O governo britânico diz que suspendeu a ajuda financeira a Moçambique mais de uma alegada “grave quebra de confiança” referente a dívidas não revelados.
Isto segue ação similar do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.
O FMI suspendeu o financiamento de 10 dias atrás, quando ele encontrou Moçambique não tinha declarado dívidas de mais de US $1 bilhão (£700m).
O governo diz que os passivos referem-se a garantir empréstimos contraídos por duas empresas na sua maioria de propriedade estatal.
O Reino Unido afirmou em um comunicado que foi agora “trabalhar em estreita colaboração com outros parceiros internacionais para estabelecer a verdade e coordenar uma resposta adequada”.
O FMI está actualmente a realizar uma análise para ver se Moçambique tem um nível sustentável de dívida, e o Banco Mundial está a aguardar o seu resultado antes de aprovar mais empréstimos.
O primeiro-ministro de Moçambique Carlos Agostinho do Rosário foi para a sede do FMI em Washington DC na semana passada para explicar a posição do governo.
O governo admitiu que agiu como avalista de um empréstimo de $ 622m retirado pela estatal Pro-Indicus, e outro empréstimo de US $ 535m por Moçambique Asset Management. Ambos estão envolvidos na indústria marítima.


Análise – Matthew Davies, editor, BBC Africa Business Report

A mecânica deste são o mesmo que com um empréstimo pessoal.
Se você tomar um empréstimo de um banco, o banco sempre lhe pergunta sobre suas outras obrigações. Você tem outras dívidas? Ele também vai querer ver um holerite.
Do ponto de vista do banco, é tudo a ver com o risco. você pode fazer os pagamentos em seu empréstimo, se você tem um monte de outras dívidas também?
E é o mesmo com os países. Então, quando o FMI emprestou dinheiro a Moçambique, teria perguntado sobre outros passivos do país.
À medida que o governo de Moçambique não revelou que garantia os dois grandes empréstimos, ele colocou o empréstimo do FMI em perigo.
O FMI está agora preocupado que Moçambique não será capaz de cumprir os seus compromissos de responsabilidade com essa dívida extra em seus livros.