, GRANDE HOMEM!
Like513 hrs
Homer Wolf kkkkkk
Like13 hrs
Anidia Tacaiana Acho que nao conheceu Samora Moises Machel nem leu sobre ele...com todos os defeitos o Samora era trabalhador e fazia com que trabalhassemos com prazer...
Like1 hr
Tony Ferreira Quem nunca pecou que lance a primeira pedra. ...mas daí ser o que levou este país a desgraça não sei não. ...
Like113 hrs
Nelson Timbe Parabens aos distraidos Como eu que nao se contentam Pelo pouco e assistindo o eriquecimento estrondoso do dito homem go povo e os seus decipulos. Aproposito, de onde vem Essa riquesa?
Like313 hrs
Mathause Fernando Trabalho trabalho trabalho trabalho
Like13 hrs
Ximbitane Na Lenha É caso para dizer: gostos não se discutem.
Like413 hrs
Julião João Cumbane Até PODEMOS discutir gostos, ó Ximbitane Na Lenha; mas não DEVEMOS impor gostos a outrem!
Like12 hrs
Ximbitane Na Lenha Não é o que parece, ó Julião João Cumbane
Like212 hrs
Mathause Fernando Exactamente isso
Like13 hrs
Mathause Fernando Tu ja te imaginaste ministro durante 20 anos??? 20 anos a dirigir??? Terminas a carreira pobre??? Kkkkkkk
Like13 hrs
Nelson Timbe Os gostos realmente nao se discutem Como disse e bem a ximbitane, espero que percebas mathause.
Like12 hrs
Mathause Fernando Vocês são distraídos e invejosos.
São iguais aqueles que quando vêem um irmão preto rico chamam - no ou associam - me com a corrupção, tráfico de qualquer, macumbeiro, etc etc... mas quando é branco chamam - no de empresário, ou investidor e/ou milionário... kkkkkkk

Like212 hrs
André Mahanzule Qual caranguejismo q nos enferma nós pretos epa!
Like4 hrs
Mathause Fernando *tráfico de qualquer coisa
Like12 hrs
Mathause Fernando É por isso africa nunca vai evoluir
Like12 hrs
Mathause Fernando Foi assim que deram cabo de Kadafi. .. mataram - no simplesmente porque estava no poder a um tempo... kkkkkkk
Like112 hrs
Nelson Timbe Não foi o que eu disse, mas posso concordar consigo, Afinal deves ser o decipulo dele e se o dizes constitue a verdade.
Like12 hrs
Yaqub Sibindy A África tem todas portas para se desenvolver mais rápido que a Europa, infelizmente os seus dirigentes sofrem de vírus da Ganância e Avareza!
Like412 hrs
Mathause Fernando Este é o Yaqub Sibinde verdadeiro é um desses mafiosos iguais ao Unay Cambuma????
Like12 hrs
Nathaniel Mucavele Eu CELEBRO o doutor Honorário em Economia pela Universidade Eduardo Mondlane! Bem haja AEG!
Like12 hrs
Arlindo Armando Matavele É dever de muitos políticos,intelectuais e académicos de boa vontade levar a sua mensagem para neste mundo onde o diabo está a cada momento ganhando a batalha.
Like12 hrs
Raúl Nhagumbe Eu o Celebro pela jatrofa, revolução verde, um lider uma floresta facto que ja temos muitas florestas artificiais e comunitarias.
Like212 hrs
Nelson Timbe Africa é um potencial em recursos que só beneficiam as elites. Axo que alguns não sabem o que se passa ao nivel do distrito. Ex: manure que è um dos grandes productores da madeira.
Like12 hrs
Nelson Timbe Ex: mabote
Like112 hrs
Isaias Adelino Joao Eu admiro Guebuza. Homem forte que sempre quis e trouxe desenvolvimento neste Pais de maneiras que ate entao nenhum presidente mocambicano trouxe.
Like12 hrs
Alvaro Simao Cossa Estimado prof. Julião João Cumbane deixemos o tempo fazer as suas magias, madurar o trigo e convencer o incredulo. Tenho toda a fe que a historia vai absolver o presidente Guebuza, so olho cego pode nao ver quao exitos nosso pais atingiu no seu governo. Erros os temos todos sem excepcao e ele tambem, os tem como humano.
Like212 hrs
Egidio Vaz Eu sou comentador premente deste mural venho por este meio reclamar ao Prof Julião João Cumbane. Esta sendo radicalissimo. Há o risco de não mais aprendermos e sim obedecer.
Like512 hrs
Julião João Cumbane Esse risco NÃO existe neste mural, Egidio Vaz. Não exagera, por não gostares das minhas posições! Eu respeito a diferença, porque promove o progresso da humanidade. E tu, Egidio?
Like12 hrs
Alvaro Simao Cossa Estimado Egidio Vaz, numa relação entre amigos, onde se aprende e se ensina, há gente que tem suas convicções muito sólidas e coerentes, quiça incómodas por serem inflexíveis. Para quem se acustumou ser transfugista, isto é, para aquele que nunca tem uma posição sólida das suas convicções, esta amizade sufoca, mas para aqueles que apesar de serem opositores, tem sempre uma posição inquebrantavel e fixa, melhor amigo não existe, porque é como reflexão vista no espelho, em reverso. Eu prefiro ter um amigo, que apesar de ser contrário ás minhas ideias, tem sua posição bem definida, que ter um amigo embrulhado na penumbra transitória, porque elementos deste tipo são muito perigosos. Eu nem sempre concordo com o prof. Julião João Cumbane, mas a sua posição não me incomoda por ser bem previsível, clara e muito bem argumentada, errada ou certa mas sempre é visível.
Like32 hrsEdited
Egidio Vaz Mas aqui pare e haver uma confusão entre convicção e posição. A convicção não precisa de argumento ou prova. A posição é consequência de algum trabalho reflexivo. O ilustre Álvaro já nê acusou de mudar de posições sempre e achou isto mau. Mas se não o fizesse estaria a ser incoerente pois a posição depende de muitos factores incluindo análise, qualidade e quantidade de informações etc.
Like3 hrs
Alvaro Simao Cossa Estimado amigo Egidio Vaz ha aquilo que se chama maturidade , quando alguem sabe o que faz e preve o desenlace do seu desempenho, entao essa pessoa tem conviccao, isto e' tem ceteza com provas morais. Ha gente transfugista, que nao tem posicao fixa nas suas ideias, independentemente de ter que ser reflexiva, essa gente e' mielocita, nao lhes incomoda alardear gente sem escrupulos que, igualmente apregoar moral e etica, coisas que sao diametralmente opostas, isto chama-se imaturidade numa linguagem entre amigos, porem, tem outra terminologia mais pesada para conotar gente de genero, so que eu nao a uso pela amizade que prefiro conservar, porque ao fim a cabo como meu estimado amigoEgidio Vaz diz: -estamos aqui para aprender um do outro.
Like21 hrEdited
Julião João Cumbane Egidio Vaz, as convicções formam-se com o acumular de experiências e de informações. Logo, qual as posições, as convicções também são informadas. Aliás, as opiniões expressam convicções.
Like32 hrs
Amad Ravia Kkkkkkkkk essa doeu em akguem
"Eu prefiro ter um amigo, que apesar de ser contrário ás minhas ideias, tem sua posição bem definida, que ter um amigo embrulhado na penumbra transitória, porque elementos deste tipo são muito perigosos..." By Alvaro Simao Cossa.
Isso foi um piripiri nos olhos de alguém que ainda tem dificuldades de ver o certo e o errado e por conta disso vai fazendo um multchoice de posições e convicções.
Bem haja gente coerente e comprometidos com a sua convicção e posição.
Abaixo os camaleões.

Like1 hr
Nino Tauzene Ficou rico vendendo patos 😂😂😂😂
Like112 hrs
Nino Tauzene Bando de escovinhas...não nos tapem a cara com a peneira..homem do povo façam me o favor..enriquecimento ilícito apoderou se dos bens do estado..e hoje nos encontramos em um caos na nossa económico e ainda chamam de homem do povo...sou se esse povo for a família dele que hoje são grandes empresários a custa do nosso suor
Like312 hrs
Nino Tauzene A divida provocada por estes senhores ainda chamamos de erros??
Like312 hrs
Fernando Ernesto Ernesto Outras coisas juro. A swi twississeke ni katsongo.
Like112 hrs
Júlio Massango Uma das coisas boas de que gozamos é o direito à opinião oque é bom. Para mim Guebuza é Deus de Moçambique porque intocável, pode deixar o país em ruínas e continuarmos a idolatra-lo não há problema, alias, nesta onda já o chamamos de visionário, carismático, filho mais querido do povo moçambicano, etc. etc.. o que não sei é se ele mesmo concorda com esses atributos. Por isso, o aparecimento de opiniões que exaltam esta figura ainda que me pareçam bajulação, é normal. Tão normal como quando em exercício de funções lhe chamavam de presidente 15 por cento. Mas tudo isto é diversão o assunto é: onde estão os dinheiros das dívidas ocultas. (Yikwini male)?
Like512 hrs
Homer Wolf Ntsém!
Like2 hrs
Julio Sitoe Enquanto tu admiras o Armando Guebuza eu admiro você Julião João Cumbane
Like612 hrs
Homer Wolf Eu também!... Juliáo 4 President
Like2 hrs
Julião João Cumbane É sério isso que me dizeis, Julio Stoe & Homer Wolf? Ou estais «lambendo as botas» sujas deste "tadinho" que vós tratais por "Profe"? A dúvida tem origem no facto de que nesta terra (Moçambique) não se pode admirar ninguém sem conotações pejorativas. Seja como for, sátira ou verdade, eu agradeço, porque o que dizeis sobre mim me informa e educa!
Like12 hrs
Lito Heliodoro Mundlovo Como podem celebrar o arquiteto da tramoia que pôs o país de rastos...há estudos credíveis que apontam o facto de todos os indicadores do IDO terem baixado drasticamente nos últimos 10 anos...o tipo não tem medo de ficar bilionário mesmo, ainda que isso implique hipotecar toda uma nação por gerações. Num país normal este senhor já estaria atrás das grades...
Like611 hrsEdited
Like12 hrs
Mauro Benedito Chilaule Armando Emílio Guebuza impulsionou o desenvolvimento do país aplicamos um modelo que permite o crescimento da economia, mas que ao mesmo tempo produz desigualdades sociais. É certo que também é difícil encontrar um modelo que satisfaça as duas variáveis simultaneamente, podemos notar que ao definir o distrito como polo de desenvolvimento tendo criado iniciativas como os "7milhoes" era uma forma de reduzir as desigualdades, sobre os seus pecados já se disse muito e nalgumas vezes bem, enfim é um Homem capaz de fazer o melhor e o pior.
Like211 hrs
Lito Heliodoro Mundlovo Perita-me discordar caro Mauro, os 7 milhões nunca tiveram como objecto impulsionar a economia à nível distrital, o seu principal objectivo foi comprar simpatias políticas e fortalecer o clientelismo promíscuo entre o partido e estado à nível da maioria dos distritos. Já se sabia de antemão que os 7 bis sob ponto de vista de sustentabilidade seria um fiasco porque quem compõem o Conselho consultivo distrital, que ao qual onera a responsabilidade de avaliar o grau de elegibilidade do mutuário, é o primeiro secretário do partido, secretário permanente e o administrador. Logo os mutuários tinham que mostrar simpatias para com o partido FRELIMO, não se usavam critérios de avaliação baseado na capacidade de gerar riqueza e consequente reembolso e resultado é que é taxa de rembolso não pasa 11%, isto quer dizer que andou se a brincar com o dinheiro dos contribuintes para comprar almas. Em alternativa o estado podia criar um Banco de microfinaças com incidência à nivel distrital mas com gente séria e com capacidade de avaliar a viabilidade e o impacto, à nivel do distrito, dos candidatos bem como a capacidade de reembolso. Crédito esse seria a taxas de juros bonificadas e iria impulsionar o sector produtivo local e por tabela a economia local, mas infelizmente não foi nada disso que aconteceu...
Like211 hrsEdited
Mauro Benedito Chilaule A política uma vez desenhada e implementada deve ser avaliada constantemente caso não ela poderá determinada altura se desviar do seu objectivo. Eu não acredito que ter-se-á gasto tantos milhões com intuito de conquistar simpatias ou tal clientelismo político, a Frelimo não utilizaria essa como estratégia para reafirmar a sua hegemonia, acredito que sim que tenham aparecidos os mal-intencionados do costume a contrariar o que foi desenhado este é um mal que a própria FRELIMO deve combater.

NB: reconheço e admito o que diz, só não aceito que se julgue a política pelas suas disfunções.

Like11 hrs
Lito Heliodoro Mundlovo Se fosse você meu caro não me referia a frelimo como uma organização de transversalidade de valores, pois há muitos grupos de interesse que estão infiltrados no âmago desse partido desvirtuando a sua matriz de criação que é de esquerda socialista. Indo aos factos, o director do GAPI ofereceu-se para dar uma espécie de consultoria quando este Projecto estava numa fase embrionária mas mandaram-lhe passear. Muitos economistas de diferentes sensibilidades foram unânimes em afirmar que esse projecto não tinha sustentabilidade pois não se estavam a utilizar critérios técnicos para alocação dessas verbas aos mutuários e nada se fez, não houve sequer o cuidado de se criar um quadro legal específico para sancionar quem não devolvesse, houve muitas premissas que foram ignoradas que sem as considerar o resultado não podia ser diferente, por isso reitero que houve mentes ardilosa que bricaram com milhões de dólares para comprar simpatias políticas em prejuízo de potenciar a economia distrital
Like10 hrsEdited
Augusto BáfuaBáfua Je suis "Auto-Estimador".See Translation
Like311 hrs
Raul Junior Guebuza so sera entendido pela maioria apos esta geracao. E, creio que Nyusi tem aqui um grande conselheiro se quiser seguramente apostar num desenvolvimento local. se quiser agradar os patroes euro-americanos e chineses tera mesmo que se esquecer do povo e da nacao e ficar presidente bonito para a imprensa nacional e internacional. como a nossa escola nao ensina a analise tem aqui um cordao forte de pessoas para aplaudirem. Gosto de ler Sergio Vieira!
Like19 hrs
Heleno Bombe eu não celebro Armando Guebuza por ter Roubado o pais, eu não celebro Armando Guebuza por ter levado o pais a banca rota, eu não celebro Armando Guebuza por endividado o pais, não celebro por ser corrupto e contribuido para nossa desgraça, e não celebro a si sr prof por ser advogado do DiABO, que futuro é que achas que nós os jovens esperamos? trevas apenas
Like54 hrs
Tony Ferreira Consigo ver com alguma satisfação perfis de muitos que fazem duras críticas aos últimos tempos da vida dos cidadãos deste país fotos tiradas em altas paragens, verdadeiras viaje de lazer em terras já mais sonhadas, famílias felizes em altos churrascos, carros com sunroof em altas curticoes em sítios paradisíacos...era tudo ilusão óptica deles???

Digam me sinceramente vocês os que só querem a cabeça de alguns sem conseguir fazer menção aos bons feitos dos visados e chamam outros de lambe botas 2007-2015 FORAM MESMO FRANCAMENTE OS PIORES momentos da vida do povo de Moçambique? ??

Vejam em vosso redor, recém no tempo e respondam mas sem o habitual caranguejismo que caracteriza o negro digam sinceramente se cada um de voz e a a maioria deste povo incluindo alguns que andam postando full of sheat pelos blogs se antes de 2004 tinham a vida de pequenos lordes como os nossos concidadãos o demonstraram no mundial da África do Sul e o demonstravam até à bem pouco tempo em mpumalanga?

Like34 hrs
Lito Heliodoro Mundlovo caro, tudo o que escreves é retorica, todo o mundo tem o direito de almejar viver melhor e lutar honestamente para tal. O que está em causa é que este senhor comenteu crimes graves que prejudicaram enormemente o pais, tudo o resto é conversa para o boi dormir.
Like12 hrs
Tony Ferreira Prontos típico de nós. ..saber da verdade mas custa reconhecimento preferindo pôr os bois a dormir mesmo sabendo que isso o pode levar a morte...

Mas custa mesmo reconhecimento e depois dizer que também houve como não podia deixar de ser muitos erros???

Like2 hrs
Lito Heliodoro Mundlovo Tony Ferreira, Roubar não é errar, aqui houve intenção dolosa de defraudar o pais, as ultimas noticias falam de 800 milhões de UDS desaparecidos
Like12 hrs
Tony Ferreira Lito Heliodoro Mundlovo tu podes provar que alguém roubou esse dinheiro? ? In dúbio pro réu ...é muito perigoso acusar pessoas sem provas.

O que hoje tu vês como y amanhã podes vir a saber que afinal tratava se de V cuidado com suposições até nos EUA já foram absolvidos reclusos em pleno corredor da morte por se provar inocentes de uma acusação não sabes disso? Eu também condeno os negócios mal esclarecidos repito mal esclarecidos mas daí falar em público que silcrano e beltrano roubaram sem eu poder provar é perigoso

Like22 hrs
Lito Heliodoro Mundlovo Se houvesse dúvidas seria o caso de In Dubio Pro Societate, porém neste caso não há dúvidas que houve crimes ( não se respeitou a lei orçamental, constituição de República, etc). Então porque tanto fogem de uma auditoria forense independente?
Like2 hrs
Tony Ferreira Não vou tentar te ilucidar em relação a isso porque a tua mente já está bem formatada a respeito. ...
Like2 hrs
Lito Heliodoro Mundlovo É so rebater factualmente o exposto acima, se a razão estiver do teu lado irei reconhecer...
Like11 hr
Tony Ferreira Jovem explica me por favor o seguinte:
Foi o FMI que fez os empréstimos para o ematum e outras empresas criadas pelo estado por empréstimo directo?
Porque é que alguém que não te emprestou algo vem pedir esclarecimentos sobre algo que não lhe pertence?
Não seria o caso dos credores e os possíveis lesados pedirem auditoria e não terceiros que por sinal nada perdem com isto?
Sinceramente onde sofre o dito FMI por Moçambique ter contraído este empréstimo? ?
Agora nós cá internamente sim sofremos por ter que pagar às dívidas mas para tal não tem que vir alguém de fora fazer auditoria em coisas que não lhe pertencem.
Quem foi fazer auditoria ao passado escândalo da Enron nos EUA???

Like1 hr
Lito Heliodoro Mundlovo Sinceramente, com todo o respeito, o que escreves é tão aberrante que não sei se choro ou me riu. Há que se perceber a dinâmica do sistema financeiro internacional, FMI não emprestou o dinheiro mas condiciona à alocação de fundos para salvar o nosso país do burraco em que foi criminalmente colocado, agora, quando vejo alguém a se opor a uma auditoria que vai clarificar as contas do seu estado e permitir que este aceda a financiamentos externo para alívio da pobreza que assola a maioria isso me desola.
Like1 hr
Tony Ferreira Mas claro que eu percebo deste condicionalismo imposto ao estado pelo FMI...O que não percebo é do porquê só agora está pressão toda?? Tu pessoalmente em que ano acompanhas te acerca do ematum? E achas que eles não sabiam da nossa " incapacidade"?
Like1 hr
Tony Ferreira Mas em relação a dívida prefiro parar por aqui porque é matéria que sinceramente me ultrapassa
Like1 hr
Tony Ferreira Sorry o teclado por vezes é mais rápido que eu daí a confusão em certos alinhamentos de algumas frases
Like4 hrs
Juma Aiuba Sei!
Like12 hrs
Julião João Cumbane Qual é o enquadramento deste teu comentário lacónico, ó Juma Aiuba?
Like2 hrs
Homer Wolf Bem falado Juma Aiuba!...
Like2 hrs
Julião João Cumbane O que foi que Juma Aiuba falou, ó Homer Wolf? NADA aqui!
Like1 hr
Homer Wolf Pois. E isso é o que apraz "dizer" após a leitura deste post...
Pior ainda quando lemos o seguinte (sobre Nyusi estar alegadamente a deixar-se embriagar pelo poder)... É melhor ler e nada dizer

Like1 hr

Sem comentários: