quinta-feira, 30 de junho de 2016

Colapso (7) por Momade Assife Abdul Satar

Momade Assife Abdul Satar.
Colapso (7)
Desde o dia 23 de Novembro de 2015, que tenho estado a reflectir, em jeito de contribuição para o debate de ideias, sobre a crise económica que afecta actualmente Moçambique. O meu primeiro post dessa época era intitulado: "Moçambique pode entrar em colapso a qualquer momento".
À época dessa primeira reflexão, o dólar norte-americano custava 40 e poucos. E pouca gentes, mas pouca mesmo, estava ciente do que estava para acontecer, ou o que levava o dólar a custar 40 meticais. Posso até garantir que muitos não consideraram a realidade da situação ao extremo.
Hoje já é diferente. Custou mas as pessoas despertaram. Percebem que o caos está eminente.
O dólar hoje, no banco, está cotado a quase 70 meticais, e a qualquer momento poderá chegar a 80, 90 ou 100 meticais e para que isso aconteça, não falta muito.
Reflectindo
A 15 de Janeiro de 2015, quatro dias antes da tomada de posse do nosso Presidente da República e meu conterrâneo Filipe Nyusi, o dólar estava 32,5 meticais. Hoje custa o dobro desse valor.
Os produtos da primeira necessidade estão a subir gradualmente. Assim é porque ainda se trata do stock antigo que os comerciantes têm nos seus armazéns. Daqui a nada, a subida não será gradual, mas, sim, galopante. Se não aumentaram os preços de forma arrepiante é porque também tinham medo de sofrer represálias de quem regula este sector.
Estou convencido que dentro de algumas semanas iremos observar uma subida de preços jamais vista em Moçambique.
Não devemos esquecer que 90% dos produtos em Moçambique são importados. 99% da matéria prima usada para vários fins é importado, o combustível é também importado. Automaticamente, tudo vai subir, desde os transportes até à alimentação.
A economia moçambicana é dolarizada, o que se chama em linguagem técnica de dolarização, daí que alguns serviços são pagos em dólares, ou seja, o seu cálculo é feito nesta moeda. Temos escolas onde paga-se em dólares, bem como alguns exemplos que ora me ocorrem que são a DSTV e a Tv Cabo. Com certeza que estes serviços irão aumentar os seus preços.

Dívidas
Não vou falar das dívidas da Ematum e outras, porque este assunto até já virou chacota. Qualquer criança de três anos em Moçambique, goza com isso. A verdade é que estas dívidas, de cerca de dois biliões de dólares, vão ser pagas. Pode não ser a breve trecho, mas um dia terá de ser e será com juros.
Em Janeiro último, o Banco de Moçambique criou medidas duras sobre cartões de crédito e débito, muitos até criticaram Ernesto Gove, o governador do banco emissor, e Adriano Maleiane, o ministro das Finanças. Ao tomarem estas medidas, quase que cirúrgicas, eles foram claros: " Não temos divisas, Moçambique não exporta nada ".
A mensagem de que Moçambique estava à beira do caos veio camuflada com a nova norma de que cada moçambicano só poderia levantar até um limite de 700 mil meticais. Algumas pessoas perceberam a partir desta decisão do Banco de Moçambique que a economia moçambicana estava a agonizar.
Western Union
Todos os moçambicanos que têm algum familiar no estrangeiro faziam as suas transferências via Western Union ou Moneygram. Acontece, porém, que estes já nem querem saber do metical, apenas dólar. Os que têm necessidade de enviar algum valor para fora, são obrigados a levar um enorme volume de meticais, trocar em USD no mercado negro, depois fazem as suas transacções normais nestas instituições. E aqui também as transferências são limitadas.
Agências de viagens
Todas as agencias de viagem em Moçambique podem entrar em ruptura, isto porque quase todas trabalham com a IATA.
A IATA deve pagar às companhias aéreas em dólares. Logicamente, a própria IATA, por estas alturas, tem os mesmos problemas em adquirir a moeda americana nos bancos, por não haver divisas. E isto pode forçar a IATA , a qualquer momento, a suspender os acordos que tem com as agências de viagens.
Os moçambicanos terão que viajar para África do Sul para adquirir passagens aéreas para outras partes do mundo e as viagens custarão muito mais caras porque a cada dia o metical perde o seu valor.
Mercado negro
Ontem dia 27 de Junho, o BCI vendia o dólar, com comissão, a 69,300 meticais. No mercado negro, o dólar era vendido a 67,300 meticais. Quer dizer, dois meticais mais abaixo que o banco. Isto significa que há escassez da nossa própria moeda, o metical, nos circuitos normais de circulação. Normalmente deveria ser o contrário, no mercado negro deveria estar a 71 meticais e o banco vender mais baixo.
Financiamentos bancários
Os bancos comerciais em Moçambique estão à beira do colapso, não assumem publicamente apenas porque não têm como devolver o dinheiro dos clientes, estão a ganhar tempo.
Por exemplo:
O banco emprestava dinheiro com uma taxa de juro de 24% ao ano, e só num ano houve desvalorização da moeda em 100% o que. O banco ganhou neste um ano?
Aliás, as taxas directoras do Banco de Moçambique tem estado a ser actualizadas, isto é, quem tem empréstimos vai pagar mais pelo valor que obteve...

Imobiliária
Os preços de imóveis em seis meses caíram cerca de 50%. Um apartamento que era vendido por 200 mil dólares, que na altura eram seis milhões de meticais, hoje custa cerca de 95 mil dólares , sendo que se trata de um valor proibitivo, ou seja ninguém compra.
Rendas
As rendas baixaram acima de 70 % e mesmo assim ninguém quer.
Uma loja que há 15 meses alugava- se por dois mil dólares, hoje a mesma loja está a 50 mil meticais, valor que não chega 800 dólares e mesmo com este preço a procura diminuiu.

Importação
Como disse anteriormente, as importações já caíram quase 90%, primeiro não há divisas nos bancos para importação, segundo, os comerciantes não têm capital suficiente para importar um contentor que está duas vezes mais caro que o que pagava anteriormente.
Se o comerciante, porventura importar, corre o risco de não vender porque o produto custa 130% mais caro do que no passado recente, e ainda porque o vizinho que tem o stock antigo vende 100% mais barato do que quem importa agora.

Conclusão
Moçambique não está em colapso, Moçambique está de tangas, sinto muito por usar esta expressão " TANGAS".
Posso ter dupla nacionalidade mas sou moçambicano de gema. Sinto quando vejo compatriotas meus a sobreviver. Ademais, alguns há que ainda não caíram na realidade e quando isso acontecer, provavelmente vai ser tarde demais. Ou seja, estamos a caminho de termos duas classes: a pobre e a rica.
Nini Satar
Paulo Sidney Fred Bulafo, Hamilton Lionel LC, Fernando Messias Mael e 345 outras pessoas gostam disto.
Comentários
Yannick Pedro Channa
Yannick Pedro Channa Mozcurioso

Durante o habitual briefing semanal, a Polícia da República de Moçambique (PRM), na voz do porta-voz do comando da cidade de Maputo, Orlando Mudumane, disse que não tem a certeza se o Danish Satar foi sequestrado.


Mudumane disse ainda que foi a esposa da vítima que se dirigiu à 3ª Esquadra, na noite da ocorrência, para meter queixa.

“Se realmente foi um rapto ou não, a Polícia está a investigar. Desde que a Polícia teve essa informação, várias linhas operativas foram colocadas no terreno e estão a investigar”, disse Mudumane citado pelo O PAÍS.
Importa referir, que Danish Satar foi implicado no caso de sequestro de uma mulher, em 2012, na capital moçambicana. Depois de ter pago caução, teve liberdade condicional. Fala algo sobre isso Momade Assife Abdul Satar
Eliminar
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar Yannick Pedro Channa
o jornal pais mentiu.
1; danis nunca teve liberdade condicional
porque ele nunca foi condenado.
2; o porta voz nunca disse que nào tem certeza
isto e uma mentira de do jornal pais.
tenho fitas
o porta voz disse que a esposa fez uma queixa do alegado rapto.
os jornalistas do pais e da stv são burros.
meteram palavras na boca do porta voz.
amanha vou fazer um post sobre este assunto
Eliminar
Yannick Pedro Channa
Yannick Pedro Channa Fico esperando por você Sr.. Boa dia e obrigado!
Eliminar
Assuate Matica
Assuate Matica Alto aí! Nyus azarado? Nyus entrou enquanto Moçambique estava nas tangas. Tinha-se varido o licho para debaixo da cama.
Eliminar
Papinto Antony Pap
Papinto Antony Pap Com muita razão, eu tenho dito é uma punição nascer em Moçambique
Eliminar
Joao Caardoso
Joao Caardoso Ola Ilustre Nini! É deveras comovente a situação em que vivemos e o colapso iminente em que estamos sujeito porém na qualidade de analista que és penso que nao obstante apontares os mobeis destas peripécias e anátema em que enfrentamos peço também que apontes possíveis soluções pois como bem esta explicito no post que ate uma criança com seus 3anos ja tem domínio deste problema que ja tem barba branca ressente-se desta crise porque creio que tem pernoitado por vezes sem ter a dieta que lhe era servido antes e agora nao gozam da mesma sorte por razões sobejamente e trivialmente conhecido, no entanto aponte as possíveis alternativas quer seja a endereçar ao Governo e ao povo em geral que tambem contribui na estabilidade da economia pois com soluções tangíveis em prol desta terra que te viu nascer poderas ajudar aos seus concidadãos e ao Governo a transpor este empecilho da crise e da inflação consequentemente uma honra por nos ter subsidiado a colmatar este flagelo que assola seus irmãos em Moçambique muito embora que tenhas dissabores deste sistema mas nao estaras apenas a ajudar o sistema mas sim o povo Moçambicano que tens complacência por ela pois caso contrário nao estarias a escrever a alertar-nos a respeito deste exarcebamento dos produtos e serviços que estao a beira de um colapso ou abismo sem precedente.
Eliminar
Ahmade Nassone Sitoe
Ahmade Nassone Sitoe Ta mal masgides aqui em maputo tete ,nampula,quelimane e etc ajudem nos porfavor senhores empresarios.
Eliminar
Ahmade Nassone Sitoe
Ahmade Nassone Sitoe Vcs empresarios.nini momade bachir soleimane , issirafilio delawala's khallh.abdul carim e etc .vcs tem grana muit dinheiro sr empresarios
Eliminar
Carlos Manuel da Silva
Carlos Manuel da Silva Maldita a hora k apostei na minha terra Natal....estamos enrrabados e bem mal pagos. ...
Eliminar
Hobety Luys Muhamby
Hobety Luys Muhamby Eu tenho dito que Nyusi é azarado mal chegou ao poder Moçambique começou a viver os piores momentos da sua história.
Eliminar
Jose Banze
Jose Banze Nao falas-te do Rand que esta acima de 4mt a algumas semanas. Esse influencia produtos de 1a necessidade. O pior e que ninguem tem coragem de admitir o problema.
Eliminar
Lourindo Muspanhola
Lourindo Muspanhola Diante desa referencia,ou analise tamos mal e vamos gritar em choros que ninguem vai acalmar o outro.
Eliminar
Renas Simiao
Renas Simiao Tudo bem.
As coias nao estao boas para os moçambicanos.
Agora: solução? Qual é a sugestao para a saída?quais as dicas a dar?
Eliminar
Arafat Calu Calu
Arafat Calu Calu Acredito em tudo o qui falas. Tu consegues ler o futuro do que os proprios dirigentes
Eliminar
Salimo Bastos
Salimo Bastos A situaçao nao esta boa de facto. Mas q fazer.
Eliminar
Jose Chirruco
Jose Chirruco Obrigado pela aula mano. Deu para perceber onde o caminho vai. Estamos mesmo em tangas
Eliminar
Samboide Junior
Samboide Junior Preto no Branco! Infelizmente vivemos nisso... contudo... conforme meu grande Samora dizia... a luta continua.... vamos na fé e fortes.... esta situação vai passar e os que resistirem.... ficaram ainda mais fortes!
Eliminar
F.d. Cuvejengua
F.d. Cuvejengua GRANDE NINI...Continua nos atualizando a imprensa não fala dessas verdades cm teus post entendemos a situação dessa porra se País...
Eliminar
Ibrahimo Ossman
Ibrahimo Ossman Crise para mocambique
Eliminar
Ahmade Nassone Sitoe
Ahmade Nassone Sitoe Ta mal isso momade
Eliminar
Mindos Mindos Mindos
Mindos Mindos Mindos Tass mal
Eliminar
Lucas Guilherme Mabjecam Mabjeca
Lucas Guilherme Mabjecam Mabjeca Triste Cenário. .
Eliminar
Ahmade Nassone Sitoe
Ahmade Nassone Sitoe Moz est a sofrer muit a populacao
Eliminar
Ahmade Nassone Sitoe
Ahmade Nassone Sitoe Sim bay ibrahimo ta mal aque
Eliminar
Ahmade Nassone Sitoe
Ahmade Nassone Sitoe Ajuda as masgids aq em moz
Eliminar
Elcidio Machava
Elcidio Machava Mozambique esta em chama! Nesta epoca o bicho come bicho
Eliminar
Aly Issa
Aly Issa Estamos em Tangas, esse País está cheio de Nangas!
Eliminar
Faruk de Sousa
Faruk de Sousa Muito obrigado por nos dar essa aula de economia grátis,na verdade todo Moçambicano esta sentir isso nas panelas que antes tinham o peso normal e agora o peso reduziu pra metade,muito triste isso.
Eliminar
João Machava
João Machava Entretanto, todos os dias os Deputados fazem barulho, insultam-se, outros dormem na AR alegando resolver problemas do povo. Uma das medidas seria eliminarem as regalias desses sacanas... Ntla.
Eliminar
Amade Faquira
Amade Faquira Ja e tarde pra lamentarmos de tdo isso somos culpados em aceitar o regime nao venhamos aqui culpar ninguem porque sao nossas parentes os nossos proximos k xtao em frente dessa tda crise so elas podem explicar os porques....
Eliminar
Gafur Chande Chande
Gafur Chande Chande Em breve vamos aderir ao sistema PRES.
Eliminar
Pierre Yves Chiniah
Pierre Yves Chiniah Grande#NINISATAR Como de sempre me abrindo os olhos cada momento que escreves um poste teu. ADRIANO MALEIANE TAS PINDERURADO SEMPRE QUERENDO DEFENDER OS LADROES
Eliminar
Mohamed Ismael
Mohamed Ismael Sr Satar...esto que vc està a riferirr e o risultado politico da didatura da frelimo in o vosso país .Sinto muito...
Os vossos politicos tenhono interesse a deixar o Mocambique pobre:onde tem pobreza o rico tem podere....e suficente comprar uma camezeta com a escrita "frelimo"a pessoas que vivom com menos de 1 USD diario por ganhar as elecaoes...
Eliminar
Jaime Jose Chambule
Jaime Jose Chambule A verdade o governo é que deve resolver esta situação, porque ja estamos a sentir na pele, arroz, açucar, oleo, etc. Os preços subiram de uma forma abusiva, se este governo não consiguir, é só pôr a disposição o poder a outros!
Eliminar
Castigo Macuacua Macuacua
Castigo Macuacua Macuacua Quem sao esses outros capazes.
Eliminar
Hermenegildo Zango
Hermenegildo Zango Muito triste e lamentável a situação actual Moz!!!
Eliminar
Milton Carlos
Milton Carlos Surpreendente!
De Como fzx a reflexao economica social me cria impressão de que podes gerir este pais do zumbo ao índico, só uma questão!
Para alem das conveniências jurídicas k tem mostrado quão conhecedor genial da matéria epigráfica, gestão econômica faz parte da sua faixa curricular? Impressionante e comovente
Eliminar
Tsutsi Fumo TF
Tsutsi Fumo TF A economia moçambicana é dolarizada, o que se chama em linguagem técnica de dolarização, daí que alguns serviços são pagos em dólares, ou seja, o seu cálculo é feito nesta moeda.
Eliminar
Filipe Muxeto Muxeto
Filipe Muxeto Muxeto Nini Star como empresário do alto nível conhece o négocio e a situaçao financeira, eu tenho dúvida sobre essa subida de dolar. Qual é o principal motivo sao as dívidas pública, tensao político militar ou falta de divisa em Moçambique?
Eliminar
Ernesto Eleuterio Buanaz
Ernesto Eleuterio Buanaz Granda a reflexao cota seus pensamentos positivos devem ser divulgados em demais meios de comunicacao. U pais esta entregue a perdicao
Eliminar
João Machava
João Machava A vida em Moz tá igual um labirinto. Os fracos (pobres) não sabem onde vão sair. Tá feito "salve-se quem poder"
Eliminar
JoJó Matimele
JoJó Matimele Este é o momento certo de recordamos do Mahomed kadaff o ex. Presidente da Líbia este que foi traído
Eliminar
Xáron Armindo Mondlane
Xáron Armindo Mondlane As vezes penso que a greve devia ter sido feita, acho que seria uma forma de pressionar aos tais pra algo fazerem porque ate onde eu lembro as outras duas deram efeito desejado pelo povo e nos custaria algumas perdas mas talvez teria valido a pena tentar e se as coisas piorarem mesmo quem dispoe de condicoes basicas nao tera escapatoria. Vamos comer-nos uns aos outros #canibalismo
Eliminar
Adelino Sergio
Adelino Sergio Célia tas gozar com NINi esse homem ja esta feito na vida o nini satar é um milionário ainda por cima conta própria querix mais ou que um grande empresário nacional é internacional
Eliminar
Ranquene Augusto Andicene
Ranquene Augusto Andicene Bom dia. Nini. Voce como um homem de visao. Qual e teu conselho, tipo o que devemos fazer para nao ficarmos por tras? Help
Eliminar
Nampula Pizzas
Nampula Pizzas Nao a nada q si poxa fazer,isto esta cada dia pior,prexus altos cada dia q paxa e o povo so ve e lamenta,governo nao concegui dar conta do recado,n a fiscalizacao,oportunistas de mas
Eliminar
Merito Costa Penga Tchakala
Merito Costa Penga Tchakala Se continuar assim ate nas proximas eleicoes talvez esse povo ia acordar,e saber que frelimo e um lixo deve ser jogado nos disbin
Eliminar
Castigo Macuacua Macuacua
Castigo Macuacua Macuacua Tas enganado,ou pouco actualizado da economia mundial.
Eliminar
Merito Costa Penga Tchakala
Merito Costa Penga Tchakala Eu falo da economia nacional
Eliminar
Justino Alberto Tembe
Justino Alberto Tembe Olha o governo esta beneficiar se Cada vez mais da ignorancia do povo.nunca vi povo ignorante Como mocambicano .oque agrava a situacaos deste povo e Nao poder criar Nada local, tomate ,cebola e importado.
Eliminar
JoJó Matimele
JoJó Matimele Pois é triste esta situação que estamos a deparar com o nosso estado e isso vai afetar a nos que somos formigas " quando os elefantes lutam o capim e as formigas é que sofrem"
Eliminar
Eduardo Dion Dion
Eduardo Dion Dion nesse pais e proibido lhes falar a verdad os causadores dessa falencia sao assasinos e sanguesugas !moz ja teve o caso d apagar um zerro pra fechar os olhos do povo !ainda tava bater aporta essa falencia!k haja intervencao internacional pra se trazer a estabilidad e preciso agir se ja q esperar pra ver! sorry
Eliminar
Valdemiro Vilanculo
Valdemiro Vilanculo Nos ca na pátria amada já estamos a sentir tudo isso, as taxas como INSS entre outras subiram...
Eliminar
Muhala Cassimo
Muhala Cassimo Vou te falar sério. Desta vez me convenceste. Meus parabens pela visão. Por isso estas no mundo que te merece e nos aqui a passar tudo isso que escreveste. Amin
Eliminar
Manuel Moises Americo
Manuel Moises Americo Momad Assife Abdul Satar, quais seriam as possíveis soluções para esta crise?
Eliminar
Frans Nkosi
Frans Nkosi O GRANDE PROBLEMA QUE MOÇAMBIQUE TEM É DE DEFENDER OS RESPONSAVEIS : O DINHEIRO ROUBADO AINDA NÃO FOI CONSUMIDO, MAS SIM FOI INVESTIDO EM DIVERSAS ÁREAS. É PRECISO GANHARMOS CORAGEM DE RESOLVER ESTE ASSUNTO. DEIXAR O ESPÍRITO DE DIZER QUE SÃO NOSSOS CAMARADAS FAZER MAIS O QUE? ........
Eliminar
Mateus Mateus Jr.
Mateus Mateus Jr. De fecto estamos entre a espada e a parede.
Eliminar
Francisco Mulhanga Frank
Francisco Mulhanga Frank Muitíssimo obrigado pela aula. Só pra provocar um pequeno debate a pergunta é pra si mano Nini como é k podemos fazer pra sair dessa ou por outra como é k podemos minimizar a situação.
Eliminar
Elias Valente Langa
Elias Valente Langa Presidente é fraco. Guebuza e Cheng já estariao na barra do tribunal a muito tempo
Eliminar
Frans Nkosi
Frans Nkosi HOJE É POSSIVEL ENTRAR EM 5 BANCOS E NÃO CONSEGUIR COMPRAR 10 MIL RANDES. ......NÃO QUERO FALAR DO DOLLAR
Eliminar
Anderson Fernandes Mpembe
Anderson Fernandes Mpembe estamos prestes a levar um saku de dinheiro para comprar 1 pão
Eliminar
Adelino Sergio
Adelino Sergio Momade assife abdul satar ja pode ver as tuas fotos no Colombo ca em portugal si aquilo tudo e seu tas de parabéns es grande empresário é um sitio qui conheço pessoalmente ja pode estar sempre nos final de semana
Eliminar
Tuy Cipriano
Tuy Cipriano Sem querendo contradizer com os planos quinquenais do governo eu não acho a necessidade da prevalência dos chamados sete bis, com este tipo de situação que o pais ta enfrentando, porque na base nada esta sendo materializado, 2. Porque Moçambique é alvo de todas calamidades? Pra min considero que Moçambique tem minima condiçao de manter a sua economia porque existem recursos naturais só que sao mal geridos pelos representantes deste pais.
Concluindo estamos numa fase de neo colonialismo. Porque esta situaçao não abrange a todos a dias vimos um desalojamento de varias familias pagas a 250.000mt por cada familia num momento em que os proprios bancos andam rodeados de moscas, onde uma familia inteira passa refeiçoes incompletas. Tamos a viver num pais de injustiças.
Eliminar
Elidio Mucunga
Elidio Mucunga nao sei k lugar mocambik encontra-se dos paises mais pobres do mundo.acho k mocambik ta pior
Eliminar
Celó Celso
Celó Celso Momade Assife Abdul Satar Aceitarias Um Convite Do Presidente Pra Seres Ministro Da Pleniicação & Desevolvimento??

Olhando Pra a Tua Reflexão (Post) Darias Num Bom Ministro.
Eliminar
Djtelmomoz Telmo
Djtelmomoz Telmo Esta mal
Eliminar
Ivan Stelio Cuamba
Ivan Stelio Cuamba e assim vai Moçambique
Eliminar
Elcidio Francisco Naiharela
Elcidio Francisco Naiharela na paz.
Eliminar
Lino Mosalino
Lino Mosalino Vamos comer farelo
Eliminar
Jordao Augusto Suqueia
Jordao Augusto Suqueia Eu ja como desde janeiro desse ano
Eliminar
Fauziyangwy Delawala's India
Fauziyangwy Delawala's India Ta mal moz
Eliminar
Edgar Malenja
Edgar Malenja Tá mal isto
Eliminar
Criss Mulungo
Criss Mulungo Estamos na tanga
Eliminar
Carlos Marcelino
Carlos Marcelino Top.

Sem comentários: