sexta-feira, 22 de abril de 2016

Desespeo nas FADM: Falsa integração e patenteamento de Ex-guerrilheiros da Renamo, a nova arma psicológica

O silêncio de Dhlakama está a deixar as chefias militares e políticas da situação em pânico. Devido as baixas e a incapacidade de penetrar no âmago dos  redutos da Renamo, as forças armadas planeiam patentear alguns EX-GUERRILHEIROS da Renamo que já se tinham desligado das actividades bélicas em 1992. O MTQ sabe que trata-se de pessoas que foram minuciosamente aliciadas para de seguida servirem de isca para os operacionais da Renamo a fim de se entregarem, uma reedição do que as FPLM fizera na década de 1980 com a chamada Lei da Amnistia de que o regime se servia para recusar negociar com a Renamo. No quadro desta nova propaganda, estão previstas promoções que partem da major até alferes. Informações adicionais indicam que os que forem promovidos terão a missão de apontar as coordenadas para as suas antigas bases a fim de facilitar a sua desactivação. Não é certo que esta estratégia sirva para alguma coisa dada a ausência da moral que caracteriza as forças armadas e as constantes movimentações dos guerrilheiros da Renamo. Na semana passada, por exemplo, um grupo de 60 guerrilheiros movimentou-se de Maringue para Marrumeu em plena luz do dia e as forças armadas, mesmo tendo informações, não se aventuraram a perseguir ao grupo.




FADM: Ex-guerrilheiros da Renamo integrados e patenteados
CATORZE antigos guerrilheiros da Renamo foram quarta-feira última integrados nas fileiras das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, tendo na ocasião sido promovidos a oficiais superiores e subalternos.
Este grupo faz parte das forças residuais da Renamo que, em resposta aos vários apelos à paz, têm vindo a se entregar voluntariamente ao Governo para serem integradas nas Forças de Defesa e Segurança ou então para beneficiarem de programas de inserção social.
Dos catorze elementos que a partir desta semana passam a integrar o quadro do pessoal permanente das FADM três foram promovidos ao posto de major, quatro a capitão, três a tenente e os restantes quatro a alferes. Com efeito, são majores Armando Sithole, Baptista Araolique e Carlitos Maganizo. Foram promovidos a capitães Rosário Bilizao, Frenque Tete, Levicene Júnior e Orlando Muanadjakua. Para tenente foram promovidos Santos Jorge, António Boroma e Augusto Razão, enquanto para alferes estão Anselmo Goba, Albino Custumado, Ramos António e Ricardo Pita.
No acto do patenteamento, o Brigadeiro das FADM Fabião Manjate, comandante da Escola de Sargentos de Boane, apelou aos novos quadros a respeitarem os princípios que regem as Forças Armadas, sendo a hierarquia e a obediência alguns deles.
Pediu ainda para que aprendam de outros oficiais que já foram patenteados para que tenham um bom desempenho no exercício das suas atribuições.
Enquanto isso, alguns integrados e patenteados nas FADM disseram sentir-se orgulhosos por abraçarem uma nova carreira na sua vida, carreira que havia sido interrompida ou mesmo perturbada durante os vários anos em que permaneceram nas matas lutando por causas obscuras.
Frenque Tete, de Cheringoma, disse que permanecer nas matas, lutando por causas injustas tornou-se duro e fastidioso, tendo decidido afastar-se daquela vida para redesenhar outros projectos tendentes à melhoria da sua qualidade de vida.
Uv Noticias


LikeShow more reactionsShare

Comments

Vilanculos Cláudio Vilanculos Ok. Obrigado pela informação.


Jose Ofece Deniasse Ofece Estamos perto do golpe do estado.


Urania Ventura Este é um dos integrados

Like · 1 · 1 hr

Toxx Will Maylen Mudaniss obrigada mana pela segunda vez eu a ter a mesma,mas na primeira ouve alguns academicos k comentaram cada um da sua maneira


José Penicela Vai dizer que esse miúdo de cerca de 20 anos tambem foi patenteado?


Felix Buchir Mana Urania Ventura ta cendo dificil entender talvez esa pode ser verdadeira porue é um dos planos do governo.


Manuelito Jaime certamente.


Patreque Sanhadira Matias Sanhadix Quidado desas entegramento d rengrs amanha nao xolex cm golpe f xtado


Iraliny Blanca Guerra eish nakonada juro...


Amos Madjiruane yeah tao de parabéns os homens, vao fazer golpe de estado....


Yazald Joao É mafia. Se estao a procura dos homens da Renamo para matar como é k vao patentear?!


John Wetela Kikikikikiki, so da pra rir. A falta de visão e estratega da guerrilha vaem na fita. E muito mais os que gosta de ver TVM e RM. Fiquem alegres e vossa vez e tempo e esperando também do futuro

Like · 1 · 47 mins

Urania Ventura Vale mais ser enganado pela RM e TVM do que por ti,

Like · 2 · 45 mins

Iraliny Blanca Guerra kkkkkkkkkkkkkkk nakonada juro


Jose Ofece Deniasse Ofece Se for verdade o governo ainda xta na manta,




Urania Ventura Tua mãe é mentirosa viva viva,


Marcelo Xavier Não nego e nem aceito essa informaçao, pode ser verdade mas tenho minhas dúvidas, foram "entegrados na quarta feira nas fileiras das fadm e esta semana foram patenteados, e promovidos aos quadros de major,capitão,tenente e alferes" kuand é k passaram da academia militar? Tend em conta k essas áreas/cursos são feitos na academia militar em 4anos? Se me esclaresers essas perguntas posso vir a concordar plenamente ctgo!!


Calo De Carlos Outros ainda estao a espera do novo governo para receber 6000.


Armandinho Da Filipa Cambuma Minha mãe nem quer saber sobre sua mentira e politica de aprendizagem. Renamo vencedores

Sem comentários: