segunda-feira, 16 de maio de 2016

DA RENAMO MATARAM UMA JAPONESA.


Ataque dos Homens da Renamo ao autocarro da Nagi mata cidadã japonesa e faz 5 feridos
Depois de um período de ligeira calma, os Homens Armados da Renamo voltaram a carga. Ontem, Domingo (15), os comandados por Afonso Dhlakama, voltaram a atacar o autocarro da companhia Nagi Investimentos.
O referido ataque aconteceu em Murotoni, no Distrito de Mocuba, na província central da Zambézia, por volta das 8 horas de ontem.
Durante o ataque, 5 pessoas ficaram feridas e uma cidadã de nacionalidade Japonesa perdeu a vida no local.
“Quando chegamos naquela zona de Murotoni houve um tiroteio e, todo mundo teve que se esconder. Quando se apercebeu da situação, o motorista aumentou a velocidade, por que a intensão deles (Homens Armados da Renamo) era de furar pneus e, só fomos parar em Mocuba. A pessoa que estava no meu lado foi baleado na costela e no Braço ficou no hospital de Mocuba, outra que estava em frente de me acabou perdendo a vida” , disse um dos passageiros do autocarro atacado pelos Homens Armados do maior partido da oposição no país.

Renamo volta a fazer vítimas no Centro de Moçambique

Está sendo noticiado que ontem, domingo (15-05-2016), os homens armados da Renamo atacaram alvos civis em circulação nas províncias de Manica (um ataque) e Zambézia (dois ataques). Desses estaques são reportadas duas mortes e vários feridos. Entre as mortes contam-se duas mulheres: uma moçambicana (mãe de uma criança de 4 meses) e uma cidadã estrangeira de origem asiática.
No meio do repúdio que me causam esses ataques, pergunto:
1. O que é que a Renamo ganha ou pretende ganhar com esses ataques?
2. Quem, entre vós que estais lendo esta reflexão, está a favor desses ataques e porquê?
Hipocrisia e cobardia das organizações da sociedade civil
Ontem, dois ataques protagonizados pelas forças residuais da Renamo resultaram na morte de uma cidadã japonesa é uma mãe de uma menor de 4 meses, que vai ficar órfão da sua progenitora.
Cadê o grito das ditas organizações da sociedade civil que tanto lançam lágrimas de crocodilo quando é cerco a DHL ou, quando se inventam supostas valas comuns ou, é expulsão da cidadã espanhola.
PS: sempre foi justificação para supostos ataques, a presença de militares ou logística militar, e a pergunta se oferece fazer: nos dois ataques ocorridos ontem, um em Manica e outros dois na Zambézia eram alvos militares. Ou seja, a morte da mãe de uma bebê de 4 meses e da cidadã Japonesa eram alvos militares.
A cidadã japonesa não conta para indignação ou melhor, não é merecedora de um movimento de protestos igual a prestada aquela cidadã espanhola que poderia ter custado o corte de ajuda a Moçambique.
Que hipocrisia desta dita sociedade civil, onde ovacionam acções banditisticas da nossa oposição armada e, diabóliza o estado ou poder legalmente constituído.
Abaixo bandidos armados.
Gosto
Comentar
1 comentário
Comentários
Relacoes SemCompromisso Concordo contigo Lenon Arnaldo. É mesmo uma hipocrisia. Essa Liga devia mudar de nome. E se calhar todos outros assumirem-se criando um partido.
GostoResponder12 h6
Comentários
Larson Rodolfo Lucas Queria contribuir, mas fica difícil esquecer o post em que libertavas todo ódio direcionado ao lider da Renamo, são poucos hoje que desejam a morte dos seus inimigos.
E da forma como cuspias, parecia que o mal causado pela oposição, te afetava directamente na pele.

GostoResponder12 h
Julião João Cumbane Eu quero que o Afonso Dhlakama morra e vá para o inferno, se não ainda estiver morto e já no inferno! Entendes,Larson Rodolfo Lucas! E não aporta mais aqui para me dares lições de moral sobre vida de Afonso Dhlakama!
Paulo Chiburre Sem comentarios
GostoResponder1 h
Isac Tivane Quem puder estar a favor desses ataques com ou sem justificativo, é também um terrorista pois compactua com essas matanças e dá apoio psicológico aos lunaticos assassinos
GostoResponder11 hEditado
Antolinho André Naturalmente um indivíduo com a mente Sá nunca poderá estar a favor destas barbaridades. Atendendo que o mundo está cheio de psicopatas é de esperar. O mal sempre é vencido..
Comentários
Suriar Eduardo Háve not comentVer Tradução
GostoResponder11 h
Leonardo Matsinhe Trocar arma por enxada, favor
GostoResponder11 h
Sansão Machava Urania Ventura não consegues citar fonte? Emoji frown
GostoResponder21 h
Suriar Eduardo Sansao... As fontes São: bandidos Armados.
GostoResponder11 h
Sansão Machava Suriar Eduardo ela (Urania Ventura) fez um copy and past e, não citou onde tirou a matério. isso é feio, por que a pessoa que escreveu gastou muito tempo para fazer isso
GostoResponder21 h
Arkadiio Joaquiim e pura verdade a noticia. incidete ocorreu ontem um autocarro NAGI que fazia troxo nampula-queimane
GostoResponder252 min
Suriar Eduardo Varias agencias noticiosas nacionais disseram a mesma coisa ontem que veracidade de factos mas Sansao quer.
Leonardo Matsinhe Kwaaa kwa qua ha ha a a a
GostoResponder11 h
Quilicha Lino Nhassavele Esses dai estao a matar inocentes
GostoResponder11 h
Sebastiao Bastiao Quem tem te mandado estas fotos
GostoResponder1 h
Francisco Johane E bom,ond ia essa japononesa?
GostoResponder1 h
Atanasio Cossa Cossa Cossa Os inocentes são vendidos por frelimo, usa os carros publicos p transportar militar. Pois o homens da renamo ja tem a má imagem desses carros.
Atanasio Cossa Cossa Cossa Governo, pára de usar os carros público. De modo a não por em risco a população. Tem blindad q disfilam na cdad. Que devia usar.
Leonardo Zeca Arnaca pk num matam a pessoa k fez a dicida de EMAMTUM
Arkadiio Joaquiim a renamo diz que quer governar centro e norte.. mas continua atacando ontem no mesmo troxo Nampula-quelimane
Alfazema De Quindone Josè esses não sabem o que querem se eles querem governar na zona centro e norte prk continuam atacando nas mesmas zonas burrice desses matsangaisas.
Sam Livombo Dos Libombos A culpa é da renamo por atacar nagy e matar japonesa,e os Fadm's k mataram Malawianos eles nao eram civis?lamento bastante nesse caso mas questionando pork so sao atacados transportes Nagy nao outros transportes publicos?
Jose Majasse Dombe Da proxima é a Urania
GostoResponder130 min
Francisco Johane EYA,Essa da Urania tinga q ser a proxima vitima.
Gildo Julio Vicente Tudo isso é a fome.
Eduardo José Inrucula Inrucula A boa maneira e so conversarem os ambos presidentes.Mas na era de Chissano pk e k nao havia esse tipo de conflitos?Como e k o Chissano conseguia convencerbo lider da renamo?
Eduardo José Inrucula Inrucula Se os lideres da frelimo nao pdem ideias isso nao acabara agora.Deus vos abencoe.
Zondai Tengaudzoke Ouvi dizer que a embaixada do japao se prepara para emitir um comunicado sobre este insidente...ESPERO NÃO SE ENVOLVEREM NO BARULHO COM OS MATSANGAS... nao me cheira bem isto.
História da semana:
Boa dia madrugada amiga, sou um jovem natural de Quelimane, prefiro não me identificar. Tenho 24 anos e a terminar a licenciatura. Quando sai de Quelimane em 2011 não tinha nenhum compromisso e só fui ter quando regressei nas férias do 1o ano. A rapariga é uma velha amiga que conheço desde miúdo.
Ela esta estudar fora de Quelimane também. Nos dois primeiros anos estava tudo bem, namoramos e fizemos planos para o futuro. O problema começa um ano mais tarde, quando me envolvi com uma outra rapariga e a historia não acabou bem. De volta, nas ferias, ela ate me perdoou, mas os meus sentimentos mudaram drasticamente.
Não tenho conseguido conversar com ela por 10 minutos e já vamos nisso a dois anos, dos quase 4 que nos relacionamos. Tentei terminar a relação por ter percebido que não esta a dar e que estou a fazer-lhe perder tempo, mas sem sucesso.
O problema é que toda a gente que nos conhece anseia nos ver juntos, principalmente minha família e amigos chegados, por unanimidade a classificam como mulher ideal e sempre que insinuo o que se passa dizem-me que vou me arrepender bastante. Depois vem camiões de concelhos sobre "mulher ideal".
Cheguei a um nível que ate nem gota de ciúmes sinto, quando põe fotos de outros rapazes nos perfis das redes, e nem faz nenhuma diferença saber como ela esta, mesmo que passe um mês. Ela não me fez nada de errado e tem sinceramente tudo que um homem consciente gostaria de ter numa mulher.
Sinto-me estagnado porque gostaria sair com outras raparigas, mas não posso ir mais a fundo e isso me desgasta, pois não posso ficar com ninguém mesmo precisando.
Preciso dar rumo a minha vida, por favor, ajudem-me amigos da madrugada.


Lisa Constância Julião Nhantumbo, Feliciano Alberto Jairoce, Mondlane Joao Alexandre Mondlane e 26 outras pessoas gostam disto.
Comentários
Osvaldo Simango
Osvaldo Simango Você esta maluco e essa ajuda que posso dar ti.
28 h
Eliminar
Piedade Imaculada Dimande
Piedade Imaculada Dimande Kkkkk eu nem sei uq dzer alem d lamentar k alguns homens pah....
8 h
Eliminar
Dercio Jose Munguambe
Dercio Jose Munguambe Sabe. Fiquei muito tempo a pensar numa possivel ajuda mas nada tenho para comentar.
Em fim, nessa historia tem muita coisa que nao contaste. Se nao a ama mais acaba tudo nao fassa ela sofrer porque esse tal casamento n futuro nao vai dar certo.

27 h
Eliminar
Joao Adelino Joao Mussapata
Joao Adelino Joao Mussapata Tas a fazer perder tempo filha de dono... vce é k tem espírito de sofrimento. Termina com ela imediatamente para k ela possa te eskecer e tomar rumo dela pk há um homem ideal para ela a espera.
57 h
Eliminar
Olência Mento
Olência Mento Pode parecer piada mas é sério. Ele tem ESPÍRITO DE SOFRIMENTO, ou mulher da noite. Não ficará com ninguém.
Conheço um que pode lhe curar. Nome dEle é Jesus Cristo.

33 h
Eliminar
Munguambe Édel
Munguambe Édel Nao vejo motivo para ajudar te no teu caso pelos vistos so o teu nivel és capaz de por o juizo no lugar certo e pensares no q te sai em conta... Pk a solucao esta com voce
o melhor conselho será ou terás q tirar os coracoes q ten e ficares com um cor...Ver mais

17 h
Eliminar
Gilberto Da Cailanne
Gilberto Da Cailanne Meu carro amigo, o teu resumo textual e difecil de perceber, agi como um homem formado e de volta teras possiveis soluxoe. Boa sorte
6 h
Eliminar
Admaya Fophinho Jr.
Admaya Fophinho Jr. Eh complicada tua situaçao vc deve agir e pensar como algm d nivel superior nessa vida n devems agir por calor d emoçao antes d ir atraz duma minina faça um estudo d viabilidad do teu agora amanha e do futuro com ela sera qui o calor d teu amor vai ser o mesmo???muints homen n pensam nisso e vc n pensou...eu n tnh conselho ideal mas age como homen as coizas podem inverter o mund gira i as coisas mudam pods vir dscobrir sentiments qui sentes tarde n fasa a minina perder tempo
6 h
Eliminar
Nelson Chuze
Nelson Chuze Tu não amas essa rapariga. Amor é para dois corações. Não se obriga.
Faz o que teu coração te mandar.

6 h
Eliminar
Amir Crosse
Amir Crosse Vai procurar psicologo porque voce ta com problemas, vai atras desses profissinais vao ti confirnar se ès guei ou nao, porque isto esta fora de um rumo normal.
5 hEditado
Eliminar
Osvaldo Cossa
Osvaldo Cossa "tudo começa um ano mais tarde quando mi envolvi com outra" kikikikikikiki comportamento de mazambeziano
15 h
Eliminar
Adelia Neto Dercia
Adelia Neto Dercia Qui pena
5 h
Eliminar
Creva Dos Gandes
Creva Dos Gandes Eu só vi ler comentários
15 h
Eliminar
El Mano Zito
El Mano Zito Esta meio complicado, mas preste atensao no comentarios
5 h
Eliminar
Abel Joaquim
Abel Joaquim O senhor nao tá bem ou foi infeticado
5 h
Eliminar
Ciriaco Gulamundine
Ciriaco Gulamundine Ishi.......; meu irmao neste assunto se bem que nao escondeu nada; fassa o seguite deixa a muida ou volta à amar pefeitamente; e se n o fizeris no tempo q voce vai recordar q é ela q deves amor ela estara a recordar q voce n lhe ama e vai ser uma salada da china e ai voce vais passar muito mal; esta menina ainda ta com a cabeça no lugar.
4 h
Eliminar
Benildo Bié
Benildo Bié Acho que o senhor não está bem...me mande contacto dessa jovem, eu a farei feliz
24 h
Eliminar
Leonel Da Silva Bulo
Leonel Da Silva Bulo Kikikikikiki 😀
14 h
Eliminar
Benildo Bié
Benildo Bié Sério irmão
14 h
Eliminar
Leonel Da Silva Bulo
Leonel Da Silva Bulo Rendi com o comment
3 h
Eliminar
Benildo Bié
Benildo Bié Kkkkkkkk... você não demora render
13 h
Eliminar
Leonel Da Silva Bulo
Leonel Da Silva Bulo Acho que o jovem esta precisando de lavar os pratos que sujou e jogou fora
13 hEditado
Eliminar
Benildo Bié
Benildo Bié Kkkkkkkkkkk
3 h
Eliminar
Lita Tembe
Lita Tembe A u txintxe hi maka muni?
33 min
Eliminar
Armando Muhlophe
Armando Muhlophe ficar dificil t ajudar, deixa a moça ficar feliz cm alguem que lhe mereça
4 hEditado
Eliminar
Marcos-Makyto Cabral
Marcos-Makyto Cabral Bom dia, tem casos que não precisa de intervenção ou ajuda de ninguêm sosinho a pessoa resolve. Afinal para quê estudamos, com o nível que você tem, sosinho serias capaz de resolver esse problema..! Pere e pense..!
14 h
Eliminar
Amir Crosse
Amir Crosse nao funciona esse gajo homen normal nao faz isso
4 h
Eliminar
Nilsa Sacar Jorge Gune
Nilsa Sacar Jorge Gune Processando...
14 h
Eliminar
Benildo Bié
Benildo Bié Kkkkkkkk
4 h
Eliminar
Nilsa Sacar Jorge Gune
Nilsa Sacar Jorge Gune
13 h
Eliminar
Benildo Bié
Benildo Bié
3 h
Eliminar
Jó Honwana
Jó Honwana Epha... Tas mal mano, aconselho te a procurar um psicologo o mais urgente possivel.
34 h
Eliminar
Leonel Da Silva Bulo
Leonel Da Silva Bulo Kikikikikiki 😀
4 h
Eliminar
Rafael António Nhampossa
Rafael António Nhampossa Um academico imaturo, isso sim. As vezes penso que o nosso amigo so queria aparecer. Ora vejamos: "...desde que me envolvi com outra..... Familia e amigos querem nos ver juntos...... Vieram varios camioes de conselhos......"
O que mais quer ouvir connosco, senhor dr? Que manda passear? Que a ame? Mas em fim, boa sorte!

54 h
Eliminar
Leonel Da Silva Bulo
Leonel Da Silva Bulo Jo Jó Honwana procurar um psicólogo mesmo....Kikikikikiki Gostei dessa!
Oh jovem de Quelimane, se não há contactos entre vocês já 2 anos, queira eu acreditar que nada mais podes fazer a não limpar os pratos que o senhor sujou e deixa-los limpos pra outros.

3 h
Eliminar
Constantino Carlos Novela
Constantino Carlos Novela Vania Joana, Absalão Mapsanganhe
3 h
Eliminar
Constantino Carlos Novela
Constantino Carlos Novela
3 h
Eliminar
Constantino Carlos Novela
Constantino Carlos Novela
3 h
Eliminar
Leonel Da Silva Bulo
Leonel Da Silva Bulo And die fast
3 h
Eliminar
Horácio Allan Costa
Horácio Allan Costa Que conselho quer se muitos ja te aconselharam? Achas que assim que seu problema ser falado na radio e comentado no fb irás ganhar mais pontos? Tabaquismo nem?
13 hEditado
Eliminar
Judite Mombe
Judite Mombe Meu caro amigo, você nunca amou a moça, mesmo os dois anos que você diz ter amado, Outra coisa bem feito para nos as mulheres quando está numa relação, percebendo que o parceiro já não está pra mim custa sair? Não precisa que alguém te diga, se ontem falavamos 2 horas e hoje não consegue falar 10 minutos, kkkk é grave pena dos dois!
3 h
Eliminar
Júlio Mário Orlando
Júlio Mário Orlando A escrever...
13 h
Eliminar
Kayenne Dakye Rivas
Kayenne Dakye Rivas Queres mais conselhos? Se bem que os teus familiares e amigos já o fizeram, queres mais conselhos em inglês, mandarim, espanhol, francês ou numa língua bantu?
3 h
Eliminar
Mariana Cumbe
Mariana Cumbe Acredito que tas a xpera dela falhar pa lhe atribuir tua culpa e lhe deixar a vontade,seja homem de verdade conversa com ela,lhe deixa livre pa ela procurar uki você não dá,seja homem deixa de ser imbecil pk você conhece mto e bem o teu posicionamento...
13 h
Eliminar
Durval Mazivila
Durval Mazivila Damn pra quê fazer perder tempo então se ñ quer nada com ela.nepias...
12 h
Eliminar
Cadir Afonso CA
Cadir Afonso CA so passei para ler os comentarios!!! Kkkkk dr d meia tijela
2 h
Eliminar
Sonia Heleninha Maria
Sonia Heleninha Maria Diga lhe a verdade, apesar de tanto conselho k te dao, numa relacao quando nao ha amor isso nao ira ao alem...
2 h
Eliminar
Regina Joaquim Pita
Regina Joaquim Pita Voce nao amava o suficiente a moça. Mas O meu conselho é q parta pra outra, si casares uma boa mulher, seras feliz pra toda vida. Mas si casares uma mulher ruim, mano seras um filosofo. Mas fique atento, pois estudos feitos indicam q estas a caminho d ser um filosofo.
2 h
Eliminar
Sonia Tivane
Sonia Tivane Ouvir conselhos é bom pois aprendes mais e podes ter uma visão diferente das coisas...mas não quer dizer que tenhas de acatar tudo o que te tenham aconselhado!! No fim das contas quem ficará com a mulher que TODOS dizem ser ideial para sí é voçê!! e quem será infeliz é voçê! Portanto a decisão deve ser sempre SUA. Se ela não te faz feliz, ganhe coragem e fale com ela, não a faça perder o tempo e esperanças estando consigo.
11 h
Eliminar
Mingos Minguinho
Mingos Minguinho Jovem, amar e gostar são dua coisas diferentes. Ilusão de emoção de querer algo, também são diferentes. Então porque se enganar ou enganar outra pessoa por causa da visinhança, boas postura. Amor não tem nada dessas figuras (bonita, conhecida da zona, é rica, relegiosa, etc), Se ama fica e não ama, deixa para os outros e parte para outra. Conselhos de amigos, familiares não determinam felecidade. Crie tua felecidade de acordo com os destinos do teu sentimento.
1 h
Eliminar
Delelfina Pinto Alide
Delelfina Pinto Alide Bom dia amigos da Madrugada Amiga. Espero que tenhamos compreendido bem a historia da semana da melhor maneira.
22 min
Eliminar
Delelfina Pinto Alide
Delelfina Pinto Alide Para mim o jovem esta indeciso, mas se nao conhece a ele mesmo dificilmente tera uma mulher ao seu lado, pois o amor e uma dadida precioso e pouco tem esta dadiva, muito cultivam e para tal o ponto mais primordial para cultivar o amor e respeitar-se a si mesmo e a outros mutuamente. sem esse caminho nao ira longe.
19 min
Eliminar
Joaquim António Zandamela
Joaquim António Zandamela Ta maluco esse,
O fracasso do assassinato de Dlhakama
Dizia eu que os jornalistas estavam à ilharga, a esfregar as mãos de excitação e contentamento, tal era a certeza da iminente "savimbizacao" de Afonso Dlhakama. Entretanto, alguém alertou ao general que a intenção das tropas de Xicalango era de tomar de assalto a sua residência e assassina-lo junto com os seus. No mesmo instante Dlhakama ordena a evacuação imediata dos Mazangas, Macuianes, Pondeca, entre outros peso pesados do partido, cuja passagem do posto de controle já ocupado em Mucodza foi objecto de sérias negociações, que incluiu alguns empurrões e rasteiras, visto que a intenção mesmo era de aniquilar toda liderança suprema do movimento dentro de Satungira.
Enquanto Dlhakama estava ainda atrapalhado a orientar a evacuação do restante pessoal, os comandos do Xicalango, num total de 70 homens aproximadamente, se esgueiravam sorrateira e silenciosamente para as as matchessas, em manobras de cerco e flanquearam todas saídas do local. Segundo se apurou, os 'donos da montanha' proibiram terminantemente que a guarnição do general alinhasse em formação de combate, aludindo que os espíritos protegeriam os hóspedes (toda a equipe do general), pelo que estes estavam na pratica apenas restritos ao quintal das matchessas, exceptuando o pessoal das cancelas.
De repente, soam vários tiros a curta distancia por todos lados, era a guarda pessoal do líder da Renamo que entrava em ação contra os vários comandos que emergiram do nada entre os arbustos próximos. Num combate quase corpo a corpo e com Dlhakama ainda sentado numa cadeira como se estivesse a assistir um vídeo game, os 14 guardas de Dlhakama conseguiram desbaratar os intrusos, abatendo 52 deles contra nenhuma perda dos guardiões perdizes. Quando Xicalango é comunicado do seu posto na antena que a operação fracassou, ordena um bombardeamento de saturação indiscriminado durante mais de uma hora, tendo Dlhakama se retirado junto do seu staff andando calmamente, deixando para trás todos os bens que incluíam viaturas. Depois dos bombardeamentos cegos, as forças do comando acompanhadas por blindados, rolam em direção as matchessas, encontrando-as abandonadas. Quando o ditador foi informado do fracasso da operação, ele soube a partir daquele momento que tinha-se metido num grande sarilho! A festa do Monte Verde foi cancelada e o ditador regressou abruptamente a Maputo. Dizem que as tropas do Xicalango tentaram encetar perseguição pelas montanhas e foi ai que entraram em ação os 'donos da montanha'.
Mas os sequazes do ditador tentaram o plano B, seguindo dicas do Xicalango, alegando que matando o patriarca e régulo Magunde, o pai do Dlhakama, era a "arma secreta" do general para ser vencido, o que também não deu resultado nenhum porque isso era totalmente falso e fantasioso. Volvidos alguns dias, Guebuza envia a Gorongosa o seu cunhado, o tenente-general na reserva Tobias Dai, ex-ministro da Defesa para coordenar uma super operação especial que envolvia tropas de elite mercenárias zimbabweanas e muito provavelmente angolanas mas em uniforme das Fadm. Tobias Dai foi estrategicamente escalado em Gorongosa com chefe da campanha do partido para as autárquicas mas não isso era um disfarce para enganar os distraídos.

Mas todas as tentativas dos comandos para escalar a serra resultaram num fracasso retumbante e foram repelidas com tremendas baixas incluindo a captura de consideráveis quantidade de armas. O desastre foi de grandes proporções. Lembro-me de uma vez quando chegaram ao hospital local em plena manha vários militares feridos terrivelmente e a gritar ruidosamente feito crianças chorosas, fazendo os utentes fugirem por horror e pânico. Agora querem tentar usar armas superiores proibidas pela convenção de Viena como o temível lança-chamas russo "buratino", com intuito de abrir passagem pelas montanhas mas nenhuma ciência vencera o espirito da montanha de Gorongosa.

Sem comentários: