sábado, 30 de abril de 2016

O G40: Inventar a morte para localizar Dhlakama (2014)

Esta guerra nao tem solucao militar. Se matam o Dlakhama nao me parece que a Renamo se desagregue. Nao sei se a operacao Savimbi pode ser replicada em Mocambique com o Dlakhama. O decapitar de uma organizacao matando os lideres nao funciona muito i.e. FRELIMO /EMondlane, Samora, etc...
Esse discurso, propagado até à náusea, segundo o qual Dhlakama está morto parece-me uma armadilha. Ou seja, desde que tal começou DHL desdobra-se em várias entrevistas para mostrar que está vivo. Isso pode ser perigoso para a sua sobrevivência. A ideia dos seus adversários pode residir na sua exposição. Portanto, DHL pode morrer exactamente pela necessidade que encontra de mostrar que está vivo. Ele entrou no jogo do regime. Por isso é que as mesmas pessoas andam a desacreditar as entrevistas do Canal de Moçambique e tantas outras. Cada vez queAmosse Macamo ou Américo Matavele alegam que Ring Ringo está amealhar dinheiro com as entrevistas fectícias de DHL estão a reproduzir um discurso concertado. Até Nhecuta Phambany Khossa usa o mesmo discurso e DHL, parece-me, ainda não percebeu que lhe tentam fazer a cama. No entanto, DHL pode estar seguro de que, da parte incerta onde fala, é impossível que o exército lhe consiga extirpar do solo pátrio. O problema é que, em casos do género, todo cuidado é pouco e creio que por via da chamada ele é facilmente localizável. Outra coisa: não é difícil ao Governo saber de onde são efectuadas a chamadas e, ao mesmo tempo, localizar o Ring Ringo para compreender que elas são feitas do local onde ele diz estar. Portanto, eles sabem que o homem está mais do que vivo, mas interessa-lhes a reprodução do discurso contrário enquantro preparam a armadilha final.
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Luis Nhachote Absolutamente de acordo. Nestes dias deve ter sido redobrado o esforço de localização do seu celular. E logo usando a Movítel, que é participada pela SPI, a holding da Freli, .....qualquer dia nós apresentam o homem como o MPLA - por via do seu general Joao de Matos- apresentou Jonas Savimbi morto na Jamba.
Freddy Ismael Grande analise ilustre, por mais que Dhlakama tenha precavido esta situacao, ora mudando os locais de onde efectuava as chamadas, ora mudando de numeros, o regime ja tera um perimetro delineado, pois o DHL ainda nao tem grande mobilidade.
Muhamad Yassine Mas pode acontecer também que esta aparição telefónica venha a por a baixo uma posição interna dentro do exercito, poderá estará contrariar a quem pensa que ele esta morto ou doente. Por outro lado olhando para a balança de poder militar poderá Dlhakama estar a tentar dizer que nao precisa de se esconder estando em vantagem militar.mesmo sabendo dessas possibilidades de armadilhas
Bayano Valy tens alguma razão, Rui. foi o que pensei. a não ser que esteja a usar um celular que não se possa triangular a sua localização
Rui Miguel Lamarques Muhamad Yassine, é uma perspectiva, mas o orgulho é extremamente nocivo e vários homens morreram por causa do mesmo. O mesmo orgulho que matou Savimbi.
Isaac Sitoe Jr. Por onde anda o humorista Ring Ring???Ver tradução
Amosse Macamo meu caro Rui Miguel Lamarques posso te garantir que em Mocambique nao existem partes incertas e quem se achar em lugares que considera incertos que nao seja surprendido com uma prova contraria. \
Américo Matavele Rui, quem gere Facebook de DHL nao e' ele. Ele nem sabe que postei essa de Ring-Ring. So se o editor do gajo, que carrega o nome da terra, mandar sms com actualizaçoes.
Borges Nhamirre NOTA: O José Belmiro não vai poder comentar. O código da CNE, algo sinistro, limita os seus membros de emitir sua opinião em publico. Que o Belmiro saia logo de la e volte ao convívio normal.
Mablinga Shikhani Não foi na Jamba (no Kuando Kubango estrategicamente a cerca de 40 km da Faixa de Caprivi) Luis Nhachote mas sim perto de Lucusse, no Moxico. Rui Miguel Lamarques o seu " enunciado" contrariamente ao que pretende (?) alimenta, a meu ver, o discurso/estratégia da provável morte de Dlhakama, imbuído que está de bons elementos e condimentos de uma apetecível "teoria de conspiração" como diria o sargento Chande Puna, que a LUSA compraria sem hesitar.
Mablinga Shikhani Hehehehehehe... "algo sinistro" hehehehehehe
Cariua Malique Comeca a parecer-me interesante esse quadro aprisionador. Kakakakaka.
Calton Cadeado Ver para crer eh uma coisa normal. Como vivemos em liberdade, nao ha mal em dizer "quero ver para crer"! Ja vimos! Felizmente esta vivo! Good! Mas, ainda ha muitas interrogacoes! Ainda ha muitas incognitas!
Calton Cadeado Quanto a armadilha, eu acho que Dlhakama armadilhou-se e nao percebeu ou armadilharam-lhe e ele nao se apercebeu! Mas, vamos ver as cenas do proximo capitulo! O QUE MAIS A RENAMO VAI EXIGIR?!
Manuel J. P. Sumbana Rui. É muito fåcil despistar. E a forma mais infanimente viável é a de reencaminhamento das chamadas. È muito difícil localizar o numero e localizaçào do emitente primàrio. A possibilidade de um denunciante humano é mais plausível.
Luis Nhachote Tks pela correção da verdade histórica Mablinga Shikhani. Mas já estamos a ver o filme, ao vivo. E cá estaremos para escrever, cada um na sua versão sobre esse proprósito de adiantar para o além o "pai da democracia"
Mahamad Hanif Mussa Na mosca e sem igual, rui Rui Miguel Lamarques. (Ainda vou ler os comentários). Algo sinistro pode acontecer. Ao mostrar os dentes pode-se dar com eles. Na guerra tudo vale e conhecemos o que conhecemos.
Alfredo Macuácua ESTOU A GOSTAR DO DEBATE!
Muhamad Yassine Mas sera que a teoria de liquidação da liderança pode ser funcional neste conflito? Ou sera que existe clara intenção de se matar o líder da Renamo ?
Manuel J. P. Sumbana Acredito que deve existir um sector da Frelimo que acredita nessa soluçâo. Estes choros, coros e apelos concertados do G40 lançam essa suspeita. E o estranho é que os partidários e simpatizantes de Dlhakama, que devem estar com saudades do seu líder, estão calados...
Paulo Araujo Muhamad Yassine ainda duvidas da intençao de eliminar esse senhor? afinal invadiram Satunjira para tomar Manica e trocar abraços?
Muhamad Yassine Paulo, a minha questão eh saber se essa teoria que se usou em Angola pode resultar aqui e se já concordaram no uso dela em definitivo?
Paulo Araujo Mas Muhamad Yassine se não tivessem certeza estariamos em bang bang ate hoje?
Muhamad Yassine Poderíamos sim, fragilidade militarmente o adversário mesmo tendo em conta que a solução sera encontrada com o líder político. Balanço de poder militar, mesmo sabendo que a solução sera política .
Sic Spirou pode ser que queiram aproveitar-se disso.... mas o DHL deve ter algum cerebro pra cair nessa! que eu saiba onde ele recebia os seus convidados foi onde ocupou o exercito mas ele nao vivia ali.. eh esperto aquele.
Chazia Chassafari Afonso Marceta Dhlakama é General de cinco estrelas e sabe muito bem o que está a fazer, ele não é ingénuo!!!! Quanto ao G40, este já mostrou e demonstrou a sua inutilidade, basta olhar para aquilo que eles defendiam ser inconstitucional (PARIDADE) sem, contudo, indicar pelo menos, um artigo da Constituição, quer o Governo quer a RENAMO ignorou-os e acolheram, em sede das Negociações/ Diálogo, a dita PARIDADE!!! É momento do G40 manter-se calado no lugar de andar a emitir as vossas opiniões gratuitas nos meios de comunicação social.
Master Nwadjahane Chivindze a ideia de matar o senhor Afonso existe sim esta mais que claro quando invadiram satunjira nao era para ver o senhor Afonso trocar de flores conversar era para matar o homem e deu um fracaso mas a vontade esta la de matar o senhor Afonso
Donaldo Marrenge Dhlakama é muito esperto. acredita ele não vai cair nessa. parabéns Rui fizeste uma boa observação
Henoch Jemusse A entrevistsa deixa-nos com bilioes de duvidas...
Manuel Antonio Makanga Neste tipo de filme o artista principal sempre morre no fim, mas neste o artista desaparece e reaparece para entrevistas....... Vai ser sinistro o fim
Yussuf Adam Esta guerra nao tem solucao militar. Se matam o Dlakhama nao me parece que a Renamo se desagregue. Nao sei se a operacao Savimbi pode ser replicada em Mocambique com o Dlakhama. O decapitar de uma organizacao matando os lideres nao funciona muito i.e. FRELIMO /EMondlane, Samora, etc...
Ericino de Salema Obrigado, Rui Miguel Lamarques!
Antonio Zacarias O assassainato de Mondlhane, Matsangaissa, Samora, Savimbi ainda nao constituiu estudo operacional nenhum para generais?
Sic Spirou ...e tudo parece não ter mudado.
3 hGosto
Ariel Sonto Actual.

Sem comentários: