domingo, 15 de maio de 2016

Homens da Renamo atacam dois autocarros na Zambézia

Morotone 15/05/2016 as imagens por si fala cada um pode atribuir o titulo.

Morotone 15/05/2016 as imagens por si fala cada um pode atribuir o titulo.


AFINAL, QUAL É O ALVO DOS HOMENS ARMADOS DA RENAMO?

Estava a ver o Telejornal da STV e, segundo a reportagem do Jornalista Jorge Marcos, dois autocarros da transportadora Nagy foram barbaramente atacados por homens armados da Renamo, o que resultou na morte de uma cidadã de nacionalidade estrangeira e 5 feridos nacionais, alegadamente porque esta empresa transporta Militares e armamento bélico.

Ora, das imagens que pude observar com precisão daquelas senhoras, crianças e alguns homens, não me parece que sejam MILITARES DAS FORÇAS GOVERNAMENTAIS, sendo assim, penso que a direcção da Renamo deve encontrar-se consigo mesma, visto que, este conflito existente não é com os civis, nós o povo não temos nada a ver com esta guerra, portanto, se a pretensão das partes é guerrearem-se que assim seja, mas, deixem o povo de lado.


Os civis não devem ser atacados com vista a forçar o governo a negociar com a Renamo, não é assim como se faz política, julgo que, se a Renamo, mesmo com o apoio popular que goza no seio da opinião pública continuar a atacar civis, pode claramente desaparecer e ser reduzida a ZERO.

Penso que as fontes da Renamo que dão conta que, a empresa Nagy transporta militares e material bélico podem estar erradas, prejudicando e colocando famílias enlutadas sem razões aparentes. Não quero contudo, afirmar que a Nagy transporta ou não transporta militares, mas, avaliando a partir das imagens que tive acesso, aquelas pessoas não são nem tampouco militares.

PS: Eu particularmente distancio-me de ataques a alvos civis, porque não tem nada a ver com isso, portanto, penso que é chegada a hora dos principais actores em conflito terminarem com esta guerra porque não tem razão de ser.

Nuno Pires Isso já não é política, é banditismo.

Gosto · Responder · 2 · 8 h

Rogerio Antonio Sem sombras de duvidas.....

Estevao Zefanias Chauque Que as pessoas deixem de viajar cim nagi,por que nagi transporta militares,nagi Investment tem que parquear ate novas ordem....

Gosto · Responder · 5 · 8 h

Vasco Abrao Francisco Esta é a verdadeira face daa Renamo...açassinos. O hábito não abandona o seuu dono.

Gosto · Responder · 6 · 8 h

Vitor Constantino Vai pescar atum ..qual e face da FRELIXO !!??..assassinios e roubos..miséria pra o POVO..menos pahh..

Gosto · Responder · 5 · 8 h · Editado

Ematum Guepato Vasco Abrão, vai crescer primeiro depois venha comentar.
Ntlha...

Gosto · Responder · 3 · 8 h

Aurelio Jorge Vasco e outros não sabem o k falam.

Gosto · Responder · 1 · 7 h

Samuel Bola Esse vasco é um estúpido da merda.

Sandro Almeida Rogerio eu ouvi dizer que eram homens de castanha e ñ verde isso é uma manobra que a frelixo esta a fazer por causa das dividas.

Gosto · Responder · 7 · 8 h

Wa Pessoa Voce esta desnorteado.

Gosto · Responder · 1 · 8 h

Samuel Bola Wa pessoa,o único desnorteado aqui è voce.querem desviar a nossa atençao.

Rogerio Antonio Eles se querem guerrearem-se que assim seja, nós o povo não temos nada a ver com isso, não é assim como se faz política, visto que, um dia posso ser eu, a pegar num autocarro a caminho da região central do país e ser alvo de ataques, assim também não dá, não posso aceitar.

Gosto · Responder · 7 · 8 h

Vitor Constantino Há sempre numa situação de guerra ..danos colaterais...inocentes que morrem..

Gosto · Responder · 1 · 8 h

Rogerio Antonio Atacar um autocarro e alegar danos colaterais? Come on pah!

Gosto · Responder · 8 h

Vitor Constantino Eu não estou a alegar ....estou a dizer ..que existem..da mesma maneira que as FADM ..entram numa povoação e mata aleatoriamente...a população e isso trata-se de genocido..e não vejo ou ouço ninguem dos média ..falar..aliás a reportagem aparece...!?Pk !? para denegrir a imagem da RENAMO...

Gosto · Responder · 4 · 8 h · Editado

Alfredo D. Baltazar Quem se atreve a subir aqueles machimbombos o problema é dele.

Rogerio Antonio Unay Cambuma, aquelas senhoras e crianças que aparecem na STV também são militares? Vamos lá ser sérios mano.

Gosto · Responder · 4 · 8 h

Ematum Guepato No dia k a Nagi deixar de transportar militares, não será mais alvo em nenhum dia.
As FDS tem as suas próprias viaturas.

Gosto · Responder · 1 · 7 h

Peter Chambale Jr. Unay voce avisou mas acredito k aquelas pessoas nao tem facebook ou nao te seguem. achas k todo Mocambique t segue?

Joaquim Berema Jose Berema Vc n presta bem atençao no noticiarip! Na STV o jornalista sò dice homes armado. Os lanbe da TVM é q falarao homes armados da Renamo. Vembem.

Gosto · Responder · 12 · 8 h

Nathaniel Mucavele Esses tais homens não podem fazer (política) guerrilha de senso comum... acharem que lá tem militares e atacarem nos a nós indefesos!

Gosto · Responder · 1 · 8 h


Sandro Almeida Joaquim na tvm falaram de homens de castanho.

Gosto · Responder · 6 · 8 h

Narcísio Mula O governo devia deixar de usar carros vivis para transportar militares

Gosto · Responder · 9 · 8 h

Sandro Almeida Mula concordo contigo.

Gosto · Responder · 4 · 8 h

Varlido Jorge Mahoche Quem garante Que Sao homens da renamo? Nao guerra nao falta oportunismo, alem do mais o governo esta preocupado em limpar sua imagem, nao devemos assumir qui Sao homes da renamo, lembremos tambem Que ha esquadroes de morte circulando por ai, triste situacao, solidarizo me pelas vitimas

Gosto · Responder · 10 · 8 h

Cirilo Eduardo Tembe Manipulação da impressa 
bando de frelimistas...


Juma Aiuba

Confesso que já não estou preocupado com as atitudes da Renamo. Já não quero saber se esta "guerra" é justa e oportuna ou não. Já não me interessa que nome se dá a isso. Tampouco me preocupa encontrar culpados.


Estou somente preocupado com o meu papel nisso tudo. As vezes me pergunto se estou a fazer a minha parte para melhorar este ambiente. As vezes me pergunto se o que estou a fazer é suficiente. As vezes fico analisando se as minhas atitudes sobre isso são positivas ou negativas.


As vezes penso: o que a História dirá a meu respeito? Fui cobarde? Fui frio demais? Fui arrogante? A tal cidadania activa que tanto se fala é essa? Sou cidadão activo?


Ver ataques contra Nagi no telejornal e depois fazer um post bombástico no Facebook é suficiente? Participar de uma manifestação é um bom contributo? Ir a tê-vê para criticar Dhlakama ou Nyusi basta? Dizer " olá paz" contribui para alguma coisa? E calar... ajuda?


Devo fazer mais do que isso? Sou capaz? Vai funcionar? Alguem vai ouvir? Há mais que se possa fazer? O que!?! Como!?! Onde!?! Quando!?!


Agora, estou preocupado somente com o meu papel. Não sei se estou a fazer o que se espera de mim.


Dioclécio Ricardo David Essa introspecção e recorrente indagação deve-se a nossa fraquíssima democracia. Veja que entre o Sr. Juma e eu há uma diferença significativa de idade. Ora, uma pessoa como o Sr. faz esse tipo de indagação, imagine eu, quais as perguntas que me ocorrem?! Devem ser mais devastadoras. Mas isso é fruto de um fraquíssimo Estado Democrático que certo partido tenta perpetuar. Na verdade se não és do tal partido nunca sabes ao certo qual seu papel senão apoiar ou criticar. Vivemos uma época em que temos direitos e liberdades suspensos sem que haja declaração formal. Vaticino que nada mais se pode fazer senão criticar ou apoiar pois a nossa democracia participativa é uma nulidade retumbante. Exemplos disso é manter-se um governo que, até agora, não fez absolutamente nada a não ser mostrar-se surpreso com as dívidas contraídas pelo anterior governo do qual o PR era Ministro. Epah...isto está muito mal. Não há regras claras de convivência política...não há respeito dos mandatários aos mandantes...diria muita coisa mas sei que de nada valerá pois parece que somos repetitivos pois já encontramos o cerne da questão. Exclusão política, défice gritante de democracia participativa e direitos e liberdades suspensos informalmente.😕



Gosto · Responder · 3 · 1 h · Editado










Salomão Secretário Secretário Já eu, pelo contrário, estou extremamente preocupado e apreensivo com o comportamento e com a maneira como nós, sociedade civil, temo-nos posicionado em relação a certos assuntos. Penso que aquilo que aconteceu em Mocuba, a ser mesmo obra da Renamo é condenável em todos os sentidos, da mesma forma como o é a questão da divida pública, dai que deveria igualmente suscitar debates na TV, na Rádio, nos Jornais mais badalados da praça e aqui nesta plataforma, mas não é nada disso que acontece, noto com tristeza que tem havido uma certa parcialidade no debate dos temas que marcam a actualidade. Criticamos, condenamos, ameaçamos com marchas de protesto quando um dos protagonistas tropeça e desgraça-nos e, fingimos ser surdos e mudos quando o outro também o faz. É minha opinão, são livres de não concordarem com ela mas, obrigados a respeitar.
Interessante. A RENAMO pretende governar no Centro e Norte do país, entretanto, mata as suas gentes, impede a circulação de bens das suas gentes. E ainda há parvos que andam por aqui a dar créditos a estes actos.
Gosto
Comentar

12Julião João Cumbane, Zefanias Augusto Namburete e 10 outras pessoas
Comentários


Domingos Bihale A Renamo, desde a sua criacao, nunca teve objectivos politicos. E tudo acto de oportunismo e sabotagem. Eu acredito que as mudancas neste pais podem ocorrer sem recurso as armas.

Gosto · Responder · 1 · 2 h


Sarifa Alvares Se matar a população vai governar km animais?

Gosto · Responder · 1 · 2 h


Osh Macamo A atribuição à RENAMO da autoria de ataques à mão armada a alvos civis é automática?

Gosto · Responder · 2 h


Francisco Wache Wache Conhece outro grupo de terroristas que ataca carros civis? Que dava estradas? Que ataca colunas


Fausto Julio Dias Ao falar da renamo, a vala comum de quem é autoria? Acho k sao moçambicanos que matam, esse é meu ponto de vista.

Gosto · Responder · 2 h


Francisco Wache Wache Esta a nós desviar, cada assunto é um assunto. Essa de vala comum tem outros contornos. Iremos falar dele no post que formos sobre isso


Jovem Matemático Assino o seu poste Francisco Wache Wache,eu tenho dito porque a Renamo nao faz a política como os outros partidos políticos?A demais dizem que atacam FDS e NAGI é FDS?

Gosto · Responder · 1 · 1 h


Antonio Rungo Nhampossa Concordo que existam parvos, aqui, Francisco Wache Wache: aqueles que caminham pelos extremos.

Gosto · Responder · 1 · 1 h


Gildo Aliante Aliante Mas o nome diz Resistência Nacional de Moçambique. Significa. Resistir contra o desenvolvimento, a paz, o povo...

Gosto · Responder · 1 h · Editado


Antonio Rungo Nhampossa Que dizer dos moçambicanos que foram uma resistência ao governo colonial português?

Gosto · Responder · 1 h


Gildo Aliante Aliante O partido chama Frente de libertação de Mocambique (FRELIMO). O objetivo foi resistir contra o colonialismo por português e formar uma pátria onde o próprio mocambicano seria dirigente. Não se resiste para actos e feitos que beneficiam a colectividade. Convido lhe a consultar o verdadeiro sentido da palavra resistência.

Gosto · Responder · 1 h


Antonio Rungo Nhampossa A distância que nos separa deve não ter podido conduzir fielmente as minhas palavras até ti. Em nenhum momento falei da Frelimo. Em todo o caso, agradeço pelo convite que me fazes, e aproveito fazê-lo a ti. Nunca pensei que, no teu pensamento, não existisse o que consta da nossa história oficial, que alude à resistência à ocupação colonial. A Frelimo apareceu mais tarde, para o teu conhecimento.

Gosto · Responder · 1 h · Editado


Antonio Rungo Nhampossa Gildo Aliante Aliante, se quiseres que nos ocupemos com a Frelimo, tem que ser fora deste post, para não nos distanciarmos da preocupação de fundo de Francisco Wache Wache. Em todo o caso, adianto dizer-te que curvo-me diante dos libertadores da pátria, enquanto libertadores da pátria, embora eu não saiba onde eles se encontram. Conheço um homem que perseguia o pai quando estava em vida. Aconteceu, porém, que, quando o pai perdeu a vida, fez uso do seu nome (nome do pai), porque sabia que era condição única para governar os seus bens.

Gosto · Responder · 53 min


Gildo Aliante Aliante Concordo. Todavia há algo acrescido no meu pensamento. A questão do fundo é esse povo k resistência tinha objectivos bem claros, evitar a ocupação da terra pelos colonos. E porque a RENAMO resiste com o povo que lhe elegeu e quer lhe governar?


Lourenço Daniel Daniel Por mi esse tinha qui desistir, porque nos estamos cassados arri!

Sandro Almeida Jorge bem falado.

Gosto · Responder · 2 · 8 h

Rogerio Antonio Varlido Jorge Mahoche e Joaquim Berema Jose Berema, Qual seria a outra força que dispararia contra autocarros? Acham que são forças governamentais? Manos, eu não sou cego, não me agarro a politiquices, tenho ideias próprias.

Gosto · Responder · 3 · 8 h

Varlido Jorge Mahoche Jorge Marcos falou como jornalista ao afirmar qui foram homens armados Que fizeram os disparos,,, lambras do ataque do dia 25 contra o lider da renamo? Quem imaginava no momento Que eram as FDS, eu particularmente sou apartidario tambem tenho ideas e analogias proprias

Gosto · Responder · 6 · 8 h


Gosto · Responder · 2 · 7 h

Joaquim Berema Jose Berema Vc é um q nega a verdad ate oj penxax k o governo n mata n bate civix. Sabex pork o governo conpra xigonba d xanboko enquanto ele mexmo proibe a tortura?

Gosto · Responder · 7 h

Augusto Gildo Buanaissa Rogerio, eu critico bastante ataques a civis, no entanto o ideal seria pedir as autoridades para investigar e trazer a responsabilidade os autores. Podes estar aqui a dizer que é a Renamo enquanto não. Você não estava lá para ter factos e sustentar as tuas afirmações. Viu na TV, que pode se tratar de notícias manipulada. Pode ser oportunismo, de a Lalgy carregar civis, os militares governamentais atacarem para culpar a Renamo.
Estamos num momento muito tenso e é fácil fazer juízo das coisas, muitas vezes esses juízos podem estar errado. 
Entendo a sua indignação, mas não podes resolver-la chutando palavras por aí....

Gosto · Responder · 3 · 7 h


Ematum Guepato Meu caro Rogerio Antonio, o problema é k a transportadora Nagi, transporta militares juntamente com os civis.
Existem, autocarros próprios pra militares e blindados pra esse trabalho.

Gosto · Responder · 9 · 8 h

Joaquim Joao Correia os militares deveriam circular exclusivamente em suas viaturas

Sandro Almeida Rogerio eu também não mas a verdade é uma a frelixo esta a matar e muito.

Gosto · Responder · 3 · 8 h

Eduardo Domingos Rogerio Antonio acha que a renamo teme fds da frelimo? Se essa transportadora levar consigo 5 militares e 50 civis passa a alvo militar. Os esquadroes estao a semear mortes nao andam em batalhoes mas sim em pequenos grupos.

Gosto · Responder · 7 · 8 h

Ramos Magenge Concordo plenamente! As nossas vidas não podem depender da vontade desses neuróticos (renamo) e psicóticos (frelimo).

Vasco Abrao Francisco Ematum Guepato...há crianças que tambem falam verdades, e porque quando a verdade vem a tona a mentira esfuma-se, é de compreender o seu nervosismo...

Gosto · Responder · 4 · 8 h · Editado

Vitor Constantino Pois mas devemos sempre desconfiar ..dos mesmos de sempre ..ate porque ..não ha refugiados..são turistas ...a comitiva ..de Afonso Dhlakama...atacou-se a si propria...por 2 vezes..não ha Atum ...não ha divida...não ha vala comum ..mas ha um ataque a civis ...num autocarro...

Gosto · Responder · 8 · 8 h

Ematum Guepato Gostei, sem palavras.

Secinio Fernando Concordo mas onde há luta entre 2 gigantes as ervas...

Gosto · Responder · 1 · 8 h

Mestre Jojo Mestre Atacar civis são coisa de ISIS sendo assim A Renamo deve ser considera TERRORISTA e combatida por qualquer força possível .ZANGUEI

Gosto · Responder · 2 · 8 h

Samuel Bola Vai se alistar.

M-du Dulomite Rogerio Antonio , viste todos os oucupantes do auto-carro?
Os que viste não são militares, mas pode ser que havia militares não fardados.
Portanto é dificil dizer que em momento o Nagy transporta ou não transporta militares.

Rogerio Antonio Porque atacar um autocarro que leva 50 civis e 5 militares? Sera' esta a estrategia?

Gosto · Responder · 6 h

M-du Dulomite Em questões militares pode ser uma estrategia sim, se assumirmos que o motorista recusou uma ordem de parar o autocaro.

NB: não estou a saudar a actitude dos supostos homens da Remano, apenas estou a ser realista.

Julio Lilito Boene Naquele troco parece haver muito homem armado a defender diferentes interesses. Quem terá atacado os autocarros?

Gosto · Responder · 1 · 8 h

Alberto Pagari As consequencias negras é de proprio governo como é possivel no governo suberano transportar militares nos carros civis o resultado é esta que estamos a ver. Se ha contrato com esta transportadora que cansele e caros passageiros nao aceite ser usado de material didactico com estes FDS.

Gosto · Responder · 6 · 8 h

Satelite de Moçambique Boa meu rapaz

Gosto · Responder · 7 h

Ematum Guepato A Nagi vai falir sinceramente.

Rogerio Antonio Mano Eduardo Domingos, se assim for então que haja uma outra estrategia com vista a parar com estas incursões militares e esquadrões da morte, não atacar 50 pessoas civis, porque tiveram informação que supostamente havia 5 FDS. Isso não está correcto, a Renamo pode incorrer para sanções muito sérias.

Gosto · Responder · 8 h

Julio Lilito Boene Guerrilha

Gosto · Responder · 7 h

Narcísio Mula Quem faz jogo sujo é quem usa os civis como escudo. Militares disfarçados de civis, carros de civis. Isso é antijogo. Não estou defendendo que a Renamo ataque civis mas diante desta situação em que eles até têm de se defender quem devia fazer jogo limpo é o governo.


Vasco Abrao Francisco Quantas vezes o líder da Renamo disse que dei ordens para os meus homens não dispararem e evitar matar civís...desta vez o que aconteceu? O controlo da guerrilha está a escapar dentre os dedos do "Marechal"?

Gosto · Responder · 1 · 8 h

Eduardo Domingos Rogerio Antonio esqueceu se que a renamo vem apelando para os carros pararem nos roadblocks caso forem interpelados?

Gosto · Responder · 6 · 7 h · Editado

Lasti Zaix quem é a ranamo para montar roadblock e com que autoridade pode fazer isso?

Gilberto Gomes A renamo está desesperada, e logo o desespero é o seu alvo...

Gosto · Responder · 1 · 7 h

Samuel Bola O único desesperado é o seu frelixo.

Abel Zico Na minha opiniao eu acho que a RENAMO devia parar o seu braco armado e fazer politica forte...Tem tudo para lutar pela destituicao desse governo fantasma e morribundo, 'e so usar um pouco de inteligencia...Mas tem dois aspecctos curiosos: 1-serao mesmo os homens armados da renamo ou tentativas de diabolizar como sempre? 2- o governo da frelimo ao empurrar Dlhakama para o mato viu que ele 'e menos perigoso la que fazendo politica com aquelas enchhentes todas nos seus comicios. Voces ja imaginaram o que seria se Dlhakama ainda estivesse naquelas suas passeatas com a revelacao dessas dividas que enterraram a nossa economia? Penso que a frelimo fica mais confortavel com Dlhakama no mato do que a circular a vontade, mas parece que so a renamo nao ve isso...Mas repito, a Renamo deve baixar o seu braco armado e fazer politica. Tem tudo que pode usar legalmente...

Gosto · Responder · 9 · 7 h · Editado

Satelite de Moçambique Observacao resistente, intelectual!

Gosto · Responder · 7 h

Samuel Bola Baixar as armas,e depois lhe emboscar?é isso?

Gilberto Gomes A renamo tem que procurar pelo atum no mar e não no porto seco...

Gosto · Responder · 2 · 7 h

Castro Barco O melhor pra evitar é só nao subirmos carros da Nagy e Etrago, porke eles publicaram aki apelando pra nao subirmos, obtemos por outras transportadoras. Nada disse mas pra o nosso bem falei, vale pena prevenir

Gosto · Responder · 7 · 7 h

Satelite de Moçambique Bem dito meu caro!

Nico Voabil Muita frontalidade Unay Cambuma VS Rogerio Antonio esta ser um grande debate são duas alas uma social a outra politica com inclusão de varios intrevenientes estou a gostar por isso vou continuar acompanhar ...

Gosto · Responder · 2 · 7 h

Eduardo Domingos Abel Zico faz ideia de gendarmes e armas que a frelimo tem para acabar com a renamo desmilitarizada?

Gosto · Responder · 4 · 7 h

Gilberto Gomes A renamo está fazer o que sempre fez, ou melhor: a renamo está a cumprir com os objectivos pelos quais foi criada: matar, roubar e destruir...

Gosto · Responder · 2 · 7 h

Filipe Antonio Tauzene Tauzene Neste momento os homes do lider da Renamo disconfiam qualquer animal ki vem pela frente ou pela atraz

Gosto · Responder · 2 · 7 h

Abel Zico O governo da frelimo ja previa a revelacao dessas dividas e aqueles comicios de Dlhakama eram uma forma muito eficiente de comunicar e informar ate os cidadaos que vivem em zonas mais recondidas...Agora a gente nas cidades discute o caso das dividas mas muitos e a maior parte nem imagina do que se trata. A frelimo foi estratega quanto a isso. Eu pergunto, como o Dlhakama depois daquele cerco a sua casa na Beira saiu de la para Gorongosa sem que fosse visto? Vozes baixas falam mesmo que foi escoltado por alguns comandantes. Entao, eu acho que a RENAMO esta a jogar o jogo da frelimo sem perceber. Dlhakama 'e mais perigoso livre do que aquartelado!

Gosto · Responder · 2 · 7 h

Rogerio Antonio Realmente mano Abel Zico concordo com tudo, execeptuando com a parte que tem a ver com os ataques, recuso-me a aceitar que seriam as FDS a atacar e depois culpabilizar a Renamo, descarto essa hipotese. 
Estariamos novamente naquela estória do Zimpinga onde o Damião José teria dito que a carava do líder teria sido auto-embuscada.
Tudo é obvio aqui, quem mata membros da Renamo é a Frelimo atrravés dos esquadrões da mortes, e também que ataca autocarros é a renamo.

Gosto · Responder · 3 · 6 h · Editado

Augusto Gildo Buanaissa Determinada essa sua convicção ... Então melhor não debater... Se tudo para ti é óbvio.

Gosto · Responder · 1 · 7 h

Satelite de Moçambique A frelimo, é capaz e faz isso meu caro Rogerio!

Eduardo Domingos Crianças como Gilberto Gomes nao deviam comentar assuntos dessa natureza acabam destoando o debate.

Gosto · Responder · 5 · 7 h

Gilberto Gomes A renamo foi ideializada para destruir tudo o que o colono português havia deixado no país em 1975... E o que restou hoje do colono fora da cahora bassa?

Gosto · Responder · 1 · 7 h

Observador da Justiça Qual é a fonte meu irmão, ou trata s d uma mera reflexão!

Satelite de Moçambique A verdade é uma, o Maior partido de moz é a RENAMO! Viva a certa victoria! Agora, quem sabe que lá ha fogo e vai, queimará, seja militar ou civil, queimará!

Gosto · Responder · 2 · 7 h

Jamal Machane Nagi é culpado leva passageiros e material belico,meu sobrinho estava nu dos autocaro,frelimo cumplica mas tudo jà foi visto.

Gosto · Responder · 2 · 7 h

Abel Zico Ate pode ser Rogerio Antonio, por isso nao afirmei e fiz uma questao, abrindo espaco para reflexoes...Mas digo, a RENAMO ganha mais com Dlhakama fora do quartel e isso a Frelimo sabe por isso faz todo esforco para mante-lo no mato, e com isso tudo o povo 'e que perde...A RENAMO deve saber que o povo quer Dlhakama a lutar lado a lado com o povo, a guiarmos juntos a revolucao para um Mocambique melhor. Os deputados da RENAMO sabem que se accionarmos dispositivos legais podemos fazer muito e arrumar esses ladroes...

Gosto · Responder · 1 · 7 h

Cristiano Alage Khalid Rogerio Antonio a transportadora nagi perante a renamo deixa de ser uma transportadora vira um samiri maquina de guerra a renamo sem saber o que contem ataca e morem civis isso e uma tatica de governo pra marketing dizer k a renamo mata civis.porque a nagi transporta militares e armamento?o governo nao tem meios?o k pretende ?final da historia o povo nao culpado a frelimo e renamo k aranjem um deserto medirem se forcas e depois voltem ao povo com uma solucao(paz)

Gosto · Responder · 5 · 7 h

Sergio Fernando Cebola Mano Rogerio Antonio um individuo k tentou pizar gatilho duma arma pa ti matar....so k descobre k xtava sem municoes esse ti matou...isso é irreversivel....a Nagy ate onte carega militares sim,ficarias satisfeito se la ouvesse militar soment?as pessoas k sobem este transporte ja sabem o risco

Gosto · Responder · 1 · 7 h

Gilberto Gomes Eduardo Domingo que idade tens? Dispenso-me de estar numa plenária consigo. Conheceste a renamo no papel. Deveria eu te convidar a visitar o meu corpo, mas é penas que não trará nada de volta... Que Deus te abençoe, te guarde, te cuide e te dê mais sabedoria...

Gosto · Responder · 2 · 7 h

Samuel Bola Meu caro Rogerio,temos que analizar as coisas com calma para tirarmos conclusoes erradas.
A nagy investimento,agora adoptou o novo sistema de como movimentar os militares e as armas.
Eles misturas os civis e os militares passando por civis,eu ja tesmunhei isso com os meus proprios olhos a ver pastas militares a serem carregado e os donos ai presentes.
A renamo nao falha meu irmao,a renamo tem informantes em todo canto do país,até no comité central da frelimo tem informantes da renamo.
Nós aconselhamos as pessoas a nao subir essa transportadora.
O único que està a por em risco a vida dos civis é a propria nagy.

Gosto · Responder · 8 · 7 h

Wa Pessoa Entao morreram militares. Um dos militares é Coreana.

Álvaro Xerinda As coisas estão a ficar complicadas

Gosto · Responder · 1 · 7 h

Jamal Machane Certo concordo contigo,meu sobrinho falou ele é militar tava num dos autocaro.

Gosto · Responder · 1 · 7 h

Cristiano Alage Khalid Tanto renamp como frelimp sao covardes sobre a tua idignacao Rogerio Antonio isso aconteceu a sencivelmente 3 semanas as forcas governamentais por via da frelimo saiu as ruas com maquinas de guerra contegente militar pra atacar o povo k pretendia dizer lugar de ladrao e cadeia.fomos proibido militarmente.afinal de k lado as armas defendem o povo?nao tamos sendo escudos e refens dos ladroes e ambiciosos politicos?prontos falei

Gosto · Responder · 6 · 7 h

Emilio Piao Meus senhores e minhas senhoras, Boa noite.

Quem esta a par da verdadeira " guerra " do país?

O que pode-se fazer para passarmos dessa fase e olharemos para outros dilema e desafios.

Vamos criar soluções. Ja opinámos de mais.

Nb: O meu bem ser e estar é o reflexo do amanhã. Desta forma vamos nós respeitar. Pensar diferente não e crime.

Gosto · Responder · 2 · 7 h

Wa Pessoa Naquele mini bus que morre uma mae e deixa filho de 4 meses também tinha militares?

Gosto · Responder · 2 · 7 h

Aurélio Simao Rogerio Antonio, eu tive uma pequena sorte e espreitar a educação politica naqueles anos. O regime tem uma meta que é desacreditar a renamo, como estrategia é usar carros civis, então a transportadora fica alvo mesmo carregando civis, este é único meio de criminalizar a renamo. Solução: não viajar com NAGI e ETRAGO; apenas opção

Gosto · Responder · 3 · 7 h

Ofece Deniasse Chania Nagi é transporte d seguranças da empresa FLM.

Gosto · Responder · 2 · 7 h

Prince Abraham Afinal Rogerio Antonio em um filho de puta agitador assim tipo aqueles lambecus da tvm!? Desculpem pessoal sem bem que exagerei. Eu nao esperava um post assim deste fulano. Demostrou sua total ignorancia, tolice e estupidez. Um mal informado. Desde ja eu ja nao mais interragir com um irracional como Rogerio

Gosto · Responder · 7 h

Aurélio Simao O Rogerio é imparcial, se fala bem da renamo fala daquilo que ela tem razão, mas se não ter a razão não está obrigado lamber a bota da renamo e nem da frelimo

Gosto · Responder · 2 · 7 h

Prince Abraham Meu caro isto e uma revolucao. Na revolucao nao pode haver imparcialidades. Sob risco de lutar sem rumo ou tornar se traidor. Pelo menos eu ja vou banir este traidor da revolucao. Este deRogerio Antonio e um emocionado. Nao raciocina e nem sabe oqui ta fazendo. Nos nao estamos a brincar aqui no Fb

Prince Abraham Quem obriga as pessoas os tais civis a meterem se num transportador ao servico dos Misterios da defesa e interior? Por falta de autocarros oque?

Gosto · Responder · 1 · 7 h

Clotilde Saeze Hele Não esquece que maior parte da população mesmo vivendo nas cidades não tem informação sobre o que nagi e etrago faz ( transportar material bélico e militares) pois apenas tem radio e televisao para se informar e nestes canais nao passa esta informacao. talvez a pergunta seria como passar esta a informação a toda gente, de forma a terem cuidado na escolha da transportadora.

Vasco Abrao Francisco Samuel Bola, o que vem de baixo nao me atinge...isso é típico de gente baixa e míope que quando não tem argumentos suficientes, põe-se a insultar os outros...que culpa eu tenho, pelo facto de teus pais terem-te mandado à escola apenas para aprender aler e escrever e nao ter aprendido valores morais ou mesmo, nao terem-te educado o suficiente para evitarem que tu fosses um retardado mental? É a eles que deves demontrar a sua malcriadez, pois, eles é que pediram isso, e não eu.

Gosto · Responder · 1 · 7 h · Editado

Samuel Bola I Never liked you,son of bitchV

Aurélio Simao Tudo isso não pode culpar Rogerio, ele apenas lamenta a morte de pessoas

Gosto · Responder · 4 · 7 h

Avestino Augusto Fundai Rogerio, parece Que carregou toda turma da renamo na sua lista de amigos, nao vale pena ter amizades com esses dogs mano, esses nas veias so circulam suruma e Marginalidade. Eles nao aceitam a verdade?

Gosto · Responder · 4 · 7 h

Avestino Augusto Fundai Rogerio Antonio Elimina la todas essas pragas da renamo na sua lista,

Gosto · Responder · 5 · 7 h

Ofece Deniasse Chania Fundai, amizade é amizade, politica é outra coisa, nao junte suor com lagrima. Fundai, vc é meu friend, mas nao estamos n mesmo barco.

Gosto · Responder · 3 · 7 h

Avestino Augusto Fundai Ofece, eu sei Que vce e meu brada, mas vce Sao irmaos com condutas duvidosas, isso com simples razao, pke Que usam nomes e caras falsas. Parece Que fazem parte de esquadroes d mortes.

Gosto · Responder · 1 · 6 h

Mauro Pacule Uma coisa lhe digo irmão Rogerio Antonio, se Afonso Dlhakama não e presidente deste pais, e porque sempre errou feio!!! Errou ao mandar militares seus para matarem gente do sul como forma de castigar Samora! Mandou cortar orelhas de humanos para irem mostrar Samora! Dai que vai continuar a matar ate Jesus Cristo lhe chamar...!

Gosto · Responder · 1 · 6 h

Edson Nhanombe Não vejo a hora de ver Jesus a chamar esse fulano.

Gosto · Responder · 6 h · Editado

Mauro Pacule Edson Nhanombe, kikikiki ai já não sou eu a lhe indicar o caminho mas sim as suas acções ! Apanhaaaa..

Pita Fundice Continuem a aplaudir a marginalidade dos vossos rebeldes mas nao eskecam k o esquadrao da morte tambem vai vos cacar ai nas cidades onde estiverem. A partir do lider esses sanguinarios da Renamo nao se aconselham.

Gosto · Responder · 1 · 6 h · Editado

Samuel Bola Aqui estou a ver comentarios oportunistas.eu vou colocar esses comentarios oportunistas nos seus lugares.

12-9-2015,a cometiva do dhlakama foi atacado,segundo jornais lambebotas e a prm dizem que os homens de dhlakama se atacaram entre eles,
25-9-2015,a cometiva d dhlakama novamente é atacado,segundo a prm dizem que os homens da renamo alvejeram mortalmente um automobilista,asim estamos abrir o processo contra dhlakama.a populaçao d zimpinga é que incendiou os carros d dhlakama.
Em malawi nao ha refugiados,so ha a turistas a procura do adubo.malawi so ha deslocados,os delocados sao familias da renamo.
O povo acusa as fds de incendiar as suas casas,seus celeiros e violencia sexoal.o governo responsabiliza a renamo o deslocamento dos 6000 familias para malawi na altura,mais a populaçao diz que sao as fds que estao a criar panico.
A prm nega a existencia da vala comum.mais as imagens vinham com uma velocidade,a prm eterra 13 corpos que estavam a volta da vala comum.mais negam.
Nao ha esquadroes da morte para perseguir os membros da renamo,
dois graudos da frelimo estao conta com a prm na beira,foram infragrado no sequestro de um membro da renamo,dois depois foram solto.

As ENs circula muitas transportadoras,nos ultimos duas semanas nenhuma trasportadora da nagy ou etrago foram atacado,mais circulavama.e hoje o que aconteceu para serem atacada?

Temos que pensar e analizar,a maioria aqui querem desviar do ansunto em foco que é as dividas.

Gosto · Responder · 2 · 6 h

Ofece Deniasse Chania Armas da Frelimo tiram bolachas e compal?

Gosto · Responder · 5 · 6 h

Ematum Guepato Ki..... Nada juro. Tiram chocolate também... Khikhi..

Rogerio Antonio Obrigado Unay Cambuma por recolocar a verdade, pelo menos uma pessoa iluminada neste debate a reconhecer que houve exagero dos homens armados da Renamo. Bem haja!

Vasco Abrao Francisco O meu caro Rogerio Antonio, se fosse possível pelo facebook, já tinhamos sido metralhados pelo Prince Abraham...parece-me estar com muita raiva. Porquê nao atacam a Nagi nos locais onde ela carrega tais militares? Pelomenos a Frelimo tem incendiado vossas sedes no Chimoio, tem açassinado vossos "brothes" nas cidades. Nao acham que está na hora de pôr em prática o codigo de Hamurabi? "dente por dente, olho por olho". Aqueles miudos que andam a matar na Nagi e nas matas, muitos deles são fãs da Renamo...a Frelimo nao mata Renaminhos, mata Renamões...porque a Renamo não vem a cidade e caçar Frelimões? Se o objectivo nao é desestabilizar mas sim governar, a Renamo tinha que parar de matar jovens inocentes que um dia ela propria vai querer que façam parte do seu governo....se nao vai ser um desastre um dia termos membros do governo omo o Samuel Bola, o Eduardo Domingos, o Prince Abraham, o Paulo Besteleve, e tantos outros alucinados da corja Renamista.

Gosto · Responder · 3 · 6 h

Joao Jordao Jota É certo que os militares da Renamo fazem mal em atacar autocarros da Nagy, mas nos tbem o povo tinhamos k evitar no máximo apanhar exe autocarro da Nagy. Eu lembro me k disseram ao povo pra pegar outros autocarros menos Naggi então evitemos, tem tantos autocarros aí pra pegar e nos procuramos luxo? Vamos evitar Naggi irmãos exes tem problemas com os da Renamo eles si conhecem não é de hje. Assim mta gente assistiu exe ataque, amanhã iremos ver um Naggi cheio de pessoas temosia. subam Tangaline... evitemas Naggi

Gosto · Responder · 6 · 6 h

Filho Do Cinzentinho Yes yes yes Mr. Rogerio .

Gosto · Responder · 1 · 6 h

Pita Fundice Eu tenho a certeza que essa atitude ja vai cansar alguns membros seniores da Renamo. Porque e colocar mais em risco as suas vidas nas cidades. A Renamo tem k parar para reflectir e se colocar algumas questoes: qual e o nosso alvo? Como devemos proceder? Sera k desde k comecamos com os ataques, que vantagens tivemos com isso? Sera k a maioria do povo esta gostando disso? Uma guerra estuda-se. Tracamkse objectivos claros e os protagonistas deve ser bem instruidos para n entrar em erros como esses. Meus senhores coloquemos a mao na consciencia. Eu estou impedido de ver o futebol da segunda divisao aki no Centro por causa disto. Isto e me impedir de fazer uma das coisas que deixa feliz na vida.

Gosto · Responder · 1 · 6 h

Rogerio Antonio Prince Abraham, quem pensa que tú és para chamar-me de filho da puta? 
Pra ti quem crítica a Renamo deve ser visto como um tolo, como um emocionado, como um filho da puta? Por acaso conheces-me para proferires palavras insultuosas contra a minha pessoa? Todos que estão a comentar, nenhum deles insultou-me apenas você é que se deu ao luxo de insultar-me, posso saber porquê?
Olha, eu não sou nem da Renamo, nem da Frelimo, não sou obrigado a concordar consigo quando a noto que estámos perante um facto com zonas de penumbras. Desde já, devido a sua falta de respeito e cultura de civismo o senhor será bloqueiado. 
Não admito abusos de confiança……

Gosto · Responder · 3 · 6 h · Editado

Edson Nhanombe Tem cada ignorante meu! O post do Rogerio Antonio não é de lambe bota, simplesmente ele, como muitos ditos revolucionários mostrou a sua sensibilidade humana, mas ainda aparecem cornos filhos da puta sem senso nenhum a criticar o post, deviam ser vossos familiares no autocarro. Vão matar o povo até quando? Até porque se calhar alguns que são mortos são apoiantes da renamo. WTF!

Gosto · Responder · 2 · 6 h

Antonio A. S. Kawaria Muito por reflectir, mas com apelo de não atacar civis. E se não for ela, a Renamo, que ataca que se distancie imediatamente.

Gosto · Responder · 1 · 6 h

Prince Abraham Seu filho de puta irracional. Eu fui primeiro a nao querer ver mais suas palhacadas. Tolo. Fuck you. Nunca vou precisar de si porque nao tens ideias para eu ouvir

Gosto · Responder · 1 · 6 h

Rogerio Antonio Prince Abraham, Debater não é insultar as pessoas, acaso conheces minha mãe para adjectivar-lhe de puta? A nossa amizade termina por aqui, passaste dos limites.

Gosto · Responder · 6 h

Prince Abraham Nunca te ensultei eu. Voce sabe porque te ensulto

Gosto · Responder · 2 · 6 h

Rogerio Antonio Sinto pena de ti, continue fanatico, eu nao sou perdiz nem da Frelimo, tenho ideias proprias, ja agora, insultou-me porque'?

Gosto · Responder · 6 h

Prince Abraham Rogerio sera que voce nao sabe que Nagi esta ao servico dos ministerios da defesa e interior? E que um transportador com lecenca civil nao pode transportar militares e civis em simultaneo? Quem te disse que na Guerra a regras?

Gosto · Responder · 4 · 6 h

Rogerio Antonio Então porque razão não colocou este comentário sem ofender-me? Pra ti, quem não concorda consigo logo é filho da puta? Veja o que Unay disse nos comentários acima, nao atacou a ninguém apenas colocou a sua opiniao.

Armando Junior Da Silva #Prince realmente demostrou a total falta de respeito em público, so pk o outro demostrou uma ideia contrária daquilo que tem sido o costume, essa atitude nao é patriótica e é muito menos querida, por tanto #Rogério toma medidas para com este tipo de individuos!!!

Gosto · Responder · 1 · 6 h

Manuel Cardoso Que medidas?

Prince Abraham Armando, conheces o principio de causa e efeito? Ele o Rogerio e que devia evitar postar assuntos que nao Sao de sua jurisdicao. Ele e um tolo porqui nao raciocina antes. Aconselho lhe a retirar e eliminar o post

Gosto · Responder · 6 h

Prince Abraham Quem Rogerio para tomar medidas a mim e criar impacto?

Gosto · Responder · 1 · 6 h

Armando Junior Da Silva Sinto pena de quem te tem como pai e parente próximo, pois essa sua atitude nao é construtiva.

Prince Abraham Eu nao me arrepender. Insultei te conscientemente Rogerio. Foste infeliz neste post. Melhor pedires desculpa e retirares ou eliminares este post porqui ofende. Se quiser debates fala de dividas ou custo de vida. E nao accoes militares porque esta nao sua area

Gosto · Responder · 2 · 6 h

Prince Abraham Deixa assuntos militares e de Guerra connosco

Gosto · Responder · 3 · 6 h

Vasco Abrao Francisco Rogerio Antonio, deixa-la esse mal educado do Prince Abraham...ele está querer fizer que nao teve a oportuniidade de ser bem educado, pois elle andaa frustado pelo facto da maae deele nao revelaar-lhe quem é o verdaeiro pai...entendaa. A situaçao dele. Ele sente-se desintegrado na sociedade...quem sabe se nao é um dos filhos do Marechal que andam espalhados um pouco ppelo pais todo.

Gosto · Responder · 1 · 6 h

Rogerio Antonio Ainda bem que não sentes remorso, que assim seja, eu também não vou recuar, o senhor será bloqueiado o que vale dizer que jamais nos cruzaremos aqui no face, até porque amanha vou dedicar um Post a falar simplesmente de ti, você é doente deveria tratar-se. Adeus!

Gosto · Responder · 4 · 6 h

Armando Junior Da Silva Rogerio Antonio Tas coberto de razão e uma outra coisa que preucupa a nós como povo é que a RENAMO distanciou se daquilo que é a base da política, no momento em que estamos nós precisamos da RENAMO como um partido político e nao como uma resisténcia.

Gosto · Responder · 1 · 6 h

Vasco Abrao Francisco Quem quer discutir assuntos militares...pegue numa AKM e vai procuraa de seus inimiggos e naadaa de andar a iinsulltar pessoas no FB.

Gosto · Responder · 3 · 6 h

Vasco Abrao Francisco Prince Abraham, quem tu pensaas que és para obbrigar o Rogerio Antonio a retirar este post? Por a caso, o post está colaado na tuaa palhota?

Gosto · Responder · 1 · 6 h

Zeze Junior Sabes qual é o teu problema Rogerio Antonio?

Rogerio Antonio Nao sei


Rogerio Antonio E' segredo?

Gosto · Responder · 6 h

Rogerio Antonio Fica a vontade podes dizer aqui mesmo nao ha problemas.....

Armando Junior Da Silva Mano #Rogerio remova este individuo por favor, pois acredito eu que nem a RENAMO le aceitaria como membro

Gosto · Responder · 6 h

Rogerio Antonio Prince Abraham bloqueiado com sucesso, duvido que a Renamo queira um membro super-intolerante como este nosso concidadão, ele vai insultar outras pessoas não a mim, e este aviso é extensivo aos demais que pensam que debater significa insultar-me.

Lasti Zaix este fundamentalismo do Prince Abraham, equiparasse aos dos combatentes do estado islâmico, e é muito perigoso para o nosso país. devemos eliminar isso o mais rápido possível.

Gosto · Responder · 2 · 6 h

Elton Albino Forquilha Meus irmãos tudo farinha do mesmo saco, usao o povo como refem dos seus pecados, eles atacam qualquer carro ou autocarro, aqueles camiões transportando madeira eram militares que estavao amarados em forma de madeira??? Voces acham que eles vao aparecer dizendo, nós atacamos qualquer carro? No SANTUJIRA 1 nao mataram uma senhora que estava fasendo seu negócio de venda aro saindo de Nampula para Maputo.?

Gosto · Responder · 2 · 5 h


Zeze Junior Eu não falo com palhaços.Não tenho crise de amigos eu.Nem Por isso.Armando##Atenção!

Gosto · Responder · 5 h

Osh Macamo Quem garante que foi a Renamo a atacar? Com que bases se assume que aquele partido é responsável pelo actto?

Gosto · Responder · 2 · 5 h

Lindo A. Mondlane Foram os russos e aliados... Tsc

Gosto · Responder · 1 · 5 h

Rogerio Antonio De novo com esta estória, acha que quem seriam? As FDS? Vamos ser sérios, a não ser que queiramos levantar o velho debate quem ném aquele do D. José quando disse, que a carava do líder auto embuscou-se.

Lindo A. Mondlane A renamo sempre actuou assim, violentando inocentes.. Aquela empresaria alema de 2013, bao era militar.. E ha alguns q apoiam esses deliquentes comuns

Gosto · Responder · 1 · 5 h

Francisco Pacheco Chigogoro ROGERIO A PERGUNTA SERIA PORQUE É QUE A NAGY AINDA CONTINUA TEIMOSA EM TRANSPORTAR militares DEPOIS DE TANTOS AVISOS,no fim meu brada este post nao é assunto

Gosto · Responder · 1 · 5 h

Rogerio Antonio Sera que vale a pena atacar 50 passageiros por causa de 5 militares?

Gosto · Responder · 5 h

Francisco Pacheco Chigogoro SERA QUE ERAM SO PASSAGEIROS, Ha dias fiz uma viagem no NAGY de facto havia militares.

Lindo A. Mondlane È assunto sim

Gosto · Responder · 1 · 5 h

Rogerio Antonio Já viu ném, diz que não é assunto, mas está aqui a comentar, enfim!

M-du Dulomite Na maioria das vezes ouvimos dizer que os homens da Renamo atacou civis (pessoas sem fardamento militar) no autocarro. Aí é que pode estar a glória do adversário da Renamo (frelimo), pois não nos passa pela cabeça que os tais civis na sua maioria podem ser militares disfarçados.

A solução seria que os passageiros evitassem usar autocarros da Nagy & Etrago por serem alvos idenficados.

Gosto · Responder · 2 · 5 h

Rogerio Antonio Anagarika Ashiwina, posso saber de que forma irritei-lhe? Afinal, debate pra voces o que e' ?

Gosto · Responder · 5 h

Anagarika Ashiwina Sai d me tu...

Gosto · Responder · 5 h

Gulumba D. Mutemba Mano Unay Kambuma, mano Rogério mesmo que não seja membro da Renamo é resistente revolucionário. Temos que na algum momento aceitar as opiniões críticas,principalmente quando estas vem de pessoas revolucionárias como mano Rogério.
Até podemos considerar que são críticas internas.


Vasco Abrao Francisco Ja viu a vossa mediocridade. Há vidas mais importantes que outras? Assim que mataram essa uma pessoa, as 13 ressuscitaram?

Gosto · Responder · 1 · 5 h

Rogerio Antonio Pessoas sem nocao com intuito de entreternos.

Rogerio Antonio Parabéns Gulumba D. Mutemba, o pior erro das pessoas, é pensarem que devemos concordar em tudo e menos nada, veja só, um tal de Prince Abraham teve a coragem de adjectivar-me de filho da puta, o próprio Unay reconheceu que houve um erro das perdizes, não compreendo como é que decide banir-me, mas nem tão pouco estou preocupado, não sentei 5 anos na carteira em vão, aprendi a separar as águas para evitar cair no descrédito.

Vasco Abrao Francisco Olhem para o lado humanista do post do Rogerio Antonio...enquanto olharem para o lado belicista, continurão iguais a vós mesmo.

Gosto · Responder · 1 · 5 h

Vasco Abrao Francisco Rogerio Antonio, deixa te banirem...num debatede ideias os belicistas nao dão falta. Afrente é o caminho...abaixo matsanga! Abaixo banditosmo armado! Abaixo açassinatos de políticos nas cidades...abaixo esquadrões de morte....abaixo frenamo. Viva o povo moçambicano do Rovuma ao Maputo e dobZumbo ao Indico.

Gosto · Responder · 1 · 5 h

Rogerio Antonio Bravo, ainda amanha vou dedicar um post para esses energumenos.....

Ertino Niel Paiver Tristemente

Gosto · Responder · 3 h

Djnz Nelio Zimas Acho que devem provar que:
1. A RENAMO è que atacou
2. As vitimas eram realmente civis

Mas este acho k no final de contas estamos a perder tempo!!!
Abraços

Gosto · Responder · 2 h

Arlindo Armando Matavele Tristíssimo à senhora japonesa

Gosto · Responder · 1 h

Isac Manjate Cheguei um pouco tarde e tentei ler o máximo de contribuições, confesso que aqui há outras pessoas que defendem uma vergonha. Senhores, estar a favor da guerra e se submeter a uma estagnação de desenvolvimento social e econômico. Nosso Moçambique não acolherá nenhum avanço, sejemos lúcidos.

Por outro lado, Mano Rogério tem ideias próprias, tem posições pessoais face a situações sociais, particularmente político militar do país. 

Eu não apaio de forma alguma que as FDS possam atacar viaturas civis e depois proferir acusações a determinadas pessoas ou a um partido X ou a uma força Y. Manos vamos aceitar o óbvio. Unay ja disse e nenhum de nós tem dúvida em relação a sua forte influência na recolha de (des)informação. Ele se informou e teve a certeza de onde veio esse ataque e por via deste, veio ao público confirmar uma falha e pediu desculpas... isso se chama HUMILDADE E MATURIDADE.

Meus irmãos, não adianta nos insultarmos, isso solidifica diferenças e o ambiente hostil ganha terreno. 

Mano Rogério, passa desde já a filtrar suas amizades. Crie um perfil pessoal para alguém se chegar até a si, essa pessoa deve ser da sorte. Palavras obscena Não. Amador de debate político-social Não... 

Esse textículo e lúcido e não abre espaço para obscenismo. Insultar ao outro, principalmente nesta senda, é uma grande manifestação de ignorância. Quando alguém está com crise de ideias, está meramente despido da razão epistemológica... isso não é culpa sua, a mente é que não se adequa a essa sociedade dos homens da razão intelecta.


Cremildo Alfredo Mawelele Com certeza, esse comportamento é negativo.
Mas acho que muita gente pode cair num erro igual a que hoje atribuída à renamo.
Por várias razões
1* a renamo sabe muito bem que a nagy é transportador de material bélico e bandidos armados.
2* qual é o motivo que ainda leva civis a subirem aqueles transportes? Porque a renamo já identificou os seus alvos nestes troços.
3* que nos dêm prova que são os meus que atacaram, porque mesmo os periquitos têm as roupas verdes que usam quando querem pilhar.
Num passado recente alguém reclamou aqui na Facebook dizendo que. Durante a viagem escoltada houve uma paragem no centro da coluna onde homens verdes surgiram e lhes roubaram quase tudo que tinham e sumiram sem interaçao dos supostos garantes da tranquilidade





1 share
Comments








Daniel Juscelino Chongo Ataque dos que lutam!



Like · 1 · 5 hrs










Ismael Luis Francisco Merci bokó a Rangers.See Translation



Like · 1 · 5 hrs










Cardoso Machai Morothane em que estrada?



Like · 1 · 5 hrs










Tomas Humbe Atacado os pirikitos apaisana feito passageiros pelos rangers em murothone-zambezia



Like · 1 · 5 hrs










Antonio Milton A coisa xta feia, ate kuando isso?



Like · 1 · 4 hrs










Skalled Pjl Nagi investment



Like · 4 hrs










Rosse Chipanhola Esta empresa é cúmplice no que se refere a valas comuns criadas pela frelimo, porque que não para de enviar militares pra lá? Muitos autocarros passam por lá e não são atacados ,e porque acontece com eles? Que reflitam e param de uma vez porque mesmo sendo noites os comandos sempre terão informaçao vindo de homens sérios no ceio deles



Like · 2 · 4 hrs










Afazile Konkodi Wankulu Wankulu VandalosSee Translation



Like · 1 · 4 hrs










Afazile Konkodi Wankulu Wankulu VandalosSee Translation



Like · 1 · 4 hrs










Jabro Joao Jabro Joao Bom trabalho jornalístico



Like · 1 · 4 hrs










Eduardo José Inrucula Inrucula Na luta ninguem aceita derrota.O poder nao se da arranca-se.



Like · 1 · 4 hrs










Eurico Alexandre Me desculpe quando que foi isdo



Like · 1 · 3 hrs










Eurico Alexandre Isso



Like · 1 · 3 hrs










Ematum Guepato NAGI a carregar piriquitos, assim foi muito bem dado o chumbo.



Like · 1 · 3 hrs










Mavuto Kadzombe Eu hangu,assistindo



Like · 1 · 2 hrs










Norberto L Nicoate Nao haviam militares, eu estava nesse autocarro. Morreu uma chinesa e 8 feridos graves.
A sorte ek passava um camiao carregado e alguns tiros foram p o tal camiao. Se nao o pior estava por vir. E o motorista do Nagi foi um heroi



Like · 1 · 2 hrs










Mavuto Kadzombe Vcs iam para onde?Norberto



Like · 1 · 2 hrs










Norberto L Nicoate Npla-Quelimane. O carro so tinha na sua maioria crianças e sras...
Acho q talves houve um erro entre eles



Like · 1 · 2 hrs










Eduardo Domingos Crianças e mulheres como assim?



Like · 1 hr










Norberto L Nicoate Crianças e sras meu irmao.
Parecia azar...



Like · 1 hr










Eduardo Domingos Excursao? Era mesmo grupo ou passageiros?



Like · 1 hr










Norberto L Nicoate Kkkk eu e minha familia eramos passageiros. Outros nao sei... Se tinham militares talves eram 4 ou 5 no maximo e estavam de civil.



Like · 1 min










Jose Givo Manganhe Isso sera q eh verdade? Quando meus irmaos!!!?????



Like · 1 · 1 hr










Weiss Mocalacha Nos temos governo????



Like · 1 · 1 hr










Sandro Almeida Eu acabei de ouvir que eram homens de castanho e não verde.



Like · 1 · 38 mins










Skalled Pjl E eu ouvi homens armados



Like · 27 mins










Jabro Joao Jabro Joao Não sei o nome do autor ki irá trazer o líder



Like · 26 mins


Comments








Daniel Juscelino Chongo Ataque dos que lutam!



Like · 1 · 21 mins










Ismael Luis Francisco Merci bokó a Rangers.




Nitafa Hi Nomo with Eduardo Domingos and 19 others.


1 hr


BREKING NEWS!

Inbox: Mano os homens verdes atacaram 2 Nagys cheio de militares a paisana, agora mesmo entre rio xirapa a Nzero os feridos foram evacuados ao hospital de Mopeia e neste momento estao parados no Nzero"

há 6 minutos · Enviado do Messenger


Traremos detalhes nas próximas horas!









Nhamomo Invisevel
Ultimas noticias
Em tete moatize 2 esquadroes da morte foram abatidos as 11hr/20minuts do dia 15/5/2016 resta nos saber se sao os mesmo que estavam no bairro sansao mutemba a circular com os ranger traremos mas noticias em torno desse assunto.....enquanto que em manica susudenga foram abatidos 9 na madrugada de hoje...voltamos daqui a pouco
ULTIMA HORA: Atacado autocarro da Nagy Investimentos em Murothone.
Conforme informacoes chegadas ao Diario da Zambezia, dao conta de que neste ataque ocorrido na manha deste domingo, houve um morto no local e oito feridos. O Comandante da PRM em Mocuba, Filipe Gulele, confirma mas sem detalhes. Gulele assegurou que foi enviada uma força ao local. Recorde-se que este é o segundo ataque em uma semana.


3535
Comments








Sabino Armindo Armindo Socoorooo sr. Presdente xtams a murer vem ai 2019 vai nôs precizar



Like · 8 hrs










Serafim Serra Neves











Like · 7 hrs










Felisberto Catao Não adianta enviar mais força militar no local para fazerem mais mortes.senhores queremos paz ..paz.vocês são todos mocabimcanos Numca vão se vencer ao outro.



Like · 1 · 7 hrs










Dom Mussunduya DEVIA ATAKAR TAMBEM NSSAS BANDAS DE MAPUTO PRA O POVO EM GERAL VER A REALIDADE



Like · 3 · 7 hrs










Felisberto Catao Sim aqui lá sul ha pessoas que nem tomam em consideração oque se vive no centro e norte



Like · 2 · 7 hrs










Serafim Serra Neves Actos barbáros são para condenar, seja quem fôr que os practique. Não razão nenhuma que justifique a existência da desistabilização militar no nosso país.



Like · 1 · 7 hrs










Jr Chauque E na paz não há interesse porque não sofrem



Like · 7 hrs










Luis Cuinica Cuinica Boa tarde comentadores do pais.eu so queria frisar que nao purque a populacao de maputo nao sabe nada dessa realidade maldozo mas nao tem oque fazer pra envitar essa barbaridade.sinto muito mas a populacao de maputo nao tem nada há ver cm isso mas sim os nossos partidos politicos.obrigado.



Like · 7 hrs










Asisa Sitambuli Sitambuli Não é por mal mas estes ataques é só para o norte e o centro pelos meus cálculos o Moçambique e de rovuma ao maputo até à chama da unidade consiguira proteger a minha pergunta é a chama da unidade e o povo qem tem mais os direitos?



Like · 7 hrs










Saide Xavier Armando AGORA NOTICIA ME XEGA NO ILE QUE EM NANPEVO FORAM ATACADOS 2NAGES INVESTIMENTO NA ESTRADA N1 DAI ATE ONDE XTO SAO 70km não CEI se foco triste ou com medo
ATENÇAO essa informação e verdadeira



Like · 6 hrs










Filipe Antonio Tauzene Tauzene Ta-se mall



Like · 6 hrs










Felisberto Catao Aculpa é nossa como povo.Guebuza fez o mesmo mais dia que quis terminar ,terminou. Esses senhores não se sentem obrigado s a respeitar a vontade do povo como prioridade numero ,,
,,,1,,afrelimo quando quer alcançar algo em seu benefício faz todo esforço ate alcançar oque quer..mesmo esse conflito militar afrelimo sabe muito bem quando quer terminar com isso. Se fossemos um povo unido em dia acabaríamos com essas brincadeiras.



Like · 5 hrs










Gil Lino Lino E verdade eu acabei confirmando com meu irmao k xta la, ele me dsse o sucedido



Like · 5 hrs










Maldonado Pedro Januario esses ataques não vão acontecer ma zona sul, porque os da zona sul denúnciam qualquer movimento estranho logo a renamo não tem espaço de manobra.



Like · 1 · 4 hrs










Costa Mabuiangue A Renamo nao quer zona sul mas sim Norte e centro...zona sul so tem escritorios d corruptos e gas...



Like · 4 hrs










Lazaro Filimone Pene Não tem nada a ver com denúncias o facto de no sul se atacar menos. A concentração de fds está lá para o centro onde se pretende matar o líder.



Like · 3 hrs










Rubben DoRudogy Quem são os protagonistas ou culpados dessa maldita guerra?queremos pazzzzzz



Like · 4 hrs










Costa Mabuiangue Centro e Norte tem tudo por isso a guerra sera apenas la so por ex le tem; vala comum,ouro,carvao mineral etc e sul tem oque? Escritorios d corruptos e gas



Like · 1 · 4 hrs










Gaspar Americo Gove Hi 


kombela kurhula.See Translation



Like · 4 · 3 hrs










Saide Xavier Armando TRADUZA POR FAVOR



Like · 3 hrs










Gaspar Americo Gove Pedimos a paz.... Desculpa.








Jornal Diario da Zambézia Neste momento, os feridos estao recebendo cuidados no Hospital Rural de Mocuba.



Like · Reply · 4 · 5 hrs










Raído Merinho Guilengue Olá DZ, desejo que nao omitam a informaçao como outros vossos companheiros dessa área que nao sao coerentes quanto ao povo fiel,
O vosso maior papel é informaçao que corresponde ao exercício. Pois nao?!



Like · Reply · 1 · 1 hr










Miguel Silvestre O primeiro ataque dessa semana em que dia foi? Ja que esse é o segundo da mesma semana



Like · Reply · 1 hr










Ribeiro Evaristo Dos Santos E verdade recebi uma telefonema acerca do ataque



Like · Reply · 5 hrs










Hobety Luys Muhamby Estamos mal até quando esses ataques



Like · Reply · 4 hrs










Weiss Mocalacha Nao tem nenhuma força local.... Pk eu tava no local.



Like · Reply · 3 hrs










Gabriela Das Neves Santos Vao ao local apurar os dados.



Like · Reply · 1 · 6 hrs










Cisco Francisco Isequiel Na minha Zambézia também!!



Like · Reply · 4 hrs










José de Matos Gabriela Das Neves Santos. quais sao os dados ?



Like · Reply · 3 hrs










Joao Domingos Joao Mais força



Like · Reply · 1 · 6 hrs










Alicene Erasmo Epah...



Like · Reply · 5 hrs










Milissao Fernando Epha....



Like · Reply · 5 hrs










Agnaldo José Quem atacou?



Like · Reply · 3 hrs










Joao Domingos Joao Matem tdos perikitos



Like · Reply · 5 hrs










Massamuti Ibraimo Issufo Ehpaahhh mas k tipo d guerra k nao agaba



Like · Reply · 5 hrs










Jermias Juliao Ae



Like · Reply · 1 hr










Juma De Alzira Paulo Hilario Fernando Hilario Guerra mano



Like · Reply · 1 hr










Fumira Abilio eee



Like · Reply · 5 hrs










Paula Muchanga TRANSPORTAVA MILITARES TAMBEM?

Comments








Carlitos Jose Macoto Mais detalhes mano



Like · 2 hrs










Cristiano Manejo Aguardando



Like · 2 hrs










Humberto Mabasso O Mai's rapido possivel tamos cansado d vinganca



Like · 2 hrs










Mike Mambalo Deve si eliminar esses gatunos ki andam a matar membros da Renamo-afinal ser membro de outro partido fora da frelimo e caso?



Like · 1 · 2 hrs










Eduardo Lopes Pascoal Bandidos armados!



Like · 2 hrs










Humberto Mabasso Nao somos iguais. É igual termos clubs diferentes. Gostos diferentes.



Like · 2 hrs










Gulumba D. Mutemba Que sejam perseguidos até nas suas residências,ou hoteis.



Like · 1 · 2 hrs










Tomas Humbe Abater os gajos sem piedade e palavra de ordem



Like · 2 hrs










Nhamomo Invisevel Vao ser abatidos por isso renamo e nosso



Like · 1 · 2 hrs










Faria Mandomando Carrega renamo,xaxa nao tem pena.



Like · 2 hrs










Sinembo Ndaneta Se for verdade dou meu parabens a frelimo, mas queria tanto que isso sucedesse ao CHICALANGO.



Like · 2 · 2 hrs










Eusebio Bestana e so ter fe"



Like · 1 hr










Fauzia Miguel Ki bom



Like · 1 · 1 hr










Eusebio Bestana bom mesmo



Like · 1 hr










Gildo Julio Vicente Tudo faz nesta vida aproveita agora a fazer a tua historia, ai estao os grandes homens o ++ Jacama, Mondlane,Samora,Chissano...pelomenos nos livro k falam a historia d Moz. La eles estao patentes isso diz k ja fizera a sua parte. Assim o futuro d pais espera da tua contribuiçao e a minha e dos outros jovens desta patria diazia assim o pensador gildo.



Like · 1 hr










Pedro Januário Chapo ok



Like · 1 hr










Juda Jacobo Nguiraze Eu tambem ja fiz a minha primeira parte de 2013 a 2015 ja fui transformado de borracha pra ferro e agora falta a segunda parte deixar de ser homem e passar pra Homem com letra H maiuscula



Like · 1 hr










Lhuvanhane Ticatica Belo trabalho



Like · 1 hr










Anabela Santos Foram abatidos com quem?












Muzungu Ndini



6 hrs




ATENÇÃO TETE! . ESQUADRÕES DE MORTE À SOLTA NA CIDADE. . . Inbox " bom dia mano, avise a todos resistentes de Tete que se mantenham em alerta máximo. Durante a noite de ontem aqui em Tete particularmenteno bairro Mateus Sansão Mutemba, uma viatura dos homens estranhos acompanhados por um secretario do bairro, marca ford ranger dupla cabine cor branca, matricula ADK 305 MP está a circular à deriva pelos bairros da cidade, acabam de passar pela estrada proxima do MADZINGUIRAZ BAR. Está semear medo isso".











Nitafa Hi Nomo with Eduardo Domingos and 19 others.


1 hr ·







BREKING NEWS!

Inbox: Mano os homens verdes atacaram 2 Nagys cheio de militares a paisana, agora mesmo entre rio xirapa a Nzero os feridos foram evacuados ao hospital de Mopeia e neste momento estao parados no Nzero"

há 6 minutos · Enviado do Messenger


Traremos detalhes nas próximas horas!














Share



6060


11 shares
Comments








Thonice Nsimbi Ayigoveki Sitoe Nagi vai acabar por render.



· 1 hr










Nitafa Hi Nomo Mas esses não houvem mesmo.



· 3 · 1 hr










Sarmento Mendis Sar Sao carro de estado nao doi k seja ms disso



· 1 hr










MaCamo M'hlave O sentimento ñ vai nos carros mas sim nas pessoas k xtão a morrer.



· 1 · 1 hr










Alberto Pagari Ate quando assim



· 1 hr










Pedro Jovo Até amanhã...



· 1 · 1 hr










Alberto Pagari Kkkkkkkkkk voce Pedro és engrassado



· 1 hr










Paulo Besteleve Moçambique Rio chiraba, bem feito força Renamo



· 1 · 1 hr










Zakarias Fernando Mais Esta quente isso. A Renamo nao pará



· 1 · 1 hr










Curriculo Ensino Avante renamo ate a victoria.



· 1 · 1 hr










Ematum Guepato Epha! Que acabem com esses piriquitos pha??? Esses miúdos não houvem pha?? Xite!!



· 1 · 54 mins










Pires Calembo Homens armado da Renamo estam em todo tretorio de MOÇAMBIQUE. Não falha nada.



· 1 · 47 mins










Felisberto Felizardo forxa rena......
43 mins
Lázaros Mucharo Boa trabalho força a força mesmo
41 mins
Watongui Wa Moçambique Wassanhepadi deixa os gajos acabar nao qer a governaçao autonoma sem pulga e agora!eles ouve só é o tempo d eles sentir orgulho d entrar uma casa k tem intesticida e baigon. força a rovoluçao verd
36 mins
Simão Gomes Avace nao a recue força rangers acabem cm tdos pirikitos.
35 mins
Cufa Acuna Memba Nguenha Mano este nagi e lobo porque usa alisensa d trasport enquanto e btr falso forsa ranger porque d perdiz e aond verdadeira uniao com o povo e sem os ranger os mocambicaos serao escravo no seu propria patria
132 mins
Roger Sam Bom falado
31 mins
Pires Calembo Onde esta o ministro de transporte para suspender assa empresa? Ou pinta devez com cor de militar "camofragem".
126 mins
Tomas Humbe Que assim seja
24 mins
Amando Manvura Isso e verdade para agente ver bem que os machimbobo sao militar a ir para centro
118 mins
Amando Manvura Porque n queimam pra ser melhor
Like4 hrs
Cotaleo Maxaieie Mzungo voxe deve detalhar bem ixo alerta as pexoas e diz qem sao vao atacar pexoas inocentes confundindo as.....
Like4 hrs
Carlos Pedro Ito assim q revelas a cor e chapa de matrícula espera oq?
Like4 hrs
Nhimbilde Magnifico Magnifico Esse nao recbeu nenhuma sms kem escreveu isso é muzungu conheço seus textos sao meramente jornalisticos mafioso para de meter medo as pessoas seu belicista
Like4 hrs
Rodrigues Zita Zitha Zitha Kkkkkkkkkkkkkk,alguns vao acreditar dps de ter acontecido algo estranho. Mas e casos desses o secretario vai dar detalhes ja q xta ligado! Se e q e verdade.
Like14 hrs
Eusebio Bestana vamos ver se e verdade
Like13 hrs
Fernando Zavala vao morrer
Like13 hrs
Eusebio Bestana voce tambem vai morrer
Like3 hrs
Cotaleo Maxaieie Voxe eq vai scapar?
Like12 hrs
Eusebio Bestana depende das condicoes
Like2 hrs
Fauzia Miguel Cara d banva
Like11 hr
Eusebio Bestana hummmm,para com ensultos voce!!!

A POPULAÇÃO DE NAMPEVO E MUROTHONE DORMEM NAS MATAS FUGINDO MAUS TRATOS DAS FDS!

Bom Dia!
Informações da última hora dão contas que a população de Nampevo e Murothone, pernoitam nas matas fora das suas casa por temer assassinatos e agressões quando os homens da FIR perdem combates com os guerrilheiros da Renamo.
A Fir está a matar a população alegando que são eles que alimentam guerrilheiros da renamo e neste exacto momento a população esta nas matas desde 5 feira.
tambem tivemos informações que os corpos dos elementos da Fir abatidos nos confrontos pelos guerrilheiros da renamo, estão no cruzamento de Nampevo.
Afonso chicuare


LikeShow more reactions
Comments
Masú Martinho Martinho Ok experamos os tetalhes
Like7 hrs
António Cinco-reis Eliminem estes piriquitps da fir
Like37 hrs
Nhamomo Invisevel Nao se precupem assim sera estou no comando aqui nunguem passa
Like27 hrs
Jaime Dinis Dinis Obrigado pela informacao,continua assim atualizando o povo Mocambicano mano Afonso Chicualane
Like27 hrs
Jose Majasse Dombe Opressores são nossos irmãos
Like17 hrs
Thokozani Innocent vanomama nhamasi toda kutuma MA RANGERS vamos mandar OS homens Verde nomakanjani
Like7 hrs
Thokozani Innocent Grande sangue hoje
Like6 hrs
Tomas Humbe Apartir do topo ate aos pirikitos estao desnorteados
Like6 hrs
Afzal Said Aly Muhammad Não fica bem morrer de hiv,duque morrer crivado com balas defender gatunos?
Like16 hrs
Amando Manvura Isso nao bom
Like4 hrs
Armezito Sebastião Mafanhane I vana va mamana va mbelaku hi ku fa hi ku tsava a ku soliwa. Sao os filho da minha mae que acabao pur morer pur medo de ser mal visto
Like2 hrs
Stefan Zweig onomaliwa vakhani vakhani

Sem comentários:

Windows Live Messenger + Facebook