sexta-feira, 24 de junho de 2016

Expressão de espanto


Expressão de espanto

«Estava a conversar com um grupo de economistas seniores, destes que vieram da américa e alguns locais bem como investidores multibilionários e advinhem o "banho do gelo" que tomei!
Antes da Independência Moçambique era o sétimo pais mais industrializado da Africa Subsahariana. ||Eu quis resmungar e confrontar quando pensei: melhor não, se não tiver as estatisticas. Na verdade, este país foi destruido e está sendo desstruído desde a sua independência. Mesmo ao mais puro analfabeto dos seus 60 anos, pode sentir que ha menos fabricas que no tempo mcolonial. ||PS: Vou avisando: não estou a dizer que prefiro o regresso do colonialismo. Estou apenas a espantar-me com a nossa capacidade de destruir e expulsar os que sabem e sabem fazer alguma coisa.»
Copiado do mural do Egidio Vaz (com mais de 400 "likes") [https://www.facebook.com/egidiogvaz/posts/1824262237801612].
O que tenho a dizer é o seguinte:
A indústria moçambicana ficou destruída pela (i) guerra de desestabilização movida contra Moçambique pela Renamo, ao serviço dos regimes da minoria branca da Rodésia (hoje Zimbabwe) e na África do Sul, guerra essa que durou 16 anos, e pelo (ii) sistema de Bretton Woods ( = FMI + GBM), quando Moçambique assinou o acordo de aderência ao FMI ( = Fundo Monetário Internacional) e ao GBM ( = Grupo Banco Mundial).
Espanta-me que o Egidio Vaz não soubesse disso!
(...)
LikeShow more reactions
Comments
NicriSs Manejo Jr. As industrias moçambicanas faliram por ma gestao dos camaradas pra sua vez os proprios privatiza las a seu favor.
Like313 hrs
Julião João Cumbane NicriSs Manejo Jr., claramente estás a revelar que NÃO SABES NADA sobre a história da indústria moçambicana. Quando é assim, o melhor a fazer é esperar que quem sabe diga alguma coisa!!
Like113 hrs
Antolinho André Também digo. O sr. NicriSs, teria feito boa coisa se estivesse calado que nem eu sobre a matéria.
Like11 hrs
Lito Heliodoro Mundlovo Sajamos mais actuais, tomemos como exemplo as empresas públicas: qual das empresas públicas se pode dizer que está a ser bem gerida, qual a fatia reservada no OGE para potenciar o sector produtivo e a industria de transformação, quais os incentivos sao dados para alavancar o sector? claramente a guerra dos 16 anos destruiu quase todo o país (incluído infraestruturas) porém há mais coisas que tornam a nossa industria e todo o sector produtivo nulo, tais como: a corrupção, incompetência, falta de estratégias estruturais claras para alavancar a indústria (transversalmente todo o sector produtivo). Exemplos eloquentes de falta de critérios lúcidos na aplicação dos recursos são os casos EMATUM, MAM e PROINDICUS...
Like22 hrsEdited
Mauro Benedito Chilaule Ou seja as causas podem ser identificadas nos dois posts bem como no comentário que me antecede. Fim de conversa, agora a que começar a pensar numa estratégia de industrialização do país.
Like113 hrs
Pio Cassicasse Aguardando com serenidade pelos doutos coméntários.
Like12 hrs
Jeronimo Gungulo Sou jovem
Kikiki
Like12 hrs
Jeremias Chilaw Muito bem dito professor. Mas mais do que isso, quando se analisa o percurso de Moçambique é preciso não perder de vista que o colono deixou menos de 5% de moçambicanos que soubessem ler e escrever. Destes 5% menos de 1% tinha instrução suficiente para responder cabalmente aos desafios do país, tanto mais que não fosse para gerir um parque industrial.
Like12 hrs
Julio Machava As zones industriais Sempre estiverem no meio Urbano, sua destruicao tem rosto. Estamos a imputar tudo de mau a Renamo e procurar esconder o lixo por baixo do tapete. Vamos pensar o pais, o porque de importarmos produtos basicos? I que esta a falhar? Temos Tantos empresario para se juntarem as faustosas visitas presidenciais ao estrangeiro e nenhum para produzir papel higienico que a presidencia aprove, leite fresco para os nossos meninos ou simples jam com tanta fruta que se perde na epoca.
Like212 hrs
Jeronimo Gungulo Para não falar de fábrica de lápis
Like11 hrs
Julio Machava Isso. Coisas básicas.
Like9 hrs
Nelson Timbe Qual é devia ter sido outra saida na altura se não aderir ao FMI e o BANCO MUNDIAL, tendo Moçambique sido regeitado do COME?
Like211 hrs
Imóvels Campo Belo Eu acho que ser analista devia ser obrigado que tivessem carga horaria em materias de politica, economia em particular para se falar com conhecimento de causa . . .
Like211 hrs
Jorge Fernando Jairoce Prof. Quais foram as indústrias destruídas pela guerra?
Like38 hrs
Jorge Fernando Jairoce Ou foi resultado dos Programas de Ajustamento Estrutural e outras prioridades que o País foi dando. Acho bizarra a sua análise. A culpa de tudo é a renamo. Assim, é difícil debater. A Renamo tem seus pecados assim como todos nós.
Like38 hrs
Nelson Timbe Esse prof gosta de nos entreter
Like38 hrs
Homer Wolf kkkk
Titos Cau Na antecamera das independ os paises ocidentais transferiram a sua divida para os paises africanos. Bilhoes dr usd. Que chance tinham os africanos?
Like7 hrs
Julio Sitoe Claro que grande parte das indústrias ficaram destruídas durante a guerra e não foi só na guerra da Renamo, durante a guerra de libertação houve muita sabotagem pelos colonos na área industrial e sem acesso a manutenção muitas maquinarias tornaram se ruínas.

Mas isso também veio a piorar com a guerra dos 16 anos que veio destruir e inviabilizar muitas indústrias.

E por fim não vou deixar de lado aquelas que desapareceram mesmo por má gestão dos camaradas.

Moçambicano gosta mais da área de serviços do que produção, acreditasse que os serviços dão dinheiro rápido e sem muito esforço como área de produção, mas em contra partida não desenvolve o País
Like1 hr
Tomo Valeriano Papo furado! O prof eh do contra. Que eu saiba bom número das indústrias estão localizadas em mpt e onde a renamo teve pouca atuação durante a guerra de desastabilizacao. Qual guerra deu cabo da suposta industrialização em moz? Má gestão isso foi
Like124 minsEdited
Homer Wolf Ntsém!
Estava a conversar com um grupo de economistas seniores, destes que vieram da américa e alguns locais bem como investidores multibilionários e advinhem o "banho do gelo" que tomei!
Antes da Independência Moçambique era o sétimo pais mais industrializado da Africa Subsahariana.
Eu quis resmungar e confrontar quando pensei: melhor não, se não tiver as estatisticas. Na verdade, este país foi destruido e está sendo desstruído desde a sua independência. Mesmo ao mais puro analfabeto dos seus 60 anos, pode sentir que ha menos fabricas que no tempo mcolonial.
PS: Vou avisando: não estou a dizer que prefiro o regresso do colonialismo. Estou apenas a espantar-me com a nossa capacidade de destruir e expulsar os que sabem e sabem fazer alguma coisa.
Ricardo Menete, Francisco Jacob, Saide Junior e 402 outras pessoas gostam disto.
Comentários
Gilder Anibal
Gilder Anibal Eu penso o mesmo. O Pais esta sendo destruido. E se for a ver conseguem nos tirar do asfalto para o matope! E, parece me que, daqui a mais 40 anos, passaremos em riachos nos bairros que circundam a cidade.
Eliminar
Egidio Vaz
Egidio Vaz Será um riacho que ninguem saberá explicar. E, depois dirão que "sempre foi um riacho".
Eliminar
Gilder Anibal
Gilder Anibal Egidio Vaz .
Como sempre ha aqueles manos das TVs que dizem coisam que ninguem quer ouvr! Risos
Eliminar
Júlio Mutisse
Júlio Mutisse Quem destroi o país e sua indústria Egidio? Quem patrocinou o fecho da indústria do caju (por exemplo) votando a ociosidade as fabricas espalhadas pelo país? Porque? Se nos livrarmos de paixões pode ser que este debate nos reconcilie com a nossa história, nos leve de encontro aos erros governativos e nos ajude a chegar a soluções úteis a bem do país
Eliminar
Egidio Vaz
Egidio Vaz Júlio Mutisse vou dar-te oque queres. Foram os ocidentais. Eles nos colonizaram. Nos expulsamo-los. Mas eles voltaram de outra forma. Sempre são eles a causa do nosso sofrimento.
Eliminar
Júlio Mutisse
Júlio Mutisse Não Egidio, não é isso que eu quero. Quero que olhemos para nós como país e para aquilo que sao nossas responsabilidades e nos responsabilizemos de facto por aquilo que aconteceu ate aqui
Eliminar
Gito Katawala
Gito Katawala Esta estória da indústria do caju é uma evasiva que irrita. Se foi tese de licenciatura ou mestrado de alguém, deverá ter dados demonstrativos de quão grande era e o respectivo peso na balança de pagamento. Então que se ponha em evidência para justificar que a regressão do país teve como génese a destruição da tal indústria.

É agora, o que dizer do algodão, sisal, copra, cereais, citrinos, gado?

Porque voltamos sempre à teoria da mão externa?
Eliminar
Julio Da Wilka Edwin
Julio Da Wilka Edwin Não vejo os ocidentais como culpados. Nos moçambicanos confiamos o nosso destino a pessoas erradas. Quantas fábricas existam e quantas tínhamos depois da guerra dos 16 anos??

Quantas fábricas foram criadas depois desta mesma guerra??

Este problema e interno e facilmente podemos identificar os culpados.
Eliminar
Júlio Mutisse
Júlio Mutisse Alguem disse isso aqui?
A industria do caju foi distruida e existia como outras que sumiram queimadas ou vítimas de erros de gestão ou gestão danosa. Então na resuma a distruição da industria ao Caju que eu citei apenas como exemplo caro Gito Katawala
Eliminar
Júlio Mutisse
Júlio Mutisse Caro Julio da Wilka, o país e a sua industria em particular sofreram danos sérios não só às mãos de quem governa como das armas e acções daqueles que querem "instituir a democracia". Julgo que se lembrará disso, salvo se tiver confiado algo a esses também. Mas
Eliminar
Júlio Mutisse
Júlio Mutisse Costumo dizer que mesmo a questão do caju pode ser achacada ao nosso governo que aceitou implementar a medida do Banco Mundial meu caro Gito... só não sei se os nossos paises tem capacidade para dzer não a esses conselhos. Os ultimos acontecimentos tem me mostrado que a nossa independencia ainda é muito dependente. Daí que posso entregar essa medida ao Banco Mundial, mais um ente que pode entrar entre os distruidores a par dos que governam o pais e dos que, pelas matas a dentro tentam chegar ao Governo do país.
Eliminar
Elsa Do Rego
Elsa Do Rego Mas mesmo sem estas industriaas a funcionarem Mz e Angola conseguiram ter GPD melhor do mundo na ultima decada
Este de Mz estar no setimo melhor lugar foi Uma avaliacao infima em relacao as industriaas actuais do mundo
Vamos trazer o setimo lugar q Mz conquistou Pra a concurrencia do mundo hoje seria o.07 kkkkk
Eliminar
Júlio Mutisse
Júlio Mutisse Elsa, nao percebi a sua resposata ao meu comentario
Eliminar
Paula Martins
Paula Martins Há algo que eu não consigo perceber e se algum dos Sres me conseguisse explicar agradecia. Hoje pela décima vez tive que pegar no carro e ir ao meu dentista depois de estar desde manhã a ligar e a mandar mensagens para um telemóvel. Quando lá cheguei estavam 2 raparigas sentadas com o telemóvel na mão. Estranho, não será???
Eliminar
Júlio Mutisse
Júlio Mutisse Paula, nao percebi a sua resposata ao meu comentario
Eliminar
Gito Katawala
Gito Katawala O exemplo da derrocada da indústria do caju tem sido usada por muitos compatriotas quando querem justificar o declínio da economia moçambicana. Claro que houve a guerra de desestabilização que se converteu em luta pela democracia, mas sempre que se tenta justificar a incompetência e má prestação da economia, traz-se o o exemplo da reforma compulsiva recomendada pelo Banco Mundial e o FMI na década de 80. É só isso!
Eliminar
Julio Da Wilka Edwin
Julio Da Wilka Edwin Claro meu chara Júlio Mutisse. Quando me referi a guerra dos 16 anos assumi que os dois intervenientes foram culpados. Mas nos so confiamos a um deles a reconstrução do país. E é a estes que temos que cobrar.

Os outros que também destruíram o país infelizmente a história e o tempo fará questão de lhes fazer pagar.
Indo ao ponto, o que o governo fez para desenvolver o sector fabril. Quantas fabricas abriram? quantas reabriram?
Eliminar
Júlio Mutisse
Júlio Mutisse Plenamente de acordo. Mas, tal como digo, a distruição da nossa indústria TAMBÉM passou por ai, como igualmente da guerra e de decisões politicas e de gestão
Eliminar
Julio Da Wilka Edwin
Julio Da Wilka Edwin Este é um problema muito serio meus caros e ainda vamos pagar caro por não querer desenvolver o sector fabril. Temos pontecial, temos terra, temos recursos naturais e humanos, afinal de contas o que nos falta????

Um amigo uma vez disse: como é que nos investimentos tanto dinheiro no sector de pescado se nem fábricas de processamento temos!

Compramos pneus para um carro que ainda nem foi encomendo.
Eliminar
Júlio Mutisse
Júlio Mutisse O que surgiu primeiro? O ovo ou a galinha? É um dilema enorme mas é factual que precisamos evoluir para a industrialização célere e forte do país.
Não faz sentido para mim qu eo carvão so seja exportado. Por que nao atraimos industria de fundição de aço para Tete por exemplo? Por que nao fazemos de Tete um espaço privilegiado de industrialização de acordo com o seu potencial. Escoamento existe...
Eliminar
Paula Martins
Paula Martins Ok e tem razão vou explicar. Eu nasci em Portugal portanto aqui não sou ninguém para opinar embora há quem diga que a pátria é o país onde me sinto, apartes. De colonialismo não quis saber e da história também não embora aqui para Moçambicanos as opiniões divergem. De que falo então....respeitante a industria, a comercio, a serviços, a funcionalismo publico ou a que quiser falta perceber o que isso é. Ninguém faz nada sózinho são precisos trabalhadores,o que é um trabalhador afinal? Alguém que foi formado para prestar um serviço a uma empresa e por esse serviço é remunerado. Continuando raciocinio:Primeiro formação não só para esse trabalho mas para compreender toda a dinâmica da empresa e depois, brio, eficiência, celeridade no trabalho, responsabilidade no mesmo, trabalho efectivo no horário, pontualidade, compreensão que a preservação de um cliente é fundamental e etc,etc,etc fico-me por aqui. Sim, são bem vindos os direitos dos trabalhadores mas para isso há que compreender os deveres, sem isso nada feito. É uma questão de mudança de mentalidade e não digo que seja total mas atrevo-me a dizer duma grande maioria. Tudo o resto respeitante a desenvolvimento sem esta premissa vencida para mim é uma Utopia.
Eliminar
Júlio Mutisse
Júlio Mutisse Paula, o país tem muitos desafios. Isso é um facto. Ainda hoje estava numa palestra onde passei uma mensagem no sentido do que dizes acima. Esses desafios que colocas serão resolvidos com maior competição e não com maior ou menor paternalismo que se possa ter com os trabalhadores. Isso por um lado.
Por outrohaverá que pacificar as mentes na nossa relação como povo e na nossa relação com os outros (portugueses, americanos etc).
Eliminar
Paula Martins
Paula Martins Alegro-me Júlio Mutisse por haver consciencialização que esse é um problema efectivo, entre outros, que se deverá ultrapassar.
Eliminar
Edio Matola
Edio Matola com todo respeito quando a indústria de caju entrou na falência por má assessoria das instituições de Bretton Woods, a indústria Moçambicana, ja estava toda ela escangalhada e digo mais, foram essas medidas que por outro lado ajudaram a reconstruir a indústria Moçambicana, destruida pela má gestão e guerra!!
Eliminar
Edio Matola
Edio Matola industria de cajú é um caso isolado. É o principal trunfo dos que não querem ver, o real problema deste País.E qual foi a outra indústria foi destruida por má assesoria das instituições de Bretton Woods? Será que a indústria Moçambicana, era só a indústria de cajú?
Eliminar
Adam Yussof
Adam Yussof Enquanto tivermos "parte incerta" e confronto de armas ao invés de ideias, não podemos lograr muito mais...
Eliminar
Júlio Mutisse
Júlio Mutisse Ainda estou a espera da Teoria do Egidio a volta deste tema meu caro. Mas parar só na destruição provocada pelas guerras pode ser pouco- Haverá, provavelmente, que procurar outras causas para a desaceleração e/ou distruição. De que tipo de indústrias estamos a falar que existiam em ou até 1975? Na conjuntura que se seguiu e no periodo actual continuariam funcionais? Foram todas destruidas ou evoluiram?
Eliminar
Elsa Do Rego
Elsa Do Rego saber ate o mais humilde do teu povo tera wssa abilidade ,,,as ferramentas ,,,o acesso ao avanco tecnologic ,,,recodei-me dum tanzanianow apartir das carcacas inventou um engenho auns poucos anos atraz ,,, eles os tanzanianos nunca expulsaram carapuca nenhuma ,,, mas ai vem do lucro q se fez ,,, foi mais investido in militery nas ultmas decadas da sadc do q na promocao industrial .... o lucro foi assunto de preferencias onde militery teve infelizmente maior dominio
Eliminar
Mestre Jojo Mestre
Mestre Jojo Mestre As vezes Niku Dhuuuu começo a pensar que esses Velhotes querem morrer com toda Pátria junto. KUTI SUNGA NI TIKU.Tsk
Eliminar
Jose Chirruco
Jose Chirruco So me veio à retina:
Cajuca, texlom, madal, mabor, textafrixa, vidreira, têxtil de pungue, emocha, açucareira de luabo, Moçambique industrial.ginoleo,
Eliminar
Jorge Ferreira
Jorge Ferreira socaju,CCM,siderurgia,refinaria,cometal-mometal,JFS,Bonsuino,Protal, ...mas há mais...
Eliminar
Jorge Ferreira
Jorge Ferreira Cajú,podemos agradecer ao Banco Mundial...
Eliminar
Jose Chirruco
Jose Chirruco Se o tempo voltasse atrás meu caro Jorge Ferreira
Eliminar
Sergio Buque
Sergio Buque Só para acrescentar , TUDOR .
122 h
Eliminar
Elsa Do Rego
Elsa Do Rego lets join the capital of Namibia , Bostwana n Angola or SA invested in militery ,,,,was more then enough to put entire Afrika in a tip top condition ,,,infelizmente nao podemos por mz neste group pois apos guerra Mz estava zero ,,,agora nao perguntem porq houve guerra
Eliminar
Reverendo Magestade Magnífico
Reverendo Magestade Magnífico Eu prefiro um colono de outra cor
Eliminar
Meque José Meque
Meque José Meque Somotex, fábrica de castanha fábrica de manteiga, fábrica de rebuçado fábrica de meia, isso empacol, mademo, isso só na beira
Eliminar
Evaristo Cumbane
Evaristo Cumbane Pedra a pedra a destruiçao continua....
Eliminar
Nhecuta Phambany Khossa
Nhecuta Phambany Khossa No meu povoado há uma grande fábrica de açúcar. Produzia bem até que em Dezembro de 1989 a Renamo atacou a povoação. Nos anos seguintes vieram mais ataques do mesmo grupelho. Os trabalhadores fugiram. Os campos de plantação de cana de açúcar foram abandonados. Com o fim da guerra e os investimentos feitos, incluindo novos campos de plantação e tecnologia de ponta, a referida fábrica é a maior ou uma das maiores da África Austral. A sua produção anual anda muito próximo de 400 mil toneladas. Emprega directamente cerca de 10 mil trabalhadores, sem contar com os empregos indirectos.
Eliminar
Juma De Alzira Paulo
Juma De Alzira Paulo "Nenhum tirano nos irà escravisar" essa è a parte do nosso hino nacional que me orgulha...
Eliminar
Edio Matola
Edio Matola mas estas sendo!!! tsc...
Eliminar
Juma De Alzira Paulo
Juma De Alzira Paulo Estou sendo?? Pods terminar...
Eliminar
Alberto Mussana
Alberto Mussana Hoje em conversa com colegas, chegamos a conclusao que so usando as nossas aguas o pais tem potencialidades para suprir todas suas necessidades, so pela costa que tem, justificava ter uma faculdade de pescas! Alias, ja tivemos dezenas de empresas de pesca. O visionario mandou criou uma empresa de atum comprando "txopelas aquaticas" egidio bateu na tecla certa!
Eliminar
Liano John'Doe
Liano John'Doe O Donald Trump falou caro amigo Egidio Vaz
Eliminar
Domingos Guiamba
Domingos Guiamba O Sr Egídio tá sendo um pouco contraditório!
Eliminar
Carlos Jossia
Carlos Jossia Grande verdade ... até fazias geleiras .. e hoje?
Eliminar
Zeca Becane Felisberto Sibia
Zeca Becane Felisberto Sibia FMI e seus sequazes ajudam e ajudaram a destruir o país para sermos seus dependentes. Assim será. Podem creer
Eliminar
Lucia Mato
Lucia Mato Só vim ler os comentários...kkk
Ja estamos no abismo de qualquer forma mesmo...
Eliminar
Júlio Mutisse
Júlio Mutisse Ainda estou a espera da Teoria do Egidio Vaz a volta deste tema. Mas parar só na destruição provocada pelas guerras pode ser pouco- Haverá, provavelmente, que procurar outras causas para a desaceleração e/ou distruição. De que tipo de indústrias estamos a falar que existiam em ou até 1975? Na conjuntura que se seguiu e no periodo actual continuariam funcionais? Foram todas destruidas ou evoluiram?
Eliminar
Egidio Vaz
Egidio Vaz Primeiro: Moçambique fez o mais difícil depois da independência, comparável a meter o cavalo pelo buraco de uma agulha que por uma baliza. Adoptou regimes hostis e totalitários já na altura muito brutalizantes. Segundo, expulsou pessoas. Terceiro consentiu a guerra civil. E quarto a mesma liderança abraçou o capitalismo selvagem como forma de acumulação do capital. O resto somos nós que compactuamos com a corrupção e ma-governacao
Eliminar
Júlio Mutisse
Júlio Mutisse Egidio uma guerra brutal arrasou o país, suas estruturas e sua economia. Isso por um lado. Por outro, uma sucessão de decisões políticas e de gestão TAMBÉM contribuiram para que o país perdesse parte do que tinha.
A adopção do capitalismo pode não ser, de per si, um erro em contraposição, por exemplo ao que referes quanto a adopçção de "regimes hostis". Aliás, antes de qualquer juizo de valor e face ao seu comentário supra haveria que definir o "erro" se a "hostilidade" de antes de 1990 ou o "capitalismo" do pos 90 que permite que cada um querendo lance suas iniciativas. O erro, quanto a mim, não estará no modelo politico adoptado... estará nas decisoes de gestão que se tomem. É que, sem ser gestor, acho que medidas de gestão tendentes a sustentabilidade independem dos modelos politicos. A China comunista conseguiu emergir e se fazer o pais que é hoje por exemplo...
Eliminar
Guilherme Mathew Chauke
Guilherme Mathew Chauke A libia tambem tinha conseguido
Eliminar
Edio Matola
Edio Matola Não faça confusão chefe, não há por onde comparar o caso Líbio do Moçambicano!!
Eliminar
Bertino Doho
Bertino Doho Concordo Júlio Mutisse,
Eliminar
Jose Eduardo
Jose Eduardo Se de alguma maneira pode ser util parte da industria que existia e deixou de ser funcional em/ate 1975 e ou ate 1990: industria textil, caju, confeccoes, industria de precisao (relogios e contadores), material escolar (esferrografica, compasso, regua, esquadro, giz), oleos alimentares, fabrica de bicicletas, baterias, lacticinios, etc. Alguns dos produtos so eram produzidos no Quenia, RSA e Moçambique.
Eliminar
Júlio Mutisse
Júlio Mutisse Mabor, Fábrica de Bicicletas, Tudor etc. A indústria téxtil teve suas peripécias e não pode ser dissociada dos "16 anos" por um lado e, por outro a conjuntura da própria indústria nesse periodo. QUanto a outras continuo a pensar que uma visão estrat+egica de industrialização do paós as poderia ter mantido funcionais por mais tempo, principalmente promovendo a sua adaptação ao pos1990
Eliminar
Edio Matola
Edio Matola mas o maior problema é a má gestão, o resto é papo! A guerra acabou à 24 anos, e o que aconteceu de lá pra ca? Que acção estratégica convista a desenvolver a indústria sustentavelmente, foi implementada? E onde estamos agora? Contra factos não há argumentos!!!
Eliminar
Ricardino Jorge Ricardo
Ricardino Jorge Ricardo Sétimo lugar antes da independência...e agora em que lugar ocupamos?
Eliminar
Elsa Do Rego
Elsa Do Rego Nao podemos dizer q nao houvesse industrializacao mas sim nao houve advanced industrialisation
E nao houve inovacao

Tudo o resto ... Gov poor performance n corruption was too muito infimo Pra ser relevante a falta de good wages n upgraded equipment/ industry
Eliminar
Filho Do Cinzentinho
Filho Do Cinzentinho A China ñ era a potência que é hoje. Até o Americano fabrica na China manos.
Eliminar
Rodrigues Domingos Tembo
Rodrigues Domingos Tembo Ok Egídio tudo bem vc como cidadão desta pérola do Índico qual será a proposta em termos de visãomais
Eliminar
Rodrigues Domingos Tembo
Rodrigues Domingos Tembo Dizia deste nosso território
Eliminar
Januario Muchanga
Januario Muchanga E so lembrar das marchas alusivas ao dia do trabalhador nos primeiros anos apois a independencia.
Eliminar
Filho Do Cinzentinho
Filho Do Cinzentinho Também acho super normal um gajo que ñ sentiu na pele o colonialismo pense que seria melhor voltarmos a ser colônia.
Eliminar
Claudio Mapulango
Claudio Mapulango Mano Egídio Vaz diga-me quantas escolas como Samora da Beira se construiu depois da independência, essa é uma dos vários exemplos, hoje o país não tem capacidade energética para alimentar indústria pesada, fala-se da educação e se eu disser que estão pouco se importando com educação, o que dirá mano?
Eliminar
Júlio Mutisse
Júlio Mutisse Quantas escolas foram construidas desde 1975 e quantas foram destruidas? Quem se importa mais com a educação quem constroi ou quem destroi? Hoje milhares de crianças não estao a estudar na zona centro mesmo com professores e salas de aulas. Porque?
O que é que o Claudio acha que aconteceu nos 16 anos de guerra nos paises que nao tiveram guerra? Pararam? Ou evoluiram?
Este país tem problemas muito sérios. Um deles está na sua massa crítica. EM 40 anos a FRELIMO cometeu MUITOS erros políticos e de gestão que contribuiram para a situação em que nos encontramos mas, a juntar-se a eles, há os que andaram a sabotar o país ditando a paralisação da industria que já existia e das iniciativas que poderiam existir.
Não foram erros economicos e de gestão que ditaram a paralisação da rede de comercializaçao agricola que já existia, as vias de acesso, as cantinas etc. Foi a guerra
Eliminar
Claudio Mapulango
Claudio Mapulango Mano Júlio a resposta é simples a nossa liderança, pois o líder tem a capacidade de transformar as coisas em favor de todos, liderança é determinante, onde os nossos líderes buscam ou aprendem o conceito de liderança, a guerra é consequência ou resultado do que fazemos ela é como um escape de um motor, não pretendo discordar e muito menos concordar, mais acho que podíamos ou podemos fazer melhor. E quanto a questão de Samora da Beira, somente pretendo ilustrar a disparidade da teoria e prática, falamos todos dia que a educação é o instrumento pelo qual o povo toma o poder, mais o que fazemos para a mesma? Formamos professores e não construímos escolas resultado temos menor a frequentar o curso nocturno, isso antes da independência não se verificou, mais estávamos em guerra. À muita coisa que podemos arrolar, mais o espaço não permite.
Eliminar
Dias Manuel
Dias Manuel O que destruiu o país foi a ambiçao que se criou no seio do moçambicano de querer enriquecer sem trabalhar, por um lado; e o pensamento errado de que quem libertou a patria tem que se perpetuar no poder sem permitir ideia de ninguem, mesmo que se prove estar correta! Daí as pessoas foram se dando valor nao pela maneira como pensam ou pelos conhecimentos que ostentam, mas sim por aquilo que sao em termos de ligaçoes de familiaridade ou amizade com aqueles que devem governar o pais perpetuamente.
Eliminar
Júlio Mutisse
Júlio Mutisse Claudio meu irmão há crianças no noturno sim, há crianças ao relento sim. Sem a guerra essas crianças estariam TODAS em salas? Não sei mas a existirem, creio eu, seriam em menor número do que hoje. Afonso Dhlakama num video que circulou recentemente reconhece o esforço feito no pos independencia pela educação mas, ele próprio, investiu esforço na diminuição da capacidade que estava a ser criada.
A guerra explica tudo? Não, há decisões políticas e de gestão que influiram muito no nosso devir colectivo. As actuais dívidas por exemplo.
O que é que estou a tentar dizer? Que temos que olhar a nossa história num plano amplo e nao de um angulo fechado que ve um lado só. Essas visões parciais da nossa história so nos atrasam e nao nos permitem atacar os proncipais problemas desde as causas dos conflitos recorrentes até ao combate dos corruptos que continuam a existir
Eliminar
Claudio Mapulango
Claudio Mapulango O último aspecto que faz menção, é de facto fundamental, mais só é possível se tivermos um verdadeiro líder, pois irá transformar e capacitar as nossas habilidades, e focar-se nos aspectos fundamentais, repito só é possível com uma liderança. O líder forma líder, ou chefe forma servidor, nos precisamos de líder.
Eliminar
Edio Matola
Edio Matola nenhuma, essa é que é a resposta para a sua pergunta!
Eliminar
David Abilio
David Abilio Eu tenho 66 anos. Podem imaginar o que vivi e aprendi quer no tempo antes e pós independência. Há uma coisa que hoje às pessoas não gostam de ouvir. Mais de 90% de todos os que aqui postaram, são um produto acabado da independência. Isso deveria ser a base para julgar os avanços ou retrocessos dos dois períodos. Conheci quase todas essas fábricas e as indústrias aqui relatadas, mas nem de longe conseguiram produzir gente como a que está aqui a usufruir com pleno domínio as Tics. O Sérgio Vieira há dias demonstrou por A e mais B as diferenças dos dois períodos, quer sob ponto de vista material, financeira, social, académica e cultural. Mais uma vez, cada um dos que postaram aqui, são a prova destes avanços. Também não se esqueçam que o desenvolvimento evocado do período anterior a independência foi resultado de centenas de anos. É verdade que devíamos ter preservado para servir de trampolim para etapas mais desenvolvidas, o que infelizmente não aconteceu por erros e inexperiência nossa, mas também da conjuntura internacional e também pela guerra que nos foi imposta. Estes factores conjugados devem ser equacionados para fazermos melhor juízo do presente. Mas uma das coisas que devemos ter sempre na mente, e até como um estímulo para superar as dificuldades, é o sentimento de que valeu apenas a independência. Há muitos problemas, há muitas mazelas, há muitos erros sim, mas sem a independência teríamos muito poucos aqui a postar no Facebook. Somos o que somos, graças à independência, e em sua defesa a Luta Continua contra a miséria espiritual, e material, continua pela conquista da nossa dignidade humana. Não convoquem o colonialismo para aqui para coisa alguma. Basta os nossos irmãos instrumentalizados como máquinas assassinas, que temos que aprender a reabilitar - los e inseri - los no nosso convívio e com eles construir o Moçambique que queremos.
Eliminar
Edio Matola
Edio Matola Julio Mutisse, a Frelimo, é talvez a maior culpada pela guerra civíl que tantos danos criou ao País! O que farias se alguém aparecesse e te desse uma chapada? O que farias se o seu irmão quisesse ficar com toda herança que os vossos progenitores vos teriam deixado? Enfim, se a Renamo faz guerra militar, a sua gloriosa Frelimo faz militar, e econômica! Camarada Júlio, sabes me dizer quantas indústrias estão a falir devido a crise econômica, em grande medida criada pelas dívidas insustentáveis criadas pelo partidão? Use o Maputo Shopping Centre como amostra, vai e veje a quantas anda a falência de lojas, e replica isso para o País todo! Vamos amar a patria em frente de tudo!!!
Eliminar
Edio Matola
Edio Matola Sr. David Abilio, pode por favor me falar dum País do mundo em que os jovens com algo equivalente ao ensino básico não usam as redes sociais? Qual o mérito dos nossos governantes, no crescimento do uso das redes sociais e Tics? Isso é produto da globalização, e da proliferação da produção em massa, que faz com que se procurem novos mercados consumidores, e nós acabamos apanhando esse tecnologia, na verdade para pudermos alimentar essa indústria, com as nossas compras! Por favor, arrajem outros argumentos e pela idade não lhe fica bem tentar fazer algo que o tempo ja lhe ensinou ser impossivel, tentar tapar o sol com uma peneira!
222 hEditado
Eliminar
David Abilio
David Abilio Senhor Edio Matola releva o meu post. Correr não é chegar. Eu disse que o senhor é a primeira prova do valor da independência. Examina - te minuciosamente, veja tudo o que está ao teu redor, contabiliza os graus académicos da tua família e amigos, avalia a água, a energia que consome, as roupas e o transporte seu ou dos seu familiares, e até este pendor crítico que demonstra. É tudo isso que chamo de prova do valor da independência. Não saia onde está, não procure longe e nem faça esforço mental, pois o senhor é um produto acabado da independência. Ou então se desminta, e diga que você não existe, e que você é uma farsa do outro.
Eliminar
Agnaldo Antonio Pedro
Agnaldo Antonio Pedro Este é um daqueles conselhos que sempre ouvi e ouço dos mais velhos...
Eliminar
Claudio Mapulango
Claudio Mapulango Boa noite sr David Abilio primeiro à que perceber o contexto das independências, porque que elas surgem e como elas surgiram, penso que já ouviu falar de neocolonialismo. Só uma pequena pergunta onde é que o seu grupo faz sucesso, por acaso é em Moçambique ou no ocidente, já se perguntou porque será isso, ou é uma mera coincidência? Reflita
19 h
Eliminar
Ser - Huo
Ser - Huo Nao se precisa de ser detentor de títulos académicos para saber que o nosso governo tem muita responsabilidade - embora nao exclusiva - na debilidade económica (fundada sobretudo nas opcoes de políticas e prioridades de investimento) do nosso País, mas também não precisamos de ter títulos para saber quem de verdade destrói a cadeia industrial do país. O Júlio Mutisse fala de "nos livrarmos de paixoes como caminho para nos reconciliarmos com a nossa historia", certo, sem mais, pois precisamos aceitar que ha quem vai tomando mal decisoes, mas por outro lado, ha quem vai sabotando as poucas decisoes que saiem do papel para a real. Um dia vamos dizer "Mocambique tinha mais camioes no ano X e agora poucos", e vamos nos esquecer que ha uns "supostos homens armados" que vao fazendo a sua parte.
Ora, enquanto no tempo colonial nós estavamos em 7o lugar, depois tivemos 16 anos de doer, a serio, e nessa altura, os outros da região estavam a avancar, e agora queremos reclamar que perdemos o lugar por opcoes governativas?! Não, foi destruição a fogo.
Eliminar
Júlio Mutisse
Júlio Mutisse É essa a mina tese meu irmão. O País, tal como está, é produto dos factores que apontas acima.
Eliminar
David Abilio
David Abilio Bem dito
Eliminar
Antonio Gomes
Antonio Gomes Pelo "desfile" de alguns comentarios, tenho que concordar consigo Caro Egidio Vaz...massa cinzenta, precisa-se URGENTEMENTE!
Eliminar
Gonzaga Maquia
Gonzaga Maquia Um exemplo da degradaçäo industrial é percorrermos a Avenida das Industrias na cidade da Matola para termos noção de quantas fabricas fecharam!
Eliminar
Denito Macuapa
Denito Macuapa Caro Egidio, falou justamente oque um velho amigo dos meus pais que vive la pras Bandas marginalisadas de Angoche(Distrito da provincia Nortenha de Nampula)sempre fala depois de uns copos de sura.*bebida tradicional*MEU FILHO ,O COLONO DEICHOU FABRICAS AQUI FUNCIONAIS,NOS ELIMINAMOS E VOTAMOS CENTENAS DE HOMENS E MULHERES AO DESEMPREGO E POBREZA.
Eliminar
Alfredo Chambule
Alfredo Chambule O que temos que fazer, compatriotas, é reconstruir o nosso País!
Eliminar
Bernardo Francisco Silva
Bernardo Francisco Silva Mabor, Tudor, Têxtil do pungue
Eliminar
Egidio Vaz
Egidio Vaz Alguns dos dirigentes destas empresas falidas sao hoje "reputados gestores"e juristas.. Triste za de um pais
Eliminar
Dias Manuel
Dias Manuel Aí está!!!!
Eliminar
Bento Bembele
Bento Bembele Ermenegildo Gamito -Mabor, Jose António Psico - Texlom, Economista Ragendra e outros...
Eliminar
Adelino Branquinho
Adelino Branquinho O que espanta, caro amigo Egidio Vaz, nao `e so a capacidade de destruir e expulsar, mas o mais grave, `e destruir o que os que sabem construiram, assassinar os que teem ideias, e por fim, promover a mediocridade.
Eliminar
Nelsoncarlos Tamele
Nelsoncarlos Tamele Somos todos incompetentes! Pois permitimos todos nos que certo grupo que nao perfaz uma duzia da populacao n geral, detenha a arma ilicitamente para dstruir!
Eliminar
Augusto Gildo Buanaissa
Augusto Gildo Buanaissa Ao que vivemos hoje, talvez seria melhor o colonialismo mesmo
Eliminar
Guilherme Mathew Chauke
Guilherme Mathew Chauke Vejam como as guerras e corrupxao destruiram nosso pais, democracia destruiu africa,
Eliminar
Adelino Antonio
Adelino Antonio Kem dissi é guerra? Kem fez divida é guerra? Pensa
Eliminar
Guilherme Mathew Chauke
Guilherme Mathew Chauke Nasceste quando ? Porque eu vi guerra destruindo tudo, coisas de dividas sao de hoje, pelo que eu vivi Moz voltou pra zero por causa das guerras, isso da divida sao coisas de 2013
Eliminar
Jorge Carlos Cavele
Jorge Carlos Cavele A guerra parou 21anos, o que se fez nesse tempo?
Eliminar
Guilherme Mathew Chauke
Guilherme Mathew Chauke E' tao facil destruir do que construir, mas mesmo assim na decada 90 na cidade de chokwe so tinhamos uma so escola secundaria, 1 hospital mas agora temos muitas escola secundaria temos universidade e temos mais duas 3 clinicas
Eliminar
Jonas Joaquim
Jonas Joaquim Jorge Carlos Cavele A guerra ainda nao parou caro Cavele os camioes continuam a ser incendiados, ha centena e centenas de criancas que nao vao a escola, estradas estao a ser escavadas, lojas pilhadas acho que nao vives nestes pais para fazeres esta afirmacao ou dizes por estares em Maputo onde nunca viram guerra?
Eliminar
Gilder Anibal
Gilder Anibal O DESENVOLVIMENTO 'e progressivo. Portanto, se nao for, ALGO esta falhando!
Eliminar
Mabangulane Jaime
Mabangulane Jaime ...
Eliminar
Zé Joel
Zé Joel Uma coisa é sugerimos a ideia de uma industrialização mais acentuada sob ponto de vista crescimento outra é sob ponto de vista numérico. Parece-me um facto muito " fantástico" ter havido mais industrias naquele tempo do que hoje, isso, ainda de forma imprima soa ao absurdo. Prefiro acreditar que temos muito mais indústria e se calhar industrialização agora do que antes.haaa come On!
Eliminar
Luis Mucave
Luis Mucave Egidio Vaz,quando proclamamos a independencia.a matriz.deste pais ja estava pronta....
Quando em Angola,trabalhei com um Engenheiro sul africano.dos antigos o velho Joannes Wiiliam Botha..o nome ja diz tudo,sobrinho do grande crocodilo Piter Botha.
Willie Botha ja era um velho engenheiro experimentado.fez parte do primeiro grupo de engenheiros que fizeram o primeiro design da estrada Maputo witbank.
Ele sempre me dizia,luis a historia sempre se repete ..fique atento ao queos outros fizeram no passado.
Procure entender o que e que fez os Portugueses prosperarem na vossa terra,pois os recursos que enriqueceram os Portugueses estao la e intactos.
Procure fazer melhor que eles,pois a matriz esta la e pronta...gosto muito daquele munir como carinhosamente o trato...
Eliminar
Egidio Vaz
Egidio Vaz Perdemos tempo a lutar pelos recursos ainda à superficie quando se estivessemos calmos e em paz estariamos a explorar do melhor que existe. Nós, em primeiro lugar, somos culpados pelo estado em que estamos. Não sao "eles" ou outros moçambicanos. Somos todos nós. Enquanto uns matam a tiro outros na cidade montam ciladas, esbanjam o dinheiro do erario publico, desvia o dinheiro e endivida o povo, atrasando a expansao das suas actividades.
Eliminar
Daniel Costa
Daniel Costa O escangalhamento do aparelho administrativo colonial levou-nos a pequenez como aquela de mandar queimar bibliotecas escolas e municipais inteiras porque representavam o colonialismo! Agora me digam com que memória institucional sobrevivemos? Resultados andamos a tentar inventar coisas que ja funcionavam em termos de administração publica, pelo menos nos seus aspectos selectivamente positivos. Meritocracia nao e' de hoje; evitar nepotismo nao e' de hoje; o estatuto do funcionário nao e' de hoje. Falta-nos bases que ja' tivemos.
Eliminar
Luis Mucave
Luis Mucave Exatamente...o portugues construiu estas cidades Maputo Beira Nampula....nos estamos a fazer o que?
Eliminar
Luis Mucave
Luis Mucave Concluo...a mateiz estava la...o escangalbamento da maquina publica colonial e assim.deixar surgir o.homem novo foi um.desastre.....
Eliminar
Luis Mucave
Luis Mucave Total.desastre...um aventureirismo atros
Eliminar
Alfas Faquir Alfas
Alfas Faquir Alfas "Procure entender oque fez os portugueses prosperarem na vossa terra porque os recurso que lhes eriqueceram esta la intactos" - Nao que seja novidade mas sabe bem ouvir essas palavras, cada dia me convenço de que ha esperança para meu moçambique, ele so precisa de sangue novo! Pois os velhos libertadores ja entraram pra reforma logo depois que o saudoso nos deixou.
Eliminar
Jorge Carlos Cavele
Jorge Carlos Cavele Apareces tu, Moçambicano ou estrangeiro para investir numa industria qualquer, estâo lá querem 5% sem terem capital, isso acabou afugentando ou retraindo investimento. Transportes oliveira fechou há 14 anos, ja nâo havia guerra, o que o governo fezg para evotar o desaparecimento de uma empresa historica que até sofreu muito durante a guerra?
Eliminar
Fauzio Mussagy Fernandes
Fauzio Mussagy Fernandes Foram os erros da tal independência
Eliminar
Pita Fundice
Pita Fundice Mas o que haviam o industrializado, foram os mesmos a destrui-lo. Por um lado, criaram o MNR que ficou a destrui-lo. Isso ninguem deve duvidar. Por outro lado, a nossa desindustrializacao, e devido as politicas capitalistas do Ocidente que impuseram regras desenquadradas com a nossa realidade. A isso se associa as nossas liderancas que nao estao comprometidos com o desenvolvimento do nosso pais.
Eliminar
Daniel Costa
Daniel Costa Um mais velho da banda de Vila Junqueiro (hoje Gurue) vociferou de breve dizendo que la' haviam por 23 fabricas de cha' operacionais ate' a Independencia, mas no's reduzimo-las a pouco menos de meia duzia, sem producao!!! Nao digam que estou a ser saudosista, e' verdade crua e nua da nossa realidade!!
Eliminar
Jemusse Abel
Jemusse Abel Estou em angoche passeando em conversa com diferentes pessoas o comentário é este: aqui as fabricas que nos empregavam ja não existem faliram. Nós estamos a deriva e fomos esquecidos... Hehehehe
Eliminar
Maximino Costumado
Maximino Costumado A dado momento esquecemos que o inimigo era o colonialismo portugues e lutamos entre irmaos.Resultado destruicao!!! Todavia, arregacar as mangas e pensar em solucoes para os nossos problemas.
Eliminar
Eduardo Matine
Eduardo Matine Indeed...hugs
Eliminar
Mouzinho Zacarias
Mouzinho Zacarias Prefiro colono sim...do que esses pretos que fuderam este país
Eliminar
Imtiaz Vala
Imtiaz Vala Nao te esquecas que a guerra movida pelos regimes minoritarios usando a RENAMO possui grande e total responsabilidade na destruicao de Mocambique! Nenhum estudo real escamotea a destruicao de Mocambique pela guerrilha da RENAMO!Infelizmente ate hoje a destruicao Renamista continua!
Eliminar
Jorge Carlos Cavele
Jorge Carlos Cavele Desculpa da guerra nâo cola, parou 21 anos, e a guerra durou 16 anos. O que se fez durante os 21 anos? Nada! Provocou se esta nova para se continuar o saque. O Meu avó dizia" Quando um nâo quer dois nâo brigam".
Eliminar
Mouzinho Zacarias
Mouzinho Zacarias Imtiaz Vala Zimbábue foi destruído Será que foi a guerrilha da renamo?
Eliminar
Imtiaz Vala
Imtiaz Vala O caso de Mocambique! O Post destaca Mocambique! Abra post sobre Zimbabwe, depois debatemos!
Eliminar
Nelson Junior
Nelson Junior Carissimos senhores, eh bom nao entraremos em sentimentalismos faceis...sim, Mocambique no tempo colonial era uma "pequena" potencia economica...mas, toda essa economia favorecia aos europeus e as grandes multinacionais ...o negro era um cidadao da segunda classe...,cuidado com essas comparacoes perigosas...o colonialismo era uma humilhacao a raca negra....o problema nao eh comparar mas eh saber se, realmente no periodo colonial ou no periodo dos camaradas a economia mocambicana foi ou eh bem distribuida a todos..,.claro que nao..,seja no sistema dos brancos ou dos negros barrigudos nunca nunca houve ou ha a justica social....esse eh o problema
Eliminar
Eduardo Matine
Eduardo Matine Colono nunca,seja branco,preto ou sei la quem for!Precisamos do homem certo no lugar certo e na hora certa!Se nos abstermos dos "ismos" tais qual o modismo de comentar por comentar podemos desenvolver em conjunto nao so um Pais mas tbem um lugar para cada um se realizar profissionalmente,socialmente e economicamente,isso nao tem raça nem proveniencia!Apartir da Europa eclodiram 2 guerras mundiais e nao houve colono que foi la destruir ou reconstruir pedra sobre pedra!Estes que vivem de passado aprendam a visitar museus,e' para isso que a memoria institucional,civilizaçoes,arquivos e outros materiais se mantem conservados ate data hoje!Hugs
Eliminar
Nelson Junior
Nelson Junior Ps!....no tempo colonial, os negros nao podiam votar...,agora voces podem votar.....a culpa eh vossa
Eliminar
Nelson Junior
Nelson Junior ......mas, seja como for, prefiro ser pobre mas ser livre e ser considerado um ser humano do que ser um escravo rico
Eliminar
Silvino Alberto Nhantumbo
Silvino Alberto Nhantumbo Kkkkkkkk
Eliminar
Jose Ntaia
Jose Ntaia A industria e outros sectores vitais da economia Mocambicana foram destruidos pela guerra, Mocambique proclamou independencia em 1975, guerra de 16 anos iniciou em 1977, se nao houvesse guerra primeiros anos da independencia seriam cruciais p recuperar todo potencial economico.
Eliminar
Xandu Inguane
Xandu Inguane Sr. Mouzinho n perca seu tempo siga os e veras o tratamento que te vão dar
Eliminar
Nelson Junior
Nelson Junior Carissimo Egidio, nao defendo a frelimo, mas havia necessidade de expulsar certos brancos...so que o Guebuza expulsou os que nao devia expulsar e exagerou....
Eliminar
Rui Antonio
Rui Antonio O problema começou com o sistema político adoptado depois da independência: o comunismo. Depois veio a tal guerra dos 16 anos e por fim a mudança para o sistema liberal/capitalismo. Quando começamos a aderir as instituições da Bretton Woods, a economia, local não estava ainda preparada para a abertura do mercado concorrencial. Começamos a ter roupa usada ee boa qualidade a preços bons. Resultado a indústria têxtil faliu. Idem com a indústria do calçado e com o sector agrícola. E os ocidentais sabiam que isto iria acontecer tal como foi em outras partes de África e também no Haiti. Infelizmente a nossa economia não passa de fantochada: serve mais ao interesse do Ocidente do que a nós próprios. Por outras palavras, podemos ter alcançado a independência política, mas continuamos longe de ter a económica. Na verdade quase que nenhum país africano, de facto, teve a independência económica. Os que tentaram, como nós, caímos logo na guerra e acabamos cedendo aos interesses dos que mandam.
Eliminar
Renas Simiao
Renas Simiao Mais temos mozal, cdm, cocacola, fabrica de fiz. frozz,
As industrias q desapareceram nao aguentaram com a dinamica da globalização
As tais industrias sao: Loumar, pilicola, FN, mabor, reopel ....Ver mais
Eliminar
Gonçalves Fortes
Gonçalves Fortes Sabes o que estás a escrever
Eliminar
Faizal Dos Santos Langa
Faizal Dos Santos Langa tambem me questiono, Sera que este sabe o que escreveu? ??.? outros comentarios pah.....
Eliminar
Renas Simiao
Renas Simiao Nem sempre devemos ouvir, ler , e fazer com que os outros concordem com oque queremos.
Saber ouvir outras opiniões é uma virtude.
Uma pena q nem todos tem.
Eliminar
Monica Matavele
Monica Matavele Mas nao nos esquecamos que eles tambem nao deixaram ninguem preparado para continuar com as tecnologias. Mocambicanos nao tinham conhecimento suficiente para aguentar com a industria. Diferente que a Africa do Sul e outros, que tiveram a sorte do colono permanecer no pais, mas tambem com niveis muito baixos de analfabetismo.
Eliminar
Profeta Amor
Profeta Amor Deixaram sim, mas o Guebuza mandou embora todos, esquecendo-se de que ele era um analfabeto ideológico.
Eliminar
Egidio Dos Anjos
Egidio Dos Anjos Em simultaneo nao te esquecas de nos dizer as tais as tais industrias e aonde se localizavam e aquem pertenciam, parece que estas a fugir muito da sua raiz ou dos seus principios. Esqueceste que os nossos avos e pais nao eram sujeitos a nada durante esse tempo do dominio desses teus fas. Agradece porque nem irias te formar ate so nivel que tens porque nao erras sujeito. E visto que o seu fio de pensamento esta contra sua realidade.
Eliminar
Cremildo Manhica
Cremildo Manhica Eu acho que o Egidio dos Anjos não percebeu a inquietação do Vaz. Que Moçambique nunca mais se reergueu depois da era colonial é um facto e é facto também que não temos capacidade de gestão, amor ao trabalho, tudo que fazemos é destrui e roubar do herd...Ver mais
Eliminar
Jorge Tovela
Jorge Tovela Mataram a tudor, mabor, licungo, xirico e muitas outras que produziram o verdadeiro made in mozambique. Manbava diabo
Eliminar
Magacebe Majacunene
Magacebe Majacunene As apostas sócio economico e politica Nem todas resultaram.Apoiamos a libertação do Zimbabué de que nos orgulhamos Mas o atacados na perspectiva de se defenderem criaram a Renamo para contrapor a Zapu de Mugabe.Quanto aos colonos esses originais da Europa não passavam dos 400 mil em Moçambique.Os que estão a chegar Esses sim Vêem para sacar.Os avos vieram como miúdos estudaram e fizeram a tropa em Moçambique,casaram tiveram filhos e netos que 1975 ja tinham pelo menos 10 anos.Tinham raizes e por isso não aceitaram os ventos da independência.Estes que estão a chegar em doze meses vão de férias a sua terra natal 4 a 5 vezes de férias.Esses sim vem2 investir sob todos os riscos e transferir os lucros fruto do seu trabalho.Mas também fazem outras nacionalidades.....
Eliminar
Maulana Domingos Maulana
Maulana Domingos Maulana Repugnante.
Eliminar
Luis Loforte
Luis Loforte Ninguém contestou quando a FRELIMO proclamou a necessidade de "escangalhar o aparelho colonial". E tudo se escangalhou, cumprindo - se o desiderato!
Eliminar
Egidio Vaz
Egidio Vaz Exactamente. Os mais novos deve ler este comentário. É justamente isto que aconteceu
Eliminar
Nadinho Mate
Nadinho Mate Ate conheço o autor dessa ideia.
Eliminar
Andre Jorge Chifeche
Andre Jorge Chifeche Homem de 24h
Eliminar
Jonas Joaquim
Jonas Joaquim Oh Loforte nao se devia escangalhar o aparelho colonial?
Eliminar
Luis Loforte
Luis Loforte Devia - se, mas só se destrói casa velha quando se tem pronta a nova. Dou - lhe apenas um exemplo: que mal viria ao mundo manter na mão da Missão Suíça o Hospital de Chamanculo, ou de Chicuque nas mãos dos Metodistas? Vida tanta coisa a ser destruída sem sentido. Samora, ele próprio, teve que mudar de rumo, teve a coragem de dize-lo em público.
118 h
Eliminar
Isabel Mendes
Isabel Mendes Em relação ao teu PS só tenho a reportar o seguinte. Estou cá a dar formação em PNL (o Borges Nhamirre pode-te explicar o que é) e confrontei-me com pessoas muito inteligentes capazes de obterem sucesso em vários empreendimentos. Apenas precisam de adquirir certos conhecimentos e ganharem auto-estima e amor próprio. Contudo, tanto eu como o meu marido debatemo-nos com imensos obstáculos sobretudo a nível de corrupção em vários departamentos estatais e estamos a pensar fechar as nossas empresas cá. Para tua informação o filho já fechou a dele e há várias que também pensam fechar. Amo o meu país mas estou a ficar muito desiludida.
Eliminar
Zeca Becane Felisberto Sibia
Zeca Becane Felisberto Sibia Cumprindo se as escrituras!
Eliminar
Luis Loforte
Luis Loforte De repente, milhares de mulheres, que alimentavam milhares e milhares de filhos por descascarem a castanha de um país que era o primeiro nesse campo, ficaram sem emprego: uma das principais indústrias nacionais acabava de um de ser destruída. E ainda temos que encontrar a culpa em outros?
Eliminar
Lazaro Filimone Pene
Lazaro Filimone Pene Miopia degenerativa!!!
Eliminar
Azarias Chihitane Massingue
Azarias Chihitane Massingue De certeza o Sr. Luís muito bem sabe quem mandou fechar as fábricas de descasque de castanha de caju e mandar nos exportar-la bruta. Egídio pode até não saber porque quando isso aconteceu não tinha ainda 10 anos. Por isso ter que ouvir dos americanos. Luís sabe que nos finais da década 80, alguns estudos concluiam que a destruição do País pelas guerras (de Ian Smith e do MNR, que depois ficou Renamo) havia o feito regredir em cerca de 50 anos. Nós os adultonhos devíamos ajudar os Egídio"s a escrever direito a nossa história sem precisar dos americanos, pois nós vivemos essa realidade. Agora dr Egídio, saiba que o capital Ocidental forçou nos a desmantelar uma boa parte dessas indústrias.
Eliminar
Nemane Selemane
Nemane Selemane Prefiro este colono local que vende ou destroi fabrica do antigo colono e constroi uma barraca de Bambu em frente do seu quintal. Kkk.
Eliminar
Tembe Simao Santos
Tembe Simao Santos Este debate é muito interessante.
Me traz verdadeira prova que moçambicano não demora esquecer..

Lembram que apois a independência eclodiu uma guerra Civil patrocinado pelos colonos expulsos do país.
Uma guerra com finalidade de destruir toda indústria.

Como a indústria têxteis podia operar se os campos de produção do algodão estavao minadas?
Quantas vezes a mabor, texlom, cometal momental, IMA, lusalite riopel, etc foram sabotadas com a guerra.

Irmãos Moçambique vem de longe.
Eliminar
Amarildo Samuel
Amarildo Samuel Tudo dito ilustre tembe!
Eliminar
Maria Narotam
Maria Narotam Vamos parar de culpar kem expulsamos...Vamos parar d culpar os brancos..a rodesia..o apartheid. .FMI..U.eropeia. ..o k construimos desd k estes foram expulsos?nem uma citadela c infrastruturas basicas..a kto tempo acabou guerra ds 16anos?pk k n se contruiu fabricas? Ao inves disso o k a frel fez? Robou a seu proprio povo..pior. .semeou a cultura d roubo e da preguica generalizada...onde se ensinou k p ganhar $ n precisa trabalhar basta dancar a nossa musica...da frel...paremos de culpar os outros p nossa desgraca...
Eliminar
Jasmin Rodrigues
Jasmin Rodrigues Bem dito Maria... Mais de 40 anos de Independencia e NADA em concreto feito para alem da tal dita Conquista da Independencia... As vezes acho k mais valia continuar Colonizada!!! Nao trouxe nenhum beneficio!!! Somos prisioneiros de nos mesmos e servos de um
Bando de negros analfabetos e ladroes sanguessugas!!!
Eliminar
El Mucuapito
El Mucuapito Neste sentido apesar de tudo, Angola avançou muito.
Eliminar
Profeta Amor
Profeta Amor Numa das linhas vi algo como expulsos do país, porquê? Ora vejamos: o sistema do monopartidarismo associado a falta de sabedoria de direcção dos ideais dos que lutaram pela independencia do país influenciou a guerra
Eliminar
Samo Joao
Samo Joao Serä que o Donald Trump tem razäo?
Eliminar
Carlao Galho
Carlao Galho Gosto de gente informada
Quando se ouve falar de algo que não sabemos ficamos de bocas abertas espantados, moz vem de longe, e metade da história que moz ainda é segredo para muito de nós, mas vale salientar que alguns factores como sabotagem das indústrias moz e só ir envergar. que saberás que não fomos culpados mas sim sabutados. Valeu Tambe Simeão Santos
119 hEditado
Eliminar
Américo Matavele
Américo Matavele Alguém disse bem: Mocambique ficou independente em 1975. Logo em 76 começou a destruição, porque os inimigos de Moçambique, a saber, a antiga Rodésia e a África do Sul do apartheid, montaram moçambicanos para essencialmente destruir, para além das fábricas que refere, as escolas, hospitais, para além do capital humano que foi desviado da produção para a guerra. Depois da guerra, veio este mesmo FMI, que liberalizou tudo, e o caju foi obrigado a ser vendido bruto. Para quem conhece a história recente de Moçambique, sabe que essas indústrias, a maioria estavam perto da matéria prima, logo na zona rural, onde a Renamo incidia mais, e foram queimadas com as respectivas máquinas. Pelos vistos esses teus bradas, mano Egidio, têm memória curta, que já não se recordam que a firma para a qual trabalham contribuiu grandemente para este desaparecimento das indústrias. Deviam consultar as suas decisões passeadas antes de virem se armar em anjos. Vejo que corremos o risco de repetir a história, porque muita gente não a conhece, ou a esquece deliberadamente. A Renamo queimou fábricas, e as impositivo FMI acabaram com o resto. Hoje estão aqui, e vão dar outro golpe ao nosso caminho para o desenvolvimento, assim como a Renamo voltou ao que sabe fazer:estrangular o desenvolvimento.
Eliminar
Maria Narotam
Maria Narotam E se a frel tivesse aceite logo a democracy sera k essa Guerra teria tempo d destruir tdo? Logo, a freli contribuiu significativamente p esta destruicao..E k golpe a FMI vai dar again? A frel rouba individa o pais e a culpa e d FMI? Sincerament respeito a opniao as otros,porem devemos fzr analises c certa maturidade,olhando p tds lados sem pre nocoes..pois se hje falamos assim alguem deu sua vida p termos esta liberdade...mais ainda poderms votar ...
Eliminar
Américo Matavele
Américo Matavele Exactamente. Mas se ver bem, aqui não falei de possibilidades, mas de factos. O que aconteceu. Sobre as dívidas, sugiro que olhe para o objectivo delas é não para o que se fala. Analisa os objectivos e tira conclusões sinceras sobre eles. Depois disso podemos conversar.
Eliminar
Andre Jorge Chifeche
Andre Jorge Chifeche Sim estou a ver que a Ematum esta a funcionar plenamente a proindicus tambem e a Mam idem. Estas empresas estao em condiçoes de pagar a divida, nao é mano americo Américo Matavele?.
Eliminar
Américo Matavele
Américo Matavele Estão, sim.
Eliminar
Naldo Felipe Ndau
Naldo Felipe Ndau As dívidas tem os melhores objectivos como dizem "garantir a nossa segurança " portanto os fins não podem justificar os meios, não respeitar a constituição, não respeitar o povo que os elegeu...é exactamente por terem feito as coisas envolvidas em secretismo que hoje estamos a pagar uma factura alta, os doadores, o FMI suspenderam a ajuda que tanto precisamos, e o povo está com uma pulga atrás da orelha, a questionar-se "será que as dívidas escondidas eram para seu benefício ou para benefícios individuais", até agora ninguém percebe qual foi o benefício de contraír as dívidas do jeito que foram contraídas, mas os malefícios todos sentimos.

Nota: Tudo isso seria facilmente evitado e de certeza que não chegaríamos a está situação, portanto concordo em 100% com está publicação enquanto uns destroem o país com as armas outros o fazem através da má governação e roubalheiras. No fim nem um, nem outro presta.
Eliminar
Andre Jorge Chifeche
Andre Jorge Chifeche Ntsem.
Eliminar
Carlao Galho
Carlao Galho E para devido esclarecimento, atribuído essa destruição das nossas riquezas como luta para o bem do povo macomunada com Portugal
Eliminar
Borges Nhamirre
Borges Nhamirre A guerra é, de facto, um dos factores de destruição da economia do país mas não o único. O ano de maior produção da economia do país foi 1981 e ja decorria a guerra há 5 anos.
A má governação e corrupção governativa são, a par das guerras, factores da nossa pobreza
Eliminar
Manuel Moises Americo
Manuel Moises Americo Quando dou a minha contribuição, sou rotulado, então melhor é deixar o tempo decidir......
Eliminar
Bertino Doho
Bertino Doho Temos que aceitar que algumas ideias sao um verdadeiro conflito entre centro e o sul. Obviamente sabemos qual é a regiao que tem ciumes da outra.
Mas olha nao podemos esquecer que a guerra dos 16 anos destroiu o pais, a ligação entre as regioes do pais nao quase inesistente. Perguntem a nos que vivemos aquela guerra, hao de perceber a brutalidade daquela ou desta guerra. Onde nao havia piedade em nada. Lojas, fabricas, escolas e outros investimentos eram destruidas. Embora tambem temos que reconhecer que houve más decisoes politicas para bancarotizaçao da nossa industria. Mas em 80% a guerra destrui este pais.
Eliminar
Edio Matola
Edio Matola Para os que advogam a guerra cívil, como a principal causa da nossa des (industrialização), diria que a Frelimo, é talvez a maior culpada pela guerra civíl que tantos danos criou ao País! O que farias se alguém aparecesse e te desse uma chapada? O que farias se o seu irmão quisesse ficar com toda herança que os vossos progenitores vos teriam deixado? Enfim, se a Renamo faz guerra militar, a gloriosa Frelimo faz militar, e econômica! Camaradas sabem me dizer quantas indústrias estão a falir devido a crise econômica, em grande medida criada pelas dívidas insustentáveis criadas pelo partidão? Para os que estão em Maputo, usem o Maputo Shopping Centre como amostra e vêm a quantas anda a falência de lojas, e repliquem isso para o País todo! Vamos amar a patria em frente de tudo!!!
222 hEditado
Eliminar
Abdul Yatima
Abdul Yatima sr americo matavele , sera que sr eh cego.mesmo ai n maputo onde estas ja viste bem divergencias sociais? Estas defender uque? oq esta errado esta errado vamos corrigir.qual eh o medo afinal?eh por isso q qem falsica eleicoes sao professores q ate nem gaham absolutamente nada mas preferem isso.stao traumatizados com pobreza!
Eliminar
Jose Chilengue
Jose Chilengue Tenho a percepção de que, duma maneira geral, preferimos acomodarmo-nos na ideia de que todos os nossos problemas têm sempre causas externas, provocadas pelos 'outros' e que nós, os Moçambicanos, somos apenas uns coitadinhos, vítimas das maldades alheias. Chegará um dia em que teremos que "cair no areal" e assumirmos a nossa grande dose de responsabilidade em muitas das desgraças que temos sofrido. Só aí começaremos a pensar o que devemos fazer para melhorarmos a nossa condição.
Eliminar
Maria Narotam
Maria Narotam Faz me lembrar 1 comentario d 1amigo senegales.."moz e maioria ds paises Africans deviam mandar vir alguns contentors d brancos, p alavancar a economia " so asim estes poderiam alcancar algum densev. Ja imaginaram o k seria RSA sem os brancos?vimos o k aconteceu em Zimbabwe...
Eliminar
Mauro Benedito Chilaule
Mauro Benedito Chilaule Liberta- te dessa corrente psicológica
Eliminar
Maria Narotam
Maria Narotam Igualmente
Eliminar
Raul Novinte
Raul Novinte É meu amigo Egidio Vaz Moçambique foi bem destruido e o que destruiu muito Moçambique não a tal guerra civil que a Frelimo teima ser. O que destruiu Moçambique é a o modelo de administração adotado pelo o regime, o tal governo de "Unidade Nacional" centralizado.
Eliminar
Jasmin Rodrigues
Jasmin Rodrigues Sempre disse e acredito infelizmente nessa teoria. Mocambique precisa de uma 3 colonizacao... Nao chinesa (como tem vindo a acontecer) ou Portuguesa como tb aconteceu a alguns anos com a crise em Portugal...mas do Branco "Europeu" de peso de modo a por ordem neste Pais. Tem as suas implicacoes.. Que os homems no Poder neste momento nao pretendem deixar isso acontecer... Pois primeiramente falta lhes tutano e escola (e a propria lingua deixe lhe que lhes diga, metade do governo sabe nepias de ingles).... Portanto seria MUIiiiiiiiiiiNTO DIFICIL isso se concretizar... Dai muitas vezes achar que estamos literalmente F..didos
Este Barco e mesmo para Afundar e nao contar historia nenhuma...
Eliminar
Alberto Chilaule Chilaule
Alberto Chilaule Chilaule Humm mano. cade auto estima. e qual seria o seu papel como Moçambicano nessa dita terceira colonização
Eliminar
Jasmin Rodrigues
Jasmin Rodrigues Caro Alberto... Neste Caso e mana... E a minha autoestima esta em alta! Nao podemos tanbem fugir a realidade... Temos 2 olhos e inteligencia para ver que o nosso pais esta de facto a regredir.. Os servicos mais basicos sao inexistentes! Transportados como bois, ma asssitencia medica, pessima sistema de ensino... Prefiro o tempo em que haviam tranportes publicos organizados e a horas em k tinha lugar pra branco e preto, mas pelo menos tinhamos todos!!!
Eliminar
Mauro Benedito Chilaule
Mauro Benedito Chilaule Liberta- te dessa corrente psicológica, você não conhece o valor da liberdade e à dor de 500 anos de humilhação e pilhagem
Eliminar
Jasmin Rodrigues
Jasmin Rodrigues Mauro Benedito Chilaule e vocemesse recolha se a sua insignificancia...tem muito ainda por aprender sobre o respeito a opiniao dos outros..
Eliminar
Mauro Benedito Chilaule
Mauro Benedito Chilaule A opinião alheia será sempre respeitada quando não ferir a dignidade das pessoas e sobretudo de um Estado como Moçambique, pátria de heróis onde tombaram os melhores filhos desta terra para libertarem o homem e a terra.
Eliminar
Jasmin Rodrigues
Jasmin Rodrigues Nao diga disparates...quer entao dizer que so se respeita a opiniao de alguem qdo nao fere a dignidade de alguem? Voce tem alguma formacao? Se sim lamento dizer lhe...tem a sua massa cinzenta atrofiada e acredito que os seus professores estao a ensinar lhe mal... Ou voce e teimoso o bastante pra nao aprender do que lhe ensinam...
Eliminar
Raul Novinte
Raul Novinte Jasmin Rodrigues, o que Moçambique necessita não é ser recolonizado. O que Moçambique necessita é uma liderança que de verdade ame Moçambique e moçambicanos e não ao dinheiro. Homens e mulheres que atendam a sabedoria de Deus e que não governam o país com interesses individuais e familiares mas sim ao interesse de Moçambique e do povo moçambicano.....
Eliminar
Mwana Acusdo
Mwana Acusdo Entre o colono preto e o colono branco, talvez seja mesmo melhor o colono branco!
Eliminar
Sergio Manjate
Sergio Manjate
Eliminar
Dias Tembe
Dias Tembe Sabemos quem está destruindo o país é não podemos fazed nada sob o risco de sermons baleados. Quê pena.
Eliminar
Fernando Savanguane
Fernando Savanguane matola e chamada zona industrial pelo passado hoje em dia só restam ruínas e outro tipo de infraestructuras em substituição as Indústrias deixadas pelo colo não houve continuidade
Eliminar
Henriques Luis Matsenguane
Henriques Luis Matsenguane Estamos mesmo a regredir.
Lamentavel.
123 hEditado
Eliminar
Djua Kizomba
Djua Kizomba O FMI e o Banco Mndial também contribuíram a Destruição em benefício da África do Sul.
Eliminar
Edson EL Boxeador
Edson EL Boxeador Sempre o FMI e Banco Mundial. Eish
Eliminar
Fernanda Lopes
Fernanda Lopes Vejo que continuamos a olhar para tras e para fora! Temos a capacidade interna. Mas temos mesmo de mudar o angulo em que nos colocamos para olhar (mudar mentalidade e atitude), recuperar alguns valores (por exemplo, orgulho por sermos Mocambicanos) e passarmos a planear consistente e sistematicamente o que se faz. A solucao nao esta fora de nos e cada um de nos faz parte e contribui da/para solucao!
122 h
Eliminar
Jemusse Abel
Jemusse Abel A pergunta ainda pode persistir: alcançada a independencia o que se fez pra que a economia nacional beneficiasse à todos mocambicanos? Que liçoes positivos colhemos dos portugueses em termos de administraçao financeira?
Eliminar
Dable Langa
Dable Langa Isto está muito mal
Eliminar
Victor Rego
Victor Rego Modelo d governaçao, regionalismo politico e corrupçao xtao a ensonbrar cada vez mais o desenvolvimento do país. Ants tinhamos uma frelimo virada pra independencia e dsenvolvimento mas hoje ela xta virada pra enriquecimento pessoal e
Eliminar
Nelton Miranda
Nelton Miranda Claro que é verdade. Olhe para a nossa indústria hoje... "só produz político ladrão, faminto e preguiçoso ". É preciso lavar a Jato mesmo... as celas estão cheias de gente inocente!!!
120 h
Eliminar
Samuel Badaga
Samuel Badaga #Facto.
Eliminar
Nelton Miranda
Nelton Miranda Sem querer apontar para este ou aquele... todos eles contribuíram negativamente para isto tudo que vemos e choramos hoje. Melhores dias virão, basta que se mate o menino de ouro que se chama corrupção!!!
112 h
Eliminar
Amonge Rafael Macuacua
Amonge Rafael Macuacua o problema segundo os q viveram como estavam aqui os sovieticos, toda a raca ocidental tinha que ir embora nao importava se era utel ou nou, e os camaradas dividiram entre si as empresas q existiam sem saber como é que funcionavam, ate acho que é por isso que chegaram a ser chantageados a fechar tais empresas pelo FMI devido s sua grande incopetencia que se verifica ate hoje em dia que ate chegam a ser chantageados pela Renamo
Eliminar
Marcos Cipriano Maulate
Marcos Cipriano Maulate Egidio Vaz sabe que os rebeldes da Renamo que você tanto defende foram responsáveis pela destruição desta industria referida durante os 16 anos mais alguns.
Eliminar
Erasmo Machava
Erasmo Machava Triste porque n podemos chorar.
É preciso lutar-se para reverter a situação.
Tudo depende de nós.
118 h
Eliminar
Tchabana Manucho
Tchabana Manucho Isso eh mais que obvio!! So vou citar alguns nomes: vidreira de mocambique, texlom, textafrica, loumar, mabor, maquinag, ufa, facobol..etc etc etc
Eliminar
Muzila Wagner Nhatsave
Muzila Wagner Nhatsave Sera que foi expulsao mesmo? a Guerra nao destruiu nada mesmo. foi voluntaria essa destruiçao. vamos analisar sem paixoes o que se passou, tomando em consideraçao a conjuntura.
Eliminar
Muzila Wagner Nhatsave
Muzila Wagner Nhatsave Mas e verdade o que dissel. ate refinaria de petroleo tinhamos
Eliminar
Ismael Baptista
Ismael Baptista Q interessante. Mas é isso, Q coisa kkkk
Eliminar
Álvaro Assuate
Álvaro Assuate Quantos paises fazem parte da africa subsaariana e o setimo lugar n e um lugar cimeiro. Hoje qual e a posicao que ocupa???
216 h
Eliminar
NicriSs Manejo Jr.
NicriSs Manejo Jr. Moz tem industrias ?
Se tem, sera k sao do Estado ?
Eliminar
Inacio Fernando
Inacio Fernando culpa da Renamo. 16 Anos a destruir e matar, filha da put.... dos gajos
Eliminar
Samuel Badaga
Samuel Badaga Egidio Vaz tas a confudir as nossas mentes.
Upp's😕
Eliminar
João Ferro Ferro
João Ferro Ferro Inácio a economia interna não foi culpa da RENAMO...questione se então se desde 1975 ate 2016...diga você se culpa de Ken se e ,então porke,como,quando e as causas do mesmo...ta estudar tenha um momento de pausa e pense muito bem no k falas a FRELIMO com seus compatriotas afundaram o pais k ate de joelho não esta...
213 h
Eliminar
Osvaldo Os
Osvaldo Os Eu só sei k meu pai só conseguiu comprar uma biscleta com 50 anos, se isso foi por culpa de quem não sei.
Eliminar
Marques Malua
Marques Malua Antes da independência Moçambique era país? Que país era? Sétimo mais industrializado no grupo de quantos? Quantos moçambicanos eram nessa altura e quantos deles tiravam proveito das industrias?
212 h
Eliminar
Marques Malua
Marques Malua Antes da independência, isto aqui, quanto muito, poderia ser Feitoria ou Entreposto Comercial para interesses capitalistas ocidentais e regimes fascistas que, pela mão de obra escrava e barata dos pretos e matéria prima abundante, instalavam fabricas para abastecer as metropoles. Que grandes marcas de desenvolvimento deixou essa presumível industrialização? Nenhuma!
Eliminar
Antonio Zacarias
Antonio Zacarias Análises emocionais!
Eliminar
Carolina Elias
Carolina Elias Naquele tempo, tinhamos refinaria de petroleo bruto, na Matola, donde extraiamos todos os derivados, gasoleo, jet, gasolina, parafina, incluindo o aproveitamento do alcatrao para resselar as ruas das camaras municipais. Com a nossa politiquice, escangalhamos tudo!
Eliminar
Lavina Mambonhe
Lavina Mambonhe O nosso país regrediu no momento em que a FMI entrou nas nossas vidas. Expulsamos o comunismo e recebemos o capitalismo. E agora? Vejam estamos afogados em maré baixa.
111 h
Eliminar
Francisco Jacob
Francisco Jacob Parece projecto, mas é passaso
AS DESCONFIANÇAS DO PROFE...
Num daqueles seus arranques, o Profe Julião Cumbane - o analista politico do momento - dá mostras de que começa a ficar com um pé atrás em relaçâo a Filipe Nyusi, PR e lider do seu partido... e manda-lhe alguns recadinhos:
" Fazeis as análises que fazeis, mas sem NUNCA pensardes que fazer concessões ao Afonso Dhlakama e à Renamo alguma vez será solução para a paz efectiva em Moçambique. 
TEMO QUE FILIPE NYUSI se esteja a convencer de que a Renamo seja uma organização política capaz de fazer bem a Moçambique. Que fique definitivamente claro que a Renamo é um instrumento de guerra que serve interesses inconfessos, internos e externos; a Renamo é um virus malicioso inoculado oficial e ardilosamente na política moçambicana.
O Acordo Geral de Paz (AGP), assinado em Roma, em 1992, foi a seringa e a agulha de injecção através das quais este vírus foi inoculado na política moçambicana. Repare-se que acarinhar o Afonso Dhlakama criou problemas a Joaquim Chissano; marginalizar Afonso Dhlakama criou problemas a Armando Guebuza. Logo, surge a pergunta:
O que é que sobra para Filipe Nyusi fazer, para que Moçambique possa estar finalmente em «paz efectiva»?
Eu não creio que seja aceitar ou fingir aceitar as exigências do Afonso Dhlakama. Aliás, Joaquim Chissano fez isso em Roma, "draftando" até com o seu próprio punho um dos protocolos do AGP, cuja autoria foi assumida pela equipa de mediação, para fazer Afonso Dhlakama assinar aquele acordo (o AGP). Mas NÃO deu certo. Pelo contrário, quem saiu enganado foi o próprio Joaquim Chissano: a Renamo não cumpriu integralmente o AGP, tendo ficado com uma força armada residual, e atirou as culpas do incumprimento do AGP ao Governo dirigido por Joaquim Chissano.
Quando Armando Guebuza chegou ao poder, Joaquim Chissano já era muito contestado dentro e fora da Frelimo, pelas mesmas pessoas que hoje falam mal de Armando Guebuza. Essas mesmas pessoas estão presentemente a prometer mares e fundos ao Filipe Nyusi, mas na hora que entenderem também o irão abandonar.
Afonso Dhlakama e sua Renamo constituem hoje o instrumento que é usado para manipular o poder político instituído em Moçambique, para viabilizar o cumprimento de agendas ocultas. É por isso que a Ivone Soares desafia abertamente as autoridades moçambicanas a ilegalizarem a Renamo; ela sabe que a Renamo e o seu "líder-mor" são úteis a certos grupos de dentro e de fora de Moçambique, que nada têm a ver com o povo deste país, mas sim com os seus interesses pessoais. Admira-me, pois, como os moçambicanos se deixam ludibriar tão facilmente. Nenhuma concessão que Filipe Nyusi fez, faça ou venha a fazer vai fazer com que o Afonso Dhlakama e a Renamo se socializem com os demais moçambicanos, porque eles (Afonso Dhlakama e Renamo) servem interesses de grupos, apenas usando o nome do povo como escudo na confrontação com o Governo".
LikeShow more reactions
Comments
Homer Wolf Jah Yahwah Matavele, está convidado a pronunciar-se por favor... Se pelo caminho encontrar com o novo recruta Lenon Arnaldo, to´dir traze-lo consigo...
Like415 hrs
Narcísio Mula O problema do Profe é que parece que está a sugeriri que não se faça nada.
Like315 hrs
Adriano Novela Releia com muita atenção e verá que ele sugere uma solução drástica.
Like13 hrs
Moniz S. Walunga Adrian Novela, tens razao. So' que o tal de profe e' tao miope que nao consegue ver que o Nyusi nao quer fazer paz menhuma com o Dlhakamae tentou mesmo todas formas para se livrar dele. So' que os resultados sao aquilo que vemos!
Like12 hrs
Watson Postmortem Quer dizer que o tal profe apoia a ideia da solução savimbi ou savimbizaca?
Like515 hrs
Mauro Manhica Vocês dão "tempo de antena" a cada cromo... tsc
Like415 hrs
Homer Wolf eh eh eh... Queiramos ou não, ele está em todos os canais televisivos
Like115 hrs
Mauro Manhica Mau! Isso é sinal de que os gatekeepers andam a dormir. Eu, que mal vejo a nossa tv, vivo bem sem esse personagem. hehhehehehe
Like515 hrs
Julião João Cumbane Bem sabido, só cromos reconhecem outros cromos. Mauro Manhica pensa alguma coisa de si próprio? Acaso tem miolo para pensar em "cromos"?! Grande estupidez vinda do NADA! Tsc. Que fique a pentear macacos igual a ele próprio onde quer que esteja, na companhia dos seus inúmeros diabos.
Like12 hrsEdited
Moniz S. Walunga Mauro Manhica, apoiado!
Like112 hrs
Zulficar Mahomed O "prof" lembra-me aqueles fanáticos marxista-leninista, com um livrinhos das teses de um determinado congresso, de balalaica à "estrutura". Um bom "idiota" , cheio de ideias...
Like615 hrs
Homer Wolf eh eh eh... o sr. Estrutura de balalaica e o livrinho das teses debaixo do braço... bela imagem
Like215 hrs
Homer Wolf Segundo sei o termo "estrutura" não foi escolhido aleatoriamente. É que na verdade, a figura do "estrutura" condensava em si (o reflexo de) uma série de qualidade que se pretendiam de um chefe...
Ele ao mesmo tempo era o dirigente, o povo, o pai da familia, o filho, o operário, o camponês, enfim... uma espécie de Santíssima Trindade (pai, filho e espírito santo).
Era uma verdadeira ESTRUTURA. Por isso tinha que vestir balalaica...
Like15 hrsEdited
Domus Oikos Este Professor é um inútil pra Moçambique. Mais ainda é um problema. A Frelimo deve perceber isso. Não existe nenhum grupo social, partido, países sem interesses. Governar é governar os interesses. Max Weber o sociologo alemão diz que todos partidos p...See More
Like44 hrsEdited
Homer Wolf Essa pergunta vale ouro...
Like1 hr
Nelo Txuma o presidente NYUSI disse e lembro:não venham só com criticas,tragam também soluçoes.cadê as soluções ds escribas e ditos intelectuais?eu acredito em si e leve o país para um bom porto.thanks...wolf...
Like115 hrs
Joao Massango Ilustre, Homer Wolf, concordo com toda sua visão no seu artigo, no entanto veja a reaccão do povo sobre o analista do momento porque as suas observações versus comentarios estão como uma ressonância magnetica ou lembram a banda do titanic o Profe em todos canais onde está o povo insulta e ele adoptou novo cenario de conftontação com opinião publica a semelhança do que acontece nas redes sociais este cidadão e outros entrarão num estado vegetativo do regime que hoje ninguem exactamente sabe o que querem, como é que um presidente da república anuncia a mediação internacional para paz, o Profe chama em todos debates a renamo de bandidos armados no parlamento os deputados pedem a ilegalização da renamo? Afinal o Presidente, o Partido, a cúpula e o Profe querem o que? Fim da citação.
Like914 hrsEdited
Homer Wolf O amigo Joao Massango neste caso até é um previlegiado, pois tem a oportunidade de lhe confrontar directamente nesses programas...
Da próxima chame-lhe à razão... 
Like415 hrs
Joao Massango Obrigado, copiei e registei com agrado a sua opinião concordo
Like314 hrs
Aurélio Simao É falácia pensar que a frelimo é resposta pela paz, nem a renamo mas sim, Moçambicanos. É mentira dizer que a renamo escondeu armas e homes, isso foi plasmado até o número dos homens. Onde peca a frelimo é se enganar dizer que não tinha cabimento orçamental para integrar aqueles homens em 1995 pensando que iam cansar de ficar armados e depois abandonariam as armas, pela inteligéncia do Dhlakama que nem sabemos como consegue acalmou os homens, agora aquela esperteza de não pôr datas nos acordos hoje querem enganar o povo que a renamo escondeu armas, nós não eramos crianças. Não tem vergonha de mentiras? Ja mentiram na história do país agora querem mentir tambem a luz do dia?
Like514 hrs
Sura Rebelo Se certas pessoas gostam de guerra então peguem nas suas akms e bazem daqui. Caramba nunca vi tanto egoismo e vontade de comer ate a panela...
Like414 hrs
Homer Wolf Ntsém!
Like14 hrs
Sura Rebelo Carambas pah assim tb não dá!!
Like14 hrs
Efraimo Neves Agora Homer Wolf neste texto faltou a sugestão, qual é a saída na óptica do autor? De lembrar que a saída deve ser a menos onerosa possível
Like114 hrs
Nelo Txuma o que a gente fala e escreve,é o que faz a nossa credibilidade...
Like14 hrs
Jorge Antonio Calane Kito Esse profe só volta a lucidez no dia que a desmantelar a Colômbia .
Like113 hrs
Moniz S. Walunga Jorge Antonio Calane Kito, kkkkkkkk..... N'tsem!!!
Like12 hrs
Ricardino Jorge Ricardo Agora já entendo as coisas como são: TODO O MUNDO "AMA" O CRIS e o Cris não gosta nada de alguns "analistas políticos do momento".
Like213 hrs
Julião João Cumbane Homer Wolf, AVISA o Joao Massango para não TENTAR ALINHAR com os telespectadores que pretendem COARCTAR a minha LIBERDADE de pensamento e de expressão!
Like313 hrs
Ernesto Nhaule Esse idiota esta escrever na agua...
Like213 hrs
Julião João Cumbane Só idiotas reconhecem idiotas, Ernesto Nhaule!
Like112 hrsEdited
Ernesto Nhaule nao estou pra atender tuas idiotices...
Like412 hrs
Jr Chauque Hahahahahhahah
Like9 hrs
Jr Chauque Concordo com Mauro Manhica as vezes perde se tempo e megas ao aturar um psicopata que está de rastos. ....que até cria choros como uma cobra.
Quem sabe e gosta de matar NUNCA esconde e aí está a solução seria matar em vez de querer papo. As vezes pergunto quantos já tenha matado. .... e sentir se feliz poderoso e realizado. ....já que nunca parou de ameaçar até aki no fb
Like513 hrs
Julião João Cumbane Jr Chadreque só podia concordar com o corno de Mauro Manhica, pois são do mesmo jaez. Imbecis robôs que se fazem passar por gente culta nas plataformas de interação social qual Facebook!
Like112 hrsEdited
Jr Chauque A carapuça serviu-lhe muito bem que nem citei o nome mas as medidas estão bem acertadas hahahahahahaahahahah
Like211 hrs
Jr Chauque Vais me ameaçar de morte de novo?
Like111 hrs
Jr Chauque Muchanga têm razão. ....
Like19 hrs
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Cumbane, devia ser um caso de estudo de grandes Psicologos como é o General Henriques Madebe que diagnosticou ambicao e ganancia ao Gueus, o amigo G. Anibal e a Dra Serra. O Cumbane aparenta ter idade do meu CINQUENTANARIO partido, o que seria vantagempara identificar a causa dos reais problemas. Pelo contrario, vejo que esteve mais inteirado nos estudos la fora sem se fazer acompanhamento da evolucao historica da Frelimo no sentido de propor medidas correctivas de dentro. Portanto, desacordar a actual pressao do Presidente, é igual puxar o Partidão para o Cemiterio. E vejo que a nossa Frelimo deveria temer do pensamento politico deste cidadao, por que ele, parece me ser igual àqueles pesticidas banidos pelo CMMA. É um risco te-lo no Partido, por que pode destruir o saldo da imagem que existe. Era urgente leva-lo a razao dentro pelo Secretariado. Ha razao sim dos mediadores internacionais e nacionais. Dhalakama, nao é o verdadeiro problema, somente contesta os nossos problemas do tamanho do mundo. PAZ, PAZ, PAZ e PAZ PARA SEMPRE.
Like512 hrs
Ricardino Jorge Ricardo Yuuuu Marcos Pakhonde, pegou duro demais. Confesso que rendi...
Like312 hrs
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Desculpa se fui tao duro assim, so que nós que estamos nas cidade a comer humburg, carnes a escolha, pensamos que o País estao tao bem para todos. A minha frelimo cometeu erros sim. De dentro se reclama tanto sobre isto e aquilo. Quem é este para vir reprovar o que tantos dizem. Entao, vamos a um referendo para ver entre ele e o Povo quem sai a ganhar.
Like112 hrs
Ricardino Jorge Ricardo Referendo esse que fez "cair" David Cameron?
Like112 hrs
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Pois. Em Democracia é assim. Quem nao apresenta melhores argumentos, CAI, alias, SAI. Kkkk.
Like11 hrs
Ricardino Jorge Ricardo Isso mesmo! Só admiro bastante da nossa democracia, mesmo não tendo argumentos para alguns casos, ninguém se demite. Será que é normal?
Like111 hrs
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Para nós crescido em Nachingweia, normalissimo. Mas é totalmente contra a Democracia. Dimitir-se? Aqui em Mocambique?
Like111 hrs
Estevao Pangueia Olha Homer Wolf, professor pode ter perdido norte, o tempo desmintiu lhe, em política é sempre assim, aventura baseada em paixão da nisto.
Defendeu uma governação sem rumo e hoje está tipo um frustrado...
Like712 hrs
Julião João Cumbane Não te enganes, Estevao Pangueia...!
Like212 hrs
Lito Heliodoro Mundlovo Solução deste barulho passa muito por duas coisas muito simples e ao mesmo tempo complexas que a falta delas caracteriza as sociedades mais subdesenvolvidas e belicosas: honestidade e seriedade
Like110 hrsEdited
Cremildo Bahule So gostei da foto.
Like27 hrs
Homer Wolf Eu tambem... Mas tens de perceber o endradamento nessa peça;
«EVERYBODY HATES...»
Like38 minsEdited
El Patriota Agitador, Cremildo.
Homer Wolf kkkk... ate vou afrouxar
Mouzinho Zacarias Coitado professor Julião, precisa de ajuda,porque os fãs dele ainda não lhe ofereceram nem um dólar fruto da pesca de atum e idade está passar
Like31 hrEdited
Andre Jorge Chifeche So duas perguntas ao Julião João Cumbane:
1 quando mataram Mondlane a Frelimo caiu?
2 quando mataram Machel a Frelimo caiu?
Pense bem e reflita melhor meu ex amigo. Essas ideias suas sao de pessoas com cabeças ocas. Ntsem.
Like214 mins
Homer Wolf rsrsrsrs...

Sem comentários: