sábado, 2 de abril de 2016

Exército moçambicano ataca base da Renamo na Gorongosa

Ofensiva começou às 9 horas da manhã e já foram registadas mais de 20 explosões.

O exército moçambicano realiza desde as 9 horas da manhã desta sexta-feira, 1, uma ofensiva contra a base da Renamo na Gorongosa, na província de Sofala, soube a VOA de fonte segura.

Até ao momento já foram escutadas cerca de 20 explosões e alguns terão acontecido em áreas onde reside a população civil "porque os militares estão a ter dificuldades para atingir a base da Renamo", adiantou a mesma fonte.

Desconhece-se, por agora, se o presidente da Renamo Afonso Dhlakama encontra-se no local.

A VOA continua a acompanhar esta ofensiva do exército moçambicano que acontece um dia depois de findo o prazo dado pela própria Renamo para começar a governar nas seis províncias do centro e do norte no país onde, diz, ganhou nas eleições de Outubro de 2014.

VOA – 01.04.2016


Renamo justifica adiamento da tomada de poder em seis províncias moçambicanas com crise militar

A Renamo justificou hoje o adiamento do prazo do fim de março, dado pelo presidente do maior partido da oposição em Moçambique, para a tomada do poder no centro e norte do país com o agravamento da situação militar.

"Os planos mantêm-se mas agora há ofensivas muito sérias, confrontos muito sérios na Gorongosa desde quarta-feira", disse à Lusa o porta-voz da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), em relação ao objetivo do líder do seu partido, Afonso Dhlakama, de tomar o poder em seis províncias (Nampula, Niassa, Zambézia, Sofala, Tete e Manica) até ao fim de março.

Segundo António Muchanga, o líder da oposição mantém-se na serra da Gorongosa, província de Sofala, mas sem precisar o local exato, numa região, que, segundo a Renamo, tem sido severamente bombardeada nos últimos dias pelas Forças de Defesa e Segurança.

"A principal preocupação agora é ver o que se pode fazer para salvar vidas", observou o porta-voz.

Fontes locais do braço armado da Renamo ouvidas pela Lusa dão conta da utilização de armamento pesado na serra da Gorongosa nos vários dias.

"Hoje, das 09:00 às 14:00 tinham sido disparados pelo menos 20 morteiros", descreveu à Lusa uma das fontes a partir da Gorongosa.

Um jornalista local disse por sua vez que os bombardeamentos eram escutados na vila da Gorongosa, adiantando que se instalou o medo em vários bairros.

A Lusa tentou ouvir as autoridades provinciais das Forças de Defesa e Segurança, mas sem sucesso.

Os últimos dias têm sido acompanhados de uma intensificação dos apelos para a paz e para o diálogo por parte do Governo moçambicano, pela Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique), partido no poder, organizações de sociedade civil e corpo diplomático acreditado em Maputo.

A Renamo não reconhece os resultados das eleições gerais de 2014 e ameaça tomar o poder nas seis províncias onde reivindica vitória no escrutínio, tendo apontado março como o mês em que ia assumir a governação naquelas regiões.

As últimas semanas têm sido marcadas por um agravamento da situação militar, com registos de confrontos entre as duas partes e de emboscadas atribuídas a homens da Renamo nas principais estradas do país, atingindo viaturas militares e civis.

As autoridades determinaram em fevereiro a criação de escoltas militares obrigatórias em dois troços na província de Sofala da N1, a principal estrada do país, enquanto ao vizinho Malaui o número de refugiados em fuga da província de Tete ascende a pelo menos 11 mil.

A Renamo sujeita a retoma do diálogo à mediação da África do Sul, União Europeia e Igreja Católica, mas sugere que eventuais negociações não pararão a ameaça de tomar as províncias do centro e norte do país.

HB/AYAC // EL

Lusa – 01.04.2016

Comments

1
Nao se preocupe, irmao Chuphai! O desgovernador de Manica desdiz e desfala visto que foi falhado por balas dum grupo de dissidentes dentro da Frelimo. Trata-se dum ataque que infelizmente a Renamo disse ter sido autora. Isto nao é verdade, senhores/senhoras.
Lembra-se do ataque contra o bandido-mor Afonso Dhlakama em Manica por um grupo de dissidentes dentro da Renamo, e agora infelizmente um chefao da Frelimo acabou de dizer que foi a Frelimo a autora do ataque.
Deixe ests bobos nos entreterem e fazerem rir. Eu gosto muito deles por isto; por causa das suas fanfaronices.... Eles sao os nossos anti-herois.
2
Infelizmente, a guerra esta matar a nossa gente e a destroçar os moçambicanos -- uns a viver nas matas como animais selvagens e outros em refugios no Malawi, Zimbabwe. Este é o resultado da obra prima da administraçao Nyusi. A Renamo ja vinha controlando muitas zonas e agora com esta guerra Guebuza/Nyusi, a Renamo concretisara a sua administraçao de seis provincias nao pacificamrnte como o Dhlakas tinha sonhando, mas a força.
Talvez que o Dhlakas se for consequente terminara como o nosso futuro ditador vitalicio que tera imposto o seu DIKTAT (alemao) la em Lourenço Marques, que a Frelimo agora diz chamar Maputo.
3
Chuphai said...
Concordo plenamente com o que o autor deste texto diz. Hoje fiquei surpreso pela notícia de destaque da STV sobre discurso do governador da província de Manica na UNIZAMBEZE. Ele disse para as pessoas (em particular os estudantes do ensino superior) para não ler as redes sociais, acho que foi muito infeliz porque a actualidade real aparece nas redes sociais e isto seria mutilar os estudantes.
Talvez ele não quer que as pessoas saibam da verdade uma vez o governo não permite que as saibam que os homens armados da Renamo já controlam a bel prazer as zonas de produção, falo do campo, razão da falta de comida nas cidades, também não quer que a Renamo já tem ousadia de atacar as escoltas do governo na sua província e muitos guardas do seu governo perderam a vida em Honde na segunda-feira passada e o governo so disse que foram 3 feridos mas a policia encomendou cachões para transladar cadáveres de policia que pereceram em Honde e que pertenciam a guarda governamental. Visitar o hospital provincial é triste aquilo que se vem la. Filhos de donos como todo tipo de ferimento de guerra e dos três oficialmente feridos em Honde um já perdeu a vida o que quer dizer não foram ferimentos ligeiros e porque omitir as mortes? Para perpetuar a guerra?
Sou como o autor do que estou a comentar que não defendo a guerra mas sim a Paz, deixemos de incitar a violência, por favor e governarão da Renamo é a guerra que esta a matar.
Machava falava à sua chegada à cidade de Pemba, onde iniciou uma visita de trabalho de quatro dias à província de Cabo Delga­do, com o objectivo de orientar os órgãos locais da Frelimo e os militantes do partido, em geral, para dinamizarem as suas acções com vista a garantir o cumpri­mento das metas políticas.“Neste momento, estamos com problema de disparos. Matam pessoas, estão a estragar a estra­da que construímos, e sabemos que é a Renamo. Entretanto, po­demos ouvir alguém que, ao in­vés de criticar este partido” pelas suas acções, diz “as duas partes deviam ver a situação”, disse, e em jeito retórico questionou: “Será que não está a ver quem está a criar problema? Por que não aconselha a pessoa?”, ques­tionou, classificando este tipo de actos de “cobardia”.

Fonte: O País – 01.04.2016

PERGUNTAS AO GOVERNO NA AR: Rejeitada moção de censura
A ASSEMBLEIA da República rejeitou quinta-feira, em Maputo, a moção de censura das informações do Executivo prestadas durante a última sessão de “perguntas ao Governo” havida no início do corrente mês.

Com 137 votos contra e 88 a favor (225 deputados presentes), a moção, movida pela bancada parlamentar da Renamo, o maior partido da oposição, visava reprovar as informações que o Executivo prestou ao país através da AR.

Na declaração de voto contra a moção, o deputado da bancada parlamentar da Frelimo, partido no poder, Hélder Injojo, afirmou que o objectivo do projecto de moção da Renamo é entreter os parlamentares para se desviarem de assuntos sérios do país.

Injojo afirmou ainda que os deputados da AR congratulam o Executivo pela informação prestada durante a sessão de “perguntas ao Governo”, vincando que a moção “é um mero oportunismo político”.

Enquanto isso, o deputado António Muchanga, da Renamo, mostrou-se contrário às declarações do Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, aquando das informações do Governo, segundo as quais a Renamo deve aceitar a oferta do Presidente da República, Filipe Nyusi, para um diálogo construtivo e incondicional, com objectivo fulcral de encontrar um caminho para uma paz efectiva.

“A Procuradora-Geral (da República) promete apenas investigar os ataques dos supostos homens da Renamo”, disse, por outro lado, Muchanga, numa clara tentativa de querer negar a origem dos ataques, incluindo contra civis e seus bens, principalmente na região centro do país.

A Renamo e o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), a segunda força política da oposição parlamentar, votaram vencidos a favor da aprovação da moção de censura.
O deputado Armando Artur, do MDM, justificou que a sua bancada votou a favor da moção, alegando que o Governo não tem criado plataforma apropriada de diálogo inclusivo e participativo, envolvendo outras forças políticas.

Artur acusou, ainda, o Executivo de “não ter estratégias para minimizar os efeitos das calamidades naturais”.

AIM – 02.04.2016Nitafa Hi Nomo com Francisco Campira e 18 outras pessoas.4 h ·
..Última hora!
Mano bom dia.
Um autocaro entrago transportando militares, saindo de chimoio, escoltado por um BTR e um landcruzer das UIR acaminho segundo um amigo k esta la nas forcas diz k vao a gorongosa, diz se nao sabe se vai voltar.
Agora mesmo · Enviado do Messenger

Partilhar.353535.32 comentários1 partilha.CommentsEliminarSolomon Manave have doubt?
Ver tradução
4 h
..EliminarPaulo Besteleve Moçambique Vam ser recebido com agrado
1 · 4 h
..EliminarJems Ngulele Ngulele Kkkkkk...yha
1 · 3 h
..EliminarTomas Humbe Kkkkk a frelimo pirou devez
2 · 4 h
..EliminarJose Majasse Dombe Foi bom.
4 h
..EliminarNitafa Hi Nomo Sem duvidas Besteve.
4 h
..EliminarDomingos Estevao Fumo Kkkk...quem lhe mandou...
3 h
..EliminarJems Ngulele Ngulele Esse è oprimeiro abandonar a fileira!
3 h
..EliminarSatelite de Moçambique O que a frelimo quer fazer é chupar a cana-doce sem dentes. As mavendes(gingivas) vam sangrar!!! Nyusi e o seu governo vam cair pois o povo ja nao os quer! Fererimo=> foraaaaaa=>
1 · 3 h · Editado
..EliminarTimotio Jose Mugaua porque não volta
3 h
..EliminarEvaristo Candido Evaristo Evaristo Meus irmaos deichem de serem atrapalhados com a renamo..
A renamo nunca vai governar em moçambique..eles podem matar,roubar,burlar,manifestar,e todo tipo de ameaças mas iso é 0/0...iso aqui é moçambique mesmo quando a renamo era forte de verdade com tantos a pai os internaçionas nao consiguiraum governar...e hoje vem enganando pessoas..pra mim renamo devia ser tirado da fora politica e prender dhakama,e amigos deles e todos seus apoiantentes com o crime de mataça a vidas humanas..
3 h
..EliminarSatelite de Moçambique De onde és tu? Por acaso és um atum ou vives nosovaco do nyusi? nunca pensei que moçambique tivesse gente em que ao envez de neuroneos em seu craneo tevesse pus... Lamento por ti, acho que pensar tao baixo assim seja uma doenca, trate-te sua vergonha para a democracia...
1 · 3 h
..EliminarHelderDaniel Mambo Evaristo nunca mas pensa assim,veja só a vida como,ta cada vez difícil, se a FRELIMO um dia pensar que nomear um governador da oposição isto nunca vai acontecer mais,.
Deixa de ser analfabeto ta,olha a situação do país.
Não disse
1 · 1 h
..EliminarNando Mais quando o analfebetismo toma conta da consciencia dà nesta . nao vejo a razao deste fenomeno ha sustentar esses Caes da frelim
1 · 1 h
..EliminarSatelite de Moçambique O que faz de mim ter orgulho de ser moçambicano é a existencia de um dos Maiores partidos do globo que é a Renamo junto do seu lider, meus irmaos face.rangers.book. Voces nao so dao orgulho ao cambuma, nitafa, jusubo, satelite, voces dao orgulho a nacao moçambicana, somos nós o povo, o mais forte braço para a victoria da Resistencia. Acreditem, por nós o Marechal se orgulha. VIVA o Marechal, viva!!! Viva a Resistencia Nacional, viva!!!
1 · 1 h
..EliminarTimotio Jose Mugaua Evaristo Candido Evaristo Evaristo
3 h
..EliminarDomingos Estevao Fumo Dou-te nota 10 meu camarada Evaristo Candido Evaristo Evaristo...essa renamo é assassina está matando na região Central e ainda quer nos governar! Mas qual é a confiança que quer deste povo.... Tsk
3 h
..EliminarRegalado Onofre Bom sábado para eles. ..!
3 h
..EliminarEvaristo Candido Evaristo Evaristo Satelite de Moçambique..voçes sao os filhas da puta sem vergonha apoianteantes dos bandidos da renamo,,mano eu vus digo que o teu vovo dhakama vai se arrepender de ter nasçido e metindo as pessoas,,vaum perguntar apoiantes do savimbe..vaum contar...se nao tem nada a fazer vaum coçar penis..
1 · 3 h
..EliminarMwiru Maseliha Mas material pra os rangers.
4 · 3 h
..EliminarSatelite de Moçambique Lamento por voces, sao criancas e carecem do entendimento, nao conhecem o partido vermelho. Ja ouviram falar dos esquadroes de morte? Assaltos a mao armada de dia, quantas mortes testemunharam aí em maputo, quem faz? Quem atentou por varias vezes matar o mais querido lider do planeta, que faz? Fale do custo d'vida, quem faz? A aquisicao de um imovel, movel, quem faz? O nivel corrupcao? Que faz? Quem permite? Tenho pena d quem nao sabe fazer analise das coisas. Que pena...
3 · 3 h
..EliminarDomingos Estevao Fumo Achas que se a renamo ganhar a força Moçambique será um paraíso?
3 h
..EliminarSatelite de Moçambique Boa pergunta, meu irmao, a mudanca é uma necessidade, a moldura viva e maioritaria do país tendo a democracia e mais empenho no densevolvimento agricula o custo d vida baixaria e o salario ganharia importancia, isto, com o pouco teres muito! Sabias que o teu governo faz do save uma fronteira e que coisas da zona centro e norte so entram aqui por contrabando? Qual é a provincia bem governada de moz? Sabias que agora que tou a falar a locais sem governo?
1 · 3 h
..EliminarSatelite de Moçambique Locais sem governo em mocambique? Sabe porque é que os povos que estao em malawi nao sao uma prioridade para o teu governo? Por tratar-se de gente sem renda, imagine acontecer o mesmo com residente da summershild, tchumene, matola? Pessoas com muito dinheiro sairem do país, o tratamento seria o mesmo? É isso bem governar, perseguir mortalmente o seu igual? É isso governar? Acha que a Renamo nao tem recursos para atacar a capital e semaiar terror no seio da frel? Sabe porque nao acontece, porque a Renamo nao é o que a propaganda anda a propalar
1 · 2 h
..EliminarDomingos Estevao Fumo Kkkkkkkkkkkk...não existe região sem governo em Moçambique. Tenho provas . Se a renamo tivesse capacidades chegava a ponta vermelha
2 h
..EliminarDomingos Estevao Fumo Kkkk
... Maningue mano, essa renamo não tem pernas para andar,disseram que iriam governar em março, onde estão agora? Mesmo esse pessoal que hoje está apoiando a renamo não sabe que em pouco tempo este país pode ir ao abismo...
1 · 3 h
..EliminarVitor Constantino >Vai pescar ATUM frelixo da Merda ..850 milhões de USD ..24 barcos parados há mais de 2 anos ..de quem é o ABISMO !?? seu merdAS !??
3 h
..EliminarDomingos Estevao Fumo Esse teu tom de arrogância demonstra que es um pobre na matéria acadêmica e queres ter um proveito como ranger da renamo para alimentação da sua família kkkkkk
3 h
..EliminarDomingos Estevao Fumo Vai colecionar conchas seu inútil, e não te metas na história de Moçambique pois na era colonial os teus avôs tentaram por tudo abusar da nossa integridade e não conseguiram e não é vc seu marisco de pobre Portugal que até inunda seus cidadãos cá em Moçambique...
2 h
..EliminarVitor Constantino Sou tão Moçambicano como tu ...ouviste seu chulo...tens cartão do Partido ..vives a conta dos países doadores há mais 40 anos porque a tua Frelixo é incapaz de fazer algo Bem feito ...Discutir com Frelixo é o mesmo que jogar xadrez com um pombo: ele defeca no tabuleiro, derruba as peças e sai voando cantando vitória.
1 · 2 h
..EliminarDomingos Estevao Fumo De Moçambicano vc não tem nada ignorante,arrogante...enfim todo relixo está em ti. A frelimo é o melhor partido de Moz!
2 h
..EliminarRomeu J Maluleque Maluleque Quem procura acha.
3 h
..EliminarSatelite de Moçambique Voces nao sao patriotas, sao egoístas, logo, por vós nao tinha que ter havido a luta de libertacao nacional? Leiam menino. Uma guerra quanto tem uma causa é benvinda! Voce, vive mal e porque a escravatura se estalou em seu cerebro nao te queres libertar. Liberte-se cara!
1 · 3 h
..EliminarEvaristo Candido Evaristo Evaristo Satelite de Moçambique,agora eu pergunto a tu.sobre iso que mençionaste sera a renamo que pode acabar com ondas de criminalidade,sequestros,roubos,pobreza,subida de preço,....?manu tu que es criança,idiota,.ainda defendes a guerra sabes o que é guerra tu?vai trabalhar a mim nao mi convençe
3 h
..EliminarVitor Constantino vAI PESCAR ATUM FILHO DE UMA MANADA !!!
3 h
..EliminarVitor Constantino CHULO DO POVO ...NEM MERECES O RELES ORDENADO ..SÓ SABES PEDIR REFRESCO ...HIENA !!
3 h
..EliminarSamuel Bola Quer dizer que todos aqueles animais foram para la no dia 30 e 31 ja acabaram no talho?
Assim estao a mandar mais outros?mais esses miúdos nao ouve mesmo,estao a morrer,morrer mais mesmo assim continuam indo.acho eu esses miúdos estao engarrafado.
3 · 3 h
..EliminarTatyosvaneyvald Cumbans Entao vai pa ond?macaco
2 h
..EliminarEvaristo Candido Evaristo Evaristo Samuel bola... Eles estao indo morrer pra teu bem,tu tas ai sentadinho,tomando uma cerviginha e bem com a familia,,queres oque? Se queres ser rico vai trabalhar muito,..alem de agradeçer de vivier num pais como moçambique,vai em zimbabwe,malawi e veras o que é vida la
1 · 2 h
..EliminarDomingos Estevao Fumo Boa!
2 h
..EliminarOfece Deniasse Chania Se ainda quer viver, melhor fugir, a vida é uma e unica.
2 h
..EliminarEvaristo Candido Evaristo Evaristo Satelite de Moçambique vai embora,renamo nao tem nada,nem mesmo la em satungira nao tao a consiguir ocupar as bases tomadas pelas fds agora dizer capital de moz..voçe ja é um louco....
2 h
..EliminarEvaristo Candido Evaristo Evaristo RENAMO É FRACA..ANDA VUS BURLAR..EU QUERO VER QUANDO E COMO VAUM GOVERNAR EM MOÇAMBIQUE..PALHAÇOS
1 · 2 h
..EliminarInsedutivel Luxuoso Acho que devemos parar de comentar BOATOS, muito menos trocar palavrões por BOATOS, hoje em dia, as palavras sustentam-se com imagens. Postar informação tão sérias sem imagens é no mínimo RIDÍCULO...
2 h
..EliminarEvaristo Candido Evaristo Evaristo A DIAS ATRAZ ESTAVAUM TODOS ANCIOSOS E ORGULHOSO COM FALÇA PROMEÇA DA RENAMO E HOJE ESTAO FRUSTRADOS PROVARAUM QUE A RENAMO AGORA É RENABURLA...KKKKK ESTAO A CHORAR
2 h
..EliminarTsala Muana Meus irmaos o meu cunhado foi baleado ontem em gorongosa a renamo esta a matar sim, os muidos estao a morrerem hoje vamos receber 8 corpos inclusive do meu cunhado
2 h
..EliminarTamim Sirva Tsala ,pork nao coselhou um seu conhado ,
58 min
..EliminarHelderDaniel Mambo se ele jurou a bandeira vermelha
10 min

Sem comentários: