quinta-feira, 19 de maio de 2016

Faleceu Prof. DR. Firmino Mucavel

Início  Economia  Economia  Morreu Firmino Mucavel

Morreu Firmino Mucavel

Economista perdeu a vida hoje na África do Sul
Perdeu a vida, esta manhã, numa unidade hospitalar na África do Sul, o economista moçambicano e antigo director-executivo da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África, Firmino Mucavel.
A informação foi confirmada pelo colega do economista na bancada parlamentar da Frelimo,Hélder Jauana, onde Firmino Mucavel desempenhava as funções de coordenador da equipa de assessores.
Jauana disse que o professor universitário vinha enfrentando problemas de saúde há alguns meses, tendo sido evacuado para a vizinha África do Sul com vista a um tratamento especializado. Esta manhã não resistiu e perdeu a vida.
Firmino Mucavel é conhecido pela sua carreira académica a nível nacional e internacional, tendo sido comentador de televisão na Stv no programa Discurso Directo, onde fazia dupla com o economista Ragendra de Sousa.
Nasceu a 16 de Janeiro de 1957 em Maputo. Era Professor Associado da Universidade Eduardo Mondlane desde 1982. Até à altura da sua morte, era presidente do Conselho de Cátedras de Investigação para o Desenvolvimento e director do Centro Internacional de Economia e Governação de Agua em África (IWEGA).
Foi director Científico da Universidade Eduardo Mondlane e do Gabinete para a Reforma Académica e Integração Regional de 2008 a 2012. É Doutorado em Economia Agrária e de Recursos (PhD in Food and Resource Economics) pela Universidade de Flórida, Estados Unidos da América em 1994, Mestre em Economia Agrária (MSc in Agricultural Economics) em 1988, Estados Unidos da América, e Licenciado em Engenharia Agronómica pela Universidade Eduardo Mondlane em 1982. 

Foi Conselheiro Económico do Presidente da República de Moçambique de 2000 a 2006, Director Executivo da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD), órgão da União Africana, de 1 de Agosto de 2005 a 31 de Janeiro de 2008. 

Liderou a equipa de Economistas Africanos e das Nações Unidas em 2000 que elaborou o programa para a transferência rápida de tecnologias aos países em desenvolvimento que serviu de base para a Terceira Conferência de Ciência e Tecnologia para os Países Menos Desenvolvidos organizado pelas Nações Unidas.
Entre azares e solavancos, a vida me tem bafejado alguns prazeres e honras, um deles tem sido o de dividir palcos de sabedoria, sem ser eu um sábio, com sábios deste mundo.
Aprendi durante quase ano e meio lições de uma vida, em todos os instantes partilhados com um ídolo que ousou ser colega e impôs-se sempre professor. O Prof. DR. Firmino Mucavel. Que hoje partiu! Obrigado pelas lições, das quais a marcantes é a necessidade de saber ouvir, outra fonte de sabedoria!
Descanse em paz Prof.!


Comentários
Miguel OM De Brito Por favor, não coloques mais posts hoje!!
Cristina Alice Matavele Que ele descanse em paz.
Eduardo Matine Eishhh para morrer basta estar vivo mesmo...

Descanse em Paz ilustre!
Lomelino Mario Matavele Puxa que noticia triste. Descanse em Paz Professor Doutor Firmino Mucavele.
Lunne Pais Eish, grande perda. R.I.P.
Pedro Guiliche Muito triste. Paz à sua alma.
GostoResponder5 min

Sem comentários: