sexta-feira, 29 de abril de 2016

Um Governo que negou a existência de refugiados que falaram pelas próprias bocas, pode admitir existência de mortos numa vala comum?




Augusto Magaure adicionou 2 fotos novas.
4 h
Alguém esperava que as autoridades moçambicanas pudessem aceitar a existência de vala comum? Se até aos refugiados, pessoas vivas que falaram com as suas próprias bocas do que acontecia, foram ignorados pelo mesmo governo, seria com os mortos que o governo iria aceitar algo dessa, que em última instância imputa lhe responsabilidade? Nem pensar!

Comentários
Arsenio Nhantumbo Concordo contigo, tudo oque o governo da frelimo desmente, e' porque e' verdade.
GostoResponder4 h
Joaquim Gonzilla Concordo plenamente...
GostoResponder4 h
Álvaro Xerinda "Nenhum problema pode ser resolvido a partir do mesmo nível de consciência que o criou." - Albert Einstein
GostoResponder4 h
Tipei Zvedu É verdade estão preocupados com a pessoa k facultou a informação para acabar com ele
GostoResponder4 h
Francey Zeúte Penso que é legitima a posicao do Governo de Sofala. Onde anda o(s) campones(e)s que dizem ter descoberto tal vala? Onde fica a tal vala? A imagem utilizada para acompanhar as materias dos textos sobre o assunto sao da tal vala? Será que o Governo devia vir reconhecer a existencia de tal vala sem que lhes seja apresentada?
GostoResponder3 h
Augusto Magaure Francey Zeúte! Quem lhe garante que o tal do governo foi ao terreno investigar? De ontem para hoje todo o governo do topo a base em corro a desmentir, não acha que deviam ter chamado a imprensa pra o local dos acontecimentos?
GostoResponder3 h
Francey Zeúte Amigo, vamos ser razoaveis. Veja que quem denuncia a existencia da tal vala é a VOA - Voz dAmerica., um orgao de comunicacao. Onde residiu a dificuldade para fazer o servico completo? Quem disse que existe tal vala nao foi o Governo foi a Voa, entao, que indique sua localizacao.
GostoResponder3 h
Francey Zeúte MAiS, como é que o Governo deve ir a um lugar que nao se indica sua localizacao? Nao pdemos ser cegos desta forma.
GostoResponder3 h
Augusto Magaure Sendo assim, não se pode desmentir algo que não se conhece, o razoável de facto, era o governo intimar a fonte para o melhor exclarecimento. penso eu.
GostoResponder2 h
Francey Zeúte Agora o Governo é que deve ponderar na posicao? Hummmmm. Afinal, quem levantou este assunto nao pode de primeira indicar tal vala? Epah.
GostoResponder2 h
Antonio A. S. Kawaria Mais uma vez, espero que a Comissão Nacional de Direitos Humanos - Moçambique, tenha ido a Gorongosa e nos traga os resultados em menos tempo. Ou deve ser a ONU a ir para lá?
GostoResponder2 h
Antonio A. S. Kawaria A esses que nos fazem crer que os presos de M'telela ainda vivem eu não acredito.
GostoResponder2 h
Hugo Lorenzo Diogo Concordo plenamente contigo, só lamentar o facto de algumas pessoas ainda atadas a compaixão política dos camaradas ainda continuarem a não enxergar a realidade. Ora vejamos em menos de um ano trouxeram mentiras grosseiras como em Malawi não há refugiados, também que o país não tinha nenhuma dívida escondida e agora querem incutir aos incautos que não há nenhuma vala comum. Já não sentem vergonha de mentir, muito doloroso saber que o país está sendo e como sempre dirigido por um grupo de mentiroso que se confundem com gangsters, so me da vontade de rir de lacremejar.
Muhamad Yassine Infelizmente pensam que o povo não pensa

Quem fala a verdade?
Alguns órgãos noticiosos internacionais - incluindo jornais, rádio e TV, noticiaram a descoberta de uma pretensa vala comum, algures em Gorongosa, com mais de 100 corpos. Fizeram até uma pretensa descrição do estado em que tais corpos foram encontrados, falando de ossadas e corpos ainda em decomposição.
A PRM e o Governo de Sofala, através de porta-vozes, fizeram hoje um desmentido "categórico" dessa notícia.
Questões a ponderar: quem está dizendo a verdade? Será possível um órgão noticioso "internacional" publicar uma notícia do género sem antes confirmar os factos? Será possível o Governo de Sofala e a PRM negarem categoricamente que tal notícia seja verdadeira sem que tenham antes confirmado para lá de quaisquer sombras de dúvidas a sua falsidade?
P.S.: apimentando um pouco as coisas, para gáudio dos mais cépticos, se fosse dívida pública/soberana, por conta dos antecedentes recentes, facilmente se depreenderia quem está dizendo a verdade. Eu prefiro, por via das dúvidas honestas, pensar que o Governo tem razão e que as agências noticiosas foram induzidas em erro. Se se provar o contrário, valha-nos Deus que não, será mais uma grandessíssima desilusão.
‪#‎Bom‬-fim-de-semana.

AVISEI E JÁ ESTÁ :
PRM não localiza nenhuma vala comum em Canda
Comissão da polícia trabalhou com lideranças locais
Recentemente, a imprensa nacional e internacional circulou informações sobre a descoberta de uma vala comum com mais de 100 cadáveres no posto administrativo de Canda, em Gorongosa, província de Sofala. Diante desta situação, a PRM diz estar a fazer investigações no local, no entanto, até agora não foi encontrado nada que sustente a informação.
A fim de apurar a veracidade do assunto que causou um desconforto nos moçambicanos, foi constituída uma comissão de trabalho que se juntou a polícia e algumas lideranças locais, de modo que se identificasse os eventuais sítios onde se encontrariam os corpos. Até então, de acordo com a informação preliminar partilhada pela polícia, ainda não foi constada nenhuma vala comum com corpos humanos “e nem foi identificado nenhum denunciante que se dizia camponês a deixar qualquer informação”, disse Inácio Dina, Porta-Voz da PRM.
Contudo, a polícia apela aos órgão de comunicação social que fizeram passar esta informação para a devida e pronta colaboração na identificação desse suposto lugar e na veiculação de informação detalhada “para que em conjunto e de forma específica possamos esclarecer esta informação que preocupa os moçambicanos que vivem em cada canto deste país”, rematou.
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Tassara Chapingua O que você espera da comissão política?
GostoResponder112 h
Tassara Chapingua As dívidas ocultas começaram assim. Ninguém aceitava do governo.
GostoResponder212 h
Armindo Algino Nainepenze Cm as mentira vmox xegar aonde!
GostoResponder112 h
Atanasio Cossa Cossa Cossa Esses nuncam vao dizer sim. Porq terram que justificar e identificar o corpos.
GostoResponder212 h
Jorge J Biassone Concerteza nao houve nada!!!
GostoResponder312 h
Felix Buchir Muito dificil a policia ter a verdade do assunto o povo tem medo atráves das perguntas q ela faz.
GostoResponder15 h
Abrão Paulo Munguambe Custa os camponeses irem amostrar a policia ou mesmo um orgao de comunicacao social esse local q contem essa vala comum. Haaaaaa outras coisas
GostoResponder14 h
Atanasio Cossa Cossa Cossa Meu irmão a policia sabe da existencia dessa vala e d outras valas. Mas nuncam vao dizer. Quantos ja morrerm. Alguma vez ja vierm ao publico dizer? Nhonhooo
GostoResponder1 h
Abrão Paulo Munguambe Se a policia nao vem ao publico informar porq oos orgaos de informacao nao conseguem ir ate ao local se inteirarem do assunto? Os orgaos de informacao nao dependem da policia, eles teem o dever de difundir a informacao e no caso de televisao, trazer as imagens
GostoResponder1 h
Atanasio Cossa Cossa Cossa Tens a certeza disso. Quantas imagns ja vistm, em que televisao. Que falam de corpos d fds.?
GostoResponder1 h
Atanasio Cossa Cossa Cossa Isto esta cntrolado mano. Pergunta a nôs que estams d perto.
GostoResponder1 h
Abrão Paulo Munguambe Ha vezes q nao dao imagens mas falam na 1a pessoa de confrontos e o nr de mortes q houvem. Se foram camponeses q discobriram iso porq nao comunicaram os orgaos de informacao pra reportarem?
GostoResponder1 h
Atanasio Cossa Cossa Cossa Kkkkkkk. Voce pa. Qual é essa televisao que fala ds confrontos e das pessoas que perderam a vida?
Abilio Manjate Eu bem disse que esse assunto é muito grave e o governo nunca deve e nem pode aceitar senão, as coisas ficam muito complicadas
GostoResponder24 h
Zondai Tengaudzoke Novo Ciclo de combate ao governo. Mentiras e Engenharia de Lavagem cerebral Massiva de um povo.
GostoResponder24 h
Suriar Eduardo Relacionando esse assunto com os outros dizer que nunca a Policia irá dizer que encontrou assim como o Ministro da Economia e Finanças negou arredondamente não existir divida Oculta más que 2 semanas depois veio ao publico assumir a existencia depois d muita insistencia. Ja habituamos esses truques de estamos a trabalhar
GostoResponder13 h
Suriar Eduardo Essa Policia não é a mesma que ainda está investigar os que assassinaram Cistac, Cilica e os que balearam o secretario geral da Renamo e nunca encontraram?
GostoResponder13 h
Abilio Manjate Lembram s
Do caso do terrorista que frequentava o dolce vita?nenhum governo aceitaria que aquele terrorista viveu no seu país. Logo quando os empregados divulgaram que conheciam o terrorista,percebeu se que era grave, e mandou se mudar a história, para o bem da nação, isatamente como se fez nesse caso dos corpos,agora os camponeses não vão abrir o bico
GostoResponder13 h
Abilio Manjate Já imaginara se governo deixa se passar ou confirmar a o caso Dolce vitae ágora, o caso dos 120 corpos,juntar isso ao caso das dívidas?a guerra contra o terrorismo do estado islâmico é de todo mundo ,e o mundo todo viraria os canos para Moçambique.
GostoResponder3 h
Abilio Manjate Homem que e homem ,que gosta,e respeita,ate pode ser encontrado encima da amante,nunca admite em frete da dama ,mesmo que tenha sido ela a dar o flagrante pessoalmente,principalmente quando existe um bem maior a defender,'familia'.
GostoResponder3 h
Abilio Manjate Decisões e respostas POLITICAMENTE CORRETAS
GostoResponder3 h
Alberto Mario Nhangua Ladrao nunca aceita que roubei.se ser achado com a coisa na mao aceita,o governo nunca aceitou
GostoResponder3 h
Arsenio Guilundo Ja limparao essa sujeira esses, e os camponeses nao se falavao d dois? Tambem ja forao dados banho,manicure,pedicure e limpesa do rosto,roupa nova e bolsos cheios da grana apanharao aviao pra Maputo. Vida nonva e nao se fala no assunto.
GostoResponder23 h
Suriar Eduardo Ja sabemos como as coisas funcionam em Moçambique e não nos surprende isso
GostoResponder3 h
Rosse Yumi Esse governo ...apolicia nunca vai nos trazer resultado
GostoResponder13 h
Munamalaro Massikiny Awamphula Vindo da PRM ñ nos surpreende, esses só sabem atirar em inocentes e capturar ladrões de galinha mas não conseguem ver coisas grandes!!!
Sinceras Desculpas se ofendi alguém!!
GostoResponder23 h
Albert Langa A nova estrategia que a renamo encontrou para lutar com o governo é propalar mentiras. Esses que acharam a vala, desenterraram os corpos e contaram, porqvê é que não vão indicar? Esses que ainda acreditam nas mentira de Muzungu Ndini e sua companhia
GostoResponder2 h
Jorge J Biassone Verdade mano ,eu conheço pessoas estao la em canda ,k sao professores mas disseram que nao ha nada ,a populacao de canda tambem confirmam isso,o objectivo è denegrir a imagem do governo e agetar as pessoas!!!eu pergunto as matanças que a renamo faz a civis e ataques de viaturas de civis,nao publicam,so apenas publicam mentiras a governo,pra mim nao esta certo,!!Nessa historia Renamo nao esta correcta!!
GostoResponder2 h
Jorge J Biassone È triste irmaos moçambicanos por deixar se levar pelo mal dos politicos,e criando se odio entre nos irmaos!!triste mesmo!!!
GostoResponder2 h
Abilio Manjate Aquelas televisões estrangeiras tem jornalistas mal formados, e inventam noticias,publicam sem averiguar, corem o risco de ser processados por um estado, saíram lá da europa para vir fotografar mentiras e irem publicar nas suas televisões, eles inventam tudo,e as nossas autoridades dizem a verdade,tanto que até entregam os corpos dos homens que morarem na guerra, aos seus familiares.foi por via da imprensa e autoridades nacionais que ficamos a saber das dividas.tens razão eles inventaram tudo
Felix Alexandre Raposo So podia ser PRF A Falar isso. Prf nunca vem nada nao foi a prf que no passado disse k em tete nao havia confrontos militar? Nao foi ela k dizia k em malawi nao havia refugiados? Agora confiar nessa suposta prm que na verdade é prf nao adianta pork o objectivo dela è de esconder tudo k envergonha o regíme assasina. Os donos dizem k é sigílio profissional. Na minha igreja chama se prestar serviço au satanas.isso mesmo prf faz. prf= Polìcia dos palhaços da Frelimo.
GostoResponder12 h
Nelli Nelly Mexmo se assim eles nunca vao confirmar isso..!
GostoResponder2 h
Nhimbilde Magnifico Magnifico Sucam dai vcx pensam que 100 corpos é brincadeira pesquizem mais
GostoResponder12 h
Sarmento Piloto Confirmacao desse local tras mais revolta para os quem familiares na forcas de seguranca. por isso uma contra informacao tranquiliza os Mocambicanos
GostoResponder21 h
Delfim Germano Max k policia é este k so sabe identificar BI e nao cnxegue agir em problemax graves, pr cima d tud é ele k ganha miserias, quase mesada da minh filha d 3anos.
GostoResponder11 h
Endro Da Osvalda Tomás Tu Delfim, nao sabes nada oque a policia tem de proteger. Se a tua casa acontecer qualquer desgraça, nao ponha nenhum pe nesta instituicao nem pede ajuda a qualquer pexoa ou estado, pois os filosofos gregos disseram k "pessoas conhecem-se a voces mesmo.
GostoResponder1 h
Suriar Eduardo Não entendi nada sr ENDRO
GostoResponder1 h
Atanasio Cossa Cossa Cossa Não falou nada. Repete sr endro
GostoResponder1 h
Lavumo Soda Herculano Só que nao é bom ocultar informaçao.
GostoResponder1 h
Ofece Deniasse Chania Nao procuraram nada esses Siphaos.
GostoResponder1 h
Atanasio Cossa Cossa Cossa Como procurar coisa que ja sabe que exist? A unica coisa em que eles estão preocupads é encontrar os tais camponeses para sumir cm eles. Porq constitui uma ameaça pa eles.
GostoResponder1 h
Ronaldo Simoes Meus irmãos o que vocês esperavam seria uma vergonha para o governo acham k a RTP esta mentir? Kkkkk só em moz
GostoResponder352 min
Armandinho Da Filipa Cambuma O governo nunca vai aceitar o estranho dele.
GostoResponder247 min
Bernardo Chicusse Junior Chicusse tem vergonha d responder morreram 12o pessoas meu deus.
Armandinho Da Filipa Cambuma Assim os próprios comandantes já ganharam 80 mil de cada cadáver. 120*80.000,00mmts=9.600.000,00- nove milhões e seicento mil meticas
Endro Da Osvalda Tomás Qual é causa destes cadaveres?
GostoResponder115 min
Samuel Tomas Binze O porta voz da policia desmentiu a existencia de cerca de 120 corpos pk cumpre a ordens superiores e fazendo a vontade do governo e prestando servico ao nyusi nao o povo como muitos se caracterizam
Portanto todo povo conhece a frelimo como governa e distribuem riquezas em cidades provincias ao afirmar que nada existem corpos em vala comum e muito menos a sua decposicao pedindo a colaboracao de orgaos de comunicacao social que divulgou esta informacao pra juntos procurarmos localizar demostra claramemte que esquadroes da morte ja criada pra midia k publicou com isso apelo o afastamento rapido e urgente do orgao k publicou somente dizendo:
Cabe o ministro de interior e defesa irem ao terreno a media fez trabalho de dar a conhecer ao povo
GostoResponder112 min
John Wetela Este país é nosso as pesar de sermos excluidos a força porque criticar logo não és do grupo.
Este país se sabe bem que quando é algo que mexe a frelimo, fazem tudo para esconderem.
Que população sabendo de que se testemunhar vna calada da noite vai ser morta? Nem eu diria algo, iria desmentir, mesmo sabendo, FRELIMO, são mesmo bandidos, matam quem testemunha para prejudicar a frelimo.

Sem comentários: