sexta-feira, 6 de maio de 2016

Luaty Beirão em "protesto de nudez, silêncio e fome"


Mundo


Umas das vigílias pela libertação dos ativistas

Foto: Arquivo

05 Maio 2016 às 20:33

COMENTAR

O "rapper" angolano Luaty Beirão iniciou esta quinta-feira "um protesto de nudez, silêncio e fome, recusando-se receber a família".

Um fonte familiar citada numa mensagem publicada na página oficial do ativista luso-angolano no Facebook refere que "ele não quer receber ninguém e que está nu. Não aceitou receber a comida e que está deitado no chão. Não sabemos de mais pormenores".

Um tribunal de Luanda condenou a 28 de março a penas entre dois anos e três meses e oito anos e seis meses de prisão efetiva os 17 ativistas angolanos que estavam desde 16 de novembro a ser julgados por coautoria de atos preparatórios para uma rebelião e associação criminosa.

Os ativistas condenados rejeitaram sempre as acusações que lhes foram imputadas e garantiram, em tribunal, que os encontros semanais que promoviam - foram detidos durante um deles, a 20 de junho do ano passado - visavam discutir política e não promover qualquer ação violenta para derrubar o regime.

Os 17 ativistas condenados são o músico e engenheiro informático luso-angolano Luaty Beirão, o estudante universitário Manuel Chivonde "Nito Alves", o professor universitário Nuno Dala, o jornalista e professor universitário Domingos da Cruz, o professor primário Afonso "M'banza Hanza", o professor do segundo ciclo José Hata e o jornalista Sedrick de Carvalho.

O funcionário público Benedito Jeremias, o cineasta Nélson Dibango, o mecânico Fernando António Tomás, o tenente da Força Aérea Osvaldo Caholo, os estudantes Inocêncio de Brito, Albano Bingo Bingo, Arante Kivuvu e Hitler Tshikonde, a estudante universitária Laurinda Gouveia e a secretária Rosa Conde são os restantes condenados.

O tribunal rejeitou argumentos da defesa como recolha ilegal de imagens nas reuniões, falta de mandados de captura, ou mesmo que as sessões em causa resultavam do exercício do direito à livre reunião e associação.



Leia mais: Luaty Beirão em "protesto de nudez, silêncio e fome" http://www.jn.pt/mundo/interior/luaty-beirao-em-protesto-de-nudez-silencio-e-fome-5160330.html#ixzz47rgTQrWC
Follow us: jornalnoticias on Facebook

Sem comentários:

Windows Live Messenger + Facebook