domingo, 8 de maio de 2016

Quem era o responsável por comunicar ao Governo português o que se estava a passar na Frelimo?

Julião João Cumbane with Eusébio A. P. Gwembe
Perguntas e um pedido ao meu amigo Eusébio A. P. Gwembe

Hoje estou a pensar nas publicações que o meu amigo Eusébio Gwembe tem estado a fazer, de documentos outrora classificados como "secretos" e que agora foram desclassificados, sobre a "vida" interna da FREnte de LIbertação de MOçambique (FRELIMO).

Estou a pensar que para aqueles documentos irem para nos arquivos da Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE) é porque esta organização—a PIDE—esteve sempre infiltrada na FRELIMO, desde o começo. Desconfio até que tenha sido a própria PIDE a fundar a FRELIMO, mas depois perdeu controlo, porque «os moçambicanos de gema» desbarataram as manobras da PIDE e tomaram controlo da organização que ela (a PIDE) ajudou a criar (refiro-me à FRELIMO).
Uma pergunta que coloco a ti, amigo Eusébio Gwembe, é:
Quem pensas que deve ter sido o cabecilha da PIDE na génese da FRELIMO, e que era o responsável por comunicar ao Governo português o que se estava a passar nesta organização?
A. Uria Simango
B. Eduardo Mondlane
C. Pascoal Mocumbi
D. Feliciano Gundana
E. Marcelino dos Santos
F. Sérgio Vieira
G. Óscar Monteiro
H. Hélder Martins
I. Lopes Tembe

Um só dentre estes nomes será o autor de um livro que só será publicado depois da sua morte. (Isto quer dizer que fulano está ainda vivo, o que facilita a busca de resposta para a pergunta anterior!) Quem é? E porquê que esse livro só pode ser publicado depois da sua morte?
Não sei se vais trazer tudo com o que estás a escrever enquanto estudas os documentos a que tens acesso sobre a história da FRELIMO. Mas eu devo adiantar que tenho muito orgulho dos, e respeito pelos, moçambicanos que descobriram a intervenção da PIDE na fundação da FRELIMO e trataram ardilosamente de a neutralizar e desbaratar, sem causar a destruição da FRELIMO, pois entenderam a destruição da FRELIMO iria comprometer a causa da independência nacional.
Malgrado dos moçambicanos de gema, eu incluso, é que alguns desses agentes secretos que a PIDE infiltrou na FRELIMO, na génese e ao longo dos anos, ainda continuam qual escória a servir a Metrópole. Uria Simango não foi morto pela FRELIMO, não senhor! Ele foi morto mas é por essa escória da PIDE que ainda continua nas hostes da Frelimo ao serviço da Metropole, embora hoje já bem acantonada, para o bem grado do povo moçambicano.
Outrossim, o barulho que se ouve ultimamente, a amplificar a crise financeira que Moçambique atravessa e as acções terroristas que a Renamo leva a cabo neste país, com o objectivo de manter um ambiente instabilidade e facilitar a pilhagem de Moçambique, é dirigido internamente por essa escória.
A propósito de "pilhagem", peço aos jornalistas que têm entrevistado o veterano Sérgio Vieira para que a próxima vez que o entrevistarem perguntem a ele qual era quantidade de reservas, em barras de ouro, que Moçambique tinha quando a independência nacional foi proclamada e ele ficou Governador do Banco de Moçambique. Perguntem-lhe também quantas dessas barras "desapareceram", transportadas para a Metrópole, antes de a operação de "pilhagem" ser descoberta e desbaratada pela FRELIMO nacionalista. Perguntem-lhe ainda porquê que ele, que na altura era o Governador do Banco de Moçambique, não foi responsabilizado por esse "crime lesa-Pátria".
Aos detractores, por favor deixai o Filipe Nyusi trabalhar, guiado pela Frelimo, e deixem Moçambique caminhar rumo ao progresso. Sabeis que não se pode parar a vontade de um povo com suberversão. É falta de tino tentar parar o vento com as mãos.
A ti, amigo Eusébio A. P. Gwembe, peço para que te apresses com as tuas revelações. O povo te estará muito grato!

Tonecas Ernesto Muianga, Vitorino David, Helena Joana Hobjana and 20 others like this.
Comments
Jorge Antonio Calane Kito
Jorge Antonio Calane Kito Kakakakakakakakakakakakkaakka kakakakakakakakakakakaka, o senhor é um ilusionista de gema. Deixa o Sérgio em paz.tavas bem defendo as dividas da FRELIMO porque essa parte histórica vais te engasgar muitooooooo
221 hrs
Remove
André Mahanzule
André Mahanzule É isso aí Professor o Sérgio Vieira diga tudo ou não nos fira os tímpanos com tanto barulho, qual hipocrisia.
320 hrs
Remove
Avestino Augusto Fundai
Avestino Augusto Fundai Acho Que e Sergio Viera e Marcelino dos Santos
20 hrs
Remove
Jaime Carlos
Jaime Carlos A ideia que provavelmente se pretende defender com este post é a de que quem no passado cometeu erros nao tem legitimidade de questionar os erros da actual e a da mais recente terminada governacao. Mas nao tem que ser assim, pois o grande evangelizador foi antes grande pecador.
620 hrs
Remove
André Mahanzule
André Mahanzule Caro Jaime Carlos eu pediria ao Sérgio Vieira para apresentar as contas do GPZ apenas, para q ele tenha moral de chamar ladrões aos outros por sinal não mulatos ou goeses. Só isso.
319 hrs
Remove
Jaime Carlos
Jaime Carlos André Mahanzule nao discuta sergio vieira, mas as ideias que nos coloca Julião João Cumbane.
219 hrs
Remove
Julião João Cumbane
Julião João Cumbane Jaime Carlos, este 'post' não tem o que dizes como premissa. O que eu pretendo com este 'post' é que uses bem a tua cabeça para questionar inteligemente os eventos que sociopolíticos e socioeconómicos que ocorrem em Moçambique. Claramente, ainda anda muita escória da PIDE por aqui. Essa esócria identifica-se facilmente pelos ataques dirigidos aos governos da Frelimo depois da morte de Samora Machel. É essa mesma escória que colaborou no plano para eliminar Samora Machel. Joaquim Chissano e Armando Guebuza foram vítimas de conspiração interna urdida e desencadeada por essa escória da PIDE ainda nas hostes da Frelimo, mas agora muito mais desagregada. O Eusébio A. P. Gwembe está a juntar as peças aos poucos e as tem trazido ao nosso conhecimento aqui nesta plataforma. O Frelimo não tem culpa no cartório pelos crimes cometidos durante a revolução. Foi essa escória que sempre agiu de forma subversiva no seio da Frelimo, para dividir a família Frelimo, para serem os membros dessa escória a dirigir a partir da sombra. Eles não se renderão enquanto o poder político soberno dos moçambicanos não estiver sob o seu controlo. Tudo indica que consideram eles (os membros dessa escória da PIDE) que têm esse direito, pois até certo ponto ajudaram a libertar a Frelimo do controlo da PIDE, mas para serem eles a controlar o poder político de Moçambique independete.
119 hrsEdited
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf Já começou!...
120 hrs
Remove
Jaime Carlos
Jaime Carlos Uma resposta bem elaborada, mas que tem como alvo a escoria. Uma outra questao tens as provas dessas acusacoes? E que é escoria na frelimo?
19 hrs
Remove
Milton Chembeze
Milton Chembeze Prof., pode me explicar com detalhes porque Guebuza e Chissano sao/foram vítimas dessa escória?
Outra, quem são os membros da escória?
Última, conhecendo os integrantes da escória porque a Frelimo não se distância dela?

119 hrs
Remove
Julião João Cumbane
Julião João Cumbane Quem provas das outras acusações, Jaime Carlos? Tens tu as provas daqueles que causam outros?...
19 hrs
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf ???
19 hrs
Remove
Julião João Cumbane
Julião João Cumbane Milton Chembeze, tu matarias com as tuas próprias mãos um membro da tua família por ele ser bandido? Chissano e Guebuza são verdadeiramente nacionalistas. Essa é a culpa deles para a escória da PIDE ainda dentro Frelimo. Sobre nomes, procura os arquivos da PIDE, se conseguires qual consegue o Eusébio A. P. Gwembe.
218 hrs
Remove
Milton Chembeze
Milton Chembeze Prof., Eusébio A. P. Gwembe é meu amigo nesta rede e tenho lido com gosto o que tem 'postado'.

Aminha pergunta é: porque a Frelimo não se distância publicamente dessa escória?
Note que não falo da eliminação da mesma, mas sim desmascarar.

118 hrsEdited
Remove
Mussá Roots
Mussá Roots Mas este professor pha!

Perguntas se i Milton Chembeze, mataría alguém da família por ser bandido...

Ora...quantas pessoas foram fuziladas pela frelimo, por serem considerados reaccionários...

Este, professor Julião João Cumbane, é capaz de estar bem demanhã...para anoite estar péssimo...mas eu aínda gosto dele, nem sei porquê?

217 hrs
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf
17 hrs
Remove
Milton Chembeze
Milton Chembeze Mussá, somos muitos que gostamos do professor.
Se calhar é porque ele fala o que lhe vai na alma, não se importando se é verdade ou não.
Aliás, ele responde à pergunta que o Facebook o coloca "o que está a pensar?"

517 hrs
Remove
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Hey, viva JJ Cumbane, o professor! Bingo, ja' me libertaste da sansao de "isolamento", ne'? Agora ja' posso escrever.... Kkkkk....mas obrigado por teres decidido que eu devo regressar ao convivio contigo e com o resto do pessoal dos teus posts..... Professores sao assim: didaticos....kkkk.

Sobre o teu post em apreco, penso que a lista nao esta' completa! Falta Armando Guebuza e o proprio Joaquim Chissano! Minha opiniao e' de que se formos a analisar BEM a governacao do Guebuza o seu distanciamento aos mocambicanos e preferencia pelos estrangeiros e a forma como lixou o Pais com as dividas, associado ao facto de ele ter se rodeado por conselheiros estrangeiros na sua governacao (alguns jornais da praca falaram sobre isso), e ter resultado na "devolucao" de forma deliberada, irresponsavel e criminosa do Pais de volta aos "donos" do Capital, e por tudo o mais negro da sua governacao, esta' em melhor posicao de ser o "traidor de gema"!....

9 hrsEdited
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf Tufa!... Agora descalce esta bota profe... Pediu teorias, tem-nas aí!
6 hrs
Remove
Mabangulane Jaime
Mabangulane Jaime ...
4 hrs
Remove
Buene Boaventura Paulo
Buene Boaventura Paulo Do que sei nem todos na lista de A a I estiveram na génese da Frelimo. Alguns nomes são colocados na lista somente para alimentar a sua vontade de denegrir algumas das figuras
219 hrs
Remove
Julião João Cumbane
Julião João Cumbane Boaventura Paulo Buene, coloquei uma pergunta de múltipla escolha. Entender isto é fundamental, antes de ler uma falsa "vontade de denegrir algumas figuras". Não tenho vontade nenhuma de denegrir quem quer que seja. Quero, mas é, é que os camaradas se tratem com decoro. Coloquei na lista pessoas que, mesmo não tendo estado na fundação FRELIMO, estavam a ser preparadas pela PIDE para integrar a Frelimo, cedo ou tarde. E a pergunta que coloco é dirigida ao Eusébio A. P. Gwembe, que está vascular os arquivos da famigerada PIDE-DGS.
110 hrsEdited
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf Há coisas de bradar aos céus: «Uria Simango não foi morto pela FRELIMO, não senhor! Ele foi morto mas é por essa escória da PIDE...»

Afinal Simango não foi morto em 1977? Que PIDE havia nessa altura? Essa tal escória trabalhava para quem? Ainda que existisse PIDE, o facto de Simango - que criara entretanto o PCN - pretender eleições multipartidárias em confronto com a Frelimo não seria do interesse dessa PIDE?....
Profe pah... ahhh já "taja" nos desiludir grin emoticon

1019 hrs
Remove
Julião João Cumbane
Julião João Cumbane Precisas de um exercício para ligar mais neurônios no teu cérebro, Homer Wolf! A escória da PIDE, infiltrada na FRELIMO, continua lá dentro até hoje, a reclamar protagonismo. Pensa naqueles documentos que o Eusébio A. P. Gwembe tem estado a publicar aqui nesta plataforma e te faças um conjunto de perguntas, quais sejam: (i) como foi que a PIDE teve acesso a eles (os documentos)? (ii) como poderia essa pessoa ter acesso a esses documentos, que eram secretos? ...
112 hrsEdited
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf Na na ni na na... não desvie do assunto Profe. Eu quero saber somente essa história de a PIDE ter interesse em matar Uria... E porque a propria Frelimo nunca disse isso - como o faz com Mondlane, por exemplo
118 hrs
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf Aliás, esse tem sido o seu equívoco recorrente (para não lhe chamar outra coisa): basta não gostar de alguem lança-lhe logo as culpas de tudo e mais alguma coisa, sem sequer se preocupar em fazer contas básicas, para aferir da possibilidade (quicá fisica) de a pessoa poder ter praticado o acto...
Vá lá que desta vez tambem não acusou Dhlakam de ter sido autor de alguma coisa... eh eh eh

518 hrs
Remove
Brazao Catopola
Brazao Catopola Ulalaaaaa... não tem por onde começar a comentar...
118 hrs
Remove
Wilson Profirio Nicaquela
Wilson Profirio Nicaquela E se a resposta for Eduardo Mondlane, Uria Simango, Oscar Monteiro e Hélder Martins? Duvidar é necessário para se chegar a verdade? Uma certeza perene impede progressões. Ademais, e se a prova revelar que o fornecedor dos dados não está entre os vivos?
O prof. Estaria manifestando tal "ódio visceral" contra uns e favorecendo outros não traidores dentro do glorioso? Qual quem nunca foi esse....

118 hrsEdited
Remove
Maria Paula Meneses
Maria Paula Meneses Dos dossiers e ficheiros que consultei sugerem que há mais nomes a acrescentar a essa lista, alguns dos quais, de acordo com a PIDE, teriam passado informações. O problema é saber se não é parte de uma estratégia de contra informação. Nunca se pode acreditar numa fonte só.
415 hrs
Remove
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Quem pensas que deve ter sido o cabecilha da PIDE na génese da FRELIMO, e que era o responsável por comunicar ao Governo português o que se estava a passar na Frelimo?

Julião João Cumbane, eu não penso nada, porque os documentos - códigos, nome, classificação do nível de confiança do informador - falam por si. O ofício de Historiador requer uma certa ponderação segundo o tempo e lugar. Como diz Maria Paula Meneses, a lista é longa e acrescento que não era apenas da Frelimo para o governo Português, bem como da Frelimo para a Rússa, EUA, China, Tanzânia, Zâmbia, Malawi, Quenia, (sobretudo) e vice-versa. Como recentemente disse ex-Presidente Chissano, ao admitir a uma acusação que já era na década de 60, pág. 3 do doc que anexo, era para salvar a própria Frelimo. Por exemplo, o bombardeamento tardio ao local onde se realizou o 2º Congresso, em 1968, foi graças a presença de, pelo menos, 3 deles.


612 hrs
Remove
Heleno Bombe
Heleno Bombe o prof ja pensou e conclui logo que foi o Sergio Vieira dado o seu ataque, é triste quando vemos membros da frelimo a pensarem diferente serem atacados apenas porque não concordam com certos comportamentos e atitudes, mas que democracia interna é essa que não se pode pensar diferente que logo é conotado e catalogado de traidor
39 hrs
Remove
Julião João Cumbane
Julião João Cumbane Eu não pensei e conclui nada, Heleno Bombe; fiz perguntas ao Eusébio A. P. Gwembe e fiz um pedido aos jornalistas que entrevistam o Sérgio Vieira (SV)! Agora, se me perguntares se tenho ou não motivos para suspeitar que o SV seja membro da escória da PIDE no seio Frelimo, eu vou responder que tenho. Isto não porque ele pensa diferente, mas sim porque ele reclama um protagonismo que o denuncia como isso: um infiltrado da PIDE na Frelimo, que se julga com direitos especiais (...).
7 hrs
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf Funny... Se há alguém que nâo precisa de procurar protagonismo é SV... Deve estar entre as 20 personagens da politica moze com maior protagonismo na actualidade.
Muito mais que a maioria dos ministros e deputados no activo.
Portanto isso não pode ser o motivo das suas (quase) certezas profe...

5 hrs
Remove
Germano Milagre
Germano Milagre Eu acho que 40 anos depois da independência ainda andar a culpar a pide só pode ser piada ... Chame reacionários ou coisa q o valha se quiser mas pide ...
24 hrs
Remove
Joao Cabrita
Joao Cabrita Bom dia Eusébio A. P. Gwembe, como vão as coisas pela Turquia? E mais uma pergunta: vai permitir o "hijacking" de debates sérios que pretende realizar no seu Facebook, com baboseiras dominicais sobre pides que mataram Simango e parolices sobre assassinatos de Samora Machel?
13 hrs
Remove
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Bom dia Joao Cabrita, a Turquia vai bem, com os recorrentes acontecimentos de atentado aqui e acola. E como vai o rei Swati? Os debates são para continuar, liberdades de opinião, de pensamento e de expressão garantida. Compreendo que Julião João Cumbane não seja historiador para ter o rigor que a matéria tão sensível poderia merecer. Ou porque não teve acesso as várias fontes para o puzzle. Porém, apesar de pouco rigor histórico-crítico, a sua intuição interpretativa é interessante.
3 hrs
Remove
Joao Cabrita
Joao Cabrita Okapa, então vou ler o que Inácio Natividade escreveu no «DOMINGO» de hoje, pois é mais engraçado.
23 hrs
Remove
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Sobre Trump?
3 hrs
Remove
Luís Loforte
Luís Loforte Interessantes debates sobre a nossa História, só não entendo essa coisa de "moçambicanos de gema", isso condiciona e envenena o debate. Julião João Cumbane: em que é que você é mais moçambicano que os outros?

Sem comentários: