segunda-feira, 11 de abril de 2016

O melhor momento para entender o lider de hoje eh amanha


Estou a ver, com muita frequencia, pessoas jovens, adultas, da terceira idade, com formacao academica ao nivel superior ou com formacao basica a reclamar da situacao actual da divida publica de Mocambique. A reclamacao vai ao nivel de exigir responsabilizacao do anterior governo, principalmente do Presidente Guebuza. Acho isto um bom exercicio de cidadania e uma revelacao de maturidade. Contudo, este exercicio de cidadania peca pela tamanha hipocrisia que reina na exigencia. Digo isto porque todos nos queremos desenvolvimento, mas somos os primeiros que nao pagamos impostos como deveriamos. Alias, pagar impostos eh o sinal alto do contrato social que nos da o direito de exigir o que quer que seja. Entao, como ter desenvolvimento sem dinheiro para gerar desenvolvimento? Ficar inerte ou pedir dinheiro? Pedir pouco para fazer coisas pequenas e permanecermos subdesenvolvidos? Pedir muito dinheiro para fazer coisas grandes, permanecermos subdesenvolvidos, mas com perspectivas desenvolvimentistas?! Sera estamos condenados a pensar pequeno para ter ganhos pequenos? Sera que estamos condenados a fazer coisas pequenas para contemplarmos sempre o nosso sofrimento?! Sera que estamos fatalmente condenados a ter visao imediatista? Depois de respondermos a todas estas perguntas vamos perceber que o melhor momento para entender o lider de hoje eh amanha.
Ao ver a exigencia da responsabiliacao, constato que ha uma expressao (i)legitima de frustracao, mas que peca pelo auto-flagelo e pela visao desenvolvimentista imediatista. Entendo esse problema, pois nao se pode exigir paciencia a uma pessoa que sente profundamente a insatisfacao das necessidades basicas e a dor da pobreza. Por esse motivo percebo a exigencia. Contudo, parece um erro de abordagem, pois quem exige responsabilizacao esquece de dizer que tambem eh parte do problema, pois se todos fossemos “cidadaos de verdade” (aquele que paga impostos), talvez nao teriamos necessidades de andar a pedir muito dinheiro.
Ademais, ao ver a exigencia de responsabilizacao, constato que ha muita emocao e pouca racionalidade e ponderacao. Digo isto porque nao vejo nessa exigencia uma clareza do significado de responsabilizacao. O que significa responsabilizacao? Mandar gente para cadeia?! Mandar gente devolver dinheiro?! Quem deve devolver e quanto dinheiro deve devolver? Devolver os barcos da EMATUM? Devolver o equipamento adquirido para a defesa nacional?! Seria mandar parar a construcao da circular? Seria mandar parar a construcao da ponte?! Seria mandar parar a construcao da estrada Beira - Machipanda?! Aqui eh onde esta evidente a visao imediatista e fatalista. Ninguem esta a perguntar quanto vamos ganhar com todo esse investimento, amanha?! Ninguem esta a dizer se o que vamos ganhar amanha compensa o sacrificio de hoje?! Uma coisa eh certa. Quando comecarem as inaugaracoes dos grandes empreendimentos vamos nos lembrar da palavra responsabilizacao e vamos nos lembrar da lideranca. Por isso, o melhor momento para entender o lider de hoje eh amanha.
Por ultimo, quero reiterar que o melhor momento para entender o lider de hoje eh amanha! Os mais atentos e mais pragmaticos vao se lembrar que Samora foi velipendiado, mas hoje eh "Endeusado". Chissano foi velipendiado. Mas hoje eh venerado. Que bases existem para pensar que Guebuza nao vai passar pela mesma trajectoria?!


Zeze Junior Sempre bom beber dessa Fonte.Ser Grande é isso.Ensinar aos mais novos a pensarem oque não pensavam, analisarem oque não analisaram antes e entender oque não entendiam!
Feliz por esse esclarecimento.
Frelimo Sim Obrigado pelo texto. Um abraco amigo

Valter Tale Caro Calton Cadeado, o que nos entristece não são os empréstimos que foram contraídos, mas sim a falta de transparência. Não se justifica que um Estado contraia um financiamento, e meia dúzia de pessoas é que tenham conhecimento. Em outros países esse tipo de assuntos são debatidos no parlamento, porque afecta a vida do país e dos cidadãos. Respeito a sua opinião, embora não concorde. Teria muito mais por escrever, mas aguardo pela sua resposta.

Amilton Munduze Calton, fizeste um bom exercício para nos fazer perceber que nada está perdido e que o sacrifício de hoje pode trazer-nos dias melhores. Ao mesmo tempo fizeste um bom exercício para colocar-me no meio do problema como um dos culpados do nosso subdesenvolvimento porque não pago imposto, daí que eu cidadão comum e Guebuza estamos na mesma situação, a diferença é dos níveis de responsabilidade. Meu caro, neste país não pagar imposto é até uma regra, e pagar é excepção. Veja que quanto maior for o teu cargo público maiores são as tuas isenções fiscais. Daí que quanto a isso ninguém tem moral de apontar o dedo a ninguém. Converse com alguém das Alfândegas em privado para ouvir o que os barrões deste país fazem no que diz respeito à fuga ao fisco nas suas importações. 

Em relação a EMATUM e hoje Proindicus, meu caro, duvido que haja advogado que ilibe os seus mentores porque a olho de qualquer um é visível que foi um péssimo negócio. Estão ali no porto os barcos atracados sem fazer nada. Quem não os vê? Mais do que isso, tu mesmo Calton um dos aspectos que domina as tuas aulas é a questão da transparência no contexto da boa governação. Como é que hoje podes ser advogado da EMATUM, um negócio que não respeitou os preceitos básicos de transparência? Não houve concurso público! Não se discutiu no parlamento! Tivemos informação da sua existência através de jornais de fora. Etc. Enfim, é legítimo o grito dos moçambicanos porque foram burlados. Não atire culpa a mim porque não pago impostos. O Estado tem meios para me cobrar porque voluntariamente não temos nem educação para tal.
Agnaldo Antonio Pedro Thanks Amilton Munduze falou e disse tudo ja nem da para comentar mas nada

Mc Nota Passe Li o texto, ele traz alguns aspectos meritórios. Por exemplo, "o melhor momento para entender o líder de hoje é amanha". Mas nem sempre acontece (boas práticas de liderança sim).
O que não percebo é: que relação existe entre a Gestão dos Recursos Financeiros postos a disposição de um servidor público com o pagamento de impostos? 
A resposta é simples, nenhuma. 
A despesa Pública tem as suas fases diferentes das da receita pública. A despesa fixa-se, enquanto a receita prevê-se. A não cobrança da receita programada é uma coisa. 
Por outro lado, a realização da despesa pública é outra coisa. Não kero aqui, com isso, dizer que houve má gestão da despesa, não sou a pessoa indicada. Mas também, sob ponto de vista da Ciência Política, como é do domínio do ilustre, quando alguém é eleito significa que não tem poder, logo, deve satisfação ao seu eleitor por tudo a que o eleitor, pela sua ignorância, não perceba. Não acha que alguém devia dar uma explicação aplaudível sobre o assunto, há vários estudos que mostram que, por exemplo, a EMATUM esta tecnicamente falida, o que contrasta com a posição do Governo que garante que esta a trabalhar.
Há um adágio que diz: quando quem devia dar a informação certa não o faz, as mentiras e desinformações tornam-se legitimas informações. 
Esta última informação pode concorrer para sustentar o seu post.
Por fim, informar que o cidadão, por natureza, não gosta de pagar impostos, ao que é tarefa da Administração Financeira (AT e outros) dispuserem-se de meios e optarem pela coerção. Mas também, nem todo o cidadão não paga impostos.

Edson Chiziane Helio Thyago Krpan Nelson Matsinhe Mauro ManhicaChacate Thinker vamos apreciar este ponto de vista.

Moçambicanos: um povo rico e generoso
Não é preciso pendurarmo-nos nos relatórios lavrados nalguns escritórios em Maputo, cujos resultados do estudo dependem do humor dos nossos pseudo-especialistas que vivem numa constante modorra física e, com uma chávena de café e salgadinhos de lado, produzem os documentos eivados de nada e de nenhuma coisa, para ter a real dimensão da desgrenhada miséria para qual o Governo da Frelimo empurrou (e continua a empurrar) os moçambicanos. Basta derrubarmos as ameias ideológicas e revestir-nos de sentimento e juízo para vermos a preocupante situação financeira a que nos encontramos.
Basta abandonarmos o sossego dos nossos lares e o conforto da nossa mediocridade para nos depararmos com a realidade mais obscena sem precedentes que hoje o país atravessa. Só não vê que não quer ver.
Primeiramente, diante da actual situação financeira, provocada pela EMATUM, o pensamento que tínhamos é de que os moçambicanos eram um povo rico e com muito dinheiro sobrando nos bolsos. Mais tarde, surgiu-nos um pensamento contrário. Ou seja, os moçambicanos não eram um povo rico, eram, na verdade, apenas um povo generoso. Porém, presentemente, apercebermo-nos de que os moçambicanos para além de ricos, são generosos, até porque só um povo rico e generoso acha normal e aceitável quitar as dívidas da EMATUM e da Proindicus, contraídas ilegalmente pelo Governo da Frelimo para fins obscuros.
Na verdade, nessa história toda, o mais preocupante é o silêncio cúmplice dos moçambicanos que não se mostram indignados com a dívida de mais de um bilião de dólares norte-americanos que hipoteca o futuro de toda uma nação. Dito sem metáforas, as próximas gerações de moçambicanos estão condenados a viver à pão e água devido a essa irresponsabilidade de um Governo que só pensa no seu próprio umbigo.
Os moçambicanos assistem serenos a esse cenário. Só um povo rico e generoso não reclama e não se importa em pagar um empréstimo que não se destinou à construção de hospitais, escolas, estradas, entre outras infra-estruturas socio-económicas para o bem do país. Só um povo rico e generoso não sai às ruas para exigir explicações ao Governo de turno, e aceita de ânimo leve pagar, com o suor do seu trabalho, uma dívida que se destinou a ampliar patrimónios financeiros pessoais de certas figuras ligadas ao partido Frelimo.

Jornal @Verdade - EDITORIAL:

Se já estávamos no fundo do poço, as últimas notícias sobre o estado das nossas finanças vieram fortificar uma das Leis de Murphy que diz "(...) Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível".
Ou seja, já não bastava a dívida da EMATUM, temos agora que aturar uma outra (suposta) gigantesca dívida causada no reinado de Armando Guebuza.
O que mais me inquieta em tudo isso não é saber que o Ministro Maleiane consegui amainar a dívida da EMATUM junto dos credores, mas, é saber que os culpados dessa desgraça continuam impunes e a deliciar-se do atum.
Meus amigos, me preocupa ainda o silêncio uníssono que a sociedade no seu todo mostra perante essas dívidas. Eu sei que a vida diária é corrida e esta coisa de economia não é para todos, mas o nosso silêncio de hoje terá efeitos nefastos amanhã.
Numa era onde os "Lava Jatos" e escândalos do nosso amigo Jacob Zuma ganham mais ímpeto, o que nos falta aqui na pátria amada ter o nosso "PescAtum"?
Se está difícil debater esses assuntos em praça pública, o que nos custa, no mínimo, copiar o que os brasileiros fazem com casos de corrupção como estes?
O abismo
Ficámos a saber do desastre financeiro da EMATUM através de publicações estrangeiras.
Cá dentro ninguém tinha aberto a boca e, aparentemente, poucos eram os que sabiam do que se estava a passar.
Agora é também através de publicações estrangeiras que ficamos a saber que o desastre é muitíssimo maior do que já sabíamos, na medida em que, na mesma ocasião, foi contraído um outro empréstimo, a favor da PROINDICUS (empresa irmã da EMATUM) num valor de US$ 787 milhões.
Ainda não conheço as condições deste novo empréstimo, mas não é preciso ser economista para perceber que este aumento da dívida pública atira o país para uma situação de impossibilidade prática de pagamento, arruinando o prestígio nacional nos mercados de capitais e tornando cada vez mais caros os futuros empréstimos que vierem a ser contraídos.
Se já tínhamos uma enorme dificuldade em pagar os juros da EMATUM, quando eram a 8.5%, agora que a dívida foi renegociada e os juros passaram para 14%, as dificuldades só podem aumentar.
Por outro lado, o Metical está, de novo, a desvalorizar em relação ao dólar. Ora as dívidas e juros são pagos em dólares, o que significa que são necessários cada vez mais meticais para pagar os mesmos dólares. Se o Metical continuar a desvalorizar, em 2023, quando se deverá pagar a dívida da EMATUM, de acordo com a renegociação, a quantidade de Meticais necessários será imensa.
E não podemos esquecer que toda esta manobra foi feita às escondidas da Assembleia da República e contrariando totalmente a lei que não permite ao Estado ser avalista de empréstimos para além de uma determinada quantia (muitíssimo inferior aos compromissos assumidos pelo anterior governo).
Mas tudo isto poderia não ser uma aberração económica se o dinheiro dos empréstimos estivesse a ser usado em actividades altamente produtivas, que iriam gerar grandes lucros, permitindo pagar as dívidas. O problema é que o dinheiro foi gasto em material de guerra. E o material de guerra não gera lucros a não ser para quem o fabrica e vende. Entre os compradores gera destruição e mortes e situações em que a economia é a primeira vítima, como a paralisação da actividade turística ou do investimento estrangeiro.
A ganhar nisto tudo só vejo aqueles que hão-de ter metido ao bolso as generosas “luvas” que os negociantes de armas sempre oferecem aos seus clientes.
Todo este desastre levado a cabo pelo anterior executivo, do “filho mais querido do povo moçambicano”, e continuado pelo actual.
Ambos do partido Frelimo.
E a minha pergunta é: Os inúmeros membros honestos e patriotas do partido Frelimo vão continuar calados perante isto tudo? Vão continuar a consentir que o país seja mergulhado no abismo para o enriquecimento de uma pequena cam(b)ada?
Têm coragem de se continuar a tratar por “camaradas” uns aos outros?


Machado da Graça, SAVANA – 08.04.2016
FONTE : Moçambique para todos
Regalias concedidas ao PR em exercício e após cessação
Alice Mabota diz que a Lei é um insulto à dignidade aos moçambicanos (‪#‎canalmoz‬)

Maputo (Canalmoz) – Continuam a chegar de todos os quadrantes, as reacções de indignação em relação às regalias milionárias aprovadas pelo parlamento para o Chefe de Estado em exercício e após cessão de funções. Alice Mabota, presidente da Liga Moçambicana dos Direitos Humanos (LDH), junta-se ao coro de críticas à Lei e a classifica como “um insulto à dignidade, consciência e inteligência dos moçambicanos”.
Mabota questiona por que o País é considerado pobre quando “uma pessoa anda a gastar tantos milhões toda a hora?” Para a presidente da LDH não faz sentido que um País considerado pobre tenha dirigentes com esse tipo de ganância.
“Já existem as regalias que foram dadas ao presidente Chissano e ele está a viver com essas regalias, porque Guebuza não pode viver nas mesmas condições?” questiona.
Recorde-se que as regalias ora fixadas vão ter um impacto orçamental anual de 46,2 milhões de meticais.(André Mulungo)
Raúl Salomão Jamisse O que Fernando Amelia Mbonzo não sabe é que a bancada parlamentar da RENAMO, votou contra e expkicou plausivamente os motivos e que é que tu achas? É justo? Devias mas é antes procurar saber qual é o salário do presidente da República e concordar com a aprovação da tal Lei....lol
M-du Dulomite O problema do Guebuza em relaçäo ao dinheiro se assemelha a um viciado em relaçäo à droga...Guebuza virou escravo da sua propria ganância!
Mateus Capitene Infelizmente o povo Moçambicano é tão passivo. Tanto se fala e ninguém reage. O nosso país está megulhado na corrupção, guerra civil, crise económica resultado de rombos financeiros e o povo não reage!!! Aceitamos tudo isso com a maior naturalidade....
NhamissöröDikôkô Sacur O ambicioso é capaz de vender a patria em benefício próprio, sabias palavras do presidente Samora machel, ele parace k ja previa o futuro de Moçambique. . . loolz
Hidiel Da Silva Macuácua Quanto mais falam mal do guebas mais gordo ele fica.
Jorge Novela Deputados lambibotas e estúpidos,... dizia um sábio;a ambição do homen termina na sepultura..
Salomao da Silva Quem disse que as Leis em Mocambique, eram para beneficiar o Povo? Nao nos enganemos, as leis em Mocambique, sao para beneficiar os poderosos! Esta lei, nao difere muito da do trabalho, a do trabalho vai direitinho para o patronato, dai que ultimamente, qualquer empregador, da-se ao luxo de ir dormer e ao acordar de manha chegar ao local de trabalho, mandar embora qualquer trabalhador que nao atine com a sua sina, porque, sabe que o que vai pagar de indeminizacao, corresponde ao valor do pequeno almoco que paga a amante! Isso acontece porque as empresas, sao dos senhores da nomeclatura. O cidadao, que va para o lixo, esse serve somente para legitimar os senhores no poder atraves de fraudes nas urnas.
Osvaldo Maria E eu q achei q a bancada do MDM fosse fazer alguma diferençano parlamento fiquei muito indignado quando o porta-voz deles disse de boca cheia q aquilo era pra dar "dignidade" aos presidentes. eu nem sei o q é dignidade pra eles mas por wie é que querem fazer os PR's viverem com "dignidade" å custa da miséria dos que lhes aplaudem nas suas presidencias abertas.. concordo plenaente co os habitualmente"confusos" da RENAMO quando dize q não faz sentido pagarem carros, casa, vagens, segurança, etc a alguem q já tem subsídios gordos.
Ismael Salimo Saide guebuza so será adulto quando perceber que alguem passa fome praque ele possa comer..essis nao tem vergnha .se julgam donos do pais. Nao penxam duas vezes pa emplementar uma lei.. 46,2milhoes de meticais anualmete e salario d quantas pexxoax.
Alicya Flor Flower Xiluva O governo esta para cervir o povo, mas aqui acontece o contrario o povo e quem cerve ao governo. Estamos sendo escravizados, mas o mais interressante e que a maioria que critica o Guebuza e o seu governo e a mesma maioria que em epoca de eleicoes vota neste mesmo governo. Se continuar assim vamos morrer sem nem sequer ter esperanca de um dia mocambique tornar se num pais melhor livre de governantes opressores,
Hercilio Matsinhe O nosso problma estamos a creticar se fazer nada, o k custa nos unir sermos uma e unaica pessoa sermos um mocambicao forte e corrajoso,aacordamos na segunda feira e vamos ficar aa frente d A.d republica e revedicamos contra essa lei
Maposse Gente Fina Quando o assunto é subir o salário, só sao 10 a 15%
Joel Manhiça Zondiwane Partido renamo esta a favor do povo, MDM a favor do vento falei.
Pedro Nhone O povo e k deve decidir no dia 15 de outubro, a lei nao estatica e como se fosse a posicao de uma cama ou de jogo de sofa pode se trocar duma hora para outra dependendo do observador k estiver no local.
Nobre Augusto nós moçambicanos somos muito tapados...porah está mais que na hora de o povo repudiar essas brincadeiras manifestando-se porque assim também ja não dá para viver...vamos reclamar sempre nas redes socias e acreditem não vai adiantar em nada...temos que meter um "fim" nisso porque os representantes do povo" os famosos deputados" só vão para lá bater palmas, sonecar e aprovar leis que prejudicam o povo
Sua Magestade Armando Zucula Jr. Tudo que tem início,tem fim... Samora morreu pobre e até hoje sentimos a sua falta,mas o actual PR vai morrer rico,só que ninguém sentirá a sua falta e até dançaremos sobre a sua sepultura. GOD BLESS MOZAMBIQUE.
Siquisse Cristovão Joaquim Ine Mdm ja perdeu meu voto tambem afinal os gajos tao a querer siguir passo da frelimo bando d makakos sugadores d povo
Gaudencio Gomes O que me admira é o facto de MDM ter votado a favor.
Neto Ndzawana a MDM so provou que nao é diferente dos outros. Assim que tiverem a chance vao fazer o mesmo
Filimão Chaúque O mundo não é dos espertos, mas sim dos inteligentes, pôs a esperteza um dia é descoberta e vira uma vergonha em quanto a inteligência prevalênci....
De Cezhar Rosario Xte parlamento e um fiasco agora aprova tdo k o chef manda falta aprovar lei k diz k president cessant cntinua ter direito a pasear d 5 elicoptro
Luis Munguambe Eu sempre disse em Moz vale tudo que se diz partido menos a Frelimo. Esses ja estao embriagados pelo Poder.
Albino Jose Nhunba Nhunba Para safarmos disso,carreguemos o mano DEVIZ SIMANGO pra ponta vermelha o mais rapido possiver isso n dia 15 votemos com toda força no DEVIZ.so ele k é capais d nos livrar e salvar todo Moçambique, ele ja provou isso na Beira. Moçambicanos vamos s unir e dicidirmor como os Beirence para resgatarmos esse rico Moçambique.(Gritem comingo DEVIZ SIMANGO hoe...... MDM hoe......)
Ismael Jackson Ofico Fight for survival... O pais está em saque, esses ladrões vão nos tirar corações.
Abdulcarimo Abdulgafur O pior é que o povo reclama mas quando chegar a vez de votar...voltam a votar mesmo Partido...é la aonde se deve amostrar a sua indignação
Al-Aziz Ibn Sicapo Precisamos uma mudança urgente!
Osvaldo Gaspar Mandlaze esse governo e uma merda,esse cabrito vai receber mas mola k Cristiano Ronaldo
Rondão Cuacua Eu digo meus compatriotas, estamos entregue e vendidos,, vejam nos nossos subúrbios, tantas saudades para melhorar das suas vidas, outra parte, alguns gozam o poder entregue pelo povo, Moçambicano
Mutola Escova nesse pais nao seja nenhum partido como alternativa democratica. todos querem roubar.
Valério A. Govo Que governo o nosso!!! E ainda ha' quem critica Dlhakama. Essas regalias sao mesmo um insulto `a dignidade dos moçambicanos.
Mandeia Afonso Jequessene Jequessene Esses deputadox ja n tem nada a provar. Xta exagerada esta lei? MDM foram se meter no saco do peixe podre.
Nobre Augusto nós moçambicanos somos muito tapados ou burros não sei...porque deixamos isso tudo passar e fingimos ser cegos... pessoal está mais que na hora de o povo repudiar essas brincadeiras manifestando-se porque assim também ja não dá para viver...vamos recla...Ver mais
Costantino Chimbili mamã mabute o parlamento moçambicano tem deputado maluco não pessa do povo, MDM meteu água
M-du Dulomite O governo de Guebuza nao se pauta pela etica governativa,de facto estamos perante um estado capturado por um bando de bandidos com ganancia desmedida!
Adam Hassamo hello gostaria k nao cometasem a cerca desse assunto pk eu preciso me candidatar a presidencia da rp e preciso das regalias obrigado pela compriencao.
Artur Mavulule Pessoal nos nao podemos permitir mais este tipo de humilhacao, isto e brincar kom o povo. Se nos permitirmos isto entao irei me sentir obrigado em concordar com guebuza ke nos somos burros e analfabetos. As coisas acontecem nas nossas barbas e nao reagimos, mas so murmuramos aki nas redes sociais.
De Cezhar Rosario Sincerament falando xta lei n serve p Afrrika ond os presidentes entrau n puder entram n pder pla porta d frent saiem pela d traz cheius d dinheros.


Pk k xte memu parlament n aprovou a lei n tempo d Chissano

Nwembje Licesino Tingovane Agora estou perceber o RENAMO tem razão.
David Moiane Fazer barulho tda hora já ñ encomoda os nossos dirigentes porque tão acostumados e sabem que o povo moçambicano esquece rápido, tão indignados vão vão mostrar isso na urna porque fazer barulho ñ vai resolver nada
Jeremias Nhamue Insulto ao pobre trabalhador k sobrevive de 3500mt,nao vi nada,nao ouui nada e nem disse nada.
Salvado Novela Até o partido do gálo q era a unica solucäo para os mocambicanos, apoiou com argumentos essa sem vergonhice...meus caros estamos perante politico "abutres", q enquanto n chegam ao poder väo preparando o terreno.
Bertino Angelo Bento Macamo MDM também apoia essa lei. Esta visto que defacto não temos ninguém mesmo para confiar, se o mdm também mostra se um partido muito ganancioso até mesmo antes de chegar ao poder.
Júlio Nhamuxe Ele afinal nao é um trabalhador como outro qualquer? Nao recebe salario? Nao vai ter um reforma? Porque ainda terá direito a certas regalias?
Fredson Correia Mocambique e' um dos paises mais ricos de africa e nos nao sabiamos,realmente a titia Alice tem razao e um insulto ao operario,ao agricultor,ao campones,ao serralheiro as enfermeiras e a tantos homens e mulheres k madrugam para por o daily bread emcima da mesa e k mais sangue dao para o crescimento da economia mocambicana,..e muito triste este governo,this government its nothing but a bunch of thieves...
Eddy Waku Lombëla Mas esse Hidiel Macuácua é demente d ond? Que ñ passa d um mero tambor vazio k cmtinha lixo, e k dsliza pela rua cm a força do vemto provocando xeiro nauseabundo e um ruido extranho p os moradors...êish
Papy D'rosy Ximjin Pais do Pandza...onde o pobre fica mais pobre e o rico mais rico...mas a culpa eh nossa, fomos nos q pusemos akeles homens na AR...agora q se aproximam as eleixoes melhor levarmos as maos a consciencia antes d tomarmos qualquer decisao pra nao termos q nus arrepender dps.
Vasconcelos Dias Fernando Muanamassa Esta lei abrange as famílias de Chissano e Samora?
Claudio Mapulango Sem falar das empresa que sugam o Estado em beneficio da familia real. Isso é um autentico insulto ao povo maravilhoso.
Carlos Trocado Ferreira ... O povo aguenta...
Alex Momedh Lizh Amadeh pora até xoro moz esta mal uns ricos outros tão pobres ...
Antonio Martinho com este dinheiro construi-se esquadras para a policia. medicamnetos para os hospitais etc. isto esta demais
Elisio Lopes Variano Mozambique nao e pobre somente e empobrecido com os governantes.
Piasse Rasquene Rasquene O silencio vai falar por mim!
Telma Dora Hercilio Matsinhe, ja resumiste tudo, xega d bla bla, todas opnioes sao validas, mbora la revoluxao, p kando o encontro enfrent da assembleia?
Mimar Abdala Desculpa me pela inconvenienciA......nao entendo o porke de tanto papo textual em torno deste assunto....porke nao nao s age..
Gabriel Bento António Moçambique nao é tao pobre como tal disse.ox pobrex ainda mais pobrex e ox ricox mais rico.falta da distribuiçao equitativa dax riqueza.pk o desenvolvimento xo xe faz sentir somente nas cidades?
Saldanha Nicolau Tolentino A lei foi aprovada pelas bancadas da frelimo e do mdm só para ficar claro.
Inelda Vera Sive E há quem diz k ele vai sair do poder em OUTUBRO!!
Xikhosa Khosa O poder legislativo ultrapassou todos limites da dignidade humana ou dos moçambicanos. O que mais me impressiona é o MDM, partido cujo pensava ser decente. Concluo agora ser um partido de oportunista e a favor de vento do poder. Pode esperar, que meu v...Ver mais
Joaquim Pindura Ñ foram vos k excolheram exe homem agora kerem oq?
Moisés Albazino Simone Alba um ex president deve sim ter regalias mas nao d dispesas elevadissimas quanto essas enquanto funcionarios clamam pelo melhoramento d salarios.ha k parar e pensar e rever essa lei.
Aiasse Amimo O beneficiario esta satisfeito, assistindo a pobreza generalizada do povo mocambicano? Ele vai ter que mostrar que ama o povo: ou aceita a seu favor ou nega a favor do povo
Avelino Laston Moz n bolso d guebas e pa piorar as pexoas q n deviao aprovar exa palhaxada aprovao prk tmbm sairao cm moedas n mao
Ibraimo Jaly Himo Sao brincadeiras de mau goxto,nao senten pena dos pobres?
Abou-Shakur Natooshi Esta é uma Lei-Vergonha q so quem nao tem vergonha apoia e a subscreve.

Abaixo ao estupro e assassínio financeiro do povo moçambicano.

Isac Pedro Fernando é um lambebota da primeira mão.
Antero Nhantumbo Se Deus quizer essas regalias podem viver apenas no papel...


Não vos indigneis perante o homem, Jeová sabe o que faz!

Fernando Amelia Mbonzo Kem aprovou exas regalias foi o parlamento k congrega dputadox da renamo, mdm e frelimo por isso parem d reclamar. Meus jovens pecam ao vosso canal p publicar o documento k sustenta exa informaxao. Exes d canal moz sao manipuladores k kerem criar intrigas entre o povo e os dirigentex dste pais por forem abram os olhos e reflictam no voxo mocambik real e nakilo k eh bom p vcx.
Silver Jate MDM é clone da Frelimo, só aparece quando a comida xta na mesa p se servir. Agora esta patente q a luta da RENAMO é justa e em cada dia q passa ganha mais sentido. Armem-se e n desarmem.
Edio Rafael Baulo ja dizia um sábio k governo e uma doença que o povo acredita ter cura, agente e muito covarde ate demais porque que não saímos a rua fazer manifestações daquelas k se fazem na Ucrânia Bélgica Rússia, quanto mais agente continuar passivo os impostos que agente paga vão directamente aos bolsos dos dirigentes do pais,
Belito Virgilio De Campos Augusto Estupidos esses deputados, tarados... Arriiii, toda essa Fortuna, para um que ja esta bem Na Vida... Ate era so cessar sem direito de Salario... Esse senhor ja esta bem Na vida, deixem o nosso dinheiro, ajudar outros Pobres, construirmos Escolas e Hospitais Melhoradas
Ismael Salimo Saide a quem recibe 3000 mil .n mesmo valor paga xapa todox dias d trablho, apexxo e obrigad a cmprar pao pra matabixar, e cmprar um prato d comida.por dia isso.nos 3000.tendo em conta que um prato d comida ta 50mt. Tirando dinheir d xapa nos mesmo 3000. Xega se ao ponto d dizer que apessoa so trablha pra chapa e almoco n cervixo..
Horacio Mavila A lei só é aprovada porque o sr. Armando Guebuza xta prestes a cessar de funcoes de presidente, e mesmo assim quer continuar a viver a custa do dinheiro do povo. Porqué que essa lei nao foi aprovada na era chissano? O A.E.G, é super ambicioso.
Rachid Massingue enquanto uns falam a carravana vai passando e os caes o k melhor sabem fazer é ladrar .ca se faz ca se paga tudo tem seu tempo...
Juma Amade Eu nunca votei e n vou votar nenhum austrolopteco ,homosapie e sapiens home erecto mente sequestrada
Juma Amade Eu nunca votei e n vou votar nenhum homo sapie e sapiens,austrolopiteco, home erecto
Rachid Massingue é de lamentar a presidnte da ldh ta coberta de toda a razao .......mas como podem isso é uma vergonha p povo e o pais em geral
Edson Mendes Subscrevo a minha indignaçao.....!!!
Edson Mendes Subscrevo a minha indignaçao.....!!!
Edson Mendes Subscrevo a minha indignaxao.....!!!
Al-Aziz Ibn Sicapo Filha da putax de deputados mamparax, em nenhum país de mundo acontece essas irregulardadex pora!

A renamo tem razao por nao aprovar esse documento...

Marisa Tavira Ibrahimo porque nao se pode abolir esta lei? o nosso povo esta a sofrer, falta de canalizaçao, medicamentos, trabalho......
Michel Muchanga é uma vergonha. mas temos o dia 15 de Novembro pra repudiar esses insultos
Saldanha Nicolau Tolentino Caiu por terra os que achavam que o ''mdm'' fosse uma opção construtiva como oposicão,enganarão-se o que assim pensaram.Tenho dito e muito obrigado.
Diamantino Daniel Nacua Eu xtou cansado cm estas politikices.n kero comentar pork tudo esta dito e tem se dito k moz vai ao abismo.3aguerra mundial vai iniciar aki.regalias so para ferir o orgulho do povo.dpx dizem k tmx tanta divida externa.oh diabos
Agostinho Carvalho Isso é triste, mas aguardem proximo parlamento vai xumbar essas regalias. Este dinheiro bastaria pra contruir escolas, hospitais, estradas e muito mais k loucura é essa.
Jose Chuanga Quer dizet k Mocambique tem dinheiro, pork nao pagam bem os medicos, enferm,

policias, professores?

Alves Cossa Neste pais ha especialistas de criticar tudo quanto se faz aqui no pais, sobre tudo esta parva Alice Mabota. Guebuza presidente do povo Mocambicano, massificador do desenvolvimento do pais merece um tratamento mais confortavel em relacao ao aprovado pela AR. A puta Alice pode ir dormir.
Aurelio Macamo Isso começa contigo.
Antonio Marcos Macamo Deve se dar as mesmas regalias a familia Mondlane, Machel e Chissano .
Jonas Jeremias Gine Meus caros co Cidadaos vamos parar de falar bonito e feio nas Redes Socias vamos fazer alguma coisa visivel porque isso ja nao esta dar, nem um pouco vamos acordaepr pessoal.Porah pha
Hobety Luys Muhamby Ate os da MDM tambem estao a favor dessa lei. Estamos mal que decepçao.
Herique Mota chegou hora repudiar isto.nao queremos combatents d furtuna
Lura's Fernando Mazwualdulas Ya vha fambi va tingunha pah!mr.pantinho ja chegou longe até perder tempo para dar de comer seus pato labifrilimistas!
Celestino Sebastiao Pedro Tems certeja k o partido Renamo xta a fzor do povo. Veja bem sr joel.
Claudio Lombene Eu nao vi nada,nao ouvi nada e tenho odio de quem ouviu ou viu.
Claudio Lombene Eu nao vi nada,nao ouvi nada e tenho odio de quem ouviu ou viu.
Jorge Miguel Miguel Vamos a luta chega d murmurios n facebook mdn pensa que a frelimo vai perder eleiçoes ou é um partido junior da frelimo?
Rui Narane Deixa estar quando chegar o tempo dele deus tambem lhe vai fuzilar.
Rui Narane Mas como e tempo dele ele e que fuzila a nos.
Rui Narane Se fosse no tempo de samora esse gajo era fuzilado.
Joao Jordao Jota Porra e dzem k o Pais eh pobre! Ixo é um insulto mesmo
Zito Manuel Ernesto Vamos ja cm a campanha d combate a riqueza absoluta, isso e' clarament distribuicao desigual da riqueza d povo mocambicano...
Leo Martinho Hidiel da Silva és um louco,
Orlando Faduco Faduco Este album nem sei comparar ,d tdos musico essa é a best in d world. Moz danceremos ate quando esta musica
Maulana Domingos Maulana Lamentavel, pois, e' o pais e dirrigentes que agente tem.
Jose Tomas O mais incrivel e k a lei foi suportada pelo chemado "partido de oposicao- MDM"
José Chirrindza Jr. Onde cada dia so xtamx a comentar e nada fazemx eles numa boa xtam vivendo a custa do nosso suwor deviamx critar e fazendo algo pha isto e de mais meus.
Siquisse Cristovão Joaquim Ine Mas n lugar d Richard nao foi guebuza pork pha tdo mundo averia d dancar e tar bwe feliz da vida
Gaudencio Gomes começo a pensar que sim.
Astrogildo Antonio Salvador isto porque estão no poder no dia em vão cair vão revogar lá que o bem só deve ser para eles.o essencial é mudarmos o sentido do voto para revogarem o mai cedo.
Baltazar Artur Mite Sabes nos fala mos,fala mos mas volta mos a votar nas mesmas pessoas que tem nos usados como escravos que pare mos de falar...
Nwembje Licesino Tingovane Mas isso tem o seu dia eu verdeiramente vos digo esses camaradas pensão que compraram o pais ou herdaram dos pais
Delmar Gonçalves II Alice Mabota é uma grande Mulher.Corajosa,competente,verdadeira,directa e não é cínica!A enxurrada de sorrisos cínicos,de falsos amigos,de potenciais conspiradores pode destruir tudo!É uma VOZ que se deve dar atenção!
Tony Mulidjo O PAIS DE PANDZA VAI DO PIOR AO PECIMO SOCORROOO
Stenio da Silva Este pais vai d mal a pior, pra piorar temos um bando d lambibotas na assembleia a fazerem as vontads d PR. A ganancia e a arogancia e a superioridad lhes faz eskecer k eles so xtao ali p defender os interesses do povo k sao os unicos prejudicados c essas atrocidades.
Telsia Gamaliel Lipanga dignidade, e onde anda a dignidade de muita gente que trabalha anos e anos e quando chega a aposentadoria tem apenas direito de uma mixaria como pensão. lástima
Geraldo Obra Eles comem tudo... comem tudo e nao deixam nada..
Morgan Anselmo Muvale Vagabundos safados os aprovadores dessa lei!
Lizele Isaque Isaque Sr deputado se ja nao ha trabalho vao dormir ou vao passear.nao pode estar ai aprovar coisa que nao tem interence ai.
Joaquim Lihahe So podia ser aqui em moz, xtao sempre a criarem leis p roubarem ao povo, sao nossos impostos esses, nunca fala de aranjar as estradas, transporte muito menos do salario mas qdo sao assuntos dos dirigentes sao rapidos
Marinosledge Sledge A MDM teve a corajem d votar a favor dessa maldita Lei mesmo sabendo k milhares d Mocambicanos nao tem residencia propria, vivemos d salarios magros, k xato, o Guebaz tem condicao financeira k pod criar seu Luxo, deixem a mola do estado para servir o povo.
Bobo Valgy A ASSEMBLEIA DA REPUBLICA E PROPRIEDADE DO SR PRESIDENTE DA REPUBLICA
Ferrao Filipe Ferrão Estes"bichos"só sabem sugar o povo
Omar Nacibo A dita libertaçao do povo pariu ratos
Arsamu Muchanga isso constitui um insulto e e falta de respeito ao povo mocambocano, o PR ja tem tudo de bom.

Como se justifica todas essas regalias, pois nem conhecemos o salario actual que ele aufere! os camaradas ajudam-se mutuamente.

Arsamu Muchanga isso constitui um insulto e e falta de respeito ao povo mocambocano, o PR ja tem tudo de bom.
Jose Junior filhos da puta desses politicos
Zacarias Conhece "Vamos combater a pobreza absoluta"


De que são essas palavras?...Ver mais

Ancia da Liberdade David olhado pelo nosso Moçambique ainda somos muito pobre para o estado gastar dinheiro para essa luxúria uma vez k xtado no poder adquir muita riqueza por me nao ha nada que se pensar o governo mocambicano errou ao aprovar essa lei muito triste com isso pense que em mocambique tem zonas que agua luz e via d acesso tem e eles a quererem gastar dinheiro com quem ja tem d sobra isso é uma ofensq
Amiry Abdala Pura ganância. Abuzo de poder.
Nito Ribeiro Ribeiro Estes mankies(macacos) nao tem o minimo de respeito para com o pobre povo mocambicano politicos de merda.
Marcia Armando Sicola Hum! Ixo é mais dok um insulto.uff,k governo ganancioso temx.kerem mais dok eles tem!regalias milionárias ,dentro dum pais pobre e k smpre houve prblemas d protestos salariais!?só o chang pa me xplicar bem ixo.
Aloisio Muguira MDM votou a favor dessa lei. Renamo contra
Osvaldo Maria ou seja empreendedor, como anda a nos aconselhar.
Jamylah Adelyno Emilyo Cobre Como o pais xta sendu......isso e uma lastima...
Serafim Serra Neves Os "DEPUTADOS" é que são uma VERGONHA!
Julio Fernando Manheia Mas afinal das contas o cargo nao e o mesmo?pk ek ele dv possuir mas condicoes dok o ex
Filimão Chaúque Eu sou da frelimo mas cada vez mas estou me decepçonando com esse tipo d atitudes, vê se pod com tanta pobreza k a sola nosso país a quem vai ter tda essa fortuna so p esbanjar, que vergonha
Hidiel Da Silva Macuácua Essa senhora naõ é da sociedade civil mais sim da sociedade politica/mdm/.
Arcenio Comé Fuck pra toda corgia da Frelimo e Guebuza!
Octávio Nhaduco Alguem está s'Armando q'Abuza....
Fernandes Muchanga A frelimo é que fez a frelimo é que faz...
Eddy Waku Lombëla O funcionário público kuando vai a reforma ñ tem nenhuma regalia e ainda mais sofre corte n valor d reforma, ja Guebuza k vive n luxo mais caro ainda vai ter mais acrescimo d 46.2milhões p fazer o k kzer msmo xtando fora do poder? mas d ond vieram esse...Ver mais
Ancia da Liberdade Realmmente iso esta doer ao povo mocambicano sera que tem uma forma d como anularmos?
Davi Tony Eixx... Yahhh.... É um assunto pra se reflectir... Ele é ou foi o chefe máximo da nação, será k por esse facto ele n merece algo k o destaque e diferencie dos k estão em outros níveis mais ou mens inferiores ao dele? Mas por outro lado, esses gastos exurbitantes poem em causa o bem-estar da nação que precisa desse dinheiro pra cobrir cm pelo mens uma parte das necessidades. Portanto, será k o presidente deveria abdicar dessas regalias e viver em cndiçoes mediucres e inferiores à certas entidades do estado? Seria o mais correcto? Correcto pra quem? Fica aí um assunto pra se analisar cm calma e discernimento
Berno Marizane Moz! Sempre acaminho do burraco. Ate quando?
Rondão Cuacua Nós povo, devemos ter mais cuidado com quem vamos seguir,eu pessoalmente quero a liberdade, democracia, justiça ,que seja para todos cidadãos Moçambicanos de qualquer espécie, ultimamente vivemos juntos a democracia, ninguém está em cima das leis. Isso chama se a democracia, além das confrontações, na democracia, não significa que a maioria absoluta sempre podem fazer e desfazer tudo resolve se na casa do povo que é Parlamento .
Inacio Ernesto Mazive Espero que não se esqueçam também de subir um pouco o salário dos moçambicanos no próximo dia 1 de Maio que tanto precisam do que andarem a dar regalias a pessoas que já estão bem posicionadas na vida.
Hassan Osman EMATUN 1 e agora a 2 e não sabemos se pára por aqui.! Já se sente na pele este aperto para cobrir as prestações da Ematun 1 e custa entender porque é que somos nós a pagar as dívidas duma empresa? Aliás duma empresa, cujos barcos estão ali e alguns com sinais evidentes de corrosão. E, por incrível que pareça, a nossa AR impede a criação duma Comissão para desvendar os mistérios desta maldita empresa que veio para nos afundar!
GostoResponder237 min
Claudio Pedro enquanto moçambique nao tiver uma justiça actuante em todos niveis os nossos dirigentes continuarao a fazer e desfazer a custa do suor dos moçambicanos
GostoResponder136 min
Dércio Tsandzana Pobre Moçambique.
Isidro Madaleno Kkkkkkk ! Povo indefeso e sem rumo economico e ou politico
Nelio Matola amarga ser moçambicano,estamos a ser colonizados novamente.
GostoResponder123 min
Estevao Pangueia Eu acho que este cartão vermelho ao Governo do presidente Guebuza, é um grande desafio para o actual chefe do Estado. 

Entre o silêncio do Governo, e alarmismo generalizado ao nível do País, o presidente não perderia nada em comunicar a nação o que se está a passar, e que caminhos a seguir?
GostoResponder122 min
Efraimo Neves Não esqueçamos que o actual chefe de estado fez parte do Governo anterior e fez parte das boladas então pedir de mais a ele é ser ingénuo ninguém pode se auto incriminar, agora a sociedade civil esta, está sim esta tão silenciosa
GostoResponder25 minEditado
Mateus Joaquim Mutembué Coragem, aqui as manifestações são repelidas com AK47 mano....mmm

Sem comentários: