domingo, 17 de abril de 2016

O Colapso de Moçambique: 4


Colapso 4
Nas minhas três anteriores notas de diagnóstico da nossa economia, alertava para o caos abismal da situação do país, caso não se tomassem medidas para conter a inflação.
Quando o presidente Nyusi foi empossado como o mais alto magistrado da nação, em janeiro de 2015, o dólar americano estava para 32 meticais. Um ano depois a mesma moeda custa quase o dobro.
Tem sido efemeramente noticiado sobre a dívida pública nacional dando ênfase que bancos estrangeiros tais como o Credit Suice, que emprestaram ao anterior governo 1.47 bilhões de dólares. (Um Bilhão quatrocentos e setenta milhões de Dolares)
Há dias chamei dois contabilistas da minha empresa , para ter um alcance técnico desse valor. As nossas máquinas de calcular foram chamadas e .....como em ciências exactas tudo se prova (sempre fui bom de contas, sempre) ficamos escandalizados. Primeiro, porque não existe nenhum atum na mesa dos moçambicanos, mas sim guerra. Segundo, porque os tais vasos de guerra comprados com esse dinheiro, estão a apodrecer ali na Porto de Maputo..
Há poucas semanas o governo, vinte anos depois, foi ao FMI pedir dinheiro, e, posto isto o Banco de Moçambique entrou com medidas draconianas, limitando o uso de cartões de débito e crédito aos seus nacionais até a um máximo de 700 mil meticais !!!
Que medida bizarra foi está de pessoas que sentaram nos bancos de universidades, para controlar a economia e estatizar o caos?!
A par disto, porque em governação se requere ética, a Procuradoria da República, a tal garante da legalidade, sai a praça pública para avisar que o Estado vai processar os antigos embaixadores da Rússia e Estados Unidos para recuperar a sua dignidade, que terá sido ofendida, por causa de um alegado desvio de 11 milhões de meticais. Dá para rir ou chorar?! Querem mesmo ir atrás de míseros 200 mil dólares e deixar os verdadeiros buracos e seus donos impunes?!
O que é que a PGR está a fazer em relação aos que encaixaram 1.47 bilhões de dólares na Ematum e Proindicus?! 
Tamos a falar de acima de 1 Bilhão de Dolares!!!!

O que a PGR está a fazer em relação a repor a honra dos micambicanos cada vez mais na miséria por conta dessas "boladas" como diz o calão popular ?!
O país está num caos sem precedentes e, como em governação se requere ética, está na hora de os governantes mostraram esse cometimento, nem que seja para agradar aos doadores.
É preciso responsabilizar os verdadeiros arquitetos do caos na economia. Esse dinheiro está na conta de pessoas e, nada me espantaria se estivesse escondido através da firma Monsak Fonseca, no Panamá. Qualquer dia o "Panamá Papers" vai abrir o link dos 18 nomes de moçambicanos no esquema e ai saberemos da dimensão do colapso, por via do saque, que está a deixar o país de joelhos, tipo um mendigo
Angola até há bem pouco tempo era uma Economia estável e segura por conta dos seus recursos em exploração, nomeadamente petróleo e diamantes. Quem, como eu, que tem interesse sobre o curso das economias paralelas à nossa, sabe que em Angola alugar um apartamento custa 11 mil dólares mês, e o governo daquele país acaba de ir ao FMI pedir dinheiro ...
Quem diria!!!
Moçambique ainda está à espera de 2019 para começar - possivelmente - do possível petróleo da bacia do rovuma. Até lá, para restauro da economia, sugeria que o PR chamasse todos economistas e em sala aberta com cobertura televisa em direto e com linhas telefônicas em aberto, se discutisse o país sem mentiras.
Nyusi se encontra perante um dilema e está mais do que na hora de ele resgatar o país do lixo aonde se encontra, chamando de emergência os mais importantes quadros do país do anterior consulado.
Eu Nini Satar sugeri que Nyusi, convoque Guebuza, Maleiane e Chang, para pelo menos saber o que se passa para a PGR ir atrás de 200 mili dólares e não atrás de UM BILIÃO E QUATROCENTOS E CINQUENTA E SETE MILHÕES DE DÓLARES .
Eu poderei continuar escrevendo para dar às minhas dicas, enquanto recupero das minhas intervenções médicas, deste lado do velho continente., a Europa, onde a par de Moçambique continuo um empresário bem sucedido, e dou emprego a milhares de pessoas
NINI SATAR
Norberto Hoston O doctor Castelo branco disse para que se responsabilize os que desviaram esse montante.veja oque acontece na África do sul e Brasil os que fazem desmandos sao responsabilizados. Espero ouvir a intervenção do presidente da República mas a assembleia da república repudia que o governo vá a suposta casa do povo pra explicar a dívida soberana.
Rosario Sampaio O país encontra se mergulhado numa crise sem precedentes... Um dia vamos acordar e descobrir k todos bancos faliram com o nosso pouco dinheirinho... Depositado...


Sem comentários: