segunda-feira, 11 de abril de 2016

Sócrates: objetivo da Operação Marquês foi impedir a sua candidatura a Belém

RUI DUARTE SILVA

O ex-primeiro-ministro afirma que a "Operação Marquês" teve a intenção de impedir que este pudesse candidatar-se à Presidência da República

José Sócrates a Presidente da República? Antes de ser conhecida a Operação Marquês, muitos portugueses não duvidariam que o ex-primeiro-ministro tivesse tais intenções. Em entrevista ao "El País" esta segunda-feira, o ex-primeiro-ministro afirma que a investigação judicial que ainda decorre decorrer tinha como objetivo impedir a sua candidatura à presidência de Portugal e "que o Partido Socialista não ganhasse as eleições". "Conseguiram os dois", diz ao matutino espanhol
Relativamente à prestação de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República, o socialista diz que vê "o alvoroço diário da sua presidência como uma necessidade de querer sublimar a frustração por ter sido afastado da política durante 20 anos."
Por detrás da Operação Marquês, Sócrates diz ver motivações políticas. E o mesmo acontece no Brasil. Tanto ele, como o ex-Presidente do Brasil, Lula da Silva, e Dilma Rousseff estão a ser alvos de vingança política da direita, defende. ”Impeachment de Dilma Rousseff é uma vingança política da direita, que não aceita a derrota nas urnas”, considera.
Para o ex-primeiro-ministro, o impeachment de Dilma é uma forma de condicionar as próximas eleições presidenciais no Brasil: “Um golpe político da direita. porque agora não mobilizam militares; é impedir a candidatura de Lula à presidência de 2018."

Sem comentários: