terça-feira, 10 de maio de 2016

Sobre as dívidas e congelamento da ajuda,



Já expressei a minha indignação sobre o modo como essas dívidas foram contratadas. Já expressei a minha convicção de que, com base numa investigação séria que nos dê conhecimento pleno de muitas nuances deste processo, nos casos de comprovada responsabilidade criminal ou de outra natureza, as pessoas envolvidas sejam efectivamente responsabilizadas.

Os reflexos dessas dívidas já se fazem sentir na vida de todos nós e tudo o que desejo é uma solução que me permita continuar a sonhar em vencer a dita cuja pobreza em cujo combate me envolvo, todos os dias, trabalhando honesta e abnegadamente. O anúncio dos cortes da ajuda externa adensa as nuvens e os ventos que já pairavam sobre mim e anunciam ou prenunciam mais dificuldades no meu combate individual contra a pobreza. Devo ficar satisfeito? O que me trazem essas nuvens e ventos? Serão a solução para os problemas criados pelas dívidas? O que terão na manga os que anunciam sua satisfação por essas medidas?


PS: Cada um tem a sua opinião e avisão sobre as coisas e procurarei respeitar. A mim, Júlio Mutisse (sublinho), só me resta arregaçar as mangas para que a forma como eu, particularmente, fui fragilizando a pobreza não seja corroída. Não me perguntem como; ainda não sei.

PS1: Desde o eclodir desta crise outra coisa ficou evidente para mim: as nossas instituições são fracas! A Assembleia da República se recusou a ser a sede para que o povo soubesse o que se passa; o garante da legalidade, PGR, me pare titubeante e, para além de comunicados de diversas organizações da dita sociedade civil, ainda não vi desta uma actuação forte que capitaneie os cidadãos na busca de informação que oriente a actuação destes na busca de conhecimento que permita uma actuação mais informada na defesa dos seus direitos, da pátria e do Estado de direito. Podemos fazer manchetes nos jornais, podemos encher o facebook com gritos de prisão aos responsáveis mas esta é o último estágio, antes há todo um processo que deve ser desencadeado e esse implica conhecimento. Este é difícil de obter e muitos estão para o mais fácil. Já diz alguém que respeito muito “pensar doi”.


Homer Wolf Não me digas que não fazes mínima ideia porque a AR "é" assim?!... Emoji frown

Gosto · Responder · 5 · 4 h

Raúl Salomão Jamisse As saídas "airosas" da crise né? Os doadores pelo menos pediram esclarecimento ao povo e responsabilização dos presumíveis autores caso se prove a "esperteza" dos chicos na contração das bilionárias dívidas.


Júlio Mutisse Pode ser que uma saída airosa seja mesmo duplicar turnos. Mas não restará outra coisa a qualquer um de nós que não seja trabalhar.

Júlio Mutisse Não é uma questão de saber ou não saber. É facto. Mas não é só a AR. No geral, as instituições que temos são fracas e única que se fortificou nos últimos anos é FRELIMO.

Gosto · Responder · 1 · 3 h

Celso Cossa O mal e'que a FRELIMO se fortifica fragilizando as instituicoes do Estado. Por exemplo, no passado recente, a Frelimo impugnou que o governo fosse explicar o estado das dividas na AR usando o seu poder de voto.


Homer Wolf Fortificou???... Não me faças rir Júlio.
Os mecanismos internos de monitoria, controlo, fiscalização, responsabilização etc. estão down low... o lambebotismo disparou,que nem um míssil...

Gosto · Responder · 1 · 3 h · Editado

Jorge Saiete Concordo, a Frelimo se fortificou nos dois últimos mandatos em benefício de um punhado de espertos que lançaram o país ao actual abismo. Queria eu que tivesse se fortificado para a prossecução da razão da sua criação em 1962 mas nada....


Júlio Mutisse A FRELIMO fortificou se institucionalmente nos últimos 10 anos. Reorganizou se, reestruturou se da base ao topo desde a chegada de AEG a SG. Isso é factual nem estou a dizer algo de novo. É reconhecido e já foi dito por muitos.
A fortificação da FRELIMO, acompanhada de vitórias sucessivas nos pleitos eleitorais não foi acompanhada de fortificação das instituições. É um facto que, por exemplo, os tribunais e procuradorias receberam muita gente bem preparada, formada etc mas a estrutura continua insossa sem se assumir como poder. Verdadeiro poder. Idem a AR. É uma instituição cara mas não cumpre o seu papel no modo que mais me interessaria. Neste caso da dívida acabou andando a reboque da instituição forte que existe, que já ordenou clarificação e pode ser que esta ocorra.


Gertrudes Tigo E verdd sim Julio a unica organizacao forte em Mocambique e mesmo a Frelimo. Aquele chavao de que "a vitoria prepara-se a vitoria organiza-se" esta sendo levado muito a serio! Na altura das eleicoes a Frelimo fez muita coisa nao limpa, fraudulenta mesmo. ..mas qual foi a organizacao que conseguiu bater de frente com a Frelimo? ! NENHUMA. Admitamos que ha falta de organizacao sim, custa mas e a verdade!

Estevao Pangueia Júlio Mutisse, é incrível o que está dizer!!! um partido que Governa o Estado há 40 anos, está mais organizado que o próprio País! Então de onde este partido trás os fundos para melhor se estruturar que o Estado?!


Júlio Mutisse É incrível?


Júlio Mutisse Estevao Pangueia o país está independente há várias décadas sim. Como vê a função fiscalizadora do TA? Como vê a PGR.? Como vê a AR? Como vê os tribunais?
No entanto vai convir comigo que entre meados de 2001 e as eleições de 2004 o partido passou de uma instituição quase perdedora (das eleições de 1999) para uma instituição vibrante, pujante e vencedora fruto de um trabalho profundo do topo a base e daqui ao topo. Que instituição do Estado se reorganizou e se fortificou?


Estevao Pangueia Júlio Mutisse, é que quêm têm o controlo dessas instituições é o partido, esta ai o fardo que a Frelimo carregou..! Quem devia organizar estas instituições se não o próprio partido? 
Quem nomeia os dirigentes para essas instituições?! 
AEG, organizou o partido apoiando-se das instituições públicas.

Júlio Mutisse Quem Governa é um PR eleito apoiado pelo Partido FRELIMO. Aos sucessivos governos, incluindo o que foi eleito depois de um trabalho profundo de revitalização do partido, devemos questionar a razão por que temos tantas instituições do Estado amorfas.
Mas, meu caro amigo Estevao Pangueia, não se exima das responsabilidades. Todos nós enquanto cidadãos somos responsáveis. Este Estado é governado por pessoas ali colocadas para fazer as coisas bem e em nosso nome. A nossa atitude também em nada ajuda...
Temos que crescer e sermos cidadãos activos e conscientes. Em 2008 escrevi no meu blog que exigir direitos não é ser mal criado e nem a sua efectivação é um favor que os agentes do Estado nos fazem. De que formas exigimos instituições fortes? Será que exigimos?
Quando gritamos "prisão" para este ou aquele a quem gritamos? A estas mesmas instituições que precisam reforçar se? Estendo as perguntas aoHomer Wolf...


Nyamatsenya Matsinhe Michael Ellner: “Just look at us. Everything is backwards, everything is upside down. Doctors destroy health, lawyers destroy justice, psychiatrists destroy minds, scientists destroy truth, major media destroys information, religions destroy spirituality and governments destroy freedom.” POLITICOS DESTROEM PAISES E PREJUDICAM AS MASSAS

Júlio Mutisse Li um texto do Calton Cadeado hoje! O nosso país não terá atraído os "assassinos econômicos" meu makwero Nyamatsenya Matsinhe?
Nós, moçambicanos, temos a tendência de ser demasiado simplistas nas análises. Todos nós estacionados na "dívida escondida" como justificação única da punição em curso. A nível global, os bancos funcionam com regras claras e, até agora, os sancionados somos nós... os bancos estão aí...
FUGA DOS DONOS DO DÓLAR
FMI, BM, UE, REINO UNIDO, DINAMARCA, outros parceiros de cooperação e de assistência directa ao OE e finanças públicas em debandada e closed doors (…).
E a nossa ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA aprova uma viagem do PR à CHINA, que por sinal não se simpatiza com as políticas económicas do ocidente (…).
Epah, afinal não perceberam que o problema dessa fuga dos DONOS do DÓLAR não está associada apenas às falcatruas, robalheiras e CRIMES LESA-PÁTRIA (vide Sérgio Vieira, STV comentários, 2016) e falácias acima de falácias acumuladas (…).
Mas sim, a FONTE DOS EMPRÉSTIMOS, por ser de BANCOS RUSSOS que por sinal estão sub sanções económicas da UE e FMI, e outros (…)?!
Eu penso que, se o objectivo dessa viagem é o de exercer uma pressão psico-estratégica-política ao ocidente, DESTA VEZ SERÃO BANIDOS DOS MERCADOS E SERÃO SEVERAMENTE SANCIONADOS (…).
E a ser assim, estaremos a construir uma GRANDE ZIMBABWE DE ROBERTO MUGABE à moda moçambicana (…)!
Eu só vos vejo, com os vossos assessores de óculos de madeira mental!
In " as verdades alejam ", Momade, 2015.


Stella Cuna, Nando BostFire Mangane, Estevao Alberto Albino e 82 outras pessoas gostam disto.
Comentários
Gilder Anibal
Gilder Anibal TODOS os Países no MUNDO, possuem dívidas públicas de grandes volumes e não há debandadas.

Então, há que limpar os ratos aqui dentro. Eles estão atrelados ao partidão, nós já os conhecemos. É só ter aquela coragem como a de acariciar uma dama e depois lha comer! Risos

317 h
Eliminar
Jossias Dos Santos Luis
Jossias Dos Santos Luis Gramei da última parte
17 h
Eliminar
José Nbeua
José Nbeua Vai la pedir dolares e vender o que resta de todos nos!
116 h
Eliminar
Moises Caetano
Moises Caetano Tudo isto é por causa das descobertas do gaz e petroleo, em palma parece que coisa esta preta. Enquanto não dicidirmos entre china e EUA quem vai explorar os recursos descobertos vamos sofrer chantagens. Acontece que temos a italia, estados unidos , china, correia do sul , russia, todos esses querem comer.Mas temos que escolher o mais poderoso se não?
716 h
Eliminar
Antonio Martins
Antonio Martins Com tantos problemas que temos principalmente da crise económica e a AR autoriza o Presidente ir a China, ele disse ao parlamento o motivo da viagem? Olha que Trump vem aí com força e os americanos vão mudar muita coisa, só esperamos um dia que seja dado um prazo para pagar as dívidas como foi na Grécia, depois estamos penhorados, toda zona centro e norte onde estão as riquezas os devedores vão penhorar e adeus sul, cautela com este acontecimento.
216 h
Eliminar
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga E' preferivel sermos governados por bandidos do Ocidente do que pelos nossos proprios bandidos de gema porque Estes nossos nos tiram tudo ate' cacana! Os bandidos do ocidente, pelo menos que eu saiba, nao comem cacana, matapa, chima, peixe seco caracata, intestinos, dobrada, etc. Assim o povo pode sobreviver com isso porque precisam da nossa forca de trabalho! Malta Nhussi e os seus malandros nao precisam de ninguem que trabalhe para eles, comem tudo do que nao produzem e nem deixam produzir, tudo vem do ocidente e ate' dobrada nos tiram e nao deixam nada! E mais, mafiam aqueles que lhes dao tacho e ainda disputam caracata e roupa usada destinada aos pobres! Nao sei se estou a ler mal a situacao dos nossos patroes de gema! Olha que chegam-me noticias de alguns entendidos no Ministerio das Financas que vem ai a falencia de bancos e empresas por divida publica do Estado! Dizem que e' tao grande quanto as dividas das Ematuns. Ou seja, o Estado pediu emprestimo aos bancos para financiar actividades do governo e agora nao consegue pagar essa divida aos bancos. Igualmente, empresas prestaram servicos ao Estado e este pura e simplesmente se marimba a pagar porque nao tem dinheiro para isso! Dizem as fontes que ha' bancos que vao declarar falencia por nao ter dinheiro para dar aos seus clientes e o Banco de Mocambique nao podera' assumir essas dividas porque tambem tem cofres vazios! Ao que chegamos com os nossos bandidos de gema! A empresa onde sou escravo mes passado despediu 5 funcionarios. Eu proprio escapei por milagre porque estou ha' muito tempo num projecto que nao admite substituicao de pessoal considerado "chave" na fase em que esta', senao hoje eu nao teria cacana para dar a familia! Porca madonna!
111 hEditado
Eliminar
Antonio Martins
Antonio Martins Tudo encafifado, onde chegamos afinal? Em que mundo estamos? Parece-me que estamos no mundo cão e não no terceiro mundo como dizem por aí.
14 h
Eliminar
Moises Caetano
Moises Caetano Temos tanta riqueza mas não tivemos sabedoria para usar.Comprometemo nos com todo o mundo, começamos a gastar, a pedir emprestimos desenfreadamente, a confiarmos a riqueza que foi descoberta. Acho que as empresas que estavam prestar serviços em palma estão a retirar se. Aquilo que o Americano queria ja consegui, confirmar que existe gaz. Explorar não há pressa. Nem dinheiro para pagar as pesquisas temos, e foram feitas por americanos.
Mulher Sidumo
Mulher Sidumo Aguardamos pl final da estória
Ofece Deniasse Chania
Ofece Deniasse Chania Bem feito
15 h
Eliminar
Ernesto Chirindza
Ernesto Chirindza A gente anda a brincar com assunto serio mesmo. .
15 h
Eliminar
Dércio Tsandzana
Dércio Tsandzana Tudo na base da pressão, Moçambique já não tem muitas opões, tudo parece que pode valer agora. O que me preocupa é a forma tão normal com que a nossa liderança (PR) trata este caso.
415 h
Eliminar
Gilder Anibal
Gilder Anibal Bem,
Esse é um caso muito complexo. E na minha opinião, deve haver uma grande limpeza aqui dentro que inicia por deixar as Instituições do Estado funcionarem segundo as suas competências e responsabilidades sem no entanto, interferências POLÍTICO-PARTIDÁRIAS (o que me parece ser impossível)!

E ainda acho que, os parceiros de cooperação não estão a engolir as "falácias" de que os investimentos foram para fins públicos. E como se sabe, não foram! Então, que haja responsabilização. Ou devolvendo aos russos os seus dólares ou que invistam para assuntos públicos! O resto se acerta!

E parece me que, se demorarmos muito, corremos o risco de ser uma Angola economicamente em que a China leva quase 90% dos recursos naturais a preços de banana (ex.: o petróleo, etc.).

115 h
Eliminar
El Patriota
El Patriota Liderança, PR, qual???
15 h
Eliminar
Dércio Tsandzana
Dércio Tsandzana El Patriota, com ou sem liderança, ele é o Presidente, não?
115 h
Eliminar
Dércio Tsandzana
Dércio Tsandzana Corremos risco de o PR voltar da China com mais dívidas.
15 h
Eliminar
El Patriota
El Patriota É pois....
15 h
Eliminar
Gilder Anibal
Gilder Anibal Dércio Tsandzana .

NOS temos um PR, e chama-se Filipe Jacinto NYUSI. O resto e' o resto.

15 h
Eliminar
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Dércio Tsandzana , claro que foi para aumentar as dividas! Tem ele alguma opcao?! Achas que os chinocas vao dar taco assim de bandeja? Claro que nao. E' nestas circunstancias que o governo aceita agiotagem porque esta' num beco sem saida! Sera' que os chineses nao vao entalar mais este pais? A ver vamos!
14 hEditado
Eliminar
Gilder Anibal
Gilder Anibal "...NOTHING is for FREE...". Mesmo as ajudas que vem de onde vem, HA INTERESSES que so, os manos de casacos e gravatas entre os PAISES, sabem! O pior, e' oferecer isso que nao sabemos, a precos de BANANAS!
14 hEditado
Eliminar
Zefanias Augusto Namburete
Zefanias Augusto Namburete Não temos líder excia, mas os amantes de dinheiro.
415 h
Eliminar
Armando De Sousa Pereira
Armando De Sousa Pereira Meus caros, isto eh uma estrategia para fazer face a atual conjuntura e esta estrategia esta teorizada como "Fuga para frente" ja fizemos isso uma vez quando Samora Machel pedio ajuda a comesa e lhe foi negado alegadamente por Mocambique nao ser Comunista-socialista e nos voltamos ao inimigo pedido a ele ajuda e assim ocorreu a tao lembrada visita de S.M a casa branca. Desta vez nao eh diferente se o ocidente nao da vamos a asia mas nunca paramos.
115 h
Eliminar
Gilder Anibal
Gilder Anibal Bem esse é um caso muito complexo. E na minha opinião, deve haver uma grande limpeza aqui dentro que inicia por deixar as instituições do Estado funcionarem segundo as suas competências e responsabilidades sem no entanto, interferências POLÍTICO-PARTIDÁRIAS (o que me parece ser impossível).

E ainda acho que os parceiros de cooperação não estão a engolir as falácias de que os investimentos foram para fins públicos. E como se sabe, não foram! Então, que haja responsabilização. Ou devolvendo aos russos os seus dólares ou que invistam para assuntos públicos!

O resto se acerta! E parece me que, se demorarmos muito, corremos o risco de ser uma Angola economicamente em que a China leva quase 90% dos recursos naturais a preços de banana (ex.: o petróleo, etc.).

115 hEditado
Eliminar
Estômago Vazio
Estômago Vazio bem dito...mas a despartidarizaçao de instituiçoes do estado nao é algo impossivel, basta haver vontade politica apenas. alternativa a isto é so em proximas eleiçoes
13 h
Eliminar
Eden Iranha
Eden Iranha Simplesmente lamentavel onde fomos parar? O filho mais querido da Patria amada nos pregou uma grande partida. Vendeu a Patria toda sem ter pena de nos
212 hEditado
Eliminar
Estômago Vazio
Estômago Vazio autêntica mosca tsé-tsé, e deixou todo mundo com sono incluindo alguns camaradas
13 hEditado
Eliminar
Artur Jordao Mufume
Artur Jordao Mufume Fazer mas como
15 h
Eliminar
Egidio Dos Anjos
Egidio Dos Anjos Deixemos tudo ao seu criterio de volta nos dira os resultados esperados, viajar sem plano nao pode ele e sabio vai tfazer o melhor confiemos nele, boa sorte sr presidente
115 h
Eliminar
Fernando Isaac
Fernando Isaac Egídio dos anjos voce no teu opinião voce adi confiar nyusi durante um mandato do presidente nyusi levou estem lugar uque fez nexte pais? Voce moçambicano?
14 h
Eliminar
Egidio Dos Anjos
Egidio Dos Anjos Fernando Isaac, sou mocambicano nascido e educado neste pais, FRELIMISTA, carrego os meus dirigentes no coracao com o emblema d batuque e macarroca, sou daques que sempre tem esperanca de que tudo vai correr bem, se hoje ha dificulidade amanha havera vacilidade, pois o erro e humano e todos somos ninguem esta acima da lei temos que aprender dar oportunidades nao sempre pisar numa tecla por alguem ter cometido falhas pois ha coisas boas feitas tambem porque nao elogiamos? E sempre permanecemos na quilo que alguem errou. O presidente representa a todos os mocambicanos por onde ele vai poi isso merrece respeito e pai da nacao, se em casa um pai errou nao vamos dinuciar ao ar livre o que fez mas sim sentemos em familia para resolver a questao nao por o meu pai em panico, por isso, por mais que o meu partido erra, mas vou sempre de cabeca herguida dizer bem haja FRELIMO com o seu presidete avanca nao recua, por mais que falem usem as criticas para construir o nosso belo pais, porque conquistamos por querer e deeses que falam nenhum deles esteve na conquista do pais.
210 h
Eliminar
Alex Lichate
Alex Lichate Quem me dera se todos jovens paracem de pensar como inatos mentais mais sim como humano que és brow isso seria diferente, moçambicanos é bom de criticar mesmo sabendo que o erro é humano mas ama ódio com os demais e nunca elogiar Oque é de bom. Se perguntar 5 dos que andam por aí falar mal do PR ninguém vai te diser que qual é o erro que teve o PR mas basta para eles falarem mal dele sente se melhor panacas desses jovens
8 h
Eliminar
Egidio Dos Anjos
Egidio Dos Anjos Muito bem dito irmao espero que mocambicanos saibam perdoar e pararr de falar mal dos seus dirigentex, o mal e entenderem mal a liberdade de expressao, qualquer coisa falam mal, do bom nao falam, comportamento de perdiz, da paz nao falam
7 h
Eliminar
Rafa Barroso
Rafa Barroso O resultado de ser ladrões.
114 hEditado
Eliminar
Fernando Isaac
Fernando Isaac Tudo regime frelimo são ladrões.
114 h
Eliminar
Afonso W. Junior
Afonso W. Junior Tamos fudidos..
14 h
Eliminar
Argelino Grichon
Argelino Grichon Não estam a feichar as portas mas sim os confres com o medo desse Freladrões que roubam em nome d povo
14 h
Eliminar
Fideliz Mutiquita Mutiquita
Fideliz Mutiquita Mutiquita Empresarios a procura de cooperacoes para suas empresas.

Nao cuidam de assuntos do POVO.

14 h
Eliminar
Andrisse Elias Muhave
Andrisse Elias Muhave Que governo é este? Pra além de começarem a aplicar as medidas de austeriddades aprovam viagens do PR e mantem as presidencias abertas do PR e da primeira-dama.
Neste momento a prioridade do governo seria explicar a divida aos moçambicanos e prender os infratores.
Talvez o PR vai contair divida na china

214 h
Eliminar
Nildo Guambe
Nildo Guambe O país nao para por causa da divida!!! Maus que parar para apanhar o leite deramado è preciso que se cora atras do prejuíso....ficar trancado na ponta vrrnelha ou convocar coferencia de imprensa pa falar da divida é o de menos neste momento!!!
13 h
Eliminar
Ismael Muhave
Ismael Muhave Gosto de isto
13 h
Eliminar
Daniel Moz
Daniel Moz Perdi confianca nos Comunista da Linha da Frente. Amado mocambique aprenda a poupar, a sobreviver, nao espera nada deste Governo Empresarial. Todos eles frequentaram a mesma Escola Marxista-Leninista falsa
113 h
Eliminar
Neli Moya
Neli Moya Nindzo ku vonaabolela ya katxo.
13 h
Eliminar
Enio Mandlate
Enio Mandlate ''Vimos'' isso acontecer na decada 80, onde o pais foi ''obrigado'' pelos FMI, BM e outras instituicoes financeiras a mudar suas politicas, culminando com a mudanca do sistema politico socialista para capitalista, onde o mercado passava a passou a ser livre, hoje nos vemos numa situacao de voltar ao tempo, se vamos a china, me atrevo , mi arrisco a dizer : ai vem o Socialismo... Que no meu entender para um pais como Mocambique nao serve de nada, os patroes mais ricos e o povo mais miseravel.
113 h
Eliminar
Isidro Madaleno
Isidro Madaleno Kkkkkkk oculos de madeira sentados n banco de pedra a lêr um jornal sem letras
13 h
Eliminar
Andrisse Elias Muhave
Andrisse Elias Muhave Afinal pk o PR nao explica pessoalmementos os contornos da divida? Tem vergonha ou medo dos moçambicanos?
Parece que este governo nao é governo do povo e esta a governar-se a si proprio

13 h
Eliminar
Jack Massangaie
Jack Massangaie na minha opiniao primeiro deve acabar com essa,guerrilha que isso so piora a situacao da pobreza aqui em Mocambique. porque sem,a guerra nos mocambicanos vamos,trabalhar nos temos muita riqueza escondida e nao descoberta
porque que toda hora so,pensam em pedir,esmola fora o final,disto e de sermos colonizados novamente
Mocambicanos vamos parar de depender dos outros. basta vao vender o pais

13 h
Eliminar
Rosa Alfredo
Rosa Alfredo porque n abater uns rinocerontes e vender os cornos.😂😂😂😂
12 h
Eliminar
Nhanengue Nhanengue Nhanengue Nhanengue
Nhanengue Nhanengue Nhanengue Nhanengue estes parceiros todos do OE,querem ver se o atual governo terá mesmo coragem de responsabilizar os mentores dessa sujeira toda ou não,e pelo que eu vejo,o atual governo não está a altura de os responsabilizar pk são todos farinha do mesmo saco e consequentimente vamos dançar pandza e dzukuta
412 h
Eliminar
Dário Khossa
Dário Khossa Mais um negócio da China, para a China, na China. Em tempos de crise há que se reinventar e procurar saidas. Mas porque os nossos governantes nao nos surpreendem, começo a acreditar que o fundo do poço nao é o limite. Nao sabe nadar no rio incomati, vai nadar no zambeze? Convenhamos
12 h
Eliminar
Nhanengue Nhanengue Nhanengue Nhanengue
Nhanengue Nhanengue Nhanengue Nhanengue kakakakaka
11 h
Eliminar
Benedito Macaua
Benedito Macaua Really!!!
11 h
Eliminar
Elias Valente Langa
Elias Valente Langa Tudo depende dele . basta levar Guebuza e Cheng ao julgamento as portas vão abrir.
111 h
Eliminar
Domingos Gundana
Domingos Gundana Mão estrangeira nem? E se não gostam dessa mão, qual de choramingar?
10 h
Eliminar
Sonia Mboa Mboa
Sonia Mboa Mboa Muda de Presidente as coisas vao melhorar
110 h
Eliminar
Billy Blanks
Billy Blanks Futuro melhor que tanto choraram para ter
10 h
Eliminar
Rafa Barroso
Rafa Barroso Se não tivesse ladrões no mundo as casas não teria portas, mas como há ladrões as casas tende que ter portas e vocês como são profissionais tende usar fechaduras e engates de ferros de linha férrea atrás das portas.
10 h
Eliminar
Julio Pinto Macitela Mario
Julio Pinto Macitela Mario Dercio,ao invez de resolver o problema estamos a por mais agua.
9 h
Eliminar
Marcelo Machava
Marcelo Machava MUdar??? Eh preciso prender os cabecilhas todos. Se nao podemos o Ocidente vai ajudar. acredito
19 h
Eliminar
Armando Tomas Fernando Fernando
Armando Tomas Fernando Fernando Nuyssi, não é esperto, se fosse a me mandava prender guebuza e changue, as torneiras de dólar abria se, teria muito simpatia com povo, e renovada o segundo mandanto
17 h
Eliminar
Naftal Mafanela Cumbana
Naftal Mafanela Cumbana Meu. Isso seria tapar um buraco, abrindo o outro.
4 h
Eliminar
Zulficar Mahomed
Zulficar Mahomed Foi fazer o quê? ???????
4 h
Eliminar
Jaime Cruz
Jaime Cruz Os tipos estao bem unidos, acho que No's prxms dias os outros ainda vao tbm se pronunciar em relacao ao fecho das portas. O PR vai convidar os Chinese's para virem roubar +.
4 h
Eliminar
Inacio Ernesto Nzonga
Inacio Ernesto Nzonga apreender o pai que gastou rio de mts para chegar na vermelha???? kkkkkkk em palhacada para o pais; se ele mandar preender ele tambem; onde viram ou qual em o pais do mundo o ladrap ja preendeu outro???? vai a china chorar ou aumentar as dividas deixada pelo falecido samora na guerra dos 10+16=36+ afrente com os anos?
4 h
Eliminar
Mateus Joaquim Mutembué
Mateus Joaquim Mutembué É que não está a ser decisivo contra os corruptos que estão arruinar a nossa economia.... Coragem pahhhh
3 h
Eliminar
Jose Mani Samuel
Jose Mani Samuel Nhusi como chefe De estado pode visitar a China no vejo problema Ai. Ate pode ser que a China aceite pagar a divida e voces que so falam acham que este ocidente ha via de voltar? Repito e isso e meu ponto de vista a historia da divida de mocambique foi uma estrategia do ocidente depois de ter descoberto a ganancia de um individuo en maputo tratou de entregar a casca de banana e registem isso o ocidente quer I gas e lembrem se que o petroleo nao tera valor daqui a pouco com is acordos de Paris. Conhecem se as empresas venda se essas empresas and remember that any manager in his duties must exercise fiduciary responsibility and anybody under going to any reckless management should be brought jailed
2 h
Eliminar
Jose Mani Samuel
Jose Mani Samuel Antes de tanto bla bla perguntem a procuradoria o que ha fez. Se nao calemo nos e period
12 h
Eliminar
Jose Mani Samuel
Jose Mani Samuel Senhores o ocidente prende a quem quiser. Lembram Se bubo natxuto? Lembram Se de pablo escobar? Kadafi sadam e outros. Senhores o ocidente nao esta preocupado connosco mas sin o gaz. Quem souber let ingles leia a obra de varoufakis o minatour e ha de entender o meu pinto de vista
12 h
Eliminar
Francisco Alexandre
Francisco Alexandre DISSESTE TUDO José Mani





Egidio Vaz
9 h · 



SOBRE OS PARCEIROS DO APOIO PROGRAMÁTICO
São 14 os paises e organizações que apoiam directamente o orçamento do estado moçambicano:
1. BAD (Banco Africano de Desenvolvimento)
2. Áustria
3. Canadá
4. Dinamarca
5. União Europeia
6. Finlândia
7. França 
8. Irlanda
9. Itália
10. Portugal
11. Suécia
12. Suíça
13. Reino Unido 
14. Banco Mundial.


Fonte: http://goo.gl/eEIqiY

Há dias, estes informaram oficialmente que iriam suspender os desembolsos até a normalização da "confiança".
Não sei se é por desconhecimento, ignorância ou vontade por más notícias, depois de o grupo ter informado o governo da sua decisão, não esperava que fosse notícia, anuncios como "Banco Mundial suspende ajuda ao OE", ou "Reino Unido suspende ajuda". Se o grupo em bloco já comunicou, significa que todos os signatários assim irão proceder.
Arranje um tempo e saiba mais sobre os PAP em: http://pap.org.mz/




Membros Permanentes | PAP
Oficial PAP Secretariat – Moçambique
PAP.ORG.MZ


GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar

113Rafael Ricardo Dias Machalela, Alicene Erasmo e 111 outras pessoas
17 partilhas
Comentários


Jofrice Albino Moz Oque será de Moçambique?

Gosto · Responder · 9 h


Paul Fauvet O Bano Mundial e o Reino Unido suspenderam os seus desembolsos antes que o grupo de 14 formalmente tomou a decisiao.

Gosto · Responder · 2 · 9 h


Egidio Vaz Este é um detalhe Paul Fauvet. Mas depois que o anúncio foi feito, faz sentido noticia por exmeplo que Canada também suspendeu?

Gosto · Responder · 1 · 9 h


Paul Fauvet Nao, naofaz. Aqui tem razao, e infelizmente muitos dos nossos jornalistas nao sabem quem sao os G14 ou PAPs.

Gosto · Responder · 1 · 8 h


Mateus Mateus Jr. Parece que o Canadá, hoje acabou seguindo os outros. Lamentavel!


Zenaida Machado Pensei exactamente isso, esta manha. Eh ignorancia

Gosto · Responder · 2 · 9 h


Celso Cossa Pela transparência, cada um destes estados com representação diplomática no nosso país terá que emitir um comunicado. Embora sejam notícias que já nos cançamos de ouvir, mas para estes países são obrigados a informar em publico.

Gosto · Responder · 5 · 9 h


Naldo Felipe Ndau Faz muito sentido meu caro, por isso os países individualmente estão a emitir comunicados .


Fauzio Mussagy Fernandes A ignorância e inoperalizacao do Estado... Muito grave

Gosto · Responder · 9 h


Fauzio Mussagy Fernandes Mais certo que Estado aqui está mal é pior tem prestações por pagar das dívidas comerciais este final de maio conforme relatório do PM do dia 28 abril

Gosto · Responder · 9 h


Nilo de Laura Estamos levando socos acima de socos na cara. Alguém já se questionou os porquês destes cortes/suspensões da ajuda a Pátria d'Heróis? Em outras palavras os doadores querem que nós investigamos a verdade e façamos justiça sobre a trapaça das dívidas ocultas e ilegais, coisa que estamos nem ai.

Gosto · Responder · 2 · 9 h


Mario Tique Como investigar caro nilo. Se levares o presidente guebuza ou o chang a justica, terás que levar o actual presidente e muitos membros do partido frelimo. Parte do dinheiro foi gasta na ultima campanha eleitoral milionária, em comissões, em subfacturacoes.....A única chance e pedir esmola a china, aliás a china tem nos safado, o presidente vai lá para reforçar isso.


Fauzio Mussagy Fernandes Doadores não vão apoiar o OE apercebendo K podem ser canalizados para pagto das dívidas

Gosto · Responder · 1 · 9 h


Antonio Rungo Nhampossa Eu não vejo problema. Pode até não constituir notícia para uns, mas constituir para outros. Alguns precisam de alguma insistência para perceber a gravidade da situação. Portanto, não acho saudável que nos coloquemos num extremo para julgarmos os outros.

Gosto · Responder · 2 · 5 h · Editado


Carlos Chivambo o grupo fez o comunicado tarde depois do UK, BM e FMI terem feito em separado

Gosto · Responder · 2 · 9 h


Manuel Moises Americo Muita repetição desnecessária. Querem espalhar terror aos Moçambicanos?

Gosto · Responder · 9 h


Egidio Dos Anjos Podes agiter mais pessoas egidio mas o aconteceu nao foi atoa, pois o extremo de julgar os outros e nao estou a favor vamos construir o nosso pais por bem alem de se acharem sabios que nenhum dia nao irao cometer erros, voce nasceu santo ? Sr Egidio? voce e perfeito que sempre quado amahece caca noticias para perturbar o povo? Aranje se por favor ou radicar se a outo pais que preferieres do bom nao falas es cruel falando serio

Gosto · Responder · 8 h

Ocultar 12 respostas



Egidio Vaz Você está confuso. Depois de se concentrar vai entender que perdeu tempo.

Gosto · Responder · 13 · 8 h


Jose Waite Kkkkkkkk. 
Eu nao entendi o que ele pretendia transmitir. 
Que agitacao se refere o ilustre chara do Egidio Vaz? A de interpretacao obvia ou devia ter manipulado?


Carlos Chivambo Pelos vistos este teu chara quis expressar o que pensa sobre ti e nem teve tempo de analisar a tua analise, alias ou porque esta mesmo confuso

Gosto · Responder · 1 · 7 h


Crimildo Nguenha Esse Egidio Vaz, parece que gosta mais de ver o fogo atiçado! Lembro me aquando da manifestaçao falhada do dia 29.04.2016, postou uma foto dum policia, pelo sinal, equipado a anti-motim, e ele comenta: "estás envergonhado, não mataste ninguem hoje"! Meu Deus!! O Vaz esperava ver sangue a escorrer, para ter algo a escrever/debater. So que para sua infelicidade isso nao aconteceu!

Gosto · Responder · 7 h


Ed Mazive mentes grandes discutem ideias, mentes médias discutem eventos e mentes pequenas discutem pessoas

Gosto · Responder · 2 · 7 h


Egidio Dos Anjos Concordo contigo ele quer ver sangue sim senhor alegra se quando alguem more ou contrai ferimentos mas nada do que ele quer vai acontecer, nos estamos firmes e consciente que o melhor vira, deixa ele e tipo do dlacama e pena ainda nao prestram contas ao vosso patrao. Nao foi desta vez

Gosto · Responder · 7 h


Egidio Vaz Crimildo Nguenha voce com aquela foto e dizeres iria concluir que eu é que estaa frustrado por não ter visto sangue?

Gosto · Responder · 1 · 7 h


Egidio Vaz Egidio Dos Anjos comentários infelizes.

Gosto · Responder · 1 · 7 h


Elísio Nhantumbo O bom é ler e reler antes de comentar. Agitação nenhuma neste post, muito pelo contrário o que o Egidio Vaz apela é que os moçambicanos não sejam "massacrados" com noticias reptitivas todos os dias. É muito feito vir descarregar ódio em debates sérios e ademais não vamos fingir que há problemas com estas dividas.

Gosto · Responder · 7 h


Francisco Banda parece que os Anjos da terra estão furiosos!

Gosto · Responder · 1 · 7 h


Buene Boaventura Paulo O Egídio dos Anjos não está mais entre nós... nunca imaginei que alguém não consegue entender o que ele é é aonde está. Para te situar estas em Moçambique e és moçambicano. Egídio dos Anjos, o teu país está endividado até ao pescoço e pouco lhe resta para sucumbir ou ser hipotecado. acorda meu irmão


Roberto Saviano Onde é que estão os Analistas das Diplomacias Económicas? ???

Gosto · Responder · 8 h


Borges Nhamirre Vaz e Zenaida, eu pensei o seguintes:
Os PAP funcionam como uma instituição multilateral e que tem cooperação com o Estado moçambicano. Como tal (instituição multilateral) tomou a decisão de suspender a ajuda.
Mas por sua vez, a UK, no âmbito da sua cooperação bilateral com o Estado moçambicano, independentemente da sua participação no PAP também tomou a decisão de suspender a ajuda.
Este foi o meu entendimento relativamente às notícias. Tenho que rever as notícias e comunicados agora com este post do Vaz!

Gosto · Responder · 2 · 8 h


Zenaida Machado Dos PAP, Banco Mundial foi a primeira insituiicao a anunciar sua decisao. Em termos de estados, o UK foi o primeiro a anunciar a sua posicao, sem esperar pela decisao dos outros. O Memorandum de entendimento de ajuda britanica, eh muito claro, e Mocam...Ver mais

Gosto · Responder · 3 · 8 h


Nelson Aires Johane E agora também veio o Canadá a fazer o seu anúncio.


Buene Boaventura Paulo Não acho que foi bem assim. O grupo pronunciou - se mais tarde e unilateralmente certos países avançaram com suspensão na canalização de fundos acordados. Porque os EUA não fazem parte, estes anunciaram ontem. MAS o que deve nos preocupar não é a notíc...Ver mais

Gosto · Responder · 3 · 8 h · Editado


Dino Foi Eu penso que o problema não está no G14, é mesmo porque os países do G14 mesmo depois do grupo ter declarado suspensão ainda continuam a noticiar. O caso do Canadá ontem por exemplo era desnecessário nesse teu diapasão mano Egidio Vaz.
Parece me ser mais uma questão de protagonismo daqueles países do que necessariamente dos escribas locais.

Gosto · Responder · 2 · 8 h · Editado


Jossias Ramos nao tinha me passado pela cabeca. ateh que pode ser. concordo.

Gosto · Responder · 8 h


Zenaida Machado NAO EH PROBLEMA nenhum de protagonismo. Cada governo, individualmente, deve satisfacao aos seus cidadaos e contribuintes. Foi isso que fez o Canada. Esses goevrnos estao sobre pressao dos seus parlamentos para justificar uma serie de accoes tendo em conta os recentes relatos sobre Mocambique. Em Mocambique, Nao ha necessidade de se repetir as declaracoes unilaterias de cada membro do G14. Para o publico Mocambicanos, a infomarcao de que os G14 + FMI + USA suspenderam ajuda, eh suficiente. Calro, nao se esquecendo de dizer as pessoas, que sao os G14.


Eddy Waku Lombëla Me espelho na sua opinião ilustre #Buene #Boaventura#Paulo e a parte mais dolorosa é msmo o comportamento dos actuais dirigentes do País, q comtinuam fazendo-se d humoristas baratos onde cada um quando e em cada nascer do sol solta umas palavras podres.

Gosto · Responder · 2 · 8 h


Carlos Chivambo na verdade tem um amigo ai que desapareceu nesse forum de conversa, tenho sentido falta dos seus pontos de vista , o Senhor que se identifica por uso constante da palavra " NHANISSE".

Gosto · Responder · 7 h


José Luís Ni tanha kwin...casa de banho ya dirrika...

Gosto · Responder · 7 h


Arlindo Chissale Quero fazer dois comentários.

Para o comentador e Chara do Egídio. Fez um comentário infeliz. Muito infeliz. Eu também quero construir e estando cá em Moçambique, os verdadeiros apoiantes para essa construção, estão a se render pela tamanha dívida....Ver mais

Gosto · Responder · 7 h


Jonas Joaquim O problema Egídio Vaz ee de jornalistas que não estão a informar mas sim a desinformar. Falam de 120 corpos numa vala comum e meia volta falam de 13 corpos. A pessoa que escreveu sobre 120 corpos numa vala não viu nenhuma vala mas sim viu corpos em decomposição estatelados quer dizer o problema ee do sensacionalismo porque ele pensou que a noticia seria mais lida e bombástica se falasse de vala mas corpos humanos são corpos estejam eles numa vala ou não. Se falasse apenas daqueles corpos que ele viu na mesma seria noticia bombástica porque de facto os direitos humanos ee o que estão em causa.

Gosto · Responder · 7 h


Victor Fazenda Locais diferentes meu caro


Fred Sortinho Maquiavel Realmente fico muito agastado com esses sensacionalistas...que não sabem fazer o sensacionalismo propriamente dito

Gosto · Responder · 7 h


Gulumba D. Mutemba Mesmo que custa admitir,os africanos precisam dessas medidas.
Vamos passar mal,mas aprender que trabalho que o homem e envolve, nunca de esmola.

Gosto · Responder · 1 · 6 h


Felizardo Chiundiza Caro Egídio, os EUA não fazem parte do g14 pelo que faz sentido anunciar ou informar que suspendem o apoio financeiro a Moçambique. Neste aspecto ev não foi feliz no seu argumento.

Gosto · Responder · 6 h


Egidio Vaz Mas eu mencionei os nomes todos os UE fazem parte do G14. Onde é que falhei? Lkkkk

Gosto · Responder · 1 h


Felizardo Chiundiza Caro Egídio UE significa união europeia, onde os EUA não fazem parte, os EUA militante fazem parte da nato. Abraços


Emidio Guila Não vejo a propalada China aqui.

Gosto · Responder · 1 h


Emidio Guila Egidio Vaz, mbuya ndi wuzeni China ari khu tithandiza na txani

FUGA DOS DONOS DO DÓLAR
FMI, BM, UE, REINO UNIDO, DINAMARCA, outros parceiros de cooperação e de assistência directa ao OE e finanças públicas em debandada e closed doors (…).
E a nossa ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA aprova uma viagem do PR à CHINA, que por sinal não se simpatiza com as políticas económicas do ocidente (…).
Epah, afinal não perceberam que o problema dessa fuga dos DONOS do DÓLAR não está associada apenas às falcatruas, robalheiras e CRIMES LESA-PÁTRIA (vide Sérgio Vieira, STV comentários, 2016) e falácias acima de falácias acumuladas (…).
Mas sim, a FONTE DOS EMPRÉSTIMOS, por ser de BANCOS RUSSOS que por sinal estão sub sanções económicas da UE e FMI, e outros (…)?!
Eu penso que, se o objectivo dessa viagem é o de exercer uma pressão psico-estratégica-política ao ocidente, DESTA VEZ SERÃO BANIDOS DOS MERCADOS E SERÃO SEVERAMENTE SANCIONADOS (…).
E a ser assim, estaremos a construir uma GRANDE ZIMBABWE DE ROBERTO MUGABE à moda moçambicana (…)!
Eu só vos vejo, com os vossos assessores de óculos de madeira mental!
In " as verdades alejam ", Momade, 2015.

Stella Cuna, Nando BostFire Mangane, Estevao Alberto Albino e 82 outras pessoas gostam disto.
Comentários
Gilder Anibal
Gilder Anibal TODOS os Países no MUNDO, possuem dívidas públicas de grandes volumes e não há debandadas.

Então, há que limpar os ratos aqui dentro. Eles estão atrelados ao partidão, nós já os conhecemos. É só ter aquela coragem como a de acariciar uma dama e depois lha comer! Risos
319 h
Eliminar
Jossias Dos Santos Luis
Jossias Dos Santos Luis Gramei da última parte
18 h
Eliminar
José Nbeua
José Nbeua Vai la pedir dolares e vender o que resta de todos nos!
117 h
Eliminar
Moises Caetano
Moises Caetano Tudo isto é por causa das descobertas do gaz e petroleo, em palma parece que coisa esta preta. Enquanto não dicidirmos entre china e EUA quem vai explorar os recursos descobertos vamos sofrer chantagens. Acontece que temos a italia, estados unidos , china, correia do sul , russia, todos esses querem comer.Mas temos que escolher o mais poderoso se não?
717 h
Eliminar
Antonio Martins
Antonio Martins Com tantos problemas que temos principalmente da crise económica e a AR autoriza o Presidente ir a China, ele disse ao parlamento o motivo da viagem? Olha que Trump vem aí com força e os americanos vão mudar muita coisa, só esperamos um dia que seja dado um prazo para pagar as dívidas como foi na Grécia, depois estamos penhorados, toda zona centro e norte onde estão as riquezas os devedores vão penhorar e adeus sul, cautela com este acontecimento.
217 h
Eliminar
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga E' preferivel sermos governados por bandidos do Ocidente do que pelos nossos proprios bandidos de gema porque Estes nossos nos tiram tudo ate' cacana! Os bandidos do ocidente, pelo menos que eu saiba, nao comem cacana, matapa, chima, peixe seco caracata, intestinos, dobrada, etc. Assim o povo pode sobreviver com isso porque precisam da nossa forca de trabalho! Malta Nhussi e os seus malandros nao precisam de ninguem que trabalhe para eles, comem tudo do que nao produzem e nem deixam produzir, tudo vem do ocidente e ate' dobrada nos tiram e nao deixam nada! E mais, mafiam aqueles que lhes dao tacho e ainda disputam caracata e roupa usada destinada aos pobres! Nao sei se estou a ler mal a situacao dos nossos patroes de gema! Olha que chegam-me noticias de alguns entendidos no Ministerio das Financas que vem ai a falencia de bancos e empresas por divida publica do Estado! Dizem que e' tao grande quanto as dividas das Ematuns. Ou seja, o Estado pediu emprestimo aos bancos para financiar actividades do governo e agora nao consegue pagar essa divida aos bancos. Igualmente, empresas prestaram servicos ao Estado e este pura e simplesmente se marimba a pagar porque nao tem dinheiro para isso! Dizem as fontes que ha' bancos que vao declarar falencia por nao ter dinheiro para dar aos seus clientes e o Banco de Mocambique nao podera' assumir essas dividas porque tambem tem cofres vazios! Ao que chegamos com os nossos bandidos de gema! A empresa onde sou escravo mes passado despediu 5 funcionarios. Eu proprio escapei por milagre porque estou ha' muito tempo num projecto que nao admite substituicao de pessoal considerado "chave" na fase em que esta', senao hoje eu nao teria cacana para dar a familia! Porca madonna!
112 hEditado
Eliminar
Antonio Martins
Antonio Martins Tudo encafifado, onde chegamos afinal? Em que mundo estamos? Parece-me que estamos no mundo cão e não no terceiro mundo como dizem por aí.
15 h
Eliminar
Moises Caetano
Moises Caetano Temos tanta riqueza mas não tivemos sabedoria para usar.Comprometemo nos com todo o mundo, começamos a gastar, a pedir emprestimos desenfreadamente, a confiarmos a riqueza que foi descoberta. Acho que as empresas que estavam prestar serviços em palma estão a retirar se. Aquilo que o Americano queria ja consegui, confirmar que existe gaz. Explorar não há pressa. Nem dinheiro para pagar as pesquisas temos, e foram feitas por americanos.
14 h
Eliminar
Mulher Sidumo
Mulher Sidumo
17 h
Eliminar
Mulher Sidumo
Mulher Sidumo Aguardamos pl final da estória
17 h
Eliminar
Mulher Sidumo
Mulher Sidumo
17 h
Eliminar
Mulher Sidumo
Mulher Sidumo
17 h
Eliminar
Mulher Sidumo
Mulher Sidumo
17 h
Eliminar
Ofece Deniasse Chania
Ofece Deniasse Chania Bem feito
16 h
Eliminar
Ernesto Chirindza
Ernesto Chirindza A gente anda a brincar com assunto serio mesmo. .
16 h
Eliminar
Dércio Tsandzana
Dércio Tsandzana Tudo na base da pressão, Moçambique já não tem muitas opões, tudo parece que pode valer agora. O que me preocupa é a forma tão normal com que a nossa liderança (PR) trata este caso.
416 h
Eliminar
Gilder Anibal
Gilder Anibal Bem,
Esse é um caso muito complexo. E na minha opinião, deve haver uma grande limpeza aqui dentro que inicia por deixar as Instituições do Estado funcionarem segundo as suas competências e responsabilidades sem no entanto, interferências POLÍTICO-PARTIDÁRIAS (o que me parece ser impossível)!

E ainda acho que, os parceiros de cooperação não estão a engolir as "falácias" de que os investimentos foram para fins públicos. E como se sabe, não foram! Então, que haja responsabilização. Ou devolvendo aos russos os seus dólares ou que invistam para assuntos públicos! O resto se acerta!

E parece me que, se demorarmos muito, corremos o risco de ser uma Angola economicamente em que a China leva quase 90% dos recursos naturais a preços de banana (ex.: o petróleo, etc.).
116 h
Eliminar
El Patriota
El Patriota Liderança, PR, qual???
16 h
Eliminar
Dércio Tsandzana
Dércio Tsandzana El Patriota, com ou sem liderança, ele é o Presidente, não?
116 h
Eliminar
Dércio Tsandzana
Dércio Tsandzana Corremos risco de o PR voltar da China com mais dívidas.
16 h
Eliminar
El Patriota
El Patriota É pois....
16 h
Eliminar
Gilder Anibal
Gilder Anibal Dércio Tsandzana .

NOS temos um PR, e chama-se Filipe Jacinto NYUSI. O resto e' o resto.
16 h
Eliminar
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Dércio Tsandzana , claro que foi para aumentar as dividas! Tem ele alguma opcao?! Achas que os chinocas vao dar taco assim de bandeja? Claro que nao. E' nestas circunstancias que o governo aceita agiotagem porque esta' num beco sem saida! Sera' que os chineses nao vao entalar mais este pais? A ver vamos!
16 hEditado
Eliminar
Gilder Anibal
Gilder Anibal "...NOTHING is for FREE...". Mesmo as ajudas que vem de onde vem, HA INTERESSES que so, os manos de casacos e gravatas entre os PAISES, sabem! O pior, e' oferecer isso que nao sabemos, a precos de BANANAS!
15 hEditado
Eliminar
Zefanias Augusto Namburete
Zefanias Augusto Namburete Não temos líder excia, mas os amantes de dinheiro.
416 h
Eliminar
Armando De Sousa Pereira
Armando De Sousa Pereira Meus caros, isto eh uma estrategia para fazer face a atual conjuntura e esta estrategia esta teorizada como "Fuga para frente" ja fizemos isso uma vez quando Samora Machel pedio ajuda a comesa e lhe foi negado alegadamente por Mocambique nao ser Comunista-socialista e nos voltamos ao inimigo pedido a ele ajuda e assim ocorreu a tao lembrada visita de S.M a casa branca. Desta vez nao eh diferente se o ocidente nao da vamos a asia mas nunca paramos.
116 h
Eliminar
Gilder Anibal
Gilder Anibal Bem esse é um caso muito complexo. E na minha opinião, deve haver uma grande limpeza aqui dentro que inicia por deixar as instituições do Estado funcionarem segundo as suas competências e responsabilidades sem no entanto, interferências POLÍTICO-PARTIDÁRIAS (o que me parece ser impossível).

E ainda acho que os parceiros de cooperação não estão a engolir as falácias de que os investimentos foram para fins públicos. E como se sabe, não foram! Então, que haja responsabilização. Ou devolvendo aos russos os seus dólares ou que invistam para assuntos públicos!

O resto se acerta! E parece me que, se demorarmos muito, corremos o risco de ser uma Angola economicamente em que a China leva quase 90% dos recursos naturais a preços de banana (ex.: o petróleo, etc.).
116 hEditado
Eliminar
Estômago Vazio
Estômago Vazio bem dito...mas a despartidarizaçao de instituiçoes do estado nao é algo impossivel, basta haver vontade politica apenas. alternativa a isto é so em proximas eleiçoes
14 h
Eliminar
Eden Iranha
Eden Iranha Simplesmente lamentavel onde fomos parar? O filho mais querido da Patria amada nos pregou uma grande partida. Vendeu a Patria toda sem ter pena de nos
213 hEditado
Eliminar
Estômago Vazio
Estômago Vazio autêntica mosca tsé-tsé, e deixou todo mundo com sono incluindo alguns camaradas
14 hEditado
Eliminar
Artur Jordao Mufume
Artur Jordao Mufume Fazer mas como
16 h
Eliminar
Egidio Dos Anjos
Egidio Dos Anjos Deixemos tudo ao seu criterio de volta nos dira os resultados esperados, viajar sem plano nao pode ele e sabio vai tfazer o melhor confiemos nele, boa sorte sr presidente
116 h
Eliminar
Fernando Isaac
Fernando Isaac Egídio dos anjos voce no teu opinião voce adi confiar nyusi durante um mandato do presidente nyusi levou estem lugar uque fez nexte pais? Voce moçambicano?
15 h
Eliminar
Egidio Dos Anjos
Egidio Dos Anjos Fernando Isaac, sou mocambicano nascido e educado neste pais, FRELIMISTA, carrego os meus dirigentes no coracao com o emblema d batuque e macarroca, sou daques que sempre tem esperanca de que tudo vai correr bem, se hoje ha dificulidade amanha havera vacilidade, pois o erro e humano e todos somos ninguem esta acima da lei temos que aprender dar oportunidades nao sempre pisar numa tecla por alguem ter cometido falhas pois ha coisas boas feitas tambem porque nao elogiamos? E sempre permanecemos na quilo que alguem errou. O presidente representa a todos os mocambicanos por onde ele vai poi isso merrece respeito e pai da nacao, se em casa um pai errou nao vamos dinuciar ao ar livre o que fez mas sim sentemos em familia para resolver a questao nao por o meu pai em panico, por isso, por mais que o meu partido erra, mas vou sempre de cabeca herguida dizer bem haja FRELIMO com o seu presidete avanca nao recua, por mais que falem usem as criticas para construir o nosso belo pais, porque conquistamos por querer e deeses que falam nenhum deles esteve na conquista do pais.
211 h
Eliminar
Alex Lichate
Alex Lichate Quem me dera se todos jovens paracem de pensar como inatos mentais mais sim como humano que és brow isso seria diferente, moçambicanos é bom de criticar mesmo sabendo que o erro é humano mas ama ódio com os demais e nunca elogiar Oque é de bom. Se perguntar 5 dos que andam por aí falar mal do PR ninguém vai te diser que qual é o erro que teve o PR mas basta para eles falarem mal dele sente se melhor panacas desses jovens
8 h
Eliminar
Egidio Dos Anjos
Egidio Dos Anjos Muito bem dito irmao espero que mocambicanos saibam perdoar e pararr de falar mal dos seus dirigentex, o mal e entenderem mal a liberdade de expressao, qualquer coisa falam mal, do bom nao falam, comportamento de perdiz, da paz nao falam
7 h
Eliminar
Rafa Barroso
Rafa Barroso O resultado de ser ladrões.
115 hEditado
Eliminar
Fernando Isaac
Fernando Isaac Tudo regime frelimo são ladrões.
115 h
Eliminar
Afonso W. Junior
Afonso W. Junior Tamos fudidos..
15 h
Eliminar
Argelino Grichon
Argelino Grichon Não estam a feichar as portas mas sim os confres com o medo desse Freladrões que roubam em nome d povo
15 h
Eliminar
Fideliz Mutiquita Mutiquita
Fideliz Mutiquita Mutiquita Empresarios a procura de cooperacoes para suas empresas.

Nao cuidam de assuntos do POVO.
15 h
Eliminar
Andrisse Elias Muhave
Andrisse Elias Muhave Que governo é este? Pra além de começarem a aplicar as medidas de austeriddades aprovam viagens do PR e mantem as presidencias abertas do PR e da primeira-dama.
Neste momento a prioridade do governo seria explicar a divida aos moçambicanos e prender os infratores.
Talvez o PR vai contair divida na china
215 h
Eliminar
Nildo Guambe
Nildo Guambe O país nao para por causa da divida!!! Maus que parar para apanhar o leite deramado è preciso que se cora atras do prejuíso....ficar trancado na ponta vrrnelha ou convocar coferencia de imprensa pa falar da divida é o de menos neste momento!!!
14 h
Eliminar
Ismael Muhave
Ismael Muhave Gosto de isto
15 h
Eliminar
Daniel Moz
Daniel Moz Perdi confianca nos Comunista da Linha da Frente. Amado mocambique aprenda a poupar, a sobreviver, nao espera nada deste Governo Empresarial. Todos eles frequentaram a mesma Escola Marxista-Leninista falsa
114 h
Eliminar
Neli Moya
Neli Moya Nindzo ku vonaabolela ya katxo.
14 h
Eliminar
Enio Mandlate
Enio Mandlate ''Vimos'' isso acontecer na decada 80, onde o pais foi ''obrigado'' pelos FMI, BM e outras instituicoes financeiras a mudar suas politicas, culminando com a mudanca do sistema politico socialista para capitalista, onde o mercado passava a passou a ser livre, hoje nos vemos numa situacao de voltar ao tempo, se vamos a china, me atrevo , mi arrisco a dizer : ai vem o Socialismo... Que no meu entender para um pais como Mocambique nao serve de nada, os patroes mais ricos e o povo mais miseravel.
114 h
Eliminar
Isidro Madaleno
Isidro Madaleno Kkkkkkk oculos de madeira sentados n banco de pedra a lêr um jornal sem letras
14 h
Eliminar
Andrisse Elias Muhave
Andrisse Elias Muhave Afinal pk o PR nao explica pessoalmementos os contornos da divida? Tem vergonha ou medo dos moçambicanos?
Parece que este governo nao é governo do povo e esta a governar-se a si proprio
14 h
Eliminar
Jack Massangaie
Jack Massangaie na minha opiniao primeiro deve acabar com essa,guerrilha que isso so piora a situacao da pobreza aqui em Mocambique. porque sem,a guerra nos mocambicanos vamos,trabalhar nos temos muita riqueza escondida e nao descoberta
porque que toda hora so,pensam em pedir,esmola fora o final,disto e de sermos colonizados novamente
Mocambicanos vamos parar de depender dos outros. basta vao vender o pais
14 h
Eliminar
Rosa Alfredo
Rosa Alfredo porque n abater uns rinocerontes e vender os cornos.😂😂😂😂
13 h
Eliminar
Nhanengue Nhanengue Nhanengue Nhanengue
Nhanengue Nhanengue Nhanengue Nhanengue estes parceiros todos do OE,querem ver se o atual governo terá mesmo coragem de responsabilizar os mentores dessa sujeira toda ou não,e pelo que eu vejo,o atual governo não está a altura de os responsabilizar pk são todos farinha do mesmo saco e consequentimente vamos dançar pandza e dzukuta
413 h
Eliminar
Dário Khossa
Dário Khossa Mais um negócio da China, para a China, na China. Em tempos de crise há que se reinventar e procurar saidas. Mas porque os nossos governantes nao nos surpreendem, começo a acreditar que o fundo do poço nao é o limite. Nao sabe nadar no rio incomati, vai nadar no zambeze? Convenhamos
13 h
Eliminar
Nhanengue Nhanengue Nhanengue Nhanengue
Nhanengue Nhanengue Nhanengue Nhanengue kakakakaka
12 h
Eliminar
Benedito Macaua
Benedito Macaua Really!!!
12 h
Eliminar
Elias Valente Langa
Elias Valente Langa Tudo depende dele . basta levar Guebuza e Cheng ao julgamento as portas vão abrir.
112 h
Eliminar
Domingos Gundana
Domingos Gundana Mão estrangeira nem? E se não gostam dessa mão, qual de choramingar?
12 h
Eliminar
Sonia Mboa Mboa
Sonia Mboa Mboa Muda de Presidente as coisas vao melhorar
111 h
Eliminar
Billy Blanks
Billy Blanks Futuro melhor que tanto choraram para ter
11 h
Eliminar
Rafa Barroso
Rafa Barroso Se não tivesse ladrões no mundo as casas não teria portas, mas como há ladrões as casas tende que ter portas e vocês como são profissionais tende usar fechaduras e engates de ferros de linha férrea atrás das portas.
11 h
Eliminar
Julio Pinto Macitela Mario
Julio Pinto Macitela Mario Dercio,ao invez de resolver o problema estamos a por mais agua.
11 h
Eliminar
Marcelo Machava
Marcelo Machava MUdar??? Eh preciso prender os cabecilhas todos. Se nao podemos o Ocidente vai ajudar. acredito
110 h
Eliminar
Armando Tomas Fernando Fernando
Armando Tomas Fernando Fernando Nuyssi, não é esperto, se fosse a me mandava prender guebuza e changue, as torneiras de dólar abria se, teria muito simpatia com povo, e renovada o segundo mandanto
18 h
Eliminar
Naftal Mafanela Cumbana
Naftal Mafanela Cumbana Meu. Isso seria tapar um buraco, abrindo o outro.
5 h
Eliminar
Zulficar Mahomed
Zulficar Mahomed Foi fazer o quê? ???????
5 h
Eliminar
Jaime Cruz
Jaime Cruz Os tipos estao bem unidos, acho que No's prxms dias os outros ainda vao tbm se pronunciar em relacao ao fecho das portas. O PR vai convidar os Chinese's para virem roubar +.
5 h
Eliminar
Inacio Ernesto Nzonga
Inacio Ernesto Nzonga apreender o pai que gastou rio de mts para chegar na vermelha???? kkkkkkk em palhacada para o pais; se ele mandar preender ele tambem; onde viram ou qual em o pais do mundo o ladrap ja preendeu outro???? vai a china chorar ou aumentar as dividas deixada pelo falecido samora na guerra dos 10+16=36+ afrente com os anos?
5 h
Eliminar
Mateus Joaquim Mutembué
Mateus Joaquim Mutembué É que não está a ser decisivo contra os corruptos que estão arruinar a nossa economia.... Coragem pahhhh
4 h
Eliminar
Jose Mani Samuel
Jose Mani Samuel Nhusi como chefe De estado pode visitar a China no vejo problema Ai. Ate pode ser que a China aceite pagar a divida e voces que so falam acham que este ocidente ha via de voltar? Repito e isso e meu ponto de vista a historia da divida de mocambique foi uma estrategia do ocidente depois de ter descoberto a ganancia de um individuo en maputo tratou de entregar a casca de banana e registem isso o ocidente quer I gas e lembrem se que o petroleo nao tera valor daqui a pouco com is acordos de Paris. Conhecem se as empresas venda se essas empresas and remember that any manager in his duties must exercise fiduciary responsibility and anybody under going to any reckless management should be brought jailed
3 h
Eliminar
Jose Mani Samuel
Jose Mani Samuel Antes de tanto bla bla perguntem a procuradoria o que ha fez. Se nao calemo nos e period
13 h
Eliminar
Jose Mani Samuel
Jose Mani Samuel Senhores o ocidente prende a quem quiser. Lembram Se bubo natxuto? Lembram Se de pablo escobar? Kadafi sadam e outros. Senhores o ocidente nao esta preocupado connosco mas sin o gaz. Quem souber let ingles leia a obra de varoufakis o minatour e ha de entender o meu pinto de vista
13 h
Eliminar
Francisco Alexandre
Francisco Alexandre DISSESTE TUDO José Mani
Cristina Moreira São 4 helicópteros ou montagem?
Angela Maria Serras Pires Sao ate mais, bandalheira nao tem limites
Antonio A. S. Kawaria 5 helicópteros. Jarcia Cristina eu vejo aí 5 helicópteros.Ver Tradução
Freide Cesar Tanta luxúria no meio de tamanha pobreza. ..
Cariua Malique Assumir que o PR calcorrearia o pais de carro eh fazer pouco do Estado e do seu Chefe, e isto e valido em qualquer parte do mundo, creio eu! E tambem sinal de outro tipo de pobreza achar que o uso do helicoptero e um luxo! Por amor de Deus! Por outro lado, desconhecer o papel e impacto desses reencontros com Mocambique e suas gentes e um outro problema! Em outros paises os Chefes de Estado tem outras formas de manter contacto com a populacao: uns via TICs, etc. Ha sugestoes sobre que meio alternativo usaria o Guebas para o efeito, estando nos em Mocambique? O argumento de que porque ha pobreza nao se pode fazer mais nada nao faz sentido para mim.
Antonio Lagres Este Helicopteros precisamos nos momentos de cheias para salvar vidas
Angela Maria Serras Pires Se calhar nao sabes que 44% das criancas de Mocambique sao sub nutridas
Angela Maria Serras Pires Se calhar nao sabes que ha um medico para vinte mil pessoas
Angela Maria Serras Pires Se calhar nao sabes que e o terceiro povo mais miseravel do mundo
Gito Katawala Josina Malique, "o argumento de que há pobreza e não se pode fazer nada..." isso é justamente o que me irrita.
Cariua Malique Claudio Chivambo, nao faco ideia do quanto custa um helicoptero. Percebeste os pontos que eu levantei? Da nossa pobreza sei tambem eu!!! O que eu pergunto eh qual seria o meio alternativo que o Chefe do Estado usaria para alcancar o mesmo fim. Eu dou muita importancia a esse contacto que se faz atraves da Presidencia Aberta quer do ponto de vista de dinamizacao da maquina administrativa do Estado, quer do de contacto directo com a realidade local. E apesar de conhecer a realidade, nao confio cegamente nessas estatisticas e vejo as mudancas que paulatinamente vao surgindo.
Cariua Malique Nao deveria te-lo dito porque lhe irrita Gito Katawala? Mas eh o que eu penso. Claramente que ha prioridades, deve sempre haver, mas nao nos podemos manter impavidos no discurso de que porque ha pobreza todo o trabalho deve resumir-se a responder a questoes imediatas e de curto prazo.
Gito Katawala Irrita porque ninguem (neste debate) disse que por sermos pobres o PR nao devia ter contacto com o povo. Machel e Joaquim tinham contacto com o povo. Por isso existem as celulas, alias, este contacto eh so entre membros de um partido. Por isso escusem-se de gastar montes de dinheiro em nome do povo. Ha muito tempo que estas Presidencias Abertas viraram uma forma de contacto entre o dirigente maximo do partido e os seus militantes da base. Volto a dizer, usem as vossas celulas para contactar.

No final de 2 mandatos calcularemos o preco das Presidencias Abertas e o progresso real alcancado. A Historia deste pais vai ser reescrita, podes escrever (registar) isso Josina Malique.

Cariua Malique O seu problema esta em o Chefe do Estado se reunir com as estruturas do Partido a margem das Presidencias Abertas? Nao era motivo para se irritar Gito Katawala, era so ter dito! A historia nao se rescreve, escreve-se uma unica vez. O resto serao notas de rodape, adendas, ou seja la o que for que se lhe chame.
Antonio A. S. Kawaria Josina Malique alguma vez questionaste sobre algo que o governo faz?
Cariua Malique Mas que pergunta mais estranha Antonio A. S. Kawaria! Claro que sim! Como seria possivel uma pessoa racional nao questionar nada? Curioso e engracado e que tenho visto opinioes de alguns compatriotas nossos aqui no facebook que assumem que quem e da FRELIMO nao questiona, e escovinha, etc. Ja te questionaste ate que ponto isso seria tecnicamente possivel?
Cariua Malique FRELIMO e a minha escolha, de coracao e de carteirinha e tambem como tradicao de familia mas isso nao faz de mim mais burra que do ja possa ser. E quem nao e da FRELIMO nao eh necessariamente mais critico nem inteligente do que outro. Eh preciso perceber e aceitar que as pessoas realmente, veem, sentem e julgam as coisas sob os seus proprios pontos de vista e PERCEPCOES e que nem sempre essas percepcoes podem estar em consonancia com a realidade. Isto vale para todos! Tu viveste a realidade mocambicana e agora vives outra e o teu nivel de demanda incrementou, logo es mais susceptivel de procurar solucoes instantaneas, digo mais rapidas e simplistas, quando a questao nao e tao simples quanto possa parecer, porque simplesmente as coisas de um sitio nao se adequem taxativa e linearmente a outro. Mas isso tudo e normal e natural! Ves? E so a minha percepcao!
Antonio A. S. Kawaria Josina Malique, de qual para qual sítio falas em relacão a minha pessoa? Pensas que quando eu falo é sem distincão? Eu relaciono as coisas no terreno, em Mocambique e a minha idade me ajuda a ver as coisas por longo período.
Nunca me deparei com o local onde questionas sobre as políticas e a gestão do governo. Claro, não és obrigado a fazê-lo publicamente, mas és muito estranho quando emites um sinal que não é estranho que o PR ande no mínimo 2 vezes por ano em todas as províncias com 5 (cinco) helicópteros alugados na África do Sul. O custo não preocupa?
Ora já vou te pedir, que és tradicionalmente da Frelimo, (hehehehe) procure lá saber do preco de aluguer de cada helicóptero por dia. Talvez possas ter razão, porque para mim a maior preocupacão é pelos custos.

Ceriaco Levi Carneiro dentro da africa do sul aluguer de helicoptero custava 10.000 rand por hora,deslocando os mesmo para Mocambique custava acerca de 2.500 usd/hora ha 2 anos, nao sei agora. 2mil dolares so sao equivalentes a 60.000mtx5helicopteros=300.000mt por hora. e muito dinheiro para se esbanjar num pais onde nao ha dinheiro para pagar medicos, comprar carteiras para alunos etc.....
Germano Milagre Josina ser de um partido polotico de coracao e carteirinha ( seja de que partido se tratar ) ja e como dizer "tenho a minha casa hipotecada para a vida toda e estou orgulhosa disso ! Nao acredito em fidelidades infinitas em politica ! Seja de que partido ou ideologia se tratar ...
Antonio A. S. Kawaria Cara Josina Malique, agora já temos a base de custo de um helicóptero: Dentro da África do Sul aluguer de helicoptero custava 10.000 rand por hora, deslocando os mesmo para Mocambique custava acerca de 2.500 usd/hora ha 2 anos (2011). 2mil dolares so sao equivalentes a 60.000mtx5helicopteros=300.000mt por hora.

Ora, acham Josina e todos aqueles que já nos insultaram por questionarmos o uso de 5 a 6 helicópteros em essas viagens que tem sido mais ou menos duas vezes por anos a cada província?

Aziza Throne POBREZA, POBREZA, POBREZAAAAAAAVer Tradução
Aziza Throne Josina Malique nao faz a ideia de qto custa um helicopetro? quer debater o quê entao? Olha para lhe dar uma ideiazinha. sao duas refeiçoes, para dois meses para os esfarrapados ( cerca de 3 a 4 mil provavelmente), suplemento de vitamin A para todos os recem nascidos por 2 anos, etc, lance escolar para milhares de crianças por 1 mês. Todos esses helecopetros saem das boquinhas desse povo. Agora, para ver o pais real o president deveria ver o pais real. O PRESIDENTE DO URUGUAI É UM BOM EXEMPLO PARA OS DESPOTAS
Maylene Paulo Isto esta demais
Antonio A. S. Kawaria Se Josina Malique, e todos aqueles que têm nos insultados (me lembro de quem são) voltassem ao debate e juntos fazermos as contas, punhamo-nos a discutir sobre as melhores alternativas, pois que a questão não é de o PR andar de burro.
Cariua Malique Muito bom dia meu amigo facebookiano Antonio A. S. Kawaria. Acabo de chegar ao office e so agora pude ver o proveitoso debate que se seguiu a nossa conversa. Eu detesto mandar bocas, porisso muitas vezes evito certos debates. Fica uma "Conversa circular"e quase sempre resvala para ofensas. Vi que trouxeste precos de aluguer de helicopteros, nao sei se sao os mesmos usados ca e ja passamos a questao da definicao de prioridades, lembras-te? Imagino que te sintas mais leve porisso. lembras-te que pedi-te uma sugestao de como faria o PR para manter esse contacto com a populacao nas condicoes reais do nosso pais e nao me respondeste. Depois teriamos parado na falado da tua irritacao por o PR se reunir com as celulas a margem das presidencias abertas. As coisas que eu vejo de novo aqui, muito rapidamente sao os teus custos e essa afirmacao relacionada comigo e com todos aqueles que alegadamente vos insultam. Acho que estas a misturar coisas e magoas com essas pessoas porque eu nao tenho por habito insultar as pessoas nos debates. Onde insultei-te eu? Disse-te o que penso e acreditava estar a falar com um dos grandes defensores dos debates abertos e francos e espero sinceramente que nao me digas que nao consegues conviver com uma ipiniao contraria a tua. E estar a responder a estas coisas eh chato, percebes? Volte ao cerne da questao Kawaria! Prevaleceriam dois aspectos aqui: o meu argumento de que as PR abertas tem sim um papel importante e a pergunta se estarias a sugerir que o Chefe do Estado viajasse o pais todo de carro. Ai entra o teu contra-argumento: o custo do aluguer. E prometeste re-escrever a historia, e eu disse-te que era impossivel!
Cariua Malique Claudio Chivambo, nao posso saber tudo, logo podias explicar-me a genese das presidencias abertas. Acredito que haja mais pessoas que precisem saber dessas coisas da vida do nosso pais, de facto falta-me o teu conmhecimento de causa!
Cariua Malique Germano Milagre, bom dia! O que quer isto dizer? "Josina ser de um partido polotico de coracao e carteirinha ( seja de que partido se tratar ) ja e como dizer "tenho a minha casa hipotecada para a vida toda e estou orgulhosa disso ! Nao acredito em fidelidades infinitas em politica ! Seja de que partido ou ideologia se tratar ...".
Cariua Malique Meu caros amigos, eu nao tenho a oportunidade de passar muito mais tempo no facebook do que aquilo que tenho estado, porisso as vezes saio e nao posso responder prontamente aos posts. Espero ter respondido a todos, ate onde posso! Antonio A. S. Kawaria, mais alguma coisa?
José de Matos Interessante verificar certas abordagens que tentam rodear o que alguns qustionam! Os cidadaos vao continuar a questionar esta situaçao simplesmente porque as respostas que nos dao nao sao convincentes, devido aos escandalosos custos envolvidos e aos discutiveis resultados obtidos, é uma questao de cidadania responsavel questionar!
Germano Milagre Basicamente que nao vejo um patido politico como um clube desportivo onde ai sim, seja nas vitorias ou nas derrotas entendo os que ficam apoiantes do mesmo clube... ja em partidos politicos eu acho que nao devemos hipotecar a nossa integridade, idoniedade e mesmo independencia moral a nenhum politico ... se tivesses dito "estou de coracao e carteirinha com esta Frelimo de agora com estes dirigentes" ai sim isso concordando/gostando ou nao ja se pode aceitar ( embora e sempre um risco pois amanha podem revelar-se totalmente diferentes do que imaginastes que fossem ser ) ... a propria Frelimo desde a sua fundacao ja se transformou varias vezes em coisas quase opostas ...
Cariua Malique Germano Milagre, nao me estas a julgar pela minha escolha pois nao? Claro que nunca se pode hipotecar a integridade, idoneidade, etc. Obrigada pelo conselho meu mano e espero que te guies sempre pelo mesmo principio! E ainda pode mudar mais a FRELIMO Germano!
Cariua Malique Compreendo Jose José de Matos. Obah, e eu que por questoes soberanas era capaz de sugerir que o Estado Mocambicano comprasse um aviaozinho, nem que fosse em segunda mao...Dizem que houve um, no qual o Presidente Samora perdeu a vida. Bom, nao vou pensar nisso...agora nao!
José de Matos Josina Malique, temos de ser serios na abordagem dos temas e reflectirmos em todas as hipoteses, a posiçao oficial conhecemos bem.. Nos o que queremos discutir é se existem alternativas a este gasto obsceno com resultados discutiveis!
Lindo A. Mondlane jejejejej Josina Malique, mas se os Russos falaram de oferecer helicopteros, me parece 6..e faltou pouco para que os patriotas queimassem a embaixada Russa...devemos saber o que queremos, se alugar helicopteros (com os costes, nao sou economicos, para em termos de soberania) ou ter em propriedade (a troco de que? nao sei) mas seriam nossos e quando o PR. nao esta de presidencias abertas, serviriam para rescates ou outras tarefas...nao deverimos passar a vida a criticar tudo e todos...algum dia deveremos aprender a querer algo.
Cariua Malique Jose José de Matos, por si so, o fazer e nao fazer algo, tomar ou nao uma decisao ja sao questoes discutiveis. E as decisoes e/ou accoes nao podem se ver refens desse pressuposto. Curioso eh como nao tentamos equacionar essas inumeras diversas e complexas hipoteses que permeiam a tomada de decisoes e tambem nos recusamos a vislumbrar o seu alcance. Criticar seria tambem nos apresentares uma alternativa ao uso desse meio de transporte para que possa ser tambem discutida. Ao agirmos desta maneira, apresentando mais criticas negativas e especulacoes, nao estariamos a contribuir positivamente para o crescimento do pais, o grande objectivo de todos.
José de Matos Josina Malique, talvez nao concordes mas o discutir e questionar é um acto de cidadania responsavel, hanitua-te a isso, pelo menos aqui. Estamos a dizer que o gasto é obsceno e os resultados discutiveis! A versao official, que tu repetes, ja a conhecemos. Como a Taisse Sigaúque, sugere, podemos discutir sim!
Antonio A. S. Kawaria Estou aqui, mas primeiro vou dizer ao amigo Arlindo A. Mondlane para não distorce o que nós defendiamos sobre os helicópteros russos. 1) Negamos que se use mentira que era oferta à Presidência da República. Que era sim, uma venda ao país. 2) Que os He...Ver mais
Cariua Malique Arlindo A. Mondlane, com que entao o Governo tenciona adquirir esses aparelhos para que sejam pertenca do Estado? Muito bem mesmo, bem pensado. Mas enquanto nao chegam o que se faz? Pode ser que cheguem depois de Guebuza, enriquecendo assim o seu legado. Ves, por necessidade, tomou-se uma decisao imediata enquanto se avanca com solucoes estruturais! Eh muito bom que reconhecas isso.
Lindo A. Mondlane bom..se falou incluso de oferta Josina Malique...por isso digo a troco de gas ou camarao..nao sei, mais ai estariam.........Antonio A. S. Kawaria, nao estou a distorcionar..alguns acharam essa ideia descabelhada e se perguntaram o que queriam os Russos dando helicopteros ao nosso país...agora criticam o coste excessivo desses alugados..entao nao sei bem que queremos francamente..me recorda o PComunista espanhol de nao a tudo...yaa que se alocassem ao ministerio da defesa seria o ideial, mas havia gente que preferia ver helicopteros sul africanos a rescatar pessoas nas cheias que ter helicopteros nossos
Antonio A. S. Kawaria A segunda questão que o meu caro Arlindo A. Mondlane, tem que ter em conta são mesmo os custos. Esse dinheiro não é pouco, amigo. A terceira questão é a IMPORTANCIA DA DESCENTRALIZAÇÃO da governacão. O meu amigo, sabe que governadores, e é nesta mesma governacão de Guebuza que se instalaram secretários permanentes nas províncias e distritos com todos os custos, representantes ou governos distritais nos municípios.
Ceriaco Levi Carneiro nao e mau o PR se deslocar para zonas mais recondidas deste territorio de helicopteros, para mim e o numero de helicopteros alocados para o efeito dado ao estado financeiro em que nos encontramos, existem zonas nao tao distantes que o PR nao tem necessidade de usa los. neste post ve se 4 ou 5 helicopteros, poderia se questionar porque nao foram 2 helicopteros e que outra comitiva fosse de carro? porque quando ha calamidades naturais esses helicopteros pagos com o dinheiro do povo nao sao alocados para ajudar as vitimas???
Cariua Malique Antonio A. S. Kawaria, qual tem sido a pratica em outros paises? nao ficariam esses aparelhos a guarda da Defesa mas disponiveis para o Chefe do Estado?
Lindo A. Mondlane por isso, Antonio A. S. Kawaria, recorde-se nos tempos de machel que apesar dos seus defeitos tinha visao de estado, tinhamos frota de avioes de transporte e helicopteros do exercito..e sao os mesmos que usava o presidente, e todos eram russos e claro do ministerio da defesa, e nao se adava por ai a esbanjar dinheiro em aluguer............... Josina Malique, aqui os meios em que se deslocam os dirigentes, sao do ministerio da defesa..incluso os falcons e airbus do Rei e do PM, sao todos da defesa...
Antonio A. S. Kawaria Josina Malique gostei de teres voltado. Eu escrevi lá acima que podemos discutir com base nos valores acima. Quem tem outros valores para contrariar os acima, que traga os seus para evitarmos discussão abstracto.
Josina, parece que confundes os meus comentários com os do Gito Katawala, mas não há problemas nisso. Quanto aos insultos, já podias ver que não te referia, pois eu sempre mencionei-te. Há aqui no grupo que quando se questionam os custos como estes de helicópteros, avancam com insultos ao invés de debater trazendo os custos que sem sombra de dúvidas, eles conhecem.

Lindo A. Mondlane os custos sao excesivos, talvez seria mesmo interessante pedir credito aos doadores ou quem quer que seja para termos meios proprios que podem ser usados tambem para situaçoes de emrgencia..me impressiona este pais quando vejo meios de proteçao civil,...Ver mais
Rui Cabral Josina Malique refere-se/questiona qual a pratica em outros países. Mas refere-se a países pobres ou ricos? E se refere a países pobres refere-se aos países mais pobres do mundo?
Antonio A. S. Kawaria Josina Malique, já foste respondido por Arlindo A. Mondlane quanto aos meios da Presidência. Tendo orcamentos diferentes até a Presidência pode alugar os mesmo do MDN, mas isso até seria income de uma instituicão nacional.
A questão da governacão abert...Ver mais

Cariua Malique Hahaha, voces dois me confundem, ate nos nomes! Sorry aos dois. Antonio A. S. Kawaria referes-te a cofrontar os teus custos e os usados pelo Estado? Infelizmente nao te posso ser util nisso, tinha de ser alguem com autoridade para o efeito ou que tenha essa informacao e nao e o meu caso. Mas o meu ponto nao eram os valores em si mas sim os ganhos, impacto e alcance versus a invalidacao desse argumento, na tua opiniao, por os custos serem elevados, dai a necessidade de se avancar com alternativas validas e viaveis.
Antonio A. S. Kawaria Se o MDN tivesse helicópteros, com certeza alocaria-os (distribuicão) nos comandos provinciais ou pelo menos regionais. Quando o PR chegasse numa província e quisesse chegar a um distrito distante, aí usaria um helicóptero. O outro pessoal podiam muito bem ir de carros.
Rui Cabral Josina Malique entao refere-se a países ricos/desenvolvidos?
Cariua Malique Sabes, surpreender-te-ias se soubesses como e a lideranca do AEG. Descentralizar, desconcentrar etc, sao processos em curso a todos os niveis da administracao publica e falando propriamente na figura do PR nao vejo como podes dizer que ele nao delega. Mas isso nao e razao suficiente para que nao possa ele mesmo, ver e viver a situacao que lhe e reportada pelos seus subditos e ouvir a populacao em primeira mao. Sabes mesmo como se operacionaliza essa coisa de presidencia aberta? Fazes ideia do quanto a populacao nos distritos passou a fazer parte mais activa dos processos de tomada de decisao e se consciencializou sobre os seus direitos e assim exige mais a prestacao de contas dos seus dirigentes? A democracia esta a acontecer de facto mas eh preciso reconhece-la quando acontece. Eu era muito nova quando o PR Samora Perdeu a vida mas tenho certeza que ele mais do que delegar, responsabilizar privilegiava o encontro com a populacao. Em tua opiniao o PR sairia so em caso de catastrofes e uma vez e outra? Quando e como se permitiria ser conhecido pelo seu povo? Como falaria directamente com ele? Mas atraves da presidencia aberta ele o faz, dando audiencias publicas, recebendo expedientes de preocupacoes da populacao. Como poderia ele delegar os seus subditos para viverem a realidade local fazendo -se ele mesmo ausente? Como se diz mesmo... ensinar atraves do exemplo! Agora procure comparar em que estagio estavamos quanto a esses aspectos antes e a quantas andamos agora.
Cariua Malique Antonio A. S. Kawaria, entao o MDM teria muito dinheiro mesmo! Se o aluguer do helicoptero anda aos precos que tu mesmo trouxeste entao deves saber os custos de manutencao, que alias os queres ao nivel local, nos distritos! Isso inclui desde tecnicos formados, infra-estruturas para os albergar e a manutencao em si. Assim vistas as coisas, seria bem mais facil para o MDN governar, porque a exiguidade de recursos e que faz da governacao um calcanhar de Aquiles em materias de gestao, seja ela de recursos humanos, materiais e financeiros.
Antonio A. S. Kawaria Josina Malique, espero que entendes o que é MDN que é Ministério da Defesa Nacional. Será que entendeste-me assim?
Antonio A. S. Kawaria Segundo, repare que eu fiz uma proposta que reduz o nr de helicópteros. Para mim chega com um e quando é necessário. Mas ainda, quem são os que enchem os 5 ou 6 helicópteros, Arlindo A. MondlaneJosina Malique? Vocês sabem? São simples membros e funcionários do partido no poder. Portanto, não governantes e deputados.
Lindo A. Mondlane com um so helicoptero, creo que por razoe de segurança seria insuficiente...mas por mais que fossem 6 como agora, mas das FADM, ou policia, seria melhor
Antonio A. S. Kawaria Que segurança de que falas, Arlindo A. Mondlane? Os da seguranca estão na terra e são os primeiros a chegarem ao local. Esses não precisam de ir de helicóptero, mas por terra. Mas eu já disse que nos helicópteros estão cheios funcionários do partido Frelimo. Achas que isso tem alguma explicacão para que seja o erário público que paga a saber que todos os membros do governo são também membros do mesmo partido?
Aziza Throne o PR devia entir tb na pele o que mtos moçambicanos sentem. "VIAJAR A SOLAVANCOS E MATOPADAS"Assim poderia ter no mínimo a ideia de qto este pAís necessita. Ver o país real ao invés de finger que está a comunicar-se com o povo. O POVO TEM FOME E A XIMA ACABA NO PAGAMENTO DE HELIOS.
Germano Milagre Josina ainda bem que me percebestes ! Para mim o principio serve seja qual for o partido ... pela experiencia de vida percebi que quando nos entregamos de coracao a um partido so temos a perder ... eu sou por em cada eleicao analisar e fazer a escolha e depois votar ... seja em que partido for mas o fanatismo religioso ou politico tenho alergia
Antonio A. S. Kawaria Exemplo de auteridade? Qual exemplo? Ou acham que todos nós somos esquecidos, de pouca memória? Voltemos ao debate.
1 hNão gosto1
Eusébio A. P. Gwembe Agora é novo ciclo de governação, Antonio A. S. Kawaria

Sem comentários:

Windows Live Messenger + Facebook