quinta-feira, 21 de abril de 2016

Hillary e Trump vencem primárias de Nova York

Trump, Cruz e Kasich tentam conquistar líderes republicanos


Cada um dos três postulantes está tentando convencer os membros do RNC, alguns dos quais são delegados da Convenção Nacional Republicana que irá escolher o candidato oficial
Por Redação, com Reuters – de Nova York:
Os pré-candidatos republicanos à presidência dos Estados Unidos estão fazendo um esforço imenso para conquistar líderes partidários cujo apoio pode ser crucial no momento em que a disputa pela indicação entra em uma fase crítica.
Favorito nas pesquisas, Donald Trump enviou representantes e Ted Cruz e John Kasich compareceram a uma reunião do Comitê Nacional Republicano (RNC, na sigla em inglês) na quarta-feira em uma estância à beira mar do Estado da Flórida, na qual líderes eleitos da legenda de todo o país estão reunidos para três dias de conversas centradas principalmente na convenção presidencial de julho em Cleveland.
Os pré-candidatos republicanos à presidência dos Estados Unidos estão fazendo um esforço imenso para conquistar líderes partidários
Os pré-candidatos republicanos à presidência dos Estados Unidos estão fazendo um esforço imenso para conquistar líderes partidários
Cada um dos três postulantes está tentando convencer os membros do RNC, alguns dos quais são delegados da Convenção Nacional Republicana que irá escolher o candidato oficial, de quem tem a melhor chance de sair vitorioso da convenção e da eleição presidencial de 8 de novembro.
O encontro ocorre depois de Trump, de 69 anos, recuperar ímpeto na corrida republicana na esteira de uma vitória esmagadora sobre Kasich e Cruz na primária de Nova York na terça-feira. O resultado elevou para 845 o número de delegados conquistados pelo magnata, enquanto Cruz tem 559 e Kasich meros 147, de acordo com a agência de notícias Associated Press.
A cifra total de delegados republicanos inclui aqueles que têm liberdade de apoiar o pré-candidato de sua escolha.
Para ser o escolhido, qualquer postulante precisa de 1.237 delegados. Cruz, senador de 45 anos do Texas, e John Kasich, governador de 63 anos de Ohio, estão tentando evitar que Trump obtenha a indicação do partido para poderem forçar uma convenção disputada –quando nenhum dos pré-candidatos chega à convenção com o número suficiente de delegados.
– Ted Cruz é matematicamente incapaz de vencer a corrida – tuitou Trump na quarta-feira.
Mas Cruz afirmou em uma coletiva de imprensa que “o que está claro hoje é que estamos a caminho de uma convenção disputada”.
Kasich disse que as pesquisas de opinião mostram que ele é o único pré-candidato republicano que pode derrotar a pré-candidata democrata favorita, Hillary Clinton.
– Minha mensagem aos delegados é que eu posso vencer – disse Kasich a repórteres na noite de quarta-feira. “Isso está refletido em todas as pesquisas.”
Cruz se queixou de que a insistência de Kasich em continuar na disputa depois de só ter vencido a primária de seu próprio Estado significa que ele esta tentando ser um estraga-prazer e acabar se tornando vice-presidente de Trump.

Hillary e Trump vencem primárias de Nova York


Para Hillary, a favorita democrata, a vitória sobre Bernie Sanders pôs fim a uma série de sucessos do auto intitulado socialista
Por Redação, com Reuters – de Nova York:
O pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos Donald Trump e a pré-candidata democrata Hillary Clinton conseguiram vitórias expressivas nas primárias partidárias de seu Estado, Nova York, na terça-feira, e afirmaram que são praticamente inevitáveis como os candidatos presidenciais de seus respectivos partidos.
A democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump
A democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump
A vitória esmagadora de Trump sobre o concorrente Ted Cruz na votação redirecionou o ímpeto da corrida republicana para o magnata e favorito nas pesquisas, e membros do Comitê Nacional Republicano começam a se reunir na Flórida nesta quarta-feira para debater a convenção de julho que irá oficializar seu candidato.
Para Hillary, a favorita democrata, a vitória sobre Bernie Sanders pôs fim a uma série de sucessos do auto intitulado socialista de 74 anos e lhe deu o impulso que precisava para as primárias difíceis que virão a seguir.
Os indicados das duas legendas irão se enfrentar na eleição presidencial de 8 de novembro.
O êxito de Trump, comemorado ao som de “New York, New York” na voz de Frank Sinatra na Trump Tower de Manhattan, marcou uma reação à derrota do bilionário no Estado de Wisconsin duas semanas atrás e o encaminhou para mais uma vitória em 26 de abril, quando Pensilvânia, Connecticut, Rhode Island, Delaware e Maryland votarão em primárias.
Com uma equipe de campanha renovada e um desempenho mais preciso, Trump tem procurado melhorar sua postura como postulante à Casa Branca nas últimas semanas. O tom de seu discurso de comemoração esteve afinado com um estilo mais contido do que aquele adotado com frequência pelo empresário do setor imobiliário no passado.
– Não temos mais o que se poderia chamar de uma corrida, baseando-se no que estou vendo na televisão – disse Trump enquanto várias emissoras previam uma vitória folgada para o republicano. “O senador Cruz está quase eliminado matematicamente”.
Como ficou com a maioria dos 95 delegados de Nova York, Trump chegou mais perto dos 1.237 que necessita para obter a indicação partidária de imediato, menos que isso provocará uma “convenção disputada” quando seus correligionários se reunirem entre 18 e 21 de julho em Cleveland para confirmar o nome do partido para o pleito do final do ano.
Cruz, senador de 45 anos do Texas, ficou em terceiro em Nova York e fez seu discurso na Filadélfia, onde já se prepara para a disputa na Pensilvânia. Ele pediu que os republicanos se unam em torno de sua candidatura. John Kasich, governador de Ohio, pretende usar seu segundo lugar em Nova York como uma prova de que está emergindo como principal adversário de Trump nas próximas primárias.
Entre os democratas, Hillary não chegou nem perto do nocaute que precisava para tirar Sanders do páreo, mas o sorriso largo com que fez seu discurso de comemoração disse muito sobre a importância da vitória no Estado que representou como senadora na tentativa de se tornar a primeira mulher presidente dos EUA.
– Hoje vocês provaram mais uma vez que não ha lugar com o lar – disse Hillary. “Esta foi pessoal”.

Sem comentários: