terça-feira, 12 de abril de 2016

Morreu lutador português de artes marciais após combate violento

João “Rafeiro” sentiu-se mal após combate em Dublin, em que perdeu por KO.
João "Rafeiro" Carvalho DR
O lutador português João Carvalho, mais conhecido como “Rafeiro”, morreu na segunda-feira à noite em Dublin, Irlanda, após dois dias em estado crítico, depois de se ter sentido mal no fim de um combate de artes marciais mistas.
“A Nóbrega Team vem desta forma confirmar o falecimento do seu atleta João Carvalho, que ocorreu ontem à noite no Hospital Beaumont, em Dublin, pelas 21h35 horas. É com grande consternação e tristeza que escrevemos estas palavras, informando que o óbito do atleta João Carvalho aconteceu depois de 48 horas em estado crítico”, anunciou a equipa, numa mensagem publicada no Facebook.
João Carvalho foi alvo de sucessivos golpes de Charlie Ward, conhecido como "The Hospital", num combate durante um evento chamado Total Fighting Extreme 1, em Dublin.
A equipa diz ainda que no combate de sábado foram “cumpridas todas as regras de segurança, e após um combate em que a arbitragem seguiu todos os procedimentos correctos e habituais, o atleta João "Rafeiro" Carvalho sentiu-se mal, cerca de 20 minutos depois do final do combate”.
Uma versão que é corroborada pela equipa médica que prestou cuidados a João Carvalho, durante e após o combate. "Os médicos examinaram-no entre cada round, e ele sempre respondeu positivamente aos exames. Deu respostas a todas as perguntas, como se sabia onde estava, em que round a luta estava e que dia da semana era aquele. As respostas foram perfeitas", explicou Kataryna Michlic, dona da empresa que prestou assistência aos lutadores. 
"Quando o árbitro interrompeu a luta, no terceiro round, a nossa equipa de médicos assumiu os cuidados e percebemos que ele estava a sangrar abundantemente pelo nariz. Perguntámos se sentia alguma dor no corpo ou na cabeça assim que acabou a luta, e ele disse que não, apenas relatando que se sentia muito cansado", acrescentou, em entrevista ao site SevereMMA, garantindo que o português caminhava normalmente e estava sorridente logo após o combate.
No entanto, ainda na noite do evento e depois de se saber que Carvalho tinha sido levado para o hospital, o actual campeão peso-pluma da modalidade, Conor McGregor, afirmou, em entrevista à MMA Connect TV, que o árbitro devia ter terminado o combate mais cedo. "O meu colega de equipa, Charlie, acabou de ter uma boa vitória. Aquele tipo [João Carvalho] acabou por levar grandes golpes. Mas acho que [o combate] devia ter terminado mais cedo. Sinto que estes árbitros deviam estar um pouco mais concentrados".
Segundo a descrição feita no site do Estádio Universitário de Lisboa, as artes marciais mistas contemplam “tanto a luta de chão como a luta em pé”: “São usadas técnicas de ataque (Striking) originárias de artes marciais e desportos de combate como o Kick-Boxing, Muay-thai, Karaté, Boxe e também técnicas de luta no chão (Grapling), originárias do Judo, Jiu-Jitsu Brasileiro, Wrestling, etc...”
O treinador de Charlie Ward também reagiu entretanto à morte de João Carvalho, através das redes sociais: "A IAPA [Irish Amateur Pankration Association] está a trabalhar sem descanso para avaliar todas as circunstância do evento e colaboraremos com quaisquer investigações que sejam necessárias. As nossas condolências e pensamentos estão com a família e os amigos do João, e pedimos que seja respeitada sua privacidade". 
Público

O lutador português João Carvalho, mais conhecido como “Rafeiro”, morreu na segunda-feira após um combate em Dublin, na Irlanda.

Morreu lutador português de artes marciais após combate violento
João “Rafeiro” sentiu-se mal após combate em Dublin, em que perdeu por KO.
PUBLICO.PT

Augusta Fonseca Rip. Esta morte devia servir de reflexão para a modalidade. Desporto não pode ser assim


Carlos Marxo Dias Quando o Feher morreu a jogar futebol que reflexão tirou?
Quando o Senna morreu que reflexão tirou?
Quando qualque ciclista belga morreu por atropelamento que reflexão tirou?
etc etc etc
Morreram 5 praticantes de MMA até agora. Vá estudar os temas e compare os desportos.

Gosto · Responder · 52 · 3 h


Carlos Miguel Ferreira Cada desporto com os seus riscos...

Gosto · Responder · 3 h


Augusta Fonseca Quanta agressividade. E preciso reletir com calma e depois tirar conclusões. A morte do Feher por exemplo serviu para obter exames médicos mais apertados e na formula 1 aumentou imenso a segurança dos veículos etc etc

Gosto · Responder · 59 · 3 h


LyLiana Catarina Neste caso combate foi violência extrema...ele já estava no chão sem reacção quase a desmaiar. E ainda levou muitos socos na cabeça,foi isso que o matou...

Gosto · Responder · 2 · 3 h


Ricardo Pedro Teixeira Augusta Fonseca e mesmo assim todos os anos continuam a morrer futebolistas profissionais em campo. E ainda no ano passado morreu um num acidente na fórmula. No dakar por exemplo todos os anos há tragédia.

Gosto · Responder · 2 · 3 h


Pedro Silva Carlos Marxo Dias comparar essas mortes é que preciso estudar. Qual delas tem a ver directamente com a modalidade em si?
Feher teria certamente alterações cardíacas. Os ciclistas foram situações externas à modalidade difícil de controlar. Quanto ao Senna, provavelmente foi a partir daí que aconteceram as grandes alterações na formula 1. Outras modalidades é proibido atingir o adversário em determinadas zonas exactamente por colocar a vida do atleta em risco. Esta modalidade poderia acontece o mesmo, ou não???

Gosto · Responder · 7 · 3 h


Oleg M. Lukyanenko Eu creio que a senhora Augusta Fonseca queria sublinhar a extrema violência dos desportos de combate, e esta morte serve para refletirmos sobre os riscos. Não é necessário bani-lo ou proíbilo, mas sim reduzir a tolerância para paragens das lutas quando é necessário e não levar ao extremo (um exemplo mediáticrecente é o combate de boxe de Nick Blackwell contra Chris Eubank).

Gosto · Responder · 4 · 3 h


Carlos Marxo Dias Augusta Fonseca Não seja demagogica. O Feher jogava pelo Benfica, um dos maiores clubes portugueses, com um departamento clinico de luxo. O Feher morreu por ataque cardiaco flminante, nenhuma analise clinica o poderia ter salvo.
O Senna tinha um dos carros mais seguros da F1. Foi ele que optou por reduzir as caracteristicas aerodinamicas do carro para conseguir mais velocidade. O Senna era um piloto de F1, um dos melhores de sempre, ele vivia para a F1.
Sabe o que é testosterona? Eu e a maioria dos homens temos muita. Eu sei que voce naõ compreende, mas nós homens gostamos de competir uns com os outros e de provocar. Gostamos de andar excitados com algum tipo de jogo e nos insultarmos uns aos outros, mas no final rimos e vamos beber alcool para gozar. É assim mesmo. Não tente mudar os homens para o que as mulehres são, não tem piada nenhuma.
Morreram 5 lutadores de MMA até agora. Facilmente se conclui que há desportos muito mais perigosos.

Gosto · Responder · 5 · 3 h


António Pereira Carlos Marxo Dias uma coisa é morrer por acidente outra é morrer em algo que à priori já se sabe que é bárbaro.

Gosto · Responder · 6 · 3 h


Rogério Martins Carlos Marxo Dias, não querendo entrar em polémicas, até porque nem tenho conhecimentos para tal sobre este desporto, os casos que menciona são completamente diferentes. Aqui houve uma morte por agressão (não será o termo mais correcto) de um adversário. Talvez até demasiado violenta que parece ter sido a causa da morte.

Gosto · Responder · 4 · 3 h


Augusta Fonseca Carlos Marxo Dias seja informado ou informe-se porque com os desportos não obtém testosterona de certeza quando muito adrenalina

Gosto · Responder · 10 · 3 h


Jorge Gonçalves Carlos Marxo Dias em relação ao ciclista e ao sena acho que não haja comparação possível dado tratar -se de acidentes externos a modalidade um foi atropelado, Sena antes de se despistar levou com uma peça da suspenção na cabeça que provocou desmaio Feher era doença coronária agora estas mortes são mesmo relacionadas com o desporto já pensou bem no impacto que o cerebro leva??

Gosto · Responder · 2 · 3 h


Pedro Miguel Silva Jorge Goncalves No caso do ciclismo, nao eh externo a modalidade visto que foi atropelado por uma mota q faz parte da modalidade, isto eh, as motas fazem parte de uma etapa de ciclismo.

Gosto · Responder · 2 · 3 h


Luís Filipe Fernandes Carlos Marxo Dias E quantos desportos provocam demências e outros tipos de doenças neurológicas? Muitos morrem devido a estes sintomas e nem sequer é noticia porque não morrem no ringue.Este e o boxe são os que mais danos faz ao cérebro, os atletas não são acompanhados devidamente,não existe nenhuma recomendação para que os atletas façam ressonância magnética regularmente, quando sabemos de inúmeras enfermidades causadas por estes desportos.No MMA e Boxe é carne para canhão,perdes,vais ao tapete,já eras....siga outro com cabedal para levar umas peras...!

Gosto · Responder · 3 · 2 h


João Santos As artes marciais como o judo , jiu jitsu , Wresting , King Boxing....... São desportos como outro quaisquer , conduzem-se por regras e normas como qualquer outro desporto. O que pode acontecer alguém desviar-se disso , como pode acontecer com qualquer outros desporto e isso chamam-se atitudes anti desportista , e isso claro deve ser sancionado , agora é um deporto como outro qualquer..........O que eu vejo é que existem pessoas muito picuinha , logo que vem contacto fisco "Ai Meu Deus é violência" , porque desporto para essas pessoas só existe a mente e não contacto físico corpo a corpo (que também utilizam muito a mente esses desportos).

Gosto · Responder · 3 · 2 h · Editado


Carlos Marxo Dias António Pereira Mas lutar é barbaro porquê??? Claro que as pessoas devem evitar andar à luta, mas a luta faz parte de TODOS os seres vivos. Mas em que fantasia vocês vivem?! Os policias não tem de ter treino de defesa pessoal??? Não há tantas mulheres que aprendem defesa pessoa? Isto é também MMA! Muitos lutadores de MMA são instrutores de luta pessoal, policias, soldados, etc. É uma competição, não é uma luta de rua ou de filme de hollywood.

Gosto · Responder · 3 · 2 h


Alexandre Pita Augusta Fonseca Loool ele não disse que se ganha testosterona no desporto. Disse que os homens a têm em grande quantidade (como é sabido) e que isso influencia muito a atitude. O que ele diss eestá correcto,

E não há nada a retirar deste acontecimento. Nada a pensar sobre o desporto. Foi tudo feito segundo as regras, e luta é assim mesmo.

Gosto · Responder · 1 · 2 h


Carlos Marxo Dias Jorge Gonçalves Achei piada Às suas justificações. E em relação ao João, não tem nenhum justificação? Ele podia ter estado doente e não ter dito nada a ninguém, ter uma doença desconhcida como o Feher ou ser vitima do atraso do arbitro em parar o combate, etc, etc, etc.
A sua lógica está errada. Todos os desportos tem riscos. Olhe para a estitistca da F1 -- se querem proibir a MMA então tem de proibir a F1 primeiro. Achas que um carro a despistar-se a 300 kms/h é pior que meia duzia de socos na cara? SANTA PACIENCIA!!!

Gosto · Responder · 2 h


Rodolfo Fernandes Morreu, teve azar, ele sabia bem os riscos que corria, foi assistido no local, e estava consciente quando os médicos saíram. Agora qualquer desporto de combate onde possam haver derrotas por K.O. pode levar a sérias lesões obviamente, mas quem as pratica já sabe que a isso está sujeito. Uma coisa é certa, todas as regras que possam fazer das várias ligas de modalidades campeonatos mais seguros são bem vindas para quem os pratica, bem como para os espectadores, não se pode é querer que haja desportos de combate sem violência, da mesma maneira que não se pode defender segamente uma disciplina só porque se gosta da mesma, de qualquer maneira quem já viu combates de MMA sabe que o árbitro interrompe o combate assim que há o K.O. e as vezes até antes desse limite, dependendo do estado do atleta, ou até mesmo depois do mesmo desistir!
MMA tem os seus riscos, mas tem já regras bastante rígidas, pelo que, na minha opinião, só após se apurar o que levou à morte do atleta se poderá dizer que é necessário um novo conjunto de regras ou então que a morte não teve nada a ver com a falta de regras ou a inobservância das mesmas, não julguem é uma modalidade sem a conhecer como deve de ser.

Gosto · Responder · 1 · 2 h


Carlos Marxo Dias Luís Filipe Fernandes Pá, fala então dos jogadores de rugby e futebol americano que ficam paraliticos ou senis com as placagens slevagens que levam. Deixa de ser hipocrita. O MMA é mais seguro que o Boxe, e o Boxe é mais seguro que muitos outros desportos. Esse argumento é um absurdo. O unico argumento a debater é a violencia entre dois seres humanos, tudo o resto é subjectivo. Eu aceito que haja MMA com regras e segurança porque faz parte do ser humana a luta. Aliás, acho que se devia ensinar defesa pessoal na escola a todos os miudos. Se calhar existia menos violencia no mundo se as pessoas soubesse se defender minimamente e os efeitos da violencia.

Gosto · Responder · 2 · 2 h


Pedro Miguel Silva E o ciclismo.. uma bicicleta a 100 km/h a descer... nao eh nada perigoso, para quem ve do sofa nao eh de certeza!! .... ou num sprint, basta um encosto vais ao chao e depois vem o resto do pelotao a 40 km/h cair em cima ... ciclismo tb eh perigoso, tanto eh, q ja morreram atletas e nem por isso acabou! F1 nem se fala, o Alonso livrou-se da morte ha 2 semanas, nem ele sabe bem como!

Gosto · Responder · 2 h


Carlos Marxo Dias Pedro Miguel Silva E as drogas que eles mamam são coisas porreiras para ti ou achas que se deve criticar também isso? Olha, no MMA um lutador dopado não vai muito longe... seja no ringue ou nos controlos anti-doping. Ainda recentemente expulsaram uma das estrelas por não ter cumprido as regras disso.

Gosto · Responder · 2 h


Pedro Miguel Silva Nao vai longe? Isso eh recente amigo.. so ha poucos meses USADA faz CIRT testes (Carbon isotope ratio tests) quando isso ja eh norma em muitos outros deportos.. USADA eh uma piada alias, os atletas sao controlados por tecnicos do proprio pais.. nao sao eu a dizer, o McGregor ja ele proprio o disse!! Portanto, USADA nao eh exemplo para ninguem... Ciclismo?https://en.wikipedia.org/.../List_of_doping_cases_in_cycling
List of doping cases in cycling - Wikipedia, the free encyclopedia
The following is an incomplete list of doping cases and recurring accusations of doping in professional cycling, where doping means "use of physiological substances or abnormal method to obtain an artificial increase of performance".[1] It is neither a 'list of shame' nor a list of illegality, as th…
EN.WIKIPEDIA.ORG

Gosto · Responder · 2 h


Nuno Gaspar de Oliveira então não reflictam em porra nenhuma e continuem a achar normal um gajo morrer de carga de porrada e a comparar isso com cardiomiopatia (e sim, há testes genéticos que a podiam ter detectado), dopping e acidentes em corrida. Augusta Fonseca, tenha "cuidado", às vezes o excesso de bom senso faz-nos mal Emoji wink

Gosto · Responder · 3 · 2 h


Matheus Assis Carlos Marxo Dias Como é que ao reduzir a aerodinâmica de um carro, se obtem mais velocidade? Troca-se o v6 por um foguete? Repara, que aquilo que a Augusta Fonseca diz está correcto. Refletir acerca da morte um atleta é sempre necessário, aliás adoptarmos uma mentalidade de constante melhoria é uma boa forma de garantirmos que o desporto mantém-se relevante para as gerações futuras. Gosto muito de UFC, mas se o atleta foi golpeado repetidamente no chão depois do KO, com certeza que uma investigação é necessária. Ninguém aqui, acho eu gostaria de banir ou acabar com este desporto, até porque como disseste somente 6 atletas morreram na prática. O boxe ou até mesmo o moto GP possuem taxas de mortalidade mais altas. Agora, fechar-mos os olhos e não procurarmos compreender e por ventura resolver um possível problema, não leva ninguém a lado nenhum.

Gosto · Responder · 1 · 2 h · Editado


Carla Fonseca Fonseca Respeitem o desportista que morreu
Condolências à família e amigos neste momento muito difícil.

Gosto · Responder · 1 · 2 h


Carlos Marxo Dias Matheus Assis Ao tentar resumir o que sucedeu ao Senna acabei por perder rigor, mas tu percebeste o que eu escrevi, não venhas agora com esses truques de retórica. Recentemente até sugeriram que foi uma peça que lhe bateu no capacete. Em resumo, ninguém sabe muito bem o que se passou, tal e qual como no caso do João -- porque não é normal alguém morrer com aquele conjunto de socos, basta ver os milhares de combates de MMA.
Se gostas de UFC então vê o combate do João. O arbitro devia ter interrompido mais cedo o combate, mas sabes muito bem que os lutadores ficam exaltados quando perdem por excesso de zelo dos arbtitros.
Claro que tem de existir uma reflexão sobre o sucedido. E um inquérito. Não quis passar uma mensagem errada nesse aspecto. O que me irrita é ver as pessoas a etiquetar os atletas de MMA e os adeptos da modalidade de brutos, violentos, burros, etc.

Gosto · Responder · 2 h


Carlos Marxo Dias Nuno Gaspar de Oliveira O João não estava a levar uma carga de porrada, mas sim a travar um combate de MMA, com regras e um arbitro. As suas considerações sobre o que é levar uma carga de porrada só fazem presumir que não sabe o que é lutar, nem nunca esteve numa situação critica. Fico feliz por ter uma vida calma e segura, mas nem todos tiveram essa sorte. Se um dia você levar uma carga de porrada o adversário dava-lhe um pontapé directo na cara, e não murros laterais como permitem as regras das ligas de MMA, ok? Estude os temas mais um pouco.
Entretanto sugiro que experimente uma placagem de um jogador de rugby ou levar com uma bola chutada de bica na cara. Santa paciencia.

Gosto · Responder · 2 h


Rogério Martins Carlos Marxo Dias, já toda a gente percebeu que é um acérrimo defensor deste tipo de luta, mas pare de fazer comparações com a Fórmula1 ou o ciclismo ou o futebol. Está a defender o seu ponto de vista com argumentos sem sentido.

Gosto · Responder · 2 · 2 h


Matheus Assis Carlos Marxo Dias Ah sim, é normal etiquetar as coisas de modo depreciativo quando se desconhece a realidade da coisa. Por acaso vi o combate do João e fiquei com a idéia que ele apanhou demasiado no chão, apesar de compreender realmente que um lutador pode exaltar-se naquele momento, aliás é por essa razão que existe um árbitro para controlar a luta. Acho que a chave aqui tu próprio disseste, "o árbitro devia ter interrompido mais cedo o combate" que claro apesar de não ser o único problema que deve ter causado a morte do João (não sou médico portanto não posso opinar para além deste ponto) deve ter certamente contribuído. É pena, sinceramente, perdermos um desportista, é uma pena maior que tenha sido português. Por fim, desculpe lá o "truque de retórica" era só uma piada amigo. Emoji wink

Gosto · Responder · 1 · 2 h · Editado


Carlos Marxo Dias E outra coisa, as ligas de MMA vieram preencher um vazio que existia nas sociedades modernas. Muita gente critica o MMA por ter raizes no Vale Tudo e lutas de rua, mas o facto é que as ligas de MMA vieram dar uma ordem à confusão e desordem nesse aspecto. Actualmente as lutas ilegais deixaram de existir devido à organização de ligas de luta MMA. Ainda há alguma dispersão de ligas e torneios, mas já existe um padrão mais ou menos definido de regras sobre o que se pode e o que não se pode fazer.
Eu gosto de MMA porque recupera um lado do ser humano que é real, existe e tem de ser tratado, e não ignorado.
Lutar faz parte do ser humano.
Ninguém aqui está a fomentar a violencia ou a agressividade, mas apenas o lado saudavel da luta em si mesmo. Eu nem sou praticante de MMA, mas gosto de ver lutadores a competir de forma respeitosa e segundo regras.

Gosto · Responder · 2 · 2 h


Luís Filipe Fernandes Carlos Marxo Dias Hipócrita és tu pá,falas,falas e não dizes nada,para que saibas meu irmão foi campeão nacional de boxe,grande parte de meus amigos foram boxeadores,não respondeste à pergunta que te fiz sobre doenças do foro neurológico,tens muitos casos de grandes campeões que podias mencionar,mas não convêm à merda de comentários que tens vindo a fazer sobre o assunto.Não vim comentar contra esse desporto que eu considero violento por atacar a cabeça do adversário.Daqui a pouco estás a dizer que o atletismo é violento porque se pode partir uma perna...como já falaste no ciclismo e no futebol como se fossem desportos comparáveis.Nada tenho contra esses desportos que muito respeito assim como os seus praticantes,se tu não reconheces a violência dos mesmos,então és mesmo um grande HIPÓCRITA.Nada do que digas pode me fazer mudar de ideias,conheço muito bem as modalidades e suas gentes!

Gosto · Responder · 1 h


Carlos Marxo Dias Matheus Assis É por isso que os próprios árbitros tem de ter uma formação em MMA e ter fisico adequado para estar dentro do ringue com 2 atletas de MMA que com a adrenalina ficam dificieis de chamar à razão. Quando olho para alguns árbitros de futebol profissional a dar um cartão vermelho a defesas centrais de 2 metros dá-me o riso da situação. Já por várias vezes vi arbitros a levarem sovas no futebol, mas a MMA é que é violenta. Enfim.

Gosto · Responder · 1 h


João Santos Muito provavelmente já morreram e foram decepados membros a pessoas derivado a ataques de tubarões nas costas australianas em consequência da prática de surf , do que nas artes marciais como esta. E mesmo assim a pratica de surf continua na Austrália e espero bem que continue......... Como vêm os riscos existem em todo lado e em todos desportos.........

Gosto · Responder · 1 h · Editado


André Simão Gaspar Carlos Marxo Dias No Feher começaram a apertar controlos e analises aos atletas, no caso do Senna apertaram as questões de segurança tanto a nível de carro como da pista, se não são precauções e reflexões, não sei o que será.

Gosto · Responder · 2 · 1 h


David Fidalgo Sorri foi sem quere

Gosto · Responder · 1 h


David Fidalgo Desculpem foi comentário sem intenção

Gosto · Responder · 1 h


Rogério Martins Gaita, agora são os tubarões...Bom, por mim Ponto final

Gosto · Responder · 51 min


Agostinho Pereira Bem observado Da.Augusta...!

Gosto · Responder · 31 min


Agostinho Pereira Pedro Silva, grande coice, foi o que foi,

Gosto · Responder · 29 min


Nanda Semedo Isso não é desporto nem nunca foi...o ser humano há-de continuar primitivo e bárbaro para sempre em muitos comportamentos!...


Nelson Mendes MMA é desporto sem dúvida com os seus riscos claro. Violento sem dúvida com regras sem dúvida. Um desporto que existe há centenas de anos (embora com outro nome) sem dúvida. Quem não gosta deste tipo de desporto porque acha violento não deveria dizer...Ver mais

Gosto · Responder · 28 · 3 h · Editado


Nina Raposo Que mania de virem com o tempo. A centenas de anos existia a escravatura, as penas de morte cruel, a tortura, etc... e nem o tempo serviu para proibir o que devia, mas quando se fala de tourada e de certis desportos o tempo serve para justificar a barbarie.

Gosto · Responder · 10 · 3 h


Miguel Costa Isto não é um desporto: é um combate entre bárbaros que não batem bem da bola. Ponto final.

Gosto · Responder · 9 · 3 h


João Campos Como disse António Vitorino d'Almeida “Se tourada é cultura, canibalismo é gastronomia”,resume-se tudo a uma questão de semântica e vivemos felizes para sempre, trocando a moral pela retórica e a ética pela opinião e cultura é o que um homem quiser.

Gosto · Responder · 9 · 3 h


Nelson Mendes Comparar tourada a MMA é como dizer que fazer amor é igual a uma violação. na tourada e na violação um dos intervenientes não quer estar ali. Em relação aos bárbaros como lhe chamam conheço vários com curso superior e com humildade e sentido humanitário acima de muitos. Bárbaro vem da definição de pessoa não civilizada acho mais bárbaro bancos desalojarem famílias do que dois adultos conscientes que treinam e afinam os corpos para depois se me medirem em combate. Talvez a palavra que procura é guerreiro mas infelizmente este mundo civilizado que deixa morrer crianças afogadas para fins políticos e civilizados desconhece o sentido da palavra guerreiro. Eu movo me por entre algumas pessoas que têm tudo, valem milhões e são influentes e devo vos dizer que nunca encontrei simpatia mais sincera do que dentro de um tatami. Vocês têm direito a vossa opinião sem dúvida mas vejam quantos ídolos modernos treinam MMA vejam documentários sobre o assunto vejam iniciativas que teem o pano de fundo o MMA e tiram jovens da rua, da droga. Volto a dizer falem do que sabem e as vezes ver não é saber. Foi triste está morte sem dúvida daí a rotular uma modalidade como Bárbara e que não é desporto é ridículo e redutivo. Volto a dizer falem do que sabem e se quiserem saber existe várias academias que vos aceitam de braços abertos. No tatami não existe rico nem pobre existe conhecimento. E a cunha, a influência política fica de fora. É um dos momentos mais puros em que uma pessoa fica a saber o que realmente é física e psicológicamente. Porque o MMA é um jogo de xadrez humano especial.

Gosto · Responder · 16 · 2 h · Editado


Rodrigo Gonçalves Da Silva Miguel Costa Estão lá porque querem. É melhor que os impostos que nos são tirados coercivamente.

Gosto · Responder · 1 · 2 h


Elizabete Elizabete Nelson Mendes Assim sendo...para resumir tanto paleio, afinal todos morremos de qualquer coisa,,, continue a defender combates (desportos) violentos e ....venha a morte!!!?

Gosto · Responder · 1 · 1 h · Editado


Rui Marques Antes de mais o meu pesar à família e amigos do atleta. Infelizmente foi mais uma triste notícia esta da morte de mais um atleta luso que nos deixa tão cedo. É certo que só pratica este desporto quem quer, mas... De certeza que nenhum destes atletas está lá para morrer, senão deixava de ser um desporto., e como desporto que é, supostamente é para ser visto e apreciado por famílias. Por muito violento que que, como diz o Nelson Mendes, seja o automobilismo, o motocrosse, o surf, etc, os praticantes não andam a bater uns contra os outro até morrerem, salvo alguns acidentes. Neste caso penso que não se trata de um acidente. Trata-se de levar o limite ao extremo e mais além. Como desporto que é nunca deveria acabar desta forma. Espero que não considerem estas palavras uma crítica. É só um desabafo e uma opinião minha, até porque apesar de não gostar de certas coisas respeito a vontade e a preferência de cada um. Um bem haja.

Gosto · Responder · 1 h


Vitor Manuel Santos Pires O erro foi do árbitro, caso não tenham conhecimento do que aconteceu na arena.

Gosto · Responder · 1 h


Vitor Manuel Santos Pires Morre atletas em todas as competições, mas no vosso modo de ver as coisas, o futebol devia acabar, graças à violência gratuita, mesmo até fora de campo pelos adeptos.


Mário Estevam o boxe olimpico tem proteções e máscaras... ganha-se aos pontos e raramente por desistência física.

isto é uma brutalidade gratuita embora voluntária.

Gosto · Responder · 33 · 3 h

Ocultar 21 respostas


21 de 26
Ver respostas anteriores


Mário Estevam o objetivo é vencer o adversário, não é destruir o adversário.

Gosto · Responder · 2 · 3 h


Mário Estevam no MMA partem-se pernas, braços e tudo o mais que se quiser... não é desporto.

Gosto · Responder · 3 · 3 h


Ivan Laranjeiro E no MMA não se ganha aos pontos quer ver?

Gosto · Responder · 1 · 3 h


Diogo Miguel Obviamente em qualquer desporto de podem partir membros

Gosto · Responder · 3 h


Diogo Trigo E o boxe tem a vantagem de poderes sofrer mais do que uma contusao por combate. Knock down, 10 segundos para melhorar um bocadinho, volta la para dentro para chocalhar o cerebro. No MMA, se o arbitro fizer o bom trabalho, nocauteado nao recebe mais do que um ou dois murros desnecessarios, no maximo. As luvas mais pequenas tambem diminuem, e muito, o impacto de cada soco.

Gosto · Responder · 3 h


Hugo Loureiro Nitidamente o Mário Estevam não faz a mínima ideia do que está a dizer... Mas fica bem dizer isto agora, quando aconteceu um acidente em tantos anos de MMA. Bravo ganhou uns likes!

Gosto · Responder · 1 · 3 h


Tiago Urzal Pimenta Bem falado, isto aqui é.pura violencia

Gosto · Responder · 1 · 3 h


Mário Estevam desporto é técnica não é força bruta. A vitória que conta é por pontos, os golpes mais certeiros. O KO deve ser evitado.

Gosto · Responder · 2 · 3 h


Ricardo Nuno se tivesse acontecido isto na rua , luta entre 2 pessoas , era o que ?

Gosto · Responder · 4 · 3 h


Fred Cordeiro e o boxe profissional? Emoji wink

Gosto · Responder · 2 h


Mário Estevam o boxe profissional joga-se a dinheiro, bastante dinheiro.
por isso não tem proteções.

Gosto · Responder · 2 h


Mário Estevam se há dinheiro, não há ética no desporto.

Gosto · Responder · 2 h


Carlos Marxo Dias Mário Estevam Agora fiquei curioso. O que são para si "desportos de combate" toleráveis?

Gosto · Responder · 1 · 2 h


Mário Estevam aqueles cujo o objetivo é vencer por pontos ou outra forma de classificar e que não procurem a desistência física do adversário como uma forma de vencer.

Gosto · Responder · 2 h


Tiago Meneses Mário tens direito a tua opinião mas revelas extrema ignorância nos teus comentários. Desportos de combate só deviam ganhar se aos pontos? Qual a lógica? Ninguém obriga ninguém a ser praticante e profissional. Falsas hipocrisias não fazem falta a uma discussão que se quer séria.

Gosto · Responder · 1 · 2 h


Daniel Sadio Uma morte lamentável, mas sobretudo evitável.

Gosto · Responder · 2 h


André Costa Silva Da mesma maneira que também se luta MMA por 100€, também se luta boxe por 100€. Não é só no boxe que se luta por milhões, meu ignorante. Também há uma dúzia de lutadores de MMA que cada vez que lutam metem vários milhões ao bolso - pouco menos que no boxe onde também são uma dúzia os que o ganham.

Gosto · Responder · 1 h · Editado


José Luis Faria Mário tens noção que as luvas de boxe são muito maiores e causam maiores danos cerebrais que as luvas pequenas de MMA? Tens noção que no boxe por causa da regra dos 8segundos um atleta pode levantar-se e acabar por levar 2 ou 3 KOs numa só luta, enquan...Ver mais

Gosto · Responder · 1 · 59 min


Diogo Trigo José Luis Faria Exato. As luvas estao la para proteger as maos do atacante, nao a cabeCa do atacado. As luvas garantem que as maos nao se partem quando batem com mais forCa.

Gosto · Responder · 51 min


Diogo Trigo Ja agora, http://www.cmjornal.xl.pt/.../dois-jogadores-de-xadrez...




Dois jogadores de xadrez morrem durante torneio
CMJORNAL.XL.PT

Gosto · Responder · 41 min


Jorge Dias Uma observação para todos os entendidos, de alguém que não percebe nada: segundo eu sei, MMA significa Mixed Martial Arts, certo? Agora, nas outras artes marciais de competição (tipo Tae Kwon Do, Karate, Judo, Kick Boxing, etc) onde é que há este tipo de violência ao ponto de se ter um ringue ensanguentado por todo o lado?
OK, só vão para la se quiserem, mas não seria já altura de se modificar um pouco as regras para evitar que estas situações aconteçam em vez de se esperar pelas estatísticas para se ter números suficientes de acontecimentos? Porque quando vêm para aqui dizer que neste ou naquele desporto já morreram mais que no MMA, se calhar estatisticamente é mais provável que aconteça, afinal quantos jogadores de futebol, ou pilotos de automobilismo existem no mundo comparado com o número de praticantes de MMA.
Já agora, quando foi a última morte numa competição oficial das artes marciais que enumerei antes, aquelas de competição verdadeira?!


Bruno Feliz É de lamentar a morte de qualquer ser humano, mas lamento muito que existam velhos do restelo por todo o lado , que argumentam sem fundamento , qualquer desporto acarreta dedicação , amor , suor , lágrimas e muitas horas de trabalho , e como é lógico tudo na vida tem um risco , este atleta sabia quais os riscos, teve azar .
Sinceramente não vi uma agressividade extrema no combate tendo em conta muitos outros já visualizados por mim. O mal nesta situação foi não ter a capacidade de desistir, pois são treinados como guerreiros e os guerreiros não desistem, este sim foi o segundo maior erro , o primeiro foi perder a vida . OSS.

Gosto · Responder · 3 · 2 h · Editado


Mariana Pereira Chamar a isto desporto não faz sentido (que me perdoem os fãs da modalidade), penso que ao ser praticado devia ser obrigatório o uso de proteções e capacete, iriam evitar-se muitas mortes e lesões graves a nível cerebral. Infelizmente, há mais uma morte a lamentar!

Gosto · Responder · 3 · 3 h


Alexandre Pita Existem montes de desportos de combate em que não se usa capacete. Seria ridículo passarem a usar capacete, Luta é assim mesmo.
Com capacete os combates demorariam o triplo do tempo até alguém desmaiar x)

Gosto · Responder · 2 h


José Luis Faria Mariana tens boas intenções mas a tua lógica não passa para a pratica. Com o capacete acontecia o mesmo que acontece com o futebol americano vs rugby. Quanto mais protecção mais violenta se torna a pessoa e mais danos causa. Sem proteção um lutador se tente dar um murro a 100% parte a própria mão. Com luvas grandes e capacetes etc essa barreira natural desaparece. E ver os casos de demência mental no futebol americano onde se vestem como gladiadores vs rugby onde andam de calções e polo

Gosto · Responder · 1 · 52 min


Diogo Trigo "iriam evitar-se muitas mortes e lesões graves a nível cerebral". Salvo erro este é o segundo caso de morte relacionado possivelmente com golpes em MMA. Deve haver mais gente que morreu por ter sido tropecado num action man e batido com a cabeCa no chao.


Mike Dupont Dupond não percebo o que tem de desporto duas pessoas a tentarem espancarem-se ao limite, desporto deveria ser algo saudavel e que traga boas energias, o contrario destas lutas violentas.

Gosto · Responder · 4 · 2 h


Antonio Gomes Caso para dizer: Quem morre por gosto morre feliz. Isto que aconteceu, eu vi uma vez ,é duma brutalidade sem limites. Não há gente com miolos no cimo da terra que acabe com esta merda de vez?

Gosto · Responder · 1 · 36 min


Ana André Eu também não gosto deste tipo de desporto e ficava com o coração nas mãos sempre que o meu ex me dizia que ia ou queria voltar a fazer, mas é desporto e todos tem os seus perigos.
Era a paixão dele, é isso que temos de perceber.
Parar também traz perigos...
Os meus sentimentos à família. Essa sim, agora é quem mais precisa de apoio e não de palavras descabidas...

Gosto · Responder · 9 · 3 h · Editado


Teresa Kaufmann Sampaio A morte de alguém e ainda por cima jovem é sempre muito triste principalmente quando essa morte podia ter sido evitada. Espero que sirva de exemplo.


Rui Carmo Tourada, mas sem touros. Com dois homens. Pergunto-me quais as consequências para quem lhe rebentou os miolos com porrada. E qual a diferença entre parti-lo todo dentro de um ringue, ou no meio da rua. Na prática, nenhuma. É um homicídio.

Gosto · Responder · 7 · 3 h


Carlos Marxo Dias Então o Senna e o Feher foram assassinado também?
O seu comentário é que é um homicido ao bom senso.
O Judo para si já é fofinho ou também é um desporto de luta?

Gosto · Responder · 3 h


David Pereira Não é um homicídio porque isto é um desporto em que as pessoas assinam um termo de responsabilidade antes do combate. Regem-se por regras como qualquer desporto. Uma pessoa sabe que todo e qualquer desporto de contacto tem os seus riscos. Agora dizerem que é uma tourada...é um ponto de vista parvo...mas um ponto de vista!


Carlos Santinhos Artes marciais são um desporto. Ponto. Lembro-me de mortes em quase todas as modalidades mais conhecidas, como futebol, automobilismo, Basketball, rugby, atletismo, ski... Cada um treina e assume os riscos do seu desporto. Infelizmente acontece. Deixem-se de comentários ridículos, como comparar mma com touradas. No mma são duas pessoas conscientes que desejam estar ali, ninguém é obrigado. Agora na tourada é um animal a ser massacrado para deleite da multidão hipócrita. ..

Gosto · Responder · 6 · 2 h · Editado


Nina Raposo Terem a lata de chamar desporto ao crime e do mais repugnante que ja vi. Isto e crime, e um homicidio violento mesmo que consentido. Quem o pratica sao monstros violentos, assassinos.

Gosto · Responder · 5 · 3 h


David Pereira Escrever porcaria desta é que é crime. Um "homicídio" a toda a inteligência. Todos comentam e debitam barbaridades....simplesmente terem uma opinião com bases e fundamentada é que é difícil. Tenha algum respeito pelos praticantes, pela familia enlutada, pelos amigos de "treino" e pelo desporto em si! Meta as mãos na consciência antes de escrever por favor.

Gosto · Responder · 5 · 3 h


Nina Raposo Ha outra forma de ver isto? Ha um homem que morreu em consequencia de pancada brutal. Nao tenho nenhum respeito por quem pratica isto. Isto e um crime consentido ou nao e um crime e a morte um assassinato. Nao hexiste outra forma de classificar isto.

Gosto · Responder · 2 h


David Pereira Assim como existem outros que têm arritmias por excesso de esforço no futebol, por falhas técnicas noutras modalidades. A Srª sabe que ambas as pessoas entram de forma consentida nisto certo? Sabia que a taxa de mortalidade no MMA é de 5 atletas até aos dias de hoje...certo? Sim é pancada (visto por olhos mais leigos) mas envolve muita preparação, dedicação, e infelizmente muitas vezes baixos meios económicos e muita vontade. E não é um assassinato. Foi uma infelicidade.

Gosto · Responder · 2 h


Nina Raposo Comparar futebol com isto e no minimo ridiculo.

Gosto · Responder · 1 · 2 h


Fred Cordeiro LOL aposto que eu sendo assassino como diz. Ja toquei positivamente em mais vidas do que a senhora fara na sua vida inteira.. mas pronto eu e todos os meus colegas soomos assassinos violentos AHAHHAH

Gosto · Responder · 1 · 2 h


Fred Cordeiro se um ciclista morre atropelado ou um jogador do feher morre tambem conta como suicidio?

Gosto · Responder · 2 h


David Pereira Mas simplesmente tenho que lhe dar um exemplo básico para que entenda, visto que de desportos de combate percebe tanto como eu de mecânica! Não deixou de circular o assunto do baixo índice de mortes neste desporto e comentar de forma básica. Sabe porque é que eu não comento artigos de mecânica? Porque não tenho bases do mesmo...reflicta nisso!

Gosto · Responder · 2 h · Editado


Nina Raposo Desista, combate nao e nem nunca sera desporto.

Gosto · Responder · 2 h


David Pereira Nina Raposo claro. Assim como comentador de facebook! Ao menos neste levanta-se o rabo da cadeira

Gosto · Responder · 1 · 2 h


Diogo Miguel Ahah btw Parabens Fred Cordeiro !


Roberto Vieira Toda e qualquer violêcia deveria ser proibida, nunca incentivada,nunca aplaudida e, sobretudo, nunca patrocinada ! E toda agressividade deveria ser assistida, medicada e controlada, nem que para isso recorrecem à castração !

Gosto · Responder · 21 · 3 h


Diogo Miguel Todos os combates acabam com um abraço entre os adversários. Agora pense

Gosto · Responder · 1 · 3 h


Carlos Marxo Dias Ouça lá, quando lhe aparece alguém o violar ou alguém da sua familia, também é isso que lhe diz ou defende-se recorrendo à violencia se necessário? Os policias não devem receber treino de luta?
Um dos maiores campeões de MMA era um policia croata, um idolo nacional e um exemplo para todos os putos. Mas se calhar para si, é melhor aplaudir o gordo do Preço Certo.
Tenha vergonha e saiba respeitar os atletas que fazem da Luta um desporto digno. O MMA não é para fomentar a agressividade mas sim a natureza humana competitiva e saudavel.
Há mais respeito entre lutadores de MMA do que no futebol por exemplo, onde se insultam, cospem, agridem, etc.
Já agora, quando pilotos morreran na F1?

Gosto · Responder · 2 · 3 h


Raul Aarão Mourão Valadares E violência em tirinhas cómicas também devia ser proibida?

Gosto · Responder · 1 · 3 h


Ricardo Sá Pinto Portanto - o senhor defende a mutilação forçada de outras pessoas, é isso? E uma lobotomiazita só assim naqueles casos mais graves, talvez? Só por curiosidade, onde estaria o limite: na fogueiras caso não partilhassem a mesma fé?

Gosto · Responder · 4 · 3 h


Carlos Santinhos Melhor que castração, seria a decapitação de mentecaptos como tu....

Gosto · Responder · 2 · 2 h


David Pereira Obrigado pela opinião bastante elucidativa Drº Salazar! Sua palavra é lei!


Carlos Marxo Dias Morre o Senna ou o Feher ninguém poe em causa a modalidade. Morre um praticante de MMA aparece um bando de fofinhos a dizer disparates sobre este desporto. Bastaria olhar para a estatistica para ver que o MMA tem um nivel de segurança que compensa o risco. Aliás, uma das principais caracteristicas do MMA é a DEFESA PESSOAL, logo a maioria dos lutadores treina para resistir e evitar os golpes. Mas para a cambada de ignorantes que aqui distorcem as coisas parece que o MMA é uma mera luta de rua ou uma luta daqueles fimes chineses ou de hollywood. Vão estudar as coisas!

Gosto · Responder · 10 · 3 h

2 respostas · 3 h



Josenildo Galdino Lima rapaz morreu porque estava jogando xadrez? ou futebol? enfim morreu por que levou muitos golpes na cabeça então não venham dizer que o mma é um esporte seguro, tinham que acabar com isso que chamam de esporte me desculpem os que não concordam.

Gosto · Responder · 2 · 1 h

1 resposta



Jorge Poço Claro Pode acontecer em qualquer desporto (inclusive no futebol)! Descanse em paz... Pêsames à família e amigos chegados.

Gosto · Responder · 4 · 3 h


Fernanda Ribeiro Que raio de desporto é este onde se pode socar a cabeça do adversário até ele morrer?

Gosto · Responder · 3 · 1 h


Ricardo César Gonçalves O MMA em nada tem a ver com o " vale tudo " . Ao contrário do " vale tudo " Não são permitidos certos golpes como cotoveladas ou pontapear o adversário no chão . Sendo um desporto de contacto , obviamente que tem os seus riscos . Também se morre no boxe ou no K1 . Provavelmente morreu com alguma hemorragia interna ou aneurisma. Não comecem a castigar a modalidade e o jornalista que montou a peça deveria ter feito melhor o seu trabalho de casa .

Gosto · Responder · 1 · 2 h


Diogo Trigo No meio desta historia triste, isso ainda eh o minimo. Mas sim. MMA é na as mesmas regras de kickboxing com ground and pound e as mesmas regras de submissoes que o ADCC. "vale tudo"...


Sérgio Branco RIP
é isto desporto?
Como hão dezenas de pessoas a festejar?
definitivamente o mundo é um lugar perigoso

Gosto · Responder · 1 · 1 h · Editado


Paulo Silva hoje falamos da morte de um jovem, que como todos os outros tinha os seus sonhos e que deixa de certeza familiares e amigos de luto. amanha falem se quiserem noutro contexto do MMA e das lutas. descansa em paz

Gosto · Responder · 1 · 1 h


Diogo Miguel O homem morreu a fazer o que gostava. Era sua escolha praticar este desporto. Acidentes acontecem... é duro é pra familia que cá fica. Força

Gosto · Responder · 9 · 3 h


Lino Santos Desporto? Arte Marcial? Chamemos as coisas pelos nomes: isto é um crime. Quem permite estes "desportos" (como Vale Tudo-o nome diz tudo) é criminoso.

Gosto · Responder · 3 · 3 h

1 resposta



Helder Ferreira Estas "artes" não são mais que um incentivo à violência gratuita. Teve o que pediu.
Ver respostas anteriores


San Christine Leio os jornais irlandeses e concluo:
comentarios dos irlandeses: RIP
comentarios dos portugueses: teve o que merecia

.... Eu tambem nao aprecio este tipo de luta, portanto simplesmente nao vejo. Mas nao ando por ai a dizer que o rapaz merecia morrer. Um bom dia para si, que bem precisa.
Ver mais respostas


José M Villa Lobos Mandingo moderno. Uma pena. Olhando para o tapete deve ser o primeiro desporto com mais sangue derramado.

Gosto · Responder · 1 h


Hugo Saraiva estou a ver que para alguns os sentimendos sao mais importantes que a liberdade dos outros. vamos proibir tudo o que nao gostamos

Gosto · Responder · 2 h


Luis Lemos Se tivessem cumprido todas as regras de segurança, a selvajaria nem tinha começado. É tempo de proibirem estes "combates"!!!!

Gosto · Responder · 2 · 2 h


João Santos Brutalidade gratuita promovida por quem gosta, protagonizada por quem gosta e sofrida por quem gosta. Eu fico chocado com estas notícias mas ha muita gente que gosta de ver o sanguezinho a jorrar . Nao se contentam com o Blade . Posto isto, amigos, porrada pra frente!

Gosto · Responder · 3 · 3 h


Célia Grimaneza Só luta quem quer e obviamente que sabem os riscos que acarreta! É lastimável o facto de permitirem este tipo de "desporto"!

Gosto · Responder · 1 · 3 h

2 respostas · 1 h



M Lurdes Rodrigues Nunca gostei deste tipo de desporto, acho que é muito violento!

Gosto · Responder · 1 min


Pedro Dias PARA QUANDO proibir ESTAS " MANISFESTAÇÕES " de IMBECIALIDADE e estupidez..... claro que só podia dar nisto....... bando de idiotas...PROIBAM ESTA MER...........................

Gosto · Responder · 2 · 3 h

5 respostas · 45 min



Ricardo Mendes da Fonseca Desporto de merda que faz ganhar muito dinheiro aos que o exploram. Luta de cães é proibido, já pessoas é na boa!

Gosto · Responder · 3 · 3 h

4 respostas · 22 min



Joaquim Macedo Isto não é desporto, chamem outra coisa qualquer a estas modalidades violentas.

Gosto · Responder · 3 · 3 h
32 de 89
Ver mais comentários
Escreve um comentário...

Sem comentários: