quinta-feira, 19 de maio de 2016

Morreu Donna Summer


Donna Summercantora norte-americana  premiada por cinco vezes com o Grammy,faleceu hoje na Florida, EUA.

MARIA LUIZA ROLIM (WWW.EXPRESSO.PT)
Donna Summer, de 63 anos, conhecida como a "Rainha da Disco" morreu hoje vítima de cancro, na Florida, Estados Unidos. A cantora tinha 37 anos de carreira. Estima-se que tenha vendido mais de 130 milhões de discos. 
Donna Summer, distinguida com cinco Grammy, começou a destacar-se na música disco nos anos 70, com sucessos como "Last Dance", "Hot Stuff" e "Bad Girls".
A cantora continuou no top internacional de vendas na década de 80, com "She Works Hard for the Money" e "This Time I Know It's for Real".
A sua música influenciou bandas como os Duran Duran e cantores como David Bowie.
Várias fontes citadas pelo site TMZ levantam a hipótese de que Donna Summer contraiu cancro, após ter inalado partículas tóxicas na sequência do ataque de 11 de setembro, em Nova Iorque.

"RAINHA DA DISCO"

Nascida em Boston, Donna Summer iniciou-se a cantar gospel. Ingressou profissionalmente no mundo da música cantando no coro da banda "Three Dog Night". A carreira a solo começou depois de conhecer os produtores Giorgio Moroder e Pete Bellotte, que a ajudaram a dar forma à "era do disco". Em 1975, foi ela quem levou a Moroder algumas ideias para a canção "Love to Love You", que se tornaria o seu primeiro grande hit, lançado na Europa. A música, já como "Love to Love You Baby", invadiria as pistas de dança nos EUA e em muitos outros países. Foi o salto de Donna como "Rainha da Disco", reinado que durou até ao início dos anos 80, quando decidiu enveredar por outros estilos musicais.
O seu primeiro single, "Sally Go 'Round the Roses", ainda como Donna Gaines, em 1971, mas não obteve sucesso. "Lady of the Night", o primeiro álbum, foi lançado em 1974. Em 2008, faria o lançamento do seu 17º e último álbum, "Crayons". A cantora estava atualmente a preparar um novo álbum
A cantora também investiu na carreira de atriz, tendo participado no filme "Thank God It's Friday" (1978), do realizador Robert Klane. Nos anos 60, viveu em Munique, integrando o elenco de "Hair", entre outros musicais e peças de teatro encenados na Europa.
Donna Summer, que foi várias vezes ao Brasil, apresentou-se em 2009 em São Paulo e no Rio de Janeiro, pela última vez, com "Crayons".
A cantora, que se casou em 1972 com o ator austríaco Helmuth Sommer - de quem adotou o apelido, alterando-o para "Summer"-, teve a sua primeira filha em 1973, divorciando-se pouco tempo depois. Donna foi também casada com o músico Bruce Sudano, com quem teve duas outras filhas.

Sem comentários: