terça-feira, 12 de abril de 2016

QUINZE HOMENS ARMADOS DA RENAMO MORTOS EM BÁRUÉ

A fonte disse ao Diário de Moçambique que os homens abatidos atacaram membros das forças governamentais que estavam de patrulha na Estrada Nacional número sete, N7, a via que liga as províncias centrais de Manica e Tete.

A mesma fonte indicou que do lado das forças governamentais houve registo da morte de uma pessoa. 

Outras três contraíram ferimentos, encontrando-se em tratamento médico. Os feridos, conforme a fonte, estão fora do perigo. 

No domingo, o trânsito rodoviário ficou temporariamente interrompido, na zona do confronto, em Nhassacara, posto administrativo de Chôa, na sequência do tiroteio verificado, descrito como aceso. 

A Polícia teve de mobilizar blindados para escoltar viaturas que seguiam para Tete e para Chimoio, a capital de Manica, apontam dados colhidos pelo jornal.

Em Nhassacara, cabanas que acolhiam os supostos homens da guarda pessoal do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, foram integralmente queimadas. 
Os combates, que iniciaram pelas oito horas locais (6 horas TUC), terminaram no início da tarde, altura em que a Polícia debelou, por completo, a violência armada protagonizada pelos homens armados da Renamo, que, segundo dados, já evocavam a sua governação, na região, perante a população.



As declarações terão sido feitas antes da chegada do contingente policial, que vigia a rodovia, onde acontecem sistemáticos ataques a viaturas civis e membros das forças de defesa e segurança. 
Segundo o Diário de Moçambique, os homens armados da Renamo têm estado a dispersar a sua acção, em pontos diferentes, naquele distrito, numa tentativa de distrair às autoridades policiais, que intensificam a sua presença, de modo a garantir a ordem e tranquilidade pública. 

Depois da localidade de Honde, no posto administrativo de Chuala, os mesmos passaram para Nhamatema, ainda naquele posto administrativo. 

No último final de semana, registou-se episódio de confronto armado, em Nhassacara, no posto administrativo de Nhampassa, nas proximidades do distrito de Guro, do qual Manica se separa de Tete. 

FF

AIM – 12.04.2016

Ainda em Barue Nhassacara, caso dos 15 Rangers! !!
Inbox: "Cabo de ligar pra o meu irmão lá ,disse me que os rangers ainda estão la. Os da fir sao os que moreram muito e sairam a debandadas e armas estão a ser recolhido pelos Rangers la. Alguns policiais de nhassacara foram baleados onde um deles na perna e assim esta de baixa aqui no Chimoio, com risco de ser amputado o pê. E ate hoje foram visto no Nhamafua. Dizem que os rangers disseram ao vovo que quando fir chegar fogem pra nosso lado e dai fazendo isso os salvara".
Há 11 horas · Enviado do Messenger

Comentários
Assane Nacumbe Assane Tufaa,mais um chamboco ingrito. Força rengers
1
21 min
Xavier Arlindo Aruwanhaya Agora! ate lavarem capeca.
1
20 min
Jose Majasse Dombe Espero mais detalhes logo.
Bom dia e bom trabalho Resistentes!
Força Rangers.
4
19 min

A FALSA PROPAGANDA DO DESESPERO DAS FORÇAS DE INTERVENÇÃO RÁPIDA DA FRELIMO FIR/UIR DE TEREM MORTO 15 GUERRILHEIROS DA RENAMO (parte one)!
GRANDE MENTIRA DE TODOS OS TEMPOS
MWINA MUNGANIHEMBELI JURO!
lea a verdadeira história:
As Perdízes ja estão a controlar a mina de Pataguenha ontem foram vistos em Nhamafue, montanha a expoente da localidads de Mhassacane aproximadente 7 klmtrs da Localidade
Os Guerrilheiros da renamo, logo que chegaram em Nhassacara balearam um policial no pé e corre sérios riscos de ser amputado.
então quando as perdizes aperceberam que FAD/FIR estavam acaminho, mobilizaram os garrimpeiros e alguns comerciantes de comida e outros bens no local, para se afastarem dai! porque eles não podiam estar naquele sitio junto com o povo.
Aproximaram a saída 1 hra depois ja tinham conhecimento que as FDS ja chegaram em quase 3 viaturas, e entraram quase 4 kilmtrs adentro e começaram a atirar e as Perdízes responderam em 1 mnt e pararam.
eles sempre atiravam em direção aos tiros das perdizes, e na altura as perdízes se aproximavam deles e foram emboscados, eles entraram seguindo a estrada sempre a atirar a contar que as perdízes fugíram!
as perdízes estavam no maximo 1 poletão, mas havía outro grupo de outro canto que acabava de chegar! na vinda deles os Rangeres começaram a disparar a curta distancia de 30 a 20 metros, ai as FDS morreram muitos armas ficaram, feridos não se contavam e muitos eram crianças com menos de 25 anos.
Eles usaram duas vías alternativas que não entram viaturas e unica via que entra carros é de Nhassacara, via-se o carro das FDS a dar muitas idas e voltas porque iam deixar militares e voltava a carregar outros.
Naquelas montanhas passaram a recolher pessoas e maltratavam p'ra dar as Informações.
começaram a disparar a longa distancia p'ra a montanha onde tinha cabanas dos garrimpeiros, quando subíram montanha a Informação ja tinha chegado lá.
As FDS morreram so na obrigação de irem recolher armas levavam denovo e tinham que revoltar-se contra os civís.
Algumas pessoas civís morreram e mentem dizendo que abateram 15 homens da renamo kkkk grande piada essa!
(Chicuare-Perdíz).
Mostrar mais reações
Comentários
Lucas Maphosa Maphosa TAMBÉM RECEBI ESTAS FALCAS NOTICIAS É PRA OS JOVEMS CONTINUAREM A PARTICIPAR NOS CONFRONTOS COM AS PERDIZES .É FEIO ISSO.
Gosto11 h
Nitafa Hi Nomo É propaganda Isso...
Gosto1 h
Judite Da Esperanca Folouara Eu tambem lê no mozmassoko, dizem k foi na estrada nacional numero 7 em barue troço entre chimoto -te,foram abatidos 15 homens da RENAMO,e queimaram a base k era o abrigo dles,so que isso e feio nem, e puxasaquismo!!! Nos queremos noticias reais, mozmassoko como asim paaaa
Gosto11 h
Ivanzi Mangwena MOZ MASSOCO N VAI NO TERRENO A BUSCA D INFORMAÇAO SO AMPLIA FOFOCAS DOS OUTROS JORNAIS
Judite Da Esperanca Folouara Tudo mentira oque nos transmitem
David Jose Siguei Nao isso para encorajar jovem fads para ir acabar e depois sequestra pessoas inocete aculpar indefeso em catandica.recolheram pessoa.isso mostra render.kkkkkkk...
Gosto11 h
Mangane Bala Mangane kem testemunha k seja verdade k evidencia......as mortes
Gosto1 h
Muzungu Ndini Se isso fosse verdade a TVM e RM ja terim montados no terreno tendas para fazer a transmissao durante este ano todo.
Gosto31 h
Judite Da Esperanca Folouara Testemunha,faz favor
António Dinis Esses jornais de 5ª categoria e puxasacos devem ser banidos, todas as mídias mediocres também devem ser desativadas prk nada trazem para o povo, mentiras grossas so para conseguirem enviar mais soldadinhos irmãos nossos para merrerem na defesa de ladrões e criminosos, que os criminosos se defendam por si só, nada de pôr os nossos irmãos a morrerem para defender as vossas criminalidades, se criminosos são, então devem ter tanta força para se defenderem por vôs, desativemos tudo que é nojento para a revolução total dos povo norte e Centro, se o sul kizer tbm podem vir connosco não estão descriminados e nem se sintam descriminados.
Gosto253 min
Canal AGol Boladas Kkkkkkkkkkk mas q armadilha os fir são putos,precisam mas de treinos.nãom aguentam com Ranger. Falando nisso,sinto perda do grande informante" jusubo Abdullah Das Autonomo "
JR Agogo Não se precisa analisar muito para perceber que essa noticia é uma nentira.
Querem nos fazer confundir as coisas .
António Dinis Canal Agol boladas, fique tranquilo, eu axo que o Jossubo voltou como Afonso Chicuare Chicuare, prk esse daí informa exactamente tal e qual como o Jossubo, axo que é ele.
Tomas Humbe A mentira frela esta cara.e impocivel abater 15 rangers ou talvez si estiverem a dormir
Niga Fix Biaque Mavinga Estao se mentir entre eles .opovo so tava rezar que nao acontece opior das perdizes o povo ao lado do ranger mezmo faser como ñ á maneira bai o povo ja foi .afrelimo agora é orfão pai e mae e sem escola nem Machamba.
Jose Majasse Dombe Será que é o tal Jusubo Abdullah?
Aquele abraço se for então!
Faizal Aly Fifteen armed Renamo men were killed in military clashes in Nhassacara in Manica’s Báruè district on Sunday, an Interior Ministry source who declined to be named confirmed yesterday, Folha de Maputo reports.

Three others were injured and required medical treatment but are now out of danger. There were no government casualties.

The huts housing the men, thought to be part of the Renamo leader’s personal guard In Nhassacara, were burnt to the ground.
Ver tradução
Gosto6 min
Zacarias Bonicela Mozmassoko if you have nothing to say. Close u business ok
Ver tradução
Gosto4 min
Wilson Lesiba IRMAO CHICUARE FORCAAAAAA VAMAMA

Abatidos
Abatem-se animais, não pessoas. Ou melhor, se forem abatidas pessoas, é porque não são consideradas pessoas. Há um ditado segundo o qual a primeira vítima numa “guerra” seria a verdade. Não, não é a verdade porque num conflito a verdade é função do que se pretende alcançar e das posições defendidas. A primeira vítima é o civismo por via da linguagem. Nenhum órgão de comunicação, sobretudo aqueles que recebem dinheiros públicos, devia usar este tipo de linguagem. É uma rendição à barbárie. A nossa única esperança de, algum dia, aprendermos a resolver os nossos problemas de forma civilizada reside menos na verdade e mais no civismo. E isso está ao alcance de todos nós.
Leiam a notícia do Diário de Notícias que extraí do boletim da AIM:
“DURANTE CONFRONTOS COM MEMBROS DAS FDS, QUINZE SUPOSTOS GUERRILHEIROS DA RENAMO MORTOS EM BÁRUÈ 
Quinze homens armados da Renamo foram mortos em confrontos militares em Nhassacara, no distrito de Báruè, norte da província de Manica, no domingo findo, confirmou ontem fonte do Ministério do Interior, que não quis ser citada. A fonte disse ao “Diário de Moçambique” que os homens abatidos atacaram membros das forças governamentais que estavam de patrulha na Estrada Nacional número sete, N7, a via que liga as províncias de Manica e Tete. A mesma fonte indicou que do lado das forças governamentais houve registo da morte de uma pessoa. Outras três contraíram ferimentos, encontrando-se em tratamento médico. Os feridos, conforme a fonte, estão fora do perigo. DM 11/04/16”.

“Abatidos” não é o único problema com a notícia. Não sei se sou a única pessoa a quem irrita a expressão “supostos guerrilheiros da Renamo”. As nossas FDS não sabem a quem andam a matar? Porque supõem que se trate de gente da Renamo? Nenhuma notícia formulada dessa maneira pode ser considerada completa. Se alguém escreve “suposto” deve dizer ao público qual é a base dessa suposição, caso contrário não tem matéria para noticiar. O outro problema é o da fonte que não quer ser citada. Pela frase “confirmou ontem fonte do Ministério do Interior…” depreende-se que o jornal tenha sabido do ocorrido a partir de outras fontes. Quais são essas fontes? Porque não as indica? E já agora, porque é que uma fonte oficial não quer ser citada num assunto tão delicado como este? Foram mortos 16 compatriotas, isso é importante!


Na verdade, o problema não é só a barbárie. É também a mediocridade. Mas lá está. Num país onde toda a gente sem excepção é pela paz, mesmo quando tudo faz para que ela não se materialize, num país onde, estranhamente, até religiosos são pela paz e se confere o estatuto de “obreiro da paz” a gente sectária, rancorosa e sem o dom do perdão a barbárie e a mediocridade não são de estranhar. São uma consequência lógica.
Ernesto Nhanale Realmente, Elisio Macamo, o que estamos assistir, ouvir e ler a partir dos media está quase a níveis degradantes e insuportáveis. A mim inquieta-me ainda mais o facto de estas praticas claramente deliberadas não trazer nenhuns ganhos, nem a entes privados, aos proprios autores e pouco menos ao País. Imagine o que um editor ganha por mandar fabricar fotos para enganar o publico? Não interessa a quem estamos a deturpar, mas é na certa este comportamento generalizado de transformar um jornal que se pretende profissional em mero espaço de propaganda. Não sei para onde vamos com este tipo de coisas!
GostoResponder15 h
Francey Zeúte Se a fonte é ligada ao Ministerio do Interio, qual é a necessidade de se recusar ser citada, se a informacao é veridica? Todos os dias somos dados a ler noticias onde se reportam mortos neste conflito, entretanto, ninguém confirma tais mortes.
GostoResponder15 h
Marcelo Marcelino Nao Professor, nao es a única pessoa que se errita com a mediocridade dos nossos jornalistas. Eu tb me errito, me erritam tanto que alguns jornais nao leio, nao assito nem escuto alguns programas de tv e radio. Eu tenho alguns conhecidos jornalistas...Gosto deles mas nao consigo ser amigo deles. Por uma razao muito simples... Por julgarem que pertencem a classe do 4° poder vivem prometendo chantagiar pessoas. Ha muita baixaria nesta classe. Sei que existem bons jornalista, me desculpem. Mas há aventureiros meus caros que sujam a classe.
GostoResponder5 h
Juma Aiuba Dr. Elisio Macamo, eu costumo dizer de que esta guerra não está em Muxungue. Está nas redacoes e nos seus leitores. Recaindo sobre nós - os leitores - a maior fatia da culpa. Parece que as redacoes já têm a notícia antes mesmo do acontecimento acontecer; e, por sua vez, nós já a lemos/ouvimos/vimos mesmo antes dela ser escrita/filmada/gravada. É uma espécie de compló. Hoje, faz-se photoshop nas imagens/fotos e nas palavras. 


I am tired!

GostoResponder25 h
Maria Paula Meneses Concordo totalmente. O problema Eliso, é também, a deshumanização do outro, que reduzido a uma categoria não humana, pode ser abatido como um animal... A perda das referencias de humanismo é preocupante.
GostoResponder24 h
Vasco Adao É chegado o momento de se perceber na íntegra que alguns actores sociais acabem enterrando o humanismo pela busca iracional do lucro. 


"ABATE" 
kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Outras coisas

GostoResponder3 h
Chengui Jaime "(...)Quais são essas fontes? Porque não as indica? E já agora, porque é que uma fonte oficial não quer ser citada num assunto tão delicado como este?...". Bela reflexão, professor!
GostoResponder12 h
Honorio Isaias Massuanganhe O grande problema é que andamos constantemente a julgar que o nosso problema é o outro...

O outro é que é corrupto...O outro é que faz a guerra ou que a alimenta...O outro nos impede de perceber que o outro somos nós...a corrupção...a guerra e toda a barbárie...diz de nós...
precisamos nos implicar...

GostoResponder1 h
Samuel Ngovene É difícil de compreender para onde é que os nossos representantes no país nos levam,a resolução dos nossos problemas não respeitam as regras e normas de boa convivência,na medida em que alguns destes acham que o país é deles,na verdade eles não têm bases para fundamentar por isso que dizem que abatem as pessoas,porque estes viraram animais irracionais,não há certeza de que são civis ou homens da renamo,para alguns ao anunciar que abatemos homens da renamo é uma forma de demostrar o quão são poderosos!mas pelo contrário é através disto que se pode constatar o quão deixam a desejar os nossos políticos.

Manuel Preso Os que gostam de pedir imagens, deviam solicita-las ao Diario de Moçambique. Se isto é verdade ou nao, nao sei, mas a verdade é que o Diario de Moçambique taambem nao nos mostra imagens, dai ser desnecessario andarem a exigir imagens ao Cambuma.

Unay Cambuma Mentira delirante. Na estrada N7 nao aconteceu nada mas sim em Nhassacara onde morreram muitos militares. Parece que q frelimo instruiu a AIM para passar inventar notícias quica para moralizar o moribundo exército.
Unay Cambuma Se morreram quinze que apresentem as imagens na tv.
Unay Cambuma No fundo ve se parte dos cadaveres das fda a serem deixados na morgue em catandica .
51 h
Alex Matsanga ISSO É AQUELA COISA QUE VOCE FALOU DIZER QUE O GOVERNO DA FRELIXO MOBILIZOU JOVENS PARA DESINFORMAR O POVO MOCAMBICANO. MERDA.
Vilanculos Cláudio Vilanculos A FRELIMO kuando acerta 1 militar da RENAMO, até chama a imprensa internacional pra reportar, e a TVM, reporta durante um mês.
Ntla.... Esta noticia de AIM é uma pura mentira.

11 h
Tomas Humbe Desde quando os rangers actuam nu nr superior de 10?os rangers tocam viola 4 a 6... Qnd os rangers actuam n nr a cima de 15 o inimigo nao sobra nem para contar historia
154 min
Estevao Zefanias Chauque Os recém amamefrelixados já começaram a desinformar....



Unay Cambuma So pelos números ja ve se que mentira porque os rangers andam em grupos de 7 a 10.

ridos, conforme a fonte, estão fora do perigo.
Em Nhassacara, cabanas que acolhiam os supostos homens da guarda pessoal do líder da Renamo foram integralmente queimadas.[AM]


GostoMostrar mais reaçõesPartilhar

Comentários

Tsala Muana E mentira

Gosto · 1 · 3 h

Urania Ventura Em Moçambique tudo é mentira, até esse teu comentário é mentira.

Gosto · 1 · 3 h

Toxx Will Maylen Mudaniss é lambebotismo isso e sacanez

Gosto · 1 · 3 h

Manjas Sembos Fernando Fernando como e possível o titulo vir quinze, desenvolvimento do texto vir um por cada lado, vai estudar mais jornalismo, noticia mal feita.

Gosto · 2 · 3 h


Gosto · 1 · 3 h

Urania Ventura Manjas não sabes ler nem? relaxa

Gosto · 1 · 3 h

Urania Ventura Domingos és um burro, imbecil e feio, 
Estás perdido neste post

Gosto · 1 · 3 h


Gosto · 2 · 3 h

Jeova Chambruca Urania vc nunca vai conseguir pos nosso homem sao fatasma.onde se viu fatasma morre? Te comprar p vc publicar issto .sabe ta riscar tua vida ?

Gosto · 1 · 3 h

Domingos António Joaquinho sinto muito gagagagagaggag cara de cheio de lombas para mentir

Gosto · 2 · 3 h

Masú Martinho Martinho Sem duvita e um mendira rangers nunca sao vencidos

Gosto · 1 · 3 h

Urania Ventura Morreram e acabou. Ponto final

Gosto · 1 · 3 h

Horácio Allan Costa Morreram nessa sua publicacao e o comentario, nao na realidade. Quem bom moça maluca.



Gosto · 1 · 3 h

Urania Ventura É que se matem.

Gosto · 1 · 3 h

Domingos António Joaquinho pensou que é 1 de abril

Gosto · 2 · 2 h


Gosto · 2 · 2 h

Armandinho Da Filipa Cambuma Mentira puta. Eu estou aonde?

Gosto · 4 · 2 h


Gosto · 1 · 2 h

Tomas Chinoda Samuel Na renamo nunca se vai no combate com mais de 15 homens, pura mentira.

Gosto · 2 · 2 h

Armandinho Da Filipa Cambuma Essa puta está confundir é dia de putaria. 7 de abril

Gosto · 3 · 2 h

Isequiel Caetano Porque que nao dizem k as minas devturmalinas esta ocupada pela FRELIMO?! Mentira

Gosto · 2 · 2 h

Urania Ventura Quando o inimigo começa a fazer movimentos, o veneno está a fazer efeitos. Hihi

Gosto · 1 · 2 h

Tomas Chinoda Samuel Está de período.

Gosto · 2 · 2 h

Prince Abraham Esses tais guerrilheiros mortos Sao estes que estao ai na imagem ne? Porque frelimo e suas imprensas nao demora para postar imagens se acertar pelo menos 1

Gosto · 4 · 2 h

Urania Ventura Está informação está aquecer vos nem? relaxe e pergunte o jornal folha de Maputo

Gosto · 2 · 2 h

Urania Ventura Ok os homens da Renamo são imortais. Ponto final

Gosto · 1 · 2 h

Jeova Chambruca Folha de maputo da merda.pense vai nos enganar .seu esquadroes da morte.esprente aproximar minha familia

Gosto · 2 · 2 h

Nelli Nelly a escrever

Gosto · 1 · 2 h

Urania Ventura Os da Renamo não gostam de perder, igualzinhos ao líder deles.

Gosto · 1 · 2 h





FOLHADEMAPUTO.CO.MZ|DE FOLHA DE MAPUTO

Gosto · 1 · 2 h

Armandinho Da Filipa Cambuma Tu vaca da merda que somente com um pontapé é suficiente.

Gosto · 2 · 2 h

Domingos António Joaquinho Urania pense primeiro

Gosto · 1 · 2 h

Armandinho Da Filipa Cambuma Esse site é da sua vagina que está de período violada pelos seus esquadrão da morte

Gosto · 2 · 2 h


Gosto · 1 · 2 h

Jeremias Mazive Estão fudidos? Relaxem. Kkkkkkkkkkkkkkjjj

Gosto · 1 · 2 h

Quimo Martinho Martinho Nao desminto nada pk isso guerra n tem escolha.

Gosto · 1 · 2 h

Vilanculos Cláudio Vilanculos Minha filha Urania Ventura, sabes muito bem k esta informação vem de folha de Maputo e AIM. Por isso bolas baixas ok??

Gosto · 3 · 2 h

Bada Davane Morreu tua vagina

Gosto · 4 · 2 h

Bada Davane Urania Ventura rima com urina

Gosto · 4 · 2 h

Urania Ventura Te repares antes no espelho. 
Foste criado por meio de uma punheta.
Feio, feio


Bada Davane Feio são tomates de teu padrasto.


Bada Davane Gostas das minhas fotos soa cadela


Urania Ventura Parece um porco




Bada Davane Gostas sim


Jorge J Biassone Urania relaxa,esse sao idiotas k nao gostam da verdade,e axam k a os guerreiros da renamo nao morrem,xkece kem decide a kem morrer è Deus,crapulas os vossos amigos estao a morrer muito tambem,lembre-se do Bin laden,Khadafi,Savimbe e outros k dizem erao...Ver mais

Gosto · 1 · 2 h

Urania Ventura Bada és muito feio, estúpido e imbecil.

Gosto · 1 · 2 h



Gosto · 1 · 2 h

Quimo Martinho Martinho Ministerio d interior qand diz k morreu 1 n FDS é so acrescetar zero atraz d 1 eu ja to habiduado. 10

Gosto · 1 · 2 h

Urania Ventura Morreram.

Gosto · 1 · 2 h

Jorge J Biassone Aceitem k a arma mata todos nao importa,kem k seja ,si è drogado ou nao,pos somos mortais!!por isso parem de insultar a moça!!força ai Urania!!a renamo nunca aceita perder mesmo,!!!!por isso nao prestam.

Gosto · 1 · 2 h

Meque Vasco Zionjo Uma vadia k se perdeu neste grupo. Alô puta vai vadiar n sua zona, aqui ninguém t quer

Gosto · 3 · 2 h

Urania Ventura Morreram.

Gosto · 1 · 2 h

Armandinho Da Filipa Cambuma Não pensa se for lhe conquistar será aceite.

Gosto · 1 · 2 h

Jorge J Biassone Força urania

Gosto · 1 · 2 h

Urania Ventura Morreram.

Gosto · 1 · 2 h

Armandinho Da Filipa Cambuma Além de por sua foto no perfil começa a calimbar fotos das famosas vadia.

Gosto · 2 · 2 h

Lourenço Gonçalves Quembo Kkkkk se fosse verdade em todos canais de comunicação a notícia em destaque seria está.

Gosto · 3 · 2 h

Urania Ventura Morreram.

Gosto · 1 · 2 h



Urania Ventura Tudo em Moçambique é mentira, até o teu comentário é mentira.

Gosto · 1 · 2 h

Armandinho Da Filipa Cambuma Foi picada muito com rangers por isso está contra.

Gosto · 2 · 2 h

Mafiua Jose Bai Pura mentira


Urania Ventura Morreram.


Jorge J Biassone È verdadw

Gosto · 1 · 2 h

Urania Ventura O que está escrito não se apaga.

Gosto · 2 · 2 h

Zacarias Juliao Juliao Robertos Nao tem medo ?,??onde morrem 15 homens da renamo,fim do conflito e deixam d tocar arma!!!entenda q agente nao patrulha em 15 homens,agente patrulha em 5 a 7 homens para um distrito inteiro contra 2000 homens FADM ou FIR seja qual for...

Gosto · 4 · 2 h


Gosto · 2 · 2 h

Jorge J Biassone Jovem afinal vc tambem è um guerreiro?

Gosto · 1 · 2 h

Urania Ventura Heheheh super heróis de Moz

Gosto · 1 · 2 h

Jorge J Biassone Afinal estava la?

Gosto · 1 · 2 h

Jorge J Biassone Nao heroismo em matar inocente irmaos!!

Gosto · 1 · 2 h

Bernardo Chicusse Junior Chicusse frelx sempre perde a verdad

Gosto · 1 · 2 h

Regalado Onofre Niguem morreu

Gosto · 2 · 2 h

Urania Ventura Aqui neste grupo não há nenhum guerreiro são todos filhinhos de mamãe que se acham Rangers

Gosto · 1 · 2 h

Jorge J Biassone Kkkkkkk!!!sao marginais andam por ai,agetando as pessoas!!

Gosto · 1 · 2 h

Lourenço Gonçalves Quembo Urania Ventura,deve ter levado uma boa foda no fossinho a noite.

Gosto · 5 · 2 h

Urania Ventura Doeu essa sim.

Gosto · 1 · 2 h

Urania Ventura Lourenço relaxa a dor vai passar.

Gosto · 1 · 2 h

Ishmael Da Lnes Lampiao Eu nao gosto muinto de comenta, mas odeio as mentiras






FOLHADEMAPUTO.CO.MZ|DE FOLHA DE MAPUTO


Zacarias Juliao Juliao Robertos Agente nao brinca!!! Fiquem num outro batepapo porq xtam postando coisas k nao vos compete.!!! Mas k coragem?,?,?

Gosto · 2 · 2 h

Lourenço Gonçalves Quembo Urania Ventura tou bem folgado em Maputo a fazer mestrado,relaxa.

Gosto · 2 · 2 h

Urania Ventura Que mestrado e que Maputo? Mais não espelhas isso.

Gosto · 1 · 2 h


Gosto · 1 · 2 h

Armandinho Da Filipa Cambuma A vagina está com comixao. Vou-lhe fuder com cano de Ak47.

Gosto · 2 · 2 h

Lourenço Gonçalves Quembo Kkkkk,fica relaxada minha amiga deixa de vida política, vais morrer cedo,preocupa com sua vida.

Gosto · 4 · 2 h

Neves Massunguine Ta forte isso

Gosto · 1 · 2 h

Urania Ventura Mais quem te chamou aqui pentelho? Estas perdido. Antes de digitares repare o teu celular

Gosto · 1 · 2 h

Urania Ventura Obrigado Lourenço.

Gosto · 2 · 2 h

Lourenço Gonçalves Quembo Este grupo é sério e você está colocar coisas k você sonhou a noite.

Gosto · 5 · 2 h


Gosto · 2 · 2 h

Urania Ventura Que sonho qual é que é? sonho porque são da Renamo a morrer? Quantas vezes já se postou acerca baixas na Frelimo e o senhor ficou no seu cantinho com o rabo dentre as pernas, hoje vem correndo dizendo que é sonho

Gosto · 1 · 2 h

Urania Ventura Vai dando noticias Lourenço

Gosto · 1 · 2 h

Samuel Bola Meus amigos,o problema dessa vadia de URANIA é de confundir o que ela faz na rua araújo de suportar mais de 15 homens por uma noite.e pensam tambem que é a mesma coisa la no mato.escuta aqui sua vaca,se fosse isso a sua imprensa tvm ja estaria a fazer ultima hora.ok?folha de maputo é jornal da frelimo por isso nao estou surpreso.voce iventou isso porquê voce sofre da homorogia(menstruaçao ilimitada).brocheira.

Gosto · 2 · 2 h

Urania Ventura Aprenda a escrever primeiro


Samuel Bola Vai se danar sua verme


Urania Ventura Essa doeu


Manjor Lopez Portugal Kkkkkkkkkkkķkkkkkkkkkkkkkkkķ suporta 15 homens!?!!
...por isso sonha fir a suportar 15 comandos , comparando selva com rua Araújo? Kkkkkkkk miyo ddikwa juro...


Urania Ventura Estas perdido Major será que não vês?
Já te reparaste no espelho tens um ar efeminado, vacabundo. Imbecil

Gosto · 1 · 50 min · Editado

Rangel Antonio Mairoce Rachid Urania eu estou aqui em Barue, se queres a verdade falamos no inbox. Se é verdade ou não, não é da minha conta...

Gosto · 2 · 2 h

Zacarias Juliao Juliao Robertos Nao dá credito o vens n jornal folha d Maputo,alta mentira...pois q nao poste ofensas porq eu nao ofendi a ninquem!!! Xtamos analisar o que nao deu certo das informaçoes falsas do lado da FOLHA DE MAPUTO que nao há credibilidade nas informasoes falsas.obgado

Gosto · 1 · 2 h

Urania Ventura Ora viva bolinhas, não morreste?

Gosto · 1 · 2 h

Rangel Antonio Mairoce Rachid Mas aquele que precisar verdade sobre Barue estou aqui...

Gosto · 2 · 2 h

Zacarias Juliao Juliao Robertos Portanto qual é a verdad na area???


Tamim Sirva Uranua ,da lenamo sau 15 ne Vala se cota ,da flelimo cota-se? Etao asisti desta vex

Gosto · 2 · 2 h

Lourenço Gonçalves Quembo Urania Ventura,relaxa eu kero te ver viva,eu sou chinghondo como me chamam,mais não kero te perder há muitos malfeitores por aí espalhados,se te ofendi desculpa.mais falei te a verdade.

Gosto · 2 · 2 h

Urania Ventura Tamin vai a escola, antes de comentares

Gosto · 2 · 2 h

Tomas Chinoda Samuel Pura mentira, na renamo não vai dezenas d homens no combate.

Gosto · 3 · 2 h

Urania Ventura Tudo é mentira em Moçambique, até o teu comentário é mentira.

Gosto · 3 · 2 h

Rogerio Mussuei Lamento a falta de respeito pela mulher.

Gosto · 4 · 2 h

Tamim Sirva Esa vadia da para eliminar

Gosto · 3 · 2 h


Gosto · 1 · 2 h

Saimon Cleven Cleven .nnnnnnnn tenho medo eu fuiiiiii

Gosto · 1 · 2 h

Samuel Bola Gente,essa vaca cansou de andar na rua araujo,por essa razao resolveu abrir a cona dela podre para um camarada talvez vai tambem subir na vida.
SUPOSTO quer dizer hipotético,fictiício,imaginário.a vadia está a imaginar do tipo 15 homens da renamo morreram.quando a foda é encesso voce sempre viaja na mayonese.

Gosto · 4 · 2 h


Lourenço Gonçalves Quembo Kkkkkkkkkkkkkkkklllkkkk, está foi a máxima do dia meu irmão, minha amiga Urania Ventura estáva brincar,fika trancuilo.

Gosto · 2 · 1 h

Urania Ventura Lourenço será que não vês que este teu irmão é ignorante e analfabeto, análise o que ele escreveu . Depois me identifique.

Gosto · 3 · 1 h · Editado

Lourenço Gonçalves Quembo Fica relaxada,berrou a sena,vamox por corrector nixto,não aconteceu nada.

Gosto · 2 · 1 h

Toxx Will Maylen Mudaniss kkkkkk...bem temperado.e xta galinha assanhada urania amama chupa caralho

Gosto · 1 · 1 h

Urania Ventura Toxo estás perdido será que não vês!


Toxx Will Maylen Mudaniss eu nem!! mercy ma meré


Toxx Will Maylen Mudaniss manhepo abatsiri.mentira nao ajuda.nao chore antes vams enviar spiao par la ta.


Amos Madjiruane Vc urania viu issp a onde???para o seu conhecimento 1 homem da renamo é que vale 50homens das fadm ou fir...agora faz as contas quantos eram fadem para ate matarem 15comandos? Sorry la Urania next time tera um bloqueio por publicar merdas...

Gosto · 2 · 1 h

Urania Ventura Morreram.


Amos Madjiruane usa calculos matemáticos 1homem da renamo esta para 50homens das fadm,agora 15homens da renamo estao para X,Calcula o valor de X...sabendo que X representa os homens das fadm..

Gosto · 1 · 1 h

Manjor Lopez Portugal Estava para tentar a sorte, lhe garantiram boa mola lá nos bastidores do comité da frelimo, mas por azar tudo não deu certo. 
Perdão mana , continua tentando a sorte pois esta caiu no mar

Gosto · 1 · 1 h · Editado

Toxx Will Maylen Mudaniss ajudo ela é corexpond a 750 fadm,perceb maninha

Gosto · 1 · 1 h

Manjor Lopez Portugal Pelo menos se dissesse 1 ou 2 havia de convencer alguns

Gosto · 1 · 1 h

Urania Ventura Esses cálculos mande ao Nyussi,


Manjor Lopez Portugal Na próxima sorte fala de 0,5 ou 1, ha-de comvencer alguns menos eu

Gosto · 1 · 1 h

Amos Madjiruane Quem publicou aqui neste grupo nao foi Nyise,mas sim vc


Customo Jo Jo Sua vacaba....vais morrer ja ja...

Gosto · 1 · 1 h

Urania Ventura Ensultar não é dialogar e nem irá fazer voltar os 15 mortos em Barue, hihihi essa doeu

Gosto · 1 · 1 h

Amos Madjiruane usa calculos matemáticos 1homem da renamo esta para 50homens das fadm,agora 15homens da renamo estao para X,Calcula o valor de X...sabendo que X representa os homens das fadm..


Customo Jo Jo A renamo trabalha com poucos homenx so.
Vem bem uki aconteceu n dia 11/04/2016 n trouxe emtre muxungue e save.

Gosto · 3 · 1 h

Lourenço Gonçalves Quembo Foi uma brincadeira,acabou:

Gosto · 4 · 1 h


Gosto · 1 · 1 h

Lourenço Gonçalves Quembo Passe bem mano boa tarde.


Customo Jo Jo Mto bem...nao goxto pessoas k lambe criminosos...k amanha vai te matar d novo.

Gosto · 1 · 1 h




Gosto · 1 · 1 h


Gosto · 1 · 1 h

Customo Jo Jo Ha paz em moz...?onde vamos com isso e ate kndo.?

Gosto · 1 · 1 h

Urania Ventura Pergunte ao presidente da Frelimo.

Gosto · 2 · 1 h

Customo Jo Jo Arganaxa

Gosto · 1 · 1 h



Amos Madjiruane usa calculos matemáticos 1homem da renamo esta para 50homens das fadm,agora 15homens da renamo estao para X,Calcula o valor de X...sabendo que X representa os homens das fadm.. e vc acha que esse todo o número das fadm se dirigiu para la mesmo??


Amos Madjiruane É mentira isso pah..


Jose Manuel vai tomar na boceta que ja gosas

Gosto · 4 · 1 h

Urania Ventura Jose Manuel ora viva meu boiola

Gosto · 1 · 1 h

Jose Manuel boiola era teu pai voce e filha do vizinho minha cabra

Gosto · 1 · 1 h · Editado

Urania Ventura Essa doeu te doeu José Manuel , mas vai passar. Boiolinho


Amos Madjiruane kkkkkkkk quem publica merdas aquenta com insultos... Amos Madjiruane

Gosto · 1 · 1 h

Urania Ventura Amos estás perdido aqui

Gosto · 1 · 1 h

Jose Manuel Urania Ventura eu como mulher nao e lixo como voce que ja correo os paus dos frelos todos


Urania Ventura Jose Manuel estás a te comportar feito um recém nascido.


Iracema Antonio kikikikikii esse ja nos deixou


Rogerio Mussuei Kkkkkkkkk

Gosto · 1 · 1 h

Samuel Bola Gente,nao percam tempo discutindo com essa lesbíca.nem vale a pena lhe liminar.deixem a piranha se matar sozinho.

Gosto · 5 · 1 h

Urania Ventura Vai a escola, aprender a escrever. Até hoje não entendo o que tentas dizer . Testiculozinhos

Gosto · 2 · 1 h

Helder Matessane Hipotetico isto k xta acontecer! Unai Cambuna e Muzungu Ndini reportam sempre a morte das FADMs aos milhares e isto e' visto com bons olhos e levado como viridica as informacoes por eles passadas. A Urania Ventura traz aki a sua versao e da forma acompanhou e' enxovalhada com palavroes que mal tem a noticia dela? Se os tais Rangers matam aos milhares pork eles nao podem perder 15 guerrilheiros. O k aprendi em portugues o antonimo da paz e' guerra e onde a guerra e' para se morrer. Da mesma forma como morrem os guerrilheiros da Renamo do mesmo jeito morrem as Fdms.

Gosto · 3 · 1 h · Editado

Urania Ventura Morreram e prontos aceitem isso.

Gosto · 1 · 1 h

Customo Jo Jo Como vais entender.....e preciso trabalhar com dicionario ai mana coninha

Gosto · 1 · 1 h

Urania Ventura Conjugue bem o verbo jojo, nem parece você


Cristovão Charles Blue Nao to pronto pa ouvr da morte dx Rangerx

Gosto · 2 · 1 h

Customo Jo Jo Kkkkkmmm

Gosto · 2 · 1 h

Toxx Will Maylen Mudaniss nao tenho prova nr falito isto chamo d larápios,mentroso/a

Gosto · 1 · 1 h

Lourenço Gonçalves Quembo Voces parem com isso e comente a foto da minha dama:

Gosto · 2 · 1 h

Toxx Will Maylen Mudaniss ela é bonita com vista nas principais zonas do corpo human ond o hmem prefere chutar uma pedra e deixar a bola,e akela urania provocou pk é uma piranha cmo o nome dela dix

Gosto · 1 · 1 h

Lourenço Gonçalves Quembo Então vamos falar desta gajinhaToxx Will Maylen Mudaniss.

Gosto · 1 · 1 h

Toxx Will Maylen Mudaniss ele merece ser a princesa mais linda.

Gosto · 1 · 37 min

Amos Madjiruane Hilder para o seu conhecimento a palavra Ranger em portugues significa Comando ...A perginta é ?acha que as fadm teriam a forca suficiente para matarem 15guerilheiros? analisa bem....


Cristovão Charles Blue Mexm por ixo digo brigd #urania pela informaxao, meu irmao foi pa chimoio hoje ate as dez mando sms dizend k xta em caia poix xperavam coluna das 12 agora k sairam pa chimoio


Jose Manuel ranges em portugues e uma tropa de elite altamente treinada


Jaime Chambiro Acabei falando agora. Com um amigo. K lá. Se. Encontra e tudo mentira dexa urania

Gosto · 1 · 1 h

Urania Ventura Tudo em Moçambique é mentira, até o teu comentário é mentira. hihi

Gosto · 1 · 1 h

Manuel José Chicuanjo Chicuanjo farça minha irma. ate o numero é pouco podias dizer 155 mortos e 45 capturados pra embelezar tua publicaçao.

Gosto · 1 · 1 h



Felix Alexandre Raposo Urania ou piranha? Mas isso nao me interessa o importante e dizer k nos k vivemos aque perto do local dos confrontos vimos 2camionetas tampadas de lonas e uma maindra um btr todos tampados de lona cheio de sangue agora a piranha vem com propaganda barato sera k todos esses carros estavam transportar esse 1 morto e esses 5 feridos? Se a piranha alimenta a noticia da AIM Do senhor paulo Fhouvet e Gustavo Mavíe entao estas muito perdida creio k so irás terminar na Rua Araújo. Ate agora a renamo é k esta a controlar aquele lugar sua Vadía. puuu... cuspí na sua vagina.

Gosto · 4 · 1 h

Armandinho Da Filipa Cambuma Kkkkkkkkkkkkkk Você lhe terminou


Felix Alexandre Raposo Irrita esse tipo de gente k so sabe falar sugidade no fb equanto vidas estao a acabar no terreno.


Abrão Paulo Munguambe Esses ursos que estao por aqui so validam uma publicacao que da conta da morte de membros da FDS sem querer saber q onde ha tiroteiros morre se em ambos lados. QUEM Acham q soldados da Renamo sao? heim, imortais? Ninguem vence pra sempre

Gosto · 3 · 1 h



Valeriano Saide Palhacada so




Fernando Natal Luis Muchanga Querems qm fala verdad.so da renamo morreram na verdad acretams nao é pensas q os da renamo tem d mrrer 15 entao escreve.nao nao








Che Abilio Jr. Bue de mentira aqui.

Gosto · 1 · 1 min

Urania Ventura É para ti


Jorge J Biassone moçambicanos nao se insultem!! Aki nao se fala a verdade!!




Comments



1


Moçambique boa tarde

Sinto muito Machado, mas tenho pura certeza que os barrigudos, velhacos, endinheirados Generais da FRELIMO nunca irão abdicar da boa vida para se sacrificarem em nome dos seus próprios ideias, eles sabem que tem muita carne para canhão, os mancebos do facebook não sabem ler MP3 por isso vão se oferecer em nome de uma pátria que não lhes considera.

Enquanto os pais, irmãos, mães, avos, primos e todos em geral não se levantarem e gritarem em uníssono BASTA, dificilmente os amantes da guerra irão parar, aliás, foi esta guerra que deu origem aos business feito cogumelos onde os mesmos generais tem interesses inconfessáveis, descobre-se hoje que a FRELIMO teve sempre um plano de ROUBO descarado do património financeiro comum, se não tivesse sido furado o frúnculo que escondia as outras dividas, ainda pensaríamos que é só a EMATUM, mas, como a verdade não apodrece, eis que mais uma bomba rebenta antes de se apagar o fogo da primeira a dos peixes que afinal não eram só peixes também armas que afinal não tinham sido autorizados pelo Parlamento e nem tinham sido contabilizados no BANCO CENTRAL.

Esses generais já sabem o que é um bom “smooth whisky”, conhecem uma boa LAGOSTA, sabem qual o sabor da picanha, filé-minhó, salmão fumado. Para os generais agora é só txilar enquanto os filhos de ninguém se trucidam até que não resta um valha pena, o destino final desses jovens, e morte ou ficarem mutilados fisicamente e ou psicologicamente.
Khanga Hanha Muzai













Sociedade civil recebeu ordens para calar-se?


Canal de opinião por Noé Nhantumbo
Muito estranho que os “organizadores de marchas” estejam calados.
Face ao deteriorar progressivo da situação político-militar e financeira no país, é deveras estranho que os especialistas em organização de marchas políticas se tenham recolhido ou escolhido o silêncio.
Antes, existia, ou ainda existe, uma ong dedicada à dívida pública.
Existem muitas congéneres que tratam de assuntos gerais.
Hoje, todas elas se coíbem de aparecer e mostrar serviço, quando tanta falta faz.
Aparentemente deve ter havido ordens emanadas dos altos círculos políticos e financeiros para que limitem sua actividade e, a ser verdade, não surpreende, porque, afinal, são organizações que funcionam com financiamentos específicos originários de fontes próximas ao poder.
Aquando da génese e proliferação das ong’s estrangeiras, a autorização era dada pelo Governo, o mesmo acontecendo com as ong’s nacionais que foram sendo criadas na altura. As ong’s estrangeiras serviram de mentoras e cofres das nacionais, mas tudo num alinhamento completo com as ideias dos detentores do poder. Podiam fazer o seu trabalho, mas jamais ousar “beliscar” o que era a linha oficial.
Com o advento do pluralismo político, outras ong’s surgiram como cogumelos, mas a sua base de sustentação continuou a ser organizações governamentais estrangeiras e ong’s internacionais. Isso obviamente que cria obstáculos ou limitações quanto ao desenho de agendas. Não se pode ofender a quem garante nosso sustento, como se pode imaginar.

Agora que o cenário se mostra sombrio e de desfecho imprevisível, quase tudo o que se chama organizações da sociedade civil se encontra muda, surda e cega.
Existe a sensação de que as OSC estão gerindo a sua imagem e optando pela contenção para não incomodar o regime e acabar sendo catalogadas como simpáticas para com a oposição política ou oposição político-militar.
Há que reconhecer que o espaço Mde acção é limitado e que as opções não são muitas, face ao bombardeamento mediático existente a favor de uma solução que mantenha tudo como está.
Há fortes interesses em jogo que não podem ser ignorados, sob pena de se merecer o banimento oficial ou oficioso.
Não foi por acaso que não apareceu quase nenhuma ong moçambicana a investigar e a questionar a versão oficial sobre os refugiados de guerra no Malawi.
Gente próxima do poder e com conhecimento profundo dos corredores do poder ainda continua sem se pronunciar sobre o crescimento da dívida pública, salvo raras excepções.
A questão de controlo cerrado do que sai em matéria de informação sempre foi amplamente utilizado nos tempos tenebrosos do partido único. Agora não é por acaso que os órgãos públicos de comunicação social actuam num ambiente bem similar à censura existente naqueles tempos e durante o colonialismo.
Rearmamento quase secreto feito à socapa do Parlamento continua contribuindo para que a dívida pública cresça, independentemente das alegações que possam ser apresentadas.
Uma retrospectiva simples dos acontecimentos pré-eleitorais e pós-eleitorais vai decerto mostrar um grande “deficit” de intervenção das nossas ong’s nos assuntos pertinentes daqueles dois momentos.
Quem viu e que ong questionou as alegações do Conselho Constitucional para homologar as Eleições de Outubro de 2014?
Com tantos factos conhecidos e divulgados sobre irregularidades no processo eleitoral nos meios de comunicação social, registou-se pouca ou nenhuma contestação emitida pelas ong’s sobre tais irregularidades.
Quase todos se calaram e foram no diapasão dos observadores eleitorais nacionais e estrangeiros, e como estes disseram que o processo havia sido credível, ficaram-se por aí.
O que parecia simples e que havia de ser resolvido como no passado, em que as reclamações da Renamo foram “contornadas” de forma efectiva por um PR diplomaticamente hábil e astuto, mudou de feitio. O novo PR não tinha carta-branca para dialogar ou, pelo menos, acomodar as reivindicações da Renamo ou, pelo menos, é o que tem “transpirado ou sendo visto”. A Comissão Política da Frelimo tem feito tudo para mostrar que detém o poder no país, e, nesse sentido, mesmo que o PR seja simultaneamente presidente da Frelimo, isso não significa que tenha plenos poderes ao nível do seu partido.
É notório que o poder está fragmentado e que existe uma ala deliberadamente interessada em manter tudo na mesma. Reconheçamos que o pluralismo político acontece num panorama político precário em que os protagonistas haviam sido pressionados a assinar um AGP que provavelmente não estavam preparados para cumprir. Como vimos, o AGP jamais foi implementado na íntegra. Terá a Renamo ido para as eleições de 1994 convencida de que ganharia tudo, e assim não se preocupou em negociar uma CRM com menos poderes para o PR? Terá a Frelimo estado sempre convicta de que a questão era ceder temporariamente e depois continuar a controlar a máquina governativa, económica, judicial, como sempre?
Uma democracia que jamais foi plena e com partidos políticos democráticos nasceu combalida, e, até aos dias de hoje, não se vislumbram sinais de cometimento por acções que separem os poderes democráticos e cimentem a democracia.
É nesta onda que as ong’s são apanhadas em contrapé e sem grandes alternativas, atendendo ao comodismo em que estão habituadas a agir. Protagonismo fotogénico é o que nos tem sido dado a ver, e dificilmente vemos os nossos líderes civis intervindo em assuntos marcadamente políticos. Todos têm medo e receios fundamentados de ser e ficar chamuscados. Não é por acaso que a intervenção se faz agora ao nível das redes sociais e não em marchas como aquelas que são feitas de “maneira visivelmente encomendada”.
O activismo político foi duramente atacado através do assassinato nitidamente político.
Hoje, quando Moçambique precisa das suas ong’s colocando-se ao lado da verdade histórica e política, o que nos é dado a ver em geral é um “encolher de ombros” de conformados, mesmo sabendo que se está deturpando a verdade e que se está lesando todo um povo. (Noé Nhantumbo)
CANALMOZ – 12.04.2016

Sem comentários:

Windows Live Messenger + Facebook