quinta-feira, 28 de abril de 2016

O regime está desesperado

O regime está desesperado. A atitude do regime de montar hoje a Polícia nas ruas, antecipando-se à greve prevista para amanhã, é revelador de desespero de causa, um exercício de fuga para frente, para proteger um Governo que caiu em total descrédito, para dissuadir o povo de manifestar contra os ladrões que estão dentro das suas dependências.
Este regime, que desta forma se mostra fragilizado, não previu que a tentativa de ocultamento da dívida externa, que alguns aproveitaram para alargar as suas fortunas numa dimensão oceânica, lhe poderia abalar. Tentou manipular o povo de diversas maneiras, mas os moçambicanos que são mais activos hoje em termos de cidadania não cedem à demagogia a que o regime se acostumou. Moçambique está falido, pois a dívida externa actual é tão elevada e quanto maior a que lhe provocou a mesma falência em 1996.
A atitude do regime de contar com uma polícia armada até aos dentes para o defender é sintomático de que a repreensão é a única boia de salvação com que o mesmo conta para manter o equilíbrio.
Ninguém sabe o que nos espera nos próximos dias, pois a determinação do povo é tão forte nem mesmo perante a ameaça de um banho de sangue com que o regime o ameaça de suster. Com efeito, apesar da tentativa do regime de colocar os seus cachorros na rua, os indignados afirmam que não se pára o vento com as mãos.
Talvez a única esperança do regime seria ceder a pressão popular quanto a abertura de um processo-crime contra Armando Guebuza, Manuel Chang e o presidente em exercício, como pessoas que estiveram por de frente da contracção da avultada dívida, mas o que se nota é uma certa protecção em favor dos mesmos. Sintomática de que o regime prefere arcar com todas as consequências, nem que fosse ir ao abismo com aquelas figuras.
Mais do que o desespero, o regime viu-se hoje desamparado, perante a suspensão de financiamento por parte do Banco Mundial e do Reino Unido, os quais se juntam ao FMI.
A reacção dos referidos doadores, para quem está atento aos sinais, parece representar um aviso à navegação: nos próximos dias a reacção de outros parceiros e organismos de financiamento poderá seguir a mesma reacção às catadupas, num efeito dominó, que poderá deixar o regime inconsoladamente solitário e a crise atingir uma dimensão incontrolável.
O uso dos meios repressivos, agora em que o regime se mostra tão frágil, só poderá agravar o seu descrédito nacional e internacional, o mais baixo em toda a sua história.
Actualmente, o regime está em várias frentes. A primeira, numa guerra civil, causada pela sua persistência e mesmo intransigência de assassinar o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, seguindo a solução angolana, promovida pelo MPLA ao Jonas Savimbi. A par disso, tem pela frente a crise económica e uma inflacção galopante.

Adelino Timóteo @ Todos os direitos reservados.


Phamberi comrade Presidente!
O presidente zimbabweano, Robert Mugabe, advertiu terça-feira os serviços secretos africanos para que estejam preparados para enfrentar uma nova investida de estrangeiros e antigos colonizadores, numa corrida pela riqueza e recursos naturais no continente.
O Presidente Mugabe afirmou que as enormes reservas de África e a recessão mundial desencadearam uma nova corrida pela partilha do continente por estrangeiros pelo controlo dos recursos naturais.
Falando em Harare, a capital zimbabweana, na sessão de abertura de uma reunião do Comité dos Serviços Secretos e de Segurança da África, Mugabe disse que estrangeiros usaram desde 1990, pelo menos, 20 conflitos armados para recolherem informação secreta e instalarem aviões não tripulados para espiar os países do continente.
O líder zimbabweano sublinhou que “os nossos colonizadores continuam a manipular instituições e convenções internacionais para justificarem intervenções militares indesejadas em África, com objectivo de extrair e explorar os nossos recursos”.
Notou que os serviços secretos em África enfrentam novos desafios, incluindo a escalada de casos de tráfico humano e tráfico drogas, lavagem de dinheiro e terrorismo cibernético no continente.


GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Delio Ernesto Massingue Meu Bisavô Robert Mugabe sempre atento!!!! Kkkkk
Lúcio Langaa Vao usar próprios Mugabes ganaciosos para nos colonizar.
João Guilherme Este pra mim e um ditador, vamos ser sérios.
GostoResponder8 min
Alexandre Chivale Análise a mensagem e não o mensageiro
Jaibo Mucufo Eu ainda continuo a acreditar que o neocolonialismo em Africa acontece com a maior participação e partilha de ganhos por parte de lideres Africanos que um dia lutaram para libertar a terra e os homens; mas infelizmente a maioria deles ainda pensa que o futuro pelo qual lutaram está para vir; descobrimos os perigos e depois...?
GostoResponder7 min
Alcidio Do Rosario O presidente falou e disse tudo.
Permita-me partilhar o post

GostoResponder17 min
Belarmino A. Lovane fonte?? Agradecia.

OS GRANDES ERROS DO REGIME GUEBUZIANO!
1. Ensinou aos moçambicanos a auto - estima e a cultura de trabalho;
2. Em 10 anos Electrificou 128 distritos; dezenas de localidades, postos administrativos;
3. Massificou o ensino em MZ construindo mais escolas públicas, institutos a todos os níveis e universidades;
4. Trouxe aos camponeses e aos pequenos empreendedores os 7 milhões;
5. Construir e reenconstruiu mais de 2 mil km de estradas sendo a destacar Estrada Nacala-Cuamba; EN1; a circular do Maputo;
6. Construiu edifícios públicos onde se destacam a nossa Magna Casa (AR); Ministério dos Negócios Estrangeiros; PGG; PALÁCIO DA JUSTIÇA; PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA; etc;
7. Construiu e modernizou os Aeroportos Internacionais de Mavalane e Nacala;
8. Criou a Lei de Probidade Publica e Criou o Gabinete de Combate Contra a Corrupção;
9. Abriu a linha de importação de Viaturas 2a mão via Japão e todo mundo hoje tem carro pessoal;
10. Criou a Janela Única nas Alfândega e AT para a colecta de Impostos para o Estado;
11. Massificou e modernizou as FDS tendo reactivado as Forças Aérea e a Força Naval;
12. Estabilizou a nossa moeda o metical face ao dólar e ao Rand durante os 10 anos razão pela qual o dólar não passava dos 30 meticais;
13. Retirou na nossa moeda 3 três zeros e colocou uma única figura, a de Samora Machel;
14. Exaltou e enalteceu a figura do combatente da luta de libertação nacional particularmente o Samora Machel tendo sido erguidas em sua homenagem estátuas em todas as capitais províncias;

Hoje nós tomamos 3 Cem; andamos todos os dias de viaturas pessoais; nas nossas residências temos várias opções de canais televisivos como Zap, DSTV,...etc etc; Temos pontes como a do Rovuma, Kassuende, Armando E . Guebuza....etc etc... Estádio Nacional do Zimpeto....;
É isto que os moçambicana movidos de interesses das ex.colonias querem destruir só porque o Estado Moçambique no último mandato contraiu dívidas e com esta dívida criou a Ematum e a Pro - Índico para defender a nossa soberania.;Combater a pirataria, emigração ilegal e proteger as plataformas de petróleo no rio Rovuma...
Estamos a lutar e a levarmos o país para o abismo só por causa de 2 Biliões de dólares??? Até os EUA estão a dever trilhoes de dólares mas estão aí, nenhum africano foi naquelas terras falar de dívidas que os norte americanos têm para com o mundo.
Será que Moçambique é o único país do mundo que tem divida??
Existe neste mundo pessoas e/ou Estados sem dívida?


LikeShow more reactions
41 comments
Comments
Eduardo Domingos Foi isso que Agostinho do Rosario foi falar na sede do FMI?
Like212 hrs
Alex Paulo Dos Anjos EDUARDO, Não seja hipócrita.
Edwin Hounnou Esqueceu de mencionar que Guebuza andou a contrair dívidas irresponsáveis e â margem da lei.
Like312 hrs
Jabento Quetxoaio Bravo mas todo esse investimento devia ter justificacao pelas dividas que ja se fez . E eu sei muito bem quem financiou a estrada circular e nao foi a divida que hoje em dia se fala . Sim guebusa investiu no pais o erro è de justificacoes nao prudentes antes da execussao das envergaduras nacionais....
Like112 hrs
Edwin Hounnou Quanto custou, realmente, o Aeroporto Internacional de Mavalane? Perguntem aos nossos gatunos.
Like112 hrs
Andre Agostinho Manila Daqui ha pouco o 1o ministro vai falar a imprensa sobre a Divida publica.
Like112 hrs
Eduardo Domingos Ja mataram o burro, vai falar oque?
Like112 hrs
Eliane E. de Oliveira O povo voltou a ser transportado em camiões abertos e a levarem com o sol e a chuva... o metical foi depreciado... enquanto o povo chorava com as intempéries, ele dançava pq estava completando 70 anos...
Like211 hrs
Rodolfo Rogerio Com todo o respeito Alcidio Do Rosario é obrigação do Governo de criar as condições basicas para o povo que lhe elegeu, se tem dificuldades quanto a isso sou de opinião que coloquem a disposição do cargo, pode se realizar eleições antecipadas... Mesmo la em casa quando a coisa esta errada critica se para melhorar e não porque fiz uma observação de algo q não vai bem e começar com palavrões tipo quem te alimenta aqui sou eu... Porque ficou em segredo a divida de moçambique? Gostaria que viajasses de Maputo ao Norte de carro para veres que o povo esta a sofrer... Desculpa se tenha lhe ofendido.
Like711 hrs
Alberto Comé OBRIGADO!
Like19 hrs
Paulo Macamo Alcidio, respeito a sua opiniao, mas por favor nao entre na onda de nos desinformar, assim como faz aquele outro grupo de juristas que anda nas rede sociais. Se voce esta bem com a situacao, melhor ficar no silencio porque nós nao estamos. Desculpe se ofendi.
Like611 hrs
Eduardo Sigauque outro erro que cometeu libertou a terra do jugo colonial,trouxe aliberdade para o povo moçambicano, defendendeu muitos moçambicanos para que nao fossem mortos todos durante a guerra dos 16 anos, negociou a paz, foi presidente eleito democrativamente 2 vezes, é pai duma familia, é avo duma familia e goza dos seus direitos fundamentais e liberdades individuais reconstruiu o País durante o mandato. onde ele entra na dívida publica?
Like111 hrs
Ecsson Elcidio Zimba Cris nada vem de nada...algo podre sem cheira....
Aurelio Frank Mucavel bem haja o nosso grande pr sessante Armando Emilio Guebuza bem haja Pr CDJ KaMavota Alcidio Rosario
Like111 hrs
Sergio Machava ja nao ha tempo para tampar o sol pela pineira o povo ja a cordou Guebuz & Changue devem vumitar a mola do povo ja estamos cansados
Like411 hrs
Belitos Fernando Banze Amigos nao e facel reconhecer mesmo samora machel antes quando estava a governor todos choravam porque nao entediam o seu objective da sua governaccao eram muitas criticas e so depois dele morrer hoje a figura do pai samora servida para is conselhos critics publicidades barratas.concluzao a jente que so gosta de criticas so para mexer e abanar o pais em to do mundo nunca ouvi alguem a refer com o seu presidente e seu governo por me guebas deve set muito forte .niguem entra na agua e sair second mesmo EU Como presidente posso cometer error sem me apreceber...paz moz
Like211 hrs
Ismael C. Gocaldas Ja era d se xperar este pronuciamento,mais um dos ramos da frelimo a esgremir o seu sentimento para o governo do dia,nada mais nada menos que o Presidente da cdj,cnselho distrital da juventude d kamavota,eish,ntha
Like311 hrs
Paulo Macamo Voces paaaa
Like211 hrs
Belitos Fernando Banze Amigos vamos fazer analizes qual e o chefe ou dirigente ou mesmo pca out chefe do estado que voces reconhecem que nunca falhou e nunca teve critics does seus sobrodonados manos dirigir out governor chefiar nao e tarefa tao facel por is so vamos todos apoiar em sugestoes para vencermos nao objectives que vao nos prejudicar amanha vamos a soluccao que e rebolco da mola emprestada Como revolver a devolccao do taco paz...
Like111 hrs
Ecsson Elcidio Zimba Cris pois a minha duvida é...pquê se criou a lei de que un ex presidente n deve ser julgado?? se eq n se tem nada a temer.... e onde a filha trabalhou pra ter as empresas q ela tem???
Like210 hrs
Ismael C. Gocaldas Em Moç precisa se d uma marcha a escala nacional,mas pacifica,querems a cabeça dos gangsteres que individaram o pais.
Like210 hrs
Chemane Bone Nao fez mas nada que uma obrigacao, alias não é favor, nós elegemos os políticos exactamente pra trabalhar pelo bem estar da população. So quem não paga impostos que escreves babuzeiras dessas.
Like310 hrs
Gulumba D. Mutemba Não fez nenhum favor.
Like310 hrs
Mulandi HI Mina Kheni Olha Alcidio de Rosário, não foi o Guebuza quem construiu sozinho, o povo esteve la a fazer seu papel. Este pais e democrático e existem leis que ninguém esta acima delas, mesmo o Presidente eleito através da fraude. São nossos impostos que construíram tudo isso e não vem com ladainhas. Para te e justo contraírem dividas a revelia do povo e sem explicação da finalmente dos valores só porque fez tudo isso que mencionaste? Conta outra meu amigo.
Like210 hrs
Jams John Cuamba Um dos principais problemas do povo mocambicano e nao recohecer o esforco dos nossos lideres. Buscando divulgar somente as suas falhas...
Like210 hrs
Mulandi HI Mina Kheni nao sao falhas, sao abusos. Corija isso
Like110 hrs
Alberto Comé Sr. Jams John Cuamba, se fizeres uma ligeira radiografia verás que não é só o povo moçambicano, a maior parte dos povos africanos, se não todos, vivem nesta situação de penúria, achas comum, estamos no nosso direito absolutamente, ademais, só apontamos abusos, como o disse Mulandi Hi Mina Kheni, por que são tantos, e não há espaço e tempo de louvarmos as suas benfeitorias. ORA!!!
Belitos Fernando Banze Amigo e verdade que o nosso povo nao Costa de set governado ou chefiado por is so que ele nao olham is bone projectors feitos pelo governo so olham para disvatajens does governates ate encontrar problems deixe eles um dia teram um president que deixara Moz na come.guerra pobreza e nem team tempo para croticar out sugestoes,
Belitos Fernando Banze Perdao na mundaca das letras falha do movel
Manuel Carlos Nhanala Todo mundo tem carro? se faz favor nada de exageros...E certo que trabalhou muito o velho, mas entao se o barco naufraga a boca do porto, nao significa ter atracado. Portanto o seu esforco anulou-se por ter deixado um legado de crise para mim, para a minha filha e sua progenie.
Like210 hrs
Matias Vicente Macucule Meu camarada Alcidio Do Rosario, nao me faca lamentar ter lhe conhecido,defenda a agenda partidaria com alguma isencao, tudo o k esta a dizer ai e fruto do trabalho do povo mocambicano do qual eu e tu fazemos parte, nao venha com essa ladainha a querer distrair os teus concidadaos de forma tao deploravel como essa, o k se constuiu e o sr cita nessa tao vergonhosa publicacao sua e fruto dos impostos deste povo e se alguem acho insuficiente k viesse a terreiro informar ao povo k faria as tais dividas para fazer tudo k o sr cita ai, pense antes de elaborar textos tao longos mas sem conteudo do primeiro ao ultimo paragrafo, em fim e por ultimo, os filhos de camoes em algum momento dizem e passo a citar...calado ja es um poeta, mais nao disse, saudacoes patrioticas
Like39 hrs
Antolinho André Se é fruto dos seus impostos porquê não aconteceu na governação anterior.? Sou obrigado a concordar que o problema de auto estima é sério existem pessoas que precisam urgentemente duma ajuda médica.
Alberto Comé Matias Vicente Macucule, faço das suas palavras, as minhas!
Like29 hrs
Helder Manhica Sera que a bota tem mesmo sabor com o sorvete?
Like18 hrs
Alfredo Macuácua Isso tudo que mano Alcidio Do Rosario enumerou, não foi favor algum que o governo fez, faz parte da sua obrigação.
E a mola usada é do Estado, portanto, do povo.
Para não falar de obras financiadas por doadores amigos do país.
Like18 hrs
Catman Mandlazi eh isso ai meu amigo Bombi. todos nos temos dividas, mesmo eu tenho em quase tods bancos de Moz, portanto, como Boss Guebaz trabalhou, nao ha razao de lhe imputar responsabilidades sobre as tais dividas, seja quais for a sua natureza... temos que pagar e ponto final
Like17 hrs
Zacarias Jossias Valoi Do Rosário apoio te com grande entusiasmo a tua explanação ,muitos só condenam o sr presidente Armando por ignorância mas explicaste bem e muitos não entendem..és grande sábio meu querido deixe os ignorantes a sua maneira...
Like16 hrs
Anastacio Matavel Pessoalmente reconheço o mérito do mandato do Presidente Guebuza.
Like16 hrs
Cipriano Joao Frio olha meu companheiro o problema é porque esconder, o dinheiro que vai pagar somos todos nao ele por isso tinha que perguntar
Like16 hrsEdited
Rafael Manuel Eu vejo te falas coisas dentro ds lógica,guebuza fez muita coisa boa e também má,mas as manofestações não são para destruir nada mas para alertar o governo sobre como governa o país e pressiona-lo a olhar para o povo no seu todo .
Like14 hrs
Ximena Francisco pork k o povo vai pagar uma divida s estad um valr k ningué viu
Like13 hrs
Salvador Iacamurima Iacamurima Concordo tens um pensamento maduro. Hoje ninguem quer reconhecer o esforco do cmd Guebuza. Foi um grande lutador da vida dos mocambicanos que sabem nao comenta contra alias mesmo nas nossas casas ha pessoas vivem endividadas...
Like13 hrs
Nelson Guirrungo Excelência sempre eu e a minha família faremos juntos ao seu lado VC foi e é avô pra nos, conta cm a família Guirrugo
Like12 hrs
Joao Antonio Magaia Kkkkkkkk não si mete na política meu irmão
Like12 hrs
Dady Tivane Guirrungo, o que ganhas lambendo botas? Poupe-nos do seu sentimentalismo barato que nao temos tempo nem moral pra isso.
Like22 hrsEdited
Dady Tivane Deixem de ladaínhas seus lambe-botas. O Guebas fez o que fez de bom pra o país porque o elegemos pra isso, nao foi favor mas sim obrigaçao. A demais as benfeitorias dele nao justificam a contraçao de dívidas nao declaradas.
Like12 hrs
Chadreque Judas Zambuco Zambuco Esse é Guebusa trocou a sua foto com a de outra pessoa.
Henriques Luis Matsenguane Isso nao é favor! Concorda?
Valerio Muanheue Como o senhor está comer com eles que os defenda, mas fica saber que dois 25 milhoes do povo de Moz 75% passa fome, enquanto você e teus chefes jogam comida no lixo. Hipocrisia é doença.
Like154 mins
Antolinho André Onde arranjou está estatística?
Like126 mins
Antolinho André A grande verdade é que os vários manos que discordam da pura verdade do sr. Alcidio Do Rosário, fazem no de fora para fora. Eles sabem de que graças a este impulso económico de Guebuza dos últimos 10 anos é possível termos está ponte digital que nos une virtualmente. Hoje em dia passamos a nos unir com a família online graças a política defendida por este grande homem. Bom, dirão que qualquer outro faria, mas uma marca é uma marca. A marca Guebuza tem o seu ganho. Provavelmente muitos de nós não estávamos preparados para esta cavalgada.
    Este meu amigo pá!
    Então, há dois dias atrás o gajo dizia que queria saber o que foi feito dos empréstimos. La tentei explicar que as questões de segurança normalmente não carecem de concurso público, como diz a própria lei de contratações, mas ele fincou pé.
    Hoje, o PM detalhou o que foi feito do taco, e, pasmem! ele agora quer saber se no processo houve ilegalidade ou não. Eu já não sei o que ele quer. Nhanisse!
    ...
    Quando queria saber do destino do taco, o gajo chegou a acusar pessoas de terem descaminhado para o seu proveito pessoal, embora sem provas. Hoje quer saber se essa operação obedeceu a legalidade ou não.
    Como da primeira vez, eu dou a minha razão, mas desta vez aumentei mais um pedido: que as suas preocupações não venham a conta-gotas. E que não pense o pior, achando que o que pensa é uma armadilha, porque o dia que for explicado, ficará sem um galho onde pendurar a sua emoção.
    É mais, sobre a necessidade de saber o destino do taco, eu lhe disse, que neste círculo vicioso de emoções, fez o seu governo revelar o seu segredo, e quando este for atacado por culpa dele, de novo vai questionar.
    Não entendo onde quer chegar este meu brada.
    Nhanisse!
    Tomas Amosse Armando diz ao teu amigo: politica ee politica ,cocos sao cocos n se mistura
    Lenon Arnaldo Ora porque o que disse já é público; Ora não explicou detalhadamente e nem disse quem são os acionistas destas empresas, ora, porque tem de ir explicar-se no parlamento. A dúvida que não devia ser dúvida é, para quê ir ao parlamento para explicar coisa que é do domínio público ou só para formalizar e satisfazer egos.

    Procura-se oposição para posição.

    Like11 hrEdited
    Ariel Sonto So pode ser o Homer Wolf
    Edgar Barroso Mintam para vocês próprios. O povo hoje não está em 1975 ou em Mtelela. O povo tem alternativas.
    Like759 mins
    Benny Matchole Khossa Vão mandar-nos a Bilibiza, mas não nos calamos... Mais vale morrer de pé do que viver rastejando...
    Like332 mins
    Homer Wolf Yüüü... já fiz o quê eu, Ariel?
    Lenon Arnaldo Qual é a alternativa Edgar
    Like156 mins
    Benny Matchole Khossa Tudo o que não o actual... Ora essa!!!
    Like232 mins
    Ariel Sonto Voce eh amigo do Jah, Homer. Ntsem.
    Like154 mins
    Homer Wolf "Thriller... Thriller night..."

    Lembra-se desse mega videoclip do MJ, Jah Yahwah?... Os mortos de repente acordavam e saiam lá das catacumbas...
    Há uma band, que hoje está dançar Thriller grin emoticon

    Like352 mins
    Ariel Sonto heheheheh...ou dos covis.
    Like150 mins
    Francey Zeúte Bem que estava a sentir falta do meu tio MECO. Muito patriota este meu tio. Engana-se aquele que pensou que meu tio viria posicionar-se de forma contraria.
    Like550 mins
    Antonio A. S. Kawaria Mano Américo Matavele, nas tuas explicacões usaste as leis e sobretudo a Constituicão da República?
    Like139 mins
    Francey Zeúte Para que? Chamar esses instrumentos é assumir que houve malabarismos, ILEGALIDADES. Meu tio nao pode. Por favor, mano Kawaria, nao peca isso ao meu bom tio Meco.
    Like233 mins
    José Ganhane Quantos empréstimos passaram pela assembléia da República? Alguém pode nos dizer? A questão das portagens algo se falou na assembléia?
    José Ganhane Quem sabendo que o amigo do alheio está preparando uma visita deixa as janelas abertas?
    Gulumba D. Mutemba Estavas muito nos dias em que não tinhas nada a dizer sobre política.
    O governo do teu partido um dia nos paga.
    Pensam que somos burros? Para cair na conversa fiada do PM?

    Like236 mins
    Homer Wolf Tibana (agora na Stv) está a dizer exactamente isso que o amigo do Jah Yawah disse...
    Assumir que há dívida é quase nada (isso sabiamos nos, pelo Wall Street Journal, pelo FT, etc) - tem é que assumir que as mesmas foram contraídas de forma ilegal sim, e ajudar a djelar os culpados, ntsém!...

    Like624 mins
    Rafael Ricardo Dias Machalela O Profe disse isso na Sucesso TV. Acho que o coro foi bem ensaiado. Continuem cantando para o vosso próprio deleite...
    Like113 mins
    Mussá Mohamad Aquele improviso a que tentaram chamar de esclarecimento, compara-se a uma reunião relâmpago, convocada pelo chefe das 10 casas, para reafirmar que de facto estamos organizados em 10 casas...

    Deu-me pena ver o velho Maleiane, que não estava confortável com aquele teatro de mau gosto...

    Se era para o PM dizer aquílo...que mandasse malta #40 fanfarões , para o dizerem apartír daquele programa das quintas a noite lá na 25 de setembro...

Sem comentários: