terça-feira, 15 de março de 2016

VIDA DIFÍCIL NAS COLUNAS MILITARES

Imagens dos ataques de ontem (14-03-2016) ao autocarro TANGALINE (Maninge Nice)



Três mortos em ataques da Renamo na semana passada no centro de Moçambique -- Polícia

Três pessoas morreram e outras 23 ficaram feridas na sequência de oito ataques de supostos homens armados da Renamo na semana passada no centro de Moçambique, informou hoje a Polícia moçambicana. 
"No total, entre os dias 5 e 11, nós registamos oito ataques de homens da Renamo [Resistência Nacional Moçambicana], que causaram três mortes", disse o porta-voz do Comando Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Inácio Dina, falando durante uma conferência de imprensa de balanço semanal da atividade policial em Maputo.
De acordo com o porta-voz do Comando Geral da PRM, os incidentes foram registados nas províncias da Zambézia, Manica e Sofala, centro de Moçambique, e deixaram, além de vítimas, que incluem uma criança de três anos, danos avultados.
"É uma situação triste e que merece o repúdio de todas as forças da sociedade", afirmou o porta-voz da polícia moçambicana.
Além de escoltar viaturas no troço entre Muxúnguè e o rio Save, na principal estrada que liga o sul e o centro ao norte de Moçambique, de acordo com Inácio Dina, as forças de defesa e segurança estão a posicionar-se nos considerados "pontos negros", locais que têm registado com frequência incidentes envolvendo os homens armados da Renamo. 
"Nós estamos posicionados nestes pontos para assegurar que as pessoas circulem à vontade, garantindo a sua segurança contra estas ações criminosas", afirmou o porta-voz da PRM, avançando, sem mais detalhes, que já há pessoas detidas em conexão com estes ataques. 
Na manhã de segunda-feira, três pessoas ficaram feridas num novo ataque de homens armados a uma coluna escoltada pelo exército no troço Save-Muxúnguè, Sofala, centro de Moçambique, e várias viaturas sofreram danos, disseram testemunhas à agência Lusa.
O ataque ocorreu a escassos quilómetros de Muxúnguè, quando um grupo de homens armados disparou e dividiu a primeira coluna, que fazia o trajeto Muxúnguè-Save, relatou uma testemunha.
"Tínhamos andado pouco depois que saímos de Muxúnguè, e de repente os caros pararam, afinal estavam a ser metralhados. A coluna ficou dividida. O carro blindado da escolta seguiu com parte dos carros e mais tarde voltou para pegar a outra metade", contou à Lusa.
A instabilidade em Moçambique tem vindo a deteriorar-se, com acusações mútuas de ataques armados, raptos e assassínios de dirigentes políticos, além do registo de milhares de pessoas da província de Tete em fuga para o vizinho Malaui.
A polícia atribui ao braço armado da Renamo vários ataques a tiro nas últimas semanas nas principais estradas das províncias de Sofala, Manica e Zambézia, uma acusação que o maior partido de oposição nunca desmentiu.
O agravamento da crise política e militar levou o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, a dirigir uma carta convite ao líder da Renamo para a retoma do diálogo, mas Afonso Dhlakama condicionou as conversações à presença da mediação do Governo da África do Sul, Igreja Católica e União Europeia.
A Renamo ameaça tomar o poder, a partir de março, em seis províncias onde reivindica vitória nas eleições gerais de 2014.
EYAC (PMA/AYAC) // VM
Lusa – 15.03.2016

VIDA DIFICIL NAS COLUNAS
A arrogancia das FDS nas estradas esta a causar grandes transtornos ao normal tráfego rodoviário na principal estrada nacional e poe em risco a vida de automobilistas e passageiros.
Ontem dia 14/4/2016 em Zove (Muxungue), a escolta da coluna que ia no sentido Muxungue-Rio Save foi atacada por volta das 7.05 horas e a a coluna ficou dividida, tendo umas viaturas continuado em direcção a Save e as outras regressaram a Muxungue. Um autocarro da nagi repleto de mancebos das fademos foi duramente atingido e "sentou" na estrada e uma viatura civil alugada pelos militares e que estava repleta de elementos da FIR que escoltavam os mancebos também foi duramente atacada . Varios morreram sobretudo os mancebos do autocarro. Nao temos os números mas foi uma carnificina. 
Outra carnificina acontece também ontem no troco Nhamapaza- Caia, na zona Dampa, onde a escolta da coluna e alvos militares foram intensamente visados. Um autocarro da Nagi ou Etrago (de cor azul) também cheia de mancebos a paisana foi varrida por um vendaval de balas e muitos foram massacrados muito provavelmente incluindo o motorista. A coluna também ficou dividida e chegou a Caia em periodos diferentes.

CRIME HEDIONDO EM CAIA 
Os horripilantes crimes praticados pelos esquadrões de morte da frelimo vao adquirindo requintes de malvadez que deixariam o proprio diabo de boca aberta.
Ao longo da semana passada os esquadroes raptaram um conhecido comerciante simpatizante da Renamo em Sena de nome Guechem No dia apos o rapto, os seus algozes pediram lhe Um milhão meticais como condição para a sua soltura mais o cidadao disse que so conseguiria de imediato 800 mil e ligou para a família. Dois sobrinhos do Gueche foram la ter com o valor mas chegados la foram também inclusos na lista de abate e foram os 3 fuzilados algures perto do rio Zangue na meia noite da passada sexta-feira.
Escusado sera dizer que os assassinos ficaram com o dinheiro da vitima.
Os raptores também fuzilaram um jovem chefe da mobilização da Renamo em Caia de nome Santos, que foi raptado e fuzilado sumariamente a meia noite de domingo. Depois de o balearem, atiraram o seu corpo no rio Zambeze, na esperanca de que fosse devorado por crocodilos mas milagrosamente o Santos "ressuscitou" na agua e nadou no escuro ate uma certa distância e emergiu no meio da vegetação da margem rio. Uns pescadores viram o Santos mas decidiram chamar a família porque tiveram medo de leva lo ao hospital. Quando horas depois a família chegou ao local o Santos ja tinha perdido a vida.
As fontes dizem que o Santos, um jovem humilde e desempregado, era o guia da família e unica garantia de sustento dos seus velhos e pobres pais. 
O distrito de Caia esta chocado com estes crimes hediondos e ha rumores de que havera vingança terrívelmente implacável por parte das perdizes que ja quase controlam aquela vila. De recordar que ha um end game virtual das FDS naquelas bandas e ha muito que as perdizes estao a ilharga.

UNAY CAMBUMA

Comments
António Rui Francisco Meu deus, até quando inocentes a morrer?
GostoResponder155 min
Vanda Domingos Meu único irmão saiu da Beira ontem e não chegou, telefone já não chama. Assim já não sei
Fidelio M. Mussane Misericordia
Crimildo Geronimo Chicure os meus sentimento
Bernardo Augusto Mazembe triste isso mano unay. o nosso lider xta fazer matar muita gente. porque ele xta demorar muito para governar i. e porque não paga pela mesma moeda. porque la existe membros da frelimo'é matar também. não ya continuar mas.
Unay Cambuma Desculpa amigos o post tinha muita gralhas e minimizei as.
Igor Dakul Eu fico de boca aberta perante suas publicações... 
Emoji grin
Calton da Costa iiii ups. como assim... hummmm he he he
Unimoz Anjura Anjura tao triste isso, vamos acabar sem motivo.
Valdo Antonio Fumo Isso ja é de mais...eu aposto que os grandes chefes ainda e nem sequer moveram os seus dedos nesse caso....
GostoResponder147 min
Ishmael Da Lnes Lampiao Deus nao ira deixar so este Moz
Elidio Menete ...14 de 03... de 04 . 2016 ainda não estamos lá....
GostoResponder146 min
Teixeira Teté da Silva Está mal isso.
Jemusse Chicava Poxa vida!!
Magid Manjor Frelimo è mesmo grande assassino!nem piedade nao tem,dpois acusa a renamo
Helio Munguambe Munguambe Kkkkk, você parece que não moçambicano
Fiquei Souzinho Souzinho Agora, o que a renamo esta fazendo nesses casos ??!! Sera que nao concegue alertar os seus simpatizantes ???!!!! Coidadinho ???? Renamo se nao concegue , estou a pedir para renderem porque des do dia que eu ouvi dos esquadrilhoes da morte da frelimo nunca ouvi que a renamo retariou ou fez a resppsta desta assao e isso doe tanto !!
Surate Atibo Murrateia Murrateia Merda dos criminosos, mas viram oq vai lhes acontecer
Manjoca Joao Filipe Manjoca Esse cambuma nao esta mentir?
GostoResponder141 min
Sumaila U Muhias A escrever...
Surate Atibo Murrateia Murrateia Não está a mentir só q você está bébado louco
Unay Cambuma Ate quando isso...
GostoResponder239 min
Gabriel Fred Macaringue Ate quando continuaram vivos esses animais vistidos do corpo humano vao continuar a matarem as pessoas so para satisfazer as suas ambições banais. Que se ferra a frelimo assim como a renamo .
Antonio Gulube Mas ha que fecha os olhos e e parcial, e preciso ser criminoso tambem pra ver as coisas dessa maneira. Temos Boko Haram no quintal.
Gelyto Baptista Gassete Gassete Triste senario k xta acontecer
GostoResponder135 min
Manjoca Joao Filipe Manjoca Mas voce ja esqueceu que Louco é cú da tua maem. Merda de gent. Mal parido
Noé Daniel Borracha É triste o cenário que se vive neste país. Somente a mão Divina é que poderá dar o cobro desta situação. Assim esperamos.
Jeremias Macamo Doi me o coração o fuzilamento dos meus irmãos inocentes. Mas sei que o sangue deles queimara o regime. A mão de deus está contra eles por causa desses crimes. Viva a revolução .
GostoResponder133 min
Neclino Chaphata Esses tais Esquadrões da Morte, estão a jogar sujo de mais, GUERRA FRIA, essa pode ter contornos alarmantes, caso surgir uma retaliação, por parte do ofendido RENAMO.


RANGERS, devem ganhar terreno para fazer face essa situação.

GostoResponder133 min
GostoResponder131 min
Unimoz Anjura Anjura A Renamo também feria o mesmo nas três províncias do sul Gaza, Inhambane e Maputo, ai a frelo ia diminuir os assassinos porque deviam atender a situação em casa deles e o povo do sul bastasse gritar pouco pronto terminava essa confusão.
GostoResponder231 min
Ebero Melo E d arepiar cabelo to screvendo com lagrimas escorendo n meu rosto 800 mil e vida d 3 pesoas gent reflitam e olhemos pra cima xperando k deus nos responda sao sinais ds ultms dias
GostoResponder126 min
Castro Zefanias Pessoal sejamos Atalaias, e continuemos a pedir Deus a paz, não no homem que fala queremos a paz na ponta da língua e longe do coração! Os que estão a morrer para libertar o povo tão morrem na graça, ai daqueles que acham estão a fazer boas coisas, amigo deixe dinheiro, chefia, partido, etc.... Reflita quem formou os ossos? Quem fabricou sangue que você está deramando? Cuidado Deus está vendo e fogo de enxofre esta a sua espera lá no inferno com essa vossa ganância.
Santos Artur Artur CHI.......................Sinto muito
Toxx Will Maylen Mudaniss eu tive a tal informacoex kuando nest dia eu xtava em nhamapaza,uma da minha familia saia la e kem ox promotrex d rapt foram ox da fir chegaram ai no meu do grupo levaram akele homem soment,e no mexmo dia ouve um burro d maputo k tentou me ofender pk razoex eu andei d gorongsa maringue e inhaminga par eu ver a situacao cmo k é por fim tambm lh abusei,pk era contra a verdad,e ontem passei d casa banana ai o povoad vivem mal tem ord do cmandant k numa das area kem paxa sera balead e kuase fui vitma
GostoResponder123 min
Adilson Chicote A renamo ja ta irritar....os homens deles a morrer e ele nem ta ai...por isso nao sou de ninguem
GostoResponder121 min
Hilario Afonso Tomo apocalipse ...
Machava Machava Propaganda propaganda...

Peço a paz...ntlha

Fiel Ricardo Mas unay parece gostares dese cenario
Mauro Machava Unay cambuma voce é um mentiroso com esses teus end games
GostoResponder16 minEditado
Asvato Maruha Banto de mentirosos sem noção...
Paulo Farias Nao se cansá de mentir. Fala coisas boas da vida axas que o Dhlakama um dia sera presidente de moz talvez em 2090
Amisse Carlitos Samajo Leiam o meu comentario...
Nelson Macuiana Esse unay e um autentico fanatico da renamo deve ser um assassino também
GostoResponder8 min
Vitor Constantino assassino era a tua prima e casou ...vai pescar atum...
GostoResponder4 min
Nelson Macuiana Não respondo a provocações
GostoResponder2 min
Cristiano Manejo Nâo és obrigado a ler publicaçôes dele Nelson,+ se te incomoda aconselho te bloquea lo.
Cristiano Manejo Nova forma ou estrategia politica de intimidar e destabilizar desmoralizando a oposiçâo. O caso de raptos e posterior assassinatos dos membros da oposiçâo sobretudo os da #RENAMO tem a cuplicidade de chefes dos postos e secretarios dos bairos.
GostoResponder2 min
Tina Tinga As fontes dizem que o Santos, um jovem humilde e DESEMPREGADO , era o GUIA da família e ÚNICA garantia de SUSTENTO dos seus velhos pobres país. . 😕😕

Sem comentários: