terça-feira, 12 de abril de 2016

A SOLIDIFICACAO DO MEDO

Armando Nenane

Baltazar Garzon tambem avisava que o medo transforma pessoas saudaveis em farrapos humanos...la vamos nos, em direccao a coisificacao da pessoa humana, quais cadaveis ambulantes nos tornaremos no final desta historia. O medo entorpece, obnubila, deixando escorregar a vontade, empurrando-nos a todos para o "sim". No lugar do "nao", viveremos no "sim", o sim que transforma os homens em bestas, sobre as quais descarregam-se mais deveres e obrigacoes do que direitos, enquanto eles, os sistematizadores da medificacao colectiva, vao acumulando mais regalias, privilegios e mordomias. Estou a murmurar por causa da noticia do assassinato do procurador Marcelino Vilanculo, que me deixou a mandar manguitos desde logo pela manha. Sou um poeta pobre, bonito e inteligente e vejo o medo pairando no ar. Sou um poeta como aquele maluco dos semaforos, que passa a vida a mandar manguitos para os automobilistas. Depois desta do Vilanculo, estou a mandar manguitos para todos os lados, apenas porque toda a gente sabe, mas vai assistindo. Paz a sua alma!


Wilson Profirio Nicaquela Para o conformismo um bom entendedor basta lhe dizer lá todos vamos! Cada um, claro a sua maneira uns mais cedo outros mais tarde. Jamais ninguém vai eternizar a sua existência! Paz sua alma!

Armando Nenane ninguem pretende eternizar a existencia de ninguem, so queriamos compreender as razoes...o que eh de tao grave que esta em jogo que somente se resolve com as balas meu caro ilustre visitante entendedor...

Wilson Profirio Nicaquela Há quem age acreditando na utopia de viver eternamente, ao optar em se livrar tão cedo de toda sensação a si desagradável, constitui um indicador elementar! A nós sobrantes, nada restaria para assumir a realidade irreversível que se nos sujeita, diferente de ecoar versatilmente o paz sua alma!
Ps// Concordar com sua posição não se restrigiria em minha convicção no pobre "sim"!

Armando Nenane Seria interessante poder encontrar Wilson Profirio Nicaquela em pessoa, a fim de que pudessemos desenvolver ainda mais as reflexoes...

Wilson Profirio Nicaquela O mundo é tão flexível, apesar de todo amaranhado vigente! A fé nos foi proporcionada pela divindade um dia que, um de nós cruzar o Save e Zambeze vice-versa, que procure o outro! Andamos num dos Pontos ou na cidade das acácias ou nos Axinenes.kkkkk aquele que for 1o avisa Mr Armando Nenane!

Armando Nenane Ja sinto o cheiro das kalashs no dobrar da proxima esquina, mas esta dito: o mundo eh tao flexivel e tambem tenho fe que em qualquer dos Pontos acabaremos nos esbarrando. Se andares pelas barracas do Xipamanine e por ali me avistares, o 1o avisa Mr Wilson Profirio Nicaquela.

Joao Bruno Craveirinha Triste Mano! Quo Vadis...partilhando com devida venia e perdoa-me mas nao posso deixar de rir com esta do 'estou a mandar manguitos para todos os lados'...pro s Mambas tambem Emoji smile ?

Armando Nenane kkkkkkkkkk maningue...

Joao Bruno Craveirinha He heVer tradução

Joao Bruno Craveirinha Era so pra dentro do possivel e aqui a distancia, dar-te um pouco de animo. Abraco

Armando Nenane kkkkkkkk aqui a malta vai tentando ganhar o habito...quando ao animo, hum, anda por ai a peste...

Joao Bruno Craveirinha Abraco Guerreiro.
Elton Dagraca Dagraca E se assim continuar, estaremos em pé d'igualidade com a republica de Angola e é ai onde sentiremos a dor de ser escravizado,apesar de já estarmos a sentirg.
Júlio Mutisse

Marcelino Vilanculo,
Temo que os bandidos já estejam a condicionar o Estado na medida que este tarda em os controlar. Principalmente os mais violentos. Porquê o Marcelino? É uma pergunta que gostaria de ver respondida o quanto antes. Não trará o cidadão Marcelino, o pai de família, o filho, amigo, Magistrado de volta; ao menos teremos algo para nos segurar e acreditar que, de verdade, justiça será feita. 
PS: Estou particularmente destroçado. Marcelino foi meu colega de faculdade, mesmo grupo de estudo, colega no Centro de Formação Jurídica e Judiciária, amigo portanto. Seguimos, profissionalmente, caminhos diferentes mas mantivemos a relação que construímos em 6 anos de convivência próxima. Mataram o Marcelino, quem será o próximo?


VIVO NUM PAÍS DAS AVES, PIOR QUE SÍRIA E GUINE-BISSAU!

Estou completamente chocado com a situação que se vive aqui, são baleamentos atrás de baleamentos e nunca são conhecidos os rostos dos tais criminosos, guerra não declarada com todas suas consequências desde mortes de militares em ambas partes, destruição de bens, mortes de civis e refugiados a viverem em condições desumanas no Malawi, Ematuns, Proindicus, dívida soberana, EDM’s, custo elevadíssimo de vida e somethings………..
E, a pior merda é que temos uma bancada maioritária na AR que sistematicamente vem chumbando a criação de comissões de inquerito para investigar-se alguns dos assuntos acima arrolados. Aquele que foi conferido o poder constitucionalmente o que faz? Nada, absolutamente nada mesmo….................................
PS: Acho que é chegada a hora de haver “impeachment”, porque senão acabamos todos nós.
NB: Impeachment é uma palavra de origem inglesa que significa "impedimento" ou "impugnação", utilizada como um modelo de processo instaurado contra altas autoridades governamentais acusadas de infringir os seus deveres funcionais. Dizer que ocorreu impeachment ao Presidente da República, significa que este não poderá continuar exercendo funções.

Rafael Ricardo Dias Machalela Voltaste de férias nem? Me recomende a instância turística onde hospedaste. Estou precisando.
Rogerio Antonio Estava na Serra Da Gorongosa, Muxungue, Satungira, lá mesmo na parte incerta.kkk
Andre Jorge Chifeche Temos que acordar deste sono que nos apoquenta e marchemos seriamente decididos do que der e vier.
Rogerio Antonio Realmente irmao isso esta' a comecar a ficar pior que a encomenda.....
Cal Barroso Ali no "falamento" a bancada das "palmas" vai inviabilizar comissão de inquérito, #toutadizer
Rogerio Antonio Kakakakakakakaka "falamento" gramei dessa.........
Marcelino Voabil Triste e lamentável!
Luciano Mapanga Por onde anda a sociedade civil? Temos que deixar de viver descoroçoados e acorrentados. Temos que ter a coragem suficiente de dizer BASTA!
Laercio Eder Camal Mulima Todo o cuidado é pouco.agora desconfio até da minha sombra.
Rogerio Antonio Esta' mal isso.......
Laercio Eder Camal Mulima Se isso continua assim não sei onde vamos parar.
Evanex Saboroso Isto não é um pais, é um sitio.
Rogerio Antonio Lamentavel......
Nuno Pires Creio que a Constituição não consagra o "impeachment"., terão de ser as forças vivas a manifestar o seu descontentamento.
Rogerio Antonio Mas pode-se fazer um referendo......
Nuno Pires Isso desconheço. O mais incisivo e mediático seria um levantamento popular de protesto. Aí eles tremiam. O governo e o PR terão de entender que este tipo de situação não pode nem deve manter-se. Um governo que falha a defesa do cidadão comum é um governo incapaz de tudo.
Jorge Antonio Calane Kito IMPEACHMENTE, bonita palavra, Quem são os tais que vão fazer acontecer essa frase linda? Será que a bancada das palmas( como alguém chamou) vai deixar isso acontecer?
Carlos Cardoso Muito preocupante mesmo !
Cal Barroso E depois da manifestação?
Rogerio Antonio Luciano Mapanga, desde que calaram a mamã Alice nem se nota que temos muitas organizações da sociedade civil, as pessoas estão preocupadas com os dólares e mais nada. Pior ainda é termos a Comissao Nacional de Direitos Humanos Inerte, uma autentica palhaçada……
Laercio Eder Camal Mulima O povo Moçambicano é medroso.
Álvaro Xerinda Esses deputados pensam com barrigas
Cal Barroso Seria melhor dizer Me(r)d(r)oso... Melhor somos todos isso aí, meu caro Laercio.
Laercio Eder Camal Mulima Hoje o Obama reconheci ter falhado,espero que um dia o nosso governo faça o mesmo. vamos conter os ânimos meus ilustres.
Oquilga Costa Shiii. Nesse no Governo, ninguem, nunca vai admitir os Erros cometidos por eles.
Oquilga Costa A Frelimo ainda no Puder, nunca seremos livres.
Álvaro Xerinda Dércio Tsandzana já comecei a ler "Em um estado totalitário não se importa com o que as pessoas pensam, desde que o governo possa controlá-lo pela força usando cassetetes. Mas quando você não pode controlar as pessoas pela força, você tem que controlar o que as pessoas pensam, e a maneira típica de fazer isso é através da propaganda (fabricação de consentimento, criação de ilusões necessárias), marginalizando o público em geral ou reduzindo-a a alguma forma de apatia "
(Chomsky, N., 1993)

Gosto · Responder · 5 · 6 h

Dércio Tsandzana Exactamente.

Rogerio Antonio Nuno Pires, quem vai participar dessas manifestações se nós como Moçambicanos somos um povo cobarde, que contenta-se com atrocidades, que não reivindica e não faz absolutamente nada para reverter as coisas.

Gosto · Responder · 4 · 6 h

Nuno Pires O povo moçambicano levantou-se contra um exército bastante superior e apesar de não haver uma vitória militar, contribuíu para os acontecimentos que levaram à independência.

Gosto · Responder · 1 · 6 h

Ernesto Mhunte Mhunte temos que parar isto, alguma ideia? Se pudermx falar no PTV-INBOX ou Whatsap842222762, manifestação organizada, acho-eu que todos temos um pricípio.

Rogerio Titos Bango a ditadura eh que reina no nosso governo/" se vc nao faz o que te mando para o bem do partido sentiremos a sua falta" E nos populacao, "chefe deles" porque ainda estamos assim tao calmos como se nada vemos. O k sabemos eh murmurar. Estou triste comigo mesmo e com os demais mocambicanos.

Gosto · Responder · 1 · 6 h

Oquilga Costa Somos um povo Cobarde mesmo.

Gosto · Responder · 1 · 6 h

Eddy Waku Lombëla Eu apoio incondicionalmente esta posição sua caro#Rogerio #Antonio, so que noutros países cmo Brazil e Africa do Sul o povo também ajuda pois levanta poeira ao som d batuques e vuvuzelas até que sejam ouvidos, mas aqui todos estamos comtaminados cm o vírus medotite-silênciosina, nunca tendemos a ns mover a única coragem que temos é d fazer coro todos diante dos ecrãs dos nossos laptops, smartphones, androads, smartkikas, galaxys,etc, emquanto a solução d tdo que vivemos requer uma acção do povo conjunta e prática, tipo os Burkinabes que em penas uma semana colocaram as coisas n lugar e dalí seguiu-se para a ordem constitucional. e nós? nada mesmo que nos pisem até cm mákina niveladora aceitamos sermos limados até ficarmos em forma d tepete furado. Meu povo é tempo d agir, será que o nosso medo vai ns libertar msmo? MAPUTO, GAZA, INHAMBANE, SOFALA, MANICA, ZAMBÉZIA, TETE, NIASSA, NAMPULA, CABO DELGADO mbora marcharmos todos afugentarmos toda a escumalha que está na AR, P. Vermelha, Gabinete do PM, PGR, TVM, RM. de quê estamos a espera afinal???até morrermos todos ficarem so emtre eles?? Nós podemos!

Gosto · Responder · 4 · 6 h

Ernesto Mhunte Mhunte to de acordo, manifestação organizada.

Laercio Eder Camal Mulima O povo Moçambicano esqueci rápido. Isso só vai se falar hoje até manhã.

Gosto · Responder · 3 · 6 h

Brilhante Langa gente yu? o presidente so esta no poder ha pouco tempo esta a lutar para consertar muitos erros k tem vindo se acumulando nao sera em um ou dois anos k consertará isso o pais ja estava podre trabalhem lutem para mudar as coisas no pais sem jogar culpas ao presidente

Gosto · Responder · 1 · 6 h

Neclino Chaphata Diga me só uma coisa que o suposto PR está a concertar. E quanto tempo achas que é suficiente, para um Presidente, colocar a máquina a funcionar, sabendo que o mandato é de 5 anos?

Gosto · Responder · 2 · 5 h

Ernesto Mhunte Mhunte não irá justificar nada, pós, ele-a fala oque não sabe, este é o mais pobre de todos comentários escritos aque, da proxima lé apenas oque os outros escrevem porque não es prodente, dizes oque penças não penças oque dizes

Gosto · Responder · 1 · 3 h

Brilhante Langa parem de reclamar e trabalhem.

Laercio Eder Camal Mulima Para sentir o sabor duma comida não é preciso comer toda comida.

Gosto · Responder · 2 · 6 h

Neclino Chaphata Agora é mais difícil viver em Moçambique, que ganhar na Loteria!!

Cada dia que passa, são notícias de assassinato que passam na miídia, roubos, sequestros, etc, etc.

Chego à concluir que: Moçambique é um pais sem Governo, e muito menos PR.

É mesmo hora! Dos Moçambicanos, darem volta ao texto.

Gosto · Responder · 4 · 6 h

Cheu Domingos Seria bem vindo, mas penso que nao estaa previsto na nossa CR.

Gosto · Responder · 6 h

Eduardo Matine Aquela bancada a qual o ilustre amigo se refere nunca foi maioria,e guiada por uma minoria e so la esta quem pactua com o "Yes Sir",nao nos enganemos...
Ja deram provas de que a sua biblia e Disciplina Partidaria e nao CRM conforme juraram infielmente!

Gosto · Responder · 3 · 5 h

Eddy Waku Lombëla Certo mais velho #Eduardo #Matine

Gosto · Responder · 5 h

Mario De Almeida Langa Precisamos de impeachment pra toda cupula da tal bancada.

Mas ainda nao temos justica,somos escravos .

Esta provado k so estao ali para nos disdracar.

Gosto · Responder · 5 h

Prince Abraham Outrossim impeachment destina se a um governo qui foi eleito. Mas nyusi e seu "governo" se autoproclamaram a forca. Entao melhor usar a mesma forca para escorraca lo

Gosto · Responder · 2 · 5 h


Odete Santos aves mesmo amigao onde as balas teem asas e axeiro da polvora pairam no ar

Gosto · Responder · 5 h

Hobety Luys Muhamby Estamos na merda Mano Rogerio Antonio Eu sinto muito para o chefe de Estado será que Ele não consegui perseber que o seu Governo está sendo sabotado? Por mim o PR devia renunciar o cargo

Gosto · Responder · 1 · 5 h

José Luis Domingos Já depois da independência prendia-se um MABANDIDO perigoso e no outro dia ele andava na rua como qualquer cidadão de bem. Nessa altura esses Mabandidos interessavam ao regime vigente QUE POR ACASO AINDA CONTINUAM e pelos vistos o sistema ainda é o mesmo. Enquanto se andar aos tiros a Frelimo tem o poder na mão pela força das armas mas...se um dia a PAZ se instalar e a Democracia for uma realidade a Frelimo tem os seus dias contados. Estes senhores nunca se preocuparam em aprender a governar em tempo de Paz e por isso andam e andarão sempre com a merda na boca da frase " A LUTA CONTINUA" e falam tanto e ainda falam estes atrasados mentais dos 40 anos de Salazar e da ditadura do colonialismo. Já o disse e volto a dizer SÓ COM A FORÇA DAS ARMAS É QUE ESTA GENTE SAI DO PODER.

Gosto · Responder · 2 · 5 h

Amade Sulemane Infelizmente a nossa nação está entregue aos q a muito já não deviam estar a governar e muito menos comandando, porque estão nos matando aos poco.
Não existe PGR, PIC e nem Governo existe porque afinal de contas são eles que o fazem.
Para piorar os que querem fazer ou tentam fazer algo são mortos, apagados.
Até quando...

Gosto · Responder · 5 h

Gulumba D. Mutemba Se a Renamo não dar troco o mais rápido possível,vai ficar sem seus membros e simpatizantes. Aqui nao virá ninguém para justiçar a frelimo,até governo angolano que faz muito tempo enquanto está neste caminho continua impune. A amnistia internacional só limitou se a lamentar,a ONU é uma organização inútil.

Gosto · Responder · 1 · 5 h

Mathause Sitoe A duvida que tenho é se Moçambique ainda ostenta o estatuto de país...(capaz de marcar presença no "concerto das naçoes", como ouvíamos falar no passado). Duma coisa nao tenho a mínima duvida: Nós nao somos um povo, somos apenas um conjunto de pessoas, sem principios, sem consciência nacionalista, sem foco, sem orgulho do/pelo país, sem prioridades...enfim, vivemos para servir partidos e nao o país. Temos as mentes partidarizadas e nao Moçambicanizadas. Se um dia nos tornarmos um povo, tornarmo-nos Moçambicanos, iremos defender causas nacionais e nao partidos. Iremos nos revoltar contra a morte, por assassinato, de qualquer Moçambicano, seja membro/simpatizante da Frelimo, Renamo, MDM, etc. Nunca exigir a justiça, só quando é você que sentiu directamente a dor, e quando é seu adversario ferido, ja nao grita pela justiça. PS: Nao sei se o partidos têm a noçao do ódio que estao a criar no "povo"...o maior perigo que vem ai, nao é das assimetrias económicas, mas das "assimetrias" de convivência politica.

Gosto · Responder · 4 · 5 h

Chalaman Charles Murato Belas e puras palavras.

Gosto · Responder · 4 h

Maulana Domingos Maulana Subscrevo amigo.

José Luis Domingos A Frelimo sabia e por isso fez tudo para que a debandada fosse uma realidade pois essa parte do povo que lhes poderia causar embaraços tinha que saír do País como XICONHOCAS (Cobra feia ou perigosa) e assim livres desta camada perigosa da população puderam manobrar o Povo sem cultura política que acreditaram nos da Luta Continua até aos dias de hoje.

Gosto · Responder · 5 h

Jaime Guambe Gostei meu ilustre Sitoe" assimetrias de convivência politica" sim senhor!

Gosto · Responder · 4 h

Jose Gove isso esta ficar insuportàvel a tamanha cruelidad k exeste com os governates dsse pais esta passar dos limentes, esta mas k a hora d tomar cosciencia e exercemos o papel d povo cm papel d decisao decidirmos uk queremos ou a guerra ns acaba ou acabamx cm exa brincadeira dsses k s acham dono d pais

Gosto · Responder · 4 h

Chalaman Charles Murato Depois de ler todas mensagem fiquei indignado pós o Moçambicanos sabem agora diferenciar o bem do mal. O único entrave neste momento e a FDS que está do lado da minoria senão em três tempos este governo caía. Força irmãos qua la iremos chegar.

Gosto · Responder · 2 · 4 h

Emilio Oscar Rosa Rodrigues Trata se dos males da maior bancada no poder eu pelo menos nao reconheco que a tal bancada seja de Mocambicanos mas sim estrangeiro vivendo em Mozambique

Gosto · Responder · 2 · 4 h

Jr Chauque Aí nos chumbos estamos juntos uma bancada k defende o partido nas suas merdas

Gosto · Responder · 4 h · Editado

Miguel Guambe Não vamos deixar câncer nos matar vamos operar logo tirar o mal pela raiz que saiam todos

Gosto · Responder · 1 · 4 h

Eddy Waku Lombëla Não existe nenhum exército n mundo capaz d destruir a força d um povo unido, vamos a acção, Nós podemos, apartir d amanhã mesmo deve se paralisar tdo, "Eu não tenho medo da sua bala seu terrorrista" este é o lema, ja chega, chega, agora é corrida cm os ladrões e gangsters

Gosto · Responder · 2 · 4 h

Custodia Stela Cuambe Irmãos isto já está demais. sinceramente até onde vamos com esta situação. O sr Damião José vive dizendo k a renamo é o responsável das mortes por armas de fogo. será k diante deste triste episódio ele é capaz de falar o mesmo? será k é a renamo k esta assassinar os seus próprios membros e os magistrados? será k é a renamo k anda a sequestrar ? é triste acho k devemos fazer algo.

Gosto · Responder · 1 · 3 h

Antonio Massingue Massingue Tamos entregues. Tenh me feito a mesma prrgunta. Ate qando meu Deus..!

Gosto · Responder · 2 h

Jaime Guambe Fiquem a espera das próximas eleições!

Gosto · Responder · 2 h

Adriano Victorino Eu tambem faço esta pergunta. Sera que foi a Renamo que mato carlos cardoso, siba-siba, Ramaya, Cistac, Paulo Machava? O sao os tais esquadroes da morte Deviamos tambem nos o povo começarmos a criar os nossos espioes ate apanharmos eses homens chamados esquadroes da morte e fazermos justiça com as nossas proprias maos. tem si dito como o povo nao se brinca tempos exemplos de Congo, Borquinafaso, R.C Africa que o destorno o proprio presidentes. Se eles fizeram porque nos nao?

Gosto · Responder · 2 h

Eddy Waku Lombëla Por favor meu povo, vamos correr cm os ladrões gangsters que estão n poder, vamos meu povo

Gosto · Responder · 2 h

Nietzsche Bauman Mindu Vai sonhando meu cunhado. Os africanos herdaram do colono medo de morrer em defesa duma causa justa; herdaram espirito de conformismo, herdaram tambem o espirito de repressao a aqueles que tentam questionar os mal-feitos dos poderosos atraves do uso da policia, herdaram tambem acima tudo imoralidade que consiste em assassinar aos opositores. Eis a razao pela qual ha baleamentos atras de baleamentos. O impeachment de que sonhas pode ser boa ideia. Mas enquanto o voto for secreto, os que tentarao impugnar os tais governantes serao baleados pela UIR/FIR. Nao te esquecas do que aconteceu nos dias 1 e 2 de Setembro, quando o menino Helio de 11 anos nao voltou para casa. Muito bem pedemos mandar correr este governo do poder. Ja teriamos feito a muito tempo, mas o mesmo nao sabe resolver os diferendos; usa sempre a forca, legitima-se atraves do uso escessivo desta. Portanto, vai sonhando. Sao as utopias que dao o sentido e espereanca aos covardes. As utopias sao o sentido da crenca e da verdade. Para falar a verdade, sao as utopias que me fazem sair da cama para ir trabalhar.

Helio Isaias Paz a sua Alma


Lionel Magul A alma do MV que descanse em paz...


Rosana Neiva Sinto muito...


Paula Massango Paz a sua alma. Tou contigo irmão, realmente os bandidos estão no controle.


Nadya Sive Q haja justiça. Descanse em paz e força a família enlutada


Marilia Chissano Que a justiça seja feita por quem é de direito. Paz a sua alma


Bruno Mello Paz a sua alma, Deus é mais....


Jorge Jone Paz a sua alma. Justiça é o mínimo que se pode exigir. Se não, estamos a caminhar para um "leaderless and failed Estate".


Olivia Mondlane De facto algo nao anda bem neste pais, tira se uma vida aqui, outras ali, ainda outras acola. O que se pretende ? Sera que as palavras do Teodato Hunguana ainda prevalecem? O ESTADO QUE NAO CONTROLA SEUS BANDIDOS, OS BANDIDOS VAO CONTROLAR O ESTADO. Paz a alma do Procurador e muita força para a familia enlutada.

Gosto · Responder · 1 · 9 h

Pio Cassicasse "We" shall be the next.Ver tradução




Júlio Mutisse O que se passa no meu país meu Deus?

Gosto · Responder · 1 · 9 h

Carla Rossina Massunda Este pais esta de tangas....muito triste mataram um pai de familia um amigo uma pessoa util pra a sociedade...ficaram os assassinos inuteis...malditos sejam os que cometeram esta barbaridade e que tenham um fim triste....


Arlindo Armando Matavele Protecção e segurança de magistrados,procuradores e juízes públicos exige-se,tanto para eles como para alguns dos seus familiares directos




Domingos Bahule Isto ta de mal a pior, precisamos urgente de respostas, mesmo k elas nao sejam reais mas precisamos saber oque xta acontecendo. Ele fez oque? falou mal de quem? negou oque? Nao merecemos nada disso.


Lucilionglucuiane Timana De facto o estado não está a onseguir proteger os cidadãos...!
Que Deus lhe conceda o eterno descanso...!


Carla Rossina Massunda Deus console os nossos coraçoes e que a alma do juiz descanse em paz


Muzila Wagner Nhatsave Isto esta capturado pelos bandidos .Bem avisouTeodato Hunguana.


Zito Tomas Será que os responsáveis por garantir a ordem e segurança neste país ainda apanham sono? É triste saber que qualquer um de nós pode perder a vida por vontade alheia. RIP


Hélia Natasha Jeremias Machel será que matando o Marcelino o processo encerra? há muita crueldade


El Patriota Os próximos seremos todos nós...


Zeca Becane Felisberto Sibia Isto até arrepia!!!!


Edy Tsakane RAPTOS!!! É aí onde está a raiz de tudo.


David Benzane Tentam intimidar os que garntem a justiça.


Nito Ivo Infelizmente é o normal do nosso país 
Infelizmente todos sabemos que haverá várias próximas vitimas
Infelizmente o responsável é quem devia nos proteger
Infelizmente é o nosso próprio governo


Wilson Profirio Nicaquela Parece anedota sempre que um se vai assassinado coloca-se a mesma pergunta: Quem será o próximo? É a resposta não tarda.....


Rodrigues Mbaraca Triste, que a alma do magistrado descanse em paz


Silvia Muiambo Muito triste, até quando isto? Que ele descanse em paz


Charles AJ S Ser profissional da justiça em Moçambique equipara se a ser alvo dos esquadrões da morte no encalço dos que ousam pensar diferente, paz a sua alma!


Maria Arlete Cumbe mto triste! ...Que À sua Alma descanse em Paz


Júlio Mutisse Mas que sociedade somos que já não temos pudor com a morte? Publicar aquelas imagens macabras mesmo?

Gosto · Responder · 1 · 4 h

Carlos Serra 100% de acordo, publicar ou partilhar as imagens que vimos foi para mim igualmente uma lição. Temos muito que fazer no mundo do Direito.


Shaquila Mahomed Mutisse, estamos numa selva. Anarquia total. Sinceramente, tenho fé apenas na justiça divina. Descansa em paz meu amigo Marcelino Vilanculos.


Helena Margarida Assim estão a intimidar o sonho de muitos que querem fazer Direito , triste muito triste.

A teoria que aprendemos na catequese ou na madrassa que diz que "só Deus sabe quando e onde vamos morrer" está sendo ultrapassada aqui em Moçambique. Hoje em dia, existem indivíduos (puros mortais) que já conhecem a hora e o lugar em que vamos "daiar". Ainda, com um pouco de sorte, podem te dizer porquê vais morrer.

A máxima de que "a vida é urgente" está na moda por aqui. Hoje em dia, a tua vida - já curta - é encurtada ainda mais.

Estamos crivados de balas, do peito à cabeça, e não sabemos. Somos uns falecidos ambulantes e ainda não nos demos conta. Morrer virou regra e viver é excepção. Hoje, cada saudação, cada abraço, cada beijo é uma despedida. Cada refeição, cada sono, cada peido, cada gole, cada sorriso, pode ser o último.

- E ainda a quem pergunta porquê preferimos 3/100, suruma e uma boa puta. A vida é um sopro.


Herminio Assamo Assim vai a vida

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Juma Aiuba Infelizmente, meu irmão.

Chengui Jaime "(...)E ainda há quem pergunta porquê preferimos 3/100, suruma e uma boa p...". (Risos!...)

Gosto · Responder · 1 · 1 h · Editado

Juma Aiuba É só isso que nos resta, meu irmão. Assim você morre e não deixa ninguem a sofrer.

Chengui Jaime Mas também pode acontecer o contrário, caro irmão, você sofrer e não morrer (tão cedo)!


Suhele Suhele Ainda têm coragem de perguntar porque não compras cimento para dar andamento da obra.

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Andre Jorge Chifeche Parece comedia enquanto é a nossa verdade de hoje.

A PRM disse aquando a reconha das armas nas residências e sedes da Renamo de que; as armas que acabamos de reconhecer são as que os criminosos usavam para fazer crimes, nomeadamente : assaltos e assassinatos... volvidos duas semanas depois da reconha os crimes continua.

A minha pergunta é : se os crimes ontem ( antes ) era práticado pelas as armas que a renamo tinham em sua residências e sedes, por que após da recolha do mesmo por parte da PRM os criminosos ainda têm as armas? Onde esses encontraram as armas para fazer estes crimes, nomeadamente : assassinato do membro do conselho de defesa nacional e chefe nacional do serviço sociais da Renamo, José Manuel e o assassinato do juiz, Marcelino Vilanculo, se a renamo não têm mais armas nas sua residências e sedes....?
Hélder Dos Santos Majorntakarikwa Silêncio"estamos atrabalhar,nada podemos avançar neste momento"

Gosto · Responder · 7 · 9 h

Chaida Maria Nicaca Kkkkkkkkkkkkkk


Gosto · Responder · 1 · 9 h

Irmão Sidinho Ngale Tamos a envestigar

Gosto · Responder · 3 · 9 h

Ivo Mendes Senhor qualquer governo tem a responsabilidade recolher armas q esteja com pessoas não credenciado para terem a posse d armas n meu ponto d Vista temos q condenar veementemente aquele q tem a arma d forma ilegal o país com armas com pessoas alheias existem anarquia,mortes, e a sociedade perde o amor ao próximo por isso a recolha deve continuar

Gosto · Responder · 2 · 8 h

Emanuel Anti-Heroi Nkojola Responda se o crime PAROU ou ABRANDOU? 
Pior HOJE aquelas armas estao nas maos de MALFEITORES. Acredite!
Veja que na policia ha criminosos sem escrupolos.

Gosto · Responder · 2 · 8 h

Hélder Dos Santos Majorntakarikwa tens certeza qui as armas que estavam com a renamo eram ilegais???Ou uma caiXa de ressônancia"Papagaio na entra do museu"

Gosto · Responder · 2 · 8 h

Azarias Felisberto A RENAMO anda com as tais armas em plena cidade desde 1992 . vivi a guerra dos 16anos e percebi que a RENAMO tem um comando mur forte, os homu so disparam quando o seu lider orienta para tal e não ha indisciplina e tudo istp sentimos durante 20anos

Gosto · Responder · 4 · 8 h

Isaura Gabriel Achas que agora estao nas maos certas? Entao por que e que as mortes nao param?

Gosto · Responder · 5 · 8 h

Samuel Bola Vai em gorongosa juntamente com a sua familia ir recolher as armas.a frelixo ja nao tem efectivo.
Para de falar merdas no fb,e mostra o que és capaz de fazer nas mata.vai agora no quartel mais proximo ir se alistar.


Georgino Mariano Tsongole Bom senso pessoal. Controlem os ânimos. Mesmo sabendo-se que há tantas armas por aí, o Governo tem a missão de recolhê-las, ningué disse que a recolha das armas era o fim do crime. Evitemos mentir.




Raúl Nhagumbe Então os criminossos estão credenciados a portarem armas?


Georgino Mariano Tsongole #Helder, leia o post, vais perceber onde o postante diz que a PRM disse que as armas arrancadas são as mesmas usadas pelos criminosos e que a apreensão das armas era o fim do crime. É a mentira de que falo.

Agnaldo Mateus Camarada - a anos que sou cidadão deste país, a 4 anos que estudei administração e política e a cada cadeira que fazia tinha mais certeza de que, fazer política e concorrer pá ser um mal feitor, instruído para tal. Democracia, paz, liberdade de expressão, proteção e tudo MIRAGEM.

Gosto · Responder · 4 · 8 h · Editado

Azarias Felisberto Não estou contra nem a favor da tal recolha compulsiva de armas nas mãos da RENAMO, mas estou contra o TIMING em isto decorreu . 2 A PRM tem graves problemas de comunicação, todo porta-voz sofre de emoções e não sei porquê . 3 Me parece que a lei do silêncio vai tomando conta do estado . Enfim, estamos a trabalhar no sentido de ........

Gosto · Responder · 3 · 8 h

Gilberto Gomes Agora virei observador e ouvinte meus compatriotas. Da minha boca jamais sairá palavra alguma. Temo das balas perdidas, elas podem aparecer de qualquer que seja o lado, como por ex: Da FIR, homens da renamo, do cinzentinho e até desses que não tem nome...

Gosto · Responder · 1 · 7 h · Editado

Hélder Dos Santos Majorntakarikwa Ainda bem que reconheces a existêNcia de balas pertidas,o silêncio não é melhor colete de prova balas pertidas!Não acha?

Edson Pires São da PRM


Antonio Pombal Senhor Ivo Mendes pode ir pessoalmente ou mandar seus filhos para irem recolher as armas em Sandjungira?Porq filhos de donos estao morrendo dia apos dia e eles precisam de homens fortes como voce.vá ajudar nós queremos pas.

Gosto · Responder · 3 · 8 h

Ivo Mendes Chefe já estive lá noutras Missões e acredito q se a idade permitirem iria com todo gosto e para teu conhecimento gostaria q o meu filho tivesse este tipo d experiência para não ser preguiçoso como muitos políticos fb como voce q quer transformar este país no far oeste

Samuel Bola Aquele desgraçado de Rafael é muito burro.pensavam que o povo ia cair nas palhaçadas dele.

Gosto · Responder · 1 · 8 h

Sebastiao Bernardo Mufana Mufana Ainda xtao em recolha, e nós cidadãos temos que apoiar a denunciar às autoridades.

Gosto · Responder · 1 · 8 h

Sebastiao Bernardo Mufana Mufana Os bandidos são dos comandos de Dhlakama .



Abel Philip Coitado!


Sebastiao Bernardo Mufana Mufana Com toda verdade é dele, se fosse que ele participa ao combate dos males deste pais podia haver mas mto raro.


Gulumba D. Mutemba O seu cérebro é o mesmo que ter um disco duro no computador, de 3 terra de memória,e explorar apenas meio gigga bites .

Gosto · Responder · 2 · 7 h · Editado



Abel Philip Sebastiao quando que tu ganhas quando vens defender esses ladroes, mentiroisos da frelimo, coitado...

Gosto · Responder · 1 · 7 h

Hélder Dos Santos Majorntakarikwa É assim mesmo cada um com seu diabo!!!


Sebastiao Bernardo Mufana Mufana Quem jurou alma da mãe dele nao é a FRELIMO, é aquele moribundo que xta ai a comer gafanhotos e beber sangue dos inocentes derramado nas estrada. Eu para defender uma causa pelo bem comum nao necessito receber nada sou um herói vivo


Hélder Dos Santos Majorntakarikwa Bravo!!!!!força heroi vivo,continue soNhanDo.

Gosto · Responder · 1 · 7 h

Abel Philip Eu nao sou da Renamo, mas rassucino muito bem tenho pena destes que sao colonizado na sua propia terra como esse coitato sebastiao que nem com chocote nunca ira aprender, as armas que matam inocente nas cidades da Beira e Maputo sao da Frelimo...

Gosto · Responder · 1 · 7 h

Sebastiao Bernardo Mufana Mufana Abel Philip mentiu, as armas da FRELIMO xtao controladas e da RENAMO não, sabias disso?

Gosto · Responder · 1 · 7 h

Abel Philip Ataque contra o Dlhakama em zibinga, amatonga, Beira, ataque contra bissopa, ze manuel na Beira. Ataque contra siba-siba, carlos cardoso, carlos jeque, giles sistac, machava, todos na cidade de maputo todos esses aataque foram protagonizada pela frelimo seu burro xingondo, analfabeto...

Gosto · Responder · 1 · 7 h

Sebastiao Bernardo Mufana Mufana VC é mto bruto nao sabes identificar quem fez aquilo? A ira da RENAMO e Dhlakama xtava atrás do governo e faze-lo envergonhado, voce nao sabes que o inimigo do povo é a RENAMO? Voce é sangue suga entende? Vai na clinica para ser tratado o seu celebro.

Gosto · Responder · 1 · 7 h


Mário Suale O problema da PRM é trabalhar a fazer política, isso só confirma a opinião república de que a policia está partidarizada!

Gosto · Responder · 3 · 8 h

Nito L. Manhice Mais um puxa saco na àrea,se te encomoda a inquietaçäo do dono da pagina porwue comenta?
Simplesmente ignora,como a gente faz quando são as publicaçõee do vosso regime....Ver mais


Macome Antonio Sao armas da RENAMO, sim sr. Este Partido tem sedes em todos distritos do pais, tem varias residencias espalhadas pelo Mocambique todo, logo nao sao apenas com 47 armas que se vai dizer que a renamo ja nao tem armas. Deixe de confundir, os menos atentos.

Gosto · Responder · 2 · 7 h


Sebastiao Bernardo Mufana Mufana Esse imbecis da RENAMO não me entendem, eu já tinha dito que são armas da RENAMO e que os bandidos são dos comandos de Dhlakama por estes nao receber nada da sua luta, por isso transformam se em gângster com as mesmas armas.




Samuel Bola Atrapalhados,entao esse magistrado baleado ontem,foi baleado com armas da renamo?se o vosso prm prendeu todas armas da renamo?
Meus senhores,nao é desta forma que se lambe as botas,

Gosto · Responder · 1 · 7 h

Macome Antonio Samuel Bola , nem tem vergonha na cara. E as armas que usam para matar inocentes nas estradas apanham aonde. O magistrado foi morto sim por armas da renamo. E voce sabe bem disso,


Sebastiao Bernardo Mufana Mufana Samuel Bola você é mto catorzinho cresça primeiro depois vem comentar. A nivel nacional a RENAMO tem armas e os guardas nao recebem nada só andam de porta a porta a pedir farinha a população, e outros vendo isso usam as armas outros fins abscurros. E sobre o magistrado foi a RENAMO que o fez.


Samuel Bola A PRM NAO TEM ARMAS?patetas

Gosto · Responder · 1 · 7 h

Naldo Felipe Ndau Crime organizado que de certeza nunca será solucionado porque envolve altas figuras ligadas ao estado. o que " renamo " tem haver com morte de procuradores meus senhores???

Gosto · Responder · 2 · 7 h · Editado

Sebastiao Bernardo Mufana Mufana Ya é crime organizado da RENAMO em pequenos grupos par a enfraquecer o governo e difamar a FRELIMO.

Gosto · Responder · 1 · 6 h

Naldo Felipe Ndau Matando um procurador que está envolvido na investigação de raptos??? Não vês que a morte de magistrados só enfraquece o sistema da justiça . Se fossem mortes de membros de partidos políticos como aconteceu na beira e outros sítios com assassinatos de membros da renamo até que tua teoria faria algum sentido. Houve assassinato do Juiz Sílica que tbm estava nas investigação de raptos. No teu ponto de vista esses assassinatos nao tem haver com esses casos de raptos e com seus Mandates??? É a " Renamo " . Meu jovem pensa lá só um pouco não é difícil, não vai te doer a cabeça .

Gosto · Responder · 2 · 6 h · Editado

Julião Carlos Biza Biza Para os que querem saber como continuam a morrerem pessoas depois da recolha das armas na sede e na residencia do lider da renamo, acho uma pergunta absurda , porque as armas da renamo nao estavam somente naqueles locais. 2 Temos que saber que mocambique tem tantas armas proliferadas em qualquer canto do pais e que qualquer malfeitor pode usar a qualquer momento. 3 Antes de comentar ou lancar suspeicoes quando ha baleamento de qualquer cidadao, temos de ter em mente que independentemente da posicao social, politica que alguem ocupa, devemos ter em mente que qualquer um pertence a sociedade , e na mesma sociedade podemos ter querelas que podem fazer que tenhamos certos inimigos na sociedade , ou mesmo em locais onde trabalhamos. Sendo assim , deixemos que os intendidos na materia facam o seu trabalho e nos digam o que tera acontecido, do que dizer e a Frelimo ou Renamo.

Gosto · Responder · 1 · 6 h

Macome Antonio Naldo Felipe Ndau , reduzo seu comentario a nada.


Macome Antonio Julião Carlos Biza Biza , concordo consigo plenamente[


Julião Carlos Biza Biza E sua opiniao . Respeito, mas eu so disse aminha opinicao. Saiba respeitar opinioes dos outros , tambem.

Gosto · Responder · 2 · 5 h

Naldo Felipe Ndau Jovens peço que expliquem qual é a ligação da renamo com a morte de magistrados, e qual o objetivo com essas mortes.


Macome Antonio Naldo Felipe Ndau , por ser a unica com armas ilegais e capazes de se usar para o crime

Gosto · Responder · 1 · 5 h

Sebastiao Bernardo Mufana Mufana E nos lugares de recolha de dados do crime pode ser outro facto que serviu da morte.

Gosto · Responder · 1 · 5 h

Naldo Felipe Ndau Julião Carlos Biza Biza não me faça rir, deixar as autoridades fazer o seu trabalho, e em o quê uma opinião do fb pode atrapalhar o trabalho das autoridades. E te digo mais a culpa desse crime vai morrer solteira como de tantos outros por uma simples razão trata se de crime organizado está directamente ligado a altas figuras que fazem parte da elite política e do governo. A polícia vai dizer o que tem dito à longos anos "estamos a trabalhar pra esclarecer o caso" no fim este caso vai acabar sem ninguém ser acusado e preso . Do mesmo modo que terminaram o caso do Juiz Sílica, Siba-Siba Macuacua , Gilles Cistac, Paulo Machava e tantos outros que hoje já caíram no esquecimento. Se não querem pensar peço pelo menos para deixarem de ser infantis qual é o caso de crime organizado que teve desfecho em Moçambique??? Pra além de Carlos Cardoso que seu desfecho foi uma autêntica comédia . Peço resposta clara e objetiva


Naldo Felipe Ndau Macome Antonio quantos a anos você têm , assiste telejornal ??? Quanto criminosos são pegos em assaltos a mão armada quando questionados a proveniência das armas o que a maior parte diz??? Aluguei, comprei no polícia X, Y. Alguma vez você já ouviu algum criminoso que disse que quem forneceu armas foi um homem da renamo??? Alguma vez você já ouviu ou viu um o criminoso que assaltou , matou a dizer que faz parte dos homens da renamo isso antes de 2013 início destes conflitos militares . Não esqueça homens da remano estão armado à mais de 20 anos, mais nunca foram pegos ou acusados de estar envolvidos em algum crime. Diferente de agentes da polícia que muitos são presos e expulsos por aluguer, venda de armas e alguns até por participação em actos criminais.

Gosto · Responder · 2 · 4 h · Editado

Macome Antonio Naldo Felipe Ndau , Eu nao vou mudar minha posicao por ter feito este comentario. Estas armas vem das maos da RENAMO sim senhor. Porque teima entregar ao estado o legitimo depositario, esta claro que a renamo quer continuar a comenter crimes como este.

Gosto · Responder · 1 · 4 h

Naldo Felipe Ndau Meu caro Macome Antonio eu não Estou a falar de política, renamo frelimo. Nem te pedi pra mudar tua opinião . Estou a falar de factos concretos que há anos são reportados na televisão , e te fiz questões concretas não estás a responder. Se não sabes responder não responda. És livre de não responder

Gosto · Responder · 1 · 3 h · Editado

Naldo Felipe Ndau Diz o ditado que o pior cego é aquele que não quer ver, mais no vosso caso é aquele que finge que não vê apenas por fanatismo político . Só vam acordar no dia que a desgraça bater a vossa porta.


Georgino Mariano Tsongole Provas de que o assassinato foi da elite do Governo????? Ele pode ter negócio mal encerrado com outras pessoas. Linguarudismo é mau.acusar sem prova..... Shiii. Essa Renamo vacinou mentes pha.

John Wetela Meus amigos, frelimo é muito manibreiro, se renamo ficar mesmo sem nenhuma arma, verão o que vai acontecer. Mesmo agora com armas não aguenta o banditismo da frelimo.
Se não haver partido com armas, vam nos cortar com facas nas estradas a vista do público. Agora se escondem a noite. Mas virão de dia.


Benjamim Muaprato Existem mil e uma perguntas sem respostas, esta é uma delas


John Wetela Antonio macome (macome Antonio), se renamo é o detentor das armas, a frelimo não tem? A arma que estava com chipande pa matar, nhussy e o guarda o antecipou qual é essa. Era um biscoito?

Francisco Alexandre GOSTEI DESSA PAH....PORAAAAAAA

Gosto · Responder · 1 · 7 h

Macome Antonio jonh wetela, nao nos faca rir. aconteceu aonde isso. Se aconteceu so pode ser com Chipande da renamo, pois o nosso camarada nao foi, alias voce mesmo le viu a tomar posse como membro do conselho de estado dia sguinte dest boato.

Gosto · Responder · 1 · 5 h

Georgino Mariano Tsongole Cadê a fonte???

Francisco Alexandre SAÕ MALUCOS DEIXA ESTAR. ATE NEM PODIAS COMENTAR ACERCA DESSES MENTIROSOS

Sebastiao Bernardo Mufana Mufana John Wetela que quantidade de armas tem o chipande? Ou é simples uma pistola?

Gosto · Responder · 1 · 7 h

Georgino Mariano Tsongole E essa pistola é legal. Tratou a posse de arma.


Sebastiao Bernardo Mufana Mufana Pode tratar a posse de arma mas é para o general legal, e apontou no falhanço porque nao servia para este actos é de segurança.

Samuel Bola Esse Macome Antonio,é um cao sem dente,nao tem diferença com aquele comandante da cidade de maputo o Rafael,que so falam porcarias,
desde que foram apreendido as armas nas residencias de dhlakama e na sede da renamo,quantos crimes de assalto a mao armado e assassinatos envolndo os agentes da PRM e da PIC?esses agentes da PRM e da PIC foram pedir as armas da renamo para fazer com ele crimes?senhores se nao tem a nada a falar ficar calado faz bem a saúde.estúpidos.


Macome Antonio POrcario fala sim o seu chefe Dhlakama que jurou pela alma da mae que ia governar em Marco e nao cumpriu o seu juramento, da proxima devia jurar pela sua alma, seu demente.


Samuel Bola Responda a pergunta seu inútel.


Macome Antonio Samuel Bola , quando as coisas te tocam no fundo fundo de coracao nao cometas, nem. vou repetir :POrcaria fala sim o seu chefe Dhlakama que jurou pela alma da mae que ia governar em Marco e nao cumpriu o seu juramento, da proxima devia jurar pela sua alma, seu demente.


Georgino Mariano Tsongole Vocês parecem-se com bebés. Insultam-se por que razão? Discutam ideias, pensamentos e não ganhar nervos. Segurem as emoçöes. Não tem lógica isso. Ninguém sabe que o outro aqui. Cada ideia deve ser discutida sem calúnias.


Macome Antonio Georgino Mariano Tsongole , concordo mas veja quem comecou. Este senhor Bola, sempre anda nervoso


Antonio Martins Boa pergunta, será que tem resposta? Vamos ver...


John Wetela Só da opinião que todos que estão a comentar em nome da democracia calem-se, porque não nos vale discutir com cegos. E de tipo nós também somos cegos.
Se alguém chega em dois cegos dizer está aqui dinheiro. Sem dar nada, sabem qual é a guerra? Cada pessoa pensa que de verdade há dinheiro. Então, não sejamos como eles. Deixem o burros cegos dizerem que é renamo que faz aqueles assassinatos. Dizem que va riqueza está na esperteza da cabeça da pessoa, se alguém não tem olhos não tem mesmo.

Gosto · Responder · 1 · 7 h

Georgino Mariano Tsongole Para que a Renamo prove que não é ela a promotora, que pare de atacar e saia das matas.

Joao Moreno Estamos a caminhar a passos largos para o abismo. Querem nos empurrar para lá. A saída é a revolta dos visionários. Viva a revolução

Gosto · Responder · 1 · 7 h

Sebastiao Bernardo Mufana Mufana Vocês da RENAMO defendem só os crimes do vosso líder e o partido, vocês todos são criminosos, outros de vocês fizeram a luta de desestabilização de 16 anos hoje são estrategas dos crimes

Gosto · Responder · 1 · 7 h

Jorge King Pop JA TEMOS AS PISTAS ESTAMOS E TRABALHAR PARA ESCLARECER O CASO


Sebastiao Bernardo Mufana Mufana E os pistosos fogem para o centro de conflitos em sofala.


Domingos Caitano Mara temos colegas qwe fornecem as armas aos criminosos


Sebastiao Bernardo Mufana Mufana Pode mas nao com grande escala como faz a RENAMO, visto que outros entram na PRM enquanto já é RENAMO e daí infiltram se ai na corporação fazendo desmandos.

Gosto · Responder · 1 · 6 h

Domingos Caitano Mara cebastiao nao tas erado

Gosto · Responder · 2 · 6 h

Armezito Sebastião Mafanhane Mas os da renamo estao cotra os que cobertao os criminosos arrogante, ladroe, baxuladores, corruptos e assassinos da frelimo

Gosto · Responder · 1 · 4 h

Sebastiao Bernardo Mufana Mufana Das de quando isso meu filhoArmezito Sebastião Mafanhane? Voce ainda es puto xperar eu como teu pai explicar a vida cá fora, a RENAMO desde que foi criada nunca defendeu coisa boa comum na este país exceto ganância generoso acrescido com homicídios, o seu alvo sempre é civis, e se fosse que combate diretamente aos dirigentes eu podia dar razão , mas nao dou por motivo das mortes frequentes e imparáveis de meus concidadãos civis, transformados em carnes de alimentos de calibres de suas armas, meu filho Armezito Sebastião, tenta ouvir o conselho de eu seu pai.

Sergio Saveca O maior criminoso nao e kem tem armas Mais sim akele k sempre pensa k esta a defender o povo esse sim o grande agitador de grandes mortes. Mais a inveja , o egoismo e ambicao e o factor principal disso tudo.

Gosto · Responder · 2 · 6 h

Sebastiao Bernardo Mufana Mufana Isso nao é outras coisas é Dhlakama arrastou multidões na mentira e ..... Hoje xta dizimar o mesmo povo.

Gosto · Responder · 1 · 6 h

Macome Antonio POvo burro que se deixou levar irmao

Gosto · Responder · 1 · 5 h

Sebastiao Bernardo Mufana Mufana E a alfabetização parece continuar a nao abrir os olhos ao povo por aceitarem levar se por gente vazia e preguiçosa.


Dias Tembe Boa pergunta. essa devia ser dirigida aos mais altos detentores do poder na PRM e nas FDS.

Gulumba D. Mutemba Os de mentes poluídas deviam perguntar a polícia,do porquê durante 20 anos de uma paz de faz de contas,nenhum criminoso foi encontrado com arma,adquivida nos homens da Renamo? Perguntar se mesmo agora que estamos em conflito,quais são os homens que encontrados nos actos criminais,que contam com envolvimento da Renamo?
Mas a polícia já teve os seus agentes envolvidos no aluguer,na venda de armas para criminosos,assim como já esteve várias vezes envolvida directamente nos crimes,a tal polícia que se diz inocente.

Gosto · Responder · 2 · 6 h

Joao Moreno 2 semanas passadas uns militares que vivem num apartamento foram vítimas de um assalto e o ladrão não conseguiu roubar a segunda moto levou uma e na atrapalhação deixou o seu telemóvel. O telemóvel foi levado para averiguações e os últimos nrs mais utilizados eram de um colega do polícia que estava a investigar o caso. Concluiu se que se tratava de uma colaboração.


Moises Salvador Mulhovo Eles nos fazem discutir sera que nos mocambicanos somos burros? A saber a frelimo de ontem ja nao, quem e responsavel aq no nosso pais? Cade o fundador Eduardo Mondlane, Samora machel e os seus seguidores?

Gosto · Responder · 1 · 5 h

Macome Antonio A renamo os assassinou

Saul Mubetei Esse governo quando alguém fala a verdade é assassinado, só que podem matarem todos mas a verdade virá à toa, um dia vão querer matar alguém que não morre de qualquer maneira, quem não sabe que o governo do dia tem os tais ditos!!!!!!!!!!!!! Não falei nada, mas um dia? Isso não vai terminar assim não!


Georgino Mariano Tsongole Querem me dizer que, se a Renamo governar vai deixar as pessoas com armas, vai combater o crime organizado, ou seja, será o fim do crime em Moçambique? É isso? Outras coisas, as pessoas têm expectativas falsas. TPC: quais são as responsabilidades do Estado no que tange à Segurança?


Inacio Ernesto Nzonga eu ainda tenho duvida!!! os que juraram a bandeira deonde? lutar por causa de votos; matar procurador por ter procsso do crime organizado? um meu ex colega da luta armada foi e esta nas grades por ser o a entregar as armas aos criminisos vindo do zimbabwe; vejam so falo do antigo combatent da frelimo; a prm devem ser a policia que servem ao povo nao aos partidos; policias precisam de condicoes; sao muitos que estao na rua sera que na expulsao tambem foi espulso a sua formacao? os antigis milicianos quais as condicies tem? mesmo o antigo combatent que cindicoes tem? os 600 mts daa para vida actual?? wm cima de tudo isto ainda tem corrafem comprar as novad armas a saber que os primeiros nao possuem condicoes de vida e hoje se perguntam!!!!! donde veio a criminalidade? os desertores sera que o governo tem capacidade de controlar os? o pais ja esta subcontrol da criminalidade; enquanto a policias quer desativar a renamo os estao se activar


Armezito Sebastião Mafanhane A te si for pur estatistica vamos ver que 90% dos membro da corpuracao da ppp sao coniventes nus actos criminais. Mas os homes da renamo quantas pelomenus um deles


Marcelo Machava Regime em decadencia

Gosto · Responder · 2 · 4 h

Maria Manjate Ha pessoas k varrem e deixam lixo escondido debaixo do tapete.......!


Sebastiao Bernardo Mufana Mufana Os brutos são da RENAMO, é que fazem com que agente não compreenda bem os males do governo porque a RENAMO também xta fazer os seus crimes.


Mahomed Gouveia Chipondeny Meu irmao hj xtas fora da baliza


Mahomed Gouveia Chipondeny Veja bem e análisa bem o comentário deMaria Manjate


Herminio Adriano Alberto Sabe se lá talvez os assasinos continuam usando as mesmas armas que estão na posse da polícia, ou seja a polícia deve dar por aluguer aos criminosos.


Sebastiao Bernardo Mufana Mufana Ninguém nega mas a RENAMO é a causa de tudo isso.

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Henriques Depende Falta de argumentos a parte da PRM.

RIP Marcelino da Costa Moreira VILANCULOS, companheiro de trincheira no longinguo ano de 1992 no ensino pre universitario. A familia enlutada as minhas sentidas condolencias.
Recordo me que escutavamos juntos o xirico, os depachos da jornalista Rosa Inguane da deterioracao da situacao militar em Angola e os despachos do Tomas Viera Mario a partir de Roma sobre as conversacoes em Roma entre o nosso Governo e a Renamo. RIP comrade!



João Albano Mabunda Mabunda Eu tambem recordo me dele muito bem, pela sua distreza calma e serenidade, muito metodico.RIP


Dulce Yotasse Tá mau isso, mais um caso bárbaro e que pode acabar no esquecimento....




Enia Armindo Cofe Muito triste a morte dele.k discase em paz


Elvino Dias É este o Estado que o meu irmão Amorim Bila sempre defendeu em que os homens são inimigos entre si, e os infractores ficam impunes

Gosto · Responder · 1 · 3 h

Cidália Nguluve Muita calma nessa hora...Elvino Dias...menos...descanse em paz Marcelino... homem íntegro e trabalhador...




Elvino Dias Marcelino, jovem íntegro e trabalhador, qualidades que o meu irmão dono do post não reúne. Talvez seja trabalhador, mas integridade, não tem
Dércio Tsandzana

<‪#‎Moçambique‬ do Medo>

SIM, dá medo o rumo em que o país está a tomar. Quando a morte de pessoas torna-se algo normal podemos crer que não estamos numa sociedade sã.

Quando chegamos a conclusão de que pode-se matar pessoas como se de galinhas se tratassem, começa a dar medo. Penso que é isso que queriam, entrarmos em pânico por temer nossas próprias vidas.

Confesso, não haverá activismo possível ou coragem que baste para aguentar a actual realidade. Mas, aprendi que "a luta não deve parar e que a vitória cresça devagar".

P.S: Aconselho a lerem as "10 estratégias mais comuns de manipulação em massa através dos meios de comunicação de massa“, de Noam Chomsky.


Álvaro Xerinda Não restam duvidas mano. O que mais me deixa triste é o silencio das autoridades e quando se pronunciam é para dizer que estamos a trabalhar ou dizer quem não tem pistas

Gosto · Responder · 1 · 7 h


Isidro Madaleno Que autoridade mano? Quem mata Assim nai é povo em comum ' mas Sim preparados e com uma missao escobder os erros das proprias autoridade

Gosto · Responder · 7 h


Dário Khossa Nao estaremos num caso em que as mesmas autoridades que devem esclarecer o caso serem as mesmas que cometem estas atrocidades?

Gosto · Responder · 1 · 7 h


Álvaro Xerinda Dário Khossa se nunca esclarecem então são cúmplices


Isidro Madaleno Um país lindo ' de muito boas gentes mas que tem no seu seio lobos com pele de cordeiro vestidos de negro e Emcapuzados para tapar seus olhos vermelhos com o odio vermelho que corre no seu corpo bombeado pelos coraçoes envenenados de egocentrismo e munidos de carabinas c uma alça de mira com tragetoria da direcção de eliminar adversarios como se julgam pensar e agir com dedos engatilhado e mancham suas maos de sangue com o sentimento de que eliminou + 1

Gosto · Responder · 1 · 7 h · Editado


Efraimo Neves O pais está calma à segurança, ordem tranquilidade públicas estão garantidas, disse o comandante geral da República, então não nos alarmenos tudo está como eles querem. Que ti vê que te viu Moçambique!

Gosto · Responder · 2 · 7 h


Isidro Madaleno Só quando tombar um + alto na lista herarquica vao dizer qué estamos no estado de sitio ' deus proverá

Gosto · Responder · 1 · 7 h


Álvaro Xerinda Esse dia chegara meu


Linette Olofsson A Procuradora Geral da Republica continua num silencio!

Gosto · Responder · 2 · 7 h


Andre Jorge Chifeche Querias que se preocupasse em quê se ela esta bem protegida?. Tem escolta,tem seguranças ,nao pára no engarrafamento e tudo mais.


Domingos Raul Escrever Qualquer Este País está a passos largos do precipio, se não agirmos não terá mais volta

Gosto · Responder · 2 · 7 h


Zarito Mutana Este país está na merda. E nós o povo limitamos apenas em lamentar. Tenho ciumes do povo da beira.

Gosto · Responder · 1 · 7 h


Domingos Gundana Quando assim falávamos a 8 anos atrás, muitos nos criticaram chamaram nos nomes, pois lá atrás já se podia ler este senario do regresso ao mono-Partidarismo onde não se pode emitir uma opinião contrária ao regime, onde o silêncio é a palavra de ordem, onde quem não está connosco é contra nós e dessa forma inimigo nosso. Quando se mata e não se esclarece a causa e não encontra assassino, alguma mensagem o gestor do dia esta a transmitir ao povo. O SILÊNCIO! !!! Mas irmãos a luta kutanhya como bem diz o meu velho da zona não recuem jovens.

Gosto · Responder · 2 · 6 h


Isidro Madaleno O mesmo aconteceu com o Juíz que todos nós ainda nos lembramos ! Tem sim maos deles por isso estao calados

Gosto · Responder · 1 · 6 h


Eddy Waku Lombëla Meus irmãos vamos d uma vez por todas colocarmos travão nisto. Ninguém d fora desta pérola irá ns salvar a não ser nós mesmo a levantarmos poeira! Eu disse, e mais digo NÓS podemos sim vencer basta uma coragem, pork é msma coisa ja estamos mortos estamos n túmulo, por isso a acção é urgente.

Gosto · Responder · 2 · 5 h


Nildo Guambe Por onde comencamos...???


Nildo Guambe Axo que a policia deixou tudo nas maos dos internautas... A qui se julga e aki se condena, so falta emitirem se mandatos de busca e captura....

Gosto · Responder · 1 · 5 h


Maria Manjate Ainda é cedo, quem sobreviver verá.

Gosto · Responder · 2 · 4 h


Hassan Osman Está mesmo a ficar ASSUSTADOR! Até Quando? Infelizmente temos uma Sociedade Civil dividida e fracionada e mais grave ainda, por vezes manipulada e nalguns momentos ficamos sem
saber Quem é Quem! Precisamos despertar para uma Consciência Nacional, colocando acima de tudo e de todos os Seus Interesses a Pátria para o melhor exercício da nossa Cidadania.

Gosto · Responder · 1 · 3 h


Julio Waire Estamos a caminho da somalia, nao falta muito vamos ver bombas a explodirem em aglomerados populacionais....

Sem comentários:

Windows Live Messenger + Facebook