terça-feira, 17 de maio de 2016

Sobre dormir pobre e acordar com dívidas dos gatunos

Sobre dormir pobre e acordar com dívidas dos gatunos

Enviar por E-mailVersão para impressãoPDF
CARTA A MUITOS AMIGOS


Viva o Primeiro de Maio, Viva o Dia Internacional dos Trabalhadores
Viva a memória das lutas dos operários e trabalhadores em geral, Honra e Glória aos que se sacrificaram pela libertação dos humilhados e explorados.
Nestes dias contaram-me duas anedotas bem tristes.
1.   Diz um trabalhador, dormi pobre e acordei para pagar as dívidas daqueles que bem pilharam as caixas das empresas e os cofres do Estado.
2.   Uma criança pergunta ao pai: Para onde vão os corruptos, para o inferno? Responde o pai: não meu filho, eles vão para os paraísos fiscais.
Vivemos dias de angústia, daqueles que apenas recebiam o salário mínimo até aos que já ascendiam às camadas médias da sociedade, compravam um apartamento, uma viatura em 2.a mão, os filhos iam à escola com a sua farda, compravam livros (porque os que vão para as escolas oficiais se vendem na rua), pagavam as propinas a tempo e horas, tomavam a sua cervejita e iam ao cabeleireiro.
Com a inflação que faz disparar todos os preços, as taxas de juros brutais da banca, as pessoas vivem verdadeiros pesadelos de manhã até à noite.
Alguns factores geraram esta situação:
1.   A pilhagem das empresas públicas, instituições públicas e dos cofres do Estado pelos variados dirigentes e gestores;
2.   O extremo despesismo com os dirigentes do Estado, instituições do Estado, gestores de empresas públicas e instituições públicas;
3.   A baixíssima produtividade do nosso trabalho, faltas, feriados, férias, pontes… Ainda em Abril em nome de uma pseudo greve via facebook e da ponte a dois de Maio ficamos sem trabalhar quatro dias consecutivos. Quantos milhões de contos custaram à economia nacional? Que luxos a que não se dão os países desenvolvidos! Pois há mesmo que fazer contas, quantos dias trabalhamos por ano, quantos nada fazemos e no trabalho o que produzimos.
4.   Os danos causados pelos terroristas nacionais, meros criados de interesses alheios à Pátria.
5.   As concessões extremamente onerosas para Moçambique às transnacionais que querem explorar os nossos recursos naturais e fartam-se de darem, ilegalmente e por baixo da mesa, comissões a A e B, a dirigentes e a Sub dirigentes.
6.   O não pagamento de impostos devidos ao Estado, quer pelas pessoas singulares, quer pelas pessoas colectivas.
7.   A crise financeira mundial.
A Procuradoria abriu já vários processos.
Esperemos que não fiquem a aguardar pelas calendas gregas para os tribunais julgarem. Estamos perante verdadeiros crimes de lesa a pátria, atentados contra a segurança do Estado, terrorismo económico.
O Chefe do Estado, o Primeiro-Ministro, o Ministro das Finanças e o Governador do Banco de Moçambique, o país todos a humilharem-se publicamente! Ah não!
Obviamente que os gatunos que nos pilharam depositaram os seus roubos bem longe, nos ditos paraísos fiscais, fizeram algumas aplicações em empresas e no imobiliário cá na terra, mas o grosso está bem fora do país. Nada fácil apurar.
A pressão do FMI, do Banco Mundial e da União Europeia certamente que ajudará a desvendar os mistérios, se necessário com o apoio da INTERPOL.
Se há vontade real há que buscar as pistas que nos levem à verdade e Justiça para o país e toda a gente honrada desta pátria que tanto nos custou a libertar e defender.
Dois imperativos:
1.   Devolverem o pilhado;
2.   Apanharem penas pesadas, chefes, subchefes, cúmplices, sem qualquer liberdade condicional, direito a saídas e celas de luxo.
De acordo com o lido na comunicação social a procuradoria em Milão solicita a presença de uma antiga alta entidade nacional, cujas comunicações telefónicas com um gatuno italiano se viram interceptadas e gravadas.
Porque não pedir ajuda à Procuradoria de Milão? Eles poderiam fornecer dados para os nossos inquéritos.
Igualmente a comunicação social também afirmou que um libanês foragido à justiça francesa esteve intermediando a negociata dos barcos de atum.
Não se pode solicitar à procuradoria francesa informação?
Talvez mesmo do Brasil nos cheguem informações.
Tudo isto os moçambicanos leram, viram e ouviram nos jornais cá da terra, nas nossas TV e rádios.
Certamente que todos surpreendeu que empresas fantasmas andassem a adquirir para o Estado aviões, helicópteros, barcos patrulha, armas e munições.
Desde quando um Estado que se respeita compra este tipo de artigos de segurança nacional por portas travessas? Não se trata de informar X ou Y, mas de inscrever no Orçamento as dotações necessárias no total. Nada de desculpas e encobrimentos de maus pagadores.
Antes da libertação nacional recebíamos esses meios de países amigos, a URSS, a China, a Bulgária, a RDA, a Hungria etc.
Depois da independência nós recebemos meios muito importantes, desde os caças, aviões de transporte, mísseis, canhões, lança foguetes, helicópteros, navios de patrulha, tanques de guerra, viaturas blindadas de todo os tipos, camiões sempre em acordos entre Estados e jamais via empresas ou bancos.
A Índia também se juntou àqueles que nos forneciam armamentos, depois do desaparecimento das excelentes relações com a Bulgária, Hungria, a extinção da RDA e da URSS, mas a nova Rússia apoia-nos e a China continua a fazê-lo.
Há pois perguntas por responder e sem proteger A ou B, porque apaniguados e parceiros ainda o apoiam, embora como ratos num navio que se afunda o vão abandonando.
Queremos JUSTIÇA e CÉLERE, nada de apaziguamentos, manobras dilatórias e enterros sine diedos processos. Respostas já e para isso o meu abraço.
P.S. Chega-nos a triste notícia que o Titio Turutão se apagou. Os meus filhos mais velhos não queriam ir para a cama sem ouvir previamente as canções e histórias que ele contava na RM. Perdemos um pilar do tempo e da rádio. Lembremo-nos dele.
SV
Vasco Bento Jose
Vasco Bento Jose Foi excluído!
Como tendo recebido, daí que prefere pronunciar-se deste modo!!! A dívida é "soberana" vamos pagar camarada!!! Tem aí circular de Maputo, ponte katembe Maputo, aeroporto de nacala, ponte armando Emílio Guebuza, ponte kassuende, estádio nacional de zimpeto, e muito mais,
Será que este camarada não vê essas realizações?

15 h
Eliminar
Nargio Ponguane
Nargio Ponguane ñ percebí o que estas a dizer vasco.tudo isso que díz nem faz metade da dívida.
24 h
Eliminar
France Cossa
France Cossa Escovinha!!!
4 h
Eliminar
France Cossa
France Cossa Papo falso esse,rapaz! Você sabe que investimento foi usado nesses projectos? Ponte,circular...uma treta!!! Quer dizer,uma coisa é financiada por outros e você faz divida em nome de algo ja financiado,corrupto imoral! Onde ja se viu falar em come se Matematica fosse algo de outro planeta! Acorda,se também tiveste a grana,vai comer a grama!
14 h
Eliminar
Ze Da Silva Nguenha
Ze Da Silva Nguenha Deixa de polir Vasco, essas infraestruturas constaram do orçamento do estado! Vieira está certo!
45 h
Eliminar
Aurélio Simao
Aurélio Simao Vasco Bento, todos vimos as realizações mas aqui está se falar da dívidas secretas cuja o dinheiro não se usou na ponte Emílio Guebuza mas sim, fantasma Ematum
14 h
Eliminar
Ruben Jose Uamba
Ruben Jose Uamba sinais claros de queda dos fundadores
15 h
Eliminar
Gabriel Manhique Manhique
Gabriel Manhique Manhique ya foi escluido este madala Sergio kkkklk
4 h
Eliminar
Noris Olimpio
Noris Olimpio Um fundador da Frelimo fala isso, e ai camarada Nyusi oq diz?
26 h
Eliminar
Ezequiel M Mundlhovo
Ezequiel M Mundlhovo Asitucao e` disgastante
3 h
Eliminar
Domingos Candrinho
Domingos Candrinho Camaradas nao,nem todos somos camaradas beto.acho k ainda nao comecast a sentir na pele acerca da economia
4 h
Eliminar
Abel Nhanombe
Abel Nhanombe Palavras bem pensadas, muita forc,a
15 h
Eliminar
Mansur Constantino Martinho Martinho
Mansur Constantino Martinho Martinho Viva sérgio viera
16 h
Eliminar
Carlos Mateus Magule
Carlos Mateus Magule Kkk
1 h
Eliminar
Francisco Ndhima
Francisco Ndhima Essa é boa
Abdul Jabaru
Abdul Jabaru De que esperam para terminar com a guerra ? Que milhares de criancas caiam na marginalidade, prostituicao e todos males existentes ? Que aumente o exercito de desempregadoerno dos, que possivelmente poderao unir-se as milicias da Renamo, como aconteceu com as vitimas da operacao producao ? Sabemos que a decisao da continuidade ou paragem da guerra nao depende do governo do dia, mas sim de alguns membros do CC da Frelimo, sera que para justificarem o desvio dos dinheiros terao que sacrificar geracoes de mocambicanos ?
318 h
Eliminar
Macome Antonio
Macome Antonio Nao ha guerra em Mocambique. Apenas ha sim, ataques e assassinatos por homens armados dum tal partido e com orientacoes claras vindas da parte INCERTA para destruir, matar inocentes, pilhar escolas e centros de saude e tudo o que o povo construiu com sacrificio desde 1975. Mas um dia esses assaltos perpetrados por BANDIDOS a solta, tera o seu justo fim.
215 h
Eliminar
Okuawatata Omahiye
Okuawatata Omahiye O homem físico considera de real valor aquilo k pode ver e tocar. Suas esperanças e temores giram em torno das promessas e das ameaças de outros homens. Olha para os governantes humanos em busca de ajuda e fica desiludido quando eles fracassam. Para ele esta vida é tudo que há. Alguns governantes têm sido tratados como deuses. (Atos 12:21-23. É no caso do Macome.
14 h
Eliminar
Okuawatata Omahiye
Okuawatata Omahiye Não chame de bandido seu proximo mas ame o segundo a lei perfeita mostre k tú ama a Deus.
114 h
Eliminar
Macome Antonio
Macome Antonio Okuawatata Omahiye , para si aquele que mata, rouba, destroi o bem do povo como se chama. Eu repito, sao bandidos sim senhor, doa a quem doer.
14 h
Eliminar
Abdul Jabaru
Abdul Jabaru Macome Antonio , precisa de se reconciliar consigo proprio para poder julgar os outros. Para si a movimentacao massiva das FDS para a zona centro pressupoe um simples exercicio normal ? Tem gente morrendo neste pais por conta de balas disparadas pelas partes em conflito. Pena que o senhor seja cinico, assim nao poderei continuar a conversa, estou triste consigo.
12 h
Eliminar
Macome Antonio
Macome Antonio Abdul Jabaru , isso tudo por culpa da renamo.
112 h
Eliminar
Okuawatata Omahiye
Okuawatata Omahiye O problema não é de doer você disias k temia a Deus. No meu intender temer a Deus é obedecer sua lei. E uma parte da lei diz: Ouviste que se diz, amais vossos irmãos e odeais vossos inimigos, mas eu vos digo continuais a amar os vossos inimigos e a orar por eles para que mostrais ser do vosso pai que está nos céus. Mateus 7:32-33. Onde que entra bandido aquí?
12 h
Eliminar
Macome Antonio
Macome Antonio Okuawatata Omahiye , sr nao me venha com essas suas licoes de moral, pois disso nada tem. Ate devias, se abster de comentar questoes de politica.
112 h
Eliminar
Custodio Silvano Tchauque
Custodio Silvano Tchauque Kkkkkkk.......Se ha Deus, quer dizer k para o Macome a Frelimo e Deuses.
11 h
Eliminar
Okuawatata Omahiye
Okuawatata Omahiye Isaias, Jeremias, Pedro, Paulo e outros foram pregadores da justiça contra nacões. Estou contra os k fazem mau uso de nome de Deus pelo poder do espirito de Jeová, não tenho nenhum comentário pulitico tudo que tenho postado vem do alerta divino. Muitos tem voltado suas atenções por se revistirem da humildade.
11 h
Eliminar
Abdul Jabaru
Abdul Jabaru Macome Antonio diga claramente qual e culpa da Renamo.
3 h
Eliminar
Benmaxlh Maximiano
Benmaxlh Maximiano Aqui a vida ira se tornar num verdadeiro inferno. Quem tem randes guarda. Vao valer 10mt daqui a pouco
115 h
Eliminar
Custodio Silvano Tchauque
Custodio Silvano Tchauque Nao vamos dar culpa este ou aquele outro, Esses 2 partidos sao terroristas!
17 h
Eliminar
Lucia Jeremias Sitoe Sitoe
Lucia Jeremias Sitoe Sitoe Hi kombela kurhula vakiti
14 h
Eliminar
Abilio Quive
Abilio Quive Guerra da renamo
18 h
Eliminar

Marinosledge Sledge
Marinosledge Sledge Guerra da Renamo??
Tal Renamo e maluca que faz Guerra sosinha
117 h
Eliminar
Flaya Vembas
Flaya Vembas contra civis e bens publicos
17 h
Eliminar
Valdone Faquione Amone Amone
Valdone Faquione Amone Amone guerra dos devedores
17 h
Eliminar
Abilio Quive
Abilio Quive E isso flaya... Ou pensao k guebuza xtara ai ond voces andao atacar? Tao malucos mesmo
17 h
Eliminar
Custodio Silvano Tchauque
Custodio Silvano Tchauque 1 dia vao dizer ataques armados da frelino! Xiquembo jeee!
116 h
Eliminar
Abilio Quive
Abilio Quive Um dia .ei d ti ver nesse um dia

Sem comentários: