quinta-feira, 21 de abril de 2016

PORQUE AS COISAS SÃO O QUE SÃO?



Unay Cambuma

EU SÓ PARTILHEI..

PORQUE AS COISAS SÃO O QUE SÃO?
“…Há sempre uma razão pela qual as pessoas são o que são…”. G. Aníbal, 2008, in Psicologia de Desenvolvimento (UP).
Encontrei uma das razões comportamentais dos changanas (…).
Eles sofrem de crises de identidade e outras coisas (…).
In veja sozinho. Eu estou surpreso!
Bitone Viage
.
"Uma pequena análise:
Se os changanas (meaning to destroy or invade or attack) sofrem uma crise de identidade, facilmente pode-se associar às doenças emocionais (vide G. Aníbal, 2016) em certas pessoas que realmente não evoluiram em termos do comportamento humano.
É uma hipótese, podendo estar ERRADA. Mas nas próximas oportunidades poderei trazer mais detalhes"
Gilder Amílcar

Shangaan
The word Shangaan is a Tsonga transition of the Nguni word Changana, meaning to destroy/invade/attack in context to:
“uSochangane, okade achanga imizi yamadoda nabafazi!”

(Partilhado do mural de Gilder Amílcar)

Difference between Tsonga & Shangaan in 500 words
Vatsonga suffer from an identity crisis, and this is a result of centuries of oppression, in the form of – Christianity Slavery and Colonization Apartheid Tribalism Xenophobia Vatsonga don’t know t…
VIVMAG.CO.ZA

Pita Johane Bela flor

Pita Johane Bela criatura

Joaquim Jorge Sao mesmo assim

Ines Arota VerdadSee Translation

Eddy Da Silva Zandamela tribalismo ja começou

Jose Carlos Seja específico Caro Unay não da para entender. És contra Changanas é isso?

Unay Cambuma Leia o post.

Jose Carlos Lí o post e não vi pertinência em compartilhares isso. Ligando este post aos outros que tens postado da me a entender que tens ódio pelos changanas, posso estar errado mas tudo indica isso. Eu não sou Changana mas fico triste quando vejo pessoas a fomentar tribalismo.

Basilio Maússe Masta-Bam Nem mais jose carlos, e preciso perceber que os apoiam a renamo aqi nas redes 50% sao machanganas, e o presidente Dhlakama ja disse varias vezes qe ele nao pode dividir o pais pq ha muita gente que apoia na zona sul qe mantem o silencio por temer represalias. Nao ao tribalismo, vamos combater guepatos.

Jose Carlos Por isso duvido que este Unay seja apoiante da Renamo. Este Pode ser um estrangeiro que queira desestabilizar os Moçambicanos. Não entendo o ódio que ele tem com os Changanas se os que estão a mergulhar o pais no caus, e que querem matar Dlhakama e acabar com a renamo são Tipos do Norte E centro Guebuza Nyusi Chipande.

Carlos Justino Cuambe Vc unay as vezes u NHOVIIII

Jose Carlos Cuidado perderes credibilidade caro Unay esse comportamento que começas a ter nem todos Vão compactuar contigo

Milton Gruno E isso Jose..
O mano Unay pisou na bola.. Eu sabe que tem muitos seguidores e que não pode Partilhar qualquer coisa antes de uma rigorrosa analise do conteúdo

Tomas Humbe Essa coisa de tribalismo comecou hoje? Mesmo k disfarcemos ela existem os primeiro a criar isso foram os sulista.

Jose Carlos És a favor do tribalismo?

Milton Gruno Tomas, se eles são Tribalista isso não te faz automaticamente ser tribalista..
Mostra que es diferente..
Não è porque o Guebuza roubo que tambem vas roubar...
Funhula masso

Basilio Maússe Masta-Bam Humbe samora era do sul mas ele foi o promotor da unidade nacional e antitribalismo, nao iniciem uma guerra tribal

Tomas Humbe Nao estou a favor, mais ela existem sim a unidade nacional k si propala e falsa vamos ser serio aki,o k deve si fazr e estancar esse mal.

Pita Potai Jose Chimundo ta certo mexmo,haaa ē isso.

Lava Jacto Jacto A verdade doi mas tem qui ser dita .

Edgar Langa Kikkkiki é a realidade da vida, se não acreditarmos que existe aí é que estamos à fomentar o tal tribalismo segundo Eddy Da Silva Zandamela. Por isso uns não conseguem enfrentar à realidade das diferentes culturas ou línguas no nosso país.

ٲمراڹ كسم Será que a página de Unay Cambuma foi hackeada? Parece inreconhecivel.

Ferreira Salimo Muadica Muadica Como assim Amurabi Cassamo?

ٲمراڹ كسم Esta a promover o tribalismo. Já não sómos moçambicanos, estou com medo de apoiar alguém que depois vai dividir Moçambique em Nortista e Sulista.

Alberto Pawandiwa É um artigo científico. Não tem nada de tribalismo. É só abrir o link. Já se encontra publicado em outros timeline. Mostra a origem de shangana. Mais nada.

ٲمراڹ كسم Se o artigo fosse partilhado antes de nos chamar de sulistas , talvez pudesse fazer sentido.

ٲمراڹ كسم Eu não sou machangana nem chingindo.

Rafael Augusto Mate Continuas na mesma tecla caro Unay, lembra-se qual é a razão que culminou a me bloquear e que acho má verdade precisas mudar para o bem, é simples "DEIXAR DE SER DIVISIONISTA E REGIONALISTA" quero também que lembrar que está sua atitude ofende Muchanga, Mazanga, Gundana dentre outros supostos "sulistas" que a longa data bens detestado. Ora que critica os outros com sabedoria rectifica-se quando é alvo da mesma situação

Brighton Joseph Wilton Peço para voltar a ler uki vem no inicio do texto..acho que vai lhe dar uma boa rexpoxta..thanks

Rafael Augusto Mate Obrigado pela sugestão mas li com serenidade, meu caro perceba qual é a finalidade.

Unay Cambuma Nao se façam de desentendidos e nao me ataquem. Nao sou o autor do artigo.

ٲمراڹ كسم Se partilhou , foi porque concordou com o artigo e gostou

ٲمراڹ كسم Mas a minha preocupação é com gatunos


Brighton Joseph Wilton Nao é sempre que partilhamos uki concordams..as veses é para ouvir o pensamento dos outros.

Modesto Diquissone Huuuuu o nosso mano se apaxonou pur uma machangana mas ela e linda mesmo bela escolha unay

Tiende Pamodzi Eu sou do Sul, changana mas concordo que nos sempre queremos nos superiorizar em relação aos outros. Há um tempo que quando víssemos um mangaba não era nada

Ibraimo Augusto Augusto E 'chingondo ' o que significa?

Jimmy Zeneco Dizem q signdific gato preto q vem do mato

Jonas Wagaza kikikiki, Jimmy tem certeza disso?

Jems Ngulele Ngulele Kkkkkkk...year

Tiende Pamodzi dizia manhambane


Milton Gruno Mano Unay sou muito teu Fã e acredito em "quase",tudo que tu relatas, mas como amigo, quero dizer que cometeste um grande ERRO em partilhar isso...
Não importa se não é da sua autoria mas so pelo facto de teres partilhado significa que Pactuas "concordas" com isso...
Tens que ter em mente que agora não es qualquer um.. Tens seguidores, daí a tua responsabilidade é acrescida, pois, influencias muita gente (como EU).
Antes de Partilhares algo, seja muito critico na analise por favor...

Gilder Anibal 
VOCES.
Este artigo nao foi um mocambicano que o escreveu e nao esta a OFENDER a qualquer pessoa! O artigo faz referencia das ORIGENS dos povos SUL AFRICANOS (Mocambique sul e a terra do Rand). 

ENTAO, nao se fazem de DESENTENDIDOS. E na minha opiniao, nao e' PROIBIDO conhecer em profundidade as ORIGENS DO POVO MOCAMBICANO e isso nao quer dizer TRIBALISTA, DIVISIONISTA e nem REGIONALISTA!
Epah...mas ha pessoas com cada tipo de pensamento! Risos


ٲمراڹ كسم Antes da publicação deste artigo já se chamava os moçambicanos do sul de Sulistas,

Gilder Anibal É por esta razão que há conflito arma(n)do em todo lado mas ninguém sabe explicar os motivos! A razão pode ser devido à complexidade dos tecidos sociais do povo moçambicano Sul, Centro e Norte.
Eu penso que a crise que enfrentamos, pode ter explicação científicas dos sociólogos, antropólogos e não apenas envolvendo os politicos!
Portanto, há que explorar outras visões científicas para encontrar soluções para a paz.
E uma delas, é entendendo o povo moçambicano quanto ao comportamento e preferencias de cada grupo étnico e elaborar-se uma CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA consensual para acomodar os tecidos do povo moçambicano que actualmente encontram-se fragilizados e dividos pelas suas ideologias partidárias.
Então, este artigo, pode ser um princípio de estudo do povo moçambicano!

ٲمراڹ كسم Unay Cambuma já não tem nada para postar, perdeu o foco.

Nando Chimene Meu pai tambem é changana mas ele kuero si fazer k sabe muito k outros, concordo k sempre estes changanas kuer si fazer de muito superiorizar em relação aos outros..ja falei

Dinis Elias Arlindo Porque andar a alegar fraude nas eleições quando a razão das sucessivas derrotas é o vosso tribalismo e regionalismo

Fernando Isaac changanas são assim unay não está ofender está falar everdad porque falaram de chengondo???

ٲمراڹ كسم Eu não sou changana nem chingondo. Nhi mútua. Mas esses termos nunca gostei.

Campeão Marcos Mabunda Badru Unay ubongola pah;

Dinis Elias Arlindo Pensando bem continuem com o vosso tribalismo e regionalismo para manterem-se na oposição até que velhote do mato ande de pau

Campeão Marcos Mabunda Badru Concordo contigo!

Unay Cambuma Obrigado Gilder, ja estavam a me depenar.

Pita Johane Kkkkkk. Não podem depenar nosso heroi

Milton Gruno Eu não te depenei, fiz apenas uma chamada de atenção porque tens muitos seguidores do sul (como EU), e que esses ESTUDOS nesse momento teriam uma mâ recepção/compreenção...
Fungula Masso Xamwali

Edgar Langa Senhores leiam e percebam. Regionalismo existe, tribalismo existe, divisionismo existe mas a união faz a força. O país está mal vamos recuperar os valores morais, parar à guerra entre os irmãos e justificar-se as dividas cometidas e punir os culpados.

Agostinho Chauque deixem de fugir da verdade...tribalismo ? nos machanganas somos muito tribalistos.voces conhecem a vossa historia como machanganas.o grande exemplo de que nos perdemos a nossa identidade é:muitos nao sabem ler nem escrever a lingua(changana),fora de mocambique andam a falar mentira"eu nao sou machangana,sou putukezi"n'waku...aonde e que tu vistes um putukezi preto e machangana.i am not undermining my identity as tsonga/shangan ,its just that we are full of shit.in fact we fakes.dont you believe or understand? do your research before you can coment on this matter.

Jornal Alerta Hundred

Loya Declofenac Injectavel Eu não tenho nada contra ti Unay Cambuma, mais uma coisa é certa ,se és um consciente, adulto ,que quer ser respeitado, nunca nas tuas contas fomentar tribalismo, será que na Renamo só são de centro e norte, creio que não. Aceito que não seja sua publicação, mas se não és tribalista porque partilhaste? Eu sou de opinião que Respeitemos a filiação partidária e a diversidade cultural

Milton Gruno E isso

Edgar Langa Kikikikiki até falam língua da África do Sul à maioria

Unay Cambuma Meus senhores naturais do sul, nao se façam de distraidos, a Renamo ja manda em algumas areas habitadadas em Tsenana e também esteve em Guija mas nunca as FDS. cometem atrocidades contra os civis e ate acolhem as pessoas e dao ajuda logística mas em Nkondezi, Nzeru e agora Honde, a frelimo sulista comete crimes hediondos contra os civis. A propalada unidade nacional e uma trapaça da frelimo porque nunca existiu.

Milton Gruno Tas a ERRAR novamente Unay...
O teu Tom fomenta tribalismo...
Não existe frelimo do sul e Renamo do Norte...
Se fosse assim o carrissimo ilustre deputado e porta voz António Muchanga e EU nao seriamos da Renamo..
O Cão e ladrão do Chipande e Tupo Filipinho não seriam da Frelixo..
Fungula masso Unay

Gilder Anibal É por esta razão que há conflito arma(n)do em todo lado mas ninguém sabe explicar os motivos! A razão pode ser devido à complexidade dos tecidos sociais do povo moçambicano Sul, Centro e Norte.
Eu penso que a crise que enfrentamos, pode ter explicação científicas dos sociólogos, antropólogos e não apenas envolvendo os politicos!
Portanto, há que explorar outras visões científicas para encontrar soluções para a paz.
E uma delas, é entendendo o povo moçambicano quanto ao comportamento e preferencias de cada grupo étnico e elaborar-se uma CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA consensual para acomodar os tecidos do povo moçambicano que actualmente encontram-se fragilizados e dividos pelas suas ideologias partidárias.
Então, este artigo, pode ser um princípio de estudo do povo moçambicano!

Luis Mário Namarocolo mas porque os machanganas estao a ficar furiosos?

Unay Cambuma Outra coisa que me irrita aqui e o facto de so serem maioritariamente os nossos compatriotas do sul que desmentem e atacam. Defendem as porcarias da frelimo.

Milton Gruno Nao, nunca..
Eu critico o tom tribalista proferido pelo mano Unay

Jornal Alerta Yaaaa doa a kem doer......................Sera k estao a negar k os sulista nao se põe??? Então me diz agora entre Centro,Norte e Sul do nosso país kual é o povo k escolhe os outros Moçambicano?? Kem sabe ja sabe dessa história vem d muinto longe

Milton Gruno Irmao essas discussoes "de momento" sao futeis..
Vamos nos unir pra banir os ladroes da frelixo seja do sul centro ou norte..
Nao vamos nos desviar do foco agora.. Por favor

Carlos Justino Cuambe Eu nunca comentei Os posts unay mas vc doi as vzs, e se continuars assim digo eu k vais perder siguidores fui

Edgar Langa Percebam os contra são os tais tribalistas, porque não vejo à razão de tanto irritanso é algo de estudo. Hora vejamos os honour cause sei lá quando os intelectuais atribuem é algo que eles sentaram e de facto chegaram a conclusão que este merece, mas em certos casos atribuem pessoas erradas.

Unay Cambuma Eu nao vejo onde esta o tribalismo no post e de forma estou a fomentar. Porque estao a restringir a liberdade de expressão. Os nossos camaradas do sul também gritam muito quando eu relato as derrotas catastróficas das fds e parece nao se comoverem quando relato as atrocidades das mesmas. Fazem de tudo para desmentir. Nao hajam ilusões e nao nos enganemos, o pais ja esta dividido ha muito tempo e ha um tribalismo tenebroso e doentio fomentado pelos naturais do sul. So para verem 90 % dos maestros dos esquadroes da morte sao naturais do sul Porque isso,

Cipriano Maluleque E os maiores maestros dos roubos sao xingondos

ٲمراڹ كسم Sulista. Ok brigado. E aí xingondos tudo bem ai?

Jornal Alerta Perder seguidore?? Kkkk boatos

Edson Chissano Tribalista. Estas a perder

Unay Cambuma E preciso chamar os bois pelos nomes para acabar com esta prática. O post nao fala de tribalismo.

Nando Chimene Eu ja foi chamado de chengondo e isso mim doi muito.. Ate hje nao kuero saber de ir a capital de Moçambique..ja falei

Agostinho Chauque Ambuya/teguro, let them bugg...

Campeão Marcos Mabunda Badru Acho que esse Unay Cambuma e companhia nao sabem o que é uma crise de identidade? Bando de tribalistas, regionalistas, vao ao inferno.

Regalado Onofre Mas isso está certo, que Changanas não tem éticas e nem mural falta de de perca de intedidades

Campeão Marcos Mabunda Badru Vc é burro pah. Cao

Regalado Onofre É verdade não são naturais de Moçambique, são da etnia Sulus isso está na história é por isso gostam de roubar até muitos falam língua Sulus.

Regalado Onofre Até este étnica nem tem respeito e nem sabem discutir nas redes sociais são burros e analfabetos como comunista Samora nem tinha estudado só grande boca.

Regalado Onofre Grande mentiroso de séculos 19

Regalado Onofre Ele queria ser peixeiro, como ficou rico até à sua filha por ser grande vendedores de patos.

Unay Cambuma Quem esta a falar de eu perder seguidores esta perder seu tempo. Eu comecei com 20 e posso ficar com 5. Basta o macuablog puxar o post. Também sei que os meus irmãos do sul odeiam me terrivelmente salvo alguns conscientes e patriotas

Regalado Onofre Irmão não vai perder nenhum seguidores, ao contrário esta mensagem foi uma realidade.

Edgar Langa Acredito que, os moçambicanos das diferentes zonas fossem a conhecer o país no geral, sem ouvir dizer muita coisa iria melhorar no nosso país, à governação, às prioridades das dívidas, construções, passaríamos à cobrar aos nossos governantes na prestação de contas.

Ab Binadre WZ Tribalismo, regionalismo, é o resumo desse Unay Cambuma .

Nelson Junior I am very surprised since you misunderstood the logic of the author and start to take it as an tribal issue.
You need to think beyond your pathetic little tribal blinkered world of hatred. You are a clearly unwell and a symptoms of the worst disease ever to hit "changana's" life. With a respect but get lost.

Unay Cambuma Esses que andam a odiar o Cambuma por estar a relatar a derrota militar da frelimo a mesma frelimo que fez encarrecer o arroz, o pao, a energia, etc que esses mesmos manos naturais do sul consomem. Se a Renamo fosse militarmente derrotada o Guebuza ate hoje seria presidente e com 1000 ematuns escondidos

Domingos Nuvunga Esse gajo ainda não lhe encontraram com os indianos?

Regalado Onofre Fala bém português, não sabe articular?

Domingos Nuvunga Kkkkkkkkk que tuga senhor? Eu dou machangana não me interessa essa merda de gramática

Ab Binadre WZ Estas a criar espaço pra ódio entre irmão. Os do sul não são culpados pela sua filiação partidária, da mesma sorte que os do Centro não são culpados.

Unay Cambuma Gilder Anibal
VOCES. Este artigo nao foi um mocambicano que o escreveu e nao esta a OFENDER a qualquer pessoa! O artigo faz referencia das ORIGENS dos povos SUL AFRICANOS (Mocambique sul e a terra do Rand). ENTAO, nao se fazem de DESENTENDIDOS. E na minha opiniao, nao e' PROIBIDO conhecer em profundidade as ORIGENS DO POVO MOCAMBICANO e isso nao quer dizer TRIBALISTA, DIVISIONISTA e nem REGIONALISTA! Epah...mas ha pessoas com cada tipo de pensamento! Risos

Regalado Onofre Assim como Makondes, também são povos de Tanzânia .

Abdul Eusebio Perreira Sr unay o casu concreto é da triste historia do heroi vivo zeca caliade. Tdos aqueles do centro e norte de moç q discordavao das politicas sulista forao considerado traidores e mortos como fosem animas
Naquele gropo nao ezitio nenhum do sul

Tomas Humbe Nao ha tribalismo? Durantes todos os anos a frelimo consiguiu fomentar odio,tribalismo, neste momento as zonas centros estao enundada das fds massacrando o povo, os sulistas apelidam as pessoas de centro e norte de xingondo,usam as mesmas provincias como celeiros da zona sul,e para provarem k o governo e da zona sul investiram muito na zona sul em dentrimento do centro norte etc.

Regalado Onofre Muito certo, compatriota, Centro e Norte foi sempre celeiro de Sul .

Viegas Zunguene Não é o povo que faz isso, e eu sei muito bem que o sr. sabe. entao nao tentems ofendermo nos uns dos outros. sem nenhuma razao.

Unay Cambuma Portanto. changana quer dizer atacante, invasor e chingondo quer "aquele que gosta de guerra". Assim como e que este pais ira ter paz mesmo.

Tina Tinga Tribalismo isso é de mais

Edgar Langa Aqui muitos estão à criar ruídos, deixem o Unay Cambuma, quem não concorda não o siga porque fama demais também não anima. Mas todos nós fomentamos por isso hoje estamos endividados e em guerra mas dizem recolha compulsiva de armas, com blindados só nós mesmos moçambicanos.

Dinis Elias Arlindo Distraido aqui é o Unay que não se lembra que o recenseamento militar decorre em todo o país e por via disso o grosso da FDS não é do sul. O que o Unay pretende é confusão a todo custo.

Gilder Anibal Na minha investigação sobre o COMPORTAMENTO HUMANO, encontrei algus traços comportamentais associados à doenças emocionais (G. Aníbal, 2016) de algum grupo étnico moçambicano. ESTAS DOENÇAS EMOCIONAIS PODEM AGRUPADAS EM:
Autoritarísmo
Ignrorância
Arrogancia
Inveja
Ladroagem
Deslealdade
Desonestidade
Mentira
Culto de personalidade
Etc.
Provavelmente, são estas doenças emocionais que quando os doentes chegam ao PODER, ai, tudo se estraga! Risos

Milton Muandinhoza Nao vejo motivo para tantas criticas, esse post se tive sido partilhado por um machangana ou alguem que fala bem da frelimo teria tantos likes e comentarios a favor.
Mas como o post foi partilhado por uny cambuma esta foi a razao para tantas criticas.
Eu nao sou politico e nem quero ser.
Tribalismo existe todo mundo sabe disso, todo machangana quando chega n centro e norte sao muito bem acolhido como irmao e diferentemente quando sao pessoas de centro e norte vao para sul. Sao despresados nao digo que todos do sul pensam de igual forma.
Digo isso porque tenho colegas que dizem nao posso construir fora de maputo pk aqui é mato mas tem algumas pessoas que constroem fora do sul mas do sul

Edgar Langa Viegas Zunguene, apoiado é um grupinho de duas pessoas que fomentam

Ricardo Valentim O Unay so podera perder seguidores sendo esses mocambicanos de terceira. Porque os mocambicanos de primeira estao lhe seguindo e Unay nao chamou a ninguem.
Ta insatisfeito?
Arume-se.

Jems Ngulele Ngulele Não queremos xenofobìa em Moz ...!

Milton Muandinhoza Eu concordo plenamente que pessoal do sul gosta de se fazer de superior isso porque foi o sul que teve primeira universidade e se formos a ver bem naquela altura numa turma era possivel encontrar 75% de estudantes eram do sul e 25% norte e centro mas com ajuda da igreja catolica houve necessidade de instalar universidade no centro e norte do pais para descentralizar o ensino superior e por isso que somos na maioria todos moçambicanos com nivel superiro e ja nao podemos dizer que os sul sao superir do centro ou sul.
Mas ok para ja vamos nos unir somos todos moçambicanos e irmao sei k nao é facil se unir.

Ricardo Valentim Com licensa!
Eu sou do sul. Certo!?
Deixe-me te dizer uma coisa.
Quem fez o sul crescer nao e o pessoal do sul. Fique certo. O pessoal do sul na sua maioria trabalhou na RSA, enquanto que o do norte e centro descia pro sul pra trabalhar. Quem deu seu sangue pra que o sul seja o que e?
Quando o do norte e centro vier pra estudar e ou trabalhar pense em voltar pra terra natal e desenvolver a sua comunidade, distrito e ou provincia de origem.
Desculpa qualquer coisa.

Edgar Langa Cipriano Maluleque, não ofenda cidadão por favor.

Bruce Jahcmando Tribalistas sao pessoas do sul que ate arranjaram uma maneira de chamar a todos que nao sao do sul ( CHINGONDO ) E A ate hoje ninguem sabe o significado de chingondo. Proprias pessoas do Centro e Norte nao sabem oque o chingondo. Quando perguntas pessoas do sul, oque he um Chingondo, eles disem que he uma pessoa do Centro e Norte mais os proprios do Centro e Norte nao sabem o significado desse titol.
Sente-se mais o tribalismo no sul doque Norte e Centro. Por outro lado, o pessoal do sul quando vivem no Centro ou Norte nao ha nome atribuido simplismente mocambicanos.
Isso nao he coisa de ouvir diser he coisa de experiencia que pasam os nao do sul.
Portanto, dia que todos serem tratados de mocambicanos tudo vai milhorar. He muito triste ate ouvir as pessoas nos gabinetes a falar Chingondo.
Se nao he verdade por favor digame o significado de chingondo.
Todos do sul falam isso sem tirar sem por.

Ismael C. Gocaldas hmm outras coisas tbm.

Edgar Langa Quem vota à favor das dívidas efetuadas? Essa é a que deveria ser discussão. E ter solução do problema. Cortar regalias a todos que recebem acima do salário mínimo.

Edgar Langa Eu me orgulho de ser macua. Mas estou aqui no sul à conviver com eles, mas à palavra Chigondo não falha me chamam bem mesmo, mas eu nao me ralo meus irmãos vamos deixar isso é da muitooooo tempo, na altura das revistas tempo.

Jamisse Amisse Essa doeu, bem haja Unay. Eu odeio esses machanganas de merda, gente sem identidade

Unay Cambuma A tribalismo em Moçambique e fiquei muito que recebi a lista dos "coordenadores" dos esquadroes da morte e alguns killers. Quase todos do sul e eu quero uma explicação sobre isso.

Antonio De Oliveiras Passos Eliminar duplo salario dos deputados k ja eram funcionarios
.

Edgar Langa Rafael Augusto Mate, à finalidade fez o quê diga. Não tenha receio se não podem te chamar de tribalista.

Cassimo Ismael eu sou d sul,e neste momento estou n norte e ja senti todos os ismos na pele,é verdade q os sulistas são tribalistas e gabarolas,e é bem verdade q tambem existem nortenhos tribalistas,e isto nunca vai acabar enquanto ñ desenterarmos a raiz do problema.

Edgar Langa Jamisse Amisse, doeu nem viu quem é tribalista. Agora já estamos à ver os factos.

Bruce Jahcmando No he so por ter a primeira universidade. Quando Formosa ver os do Norte e o Centro he que estao ser mais formados nessa primeira universidade. Simplismente ha tribalismo no sul a rasao pela qual eles tentam defender quando os do Centro e Norte revendicar o tribalismo protagonizado por mocambicanos do sul.
Vamos faser so uma patria, Mocambique dos mocambicanos sem ter que olhar para o sotaque ou proveniencia regional.
Se isso nao ser sanado there mos muitos problemas nao so em mocambique mais sim e todo canto do globo.
O tribalismo he ha doenca muito contajioza e custa curala.
Se amarmonos us ous outros uma so unica nacao e uma unica frente
(Mocambicanos) de Mozambique

Pedro Jovo Tribalismo é da muito tempo. porque proprio Samora dizia aluta continua contra tribalismos porque ele dizia isso? tribalista começou do sul para norte do pais. são xanganas que inventaram este nome.

Edgar Langa Ricardo Valentim, então no meu ver sul é Maputo porque Gaza à pobreza é extrema, mas os presidentes, mineiros saíram de lá. Falhaste na sua abordagem você está fomentar essas coisas aí.

Unay Cambuma Calma, calma Jamisse, nada de radicalismo. Ha muitas boas pessoas no sul. Assim voce vai ofender os meus amigos naturais do sul.

Jacinto Sevene Esse algo de identidade e mais que uma historia,,ouve um tempo em que alguns Compatriotas rejeitaram seus Nomes,Apelidos,famílias,,e mais,,,devido a varias questões,,,e hoje o que esta acontecer?.....

Edgar Langa Bom se recuperam à mola da dívida, proponho ao governo central metro de Maputo ao Rovuma e do zumbo ao Índico. A ssim meus compatriotas iriam discutir algo.

Benjamim Taiobo O hospital central de quelimane provavelmente será inagurado este ano e o concurso ja foi lançado. Segundo fontes seguras dizem q as vagas para areas administrativas do nivel superior, nem sequer o recurso humano provincial da saude pode recrutar ou selecionar, pq o efetivo vem do maputo.
Monica Matavele E assim que temos a miscelanea de casamentos como e que vamos chamar? Estamos tao misturados que este debate nao tem espaco. Ofendemo nos uns aos outros por um episodio que nao nos leva a nada. Todos conhecemos a realidade do Pais. Nao estamos em Burundi nem Ruanda, pls
LikeReply117 mins
Edgar Langa Os shows deve haver uma fusão nos ritmos, ministério da cultura tem muito trabalho, porque as universidades não conseguem mudar à mente das pessoas. Acho que quanto mais estudam menos intelectuais ficam.
LikeReply12 mins
Edgar Langa Mana Monica Matavele, são conversas do quintal isto é o que os deputados deviam fazer com os nossos impostos, mas não fazem.
LikeReply10 mins
Antonio Estanislao Estanislao Na minha opinião pode ser verdade porque gente d gaza umilha Gent d Norte até mesmo preferem 1Sul africano doqui seu irmão d moz
LikeReply19 mins
Edgar Langa Indo na sua questão mana Monica Matavele, estas diferenças são relativas eu estou com uma machangana e sou macua, não me deixo levar pelas diferenças nem que falem o que não percebo.
LikeReply5 mins

Hilario Mahumane Irmaos/Amigos compatriotas mocambicanos, EU sou Mutxangani de Gaza, a residir no centro e tenho sempre estado no Sul e Norte e sempre tenho me identificado com todo o orgulho. Se perderem tempo a olhar para as vossas cores de pele, cores de origem etnica, cores partidarias e muito mais igual a isso, para mim estariam a perder o rumo do vosso raciocinio. O pais esta numa situcao critica e de grande tristeza. Recordo me da musica marrabenta da "velha guarda" que diz - Hi pswaliwe nyimba yinwe va ka hino, hi yo hambana hi mavito (Nascemos da mesma bariga e so temos diferenca de nomes) Hi tsiketa swa u NGONDO ni Matxangani (deixemos de dizer este e' xingondo ou matxanngana) ainda mais ado Luck Dube que diz "We are all sinners, volta noutra dizer - Black man says is a coulored man, Coulored man says is a white man then white man says is Indian. Tudo isto para dizer devemos deixar de nos apontar a dedos e estejamos todos unidos num so objectivo - o de levar a cadeia quem merece e dar o poder tambem a quem merece (O povo). Este debate queimou tempo de muita gente contar comigo e sem avanco se nao considerarmos o da uniao nossa. Vamos todos nos empenharmos na percepcao da questao das DIVIDA e suas respectivas DUVIDAS contraidas pelos nossos governates e pelo povo respectivamente. Por mimnao devia mais alguem voltara a cantar esta do tribalismo pois isso existe nas mentese na pratica nao existe pois acolhemo-nos reciprocamente etemosque tender a eliminar a cada vez, pois, se hoje a guerra e' entre no's e se amanha o inimigo nos atacar ja pensamos quem estara do lado do inimigo? NAO se barralhem mocambicanos, fiquem atentos para entender a trajectoria da PROEMATINDICUS. Os que criam estes ruidos todos sao Xingondos e Matxanganes isto e, Guebuza, Chang e Gove & Chipande, Pacheco e Nyusi e companhia e eles bem unidos apoiando se uns aos outros e nos separando nos uns dos outros. Tragam a cosnciencia no lugar. Bjs/Hugs

Sem comentários: