sexta-feira, 24 de junho de 2016

A OJM, um Exemplo de Compromisso Com a Paz e Futura Liderança


Decorre neste momento a Segunda (II) Sessão Ordinária Do Comité Central Da Organização da Juventude Moçambicana, com a agenda abaixo descrita:
* apresentação do Informe do Secretariado do Comité Central de Janeiro á Maio de 2016;
* Apresentação da Proposta do Plano Matriz Do Secretariado do Comité Central Para 2016-2017;
* Apresentação da Proposta Do Plano Descritivo do Secretariado Do Comité Central Para 2016-2017;
NB: O momento posterior apresentação é o de debate em torno dos dispositivos apresentados.
Meus caros a razão que me leva a escrever este post não se reduz apenas a apresentação da agenda da mesma (Sessão), prende-se sim, no seu significado político e a lição que as demais ligas juvenis políticos-partidárias podem tirar. Mais antes de abordar sobre o significado e lições que as demais ligas juvenis políticos-partidárias podem extrair, permitam-me fazer a menção de dois pontos que estão que constituiram a marca do início desta Sessão:
* Primeiro Ponto
Desde que a sessão teve inicio pude perceber que o dominador comum de todos discursos estão voltados para a necessidade da manutenção da paz, os jovens aqui presentes não só apelam a RENAMO a cessar as hostilidades patentes, como também apelam ao Governo do dia, para que não canse de buscar meios que nos possam levar a uma paz efectiva.
* Segundo Ponto
Foi deveras interessantes o discurso de abertura do recém eleito Secretário-Geral Da OJM Mety Oreste Gôndola, reconheceu bem como saudou positivamente o trabalho árduo que esta sendo feito pelo Governo chefiado pelo Presidente Filipe Jacinto Nyusi, no sentido de atingir-se uma paz positiva saindo destaforma do actual contexto da paz precária. Saudou-se também a abertura que o Chefe de Estado vem tendo desde a sua tomada de posse no sentido de encontrar-se com o Presidente da RENAMO o senhor Afonso Dhlakama.
NB: Esta é a primeira Sessão Ordinária dirigida pelo Secretário Geral da OJM desde que foi eleito em sede do Primeiro Congresso em Novembro de 2015.
Significado Politico Versus Lições a Extrair
* Significado Politico
Meus caros esta sessão é uma prova inequívoca de que a FRELIMO é uma verdadeira escola de formação política do país, onde os seus quadros são formados desde a base como lidar com os desafios de liderança sem a necessidade de recorrer-se a meios bélicos para a ascenção e manutenção do poder.
Esta sessão é uma prova inequívoca de que a construção da nossa Mocambicanidade face ao Mocambicanismo constitui uma agenda inabalável da FRELIMO, os jovens aqui presentes são exemplos disso, estão presentes nesta sessão, jovens de todo o país, representados pelos seus respetivos Secretários Provinciais é o respeito pela cultura e âmbitos alheios tem sido uma marca durante a sessão. Meus caros ainda tenho um sonho com uma Juventude una face a diversidade;
Esta sessão é uma prova inequívoca de que nenhuma divergência interna deve colocar em causa aquela que é agenda comum (Paz versus Desenvolvimento), ou seja nenhuma divergência deve estar a cima do interesse comum.
* Lições a tirar
Meus caros, para as demais ligas juvenis políticos-partidárias, espelhem-se na OJM em termos de funcionabilidade, sem com isso precisarem de mudar da vossa agenda, a OJM é prova de uma organização que age em consonância com os Estatutos por ela (Organização) aprovados.
Meus caros acreditem que os apelos pela manutenção da paz que nesta sessão estão ganhando força, podem ser replicados pelas demais ligas apelando também as principais partes a chegarem a um meio termo para uma paz efectiva e estes apelos devem ter como ponto de partida a nível interno (partidos nos quais representam).
--------------*******---------------*********
PS: "A OJM é a maior organização Politico-juvenil, mais organizada em termos funcionais e de representantividade no país" . A OJM é o braço politico-juvenil mais presente nas redes sócias e com mais contas a nível do facebook do que as demais ligas juvenis.
Cidade de Xai Xai
Local Business
8,580 people checked in here
13 Comments
Comments
Elton Lubrino Força camaradas e bom trabalho, OJM Hoyêêêêêêêêê...
Lucas Paulo Mabunda sempre seremos??? soldados 25 de setembro!!! concordo plenamente consigo Bitone viage, mas importa realcar que a OJM é organizada por ser uma organização social de um partido Organizado, cujo as suas orientacoes sao cumpridas com toda exactidao por essa organizacao juvenil... nganganganga
Arone Cuco Voltaste aa redes ilustre. Aquanto tempo.
Wilson Pagavene Espero que tragam solucoes concretas para os problemas dos jovens.
Ivan Maússe Bem-haja, caro Bitone.
José Langa Bem haja, juventude Mocambicana o caminho e pra frente . Dr . Bitone
Juma Mussagy Abdul Mutualibo Hoyo Hoyo mano Bitone Viage. Estava com saudades tuas. Mano Viage ,além dos pontos de agenda que arolastes que na minha opinião são ñ só relevantes assim como pertinentes,ñ teriam esquecido de agendar a discussão da dívida pública que está a encarecer a vida de todos nós os moçambicanos sem distinção.
Felix V. Mondlane Kkkkk so espero que tragam solucoes concretas para os problemas do partido frelimo ou melhor dos jovens do partido frelimo.
Jose Dinis Maphanga Bem hajam os moçambicanos
Aguinaldo Chidudu De parabéns está a OJM, Juventude nga-nga-nga-nga
Eurico Nhassengo Quando for para criticar nos criticamos seja la' quem for, mas tambem quando for para reconhecer, dar merito ou aplaudir que merece eu nunca me faco de rogado, meu ilustre amigo Dr BITONE VIAGE me orgulha tanto quando qualquer que seja agremiacao juvenil se concentra para falar dela mesma,procurar solucoes viaveis para que os jovens ganhem protagonismo na sua propria causa, forca ai e te esperamos ca' na capital para mais actividades juvenis
Carlos Pedro Siquice Siquice Juventude há força da mudança , bem haja a iniciativa .
Jose Dinis Maphanga Eurico Nhassengo subscrevo, você disse o que diria se eu fosse grande! Thanks, viage leia nossos comentários, eu e Nhassengo...

Sem comentários: