quarta-feira, 4 de maio de 2016

Nyusi diz que é preciso diálogo com Renamo antes de mediação internacional

04 de Maio de 2016, 16:59









Maputo, 04 mai (Lusa) - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, defendeu hoje que é preciso dialogar com a Renamo, maior partido de oposição, sobre a crise política e militar que abala o país antes de se falar de mediação internacional.


"Se chegarmos a um momento em que há um litígio, um antagonismo em que as pessoas não se acreditam, então fica necessário dar o passo que está à altura", afirmou Nyusi, numa conferência de imprensa conjunta em Maputo com o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa.


Respondendo a uma pergunta sobre a possibilidade de Portugal se envolver na mediação da crise com a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), o Presidente moçambicano disse não ter ouvido uma "disponibilidade aberta" de Marcelo Rebelo de Sousa, mas referiu que o homólogo português "está disposto a dar todo o tipo de ajuda" a Moçambique.


Segundo Filipe Nyusi, antes disso, é necessário retomar o diálogo com a Renamo, "falando primeiro para entender a essência do que se passa, o que se pretende e, sobretudo, como fazer", assinalando que "sociedade civil, amigos e vizinhos, independentemente de ser formal ou não", já estão a aconselhar os dirigentes moçambicanos.

"Os portugueses já estão disponíveis para todo o tipo de apoio quando Moçambique precisar e não é apoio para matar pessoas", declarou.

HB // VM

Lusa/Fim

Nasser Ossemane
4 hrs · Maputo, Mozambique


Nao Entendi porque o Presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa de visita a Mocambique,ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Maputo, NAO foi recebido nem pelo PR Filipe Nyusi e nem pelo PM Carlos Agostinho do Rosario!
Esta Manha o Presidente de Portugal Visitou a Praca dos Herois mas.....acompanhado da Governadora da cidade de Maputo!
Alguem ajuda me a entender?

É preciso contextualizar a dívida. Entre exemplo de mosquitos, Malária e medidas preventivas o Presidente Nyusi falou do que muitos teimam em evitar:
1º. A guerra/acção da Renamo (falou da sustentabilidade do Estado);
2º. Da responsabilização e viabilidade das empresas EMATUM, PROINDICUS e MAM que vão comparticipar no pagamento da dívida.
Julgo que com
Estes elementos está relançado o debate que, obviamente ao bom estilo nacional, já tem culpados e sentenças.
Sem ser economista me é bastante estranho falar de algo sem a devida contextualização, para um discurso e argumentação lógicas as formulas não bastam.

GostoMostrar mais reações
Comentar


Ernest Hauser JB Smith O presidente ainda esta contando o dinheiro de EMATUM

Like · Reply · 8 · 4 hrs


Marcia Aly Nangy Vergonha e medo de ter que devolver o pais ao colono por ma gestão wink emoticon

Like · Reply · 7 · 4 hrs


Amade Chande Politicamente não esta errado, pela agenda sobrecarregada pode nomear alguém para faze-lo, pela ética Africana esta errado....

Like · Reply · 7 · 4 hrs


Fernando Filipe Franco Errado. Falta de respeito total. Um presidente não é para ser recebido por um governador de província. Só em Moçambique mesmo.

Like · Reply · 1 · 3 hrs

Write a reply...



Aurelio Frank Mucavel na verdade sabemos que nos ultimos tempos o pais vem infrentado varios problemas e o nosso PR e o nosso PM estao oucupados a tentar solucionar os problemas da nossa patria AMADA. seria muinto chato se esses dois grandes Liders dexassem de Resolver os problemas do nosso pais tar ai a fazer turismo com PR Portugues

Like · Reply · 8 · 4 hrs


Costa James Aurelio Frank Mucavel,Chama fazer Turismo a visita do Presidente portugues? enquanto em menos de uma semana os " dois grandes lideres" vao se ajoelhar a Portugal para k ajude a minimizar os estragos feitos pela divida oculta,ingratidao sim,quando foi o PR Portugues tomou posse,porque nao mandaram a Governadora de Maputo?

Like · Reply · 8 · 4 hrs


Carlos Antonio Muianga Acho que a opinião dele traser a paz não é vista por bons olhos para elite politica do partido no poder. Aqui é Moza meu caro...... tudo que é bom aqui não é bom....kkkkk

Like · Reply · 1 · 4 hrs · Edited


Sergio Magumisse Uma visita de estado é programada e coordenada com antecedencia.

Like · Reply · 3 · 4 hrs


Eduardo Domingos Pobre despreza outro pobre

Like · Reply · 2 · 4 hrs


Jaime Jose Chambule Se fosse Obama nao teria ido tambem?

Like · Reply · 1 · 4 hrs


Mario Jorge Nao vejo problema. Tanto q nem o Obama foi recebido pelo Raul Castro aquando da sua visita a Cuba.

Like · Reply · 4 · 4 hrs


Costa James Raul Castro E presidente

Like · Reply · 4 hrs


José Dias Oh Costa James, pelo k percebo aki, o Mario Jorge, está a dizer k o Obama (também) n foi recebido pelo Presidente Cubano!

Like · Reply · 1 · 3 hrs · Edited

Write a reply...



Castiao Popote Como ele viveu por muito tempo em Moçambique, pensa ele que isso ainda é uma província ultramarina.

Like · Reply · 4 hrs


Costa James egoismo e orgulho,nao traz beneficios

Like · Reply · 1 · 4 hrs


Sonia Xavier Não entendi Castiao Popote.O Marcelo de Sousa terá então recusado ser recebido pelo presidente porque pensa que Moçambique ainda é uma provincia ultramarina??mas quando é assim o governador da provincia não recebe o presidente? smile emoticon

Like · Reply · 4 hrs


Costa James Sonia Xavier,nao vais entender porque nem ele k escreveu nao entende.

Like · Reply · 5 · 4 hrs


Sonia Xavier


Like · Reply · 1 · 4 hrs


Fernando Filipe Franco Quando esse Nyussi foi a Portugal,foi tratado dessa forma pelos Tugas?

Like · Reply · 3 hrs


Carla Eunice Piccola Ruas Há que perdoar quem não sabe...

Like · Reply · 1 · 1 hr


Write a reply...



JP Mats Parece-me que a visita dele não é de estado

Like · Reply · 1 · 4 hrs


Costa James Parece? acha mesmo?

Like · Reply · 1 · 4 hrs


Fernando Filipe Franco Seja de estado ou não,ele está lá com delegações para incrementar os laços económicos, sociais e culturais e sei lá que mais. Para além disso é um presidente. Visita de estado ou privada deve ser respeitado. Perguntem ao Chissano que conhece essas coisas muito melhor.

Like · Reply · 3 hrs


JP Mats Fernando Filipe Franco O Nhussi foi a Alemanhã e não foi recebido no aeroporto com a Angel Merkel. Não sabemos também se a recepção foi assim por sugestão do próprio presidente de Portugal. Achei estranho também a recepção do PR, mas temos que entender o estilo simplista de Marcelo Rebelo de Sousa.


Raimundo Machava Portugal tem pior divida.xquecer ajuda. Alias squecer G14

Like · Reply · 1 · 4 hrs


Samuel Macamo Ernest Hauser JB Smith so pode mesmo nao faz sentido pk o nosso Pais e manchete em quase todo mundo por dividas escondidas e vala comum que foi descoberta a dias e o nosso PR esta sem respostas para tantos acontecimentos em simultaneo ...

Like · Reply · 1 · 4 hrs


Aurelio Frank Mucavel com certeza a vesita do PR Portugues nao e do Estado o PR ta fazer turismo aki em Mocambique

Like · Reply · 1 · 4 hrs


Costa James a palavra Turismo E mal usada aqui,mas a culpa nao E nossa,Mocambicano nao faz Turismo devido as condicoes,so conhece a palavra.

Like · Reply · 3 · 4 hrs


Aurelio Frank Mucavel tens certeza do que falas meu caro

Like · Reply · 4 hrs


Costa James se chamas a visita do PR Portugues de turismo,nao tenho duvida k a palavra esta mal usada.

Like · Reply · 3 · 4 hrs


Aurelio Frank Mucavel se a vesita de um PR nao e do estado qual o nome podemos a tribuir a mesma vezita


Francy Charity Ainda há muita cagada k vai rolar nesse noxo moz espera pá ver.

Like · Reply · 4 hrs


Iris Maria Monteiro Está estranho querem mola

Like · Reply · 4 hrs


Francy Charity Ek agora o governo não vai conseguir por areia na vista do povo, nem cobrir com a peneira pork a verdade já t na rodapé da televisão d qualquer moçambicano.

Like · Reply · 1 · 4 hrs


Abel Vilanculos É uma questão protocolar meu amigo, lembre-se que o Presidente Português é simbólico não faz gestão do Governo Português, pois, essa tarefa, é da responsabilidade do Primeiro Ministro.

Like · Reply · 4 · 3 hrs


Fernando Filipe Franco Mesmo assim ele lidera delegações que estão lá em missão de serviço.

Like · Reply · 1 · 3 hrs


Abel Vilanculos O estatuto dele, não pode ser recebido pelo nosso Chefe de Estado porque ele não exerce funçoes executivas em Portugal embora sendo Presdiente. O sistema politico Português , é muito diferente do nosso e como tal, o protocolo, tem as suas exigências também.

Like · Reply · 3 hrs


Fernando Filipe Franco Isso é mentira Abel. É um presidente. Executivo ou constitucional é presidente. Protocolo e igual em todo o mundo.

Like · Reply · 2 · 3 hrs


Abel Vilanculos kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, você me cansaou mano kkkkkkk

Like · Reply · 1 · 3 hrs

Write a reply...



Roy Borges-Ferreira Burro é o presidente tuga de ir ai ..nao hà nada a chupar ..mas falta de respeito du presidente zicano

Like · Reply · 1 · 3 hrs


Paulino Manhique Procure saber as normas protocolares de estado aí terá a resposta.

Like · Reply · 2 · 3 hrs


Francy Charity O presidente português eu ja sabe da nossa situação e da política dos frelixos, k não ta ajudar o povo e ainda rouba para esse povo honesto, então quero ver qual será a versão do presidente português a razão do informe.

Like · Reply · 3 hrs


Nasser Ossemane Abel Vilanculos e Paulino Manhique por isso pedi ajuda aqui! nao tenho tempo de investigar as normas protocolares!

Like · Reply · 3 hrs


Costa James Abel Vilanculos,mas o tal símbolo convidou o PR da Moz na sua investidura, e foi só agora k lembrou k o PR Tuga E somente um símbolo?

Like · Reply · 3 · 3 hrs


Nasser Ossemane boa pergunta Costa James

Like · Reply · 3 hrs


Nizzy Ell Cellso Machavanizzy Pergunten o Nyussi pelo #828384123

Like · Reply · 1 · 3 hrs


Assane Atumane Avisida do estado comesou hoje, se comesace no mesmo dia que chegou seria recebido pelo PR ou pelo PM, assim o panguete seria servido no mesmo dia..

Like · Reply · 3 hrs


Leonel Sequela O nosso PR estava em outras missões OIDP sessão de abertura. Quanto ao 1ministro, esse não o posso defender

Like · Reply · 1 · 3 hrs


Nasser Ossemane Leonel Sequela pelo menos o Primeiro Ministro

Like · Reply · 3 hrs


Costa James Sr Nasser,nao se esqueça k o Moçambicano E muito bom a justicar,E capaz de justicar até uma falta,no seu próprio funeral

Like · Reply · 7 · 3 hrs


Leonel Sequela Paradeiro dele é incerto. É motivo de se questionar. Demonstra que ouvi a mínima importância pra aquele acto do presidente Português

Like · Reply · 1 · 3 hrs


Assane Atumane Por questoes protocolar nao tem nada a ver com outra coisa....

Like · Reply · 3 hrs


Bina Rindza assim ja temos assunto para debater eu ja vi muitos presidentes a viajarem e que nao foram cebidos pelo chefe do estado o PR de MOC. agora na Alemanha

Like · Reply · 3 hrs


Costa James Bina Rindza,nao confunda as coisas,alemanha E um estado Federal,pode ser recebido sim pelo presidente do estado em que esta de visita.


Genito Nicolau Ha coisas k nao dà saber os porques.

Like · Reply · 3 hrs


Luiz Rocha Só em ocasiões especiais é que um presidente recebe outro no aeroporto.

Like · Reply · 2 hrs


Emanuel Matavele Matavele O que está a acontecer é k o presidente português vinha verificar se o país de facto ja pode ser assumido pelo Portugal porque Moçambique de tantas dívidas só pode devolver o país ao colonos portugueses
.por vergonha o Jacinto não foi lhe receber de vergonha....só isso

Like · Reply · 2 hrs


Cesar Czar Não é visita de Estado, só leva na comitiva alguém da Congregação ST.Egidio, para reunião com Frelimo e Renamo e está ser o mediador para a Paz em Moçambique. Também vai ter reunião com Empresários Moçambicanos e Portugueses para se fazer mais investimentos em conjunto em Moçambique e assim criar empregos e ajudar economia moçambicana a pagar as dívidas que os outros governos fizeram e não pagaram e esconderam do povo.

Like · Reply · 1 · 2 hrs


Fernando Cesar Madrileno Simbine Porque O PR tava aqui Comigo Na Abertura Da OIDP E O PM. E nao poderiam tar ai

Like · Reply · 1 · 2 hrs


Joao Faustino Façam o que a Nizzy Ell Cellso Machavanizzy disse liguem pra nyusi e esclarecem as vossas duvidas.

Like · Reply · 1 hr


José António Monteiro O Prof Marcelo é assim mesmo. Se houver exagero de protocolo ele quebra o protocolo. Melhor assim.

Like · Reply · 2 · 1 hr


Pedro Junior Vergonha por serem ladroes.

Like · Reply · 1 · 1 hr


Sera Olindio Esse é grande homem

Like · Reply · 1 · 1 hr


Gomes Marquel ta mal governado o nosso moz

Like · Reply · 1 hr


Carlos Rosa Os maiores estão ocupados a fazer contas....

Like · Reply · 52 mins


Carlos Rosa Se fosse o presidente Mugabe? Se fosse presidente da A Sul? Foi isto que vimos?

Like · Reply · 50 mins


Aurelio Frank Mucavel esses fizeram vezitas do estado diferente desse que antissipou os dias pra fazer turismo

Like · Reply · 46 mins


Eduardo Domingos Ate aquele jovem swazi que veio pelado mereceu atençao de gomate wazarinha. Talvez porque portugal disse sim a suspensao da ajuda a bandidagem!

Like · Reply · 1 · 22 mins · Edited


Faquir Manuel Matias Matias Até eu estou confuso

Like · Reply · 36 mins


José Rocha É um desrespeito para com o Presidente da República Portuguesa,simplesmente vergonhoso,ficaram com os bens de todos os Portugueses que lá residiam e mesmo assim esta descriminação,ainda nos gozam e não nos têm Respeito.

Like · Reply · 35 mins


Ismael Valigy Muito estranho mesmo....bom reparo Nasser Ossemane...ha muita coisa sem explicacao!!!

Like · Reply · 1 · 35 mins


José Rocha Quando o Presidente da República e o 1º Ministro vierem a Portugal,deviam ser recebidos pelo Presidente da Camâra de Lisboa.

Like · Reply · 33 mins


Conor Christie Talvez ele esta de ferias e não uma visita oficial.

Like · Reply · 30 mins


Tomás Guima Vou fazer uma e simente uma pergunta Marcelo Rebell sousa vei em visita de estado? Quem me garante? Quantos e quais os ministros que vieram com ele? Se tiverem resposta talvez consigam exolicar aoNasser Ossemane

Like · Reply · 1 · 29 mins


Faquir Manuel Matias Matias Quer dizer estas a duvidar

Like · Reply · 27 mins

Write a reply...



Jose Rui Da Silva Nao é dizrespeito nenhum porq ele esta de visita de estado de 4dias e tem tda cortecia de honra hje tava na praç e hje é que sera recebido pelo chef de estado ond irao abordar varios assunto de interesse ,economico,politc,militar etc.

Like · Reply · 28 mins


Faquir Manuel Matias Matias Ele está de visita sim agora porque não foi recebido pelo nhusi não sei mais ele está aqui sim

Like · Reply · 28 mins


José Rocha Dtor Marcelo Rebelo de Sousa Abra os olhos e não se deixe humilhar em nome do Povo Português,seja em visita de Estado ou de Férias. "Assim não".

Like · Reply · 27 mins


José Rocha O Povo Moçambicano não merece esse Desprezo,dado que o seu Pai foi o melhor Governador de Moçambique e muito bom para todos os Moçambicanos. Já se esqueceram os Srs,Governantes de Moçambique?

Like · Reply · 24 mins · Edited


Karalivro Single O tuga estara ca ate sexta feira, acham k Nhusi deve lhe aconpanhar tdos esses dias? Nao tem mas nada pra fazer???

Like · Reply · 24 mins · Edited


Conor Christie Talvez Nyussi não foi recebido no aeroporto de Lisboa. Talvez esta reunido com os outros ministros pra resolver a crise. Porque que um dos jornalistas não faz essa pergunta ao presidente Português ou a um oficial do estado? Estamos todos com comentários sem respotas.

Like · Reply · 24 mins


José Rocha O RESPEITO È MUITO BONITO E FICA BEM EM TODOS OS MOMENTOS E EM TODAS AS OCASIÕES DA VIDA.

Like · Reply · 22 mins


Antonio Alicete Talves está doente , o país tem tanta divida que lhe cria fébres.

Like · Reply · 1 · 18 mins


José Rocha Pobre povo Moçambicano,com estes Governantes nunca vão a lado nenhum,pobre cada vêz mais pobre,que pena,que este triste País continue sem esperança.

Like · Reply · 18 mins


Luiz Rocha Quando o presidente de MOÇAMBIQUE esteve em Portugal também não tinha o PR no Aeroporto á espera nem o primeiro Ministro, apenas foi recebido no Palácio de Belém e em São Bento, qual é o Stress é assim mesmo o protocolo, não inventem humilhações onde não há, olhem para a frente que o passado já era, deixemo-nos de preconceitos e complexos.

Like · Reply · 3 · 13 mins


José Rocha Memória curta e pouca lucidez.

Like · Reply · 1 · 12 mins


Faquir Manuel Matias Matias O presidente do município de lichinga foi detido hoje por má gestão I desvio de fundos isto em mocambique-

Amorim Bila

Mano Eduardo Domingos parece me que terei que te bloquear enquanto continuar a postar imagens fortes e ofensivas com tendencia a desinformacao e totalmente deslocadas da nossa realidade. Nao foi para isso que me pediste amizade!






Jhérson Jhérson Jr. Avante e sem recua. De detratores com perfis falsos estamos cansados.



Like · 1 · 18 hrs · Edited










Bitone Viage Acho que é isso que eles querem, desinformar.



Like · 18 hrs










Eduardo Domingos Sao imagens da perola do indico que circulam pelo mundo inteiro. Se nao as quer ver na sua pag, concerteza vais ver nas paginas dos outros. Sempre esperei seus comentarios como analista a volta disso mas.... Faça o que é melhor para ti que agir como avestruz.



Like · 3 · 16 hrs










Catman Mandlazi Kkkk vais escolher uma das coisas Ilustre! Ameaça forte e imagens fortes...



Like · 1 hr










Eduardo Domingos K ameaças?



Like · 46 mins










Americo Nhantumbo O mais correcto,educado e humilde seria pedir lhe desculpas. Não acha sr. Domingos?



Like · 1 · 15 hrs










Arsenio Bila Pedido de desculpas é ético e demostra k és homem maduro e vamos continuar a facebucar cem ofender a ninguém



Like · 3 · 12 hrs










Eduardo Domingos Vejam o que postei no mural dele o que nai seja do vosso dominio? Eu sei pk copio na pag dele. Nunca ouvi falar de Americo Nhantumboe nem de Arsenio Bila mas dele o vejo e o oiço na tvm e rm a falar coisas cujas consequencias sao imagens que ele nao quer ver. Chamo lhe atençao pk eu pago imposto k suporta o espaço onde ele vezes sem conta promove a discordia. Fui claro



Like · 3 · 11 hrs · Edited










Arsenio Bila Sr Eduardo Domingos não n Facebook dele é pessoal pa



Like · 11 hrs










Eduardo Domingos Vejo e o oiço na tvm e rm Amorim Bila por isso ele deve assumir na rua ou no serviço o que ele diz num espaço pago por mim.



Like · 2 · 11 hrs










Tatana Mathe Oh amigo Domingos tas cuberto de razao esse Amorim bila e a gentalha dele,tipo Alexandre Xivale, Gonsalves Gustavo Mavie sao antifrenimista, tudo pra eles é so elogiar enaltecer a figura dos camaradas. E eles nao concordam com opiniao ao contrario a deles.



Like · 2 · 9 hrs










Drcio Jlio Mlove Amorim Bila tem espírito FRELIMISTA de segregaçao dos contra o regime sujo, nem todos estarão PRO ladroes e assaltantes de FMI. Cuide se Eduardo Domingos porque pode ser o próximo da Bala perdida.



Like · 1 · 10 hrs










Eduardo Domingos Estou nas tintas, quem disparar para mim vai estragar o futuro dos seus filhos, netos.... Estao avisados. Habitarei com eles pra sempre



Like · 9 hrs










Alcidio Do Rosario E uma ameaca?



Like · 2 hrs










Eduardo Domingos Uma verdade. Os meus espiritos funcionam



Like · 1 · 2 hrs










Cardoso Machai Matsanga nunca pede desculpas



Like · 7 hrs










Sebastiao Matias Matias Camarada Amorim goste do seu comentarios na TVM.ontem força



Like · 1 · 7 hrs










Amorim Bila Cda Sebastiao, a PATRIA chama por NOS e por NOS tem que ser Defendida!



Like · 1 · 5 hrs










Sebastiao Matias Matias SOU FILHO DESTA MODESTA PATRIA NAO VOU DEIXAR OS Q TEM INTERESSE PESSOAL FAZER E DESFAZER.AMO MOZ



Like · 5 hrs










Sebastiao Matias Matias Ninguem vai nos tirar a dignidade vamos ate ultima conseguencia.agora falam de vala comum em canda em gorongosa,tudo fiasco da oposiçao.



Like · 5 hrs










Eduardo Domingos Esperam arranjar sarna com a ONU. As evidencias foram colhidas ha bastante tempo apenas estava se monitorar



Like · 1 · 4 hrs










Amorim Bila Cda Sebastiao, o Eduardo Domingos ainda vai me aturar hoje na RM no debate das 15:10h



Like · 1 · 4 hrs










Eduardo Domingos Nao tenho problema de te aturar é dai que arranjamos estrategias pra atirar os cdas pra o lodo. Força



Like · 4 hrs










Adriano Muxanga Gostaria de ouvir debate de assuntos k toca ao nosso belo pais e nao promessas de respostas ao sr.E.Dimingos porque nem todos k vao acompanhar o debate da R.M.das 15:00,tem acesso as redes sociais.



Like · 3 hrs










Amorim Bila Adriando a RM esta em online tambem www.rm.co.mz



















Rádio Moçambique - Hoje e Sempre


Site da Rádio Moçambique-E.P.


RM.CO.MZ







Like · 3 hrs










Adriano Muxanga Meu Dr.Bila,essa foi maxima,a maior parte da populacao mocambicana usa o telemovel para fazer e recrber chamadas e muitas vezes com dificuldades e ja essa online sera k mesmo este povo estara em condicoes?Vamos tentar ser serios meu caro Dr.



Like · 2 hrs










Alcidio Do Rosario Amorim Bila nao precisas de chegar ai. Acredito que o Eduardo culto que e percebeu.

Sem comentários: