quarta-feira, 20 de abril de 2016

Porque é que a Frelimo se preocupa em dominar a sociedade através das suas instituições?


MWAMUNA DZIWA NDZAKO, MANGWANA NDIWEMBO
Homem, lembre-se do outro, que amanhã poderá ser a sua vez
Porque é que a Frelimo se preocupa em dominar a sociedade através das suas instituições?
Resposta: Na minha opinião, é para controlar a opinião pública em caso de necessidade.
Exemplo: No momento em que se fala do maior escândalo da história de África, todas as organizações moçambicanas jamais abrirão a boca para condenar e exigir a prestação de contas e responsabilização dos autores morais e materiais pelo escândalo da dívida moçambicana. Para além de vozes INDIVIDUAIS, não iremos ver por exemplo, o Grupo Moçambicano da Dívida, a Ordem dos Advogados, o Sindicato Nacional dos Jornalistas, o Sindicato Nacional dos Professores/ONP; a Organização dos Trabalhadores de Moçambique, a Ordem dos Médicos, a Ordem dos Engenheiros; o Sindicato dos Professores Universitários, a Associação Médica, a Associação dos Magistrados do Ministério Publico, a Associação dos Juízes a darem conferências de imprensa reagindo ao escândalo. Não iremos ver a Igreja Metodista, a IURD ou o Conselho Islâmico a condenar e a exigir a prestação de contas.
É que todas estas organizações já se pronunciaram e condenaram a actual guerra; condenaram as mortes e condenaram os ataques dos homens armados. Mas não vão condenar os autores do escândalo, nem irão eles exigir a prestação de contas do pato que vem na foto. É por isso que julgo a Frelimo se preocupa em deter o controlo das instituições da verdadeira sociedade civil moçambicana.
É por isso que é sempre vantajoso ter membros da Frelimo conhecidos em posições de direcção, nas organizações da sociedade, que podem ser chamados e mobilizados a qualquer altura para “receberem orientações”.
Assim, pode vozes "independentes" se levantarem contra, criticarem etc, estas opiniões não passarão de opiniões pessoais (dirão eles) e que devem ser vistas como "tal". E mesmo que algum "aventureiro destas organizações vier a falar em nome da organização, haverá sempre "um outro grupo" que virá se "distanciar", sob alegações de não terem sido consultadas ou pelo facto de a opinião não ser representativa da organização.
Meus senhores, assim a corrupção não vai acabar.
PS: exemplos são exemplos, não acusações
Mwamuna dziwa ndzako, mangwana ndiwembo
Egidio Vaz's photo.
Comments
Ramalho Edson Paris Boa analise. Let's make this word be understud. ..
Like11 hr
Miguel Julio Madeira TUDO DITO PARA O BEM DA NACAO.
Like31 hr
Tomas Humbe Bem dito,assim a corrupcao nao vai acabar e todas organizacoes serao ou sao cumplice da corrupcao, de todas organizacoes mencionada aqui nem si ker um disse pwimmmmmm isto e sinal de k estamos longe de nos libertar" autentica cumplicidade".
Like41 hr
Manuel Maleve Kkkkk, Egídio Vaz, viste como são as nossas organizações da sociedade civil? Pelo menos ñ sou o único que as coisas assim.
Like11 hr
Milton Gruno Tamos ferrados..
Mangwana Ndiwe xi nha ku fua Bhatha na Kubha kubhiri ya POVO...
Mbolamaco.. Kkkkkk

Like41 hr
Sergio Romao Mandiquisse Kkkkk até mbolamaco
Like356 mins
Egidio Vaz Kkkkkk
Like354 mins
Milton Gruno Desculpe me o Tom mano Egidio, mas ele merece... Kkkkkk
Like146 mins
Cristiano Manejo Kakakaka,xtas fu** #Milton_Gruno inde na ?
Like246 mins
Francisco Banda Tradução ilustre! Saber falar a língua do outro faz parte da unidade nacional! Kkkkk sou ambicioso! Quero aprender! Mwamuna dziwa ndzako, mangwana ndiwembo Homem, lembre-se do outro, que amanhã poderá ser a sua vez. Ahahah que bom!
Like341 mins
Egidio Vaz A tradução é esta em português
Like233 mins
Milton Gruno Yah mas favor de nao traduzir o que escrevi... Kkkkkkk
Jemusse Abel Kkkkkkk Milton Gruno.. Cai mas este tipo foi ao extremo demais. Egidio Vaz tingomanga basi.
Like124 mins
Francisco Banda kkkkkk, ilustre Egídio Vaz, a tradução que me referi foi do caríssimo Milton Gruno. a sua frase fica gravada! gramei bastante! "Mwamuna dziwa ndzako, mangwana ndiwembo Homem, lembre-se do outro, que amanhã poderá ser a sua vez"
Like116 mins
Alfredo Macuácua Gostei do repto que lança às organizações mencionadas, Sr Egidio Vaz.
Aguardemos com serenidade!

Like11 hr
Orlando Luis Carlos Falou verdade e na minha opiniao a unica coisa que irao fazer sera defender esses ladrões ,coruptos .
Like257 mins
Ilidio Da Silva Plenamente de acordo dai que pergunte se temos de facto organizacoes da sociedade civil? Sera possivel termos uma FRELIMO com separacao de poderes das instituicoes do ESTADO mocambicano??
Paulo Gundana De certo neste pais nao ha organizacoes re sociedade civil honestamente falando. Tudo e ramificacao do partidao e vivem de manipulacoes. E vergonhoso o q ta acontecer com o povo a ser cumplice!
Like150 mins
Mariano Yano É de lamentar
Egidio Vaz Quando a Frelimo quer audiência, povo, diga-se contacta a IURD. Um pato já foi homenageado em várias plena igrejas. Estavam a homenagear um pato maldoso e de coração mau
Like548 mins
Paulo Gundana E essas igrejas q homenageam homens? Sera q Jesus ja nao se encontra no meio deles?
Like245 mins
Milton Gruno Sao as tais igrejas "fiticias" que a Biblia retrata...
Jose Eduardo Organizacoes da sociedade civil, especialmente as visadas é isto VERDADE?
Gomes Pensado Sr. Egidio Vaz, o sr e grande e um dia qualquer gostaria de ter um dedinho de conversa, posso nao estar em altura de debate consigo mas precisarei de alguma orientacao. Abracos
Like146 mins
Americo Mateus Parabéns ilustre E.V. Se mtx de nos tivexemos essa visão talves não daríamos xpaço as instituições a k te referes...
Like146 mins
Cristiano Manejo Grande reflexâo mbuya... #LIKE
Like144 mins
Egidio Vaz Estão reunidas as condições para um partido politico que conheço, expulsar alguém do mesmo partiro retirando-o o cartão de membro. Procedendo desta forma, estaria a abrir o caminho para que as entidades judiciárias ajam livremente
Like442 mins
Ernesto Pinto Soares Especulacao ,porque nao diz o nome do partido e o visado?
Andre Dimas duvidoooo, tem muitos chefes aquele partido ali...e o pato ee de uma influencia tal.
Like124 mins
Milton Gruno E que ninguem tem coragem (tomates) suficientes para expulssa lo nesse Partido que infelizmente tambem conheço
Americo Mateus Capaz ilustre ! Esse mesmo partido e uma maquina !! E só pra o inglês ver e atrapalhar os moçambicanos que ainda dormem na sombra da bananeira...
Like120 mins
Milton Gruno Haaaaa Papa Ernesto.. Sei que não es tao distraido assim...
Mozolande Languitone Kkkkkkkk.....Nhantima hassalira kawiri......haathu ndimasso..
Like142 mins
Fauzio Mussagy Fernandes Essa sociedade podre o k tal deve ser duramente çriticado e çondenado.
Cristiano Manejo Tbm admiro esse siléncio total das nossas associaçôes. Afinal ha cumplicidades,nisso !
Arlindo Francisco João João "O lugar do ladrão é na cadeia"
Jorge Matavel (TV Miramar)
Kkkkkkkkk

Like137 mins
Andre Dimas Nem conhece o VERDADEIRO ladrao aquele tipo kkkkk...
Ed Mazive nem vamos houvir o Mia Couto!
Like437 mins
Nelson Junior Tudo isto eh porque a frelimo sempre pensou e ainda continua a pensar de que Mocambique e os Mocambicanos sao propriedades privadas dela...este eh o dilema!
Like136 mins
Ricardino Jorge Ricardo Essa é daquelas verdades de que em Moçambique não existe organizações da Sociedade Cívil.
Like135 mins
Francisco Pacheco Chigogoro KKKKKKKKK, agora o tiro saiu da curatra
Luis Nhachote Por isso a enchente no funeral do bispo do Chiveve, muitos iam la se certificar se o "morto estava morto", pois aquele clérigo, diga-se, com TOMATES no lugar, sempre disse da sua verdade, nua e crua...
Like834 mins
Ed Mazive A verdade é que a Frelimo, tal como o resto do país, nao saboa desses emprestimos. A verdade é que alguém está a usar a disciplina partidária para manipular os membros do partido Frelimo. A Frelimo, achando-se em cima, não consegue ver que está a ser usada de forma abusiva pelas mesmas pessoas que capturaram o Estado. Se essas pessoas nao estivessem a usar a Frelimo teriam esta mesma Frelimo a combate-las. Neste momento a Frelimo está fora de combate. O país perdeu a Frelimo que ganhou com a luta de libertação nacional.
Like334 mins
Ed Mazive saboa=sabia
Cristiano Manejo Sàbias palavras, mais a Frelimo nâo pode aparecer ao publico em defesa dos tais camaradas k afim acabam manchando a imagem e bom nome da organizaçâo. Como consequencia a Frelimo vai perdendo cada vez + a credibilidade do povo.
Like323 mins
Andre Dimas Em tempos eleitorais tem sempre um capacho para encher as urnas e renovar o mandato...estao se lichando pra tal de credibilidade do povo esses.!
Like318 minsEdited
Milton Gruno Meu irmao Ed Mazive voce falou e disse.. Concordo plenamente contigo..
Ha quem usa a disciplina Partidaria para tais falcatruas...
Triste

Like16 mins
Evaristo Cumbane Organizacoes civis so pra exigir k as nossas meninas usem saias curtas na sala de aulas
Like431 mins
Egidio Vaz kkkk
Andre Dimas Associaçao do musicos de vestes brancas: "paz paz paz" entao?
Maria Lucia Rodrigues Francisco ...... não pegam nesse cara ladrão......
Fred Cossa Todos dias na midia falam de ladroes de galinhas e surumaticos.... Ninguem abre a boca para falar do escandalo do Guebuza.....
Like223 mins
Jose Eduardo Organizacoes da sociedade civil, especialmente as visadas é isto VERDADE? Quem cala consente!
Like222 mins
Jose Manuel Manipulação da opinião pública atravez da morte e terrorismo ditatorial aliás a frelimo nao fez outra coisa em 50 anos para haver paz e afastar essa corja toda e constitucionalmente isso não é pocivel pois a frelimo domina todas as instituições civis militares policiais e a mais importante a justiça embora sejam eles os bandidos ou seja tem o país preso numa teia de terrorismo ponto
Like121 mins
Chitamef Chiraf Na verdade daqui a algum tempo ninguem se lembrará se o pato da foto era um ganso ou mareco. Mas oque posso vos assegurar, ele nao vai transpor as fronteiras, ha caçadores italianos apetitosos em gansos e marecos.
Like120 mins
Jose Manuel revolucao geral não têm volta dar rovuma Maputo
Like119 minsEdited
Aurélio Simao Por qual a razão os outros acabaram pensando que so pode se lida com estes com AK 47
Like118 mins
Armando Gild Nenhum PATO, muito menos cão vai sair para ladrar, todos estão no canil maior. O AZAGAIA quando cantou numa das suas musicas LADRÕES, CORRUPTOS fora, ora rua, muitos pensavam que estava a brincar, nao estava a brincar é verdade que todos devem ir a rua. Este e o nosso tempo, nosso momento de ir a rua e marchar como forma de reivindicar os nossos direitos, chega de sermos explorados, de fechar os olhos diante de tanta injustica
Like216 mins
Abel Philip Reflitam comigo; Nunca serao denuciados autores de crimes espalhados nas pricipais cidades mocambicanas pois tem protecao da PRM e FDS.
Isto e' progetos de Regime, isto nao passam em silenciar o pais, que deve tere arm glandestina so sao membros do partido frelimo.
Na Cidade de Maputo os tais individeos tem a Tarefa d iliminar todos que revindicam e poem em causa os seu negocios e burlas sujas tais como: Jornalistas (carlos cardoso, Machava)
Economista ( siba-siba)
Costitionalista (Giles Cistac)
Juristas (Slica, Vilanculo)
fuga de imformacao (Ntempine, Danger man, Anibalizinho, Ayob Satar, Vicente Ramaya, Nini Satar, Candida Cossa, Unat Cambuma...)
a mais nas Pronvincia a iliminar e antentar membros de partidos politicos estao como por ex: A
ATENTADO de zimbinga,(Dlhakama e sua comitiva), Beira (dlhakama, e sua seguranca, Bissopo, Ze Manuel,)
Inhambane o caso recente...

Nurdiin Cassamo Cassamo Mwa ronga piensene mbuya
Ferrujado Albino Falofa Ferrujado Frelimo agora ja e uma pxoa,k kuando entender pode fazer e 10fazer.+ kem xtragou o pais foram duax pxoax k foram surprendido cm a tomada d posse cmo president,so pra nox xcravisar.corremox os portuguesex pra terra delex pra xtarmox livre n noxo pais.agora entre nox xtamox a se castigar.vamox 10pertar,o pais xta sofrer,cmo o resultado disto;nos povo e k tamox a paxar mal.elex xtao ai a viajar em ambax parte d mundo

Sem comentários:

Windows Live Messenger + Facebook