sexta-feira, 15 de abril de 2016

Esquadrões da morte atacam próximos de Dhlakama

Esquadrões da morte atacam próximos de Dhlakama

abril 15, 2016

André Baptista

Partilhe 



Renamo denuncia morte de 12 próximos do seu líder este ano.


Pelo menos 14 membros da Renamo foram executados nos primeiros três meses de 2016 apenas no distrito da Gorongosa, no centro de Moçambique, entre eles os motociclistas que asseguravam a logística do líder, Afonso Dhlakama, que regressou ao seu esconderijo na serra da Gorongosa no início de Janeiro.

A denúncia é da Renamo.


00:00:22/00:03:16
Faça o Download 

Janela de Pop-up

A acção é atribuída aos esquadrões da morte, que, segundo a Renamo, tentam cortar a logística do seu líder, Afonso Dhlakama, geralmente assegurada por grupos de jovens conhecidos por taxi-motos, além de isolar a simpatia e apoio popular ao partido no seu bastião.

Um responsável da Renamo na Gorongosa disse à VOA que várias pessoas foram mortas nos últimos meses acusadas de serem “fanáticas” do principal partido da oposição e de estar a dar apoio alimentar a Dhlakama e aos homens que ele reagrupou na serra.

“Estão a andar a matar as pessoas, inclusive aquelas que iam receber o presidente da Renamo quando realizava visitas de trabalho às províncias, quer seja mulher ou homem estão a matar”, explicou o mesmo responsável.

Em Canda, Gorongosa, disse a fonte, nove pessoas foram mortas em Fevereiro, tiradas das casas onde viviam e executadas na região.

Ainda em Fevereiro, no bairro de Mapombwe, na vila da Gorongosa, foi igualmente executado o homem que hasteava a bandeira do partido.

A 27 de Março, um desmobilizado da Renamo foi morto a tiros, após ter sido retirado de um transporte público quando se dirigia à sua machamba no interior do distrito.

Já a 28 de Março, denuncia a fonte, dois jovens motociclistas foram capturados durante o dia, com as suas moto-taxis, alegando que “são voces que estão a levar comida e a ir dar (Afonso) Dhlakama”, tendo sido executados no cruzamento de Macossa, mais de 50 quilómetros da Gorongosa e as suas motas incendiadas no local.

A mesma fonte, contou ainda que a 8 de Abril outros dois homens foram mortos no posto administrativo de Vunduzi, durante um novo bombardeamento à base do líder do partido, acusados de serem auxiliares e informadores do líder da Renamo.

António Muchanga, porta-voz da Renamo, confirmou as execuções e adiantou que a Gorongosa tem sido mais destacada para tentar enfraquecer o apoio popular ao partido.

“Há situações que conseguimos reportar, há situações que não conseguimos reportar. Há situações de pessoas raptadas numas zonas e são mortas noutras zonas”, precisou Antonio Muchanga, adiantando que “de principio Gorongosa foi o local mais elegido, já foram apanhados lá quase 12 corpos dos nossos membros, oito dos quais não são naturais de Gorongosa, foram transferidos de outras zonas para lá”.

O porta-voz revelou ainda que um novo fenómeno foi introduzido nas execuções, que é o de atirar os cadáveres aos rios, dificultando que sejam encontrados os corpos e contabilizadas as execuções.

No sábado passado, 9, um dirigente da ala militar da Renamo e membro do Conselho de Defesa e Segurança foi morto a tiro à saída do aeroporto na Beira, de onde deveria seguir a Gorongosa para um encontro com o líder Afonso Dhlakama.
A Renamo tinha ameaçado governar à força seis províncias do centro e norte de Moçambique durante o mês de Março, mas desde então a escalada de violência político-militar aumentou no país, com acções de esquadrões de morte e ataques a colunas de viaturas escoltadas pelo exército em dois troços de Sofala.






Foi assim que o povo votou. A Renamo ganhou em cinco províncias mais populosas de Moçambique, onde habita mais de 60% da população. A Frelimo ganhou em cinco províncias menos populosas de Moçambique. Mas é a Frelimo e seu candidato que o STAE da vitória.
Na verdade a nossa democracia precisa ser tratada por um médico que venha do planeta Marte.


GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar

Comentários



Diogo Teresa são as matemáticas da nova era


Nhecuta Phambany Khossa Egidio Vaz, a FRELIMO ganhou em Nampula. Veja os resultados do STAE. Só o candidato e que perdeu.


Nhecuta Phambany Khossa A FRELIMO também ganhou em Tete, com excepção do seu candidato.


Rutuane Valgy Vai chegar o dia em que....


Cariua Malique ESqueceram-se da Cidade de Maputo?


Nhecuta Phambany Khossa Josina Malique, estamos apenas a analisar a zona pintada a verde.


Felizardo Mucussete Como de sempre... As always...


Américo Matavele Análise simplista e com um rastilho muito perigoso, essa, mano Egidio Vaz. Primeiro como cientista social devia procurer as causas da vitória da FRELIMO e do seu Candidato. Ok, vou te fornecer uma única: onde a FRELIMO e o seu Candidato ganharam, a diferença com a oposição é enorme, na media dos 60% (Vide Gaza, Inhambane e Cabo Delgado), e onde a Renamo ganhou, a diferença é minima, na media dos 30 a 40%. Não pode voltar a esse estágio, mano. Mandaste um post a dizer que recuperavas a normalidade.


Egidio Vaz Josina Malique, Cidade de Maputo. Cidade.


Egidio Vaz Ilustre Nhecuta Phambany Khossa, que dados tem para firmar este tipo de vitorias? É que o STAE diz o contrário do que o senhor afirma. Veja o resultados oficiais.


Egidio Vaz Ilustre Nhecuta Phambany Khossa, que dados tem para firmar este tipo de vitorias? É que o STAE diz o contrário do que o senhor afirma. Veja o resultados oficiais.


Egidio Vaz Josina Malique, Cidade de Maputo. Cidade.


Lucha Pereira coisas de moz.


Jose Cossa A historia de 1999. vamos aos numeros apenas...


Sérgio Chichava Caro Egidio Vaz, por si so, a vitoria da Renamo nos maiores circulos eleitorais nao garante vitoria a este partido. Isto porque teve resultados fraquissimos no Sul, e a Frelimo obteve resultados significativos no Norte. Agora, se fosse um sistema maioritario ai sim, talvez a a Renamo ganhava ( Ainda nao fiz as contas). Agora, talvez pode-se avancar a hipotese de que a Renamo perdeu por causa das irregularidades que ocorreram no processo. Repito: hipotese, isto porque tem que se provar ainda que sem as irregularidades foram tais de tal modo que resultados a favor da Renamo


Edmilson Afonso Dengo Ladroagem ntsem!!!!!!!!!!


Isack Pilonthy Alela Sr. Nhecuta nao venha atrapalharnos. Ouviu?
Dhlakama ganhou nas seguintes províncias: NAMPULAS, ZAMBÉZIA, SOFALA, MANICA E TETE.

É neste momento em que Dhlakama deveria dividir Moçamb. do Norte e do SUL.


Sérgio Chichava Sorry, dizia, que as sem as irregularidades a Renamo teria ganho.


Nhecuta Phambany Khossa Alguns dados: Nampula: FRELIMO 22 deputados, Renamo: 21 deputados; Tete: FRELIMO: 11 deputados, Renamo: 10 deputados; Manica: FRELIMO: 8 deputados, Renamo: também 8 deputados. Logo, o mapa esta errado.


Euclides Cumbe Maus matematicos / estaticistas


Nhecuta Phambany Khossa Isack, leia o post. Estamos a discutir resultados das legislativas e não presidenciais.


Eusébio A. P. Gwembe Será que a afluencia as mesas de voto foi proporcional aos tais 60%, Vaz!


Ana Rosa Muchanga Deve haver voto electrónico em Moçambique, isso sim


Nelio Matola ya de facto as derrotas em Gaza, Inhambane,Cabo Delgado e Maputo foram humilhantes...... Ja onde a Renamo venceu foi com diferenca minima, e fazendo contas gerais a Frelimo deu se bem , mas Ya a Renamo impos respeito.


Nhecuta Phambany Khossa Egidio Vaz, o mapa que publicou e do jornal savana. Eu também o publiquei. No mesmo jornal tem os dados do STAE, que demonstram o conteúdo do meu comentário.


Cariua Malique A divisao Administrativa diz 10 provincias e mais a Cidade de Maputo por alguma razao, creio. Mas esta geografia do voto deve ser muito bem explicadinha. Nao deve ser sinal bastante para que se afirme, de forma categorica que um domina e o outro nao. temos os casos de Gaza e da Zambezia. Para a FRELIMO os resultados ja sao um grande avanco, podemos reverter nas proximas. desde que combatamos a desinformacao que levou a que muita gente nao fosse votar como resultado, por exemplo, das ameacas espalhadas nas vesperas de que a Renamo ia fazer incursoes exactamente nas mesas de voto. Foi o caso da Maganja da Costa e acredito que havera mais...


Egidio Vaz Ilustre Eusébio A. P. Gwembe, faz uma boa pergunta. Será? Claro que não votaram 100% o que é estranho se compararmos os niveis de participação do Sul de Moçambique, lá onde o número de votantes foi superior ao numero de inscritos. Portanto, a sua pergunta é transversal ao todo debate sobre os resultados destas eleições.




Nhecuta Phambany Khossa Notar que na Zambézia onde a Renamo ganhou a tangente, cerca de 1 milhão de eleitores não foram as urnas. Ficaram em casa.


Jeremias L. Chauque Egidio Vaz, uma vez mais a deixar o seu credito em maus alheios. Um academico serio deveria saber que a FRELIMO ganha as eleiçoes porque consegue diferenças esmagadoras nos circulos eleitorais onde ganha e a RENAMO não conseque as mesmas diferenças nos locais onde saiu vitoriosa. A emoção está a tomar conta do académico.


Celso Cossa Gostaria de felecitar a quem ´ganhou` mas com enchimento das urnas quase que em todo país, sinto que não devo premiar um ladrão.
Com STAE, CNE, POLICIA, e os tais de observadores internacionais a forçarem um resultado que NÃO vem da vontade popular eu não assumo esses resultados.


Nhecuta Phambany Khossa Acresce ainda que a FRELIMO também ganhou nos círculos de África e Europa.


Janeth Laice E Hamela O que acho que o Egidio deve ter em conta, sao as diferencas com que a Renamo ganhou nessas provincias e compara-las as das provincias em que a Frelimo ganhou...


António Mutombo Isack, é muito triste ver que existem jovens que compactuam com a ideia de dividir Moçambique, muito triste mesmo.


Cariua Malique Nhecuta Phambany Khossa temos de ficar mais alerta, a desinformacao e as ameacas foram grandes. Havia ma Maganja da |Costa 5 mesas de cerca de 800 eleitores segundo soube e nem a metade votou. Ate as 12h as mesas estavam as moscas.


Egidio Vaz Mas os dados do SAVANA sao algo ultrapassados muito por conta das novas incoerencias na contagem. Os votos reconciliados dao vantagem a Renamo em Tete. Aguarde que a actualizaçao vai dar-me razao. Está já decidido isso.


Nhecuta Phambany Khossa Anotado Josina Malique. Mas eu insisto que o mapa do savana esta errado.


Egidio Vaz Entendo Janeth Laice E Hamela. As diferenças contam muito. O sistema eleitoral tambem conta. Isto tudo. Entenda a minha lamentaçao. É sobre o sistema. E nao sobre os resultados em si.


Nhecuta Phambany Khossa Egidio Vaz, mas temos os casos de Nampula e Manica.


Makauyo Mamamba Esses resultados também estão viciados. Contudo são os oficiais.


Hugo Estanislau Joaquim Chapo a questao e dos votos que fazem a diferenca, em circulos onde a frelimo ganhou a renamo e mdm nem gatinhou, em relacao aos maiores circulos a frelimo apesar de perder desafiou


Cariua Malique Celso Cossa meu mano, atente que a fraude aconteceu por mao de todos os partidos, nao se engane nem um pouco mano. Ainda me custa acredityar como a FRELIMO pode ter comprado todos os MMVs, da oposicao em todo o pais se estes eram pessoas de confianca dosseus partidos e ate os observadores, varios! Olhemos para as irregularidades de outra forma, para podermos sana-las.


Elísio Muahave Stae empregado da frelimo.


Nhecuta Phambany Khossa O jornal o pais também tem os mesmos dados, com base na informação dada ontem a noite pelo STAE. Em Nampula e Tete a FRELIMO ele mais deputados que a Renamo. Em Manica ha um empate técnico.


Paul Fauvet Sao os eleitores que votam, nao as provincias. E' realmente necessario ensinar matematica ao Sr Egidio Vaz.? Quem tem mais votos ganha, nao quem tem mais provincias. Nas provincias ganhas por Frelimo, com excepcao de Niassa, Nyusi tem mais de 60 por cento do voto., mas o mais alta votacao para Dhlakama e' 56 por cento de voto. Somando todas as 11 provincias, Nyusi tem 2,75 milhoes de votos, Dhlakama 1,75 milhoes, e Simango 312 mil. Mais ainda - Cabo Delgado nao e' uma das "cinco provincias menos populosas". Tem mais gente (e assim mais eleitores) que Tete ou Manica., e quase o mesmo numero que Sofala. .


Abdul Issufo Mano Egídio.....a conclusão não pode ser feita antes de analisar os números com os quais diferem as Vitória.....Nyusi gonhou por uma diferença superior a q Djaka ganhou no Norte....temos que rever a lógica da Matemática.....


Tolbert Chipire Realmente este é e provavelmente será por muitos anos o mapa da tendência eleitoral em Mocambique.


Cariua Malique Alguem reclamava que o pessoal que trabalho nas eleicoes e de formacao escolar basica e isso pode ter contribuido para as irregularidades. Ainda que o STAE pudesse pagar pessoas com elevado nivel de escolaridade a fraude aconteceria na mesma e se calhar fosse pior. A minha opiniao e que saimos todos penalizados com a fraude: contenhamos os nossos militantes e simpatizantes. Acho que o nosso desempenho poderia ter sido melhor ainda!


Jeremias L. Chauque Egidio Vaz, uma vez mais a deixar o seu credito em maus alheios. Um academico serio deveria saber que a FRELIMO ganha as eleiçoes porque consegue diferenças esmagadoras nos circulos eleitorais onde ganha e a RENAMO não conseque as mesmas diferenças nos locais onde saiu vitoriosa. A emoção está a tomar conta do académico.


Claudio Mulungo Meu amigo Egidio.
Não bate tua cabeça com esses Senhores do facebook,não são a voz do povo.
Nenhum deles vive de salario,muito menos salario minino.


Muassambassi Nguema Mesmo sendo populosa, nem todos se recensearam para exercer o direito cívico e muitos que se recensearam não foram votar. ai esta o gato e rato. Banho de curiosos.


Catarina Cumbe Egidio Vaz que análise simplista...


Makauyo Mamamba Quem foi apanhado a viciar resultado? você não viu? se isso aconteceu em todo o pais, então, o candidato que se auto proclama vencedor não eh de mérito eh um corrupto. e que corrupção vai combater se ele chega pela via corrupção? Palhaçada.


Dinis Chembene Se calhar Dhlakama devia voltar ao mato para negociar a mudança do sistema politico, ai poupávamos a longa viagem dos médicos de Marte. O sistema que temos é este, com todos os seus problemas e virtudes, a oposição deve trabalhar para diminuir distancias em relação as províncias onde a Frelimo tem ganho historicamente. No final resultados como o de Gaza fazem toda a diferença.


Hugo Estanislau Joaquim Chapo e necessario ensinar de novo a matematica basica


Egidio Vaz Sr Paul Fauvet, nao disse que sao as provincias que votam. Disse que a Renamo ganhou em 5 provincias mais populosas. Simples. E nao disse mais nada.


Makauyo Mamamba Defendem corrupção para conseguirem viver a custa do povo. perdeu, perdeu pork recorrer artefatos fraudulentos?


Egidio Vaz Sr Paul Fauvet, nao disse que sao as provincias que votam. Disse que a Renamo ganhou em 5 provincias mais populosas. Simples. E nao disse mais nada.


Egidio Vaz E para tal, o Professor Sérgio Chichava explicou o que já sabia. Ganha quem mais votos tiver, no global. O problema meu nao está necessariamente aí. Está nos mais de 700 mil votos por requalificar e meio milhão de eleitores "perdidos"entre outras fraudes.


Nelsoncarlos Tamele Matematicamente o candidato da Frelimo ganhou justamente. Mas q o processo foi obscuro, nao ha duvidas!


Abelard Sambo Algo nao muito claro....


Makauyo Mamamba Paul Favet, vai discutir coisas da sua terra.


Nhecuta Phambany Khossa Rubi, não estou na campanha. Estou na analise de resultados das legislativas. Insisto que o mapa esta errado.


Ramiro Leonardo Vergonha publica


Ramiro Leonardo Vergonha publica


Ramiro Leonardo Vergonha publica


Cofe Emanuel Vilanculos Frelimo ganhou em 8 circulos, renamo em 5, e a Frelimo tem numeros Grandes nos circulos que ganha e consegue equilibrar onde perde


Nhecuta Phambany Khossa Cofe, bem dito.


Makauyo Mamamba Quem faz fraude eh porque sabe que perdeu. pura e simplesmente esta se a negar os vencedores.


Américo Matavele Mano Egidio Vaz já está a expandir o post? Kikikikikikikikikikikiki... Nao se preocupe, ao ler os comentários há de ver que há alguns bobos que andam segundo a onda. Apanhaste uns quantos desses distraídos.


Telma Sambo Sr egidio vaz a vitoria e nossa os dados falam por si.


Cadu Moreira O Nyusi e a FRELIMO, mesmo que tenham sido votados, ou ganhos pelo mérito próprios, isso tudo acaba sendo absorvido por tantos ilícitos que agente vem acompanhando um pouco por todo o país; Afinal porque é que a FRELIMO, confiando na sua capacidade de convencer o eleitorado, não experimenta em pelo menos num processo eleitoral, não cometer nenhuma fraude, por forma a credibilizar a sua Victória por parte do povo Moçambicano? Nos xapas, nos cafés, nos bares, nas esquinas e em tantos outros sítios agente só ouve dizer que "a FRELIMO forjou o resultado e sempre ela foi assim". Quem não deve não teme.


Manasseis Nhachungue Custa alguma coisa assumirmos que sim, houve fraude nessas eleiçoes?...Penso que qualquer Moçambicano independentemente da sua filiaçao partidaria sabe muito bem disso. O mais importante seria debatermos as possiveis causas, qual sera o procedimento e ...Ver mais


Egidio Vaz Mais velho, Américo Matavele, quem quiser interpretar o que escrevi pode. Mas posso repetir o que disse. 1-Nao disse que as provincias votam. 2-Nao falei de mais nada senao da necessidade de "tratar a democracia com médicos vindos do planeta marte". . O que os ilustres comentadors deviam fazer era ou perguntar como e o que estes médicos do planeta marte iriam tratar. Só isso. E eu iria explicar. Correram em dar-me aulas de como se apuram os votos.


Ell Manhungué A soluxao e' a partilha de poder e um governo de unidade nacional. A Renamo tem quadros capazes de.........


De Carmo ha duvidas de que gajos do sul são fanaticos!!! eu me rendo ao povo do centro de Moz v6 sim são grandes revolucionarios. Sul melhor eu nao falar nada aqui pa nao ofender os outros.


Américo MataveleKakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakaka... Mano Egidio, pa! Kakakakakakakakaka... Distras!


Cariua Malique kikikiki, mano Egidio Vaz nao chame medicos de Marte, chame os medicos tradicionais senas/ndaus, resolvem isto num apice! Se precisarem de reforco subamos para os Nyungues. Valorizemos o que e nosso e ja milenar!


Tomas Xerinda Força os manos de centro, esses sim...


Di Mathay Maputere entao nos explica mano Egidio Vaz, como que tais marcianos, vao nos ajudar.


Rodrigues Tembe Uma dúvida que tenho, senhores analistas, será que o vencedor deste escrutínio sente se justo vencedor com todos os problemas detectados no processo. Porque é não podemos jogar e ganhar honestamente? Sempre precisamos de uma mãozinha mágica?


Egidio Vaz Josina Malique mais uma vez a não entender. Eu não pratico bruxaria nem ocultismo. No marte há seres mais inteligentes que nós. É a esses que recorro.


Cariua Malique Quem falou de bruxaria aqui mano?! Estou a falar da nossa medicina tradicional tao antiga se calhar tanto quanto a chinesa antes que nos tragas os marcianos para coisa tao corriqueira como detectar irregularidades e apontar-lhes os autores. Sorry o lapso e que oa marcianos nunca os vi mano.... e porisso!


Cremildo De Abreu Coutinho O mapa e a densidade populacional das provincis esta clara. Porem, sem entrar em detalhes como resultados foram possiveis?!?!?!?!?!?....Cabe-me dizer que nos circulos onde a RENAMO e Dhlakama venceram a margem de diferenca em relacao a FRELIMO e Nhyuss...Ver mais


Dick Tembe Tembe Ishy na kona nada juro


David Junior Kkkkkkkkkkk


José Ganhane acho que o Claudino, escreveu passo a passo o que #Paultentou dzr ao ilustre #Egidio! Essa d andarmos a apontar os pontos onde um determinado candidato ganhou e onde nao, nao serah a guerra do tal tribalismo? Por favor nao mencionem onde #Dhlakama mais ganhou, onde#Nyusi ganhou pk isso vai refletir n acçao e ficaremos sempre nessa. Deixem as pessoas d centro e norte em paz, nao criem guerras d etnias aqui! Vamos dzr, 57% ds votantes votou #Nyussi, e x%votou Dhlakama


Eddy Waku Lombëla Marcação d nova data para eleições n verdadeiro semtido, isso sim é a solução, prk msmo em Gaza onde camta-se uma victória esmagadora, por detrás daquela esmagadora victória está uma máquina fraudulenta, k tornou possivel essa larga vantagem. So uma nova eleição é o k o povo recomenda ao STAE e CNE, prk todos os dados k se tem divulgado neste momento e k dão vantagem a frelimo e Nyusi são uma óbra d fraude


Egidio Vaz Josina Malique, então deve andar muito longe das novidades da exploração espacial. Os marcianos nos visitam sempre e em diversos domínios. Pena que para estes, somos tão burros que nem podemos colaborar, de acordo com o cientista americano da NASA, Neil deGrasse Tyson




Ambrosio Baquete Vergonha. Eu acho K mbulo deve ver isso.


Elidio Langa sem querer entrar no debate, mas sim, para lembrar que Moçambique tem 11 Províncias, se a Renamo ganhou em 5 a Frelimo ganhou em 6.


Saimon Ynhasena Ynhasena aqui temos solucao desde 1994 ate 2014 dlhakama sempre ganhou em nampula,sofala,kelimane,chimoio,tete entao esse povo nao ker a frelimo dlhakama tem k governar nessas provincias, afrelimo tambem sempre ganhou em c delgado,maputo,gaza,inhambane,niassa pode governar nessas provincia onde e querido moz e muito grande estamos cansados pa frelimo de merda


Ossifo James Lisboa Fraude feita por ''Burros'' não sabem batotar, estou decepcionado com esta ''FRELIXO'' CNE e STAE, que grande comêdia vocês nos brindaram. 5-5.


Vitorino David Caro Vaz, Esqueceste do Resultado Global que é o que conta! Talvez se se mudar a constituição para merecer outro tipo de consideração o resultado eleitoral. Mas desta vez, prevalece a lei do dia!


Amosse Macamo estas a ser tendencioso mano Vaz. repare e com olhos de ver os sitios onde a Renamo e seu lider ganham. ha de reparar uma disputa taco a taco. os votos podem ser expressivos mas nunca deixam uma margem tao grande quanto se verifica nos lugares onde a frelimo e seu candidato ganham.


Ossifo James Lisboa Amosse, Você também páh, haja paciência.


Chakil AbooBacar Prezado Egídio, dificilmente tenho reagido aos seus comentários, porém gostaria de sugerir que em conjunto façamos a seguinte reflexão: 1. Assumindo que o Mapa apresentado é verdadeiro, quais são as percentagens ou resultados nestes locais onde supostamente a Renamo e o seu dirigente ganharam!? 2. Caso tenhas os resultados, quais as diferenças existente entre a Renato e o seu candidato e os outros Partidos concorrentes e os seus respectivos candidatos!? 3. Faça o mesmo exército para os locais em que a FRELIMO e o seu candidato venceram! 4. Qual é o somatório do global!? 5. Quais são as diferenças Globais entre os Candidatos e os Partidos concorentes!? Prezado Egídio, que tipo de democracia se pretende afinal!? Tudo foi feito para que essas eleições fossem livres , justas , transparentes e credíveis ( como afinal já havias para benzido um dos concorrentes) ,; Os Partidos Políticos, a todos os níveis e em todos os Órgãos eleitorais, estiveram envolvidos ( na afamada representação parlamentar, ); cada partido para além dos seus Delegados , indicou MMVs; Os Observadores Nacionais e Internacionais saudaram as Eleições....Afinal o que é que se pretende mesmo!? Um forte abraço


Egidio Vaz Sim mais velho Amosse Macamo é tendenciosa sim esta abordagem. A Renamo ganhou com pequenas marges em locais onde ganhou. Isto é facto. O que estou a inferir é que se fosse pelo sistema maioritário a decisao seria outra. Mas ai está o problema, também o enfoque e as dinamicas da camnaha poderia ser outras.


Ossifo James Lisboa Chakil, Você não deve ser daqui,

ainda comentam Fraudes?


Amosse Macamo a Renamo foi votada nos sitios onde esta em vermelho e a frelimo idem nos sitios verdes. nao ha zonas capturadas ai mas apenas a intencao do eleitorado que num lado foi mais ou menos expressive. ha uma tendencia de querer olhar para as provincias como organismos autonomos e nao sao. todos esses locais vivem mocambicanos e foram eles na sua maioria que decididram a quem oferecer o voto.


Egidio Vaz Rendi a sua explicação mais velho Amosse Macamo. Acho que o debate acabou, pelo menos comigo.


Nhecuta Phambany Khossa Amosse Macamo, mesmo nos chamados verdes, insisto que a FRELIMO tem mais deputados em Nampula e em Manica ha um empate técnico. Nos restantes locais a Renamo pode ter ganho, mas a diferença e mínima, foi a tangente. Andamos ali mano a mano.


Manjate Custodio Um adagio portugues diz que " Nao 'e com a morte duma adorinha que acaba primavera" .Trabalhem ate 2019. O resto sao falacias


Ezequiel Mavota Alguns analistas esquecem que nessas zonas mais populosas a abstençao eh de se lhe tirar o chapeu e ha muitos votos em branco.Entao vale a pena dizer parabens Frelimo e Filipe Nyusi.


Manuel Mucári Como eh k a perdiz perdeu? Matutemos.


Zenaida Machado A Renamo nao teve mais votos emTete, nem em Nampula e em Manica, parece-me haver empate tecnico. Quem teve mais votos nessas provincias pintadas a verde foi o senhor Afonso Dhlakama. Repara que eu usei o termo "teve mais votos" - e nao "VENCEU". Eh que em Mocambique, ate onde eu sei, vence-se eleicoes pelo pais todo e nao em provincias. Ja reparei nesse habito horrivel de jornalistas e alguns academicos de dizerem "So...and so...venceu na provincia X ou Y" Ninguem venceu em provincia nenhuma. O mais correcto, seria dizer: Teve mais votos ou a maioria dos eleitores votou nele... - Esta eh a minha opiniao.




Johane Zonjo Zenaida, a sua opiniao eh a correcta e o autor do post sabe muito bem disso. Mas acho que ele estah a fazer a parte que lhe cabe. Apoiou a Renamo na campanha. Felicitou a Frelimo pela vitoria. Depois, retirou as felicitacoes e agora dedica-se a procurar justificar as razoes da retirada das felicitacoes...


Nhecuta Phambany Khossa Devia haver 2 mapas. Um das legislativas e outro das presidências, com dados.


Jorge Vicente Napoleao Esta e para todos que se identificam com a FRELIMO, sejamos claros e sinceiros: porque que sempre e sempre, a FRELIMO na campanha usa meios do estado mesmo sendo contra alei por eles aprovada? porque sempre quem enche urnas, quem rouba boletins de voto, quem e pegue com urnas e da freli e os bolitins com votos a favor da FRELIMO? porque nunca alguem ou um boletim fraudulento da oposicao?


Egidio Vaz Mano Johane Zonjo se nao quer comentar não o faça a força. É muito estranho pessoas com estrutura como a sua venham aqui sem nada a aacrescentar. Estou cansado com isso. A Zenaida Machado fez um comentário válido que acrescenta valor. E o senhor o que acrescentou?


Joaquim DoCastelo Menos uma provincia que em 1999. The sga continues!...


Estêvão Manhiça o termo correto é esse Zenaida Machado...não vejo outro melhor... outro aspecto interessante seria olhar para onde a Frelimo teve mais votos e comparar com os locais onde a Renamo teve mais votos, talvez isso ajude a dissipar alguns equívocos propositados...


Johane Zonjo Mano Egidio. Primeiro, concordei com a Zenaida. Segundo, dei a minha opiniao sobre as motivacoes do post. Compreendo que possa nao ser do seu agrado, mas foi so uma opiniao.


Egidio Vaz Não nenhum equivoco propositado aqui Estêvão Manhiça. Tudo foi colocado para pensar para além destas eleições. O post foi colocado para repensar sobre o nossos sistema eleitoral. Esperava que o mais velhoJohane Zonjo argumentasse em torno disso e não em torno do meu posicionamento político. Há mérito neste post. E muitos que aqui comentaram trouzeram aspectos muito interessantes sobre o nossos sistema democrático. O ilustre Zonjo correu com as garras ao meu pescoço. Enfim.


Zenaida Machado Não deixa de ser um facto interessante que a maioria dos eleitores na zona centro do país, preferia ter o Dhlakama como presidente - independentemente do nível de abstenção. Se formos discutir abstenção, teremos que adivinhar qual era a vontade dos outros 50% de eleitores em todo o país, que não foram as urnas...ou dos milhões que nem se quer se recensearam. Reparem que somos 24 milhões. E só pouco mais de 2 milhões escolheu o presidente.
Ainda na onda da minha opinião: Se calhar é melhor o presidente eleito desistir da “continuidade” como prioridade, e se dedicar a pensar num governo inclusivo – não confundir com GUN – em que as vozes desses milhões de moçambicanos (do contra ou no silencio) sejam ouvidas.


Johane Zonjo Desculpa mano Egidio, mas o post nao convida para reflexao. Isso fica ao criterio de cada um. O que o post setencia eh que a vitoria da FRELIMO eh obra do STAE. Tambem esperava que o ilustre Egidio nao corresse para o pescoco do STAE se quer debater cenarios pos-eleitorais. Enfim.


Santos Dos Jamalito A fraudelimo deve ser instinta do planeta terra.


Benedito Magaia Amiga olha para as diferenças e as compensações. A frelimo levou esta, tem a missão agora de se cuidar porque pode perder na próxima se não melhorar os problemas que tem. Acho que devemos ser iguais ao Egidio Vaz que se rendeu e felicitou a frelimo apesar de ter tentado retirar as felicitações.


Celso Guirimone A Frelimo sempre ganha com batota. Quem ñ concorda comigo (mesmo com todas inrregularidades detectadas) é porque é lambe bota e escova de carvão aceso.


Santos Dos Jamalito Os partidos deveriam governar as provincias que obtiveram maiores resultados,isto eh onde ganharam,eh inadmicivel que esta cambada de ladroes ainda esteja a governar moçambique.


Laila Chemane Esta foi a minha questao mesmo nao tendo os detalhes que tu tens mas Ido pela logics a alguma coisa que nao bate certo nesta Mathematica.


Elidio Domingos Abreu kuale a decisao d papa


Alfredo Macuácua Meus concidadãos, a Frelimo nunca ganhou eleições em Moçambique.


Benedito Magaia Unidade nacional esta na constituicao


Salomao Catingue Zenaida Machado.....V.Excia, é sempre assim?! Escreve sempre certo?! Concordo em absuluto com o que diz, ta correcto......Governo inclusivo e com valias preponderantes para o Pais, que não se confunde com o GUN. Mas algo que me diz que desta vez a coisa será realmente inclusivo, mas chamo atenção aos que forem convidados a integra-lo, há uma agenda de quem ganhou que deverá ser respeitada e não vale pensar que vai implementar ideias do seu grupo, isso não.


Benedito Magaia Nao e toda populacao que vota, primeiro pela idade, segundo pelo interesse, ..... isso nao e nada. Com que diferenca ganhou Dlhakama e com que diferencas ganhou Nyusi em cada uma dessas provincvias


Jorge Vicente Napoleao concordo com a Zenaida Machado. segundo o coment dela, se 50% dos eleitores nao foram as urnas e milhares nao se recencearam e acredito que muitos foram e nao poderam votar......sera justo me sentir vencedor ou perdedor como vontade do povo? precisamos de sociologos, para nos explicarem o significado do silencio como instrumento de votacao....porque nao foi votar? metade nao votou, estamos a dizer que na logica matematica, mesmo se o vencedor tivesse ganho um milhao de votos, governava 24 milhoes de cidadaos? vamos analisar o sistema, mais do o proprio resultado


Joaquim DoCastelo Sim Celso Dengo! "A Frelimo sempre ganha com batota." So me admira ver tantos moçambicanos desprovidos da capacidade de poder constatar que a Frelimo eh uma organização de vigaristas que quer manter-se no poder a todo o custo, mesmo a custa da vida de...Ver mais


Ramalho Gulele Pobre Moçambique, pobre sempre seremos enquanto os que se dizem académicos e que deviam duma forma imparcial e objectiva clarificar a nohs os menos letrados alguns fenómenos difíceis de interpretar, continuarem, movidos de interesses próprios ( seguramente materiais/económicos) e frustrações sei de que natureza a, duma forma flagrante e desenvergonhada, nos desinformar, a se aproveitarem da fragilidade dos menos esclarecidos para criarem tumultos sociais mesmo sabendo que podem culminar em situações graves como as recém vividas quando o líder da Renamo da "parte incerta" ordenava ataques que vitimavam inocentes na zona centro. não tiro chapéu a esse tipo de académicos


Arlindo Joel Cossa Uma nota importantissima...." ...Todos falam...."...Mocambique Para Frente..


Jose Mani Samuel Para defender vitorias todos apresentam argumentos. Nao sei se alguem notou que não houve urnas que abriram tarde em Gaza e Inhambane e que se houveram o mumero é estatisticamente insignificante quando comparado com o que aconteceu em Nampula, Zambeia e Sofala. Nao é meu objective contester a Vitoria de alhum partido, mas apenas lembrar aos arautos da Zona que olhassem o que aconteceu e se começassemos cientificamente a levanter Hiposes


Jose Mani Samuel Vamos as Hipoteses: Hipotese 1: O atraso de abertura de urmas e ou a falta de nomes nos cadernos eleitorias influenciou significativamente os resultados eleitorias; Contra hipotese: O acima exposto nao influi nos resultados. NOTA: So debate cientifico aceite e com evidencias estatisticas


Joaquim DoCastelo A minha hipótese 1 seria uma muito remota das duas: "O atraso de abertura das urnas nas eleições de 2014, deveu-se a uma acção deliberada dos órgãos eleitorais, a mando do partido FRELIMO que sempre obedecem, visando frustrar os eleitores das zonas em que a oposição parece mais robusta..."


Mendes Cardoso Candido Eu nao vejo a inquietacao nos resultados, nas provincias onde a renamo ganhou teve uma diferenca insignificante com a frelimo e nas provincias ond a frelimo e Filipe Nyusi ganhou teve uma diferença muito grande.




Jose Mani Samuel Mendes Cardoso Candido, acaso ouviste de atrasos ou falta de cadernos eleitorais em Gaza e Inhambane? Sera que isso não influi nas diferenças minimas que defendes? Resposta com base cientifica please


Cachamba Amaral Mocambicanamente pensando, vamos ter que elaborar um mapa comportamental dos nossos compatriotas. Nas zonas a verde as pessoas abstem-se de votar, sao distraidas perdem documentos, sao violentas provocam escaramucas, etc


Mainga Penicela Este mapa e quase copy and paste da situacao de 1999, pena que nao e facil saber se esses dados sao reais porque a robalheira e maior este ano, vemos que o voto e mesmo regional, e por fim tambem agradeco a sr. PAUL FAVET, para parar de se intrometer em assuntos de mocambique, coma camarao e feche a matraca


Antonio Gulube Alguem imagina nao fosse voto fantasma quanta diferenca existiria a favor da Renamo! Onde este venceu o voto fantasma minimizou a difenca. Isso foi auto eleicao.


Jose Mani Samuel Vamos evitar insultos e pauramo-nos por civismo. Hipoteses cientificas foram levantadas e um desafio se coloca: Porque a sociedade civil e a instituiçoes de investigação cientifica nao estudam o caso ?


Joaquim Chingore Manuel Se ele nao liderar agora ja mais vai liderar


Jose Domingos Pereira ladroes de merda


Gulumba D. Mutemba Mendes Cardoso,isso é o que a frelimo procurou plantar na sua mente,parece me que acataste muito bem a mensagem. Todos os resultados da frelimo sao fabricados.


Pedro Maunde Continuo repisando o q sempre disse, invalidates d resultds, novas eleicoes ou mesm forcar o cenario d GUN para nao arriscar outra equacao q muitos tem medo e q foi amplament usada nas ptimaveras arabe


Gil Filipe De forma dolosa, híper-dolosa até, algumas “análises” a “factos” trazidos ao Facebook são tochas de emoções e muito pouco poças de razão. A partir do enunciado se pode perceber qual é a verdadeira intenção, porque muitas vezes trazidos por cérebros nada cegos, mas sim sabichosos. Sabichosos que de sabras em riste tentam dar golpes aos seus amigos de estimação. Usam então a lei do vale-tudo, incluindo dispensar o rigor, ferramenta que bem conhecem pelos seus perfis académico e profissional e pelos cruzamentos diários que têm. Egídio Vaz, recorrendo aos dados mais recentes ou mesmo às projecções, que a partir de dados oficiais (o último recenseamento geral da população e habitação é de 2007) podes mesmo ter, nem que seja calculando, números mais ou menos reais do mapa demográfico nacional. Nessa ordem e atentando ao teu post vejo um erro grosseiro, e um tanto quanto pernicioso, o de citar as províncias vencidas pela Renamo como as cinco “mais populosas de Moçambique”. Dessas são quatro, na medida em que as cinco mais populosas de facto são, por esta ordem, Nampula, Zambézia, Tete, Sofala e CABO DELGADO. Depois, sendo mosca na tua sopa, como é que ganhou a Renamo onde ganhou, a avaliar pelos dados tornados público. O sabor de uma vitória do Ferroviário da Beira por 2-1 frente ao de Nampula, numa altura em que concorrem ambos para o mesmo ceptro, jamais será igual a uma de 5-1 ou 7-2 numa competição em que as contas, que incluem golos marcados, sobretudo estes, se fazem no fim. Quanto a isso já tiveste, nos comentários anteriores, elucidações de que nem sequer precisavas, porque, pelo teu quilate intelectual, dispensarias.


Mainga Penicela Este mapa e quase copy and paste da situacao de 1999, pena que nao e facil saber se esses dados sao reais porque a robalheira e maior este ano, vemos que o voto e mesmo regional, e por fim tambem agradeco a sr. PAUL FAVET, para parar de se intrometer em assuntos de mocambique, coma camarao e feche a matraca


Elídio Mavume lembre-se que a metade dessa população não se fez as urnas.


Pedro Maunde Queirao acreditar, queirao nao, esta deradeira panjanca na tentativa de evitar a democracia n verdadeiro sentido d se conceito contmporaneo, se o partido n poder assim continuar, e sem acomodar as expectativas da oposicao, um situacao d instabilidad politica e military nao tardara para dar fim a toda esmonia q perdura desde a independence


Fenias Manjate Egidio Vaz quer dividir o pais. Tem que se lembrar das diferenças dos votos entre ambos, não se esquecendo dos calculos percentuais! No futebol diriamos goal avarege


Felisberto Filomeno Mas como é possível isso?
Fraude fraude fraude


Acacio Chambule Chambule Moçambique é indivisível. O dhakama assinou isso. Meu caro povo vamos tocar a vida ora frente daqui a pouco é natal queremos estar com toda família seja da frelimo,renamo. Mdm.pdd. pimo, nos somos moçambicanos.


Mainga Penicela Essas diferencas minimas no centro e norte, um factor estranho me chama atencao, fala-se tanto de votos em brancos, desde quando o mocambicano tem esta cultura de votar em branco? Ha algo aqui que nao rima muito bem, alguem formar uma longa bicha para depois dobrar um papel simplemente?...ate e possivel nas democracias consolidadas, mad creio que nao e o nosso caso...cheira um dos truques para reduzir a % do vencedor nessas zonas


Djenina Langa Estavamos tão felizes quando houve o acordo entre o governo e a renamo e pensavamos que seria desta vez que moçambique seria um país democtrático e transparente no que conserne a paridade eletoral mas isto que se verificou durante a campanha eletoral e as eleções é uma lástima meus caros....estas foram as eleções mais fraudulentas que moçambique ja teve...essa é minha opnião.O que é deles esta guardado porque o povo esta cansado disto e vai mudar isto...nem sempre vão conseguir tudo o que querem...Maltratar os moçambicanos


Ismael Chutumia 500 mil votos em branco depois de estar na fila longas horas debaixo de sol abrasador?? É necessário uma explicação aqui!!


Acacio Chambule Chambule Djenina Langa minha querida quando si falou de paridade eu sabia que iria dar confusão pois muitos que estavam lá não tinham experiência nenhuma. Delegados que si ausentam pra falar ao cell. Partidos que não tem contabilidade organizada, partidos que só surgem quando há mola? Eu em Moçambique prefiro bipolarização. Si não tas comigo estais com ele. Sistema americano. Há partidos que desde 1994 não fazem nada nem assentos na assembleia provincial


Rico Roque Epah, infelizmente vamos ter que aguentar o mesmo pensamento (ideais) arcaicos de mondlane, machel, chissano e principalmente do guebuza ate 2019. Enquanto isso, os ricos ficam cada vez mais ricos e o pobre, mais pobre ainda fica. 3ro pior IDH, niveis de corrupcao altissimos, mortalidade infantil, sistemas de saude e educacao de pessima qualidade, desigualidade social, partidarizacao do nosso estado e por ai em diante. Viva Mocambique!!




Matias Lucas Vinte Edigio Desculpa, mas esse teu raciocinio é futel. Você sabe que não é uma questão de qual pessoa ganhou mais províncias, mas sim, é uma questão de números. Adição de números. Votos. E não Onde a pessoa mais ganhou. Porfavor.


Suraya Bramia Costa Planeta marte!mesmo assim haveria sabotagem.......


Tomas Humbe Afinal de conta em mocambike ha eleicoes para o ingles ver,para mim e muito estranho que na zona centro e norte registou muitos problemas em relacao a zona sul,isto ta mais que claro q essa merda esta dividido.estao de parabenx,sofala,manica,tete,zambezia e nampula .


Sergio Matlombe Se fosse na América o Dhlakama ganharia pelo somatório dos mandatos. Não fiz as contas mas penso que sim. Não sendo o caso parabéns aos vencedores e muito sucesso na nobre missão!!!


Rico Roque Nao parabenizo a nenhum "vencedor" coisa nenhuma. Apenas sera meu presidente oficialmente, mas n sera meu presidente. Sinceramente nao merecem a minha simpatia diante de tudo que testemunhamos durante todo processo eleitoral. Nenhum acto seu apos assumir a presidencia (por meios fraudulentos, digo eu), por mais benevolos e favoraveis que estes sejam, conseguirao cativar minhas expectativas. Palavra de um jovem Mocambicano.


Francisco Pacheco Chigogoro O mais estranho e os 500 mil votos em branco so apareceram nas provincias onde a oposição ganhou, muito estranho isso


Rafael Ricardo Dias Machalela "Não houve eleições, houve fantochada" -Afonso Dhlakama


Zeiss Lacerda Tem que ser tratada por um Médico Veterinário tipo eu. Primeiro seriam adestrados e depois iniciava o tratamento


William Mapote Carissimo, uma correccao na legenda do Mapa. Na verdade as cores se referem a vitoria dos candidatos Afonso Dhlakama e Filipe Nyusi e nao, necessariamente, dos partidos Frelimo e Renamo, que ai, a coloracao seria outra.


Moises Chenene SERÁ ISTO UM EMPATE TÉCNICO?


Claudio Portugal Portugal na ilustração podemos discutir a lógica das cores e gráfico estatístico, numeros... eu fui ao encontro do que esta sendo exibido


Adelino Branquinho Nestes casos, nao vejo problema em formar-se um governo de unidade nacional ou de reconciliacao nacional. Nao gosto muito do termo unidade, porque unidos nos estamos desde o tempo da invasao colonial; reconciliados `e que nao!


Isac Firminio eu nao sou politico ne intendo a politica, mas pelo jornais e telvisons amenha cabesa ate hoje esto confoso.


Marcolino Massango Eu tentei manter em silêncio mas até aqui basta. O senhor é apologista na divisão deste país?mas tens que entender que não são todos que votaram nestas tais províncias onde a renamo ganhou deixa de criar confusão porque o que aconteceu foi a vontade do povo.


Emmanuel Rhino Motherfuckers!!!!!Ver tradução


KidJosé Sinosse Sinosse Em Moçambique nunca foram realizadas eleições, livres, justas e transparente.Ñ bastasse, essas eleições foram fantochadas e burrucratas.


Candido Junior Não percebo o problema quando a questão é somar os votos que cada candidato obteve e depois comparar quem é que teve mais. Quanto à canção da fraude até parece um disco riscado, desde 94 com a mesma música. Ñ se esqueçam que não é de tanto repetir uma mentira que ela acaba se tornando verdade!


Moises Chenene E preciso estar gravemente formatado para não enxergar o que aconteceu no dia 15 de outubro em diante mesmo com evidências inéditas. Mas no mundo há espaço para todos.


Mírcido Melembe logo o Dlakama venceu,nao ha dúvidas.até um sego ve


Domingos Bernardo Singano não quero comentar


Emerson Nhampoca olha nada d roubalhera entrguem a renamo governar xtamx cansadox d comer peixe tocado agora deichem nox provar a matapa dxta vez e dvz caso nao autorizo ataque na ponta vermelha eu tou apto cm isso


Teresa Lopes Americanismos em piloto automatico.


Osvaldo Faquir Propaganda barata. Leitura tendenciosa e de quem não sabe ler. União e crescimento.


António Jorge Taula Compatriotas vamos pelo menos analisar matematicamente, qual era a diferenca nesses lugares? e de seguida analise onde a maquina do povo (frelimo) ganhou qual era a diferanca? ate nao consiguiram acentos a titulo de exemplo gaza, eu nao sou rediculo em matematica, mas parecer que voces sim.


Paulo Nhamazane Revisitem a lei eleitoral...Os mrs por si falam.....O resultado foi 5 a 6...e vejam a diferença entre os vencedores províncias. ..contra factos não há argumentos. ..


José Norberto Carrilho Se os mais jovens me dão licença...

-O post é de um mapa a cores da divisão administrativa de Moçambique, por província. A opção gráfica vale o que vale, pode até não ser pouco, mas foi mal usada.
-Por exemplo, as cores da Frelimo e da Renamo deviam estar sobrepostas ou misturadas nos casos em que a diferença de votos (e o número de assentos na AR) é tão pequena que, em vez de se falar em "vitória", talvez seja mais próximo da realidade falar de "empate". Não é "aritmeticamente" correcto, mas é "graficamente" mais verdadeiro. Há várias "províncias" que deviam estar a "verde-e-vermelho", nuns casos ficaria mais esverdeado, noutros mais avermelhado.

PS: É preocupante que depois de quase 40 anos de independência nacional (e 85 do fim das companhias magestáticas) haja jovens, que se definem como nacionalistas e patriotas, a servirem de caixa de ressonância de projectos de "desunião". Não os critico. Seria agir como as avestruzes. Pelo contrário. Acho é que temos de, todos juntos, analisar o fenómeno, com a serenidade e a seriedade que o assunto merece. Mas, não no Facebook, obviamente.


Onesimo Muiocha Quantas provincias tem o pais egidio?


Isabel Paunde Caso de estudo: Como devemos interpretar a inflexibilidade do sul em relacao aos partidos da oposicao. Em tempos quando era so a Renamo justifica-se que esta zona foi a que mais sofreu com a guerra e a hostilidade prendia-se com o passado de guerra. O MDM nao tem historico de guerra e tambem nao consegue penentrar? em caso de um cisao na frelimo, gostaria de perceber qual seria a tendencia destas zonas, para chegar a conclusoes mais definitivas.


Leonel De Sousa Sousa Mais q vergonha para o stae axa q o povo e burro gostaria q a renamo voltasse as matas estamos csnsados de robalheira


Isabel Paunde Tirar conclusoes sobre este numeros parece me aceitar que as eleicoes foram o que nao foram. Nao me parece genuino tirar ilacoes sobre dados pouco crediveis. A teoria da indivisibilidade de Mocambique nao e valida pois pressupoem que a sua composicao e natural ou divina. Se a historia assim ditar nao vejo que tal nao possa suceder. Nao a defendo o queria esclarecer alguns comentarios. Estamos a assistir estas situacoes em varias partes do Mundo, em que regioes pedem a sua independencia. Paises civilizados um referendo basta para se tomar tal decisao, em paises pouco transparentes e com interresses em causa esta divisao pressupoem guerras.Acho que o que Mocambique precisa neste momento e apenas de se afirmar com um pais transparente e de principios| valores. O resto e pura consequencia, pois os lideres sao filhos de uma sociedade, logo se a sociedade tem valores a probalidade de os lideres tambem serem homens de valor e muita, ate porque nao sendo serao depostos dada a nao aceitacao dessa mesma sociedade de determindas praticas que ferem os seus valores.


Moiane Telma da Gloria Éh Egidio, como dz Thomas Carothers isto é um efeito d democracia q se vive nas zanas cizenta. Spaco politico limitado para os partidos d oposicao bem como má representacao dos asuntos dos cidadao e baixo nivel d participacao politica.




Chinha Costa Mas ate quando reclamam de Fraude porque nao roubam tambem ? E numa casa tem que haver um so galo ,por isso uma mulher nao pode ser poligamo


Antolinho André Acho o ilustre Egidio Vaz está a tentar confundir o povo. Porquê não diz que nas zonas onde a renamo ganhou apenas a diferença com a frelimo é ínfima e em sonas onde a frelimo ganhou a diferença é maior. Somando esta diferença é que coloca a frelimo no auge. Custa fazer este exercício matemático simples que é possível mesmo com o grau do ensino primário? As cores da divisão são uma fachada para distrair os distraídos.


Joaquim Mendonca Kual o espanto Vaz! Dlakama já ganhou em 6 províncias e Chissano em 4 mas mesmo assim.....


Joaquim Mendonca Marcolino Mas santo não são todos k votaram mas de 3 votos para 223? Estes 220 k foram sendo votados na mesa.....Esta vontade d povo obscuro foram buscar aonde?


Jorge Macura Antolinho Andre nao seja ignorante por tudo quanto esta acontecer neste pais, sabes que estas eleicoes a frelimo e seu candidato perderam brutalmente so que o sistema ee tao grande que nao deixam eles perderem, temem de ser julgado pela mentira da verdade




Salénio Sebastião Buce Humm querem meter água vocês.


John Tangal Chinha costa Teu comentario foi infeliz ....se percebi dxest k os partidos da oposicao deveriam roubar ????entao estas afirmar que o partido no poder rouba .
A frelimo nao precisa de roubar para ganhar ate pode nao ter vitorias retumbantes mas pode ganhar sem roubar um voto ...detesto ver pessoas que dizem ser da frelimo para manchar o partido chega de roubalheiras para terminar vou a reboque de alguem que disse em mocambique tem espaco para todos ate para malucos


David Abilio Uma grande mentira como está repetida várias vezes pode confundir as pessoas pelo que temos que denunciar e explicar a verdade. A RENAMO só ganhou em duas províncias Sofala e Zambézia. Manica houve um empate de 8 a 8. A Frelimo ganhou em 8 círculos eleitorais muitos dos quais com maioria esmagadora enquanto que nós dois que a RENAMO ganha a diferença e mínima. Não confundir com eleições presidenciais.


Egidio Vaz Ilustre David Abilio, mentira é o que ilustre diz. Por favor revisite os dados e voltemos a discutir.


Yaqub Sibindy Podemos contar com Dlhakama e Nyusi se lhes darmos voto de confiança e apoio necessário vindo de todas sensibilidades nacionais, no diálogo político que o Líder da Renamo, afirma como recurso para resolução deste diferendo eleitoral!


Yaqub Sibindy Quero dizer que pode não ser necessário importar alguém a partir da rochosa planeta Marte!


Daniell Mugabe do rochoso planeta*


Yaqub Sibindy Obrigado, " José Maria Relva"


David Abilio Está e a mais pura verdade e o mano Egidio Vaz sabe disso também. Sabe por exemplo que são 11 círculos eleitorais e não 10. Sabes do empate técnico de Manica e não o refere e sabes da vantagem da Frelimo em Nampula e Tete apesar de ser tangencial. Sabes também que estás a confundir propositadamente a eleição presidencial com a legislativa. Veja d destribuicao dos assentos parlamentares.


Daniell Mugabe Não lhe posso deixar errar




Hornélio Cândido Mavie David Abilio O facto de serem as províncias mais populosas são quer dizer 100% da população dessas províncias foi votar, e tem mais a diferençá em termos de percentagem de votos dos dois partidos em causa não e' elevada nas províncias que a Renamo ganhou, mas se fores a ver por exemplo o caso da província de Gaza a diferença dos dois partidos.... então ,meu irmão também tens que procurar analisar nessa vertente. reconheço sim que houveram muitas irregularidades mais também houveram muitas abstenções nas províncias onde a Renamo e seu líder Ganharam, o que não se verificou na zona sul do pais....Esse e' meu ponto de vista e respeito a sua opinião também.


Antolinho André Respeito as diversas intervenções e muitas dou nota positiva pela imparcialidade na análise. Outras porque carente de valores de análise apenas servem para sujarem este mural. Uma análise parcial leva a entender que o post é real enquanto que o ilustre articulista Egídio apenas viajou virtualmente.


Armistício Mulande O Egido Egidio Vaz não é nenhum distraído. Sabe o que está a fazer e o que está a dizer. Ele pintou o mapa que mostra onde Dlhakama ganhou e onde Nyusi ganhou. Nada mais elementar. Todos nós temos essa informação, mas quando vem num mapa fica mais claro para todos. O que ele faz depois é gozar com a inteligência de todos nós, sempre na vã tentativa de nos fazer parecer patéticos...essa coisa que uma parte dos moçambicanos gosta de fazer aos outros. Como já disse muitas vezes, o nosso país tem a sua parte de circo...


Nertia Urnilia Boca eish falacia nada mais. Esta td dito pelo Jose Norberto Carrilho.


Elsa Xerinda Mas vocês acham que os Moçambicanos são tão loucos de depositarem 500 mil votos nulos? Por amor de deus não nos insultem dessa maneira. ..


Elsa Xerinda A frelimo diz se o tal que confia no seu povo e nós o povo votamos na Frelimo sem problema nenhum. Eu desafio o candidato Nyusi e o seu partido a invalidarem as eleições. E voltarmos as urnas para ficar claro que está máquina é amada pelo povo.E que fiquem a vontade nada da fir,prm, atrasos, cadernos perdidos, enchimentos de urnas. Isto é nada de fraude.Tudo preto no branco, afinal a frelimo é a tal . Então vamos a isso? Vamos pautar pela honestidade? Que tal?Será que sairão vitoriosos?


Mateus Mateus Jr. Julgo que se não houvesse a suposta paridade nos órgãos eleitorais já teríamos resultados finais e as propaladas fraudes seriam muito dificíceis de intersectar!


Emidio Guila Acaci Acacio Chambule Chambule, não concordo contigo. Queres culpados pela situação? No STAE encontra-os todos sãos e salvos da silva.


Octávio De Jesus Domingos Onde a Frelimo perdeu foi na tangente e onde ganhou foi por larga maioria... dá pra reflectir sobre como votou o povo segundo o autor do post.


Acacio Chambule Chambule Eu proponho algo aonde a renamo investiu o de dinheiro da campanha. ? Nós deixem em paz a renamo não tem visão é do tipo pintas a casa de azul e depois diz porque não de preto


Julião João Cumbane Egido Vaz, por que não faz acompanhar este mapa com os números que permitiram a sua produção?! Esta forma de apresentar informação é tendenciosa.


Armando Tomas Fernando juliao joao cumbane ,este mapa esta publicado no jornal savana ,compra jornal savana desta semana numa das esquina na cidade vai comprender melhor


Julião João Cumbane Conheço os números que produziram este mapa! Não é verdade que a Renamo ganhou em todos os distritos nas cinco províncias, como este mapa sugere. A intenção é clara: manipular a opinião pública. É um mau vício.


Ernesto Zaqueu Humm...vces tbem exageran pah


Armando Tomas Fernando pode sim nao ter ganho em todos distritos ,mas a maioria vece .


David Abilio Homérico Mavie acho que não leu os meus posts ou confundiu o meu nome com algo que não tem nada a ver comigo. Releia os meus posts para se certificar se o que dizes e mesmo dirigido para mim.


Julião João Cumbane Repito: este mapa foi produzido para consubstanciar uma notícia preparada para manipular a opinião pública!


Tomocene Antonio Tomocene isto e pura mentira vamos parar de enganar o povo ok


Tuno Sofrinho Quem nao deve nao teme, as diversas opinioes nos levam a mergulhar no realismo onde uns querem pintar sobre tela negra,mas tivemos um processo conturbado e cheio de penumbras, mas, modestia parte, para melhor clarificar este Processo eleitoral, melhor anular essas eleicoes e, remarcar enquanto o governo seja assegurado por um triunvirato. Veremos se e desta que o Conselho Constitucional salve as instituicoes do Estado mocambicano, a ver vamos...


David Abilio Tino Sofrinho. Dizes bem que quem não deve não teme. Refrescando lhe um pouco a memória. Quem é que foi para estas eleições empurrado com chicote doce? Aquele que tudo tentou fazer para que não houvesse eleições? Aquele que foi impondo condições sobre condições só para passar o prazo constitucional e assim reclamar a inconstitucionalidadedo Governo e por essa via impor a partilha de poder como o que está a pretender agora? Quem exigiu o adiamento do recenseamento e obrigou igualmente a sua prorrogação? Quem meteu milhares de elementos em todas estruturas organizativas das eleições alegando que era para assegurar a transparência? E quem mais uma vez depois de se ter aceite TODAS as condições que impôs vem mais uma vez reclamar o governo de inclusão? Afinal o que quer a RENAMO? Quer invalidar todos os nossos votos para chegar ao Poder mesmo contra a vontade popular? Preparem se para 2019. Quem não tem medo não teme.


Tomocene Antonio Tomocene Vamos para d mentir a renamo nao teve votos significativos pra tal a frelimo e o nyusi venceram ja viram as vantagens de gaza e cabo delegado k a frelimo teve e onde a renamo ganhou nao tinha muita diferenca com a frelimo por isto este teu mapa vai dar teua delegados d candidatura ok


Pedro Cristovao Mawai Jr. Dois pesos...duas medidas.


Isaias Jaime Massango tomocene de que planeta és?


Tomocene Antonio Tomocene Sou estraterrestre ok


Mario Pedro Fernando Bota Esse senhor que publicou isso é um pancado,isso é efeito d suruma mesturado com seca.


Cristiano Manejo Os resultados devia sair no intervalo de 48h + a STAE ainda xta fabricar resultados a favor de quem nos ja sabemos,+ agradecia aos k pauta pela verdedeira democracia travasse essa manobra. Tenha muito cuidado meus vogais de boa fe e k gosta d Moz.


Helder Loforte Meu senhores com todo respeito que tenho por vos , vamos deixar de ser adeptos falso de certos partidos ,e olhemos para aquilo que foi o processo eleitoral, Aqui esta claro que este processo esta cheio de viciação. quando e assim ninguém pode sair Vitorioso.


Isack Pilonthy Alela Espero que essas eleiçoes sejam REPETIDAS...


David Abilio Esse Stae constituído de topo a base por centenas de membros de um Partido que agora sacode o capote e chama aos seus membros de incompetentes e recua para cantar a mesma música gravada em 94, estamos fartos de ouvirmos a mesma música. Cantem outra por favor.


Tabasilly de Novo Nao entende quem nao quer primeiro veja o nivel de abstenencia nesse sitios a de reparar que la onde a renamo ganhou a frelimo tambem teve muitos votos mas ca no sul a zonas que a renamo e o seu lider tiveram zero voto uso gaza como exemplo faz bem as contas veras que tenho razao


Isack Pilonthy Alela O galo canta para acordar pessoas. A renamo nao precisa cantar porque o POVO ja está acordado.

Que Deus me livre dos G40 e dos demais LAMBEBOTAS espalhados, desde a TVM até ás redes sociais.
Amen!


Sagradinho Jequisson Matsadzanhine Cambadas de filhos da luta


Zeferino Fanequiço Matematicamente falando um retumbante victoria p a freli e FJN. Geograficamente uma hecatombe. A maioria dos eleitores nos maiores circulos eleitorais disse de forma inequivoca "nao confiamos em ti FJN" nem na freli. Porque tera a freli recebido este cartao vermenho k a empurrou p confinado reduto no sul de mocambique?


Chalaman Charles Murato Depois de ler todos comentarios fico ainda espantado que hajam pessoas que estejam sobre efeitos anestesicos esse todo tempo. Deixemos de escovar as pessoas/partidos e fiquemos do lado da razão pos não é nem tão pouco ético o que muitos dos nosso consi...Ver mais


Adelino Branquinho E quem fala assim, nao `e idiota, nem pseudo visionario ele `e visionario. Devemos acreditar no Freud, ele sabe o que diz.


Sagradinho Jequisson Matsadzanhine Por mais que tarde a verdade mais um dia sera descoberta


Sheila da Debora nasci apanhei frelimo,cresci com a frelimo,me deram de comer ate hoje foi a frelimo. se quiserem que o governo va pra as vossas casas vos dar comida vao sonhado. ha tanto trabalho nas ruas deixa de dormir e vai a luta.


Sarmento Abel Sande Deixa de ser hipocrita e puxa-saco Sheila da Debora.


Mario Cardoso O dinheiro cheira a cagada do povo.


Sheila da Debora nao e ser ipocrita e ser realista


Entretenimento Enterteinment Se ainda és jovem Sheila,sinto muita pena de ti porque esse tipo de pronunciamento é de velhos. Quem não sabe que a FRELIMO em Gaza, emitiu milhões e milhões de b.i's e em seguida mandou a STAE fazer cartões de eleitores com nomes fantasmas e distribuídos a mamanas da OMM para entregarem seus filhos menores de idade para irem votar e como se diz, "Votar e votar bem"


Lindo A. Mondlane qualquer que estudou matematicas, entende que o amigo Egidio Vaz, nao esteve afortunado aqui..(falo somente de matematicas (nao entro nas irregularidaes nem nada do estilo)

Sem comentários: