segunda-feira, 11 de abril de 2016

QUANTOS PROBLEMAS TEM MOÇAMBIQUE ACTUALMENTE?

QUANTOS PROBLEMAS TEM MOÇAMBIQUE ACTUALMENTE?
• Problemas políticos
o Tensão/guerra, afectando todo país; mais de dois terços dos moçambicanos no centro e norte do país
o Mais de 11 mil moçambicanos refugiados no Malawi e milhares deslocados internamente
o Mais de 300 escolas fechadas por causa da guerra nos distros do centro do País.
o Insegurança dos membros da oposição, principalmente da Renamo, que nos últimos dias são mortos sem causas aparentes
• Problemas económicos
o Dívida praticamente insustentável, a 70% do PIB
o Depreciação moeda face ao dólar americano estando actualmente a ser comercializado acima de 50 meticais
o Dificuldade de trânsito rodoviário Sul-Norte, encarecendo ainda mais o custo de vida com a escassez de bens e produtos. Já não basta que sejam caros. Também já começam a escassear
o Encarecimento dos custos de transporte de pessoas e bens, com as tarifas aereas a subirem face a depreciação do metical
• Problemas naturais
o Calamidades naturais (estiagem, seca=cheias) afectando aproximadamente dois milhões de pessoas
• Problemas sociais
o Caça aos albinos
o Tráfico de órgãos humanos
• Problemas estruturais de governação
o Corrupção
o Incompetência
Um país com tantos problemas assim dificilmente pode ter um povo concentrado. Alguns destes problemas são causados pelo orgulho pessoal ou de grupo, ganância, irresponsabilidade ou simplesmente incompetência dos seus líderes. Outros são por causas naturais, que fogem ao controlo das pessoas. Mas um povo em Paz poderia enfrentar junto os outros problemas. Felizmente, o caminho para a Paz está bem visível. As pessoas é que fazem escolhas difíceis. Ao contrário do que acontece em muitos países, em Moçambique está sendo possível fazer passar um cavalo pelo buraco de uma agulha do que por uma porta aberta.
Virgilio Manjate, Jorge Garfo, Mahamad Hanif Mussa e 66 outras pessoas gostam disto.
Comments
Egidio Vaz
Egidio Vaz Podem ler (aos que podem) a opinião de Fabio Scala aqui:https://goo.gl/pcCvLv
31 h
Amilcar Vera-Cruz López
Amilcar Vera-Cruz López #Egidio eu tenho algumas perguntas:
1. Quando se apela pela paz nesse país, qual paz se refere? o calar das armas? o silencio perante atitudes de certos individuos?
2. Tu como tu o que fazes a respeito da melhoria dos acontecimentos em Moçambique? Alguma proposta, manifestação, greve ou silêncio eterno em sua casa?
71 h
Vital Sandy
Vital Sandy Todo mundo conhece os problemas. Pk nao trazer aquui algumas sugestoes para resolucao dos mesmos??
21 h
Tomas Humbe
Tomas Humbe Os problemas estao aki mencionado pedimos o nosso empregado k resolva isso rapido pocivel,o patrao ja vai perder paciencia:"o povo e o meu patrao o meu coracao cabe a todos".
31 h
Rogerio Antonio
Rogerio Antonio Eu particularmente começo a duvidar da capacidade do nosso governo em resolver os problemas acima arrolados, exceptuando os da dimensão natural. Não consigo compreender como é possível uma bancada maioritária na AR que suporta o governo, continuar sistematicamente a chumbar a criação de comissões de trabalho para investigar os casos da EDM, Ematum e muito recentemente os Refugiados no Malawi. Sou da opinião que devia-se convocar eleições antecipadas, porque estamos perante um governo inerte, que não se vislumbra exactamente o seu real objectivo. É caso pra dizer que vivo num país das AVES!
121 hEditado
Bartolomeu De Elisa Matresse
Bartolomeu De Elisa Matresse Bem falado
121 min
Cristiano Manejo
Cristiano Manejo A insuportàvel sobida das taxas de impostos de 50 à 100% e o povo nâo tem onde reclamar.
31 h
Simões António José
Simões António José Obrigado Sr. Vaz. Nota 10 no levantamento dos problemas. Soluções???
51 h
Estevao Pangueia
Estevao Pangueia Estes problemas não devem ser escondidos, é oportuno que sejam formalmente apresentados publicamente por quem é de direito, e ao mesmo tempo anunciar os passos que o país deve seguir.
157 min
Válter Simbine
Válter Simbine Se me coubesse avalia-lo pela listagem feita, daria a máxima nota porque constitui a verdade na íntegra. Agora, conforme muito bem disse, será impossível gerir o actual cenário porque, de facto, não estamos em paz.
Wilson Profirio Nicaquela
Wilson Profirio Nicaquela "(...) Felizmente, o caminho para a Paz está bem visível. As pessoas é que fazem escolhas difíceis (....)" [sic].

Ufff!.... Um ditado daqui outro lado do Ligonha, pode ser equivalente: "Viver perto do cemitério, não implica morte prematura"!
Nelson Junior
Nelson Junior .....Passaram 40 anos,mas os problemas sao sempre os mesmos...Existe esta percepçao de que em Moçambique tem um governo...A Frelimo conseguiu "correr" com o colonoa....mas,no fundo o moçambicno vive no seu País com medo....O facto de a bancada da frelimo chumbar no Parlamento a proposta de haver um inquerito independente sobre os refugiados no Malawi,diz tudo.....A Frelimo sempre quis,quer e vai sempre querer fazer de Moçambique,uma fonte de riqueza pra os frelimsistas e so prs os frelimistas...Do exterior,chegam-nos informaçoes de que Moçambique "deveu" 1 biliao de dolares....dinheiro este,pra a compra de material de defesa e segurança...Será???.......!!!!!!
Rogerio Antonio
Rogerio Antonio Sinceramente há aqui comentários que são realmente de bradar os céus, como é que estão a pedir soluções ao Egidio Vaz, acaso ele é membro do governo? Como e' que um cidadão comum como ele conseguiria resolver os problemas acima elencados? Please sejam lá sérios nos vossos posicionamentos. Até porque ele já faz muito aqui e noutros fóruns, exercendo cabalmente a sua cidadania, portanto, vamos deixar de estórias, quem pode resolver aqueles todos problemas arrolados é o governo eleito visto que, governar pressupõe resolver os problemas do Povo.
1047 min
Cristiano Manejo
Cristiano Manejo Kakaka logicamente hem
Zé Joel
Zé Joel Mas Ho Antonio, voce tambem acredita que as pessoas creiam que Vaz é quem vai resolver esses assuntos?? Uma coisa é pedir que alguem (Vaz) resolva esses problemas outra coisa é pedir que alguem (Vaz) apresente soluções a serem implementadas por quem está outorgado o poder e dever de resolver. Portanto, devemos analisar a dimensão e alcance semantico dos textos antes de complicarmos mais as coisas. Para já Vaz, pode até furtar-se de tal exercicio, eu acho.
127 min
Helio Filemone Inguane
Helio Filemone Inguane As soluções...devem vir de todos os integrantes da sociedade moçambicana. Chega de querer ser passivo e querer soluções mágicas e precosses.
Zé Joel
Zé Joel A vinda do FMI mais uma vez neste País não será casual.
242 min
Nelson Junior
Nelson Junior Ps!....a maioria desses nossos camaradas da frelimo e lideres, sao de origem pobre...o luxo,a boa vida e o bem-estar transformaram esses lideres e camaradas em extraterrestres...que pena!...Viva a Frelimo,abaixo a burguesia...assim diziam eles
Nelson Badaga Badaga
Nelson Badaga Badaga "Em Moçambique esta sendo possível fazer passar um cavalo pelo buraco de uma agulha do que por uma porta aberta"
Gentil Braga
Gentil Braga Simões António José como queiras que um simples cidadão preocupado com destino que o país toma traga soluções?
Na sua óptica achas que Egidio Vaz tem poder pra trazer soluções dos problemas aki mencionado?
Creio eu que está não era a pergunta que ias fazer pk caso seja foste infeliz
233 min
Rogerio Antonio
Rogerio Antonio Eu tambem nao aguentei com o comentario deste nosso concidadao.kkkkkkkkkkk
130 min
Gentil Braga
Gentil Braga realmente não faz sentido comentário dele
115 min
Lucinha Cuacheque
Lucinha Cuacheque Pois eh, com tantos problemas supracitados, o comandante geral da PRM, durante a tomada de posse do novo comandante da PRM- Nampula teve a ousadia de dizer que o país está estável, fiquei arrepiada até!!!! Acho que há coisas que nem devemos dizer em televisão para não ofendermos a "massa"!
Eduardo Matine
Eduardo Matine The CHAOS in slow motion...
Mateus Joaquim Mutembué
Mateus Joaquim Mutembué Até achar agulha no mar, mais como dirigentes não á linha de fogo, dificimente isto vai acabar....
Stellyo Renovado
Stellyo Renovado quantas solucoes vce tem pra exes problemas?
Paulo da Conceição
Paulo da Conceição O que o povo pode (deve) fazer para que hajam eleicoes antecipadas?
Manuel Moises Americo
Manuel Moises Americo
118 min
Paulo da Conceição
Paulo da Conceição Nao digo a cambada que esta na AR tipo a representar-nos....
Manuel Moises Americo
Manuel Moises Americo
Eddy Waku Lombëla
Eddy Waku Lombëla Êish, há pessoas que d tanto serem adeptos do regime e sabendo apenas escrever mas que não lêem muito menos imterpretam um texto escrito cm muita mestria, limitam-se a correr para comentarem sem antes ter relido o texto e perceber orque se arrolou aqui. Como é que vão pedir soluções ao ilustre #Egidio #Vaz??ele governa este país? Porque ele trousse aki uma lista d problemas que são um câncro desde a saída do colono, emtretanto todos devemos d mãos dadas emcontrar sim um basta d brincadeiras cm um povo(ESTADO), nós todos devemos eliminar urgentemente o medo que temos pelos dirigentes e d imediato lhes alinharmos para o sentido próprio d respeito ao povo e responsabilidades para cm o Estado. Já!
Jeronimo Johane Sumbane
Jeronimo Johane Sumbane A ANC e o Zuma estao em maus lencoes l a qui na Visinha RSA, simplismente porque este povo sabe o que quer em certos monentos, foram recusadas as palaveas de perdao do Presidente Zuma, do seu envolvimento com a familia Gupta, e dos outros podres da sua famosa casa do kandla....., agora o nosso caso é mais grave ainda, e porque somos resistentes a Mudanças, os conceitos que fomos dados sobre a Frelimo e a Renamo permanecerao ate a segunda vinda de Jesus Cristo.
Fomos ensinados que a Revoluçao é Para o Ocidente. É muira Pena Meu Caro Egidio Vaz. Nao estamos preparados a solucionar Estes promblemas pois aprendemos que o Governo é que responde pot nos.
Paulo da Conceição
Paulo da Conceição Eddy Waku Lombela nossos corpos nao teem Colete a Prova de balas incorporado. .... todos sabemos sim mas até aqueles que Sao Dr's. Que deveriam tomar posicionamento claro e inequivoco nada fazem... agora nós Malta Zé povo, iremos abrir as boconas quando se nos falar uma birra, um pao, carro sem gasosa etc.... ai sim..... Até tu ias dar mais a cara.

Sem comentários: