segunda-feira, 25 de abril de 2016

Nyusi+Dívida Pública+Presidência da República.

Como se sabe, a dívida da Ematum, orçada em mais de 850 milhões de dólares, contraída durante o Governo de Armando Guebuza, foi realizada em nome do Ministério da Defesa, na altura, chefiado por Filipe Nyusi.

E consta que subiu para 4 o número de dívidas do Estado Moçambicano. Muitas dessas dívidas foram contraídas sem a observância dos procedimentos exigidos por lei, até porque hipoteticamente, o mesmo valor terá sido aplicado para fins particulares, até então desconhecidos.

Do programa Resenha Semanal da TV Miramar de hoje, que contou com a presença de um painel composto por 4 comentadores, pude chegar as seguintes constatações:
1. Haverá uma relação entre a Dívida Pública e a acensão de Filipe Nyusi à Presidência da República?
2. Terá sido intencional por parte do partido dos camaradas a indicação de Nyusi como candidato presidencial daquele partido?
3. Porque Nyusi era Ministro da Defesa, em nome do qual se realizou a dívida da Ematum, directa ou indirectamente, estaria envolvido nessa negociata?
4. Considerando que Nyusi está metido nessa negociata, a sua indicação como candidato presidencial não foi previamente planificada? Isso porque se um dia decidissem prender Guebuza, automaticamente, ele iria junto?
5. Nyusi como presidente não seria uma forma de salvaguardar a liberdade de Guebuza, visto que nada seria feito para se investiga-lo, afinal, se assim for, o Nyusi também iria junto?
Dá para começar a entender as razões da indicação de Nyusi como candidato da Frelimo a Presidente da República, se calhar, é porque se previa esse cenário.
Lembro que naquele tal ano, ninguém imaginava que Nyusi pudesse se tornar no próximo Presidente da República de Moçambique. Aliás, será verdade a tese segundo a qual Nyusi não tem um poder soberano sobre a Governação do país?
Será verdade o que se fala por aí que, o Presidente Nyusi vem obedecendo a comandos de alguém em virtude de ter sido colocado por "alguém", o que de certo modo deve prestar vassalagem?
Portanto, de tudo o que os painelistas disseeram, concluo que, Nyusi, usando dos poderes que o assistem como Presidente da República, tudo deve fazer para que Guebuza e outros envolvidos não sejam investigados sobre o risco de ver pronunciado o seu nome na lista.
NB: meu humilde ponto de vista entanto que telespectador do Resenha Semanal da TV Miramar que esta semana estava mesmo fervoroso! Bom Domingo à todos e todas!
O lado perverso dos dispositivos cibernéticos. Nota em relação ao post em citação à Bitone Viage.

Saudações, aqui vai uma nota em relação ao post por mim feito na manhã de hoje, em citação à Bitone Viage.

Ilustres, os dizeres do post não são da autoria e nem da fala de Bitone Viage. Segundo me apontou há minutos por chamada telefónica, a sua conta electrónica de facebook foi alvo de invasão, tendo na sequência, o invasor realizado posts no seu mural e conversas no privado (chat de mensagens) em seu nome.
E porque acreditava que as palavras que citei fossem realmente de Bitone Viage, a considerar pela conversa que tivémos na tarde de ontem pela mesma rede social, procurei citar algumas das suas palavras em relação ao cenário que preocupa à todos os moçambicanos actualmente.
Finalmente, porque Bitone nega a autoria das palavras e acusa invasão à sua conta, vi-me na contingência de remover a publicação, pelo que, pelos transtornos causados, quer a este, quer aos demais comentadores, endereço desde já as minhas sinceras desculpas
Comments
Cidia Chissungo Isto está ao avesso
Eugenio Mabunda Vocês estão parecendo tipos maningue emocionados... essa confusão toda é a prova disso, vos aconselho a fazer uma introspecção a vossa actividade aqui no Facebook, e em outros forúns donde tem sido intervencionistas... não nos confundam.
Erasmo Nelio Agora percebo o ridículo que foi o post desta manhã do Bitone Viage que teria me deixado bastante indignado pois não o conheço com conheço com esse tipo de abordagens ridículas. Colocando como a solução dos problemas nacionais a prisão de um unico homen
Dioclécio Ricardo David Ivan Maússe, não seja assim. Integridade e honestidade é algo que não devemos alienar. Porquê um jovem miúdo comoBitone Viage e você não devem ser livres? Será que é essa vida de ditados que querem levar adiante? Concedam-se o direito de ser livres, no espírito e na matéria. Parece que alguns direitos fundamentais vossos foram suspensos. Por favor! Eu nunca apelei à crítica fácil e miúda ao regime de dia. Mas apelo, sempre, à integridade e honestidade. Só assim não repetiremos os erros do passado no futuro. Um futuro que será nosso. Nós somos o presente e principalmente o futuro deste país. Não hipotequemos isto. Aliás, no seu post disseste que tiveste uma conversa com o Viagem e que chegaram aquelas conclusões. Não sejas desonesto consigo, por favor.
Euclides Flavio Belo gesto seu Ivan por ter 'reconhecido" possível equívoco. Porém, acho que há certos indivíduos que perderam AUTORIDADE DE EXIGIR a moralidade.
Elton Lubrino Caro Dioclécio, no post do Ivan, não vem que "chegaram" mas sim que o Bitone "chegou" a aquela conclusão o que me fez estranhar pois quase sempre (se não sempre) os dois estão alinhados e praticamente o Ivan isolava-se daquele ponto de vista... Só isso me fez crer, que realmente algo de errado se estava a passar com a conta do Bitone
Dioclécio Ricardo David Mas jovem o que te leva a crer que não podiam estar alinhados? Se o Maússe também fez uma publicação idêntica...não achas que está a ser infeliz na defesa não solicitada?!
Zarito Mutana Hahaha na hahabahajahaha vou tomar café. Foi ele sim
Manuel Mageta Taque Mande o texto inicial ni fb
Zarito Mutana Foi removido. Foi o pior texto que já vi na minha vida no fb
Rmano El Bambino Palhaçada só… Mais um esfomeado buscando notoriedade!!!
Olavio Madoda Maungue Pelos post que já li do BitoneViage,era de estranhar que seria ele,até que por mais que ele tivesse a mesma opinião com o tal invasor da conta,acredito que ele não seria capaz de compartilhar a mesma aqui nesta rede, ou por outras, depois da publicação recebeu algumas chamadas telefónicas dos camaradas do batuque e a maçaroca.
Elton Lubrino Acho que o jovem não entendeu o post do Mausse, ele não fez publicação idêntica e ate foi bem claro logo no inicio em que escreveu" em conversa com meu amigo Bitone Viage, ELE DISSE"
Manuel Mageta Taque Para tecer alguns comentários preciso ler o 1o post.
Zarito Mutana Foi removido broo.
Francisco Pacheco Chigogoro ???????? Ivan NAO seja infantil, assumir coisas que nao fizeste porque?
Nelsoncarlos Tamele Ya, isto esta me deixar confuso!
Isac Tivane Realmente, naquele post denotei profunda mediocridade e desdém intelectual no tratamento de tamanhos assuntos. Pensei que o Bitone tivesse nos eludibriado durante todo tempo, afinal d contas cedinho revelar se ia. Sendo assim tomara que não seja o bitone verdadeiro publicador daquele disparate. Lol
Francisco Araujo APARTIDARISMO meus irmao, nao nos desculpemos porque somos repudiados telefonicamente pelos contingentes de um certo partido, se o juizo for verdadeiro nada estará sobre ele.
Francisco Araujo Afirma e reafirma se a tese for para o bem comum
Ariel Sonto heheheheh... So 'oleo'. Tsk
Homer Wolf Pior a emenda que o soneto...
Este post não esclarece nada - pelo contrário: piora as coisas. So confirma que ambos estão a querer atirar-nos areia aos olhos...

Zarito Mutana Kakakaka foi ele sim
Ivan Maússe Homer Wolf, minha consciência não está hipotecada. Ainda não precisei de pessoas para pôr areias nos olhos. Tome nota
Homer Wolf Graças a Deus!
William Damasio Mbeve a velha máxima daquele lado da instituição falou mais alto: disciplina partidária violada deve pedir desculpas publicamente para continuar no lado bom lá das estruturas superiores. jovens inteligentes vendem sua capacidade intelectual a um punhado de velhos q querem vassalagem em troca de promover todo jovem sim-senhor... q pena
Comments
Mussá Mohamad Na mosca...
111 hrs
Lucia Wiliamo Ponja Muita pena que estamos no país do pandza ,Zuma j esta a pagar a divida aqui o povo paga e tudo fica arquivado
210 hrs
Abinelto Bié Esta forma de escrever não me parece ser de Ivan Maússe. Não é uma tarefa fácil encontrar erros ortográficos nos textos de Ivan. Terá sido ele o autor deste texto, ou é um intruso?
110 hrsEdited
Iva Naene Ninguém é perfeito.
10 hrs
Abinelto Bié Claro. Mas não só isto, há outros factos. Esta publicação está desprovida dos toques de (vocabulálio) de Ivan. Mas prontos...
9 hrs
Augusto BáfuaBáfua Abinelto concordo. O Ivan já nos (mal) habituou a sua qualidade.
50 mins
Euclides Flavio Bié# vamos discutir assuntos ou pessoas?
147 mins
Thulukela Junior Muito certo...
10 hrs
Wilson C. Zano Belissima analise Ivan Maússe, estas certicimo
110 hrs
Abel Zico Eu ja vinha defendendo essa tese...Nyusi nao pode entregar Guebuza senao vai junto...E olha, a nao 'e so a divida da EMATUM que tem a mao do Ministerio da Defesa Nacional, a tal PROINDICUS tambem tem como accionista maioritario esse ministerio. Tudo planificado, um tipo que vem do nada, nao 'e nenhum lider e nao fala nada sem perguntar aos seus superiores...Em suma, uma verdadeira quadrilha que poe o elo mais fraco a se encorralar e os bigs escapam. A solucao 'e o impeachement e tirar o fantoche, talvez assim as investigacoes comecem. Olha, foi estrategico tambem o afastamento do Juiz Augusto Paulino do cargo de Procurador Geral da Republica, pois esse ja mostrava sinais de revolta em relacao a falta de independencia do poder judicial ao executivo, e podia despejar a agua um dia, e puseram la a fantoche sobrinha do PATOTUM a Sra Buchili que nao esta a ter preguica de rasgar o seu diploma de magistrada na cara de todos os Mocambicanos...
210 hrsEdited
Thulukela Junior Abel Zico se è que se pode chamar aquilo de Magistrada!!!
110 hrs
Abel Zico hahahahaha...nao sei se ainda da mesmo para chamar Thulukela Junior, aquela senhora nem estafeta dum tribunal ou procuradoria distriral serve...Porras pah!
110 hrs
Thulukela Junior Mentirosa que so vendo durante cerca de um ano EU e algumas pessoas ligavamos para a linha verde dela ou atendia e quando se apercebia que somos nós desligava ou passava a chamada para seus acessores outros hipocritas incorrregiveis... N'tlha essa gente è repesentante do proprio demonio Deus me livre!
110 hrs
Iva Naene Hahahahah.
110 hrs
Abel Zico Hahahaha...tudo mesma gang...Pessoas sem vergonha nem escrupulos....
110 hrs
Thulukela Junior Em algum momento ate um cão chega a ser mais digno de respeito que esses....
10 hrs
Ser - Huo ...e ainda dizem dizem neste paiseco não há liberdade de expressão, se até chamamos a Procuradora Geral da República de "AQUILO". Eh isto que faz muitos se desesperarem quando eh para responder a pergunta "quem é pior na falta de respeito", se o governo, ou o povo. A verdade mostra que temos potencial em insultar, que toda tentativa de argumentar algo leva um insultinho junto.
Quanto ao texto, eu tenho tenho admitir que gosto dele, perguntas boas para começar a pensar, mas é também um daqueles textos tipicos de nossso nível de democracia e percepção de justiça: temos culpados antes de nada.

10 hrsEdited
Thulukela Junior Ainda bem o senhor Ser - Huo acabou falando em democracia ... Ja disse tudo com isso... Repito aquilo (Beatriz Buchilli)
10 hrs
Zeze Junior Ainda tens dúvida?
110 hrs
Ernesto Junior as suas hipoteses sao interessantes, porem duvido que a ascencao de nyusi ao poder signifique a garantia da liberdade do ex presidente, visto que nao so em Mocambique, mas em toda africa, sem alternancia do poder exista condenacao de um ex diregente, isso so aconteceria se um outro partido ascendesse ao poder, pois segundo carotheres em mocambique temos uma politica de um poder dominante... o facto e que nao houve observancia da lei e muito menos o porque de tantas dividas... muitas zonas de penumbra que so o burreau politico da frelimo conhece e pode esclarecer.
110 hrs
Zarito Mutana Em fim. Bom dia e óptima semana laboral
45 mins

Sem comentários: