quinta-feira, 30 de junho de 2016

AS MENTIRAS DO GRUPO SOICO!


É do conhecimento de muitos que quando alguma notícia entra o nome de Nini ou da sua família, tem mais impacto, vende o jornal. É por isso que tenho dito que os jornais moçambicanos não podem ficar um mês sem falar de Nini, podem falir, ninguém os vai ler. Nini é que vende como água. E ainda há quem duvida que sou realmente grande? Dos pequenos ninguém fala!!!
Esta segunda-feira, a STV difundiu uma notícia em que o “pivot” dizia que a Polícia duvidava do rapto de Danish Satar. Só que quando chega a vez de ser o porta-voz da PRM, Orlando Mudumane, a falar, em nenhum momento diz que a Polícia duvidava. Ele disse, alto e em bom som, que se tratava de um suposto sequestro. E isto está claro. É suposto porque ainda não foi esclarecido. A Polícia nunca pode vir, de boca cheia, dizer que sim, o fulano foi raptado enquanto ainda estiver a trabalhar para o esclarecimento desse possível sequestro.
Orlando Mudumane disse o correcto, o problema está na língua portuguesa que não é do domínio de muitos jornalistas do Grupo Soico. É impossível trabalhar com uma língua que não é do nosso domínio. Como manejá-la? A língua tem dessas armadilhas e para quem realmente pretende prestar um serviço público, como informar, tem de saber manipulá-la. O problema é do verbo, meus caros. Por isso que no meio disto tudo, exibem a vossa burrice a torto e a direito.
Colocaram palavras na boca de Orlando Mudumane e cá me faço esta pergunta: será que o Grupo Soico não tem alguém responsável pelos conteúdos, minimamente informado (formado)? É que esses erros são graves e me parece que estão fossilizados nalguns pseudo-jornalistas desta empresa. São, definitivamente, burros!!!!
Tenho muito respeito pela pessoa de Daniel David, o PCA do Grupo Soico, e pela sua irmã Olívia Massango, que é directora de Informação. Mas julgo que alguma coisa deve ser feita para saírem desta vergonha. Para os minimamente informados, a STV já os cansou. Só diz baboseiras e isto espelha, de certa forma, o país que nós somos. Sei que somos um país atrasado, mas não precisamos de um Grupo Soico para nos ensinar a ser analfabetos.
Por outro lado, tenho que deixar bem claro que Danish Satar, o meu sobrinho, foi legalmente solto pelo Tribunal Supremo que ocupa o topo da pirâmide na justiça moçambicana. Todavia, o jornal “O Páis”, do mesmo Grupo Soico, escreveu na terça-feira (até fez capa) que Danish Satar saiu em liberdade condicional. Que barbaridade!!!!!
Vejo que há que inventar um novo léxico para o Grupo Soico. Que eu saiba, quem sai em liberdade condicional em quem foi condenado. Danish Satar alguma vez foi julgado e condenado? Não. Então, não pode jamais sair em liberdade condicional. Isto é ridículo. E ainda dizem que são jornalistas… esta profissão precisa de traquejo, de alguém que goste de ler, investigar, curioso e sobretudo não ter vergonha de perguntar o que não sabe.
E a grande vergonha é que essa mesma notícia mentirosa publicada pelo “O País” foi partilhada em muitos grupos nas redes sociais. Ninguém censurou. Ninguém questionou nada. Vi a mesma notícia no Sapo e na AIM. Qual foi o meu espanto: será que a AIM (Agência de Informação de Moçambique) não tem jornalistas com o mínimo de formação? É assim que vamos construir Moçambique? Com erros inadmissíveis a serem cometidos por pessoas que são formadoras de consciências? Como vão educar os vossos leitores? Isto, realmente, deixa-me banzado!!!!
Como é que uma Agência de Informação de Moçambique vai a reboque de uma barbaridade dessas? Lá ninguém teve olhos ou sabedorias suficiente para dizer que isto está errado? Qual é o papel do editor da AIM?
Já agora: desafio o Grupo Soico a me trazer uma gravação em que a Polícia diz que duvida que Danish Satar foi sequestrado. Se o fizer, eu, Nini Satar, vou pagar todas as dívidas que esta empresa tem na banca. Sei que a Soico está endividada até ao pescoço e isso, provavelmente, não há-de ser novidade para ninguém.
Aprendam português, talvez um dia vão sonhar ser grandes como Nini Satar.
oiçam a gravação do porta voz da PRM.
em nehum momento disse que a policia duvida.
Nini Satar
0:00
2K Views
LikeShow more reactions
Comment
34 Comments
Comments
Paula Maria Raiova
Write a comment...
Momade Assife Abdul Satar Cofe Emanuel Vilanculos
oiça a voz depois venha a comentar onde ele diz que duvida.
você e um burro deves aprender a língua portuguesa.
Jhon Mabo Mabote By Momade Assife Abdul Satar, não chame os outros de burro, as vezes és tão violento quando não gostas dum certo comentários, a paciência satisfaz Allah!
Momade Assife Abdul Satar Jhon Mabo Mabote
o post ta claro
tem a gravação
as pessoas so comentam pra aparecer.
tão a procura de fama
porque quis debater comigo
assim ficam famosos.
Cofe Emanuel Vilanculos irmão, ouvi o audio e vi a reportagem na STV, a policia duvida sim deste rapto
Cofe Emanuel Vilanculos a policia o que confirma é a queixa... agora se o que foi queixado é real Mudumane faz muita questão de não confirmar e frizar o SUPOSTAMENTE
Jerson Brige Somos todos burros em duvidar do tal rapto? Cofe Emanuel Vilanculos concordo contigo, a policia e nós "pessoas conscientes" também duvidamos do suposto rapto.
Momade Assife Abdul Satar Jerson Brige
isto ja e seu problema pessoal
e de muitos nada posso fazer.
apenas disse que a stv meteu mentiras na boca do porta voz.
a verdade e que o Danish saiu da porta principal porque o ministério publico não conseguiu fazer acusacão contra ele.
nos prazos.
LikeReply117 hrsEdited
Jerson Brige Creio eu que ainda não houve um desfecho sobre a acusação contra dinish, não que ele seja raptor ou inocente, mas é estranho um rapto logo após a sua soltura, isso preucupa a todos moçambicanos, duvidamos disso ate que se prove o contrário, não somos burros por duvidar de algo, há liberdade de expressão.
Momade Assife Abdul Satar Jerson Brige
estamos a debater sobre a noticia da Stv.
se o senhor duvida e outros nada posso fazer problema e vosso...See More
Jerson Brige As palavras do portavoz deixam claro que há uma certa duvida em relação ao rapto.
Momade Assife Abdul Satar Jerson Brige
Portugues não e tão deficil.
ja argumentei neste post
e claro que se deve falar Supustamente porque a vitima ainda não apareceu.
Jerson Brige Isso sim, concordo consigo a vítima ainda não apareceu, o que leva a imprensa e a sociedade ter diversas opiniões. Ate que se prove o contrário
Momade Assife Abdul Satar Jerson Brige
a stv mentiu quando diz que policia disse que não acredita?
porque conforme o Portavoz não disse isto
Jerson Brige A stv noticiou consoante o entender da redação, as palavras do porta voz nao foram, "duvidamos do rapto" mas de certa forma deixa o povo com alguma dúvida.
Momade Assife Abdul Satar Jerson Brige
a stv deve informar o que foi que ouviu com porta voz
e não mentir.
neste caso o portavoz não disse que duvidava.
a gravação ta clara.
Jerson Brige Ok respeito a sua opinião. Momade Assife Abdul Satarcontinuação de um optimo dia.
Momade Assife Abdul Satar Jerson Brige
optimo dia pra si tambem.
Marisa Tavira Ibrahimo Comeca a procurar por estes
LikeReply23 hrs
Paula Maria Raiova
Write a reply...
Momade Assife Abdul Satar Grupo soico
cambada de mentirosos.
Cofe Emanuel Vilanculos policia duvida sim, vi bem mudumane a falar
Momade Assife Abdul Satar cofe emanuel Vilanculos
voce e burro a quadrado.
eu postei a gravão do Mudumane a falar oiça bem
seu burro.
Cofe Emanuel Vilanculos ouvi bem mesmo, SUPOSTAMENTE, confirma que recebeu a queixa, A POSIÇÃO DA STV É VALIDA, por força desta catanada de hoje vou começar a desconfiar dos teus posts, esta tentativa de descredibilizar a stv so de descredibilizo
LikeReply1Yesterday at 2:58pmEdited
Momade Assife Abdul Satar cofe Emanuel alguem teve presente neste rapto
alem da vitima e raptores?
e claro que ate não encontrarem a policia deve dizer Supustamente.
a stv disse que a policia duvida
e disse que a policia disse na pessoa de porta voz.
ta ai a gravação em nehum momento ele disse que duvidava.
tens que aprender português
Cofe Emanuel Vilanculos
não venha confundir com teu portugues barato.
Marisa Tavira Ibrahimo Quando as pessoa duvida de ti, chamas barro e que tem portugués barato, Ninizinho, ja chega, mais pessoas duvidam de ti,mas pensam se te apoiam tú vais fazer algo por elas, esses que nunca foram visitar te a cadeia, esses que quando cobheceram o teu caso, Fusilaram te, esses teus fans de barro
LikeReply22 hrs
Arafat Calu Calu Nem k eles tragam a gravaçao, por mim nao paga as dívidas deles ,pke amanha sao os mesmos k vao denuciar coisas k nao tem nexos ao teu respeito e a familia Satar.
LikeReply22 hrs
Yannick Pedro Channa Kkk Marisa, você tem cada coisa pah.. Kkkk você e nini tem algo a mais, não é normal. Kkk
LikeReply16 hrs
Paula Maria Raiova
Write a reply...
Gil Lino Lino Sok eu fico sem me aperceber uma coisa mano nini, se for possvel me exclarexa; porke ek os jornais moxambicanos quando falam do teu nome ganham dinheiro e audincia. Ok fizeste, tens um passado sujo? Pra o povo xtar atraz das noticias do seu dia a dia? Ok xta acontecer mesmo. Nao e pra ofender, mas sim xto confunso.
Endo Atumane Melhore a escrita rapaz..
Momade Assife Abdul Satar Gil lino Lino
sou grande pôr isso.
Pereira Gaspar Quinze Kkkkk grande a boss nini é digno de respeito esse homem gil ele é um dos empresarios moçambicano mas bem sucedido na vida mas eu considero ele como empresario e politico justo de moz pena q esta fora do pais. Se em moz tivessemos um lider como ele as condiçoes estariam um pouco normalizadas
Marisa Tavira Ibrahimo Antes apoiavas a Frelimo, agora apoias a Renamo, que pretendes????
LikeReply22 hrs
Jaime Jose Chambule Marisa voçê é ignorante! nem tem capacidade de análise!
LikeReply22 hrs
Gil Lino Lino Eu nao xtou preocupado na grandeza da pessoa. So xtou preocupado na imajem dele como moxambicano. Ek qualkr jornal quando fala de nini e motivo de ter audiencia. Os k podia te ver como grande sao esses do grupo soico k deturparam asua verdade. Quando estever apostar ak asua poste e pra o consumo publico e nao para consumo de adultos so. Eu tambm nao kz te ofendr, sok kiz sber se tens um passado sujo ou nao pra xtar a ser falado sempre na midia. Mais nao dsse
LikeReply22 hrs
Momade Assife Abdul Satar Gil Lino Lino
eu não faço de vitima.
os jornalistas e que mentem a meu respeito.
neste post eu escrevi
e postei a gravação.
se o senhor percebe e entende portugues então leia e escuta de novo.
depois venha comentar.
LikeReply18 hrs
Gil Lino Lino Ek o mano nini uma vez tambm postou uma post k criticavas alguns jornalistas de um jornal escrito ja nao me lembro o nome desse jornal, ate chamaste de jornalistas de meia tijela. Agora mano nini, a minha pergunta e; pork ek esses jornalistas da soicotelevisao assm como outros jornalistas, ou seja amidia moxambicana quando poe te em frente do jornal deles ganham audiencia. Es polemico? Tiveste um passado agressivo? Ou e invenja so.
LikeReply18 hrs
Momade Assife Abdul Satar Gil Lino lino
veja os post mais pra baixo sobre jornalistas.
e ai vais entender.
LikeReply18 hrs
Felisberto Nankuta Pereira Gaspar Quinze, assim Nini é lider????.....
LikeReply15 hrs
Jorge Tovela Jornalistas burros? Falhar é humano mas chama los de burros? Exagero. Em algum momento o sr Momade Assife Abdul Satar deve aprender a moderar a linguagem ja que se diz titular da ética.
LikeReply7 hrs
Paula Maria Raiova
Write a reply...
Jack Daniel Assim também ñ ilustres, concordo que tenha havido lapso no Léxico e ou na interpretação da mensagem do Mudumane por parte de Pivot, mas sou de opinião que exclreça se e decifre se o equivoco, e ñ diabolizar o único Meio de comunicação minimamente prestativa para o País. Falhas acontecem com gente k trabalha....opinião!!!!
Jose Banze Ao ser um lapso e inaceitavel. Transmitiram uma informacao totalmente incorreta que coloca em causa muita coisa, o rapto, a palavra da policia, etc. Orgao de comunicacao como STV nao pode cometer este tipo de erros, uma instituicao com mais de 10 anos.
Jack Daniel Eu digo que tenha sido, agora a reportagem completa ñ ilucida, temos tido de facto problemas na interpretação...nunca se repete a informação taxativamente, o k repudio é o momentâneo, ou seja, esquecermos o k STV foi, é. este canal o melhor k ñ esqueçamos disso!!! agir por instinto ñ ajuda"e muitos aqui fazem isso" ñ perdem boleia de kem troça do outro, muitos ñ tem opinião própria e nem analisam pra comentar um assunto...
Momade Assife Abdul Satar Jack Daniel
atençao eu não disse que a stv e pior
eu disse que são burros e mentirosos.
no caso desta reportagem eles mentiram.
à gravacao esta clara
Mario Justino Cuambe Forca homem gostei a verdade tem ke ser dita
Dercio Albino Momade Assife Abdul Satar tenho um filho de nome Nini muito inteligente
Jack Daniel Até posso concordar chamar jornalistas deste orgão de comunicação de mentirosos por conta desta reportagem, mas de burros eu nego de aceitar...os jornalístas deste orgão são sérios e responsàveis no que tem dito, a única coisa negativa é ñ trazerem cabalmente informação da guerra que defalgra o centro do país"omissão", o resto é cantiga
LikeReply223 hrs
Momade Assife Abdul Satar marisa Tavira
isto ja e fofoca.
LikeReply22 hrs
Marisa Tavira Ibrahimo Tú nao es boa pessoa, isto so está a trazer desgostos a tua familia
LikeReply22 hrs
Momade Assife Abdul Satar Marisa Tavira
obrigado.
isto de dizer que não sou boa pessoa e normal ouvir.
LikeReply22 hrs
Marisa Tavira Ibrahimo E o que tú fazes, nao e fofoca????? Pede audiencia ao Presidente (claro tu agora es Renamo), ou faz denuncia formal ao Tribunal Penal Internacional, e quero ver a quem vam dar a razao, por favor deixa de ser Palhaco, pensa na tua filha e no futuro dela
LikeReply22 hrs
Marisa Tavira Ibrahimo Para ti e normal, faz um exame de consciencia da tua vida, e ainda acreditas que es boa pessoa?????? Kkkkkk shame tu u
LikeReply22 hrs
Momade Assife Abdul Satar Marisa tavares
faça comentarios construtivos
e não fofocas...
LikeReply22 hrs
Momade Assife Abdul Satar marisa isto são fofocas tu deves ser uma ex namorada minha que saiste magoada so pode ser.
LikeReply422 hrs
Marisa Tavira Ibrahimo Nao menino,nao sou e nunca fui tua namorada, kkkkkkk(e que tiveste tantas, que ja nao te lembras do nome delas)????a mim nao se compra com relogios nem apartamentos de luxo, tenho dignidade, e tú sabes que tenho Rado, Rolex, Hubblot, Breitling Constelación, etc, so que eu nao me exponho como tú, kkkkkkk pq sempre comí um prato de soupa quente, kkkk
LikeReply22 hrs
Momade Assife Abdul Satar Marisa se dizes que eu sei que tens rado, rolex
deves ser mesmo uma minha ex
porque eu tambem ofrecia estas marcas.
LikeReply321 hrs
Marisa Tavira Ibrahimo Ouro cor de rosa, sabes o valor dele? Kkkkkk
LikeReply121 hrs
Momade Assife Abdul Satar parabens pra si.
Marisa
LikeReply21 hrs
Mario Justino Cuambe Kkkkkk ha turbulence ak
LikeReply21 hrs
Jack Daniel Aqui neste canal, hoje aprendí bastante, nunca é tarde, ñ façamos outrém o k ñ gostariamos k nos fizessem...
LikeReply121 hrs
Jorge Tovela Lavando roupas sujas? Sera?
LikeReply121 hrs
Francisco Langa-The Satyriasis Marisa Tavira Ibrahimo te amo 
LikeReply5 hrs
Paula Maria Raiova
Write a reply...
Nuno Miguel Silva Desculpe pessoal. Eu não vi a reportagem, não estou muito inteirado sobre o assunto, mas a verdade é uma todos os canais televisivos que eu via enquanto estive em Maputo não é por mal, mas conta se à dedo os jornalistas que sabem expressar se, e consigam interpretar corretamente certos assuntos debatidos. O que falta realmente ao povo Moçambicano é leitura. Darei um breve exemplo: " em pleno 2016 ainda ouvimos vários jornalistas a dizerem caro " carro" , cadera " cadeira"... Enquanto houverem esses erros que pensam que são pequenos acreditem esses erros de interpretação só tenderão aumentar, e o dito combate ao analfabetismo será somente uma fantochada.
Nini tu és alguém especial Deus deu te a oportunidade de seres o que tu és hoje não te esqueças, peça à Deus para dar te paciência com os que tem dificuldade da percepecao da língua portuguesa.
Um abraço que Deus te abençoe mais e te ilumine mais Nini.
Momade Assife Abdul Satar Nuno Miguel Silva
deves dar algumas aulas estes ai
como
Cofe Manuel e outros.
Nuno Miguel Silva Hahahahaha... Aprendi que escola não é tudo, devemos alimentar a nossa vida tbm com à leitura, e tbm aprendi vendo RTP África, o que muitos não o fazem... Esse e o maior problema da juventude moçambicana
LikeReply22 hrs
Nuno Miguel Silva Kkkkkk.... Desculpa Mariza neste momento não se está à debater sobre à vida pessoal dele, mas sim sobre um País que deveria mostrar um progresso significativo, mas que mostra um .............. " sem comentário ".
Agora se ele faz isso Deus ira contender com ele, pq ele conhece a palavra de Deus.
" Podemos ter todas provas do mundo mas não temos direito de condenar a ninguém, o único que pode é o Senhor, pq todos nós pecamos "...
LikeReply122 hrs
Felisberto Nankuta Nuno Miguel Silva, essa forma de acentuar algumas palavras é de duvidar, aprendeu na RTP??? não venha parecer ser enquanto não é!
LikeReply15 hrs
Jorge Tovela Do Nuno Miguel Silva nao quero aprender nada, pois nem acentuar palavras sabe. Corrija se jovem.
LikeReply17 hrs
Paula Maria Raiova
Write a reply...
Endo Atumane "Já agora: desafio o Grupo Soico a me trazer uma gravação em que a Polícia diz que duvida que Danish Satar foi sequestrado. Se o fizer, eu, Nini Satar, vou pagar todas as dívidas que esta empresa tem na banca. Sei que a Soico está endividada até ao pescoço e isso, provavelmente, não há-de ser novidade para ninguém.
Aprendam português, talvez um dia vão sonhar ser grandes como Nini Satar." ESTA PARTE FOI A MAIS QUENTE kkkkkkkkkkkkkk
José Abdul Amade A pérola do Índico a cada tipo de notícias.
Paula Maria Raiova
Write a reply...
Vasco Lebre Malate A nossa imprensa eh pobre de ideias, de conhecimento e escrúpulo.
Ramalho Quelhas N há dúvidas que o Nini é grande. respeitar os fortes é admitir aprender com os nossos próprios erros.
Endo Atumane kkkkk chumbo quente para Grupo Soico.
Cofe Emanuel Vilanculos quando falam mal de ti são mentirosos....irmão por força deste post de hoje perdeste credibilidade pra mim, memtiroso é voce, stv é o k temos de mais imparciao em moz
Cofe Emanuel Vilanculos mohamed abdula é NINI SATAR
LikeReply22 hrs
Marisa Tavira Ibrahimo Kkkkk, e alguem que escreve por ele, kkkkk, brevemente apresento provas, pq o sotaque dele a falar portugués, nao como ele escreve
LikeReply220 hrs
Felisberto Nankuta Eu acredito, os posts alguém escreve para ele, os comentários são deles, há muita diferença na linguagem, já duvidei isso há bastante tempo!!
LikeReply15 hrs
Teresa Carlos Jorge Desculpa me meter,mas é so p negar a parte que diz que a soico é a tv mais credivel que temos,a soico ja foi uma tv do povo no seu começo ate eu gostava,mas bastou serem amedrontados e comprados e passou a ser uma televisao do partido tudo ficou uma merda, eu nao assisto mais a stv,prefiro ver essas tvs pequenas que ate entao tentam nos convencer
LikeReply16 hrs
Paula Maria Raiova
Write a reply...
Abdul Jalilo F. Raja Grupo Soico, curtam a bronca que o Nini mandou, de certeza Vocês o seguem nas redes sociais.
Paula Maria Raiova
Write a reply...
Mestre Capemu Caró A STV agiu de má fé!!!
Junior David Tivane Nini estou bizz mas logo depois irei ler o post com maior atencao!pois cobrei tanto
Reggie Muac Eu também vi
Ahmade Nassone Sitoe E verdade os jornas mentem muit
LikeReply17 hrs
Jamisse Jamisse Kkkkkkkkkkkkkk
LikeReply6 hrs
Vasconcelos Antonio prefiro só ler, somente isso.
Victor Chele Querem ser os primeiros a mentirem.............Rocharam.
LikeReply22 hrs
Mikeias Chado Sem comentarios. nini muitos nao dormen o seu nome acho que e fonte de negocio kkkkk
LikeReply20 hrs
Edmo Munacho O pior e que jeremias langa é docente portugues não entendo como não explicou isso !!!
LikeReply8 hrs
Felisberto Nankuta Para Momade Assife Abdul Satar, em Moz não há jornalismo, mesmo que haja notícias relacionadas com eles não podem ser divulgadas, logo é para vender, ganhar audiência, etc, etc.... É errado pensar assim!
LikeReply15 hrs
Célio Gaspar Ruco O a stv gosta de notícias bombásticas e quando não tem inventa ( manipulação ) ....agora o vergonhoso é ver pessoas k não conseguem falar em nome próprio para exprimir as suas opiniões ...falam como se fossem porta vozes ...de um grupo ou de Moçambicanos ???? Ridículo ....
LikeReply7 hrs
Marcus Ivann Mentira so... Tao a vender o peixe a custa dos outros,, é mau.
LikeReply22 hrs
Enoque Livombo Livombo Nao pague dividas desses matsandzas Nini,,ajude opovo irmao que sofre por ter escolhido os sangue sugas. Agora os directores das escolas, governo nos distritos pede uma contribuicao para construcao duma escola. Leva esse dinheiro e ajude os irmaos cegos, dificientes e pobres..como fazem os Americanos noutros paises de Africa..distribuir comida, lencois e construir casas para nossos irmaos
LikeReply117 hrs
Dengura Luiz Esse país não sei onde vai nos levar.
Fabio Rodrigues Esta jornalista, algo me diz que tem lingua pressa nesta gravação ate que tenta falar bem , mas em outras reportagens que tenho visto na STv , ela comete muitos gafes ou erro ao falar , mesmo assim continua a fazer reportagens . alguem sabe o nome dela ? sera que sou unico a notar ..... ? .....
LikeReply1Yesterday at 1:52pmEdited
Dercio Albino Grande homem
Paula Maria Raiova
Write a reply...
José Abdul Amade Coisas de Moz
Chauque Armando Oliveira Nantamigo Aqui o assunto é outro pah! Ha muita cotovelada.

Sem comentários: