segunda-feira, 18 de abril de 2016

Quem cavou a estrada em Honde? Onde está o entulho


Esta é a imagem que circula dando conta da cratera feita pelos homens armados da Renamo na Estrada Nacional Número 7 (EN7), na zona de Boco-Boco, posto administrativo de Honde, distrito de Báruè, na província de Manica.

Não quero discutir o acto em si mas um pormenor técnico.

ONDE ESTÁ O ENTULHO?

Para além do "corte" ter sido bem feito, o seu tamanho e profundidade sugerem o uso de maquinaria pesada e não picaretas e machados ou enxadas.
Também importa referir que nesta zona, encontram-se empresas mineiras detidas pelos senhores da Renamo e também pelos senhores da Frelimo. O acesso aos mercados ou a sabotagem podem também justificar esta "zangada de comadres".
Mas sem perdermos o foco da questão, quem está interessado pelo entulho? Onde ele está? Isto mais parece-me com aquelas atividades "normais" do que com actos furtivos e meramente de sabotagem.
Ireneu Bagao, Ginho Bombe, Chalaman Charles Murato e 165 outras pessoas gostam disto.

Lembre-se da compilação do MTQ em quem-abriu-cova-na-estrada-pode-ser-obra.html
Do outro lado, fontes bem colocadas no exército moçambicano afiançaram ao correspondente do MTQ em Manica, que quem cavou a estrada foram as forças ligadas ao regime porque um grupo de militares de Catandica terá sido seleccionado na véspera e destacado para o local do incidente, provavelmente com objectivo de fazer cobertura durante a escavação. De facto, segundo os populares nas redondezas de onde tudo aconteceu, foram ouvidos tiros, por volta da uma hora da madrugada, num raio extenso ao que se supõe que tratava-se de forma para intimidade as populações no sentido de não se aproximarem da área. Enquanto os tiros ecoavam, um clarão era visível no local da escavação ao que as fontes consideram que tratava-se de maquinaria a fazer o trabalho da escavação. «A luz era tanta que não era possível ocultá-la. A luz levou tempo, mas terminou com o abrandar dos tiroteios esporádico, aqui e acolá» disse uma das fontes. Os internautas também começam a ver as coisas de forma crítica. No meio de tudo isso, há quem acha que a escavação foi obra de forças ligadas ao regime com propósito de incriminar e diabolizar a Renamo junto da opinião pública nacional e Internacional, e justificar o vandalismo organizado contra as sedes dos partidos da oposição. Os argumentos são variados e o MTQ foi buscando vários comentários interessantes, de vários murais. Omitimos os nomes dos autores. Siga!

1. População não entra neste assunto,,,é um pretexto para prender a população!


2. Essa cratera foi aberta com recurso a maquinas e com conhecimento de engenharia. Vejam para a estrutura e profundidade da mesma e a solidez do terreno..Isso nao levou dias a ser aberta, pois essa via 'e muito movimentada. Isso foi feito em pouco tempo e com recurso a pa escavadora. Nao sao homens empunhando material arcaico, pas e enxadas que abriram isso...E a renamo meteu pa escavadora a trabalhar nisso e ninguem se apercebeu? Ou mesmo, a propria renamo tem acesso a esse material de engenharia? Vi estas imagens demanha logo cedo e minha mente logo rejeitou a descricao do conteudo. Nao precisa ser engenheiro civil para perceber quais os recursos usados para sua abertura. Isso 'e sofrimento e por as pessoas a sofrerem, so para diabolizar a RENAMO e tentar desviar atencao do que realmente esta a acontecer no pais. Sao essas solucoes que o pais precisa? Nao nao e nao...


3. Podes ter razão.... ha coisas que evitamos falar. Essa de "com a ajuda da população" não cola.  Porém vendo o assunto do outro ângulo, o comandante está a admitir que o povo está do lado da renamo.

4. Eu não sei se é numa área habitada, mas para uma enxada de cabo curto partir alcatrão duvido muito. Será obra da terceira força? É preciso ter meios materiais e humanos e tempo para fazer tudo isso. E iluminação suficiente por ser obra nocturna e como se não bastasse, uma boa cobertura armada por ser algo ilegal numa zona em conflito.

5. Sei pelo menos que são imagens reais e tiradas em Moçambique. Eu não mencionei nenhum nome , apenas uma indignação contra os compatriotas que vêem alguma lógica no sucedido por isso em vez de condenar apenas justificam. Este é o real problema e não de quem fez aquilo.

6. Quem pode me dizer a hora que iniciou a escavaçao meu queridos nem o comadante nem os cometadores sao atoas melhor ouvir o que sai do fundo dos deuses.

7. A questao que se coloca como tem certeza que houve colaboraçao da populaçao?

8. Acusações infundadas só pra poder massacrar o pobre povo de manica alegando que coabita com os presumíveis homens armados.

9. A população está com medo dos Esquadrões de morte...

10. Quem o fez, fez com equipamento apropriado, alguma sabedoria de engenharia, a noite, em pouco tempo, com local bem protegido por pessoas armadas e muita iluminação...Essa nao é cratera aberta com recurso a materiais arcaicos, pá e enxada. 

11. não é que supostas pessoas cavam covas na via pública e incendeiam madeira (que de certeza ia à China). Como você reage? Se você é profundo diz que é tudo mesma coisa; se é equilibrado você diz que pior roubalheira é a que acontece nos gabinetes; se a mediocridade fez de si cínico você escreve este post e fica à espera das reacções...

12. os que cavam "covas" estão reivindicando algo de diferente daqueles de fato e gravata que reclamam do roubo, aínda que representem o mesmo emblema...este é outro paradoxo, que não consigo engolír..

13. É Urgente tomar decisões como ESTADO/Governo, defensor dos interesses da maioria. Não pode um grupinho destruir e tornar refém, uma Nação inteira com um Governo com todos os poderes.

14. O problema e as limitações do Governo reside na suailegitimidade porquenão foi eleito pelo povo, portanto não é legítimo para tomar decisões contrárias a esse povo. Os tais bandidos que hoje cortam a estrada, o fazem porque estão na sua terra e foram eleitos. Por isso não vão cavar no sul. Nyusi está com tangas nas mãos porque sabe que não ganhou nem sabe com quanta percentagem perdeu.

15. Isso não é nada tendo em conta ao roubo de Guebuza, Nyusi e Chang. Querem-nos distrair quando o grupo que fez isso é deles. O material usado foi da empresa de Guebuza, a CETA.

16.  Isso é pouco, a olhar pelos danos não patrimoniais causados....

17. A renamo so responde aos bandidos da frelimo a mesma medida.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Comentários
Celestino Cebu
Celestino Cebu Observaçao atenta
112 h
Profeta Amor
Profeta Amor Concordo plenamente contigo!
Emanuel Anti-Heroi Nkojola
Emanuel Anti-Heroi Nkojola Pensei que eu somente que vi isso. Vi um video feito no mesmo local, em nenhuma parte vi o entulho. Achei muito estranho. Ok. Melhor calar.
112 h
Euclides Flavio
Euclides Flavio Eis a questão. Onde está o entulho?
212 h
Dr Dercio Nicolau
Dr Dercio Nicolau Concordo
112 h
Basilio Muhate
Basilio Muhate Se foram usadas maquinas pesadas o entulho deve ter "ido" com elas ...na verdade nao me interessa onde esta o entulho, este acto é muito baixo independentemente do destino do entulho. A Renamo tem que ser responsabilizada por esta brincadeira de mau gosto que insiste em fazer com os mocambicanos.
1712 h
João Pedro Muianga
João Pedro Muianga Basilio Muhate, a responsabilização sempre demorou ou sempre foi inexistente contra Renamo!
111 h
Lindo A. Mondlane
Lindo A. Mondlane A procuradoria esta ainda na embaixada de moscovo
211 h
Edson Chiziane
Edson Chiziane De facto irmão, os responsáveis por este acto vil de retrocesso devem ser severa e exemplarmente punidos e publicamente. Só temos de ser frios o suficiente para não fazermos acusações emotivas e com base nas nossas ideias pré -concebidas. Dito isto, espero que seja feita uma investigação para não ficarmos apenas nas informações da imprensa e de alguns opinion makers
311 hEditado
Abel Zico
Abel Zico Basilio Muhate ha muitos por serem responsabilizados...Nao acha que esta a ser muito descriminatorio? Pessoas que roubam dinheiro publico e matam opositores ou tentam apagar pensamentos diferente tambem merecem criminalizacao...Ou a lei 'e para so alguns...Hammmm estava a esquecer que quem fala 'e quem ganha pao do outro lado...
711 h
Basilio Muhate
Basilio Muhate Abel Zico eu estava a comentar a imagem do buraco na estrada, concordo consigo quem rouba dinheiro deve ser criminalizado. Nao ha discriminacao nenhuma
Abel Zico
Abel Zico Mesmo esses burracos voce acredita mesmo que os homens da renamo com ajuda da populacao local, segundo o comandande da PRM de Manica, empunhando pas manuais, enxadas e picaretas 'e que abriram Basilio Muhate? Faz favor, nem preciso ser engenheiro para perceber que foi usado equipamento de engenharia para abrir isso. Aliar da para notar trilhos de maquina, que pode ser uma pa escavadora. E por er uma via de muito transito isso foi feito anoite, sob forte vigia de pessoas armadas e com muita luz para ver. O mais estranho ainda 'e que ate o burraco foi varrido, retirando os entulhos...Senhor, vamos ser partidarios sim mas vamos analisar as coisas com o minimo de coerencia. Ser critico as vezes nao faz de ninguem menos partidario, mas alguem que quer ver o proprio partido e o pais a seguir. Estas a coadunar com essas mamparices emprontadas para diabolizar uns e desviar atencao do essencial 'e dar carta branca para uns vazerem o que querem e afundar mais o pais. As ditaduram so perduram quando sentem que teem uma base de apoio...Es jovem, podes e sabes analisar as coisas sob diferentes prismas e 'e preciso nao so guardar em si mas saber dizer...
27 hEditado
Dr Dercio Nicolau
Dr Dercio Nicolau Mas tambem pode estar a esquerda da fotos kkkkkkkkkk
712 h
Nadya Sive
Nadya Sive Pois é!
Dr Dercio Nicolau
Dr Dercio Nicolau Sim. Que a valeta foi aberta com recurso a uma maquina esta claro mas as fotos nao sao abrangentes dai que a questao "onde esta o entulho?" Se torna irrelevante
Marcelino Seda
Marcelino Seda Cadé entulho?
Djua Kizomba
Djua Kizomba Boa observação. Está muito bonito para ser sabotagem.
112 h
Sic Spirou
Sic Spirou Júlio Mutisse nao levaste estas fotos pra um perito? perguntas do egidio precisam de respostas...alias foste o primeiro a desconfiar,
112 h
Gilder Anibal
Gilder Anibal "...ONDE ESTÁ O ENTULHO...? ". Esta pergunta é de difícil RESPONDER meu caro Egidio Vaz . Risos
112 h
Zee Mavye
Zee Mavye Mas Egidio Vaz pah, diante desta insanidade, vamos nos preocupar com o paradeiro do entulho? Talves para usa-lo para tampar o buraco como uma medida provisória e pôr os carros a circularem, se bem que acho que ja deviam ter procurado uma solução provisaria para esta questão.
411 hEditado
Marcy Da Conceição
Marcy Da Conceição kkkkkk
Delfim Bica Lucas
Delfim Bica Lucas entulho ou nao parece menos importnte pk isso que estamos a ver ai e triste sendo que estes mesm actores usavam a mesma via irem aos seus cmicios provincias, e so agora essa estrada dchou d ser important? Os actres devm ser responsabilizados e prontos
Evaristo Cumbane
Evaristo Cumbane Onde está o entulho....boa pergunta
111 h
Augusto Gildo Buanaissa
Augusto Gildo Buanaissa Onde está?
111 h
Adilson Mahomed Tajú
Adilson Mahomed Tajú Poderia ter sido levado por forma a impedir que o mesmo servisse para voltar a tapar a estrada?
Egidio Vaz
Egidio Vaz Adilson Mahomed Tajú uma cratera com entulho é um convite ao trabalho. e umconvite ao trabalho é uma emboscada perfeita. não se trata de facilitar a reposição. Quem abre uma cratera como aquela quer matar, atacar, e estragar os carros. Porque nao é facil transpo-lo, vai exigir paragem
210 h
Helder Bernardo
Helder Bernardo Concordo com Basilio Muhate este partido deve ser responsábilizada criminalmente pós estão a destruir o país, não há dúvidas que são os homens armados da Renamo não é a primeira vez eles sempre vandalizam as estradas para retardar o desenvolvimento do país.
511 h
Fernando Muloiua
Fernando Muloiua Entre um grupo menor(devidamente identificado)que faliu completamente um país inteiro e um grupo armado que ataca esporadicamente em alguns pontos em jeito de pressão à causas sobejamemte conhecidas quem é que deve ser responsabilizado mais?
Manasseis Nhachungue

Manasseis Nhachungue Aquí comento com conhecimento de causa e estou tranquilo. 

De facto não é tarefa fácil abrir uma cratera daquelas sem ajuda do equipamento industrial. Tragam o marelo e deixem de brincar connosco. 
Ok...
Onde é que está o entulho?
Essa é a pergunta que não pode calar. Não quero dizer que tal não tenha acontecido, mas há muito ainda por explicar.
Hevanduwé, já havonanyana pah. Kulunga muhi thlamussela swimbenyane

211 h
Evaristo Cumbane
Evaristo Cumbane Quantas destruições eram feitas na ultima guerra mas atribuídas a um lado errado pelo lado que realmente fez as destruições? Eu me lembro...vivi lá entre o fogo cruzado...la nas matas a fugir dos dois dois lados porque nenhum destes lado era amigo de ninguém. Nao nego esta cratera tenha sido aberta pelos homens da Renamo. Mas suspeito que seja uma montagem de alguém. Primeiro porque para abrir uma cratera daquelas numa zona daquelas levam bom tempo e o processo é barrulhento o que a Renamo talvez nao arriscaria fazer. Será que os homens da Renamo sao tao burros para se exporem durante horas para abrir uma cratera daquelas? No entanto, tudo é possivel.
111 h
Mateus Mateus Jr.
Mateus Mateus Jr. Hummm entulho! Perguntaria também durante a guerra dos 16 anos como viraram um bom percurso na linha de Sena, sobretudo de Mwanza a Cheringoma????
Isac Filimone
Isac Filimone Aonde está o ENTULHO?
Massada Comissario
Massada Comissario Boa observação, até parece se usou uma Engenharia para o corte!
Justino Chemane
Justino Chemane Hummm! Interessante observação!
Bartolomeu Xuxu
Bartolomeu Xuxu Kkkkkkk ha pessoas q olham bem paaaaa kkkkkkkk mbuia
Lindo A. Mondlane
Lindo A. Mondlane Ok.. Mas se fosse so pelo entulho porque a cova tinha q ter esta forma??? O volumem teria sido o mesmo em outra formas incluso um corte longitudinal, ou em forma de buraco no lado esquerdo ou direito.. Nao faz falta estudar em west point para entender q isto é sabotagem pura e dura.. Agora pode q os indicios indiquem aos nossos.. Entao buscamos desculpas..
311 hEditado
Maria Lucia Rodrigues Francisco
Maria Lucia Rodrigues Francisco Onde esta o entulho???? só o fotografo e o que propalou a imagem podem responder. Onde esta o entulho?? Quem cavou a Renamo ou FRELIMO? (problema do entulho). Quando cavavam ninguém deu por nada? População? onde está e onde encontrou picaretas para deixarem o lugar tão limpo e sem entulho?......
211 h
Dr Dercio Nicolau
Dr Dercio Nicolau Esta ckaro que foi usada uma maquina para este trabalho. Todos aqui sabemos que uma retro escavadora tem a capacidade de retirar e colocar o entulho num angulo de 360 graus.mas como as fotos nao sao abrangentes acho que questionar onde esta o entulho e irrelevante.
111 hEditado
Rauna Ibrahimoi

Rauna Ibrahimoi Concordo contigo. 

O entulho pode ter sido levado num basculante, para bem longe dali,como forma de "dar mais trabalho" na reposição
Rauna Ibrahimoi
Rauna Ibrahimoi Do estrago
Júlio Mutisse
Júlio Mutisse Vi essas fotos e cheguei a conclusão das máquinas. Vejam os raspoes no chão
411 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz A Renamo alugou máquinas para cavar. O impediria que fossem outras vivas na zona, por exmeplo, os garimpeiros, que se calhar também possuem máquinas escavadoras e compactadores dos solos? Perguntando apenas
Amadssen Veterano
Amadssen Veterano Eles escolheram um sítio certo para sabotar porque não havia alternativa de fazer um desvio provisório visto que as margens eram muito baixas, mais já teve uma solução e já está a circular se. Essa atitude prejudica mais é ao povo (Nos)
Júlio Mutisse
Júlio Mutisse Não sei quem fez a cratera mas, olhando bem para as fotos, dá para ver sinais de máquinas... olhem bem... uma pá escavadora andou ali e no processo de retirada do entulho deixou marcas
28 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Kkkkkkk. Júlio Mutisse -Factos sao factos, sem contemplaçao. Parabens pela objectividade
28 h
Lindo A. Mondlane
Lindo A. Mondlane Da igual quem quer q seja o responsavel Júlio Muthisse.. A forma indica sabotagem.. Podem se graciosos oi renamo ou quem quer q seja.. Mas esta clara a intencao
Abel Zico
Abel Zico Lindo A. Mondlane porque ou a renamo ou a quem quer que seja? Porque ou a renamo ou a frelimo? Ou mesmo ou a renamo ou o governo? Analises unidireccionais...Do tipo ou a renamo ou uma terceira forca que nao seja o governo da frelimo...Opsssss...sinceramente!
Lindo A. Mondlane
Lindo A. Mondlane E porq a frelimo ia fazer isto??? Com q inuito??? Q anunciou o corte de estradas foi a frelimo??? Por favor.. Por mais q tivesse sido a culpa recae a falta de provas em quem anunciou situacies semelhantes
111 h
Lindo A. Mondlane
Lindo A. Mondlane Tudo isso para nao aceitar q esta vergonha e insanidade pode ser obra da renamo... Ate pensando bem.. Ao os russos e americanos e marcianos tem maquinaria para tal.. Podem ter sido os russos.n
Abel Zico
Abel Zico E porque nao que esta vergonha foi feita pela frelimo para diabolizar a renamo? O comandante provincial da PRM disse que a renamo teve ajuda da populacao local...afinal ele viu eles com pa e enxadas la a cavar? Qual 'e a formula para essa certeza Lindo. Sabes, quando pessoas com massa cinzenta entram nesses joguinhos tornam-se pateticas. Fazer critica nao faz a ninguem ser menos partidario. Abra a mente e veja as coisas por diferentes angulos....
311 h
Lindo A. Mondlane
Lindo A. Mondlane Entao foi o governo...
Egidio Dos Anjos
Egidio Dos Anjos O chara,! Alguns falaram de governar nas provincias que ganharam as eleicoes ao em vez disso matam pessoas e queimam carros dos inocentes, e hoje sao entulhos nas estradas, acho que ns como populacao e que sentimos lesados temos que tomar atitude, ns como populacao lesada temos que ir nas delegacoes da renamo exigir paz o dlacama tem que sair das matas, por favor chega com atitudes da renamo, ieto ja e demais.
111 h
Antonio Faquira
Antonio Faquira Os mesmos que cavaram podem ter retirado o entulho para não ser observável de longe, Egidio Vaz.
211 h
Dio Azista
Dio Azista pessoal de maior idade, lembre-se da época da guerra passada, eles oque faziam? desmontavam os carís de comboio e junto com aquelas pedrinhas iam deitar a um km de distância. Varriam no sentido verdadeiro por onde passava a linha num espaço de igualmente um km. Quem não se lembra disso em Inhaminga e outras partes do troço Beira a Moatize! Entulho ou pilha como os outros designam não pode ser motivo de análise. Vamos direito ao assunto, egidio vaz.
Ernesto Malawiano
Ernesto Malawiano Se então não é a RENAMO a cavar, então quem queimou as viaturas. É porque não mataram os ocupantes porque não perguntarmos a estes. Meus senhores vocês que sempre defendem a Remanso então digam a ele para trazerem do Mato a tal líder dele. Porque ele continuando escondido e com homens dele armados não haverá mais ninguém que possa atacar viaturas cortar estradas etc etc. Aliás eles sempre prometeram fazer isso. Agora onde está vossa dúvida. Senhores essa RENAMO ja matou mulheres grávidas só porque mostraram cansaço nas caminhadas depois de capturadas nas vilas ou localidades onde atacavam. ESQUECERAM SE DISSO?
111 h
Ed Mazive
Ed Mazive viu isso ou ouviu dizer? quem lhe disse?
Ernesto Malawiano
Ernesto Malawiano Já vivi carne e osso a guerra dos 16 ano estava num Distrito bastante afectados Não quero defender a ninguém mas falo com coração aberto.
Ed Mazive
Ed Mazive viu ou nao viu mulheres gravidas a serem mortas?
111 h
Ed Mazive
Ed Mazive quem queimou estas viaturas?
Ernesto Malawiano
Ernesto Malawiano Não importa ja disse aliás ja vos lembrei uma da atrocidades desses bandidos armados. O resto vai perguntar ao teu lider
111 h
Pita Fundice
Pita Fundice Acho k alguns nunca viram onde trabalham alguns barue quando fumam suruma. Acho ainda k alguns nunca viram pocos feitos manualmente em terras vermelha. O meu cunhado tem um poco quando vc dito k foi feito manualmente voce nao aceita. Akilo e possivel com picaretas. E ha informacoes k eles ai apareceram como capatazes e nao como executores. Recrutaram algumas pessoas das redondezas e obrigaram-nas a abrir as crateras. Nao podemos eskecer k culturalmente a vida dos Barue, Manyika, Teve esta intrisecamente ligada a enxada, ao machado e a picareta. Nao eskecamos k estamos a falar de zonas potencialmente mineiras em k esses instrumentos dificilmente estao distantes dos habitantes.
411 h
Antonio Melembe
Antonio Melembe Olhos de historiador
Pita Fundice
Pita Fundice O entulho esta na berma da estrada. Se nos tivessemos o acesso as imagens da berma tinhamos k kestionar. Se o objectivo e de a cratera nao deve ser vista a distancia, acham k iriam deixar na estrada? O entulho esta espalhado na berma.
Salomao Massangaie
Salomao Massangaie Cadê o entulho? Acho que tinham vassouras, está bem limpinho
Notiço D'Akeelaya
Notiço D'Akeelaya Estamos a caminhar p/ um estágio em que após uma sabotagem ou ataque precisaremos que um grupo rebelde apareça a reivindicar o sucedido. Dias de mais luto por virem...
Francisco De Assis Cossa
Francisco De Assis Cossa Boa obervação realmente aqui precisaria-se de maquinas para se fazer esse trabalho
Uric Raul
Uric Raul MEU CARO Egidio Vaz, ha homens que trabalham feito maquinas, esse trabalho seria uma virgula (coisas que fariam num estalar de dedos).
211 h
Laercio Eder Camal Mulima
Laercio Eder Camal Mulima Essa é a pergunta.
Jeremias L. Chauque
Jeremias L. Chauque Se quizesses sabotar uma estrada atraves da abertura de buracos, deixavas o entulho perto da estrada? Nao te parece que o entulho podia ser usado para o tapamento da estrada e, por via disso, o teu plano fracassar?
211 h
Rafael Ricardo Nzucule

Rafael Ricardo Nzucule Eu acho que o entulho foi jogado para longe, pois a intencao aqui era de emboscar os automobilistas, pelo que nao faria sentido deixar o entulho a vista.


Por isso esse carro entrou na valeta.

311 h
Albino Muchanga
Albino Muchanga Unay Cambuma devia responder esta...
111 h
Ndimomwene João

Ndimomwene João A questão colocada está exactamente como deveria ser colocada


Pessoal eu admirei quando o governador de Manica disse que os Homens da renamo abriram as crateras tendo ajuda da população daquele zona, possivel é, mas como que em menos de 24h ja tem essas conclusões, será é um sinal que está a governar a população que não o confiou?

111 hEditado
Miguel Comiche
Miguel Comiche É logico que o entulho não estaja visível isso ja séria uma burrice por parte daqueles que abriram esse buraco deixar o entulho na própria estrada,estarão eles a fazerem nada...por isso o entulho não esta la porque se estivesse séria fácil qualquer um tampar o burraco......essa tua questão sr.Egídio Vaz esta vasia analisa antes de publicar certas coisas,aja como academico,intelectual,e crente
311 hEditado
Antonio Melembe
Antonio Melembe Calma. Emita seu ponto de vista ou parecer na paz. Dialogue sem zanga. E disso que o pais precisa. Provavelmente nao percebeste a perspectiva do vaz. Porque nao solicitas aprofundamento da questao? Sera que ele esta a chamar atencao para o entulho?
Nemane Selemane
Nemane Selemane Interessante pergunta do Egidio Vaz, mas para nao precise estar de Perto para saber que aquela cova foi feita a Mao. Foi cavada de for a para Estrada e depois so partiram o alcatrao ja sem Nada port baixo. O terro a present a se liso porque a Estrada ainda e nova.
211 h
Emerson Selmente

Emerson Selmente Meu caro Egidio, se fosse uma foto do tipo panorama que englobasse 360 graus iria concordar consigo!


É um mal sim isto que aconteceu mas receio que mais especulação só vai criar mais dúvidas!

Vamos contribuir com factos não análises que geram mais desconforto e desconfiança !

211 h
Rrg Magaia
Rrg Magaia É de facto interessante a técnica usada, e o entulho é a grande questão ... Onde está ?????
Khensani Duducho Mahanjane
Khensani Duducho Mahanjane Senhoras e senhores, este corte não é apenas um corte, passe a repetição, mas sim uma emboscada. No meu entender, o entulho foi retirado por forma a que os "alvos" não pudessem se aperceber facilmente da existência duma cratera, tanto é que como se pode ver ou observar na imagem está ali uma viatura dum condutor que não conseguiu ver à distância o que se passava em frente.
211 h
Ernesto Nhaule
Ernesto Nhaule Kkk, sera que eh isso mesmo que quer saber ilustre?
Cassamo Esteves
Cassamo Esteves Boa observacao Egidio algo esta errado ai..Talvez os homens da renamo sejam magicos ou espiritos para fazerem uma cratera com mta eficiencia em menos de 24h.Sabotagem e oportunismo isso sim ai existe..
111 h
Emerson Selmente

Emerson Selmente Ou por outra o local usado para este buraco parece-me estratégico,


As laterais parecem precipícios o que não possibilita a passagem pelas bermas da estrada, quem sabe o dito entulho foi lá para baixo?

211 h
Amilcar Joaquim Inguane
Amilcar Joaquim Inguane Há cada perguntas e respostas. ...
Erminio Jocitala
Erminio Jocitala Mano Egidio Vaz o entulho pode ter sido retirado das proximidades da cratera justamente dificultar ao máximo todo aquele que tivesse a intenção de tapa-la. Acho eu.
210 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz é possivel. mas para umamente sã e que funciona, vendo uma estrada cortada niguem fica para repor o entulho. pode muito bem estar por perto para atacar. entende o ponto? um corte com entulho é um convite ao trabalho. e um convite ao trabalho é uma armadilha pronta.
310 h
Erminio Jocitala
Erminio Jocitala Ndapiva mbuya...
Milton Chambala
Milton Chambala Caro Egídio Vaz, o entulho é um indicio descamuflante, por isso, por questões tácticas retira-se o entulho para uma distância de pelo menos 5 metros (ou que nao permita sua visualização a distância ) e cobre-se com folhas.
110 h
Lito Chichava
Lito Chichava temos de recunhecer o Empreiteiro ta preparado.....
210 h
Alexandre Chavanguane

Alexandre Chavanguane Boa observacao.

A quem interessaria o entulho? 
Tbm me parece k isso foi feito para detiorar/denigrir + a imagem da Renamo

110 h
Ilidio Bila
Ilidio Bila É o buraco ou a guerra o que está em jogo? é uma peça ou o conjunto total que nos maltrata? é fácil perder-se a concentração por pequenos detalhes, mas o importante é a Paz (que não haja guerra).
110 h
Esperança Mavale
Esperança Mavale Acredito que ninguém penso nisso só comentário a criticar
Octávio Nhaduco
Octávio Nhaduco Estranho...!!!
Orlando Penicela
Orlando Penicela Mas também pode-se considerar a hipótese de que deixar o entulho ali e bem visível seria uma burrice pois qualquer automobilista desconfiaria logo, sem estar a dizer que a hipótese que colocam merece atenção.
110 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Qualquer automobilista que visse o entulho iria entender que é armadilha; que os bandidos estariam por perto. Você seria seduzido a tapar o buraco e eles te atingiriam com o tiro na cabeça, enquanto trabalha. Pelo menos eu não ousaria em pegar na pá! Este tipo de armadilhas aconteceu bastante durante a guerra dos 16 anos/ Não é de hoje.
210 h
Orlando Penicela
Orlando Penicela Concordo. É essa a outra linha que proponho que se considere, apenas como 1 hipótese como fazemos em qualquer estudo Caro Egidio Vaz.
Fernanda Palmira Guambe
Fernanda Palmira Guambe
Celso Cossa
Celso Cossa Que tal se estivessemos a debater como evitar ou parar sabotagem nas nossas estradas?
110 h
Pita Fundice
Pita Fundice Sinto muito para a minha provincia. Ontem mesmo estava em Chimoio para uma situacao triste e senti k akilo esta espectacular. Na minha opiniao Chimoio e a cidade com bairros sub-urbanos extraordinariamente organizados. Casas de qualidade e grandes. Ruas bem alinhadas. Akilo e cidade do futuro. Fikei tao maravilhado. Ja estive em Manica, Susunhenga, Katandika, Nyamhasa, Cruzamento de Makhosa, meus senhores akilo esta evoluido. A Renamo tem de pensar e nao parar a akela evolucao. Nao e kestao de orgulho, mas sinceramente amei a provincia onde me viram nascer. Mas parecia estar numa outra Republica. Estou habituado a Beira, mas amo Chimoio.A Renamo tem de pensar cinco ou mais vezes para sabotar uma da melhores estradas do pais. Akilo e nosso suor.
110 hEditado
Celso Cossa
Celso Cossa Infelismente e' nessa provincia que beliscaram o lider da Renamo por duas vezes. alem de andar a liquidar os mesmos desse partido dentro das cidades. Provavelmente que e' quadro da Renamos nao esta esta confortado ou simplesmente vive sob ameaca de ser apanhado pelos famosos esquadroes de morte
Pita Fundice
Pita Fundice Alguem tera k ser sacrificado. Acho k a Renamo conhece os esquadroes da morte. Nao pode sabotar as infra-estruturas publicas. Eu acrdito k os esquadroes da morte estao em todas a provincias. Aki em Beira onde a Renamo diz ser bastiao, o Bissopo, o Jose Manuel sofreram.
Sabado Chambisse

Sabado Chambisse Ao manter o entulho na estrada a 4x4 que deu dentro teria sido poupada. Os mentores retiraram para não darem a entender a distância que havia ali uma cratera aberta. 

Em consequência disso, faço a seguinte pergunta, será que os tipos levavam uma máquina? Nossa força não faz patrulha nocturna porquê? Estamos ferrados com os senhores da guerra
19 h
Alex Gove
Alex Gove Caro Egidio, o que esta em causa é o país, vamos esquecer se foi ou não uma máquina usada para este efeito. Portanto, mais 2 três meses vamos descobrir que o esforço dos vinte e poucos anos de paz e construção não serviu para nada porque é fácil destruir que construir. Temos que acreditar que o país esta em guerra para o benefício de um grupinho.
Idrisse Saiad
Idrisse Saiad Logo a Renamo (ou sei lá, quem quer que seja) tem escavadoras, já sei. Porque até podiam ter sido aqueles tipos que embuscaram o presidente da renamo por aquelas mesmas bandas. As FDS estão atrás desses gajos.
19 hEditado
Galdinos Maparage
Galdinos Maparage hehheh Egidio Vaz nao sera o FIPAG a fazer esse buraco nao? ja que sempre o fazem sem aviso prévio
69 h
Manuel Ernesto Pedro Pedro
Manuel Ernesto Pedro Pedro Para mim e' mais uma tentativa de manchar o nome da Renamo o Governo d Manica conhece quem abriu o buraco. Nao fiquem com os olhos linchados.
Benedito Mohua
Benedito Mohua A renamo tem pacidade , provou isso em todas lutas de distabilizacao. Mas qual é a dúvida mesmo?
Kito Etava
Kito Etava Sendo uma zona propensa a actividade mineira de acordo com as imagens há fortes hipoteses de participacao de garimpeiros, resta saber se havia motivacoes de pratica de garimpo ou simples sabotagens
Nelson Fanheiro
Nelson Fanheiro Deven ter levado o entulho pra ir a mostrar odesenformador mais proximo como conprovativo do corte
Bernardo Fumo
Bernardo Fumo Heleleeeeeee
Marcy Da Conceição
Marcy Da Conceição entulho cadé
Jose Maria

Jose Maria Ja keria kestionar o mesmo, acredite se k alguem goata d guerra k nao seja renamo, entao vai sabotando senas para fazer desacreditar a renamo

se
19 h
Juma Aiuba
Juma Aiuba Talvez entulhar alicerce de uma obra da zona. Hehehehe
29 h
Eduardo Ponzole
Eduardo Ponzole Egidio Vaz, vc tem maprovoco...assunto de entulho..kkkk, heixi outras coisas pa. Mas ok...vamos ao ponto, primeiro o objectivo de abrir o buraco seria pra criar danos, e a prezenca do entulho iria chamar atencao. Foi um caso bem pensado.
19 h
Gulumba D. Mutemba

Gulumba D. Mutemba Basílio Muhate,a frelimo também deve ser responsabilizada.

Pensa que o dinheiro que roubam do povo é insignificante?
O país está em guerra,toda estratégia é funcional. Corte de estada faz parte da estratégia de guerra,cortar uma estrada significa cortar a legista das forças adversárias.
O que tu tens ter em conta,é que um pais em guerra é um país falido.
Em guerra mesmo o inimigo pode cometer um crime para manchar outra parte,é bom limitar se a fazer esse tipo de comentários.

39 h
Basilio Muhate
Basilio Muhate Entao que a Renamo se sente a mesa do dialogo sem pre condicoes e paute pelo dialogo.
Bernardo Bambo
Bernardo Bambo Quem fala verdade em tempo de guerra!? Só é verdade vindo de quem diz...! Prontos
19 h
Emilio Luis Liango
Emilio Luis Liango As tantas foi uma escavação com fins de extracção de minerais
49 h
Gulumba D. Mutemba
Gulumba D. Mutemba A remoção do entulho acho que o objectivo era para os alvos não notarem a existência de uma cratera. Acho que as vítimas eram as fds,logo que caísse na cova,seria massacrados com tiroteios a curta distância,mas tiveram muita sorte.
Jorge Djedje
Jorge Djedje Caro Vaz, o que pretendes insinuar com esta pergunta?!!
19 h
Nelson Junior
Nelson Junior Caro Sr. Jorge, o Sr. Egidio tem tanta razao e eh legitimo fazer esta pergunta...pois nesta vergonhosa situacao ha muita desinformacao...e nem tudo o que dizem corresponde aos factos...realmente estamos a assistir a uma guerra de ganhar os cerebros...eh triste!...mas, eh esta independencia que queriamos?...eh assim que se respeita o tanto sangue derramado pela luta da independencia?...,tudo isto,so e so por causa da riqueza....
Nelson Junior
Nelson Junior Bem me recordo dum branco colonialista que disse o seguinte: conceda-se a independencia aos negros, mas,esperem e vejam pois estes negros iniciarao a matar-se uns aos outros...pois estes lideres negros sao gananciosos, arrogantes e avarentos...oh, Deus,onde chegamos????...,,
18 h
Nelson Junior
Nelson Junior Ps!..que eu saiba o Sr. Egidio quer que os mocambicanos pensem e bem pensem...nada de emocoes!!...analizem so os factos..,e os factos muitas vezes sao manipulados
18 h
Henriquem Mabasso
Henriquem Mabasso Se queres o entulho é fácil é voltar ao local e focalizar melhor, nós queremos paz o entulho não interessa ninguém neste momento muito menos a INE
Mahamad Hanif Mussa

Mahamad Hanif Mussa Um buracão dessa natureza se faz em uma hora, 5 horas, uma noite...?


...e mesmo que executado no período nocturno não havia circulação de viaturas pior sendo que uma via nacional? 

....e a "obra" terá sido mesmo executada manualmente? (por isso é que se avança o suposto envolvimento, ajuda da população?)

...ou, se executado por uma máquina, quem a terá "emprestado"? (17.4.16)

27 hEditado
Ilidio Patel Santos
Ilidio Patel Santos Verdadeiros txanguitos
Luis Chibulacho
Luis Chibulacho Boa reflexão...
José Ganhane
José Ganhane Só faz essas perguntas quem não sabe pk cavou-se... Os homens querem criar dificuldades, só faltava dizer onde está a pá que usaram kkkkk
Salvador Lichate
Salvador Lichate Essa foi boa
Carlos Augusto Carlos Carlos
Carlos Augusto Carlos Carlos Até quando ??? Vivemos num País de incertezas. O amanhã está ameaçado. Dívida da Ematum contraído pelo elenco de Guebas .tensão política militar. Seca .
Mauro Pacule
Mauro Pacule Hehehehe, meu caro, o entulho foi afastado para nao dar a hipotese de tentar devolve-lo para a cratera!!! kikikiki
18 h
Dora Coelho
Dora Coelho O entulho está nos bolsos de quem faz a manutenção dessa estrada tão simples quanto isso meu caro Egídio vaz, infelizmente o povo Moçambicano só comenta mas não age, tenho vergonha dos nossos governantes pois já deveriam ter mandado imediatamente uma equipe de investigação para identificar as causas da rotura da estrada e outra para tapar o buraco e por a via condicionada para que os veículos possam circular. Triste situação, infelizmente estamos num país sem soluções imediatas
18 h
Abdul Latif Mussagi
Abdul Latif Mussagi Onde está mesmo o entulho? não distraiam o povo com coisas sem nexo. o povo quer que sejam responsabilizados os que provocaram a nossa desgraça. Quem provoca merda aguenta com o cheiro. Aqui neste caso quem provocou merda é outro quem aguenta com o cheiro é outro.
28 h
Momed Selimane

Momed Selimane Este post tem a finalidade de limpar a imagem de quêm? 

Mas sera que nao sabem, o que tantos homens juntos podem fazer?
O poder dos braços quando tem uma arma apontada a cabeca?
Sacos de 50kg 100kg que eram carregados pela populacao, sobre pressao de uma arma?
Pessoas que eram capturadas na zona sul, para depois sairem na zona centro ou norte, sem nunca ter subido um carro?
Se querem o entulho procurem por ele, porque dos que estao a comentar aqui no Facebook, ninguem sabe onde esta nem quem o levou...
Mas a pessoa que avisou que faria este tipo de coisas, conhecemos...
So 10 pessoas com algumas armas apontadas a eles fariam esse trabalho....
Por ser uma sabotagem a cratera tinha que ser feia?
Kkkkkkkkkkkkkkk Maigod

18 hEditado
Chadda Cossa
Chadda Cossa O unico vandalo k conheco neste pais é Dlakama. É ele k anda a cavar estradas e matar inocentes
Lu Da Cruz
Lu Da Cruz Quem sequestra no Maputo é Dlakhama? Leia, não invente. Parece teu filho que pensou e você escreveu.
48 h
Jacinto Nhantumbo
Jacinto Nhantumbo Leia e informe se mais, deixe de se enganar
15 h
Milton Mondlane
Milton Mondlane Mas wena pá, tens dívida da ematum pra pagar e Dhlakama e que é vândalo tsc
Henriques Luis Matsenguane
Henriques Luis Matsenguane Sabem, o povo esta cansado!
Vitorino David
Vitorino David Questão estrategica não poderiam deixar o entulho perto senão facilmente seria tapada a cratera
18 h
Joao Tomé Tomé
Joao Tomé Tomé meu irmao ,eu fiquei endogozo quando eu passei da li alguma coisa que não esta bem.
Saide Malunda Malunda
Saide Malunda Malunda Uque?
Faquir Bay
Faquir Bay Há algo que não me cheira bem, primeiro para abrir crateras de tamanha necessita de forças humanas e equipamentos, segundo os carros circulam, foi algo bem preparado.... Existem malandros em torno de tudo isto...
28 h
Chaida Maria Nicaca
Chaida Maria Nicaca Desde que vi aquela palhaçada, logo processei meu cérebro.
Omar Abdala
Omar Abdala Quem vê o buraco apercebe-se logo que nao foi feito manualmente no fundo se vê arranhao do garfo da maquina escavadora e o entulho !!!!!
17 h
Marcelo Marcelino
Marcelo Marcelino Acho que levaram consigo pra comer!!!
17 h
Ernesto Pedro
Ernesto Pedro Boa observação e necessário que nos informe sobre todas brincadeiras que dia após dias estamos assistir pior mortes de pessoas inocentes
Emerson Selmente

Emerson Selmente A última conclusão que chego é que existe uma mão exterior com intuito que criar desestabilização!


Ora vejamos, meia volta a dita Renamo ataca nas estradas, outra volta membros da Renamo são mortos e hoje a Stv noticiou que sedes da Renamo foram atacadas por estranhos!

Isto está estranho !

Paulo da Conceição
Paulo da Conceição E esta?!?!?!??!
Jossias Americo Marrengula
Jossias Americo Marrengula Se deixar o entulho perto facilmente tapa se e retoma a via
17 h
Curriculo Ensino
Curriculo Ensino Chadda Cossa, se ficasse calado teria mais peso, estão acabar com os acadêmicos por matar na capital do pais, para ficarem burros e continuarmos com mentes vazias. O seu comentário só pode ter sido obrigado com seus patrões.
16 h
Abudo Gelane Assuate
Abudo Gelane Assuate o entulho pode ter sido ensacado e carregado para as bases. kkkk....
Idalino Uache
Idalino Uache O entulho foi comido..... Kkkk
16 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz O entulho é uma estória muito mal-contada. E a estória da STV sobre este assunto, um enredo com muitos buracos. Foram ao local, contaram a estoria com citações de ausentes e mesmo assim, sem nenhum sinal do entulho pelas redondezas. Aquilo foi cavar e levar o entulho no camião para muito longe.
76 h
Antonio Sithole Albino Sithole
Antonio Sithole Albino Sithole Algo algum
Lucrécia Macuacua Zunder
Lucrécia Macuacua Zunder Húuu , este e' um senario mal contado. Cade^ o entulho, aki ha gatos sem barbass.
Vernisto Adelino
Vernisto Adelino O Facebook virou uma rede social de lamentações. Cadê as soluções? As soluções?
16 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz O ilustre veio buscar soluções aqui? É este o gabinete do governo? Se o governo quiser soluções populares, estas estão à vista de todos. É o que há demais
26 h
Vernisto Adelino
Vernisto Adelino Mesmo que as tivesse oh respeitável Egidio Vaz, precisariam de uma colectividade forte em termos de ciência e sapiência para passa-las da teoria à prática.
Momede Ussene Popat
Momede Ussene Popat Podem até ter carregado o entulho... O que não deixa de fazer sentido se o objectivo é de facto cortar a passagem, não deixando meios de reposição, ainda que precários... Mas, lá está, "neste filme, não estamos a ver boi"...
16 h
Pascoal Bernardo Manga Manga

Pascoal Bernardo Manga Manga Sr. Egidio Vaz, só quero lhe informar que a cratera é uma realidade não é mentira não, eu passei por lá hoje dia.

Sabes porquê retiram solos que provém da escavação? É para não ter como repor de imediato e também para não se notar o obstáculo de longe
Egidio Vaz
Egidio Vaz Se abriram a cratera e levaram consigo o entulho é porque não eram tipos que tinham motivos operativos mas sim e apenas propagandisticos. E isto tanto a Renamo como as forças governamentais podiam fazer. Temos muitos casos desde durante os anos da guerra civil de 1977-1992
46 h
Pascoal Bernardo Manga Manga

Pascoal Bernardo Manga Manga O que não posso provar é quem abriu a cratera, mas ela foi aberta sim e tiraram do lugar todos solos que estavam lá. 

É triste porque nós estamos cansado com isso, vivemos por conta própria e com essa situação não produzir algo para as nossa famílias. 
A maior parte das pessoas aqui na zona centro estão comer farelo e mais outras coisas que não sabe o que é. 
O pior é que ninguém se preocupa com fome que está a assolar o país.

Vernisto Adelino
Vernisto Adelino Boa observação Egidio Vaz. Intrigante!
Francisco Banda
Francisco Banda será que não Serviu como garantia nas negociações com FMI
Rui Tenreiro
Rui Tenreiro Se deixassem a areia ali, era só encher o buraco outra vez!!!
Cesar Masibe
Cesar Masibe Nao queremos entrar nessa guerra k no fundo nao da' para compreender, o seu questionamento tem sentido.
Jacinto Nhantumbo
Jacinto Nhantumbo A minha questao de fundo é: onde estão os homens das forças de defesa e segurança no momento em que acontecem essas sabotagens? E o que é feito depois para,evitar a repetição destes tristes episodios?estão. Muitos preocupados em apontar dedo ao envez de deixarem a arogancia e ganância pelo puder e trazerem a paz efectiva ao nosso país
Yaqub Sibindy

Yaqub Sibindy Temos que ser duros contra os mandantes que rasgaram o acordo de PAZ, da autoria de Joaquim Chissano e Afonso Dhlakama, mandando às facturas de todos prejuízos mortais, assim como à destruícão de outros bens, aos verdadeiros promotores deste conflito! 


Durante 20 anos atrás nunca tínhamos ouvido algo parecido com essas crateras! 

O Governo da Frelimo, é o único parceiro do AGP que tem prazer da eclosão dum novo conflito, por motivos já conhecidos por todos: QUEIMAR ARQUIVOS das dívidas secretas,cujo dinheiro reverteu para os bolsos de Guebuza e seus sequazes, únicos saudosistas da exploração do homem pelo homem! 

O povo deve mandar às facturas de todos prejuízos à EMATUM e a PROINDICUS, para ser indemnizados, pois esta guerra não é da autoria de Nyusi e nem sequer de Dlhakama! 

Quando o Nyusi toma decisões de convidar Dlhakama para negociações directas afim de pôr ponto final este injustificável conflito, eís que os senhores das dívidas públicas ilegais aparecem no meio à protagonizar ataques que no fim ao cabo, acabam esvaziando à confiança entre os dois Líderes!

35 h
Hilton Mates
Hilton Mates O país sta mal
Hélder Dos Santos
Hélder Dos Santos Mas essas análises estão a ser feitas com base em duas imagens!?
Cesar Masibe
Cesar Masibe Parecem cenas do Brasil k chega a haver roubo k dura 50 minutos com mais de 4 explosoes fortes e no fim os actores desaparecem sem deixarem rastos.
Sarmento Piloto
Sarmento Piloto ???????
Fernando Wants
Fernando Wants Leo Mangue
14 h
William Gomes Mussuei
William Gomes Mussuei Aqui ha gato!!!!
Notiço D'Akeelaya Eu vou chutar uma outra hipótese: Supondo que o carro que entrou na cratera vinha a uma boa velocidade por isso não teve como freiar p/ evitar o sucedido cadê grandes estragados no mesmo carro, pelo menos nessa parte frontal! Parece haver um pequeno gato aqui e muita propaganda. A propósito, a ANE, a renamo ou outro grupo rebelde já apareceu a reivindicar a cratera?
GostoResponder4 hEditado
Carvalho Dunga A espera de ver o entulho,
GostoResponder4 h
Hawa Isolinda Afonso Socorrrrro,socorrrrro, queremos a paz,afinal onde esta o nosso governo?
GostoResponder4 h
Nito L. Manhice Alguem esta perguntar aonde esta o governo dele
Alguem lhe ajude por favor
GostoResponder4 h
Sebastiao Bernardo Mufana Mufana A culpa da guerra é da Dhlakama e de Guebuza esses é que iniciaram com os conflitos, assinaram porcarias de cessação de hostilidades, a brincar com o povo, essas duas cabeça tem toda explicação do conflito, porque os presidentes dos partidos de oposição nao vão ao presidente da república pedir as cabeça destes 2 homens? Quem nao sabe que Dhlakama e Guebuza ainda lutam? Os grande filhos da nação moçambicana: Yaqub SibindyJoao Massango, Daviz mbepo Simango, Raul Domingos e mtos outros porque nao se juntam a fim de analisarem a situação e tomar sansões aos Dhlakama e Guebuza, a fim de esclarecer as atrocidades que apoquentam o pais e o povo? Vocês estudaram e estão nas presidência de partido a fim de defender oque? Será que vocês nao ouvem o clamor do povo moçambicano? Será que vocês todos em conjunto nao podem ir falar com o chefe de estado para convocar seja da ala da FRELIMO principalmente os culpados para resolver o problema? Vcs quando ganharem simpatia e ganhar eleições será que xtao preparados para vir resolver problemas deste gênero que são geridos a vosso olhar? Vocês todos são primeira esperança deste povo moçambicano e nada fazem com canetas só vem comentar crateras e apoiar um deixar o outro porque? Juntem se já o João massango e yaqub sibynd fizeram união na construtiva, ainda falta, reúnam se todos acima mencionados e façam única força e combatam em prol do povo moçambicano vosso sonho.
GostoResponder3 h
Francisco Manguana Maigode! Parece ter havido distracção na montagem desta peça (acusatória), esse caro parece que foi aí deixado devagarzinho para evitar qualquer dano. Veja que não há marca do freio dos pneus, o carro não apresenta nenhum dano significativo, é suposto que tivesse tratando-se de acidente. Parece que a equipa que faz cratera teve muito interesse com tal entulho, tudo indica que houve uma limpeza cuidadosa do mesmo.
GostoResponder12 h
Pedro Sitoe mas homem vc tem problemas de visao????? veja bem ai enfrente do caminhao o rasto dos pneus do furtune, esse carro e alto, por isso tinha k nao amolgar tanto tambem dependendo da velocidade k o condutor usava, e so ele pode falar melhor disso
GostoResponder1 h
Francisco Manguana Talvez eu tenha problema de visão. Nestas imagens eu não consigo ver trilhas de pneus significativas causadas por acção de travagem repentina. Mesmo que o carro seja alto, se foi de facto um acidente causado pela cratera o carro teria sofrido danos bem visíveis Procure ver o video desse cenário.
GostoResponder1 h
Egidio Vaz O carro nao sofreu. Aquilo foi Show-off para tirar foto.
GostoResponder11 h
Francisco Manguana Exactamente.
Ibraimo C. Sacoor Mabota Esta coisa de oportunidade de negocio....uns fazem as covas e outros pensam em comercializar o entulho! bem haja a iniciativa criadora.
GostoResponder2 h
JA Naiene Nessa foto, ha muitas duvidas em linguagem popular "ha gato"!
GostoResponder2 h
Pedro Sitoe esses irracionais fizeram isso?????? o governo tem k banir esses pahh tamos cansado pah
GostoResponder1 h
Maria Lucia Rodrigues Francisco Sabes de facto quem teriam sido???? Todos tanto os da FRELIMO como os da RENAMO ( e principalmente estes) deviam ser julgados por crimes de guerra.
Pedro Sitoe tao a ver esse furtune??????? e muito caro isso para estragar assim
Fred Cossa Yaqub Sibindy Meu caro fiquei satisfeito com a sua openiao num programa de televiasao, na miramar pq a dias eu pensava que tinha vendido a alma para os ditadores...... No que se refere ao procurador Marcelino e o facto da bancada da Frelimo ter chumbado o pedido da oposicao para o governo esclarecer O Rombo finaceiro o maior da Africa Austral. Eu ja. Nao percebo pq os deputados ganham (80.000). Dos nossos impostos se na verdade nao trabalham para o povo........ Esta de parabens.......
GostoResponder11 h

Sem comentários:

Windows Live Messenger + Facebook