segunda-feira, 11 de abril de 2016

Videos da Violência contra membros da Renamo em Mazoe



"O Governo Provincial de Tete no que concerne aos FDS foram a DPS (Direccao Provincial de Saude) Tete pedir uma ambulância para ir a Santujira deixar alimentos e alguns artigos médicos para os Homens Armados do Governo FDS, UIR e neste âmbito pediram o motorista da Ambulância mas como a Directora Províncial de Saúde De Tete estava fora do País e encontraram a Médica Chefe- Provincial a qual facultou o carro e o respectivo motorista aquando da partida para o local vestiram omotorista de Farda das FDS e dirigindo até as imediações do local foram interceptados pelos Rangeres que acabaram baleando o motorista com três tiros na cabeça, em forma de salvar a vida do mesmo já baleado levaram no de emergencia ao HCB (Hospital Central da Beira) onde veio a falecer e tratando-se de um Manhunge (proveniente de Tete) a família neste momento está em Grande fúria com a DPS-TETE e há fumo no ar."

Fonte: DPS-TETE
Comentários
Regalado Onofre Estás mal
Gosto146 min
Tsala Muana Ele quis foi bom
Alberto Pagari A ate a frelimo ja perdeu cabeça ja nao tem carro militares com respectivo motoristas em vez de vender a vida do motorista e ai a pessoa que actorizou deve ser processado criminalmente
Gosto146 min
Marcelino Voabil Burrice por parte dele ( o motorista) será que ele não tinha informação da situação que se vive naquelas zonas para alem das das regioes norte centro e norte?
Gosto145 min
Francisco Sousa fazer o que? 

job é job

Marcelino Voabil Não ha e não haverá job que me possa obrigar a trocar a minha própria vida!
Francisco Sousa ya mas na hora a situação é constrangidora, ter que desobedecer chefe.

Se calhar nem disseram que ia para lá

Marcelino Voabil Irmão numa altura em que te obrigam a tirar sua roupa e vestir fardamento, logo de imediato da para desconfiar; sou da opinião que por conta de pequenas grujetinha o finado preferiu arriscar a sua vida.
Gosto134 min
Tsala Muana ele trabalha na saude nao na defesa tinha toda razao de negar
Suriar Eduardo Alberto processado por qual tribunal? Se o tribunal encontra se cá em Moçambique esqueça isso...
Unay Cambuma Parece que o motorista chamava se Kofe.
Gosto339 minEditado
Marcelino Voabil Ofereceu se na boca do leão ; sendo civil mesmo se me tivessem levado cativo preferia que me matassem!
Gosto238 min
Suriar Eduardo MARCELINO não é burrice não eles São levados a força e intimidados antes de ir a essas missoes ariscadas
Gosto137 min
Alberto Pagari Etou falar em paises onde funciona os Orgaos de Justiça
Gosto136 min
Denzel Yuri Dunfermkine Yaaaaa ,que pena primeiros socorros já era, só ficao pra os rangeres como tem inteligência, continuem a informar passo a passo tenho certeza que os parasitas vão disertar em massa
Gosto134 min
Alberto Pagari Um dia que ira cair o regime do dia muitos irao se inforcar
Gosto133 min
Amandio Sofrinho No minimo podia ir, mas sem farda militar!
Suriar Eduardo Aaaa ok. Mas aqui so tem a palavra apenas mas no terreno justiça nunca existio. Justiça so pra ladrao de galinha
Alberto Pagari Se fazem de obrigar
Gosto132 min
Delelfina Pinto Alide Mas porque?
Gosto127 min
Suriar Eduardo ALIDE pór egoismo apenas e so pensam apenas neles mesmos
Neclino Chaphata Triste acontecimento! Triste a postura da DPS-Tete, Triste a decisão que o Motorista tomou, quando tinha muitas opções ( Deserção), Triste situação que se vive no Pais!! nem precisavamos de chegar nesses extremos.

Alberto Pagari Pra mas tarde culpar a Renamo que matam os civis tudo a frelimo procura limpar as suas manchas nas vestes da Renamo
Gosto119 min
Cristovão Charles Blue Axo k o motorista tinha poucax hipotesex, para negar trajar a farda,
Gosto215 min

Suriar Eduardo Concordo com Cristovao

Cristovão Charles Blue Axo k o motorista tinha poucax hipotesex, para negar trajar a farda,
Gosto228 min
Suriar Eduardo Concordo com Cristovao
Masú Martinho Martinho Unay não falha nada
Joao Jordao Jota Yah é verdade tenho um amigo de Tete k disse k conhecia o tal Sr era quase vizinho dele
Gosto19 min
Ofece Deniasse Chania A Frelimo sempre obrigou o povo a fazr dsejos d camaradas, desde as machambas d povo e lojas d povo, coisas que nem ajudou o povo. Hoje a frelimo obriga um motorista a vestir fardamento militar, asim deixaram a familia d malogrado na dsgraça. Os malditos chefes d ministerio d defesa nem vao ajudar em nada a familia d malogrado.
Gosto7 min
Ishmael Da Lnes Lampiao Unay Cambuma é verdade que o Guebuza fugiu???
Gosto2 min

Edmo Cussaia Coitadinho desse motorista

PRM nega pronunciar-se sobre intolerância política


Que ocorre em Mazoe
…e membros da Renamo com medo de regressar à proveniência
A Polícia da República de Moçambique (PRM) em Tete recusou-se a fazer quaisquer pronunciamentos em torno do desmandos protagonizados por membros e simpatizantes do partido no poder no distrito de Changara, alegando que o ambiente que se verificou nos últimos dias no posto administrativo de Mazoe não constitui nenhum tipo de crime.
Falando ontem ao Mulambe, o porta-voz do Comando Provincial da corporação nesta região do país, Luís Núdia, afirmou que os assuntos relacionados com as formações partidárias não cabem aos agentes da lei, ordem e tranquilidade públicas. “Escuso-me a falar deste assunto que tem a ver com partidos políticos. Aliás, não houve nenhum crime, porque, se tivesse havido, os colegas do Comando Distrital de Changara poderiam ter reportado para o Comando Provincial da PRM, o que não aconteceu e isto mostra que não tem indício de crime” – explicou.
De lembrar que, pelo menos, 117 pessoas abandonaram as suas residências e bens no posto administrativo de Mazoe, distrito de Changara, e declaram-se pertencentes à Renamo e, por esse motivo, têm sido vítimas das atrocidades perpetradas por membros do partido Frelimo naquela região da província de Tete. Esses cidadãos apresentaram-se no dia 17 do mês passado e acantonaram-se na sede provincial do seu partido, nesta cidade.

Com o andar dos tempos, conseguiram localizar familiares na cidade, e aí estão, até que a situação se altere.
Em declarações ao nosso jornal, aquelas famílias dizem que, por enquanto, não vão regressar à sua proveniência, porque prevalece o medo de serem agredidas e, até, serem mortas por membros e simpatizantes da Frelimo no posto administrativo de Mazoe, situação que, segundo suas palavras, não é de hoje e é do conhecimento das autoridades administrativas do distrito de Changara, que não tomam as devidas providências para que haja entendimento e harmonia entre apoiantes do partido no poder e os de outras formações políticas.
As 117 pessoas deslocadas de Mazoe, em princípio, tinham como pretensões de encontrar quem as apoiasse numa ida ao Malawi, para se juntar a outros mais de 12 mil moçambicanos que procuraram refúgio naquele país vizinho, depois de serem vítimas de atrocidades por parte de membros das Forças de Defesa e Segurança nos distritos de Moatize e Tsangano. (Domingos Parafino)
JORNAL MULAMBE – 12.04.2016

Sem comentários: