segunda-feira, 4 de abril de 2016

APESAR DO FRACASSO DA OFENSIVA, A FRELIMO INSISTE ATACAR SATUNGIRA

Fontes do ministério da defesa, contam que houve uma forte discussão na reunião havida sábado na Beira entre os comandantes envolvidos na ofensiva contra Gorongoza (Satungira) com o "ministro" da defesa Ntumuke e o Chefe Estado Maior General Graça Congo, isto porque os comandantes da operação deram falsos relatórios; alegaram que as suas forças haviam conseguido destruir e desbaratar as forcas da Renamo na Gorongoza, que muitos morreram e só faltava recolher o material bélico nas bases abandonadas. 
Entretanto, eventualmente guiados também pelos relatos de um tal Unay Cambuma e Jossubo Abdullah chefes de Maputo deram se conta que os seus subordinados estavam a mentir, acabando por reconhecer e concluir que a ofensiva de grande envergadura, que também contou com a participação de alguns comandos especiais vietnamitas, fracassou retumbantemente. Em 3 dias de combates, dos 4 autocarros Etrago descarregados, só sobreviveram 130, num total de quase 400 militares, de acordo com dados de fontes das FDS. Um verdadeiro banho de sangue. Entre os mortos contam se também 10 miúdas militares e alguns vietnamitas (que tinham a cara pintada de negro e cabelo rapado). Houve grande perda de material de guerra sobretudo armas ligeiras e munições. Nem é preciso falar de desercoes porque já são "normais".

Uma vez constatado o fracasso da operação, o "ministro" da defesa Ntumuke, ordenou aos comandantes para continuar com a ofensiva na Gorongoza, tendo realmente voltados e reiniciado hoje segunda feira mas desta vez optaram por usar artilharia pesada disparada indiscriminadamente contra as matas sem no entanto atingir nenhuma posicao das perdizes mas iinfelizmente fustigando aldeias de camponeses.
PERDIZES EM CONTRA ATAQUES DE INTERDICAO
Os rangers de Afonso Dhlakama optaram por ofensivas locais de interdição, para cortar a movimentação das forças da frelimo, atacando o seu inimigo ao longo da via que leva ao interior do posto administrativo de Vanduzi (Sadunjira). Dada a superioridade numérica das forças da frelimo, em alguns casos as suas unidades tem conseguido furar o perímetro de defesa das perdizes usando vias alternativas, o que força as perdizes a efectuar ofensivas locais para bloquear qualquer incursão.

Na tarde de hoje dia 4/4/2016, duas camionetas cheias de tropas das fadm, que ia em direcção a Casa Banana partindo da vila sede da Gorongoza, foram atacadas por volta das 14 horas de hoje, tendo perdido a vida 28 militares e outros 17 ficaram feridos com gravidade. E de acordo com a nossa fonte da perdiz, isto acontece quase diariamente desde que iniciou a ofensiva das forças da frelimo.
A fonte diz também que as forcas da Renamo tem a consciencia da justeza e nobreza da sua causa e por isso apresentam se com alta moral combativa, para além da longa experiência do passado. O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, conhece a região da Gorongoza desde os seus 20 e poucos anos e hoje como um sessentao, não serão os mancebos com a idade dos netos que vão lhe aborrecer, só pode brincar com eles. E as tantas Dhlakama nem la está... A ida de jornalistas a Satungira pode ter sido uma jogada de mestre desta "velha raposa" da guerrilha de África. Cuidado estarem a sacrificar o "gado humano" em vão...
Vamos continuar a acompanhar os acontecimentos.
UNAY CAMBUMA


BREAKING

HOUVE BANHO DE SANGUE EM PIRO!
As FDS mandaram um grupo de militares a paisana até piro, com objectivo de recolher os corpos de alguns militares, que tombaram ha dias mas ja que o lugar esta cercado, sofreram uma tremenda emboscada e morreram muitos militares.
detalhes mais tarde
Assane Nacumbe Assane I am so happy,kkkkkkkkmore power mr Unay Cambuma
Juga Chiguia Força ai nos actualize sempre k poder
Chycrah Joao Força mano unay vce é o única
Mohammed Karsandas Falsidade... #Muchanga, assumiu que não há condições de governar. Quando vão governar mesmo? Kkk
Chycrah Joao Vce é a única fonte da verdade, força
Cisco Costa Costa s for verdade sejamos fortes
Sacrifício Manusse Unica fonte que nos actualisa longo tiver a notícia,vivaUnay Cambuma
Santos Chaibo sempre dizem mesma coisa tivemos um contratempo
Arone Jose Sitoe Una cambada gosto do jornalismo mas acabo perdendo apetite porque só tens informante do partido frelimo só.
Santos Chaibo que tal Turmalina cota djaka ainda tens a bolada ou não? doga algo esto a espera tenho cliente
Xavier Arlindo Aruwanhaya Unay eu ja comesei sentir, aquelas plavra d Muchanga!
Manex Mix G xtamos juntos cambuma
Manuel Jose Monteiro Monteiro Ta tudo asair bem,Deus ajude os Rangers,a varer os fdm e fir,como lixo.
Edmo Munacho Porqué não fala das declarações do muchanga?
Samuel Bola Esse ministro porquê que nao envia os seus familiares para la no mato?alem de estar a mandar matar os filhos dos pobres equanto os filhos estao numa boa.esses que estao a desertear tem o meu apoio.
Assubui Bingui Opah paz sua alma a familia eluntada meus sentido de pesame.
Estevao Ferreira Esperamos nas proximas vindas de Morrumbala esta noite havera mais banho lae
Hilario Mujaua É lamentavel.
Armando Tomas Fernando Fernando Vão sair envergonhado em gorongoza,isso eu garanto
Vasco Francisco Jesus Eu gostaria ouvir, k ja xtamus a governar, ja to cansado com essa merda d frelimo.
Max Panguene enquanto a carne chega aos talhos o Matadouro estara operacional 24/24 e bazei logo para casa
Samuel Bola Esses vietinamitas confundiram a sera de gorongosa com machambas de arroz la no vietiname.eu aconselho a esses vietinames a voltar para o país dele ir plantar arroz.dhlakama nao è qualquer.
Samuel Bola Dentro em breve havera uma revolta dentro das fds.
Alexandre Passe Força renamo queremos avictoria
Ofece Deniasse Chania Kkkk kakakaka UC páh, serak é uma falha ou escreveu a saber? General Graça Congo ou Chongo? Kkkkk kakakaka......
Jusubo Abdullah Das Autónoma Tufaa tufaa é so tufaa!
shiiiii esses fumam chamba mesmo! ou então fumam chikhau-khau, fodya nkulo kkk
Neclino Chaphata Kkkkk. Fumam bumu! Gostei do chikhau-khau.
Americo Jonas Manhique Ish ta se mal . será que nao ha espaço para diálogo? Também para quê ?já não ha confiança entre as duas partes. A quem se acha esperto e dono de Moz.tenho muita pena dos putos que estão a perder a vida e a sua juventude nas matas.fuiiiíii.
Melito Juga E triste o que ta acontecer em MZ
Rachid Said Afonso Marceta Dhlakama não e matreco, no dia da invasão da sua residencia ele estava em Maputo a tomar um cafe com seus putos e de repente recebeu informação da rusga dos soldadinhos e de seguida ele o velho raposa sumiu nem que um perdiz. Melhor se render e ceder a parte do velho líder e ponto final. Isso de forcar uma guerra com o madala vai se sair mal na frelimo podem acreditar.
Piter Carter Jr. Trágico
Ribeiro Monteiro Imprecionante pk a STV nao divulga as informaçoes?? Visto k é idependente?? Perdendo credibilidade. Força manténos atualisados Unay.
Miguelcarlosjoao Joao Força unay querems mas notiçias
Francisco Joao Moiana A frelimo devia se render porque nao faz sentido convidar estrangeiros pra vir combater com a renamo sem nenhum rendimento,estão a morrer em massa filhos dos Moçambicanos pra defender um regime terrorista

Sem comentários: