quarta-feira, 23 de março de 2016

Um pouco sobre política!

Momade Assife Abdul Satar adicionou 4 fotos novas — em London CityOntem às 10:49 · Londres, Reino Unido ·

Algumas pessoas podem julgar que o facto de eu ter ficado preso durante 13 anos e meio, eventualmente posso ter ficado parado no tempo. Não é verdade. Sempre acompanhei o que se passava no mundo exterior.
Três anos depois de eu ter sido preso, consegui introduzir na BO uma parabólica. Arranjei um fim-de-semana desses em que havia pouco movimento e entreguei-me às obras sempre ajudado por alguns reclusos. Furamos o tecto da minha cela, introduzimos o cabo de forma que até os guardas não pudessem perceber, e a partir dai podia ver canais mundialmente famosos como o Sky News, BBC, CNN, Al Jazeera, entre outros. Introduzi o televisor na cadeia com anuência da direcção da BO. Era legal.
Paralelamente às notícias do mundo, lia vorazmente jornais e revistas conceituados. Andava muito informado. Desses tempos, recordo-me quando do funeral do então Presidente sul-africano, Nelson Mandela. Estavam lá vários estadistas importantes do mundo. Desses tenho a destacar Barack Obama, dos Estados Unidos da América, e Raul Castro, de Cuba.
O mundo, literalmente, parou para ver que atitude Barack Obama iria tomar quando desse de frente com Raul Castro. Eis que Obama, diplomata e, acima de tudo, humilde como sempre, apertou a mão à Raul Castro e todas as televisões e jornais do mundo noticiaram o facto. Era o princípio do fim de anos de discórdias entre América e Cuba.
Se hoje Obama está em Cuba para uma visita oficial e histórica, tudo começou naquele aperto de mão acontecido em terras sul-africanas aquando do falecimento do líder histórico daquele país. Venceu a diplomacia. Venceu o bom senso e mais do que nunca fica claro que as hostilidades nunca vão ter lugar no mundo actual. É dialogando que as pessoas ou nações se entendem. Foi bom ver Obama, acompanhado pela mulher e as filhas, a ser saudado por uma multidão cubana delirante. Depois desta visita, nada será como dantes.
É bom repisar que do lado americano, exactamente em Miami, existe uma forte comunidade cubana que por lá reside. Chegou lá por vias pouco claras. Mas, contudo, creio eu que muitos cubanos poderão, num futuro breve, ir a América legalmente assim como os americanos poderão deslocar-se à Cuba. Está lançada a semente da paz e acredito que vai germinar longe dos ódios anteriores.
Isto devia servir de lição para nós os moçambicanos. Devia servir de lição para os nossos dirigentes políticos. Sinceramente, até hoje ainda não percebi o que impede o Presidente Nyusi e Afonso Dhlakama de sentarem à mesma mesa de diálogo. As pré- condições e outro tipo de exigências feitas por ambos actores deste diálogo político são desculpas de mau pagador.
Querendo, o Presidente Nyusi pode, e muito bem, ir ao encontro de Dhlakama onde quer que esteja para sentarem e conversar. Podem ambos parar com esta guerra que dizima pessoas inocentes nas zonas norte e centro do país. São quantas pessoas que perderam o pouco que tinham por causa desta desestabilização? São quantos deslocados? São quantas viaturas de pessoas inocentes que foram queimadas? A intolerância política e a exclusão social nunca nos vão trazer benefícios. Moçambique não é dos políticos. É dos moçambicanos.
O povo quer viver em paz e isso não se alcança com a força das armas. É com diálogo franco e aberto. É com cedências mútuas porque ao fim dos dia ambos os “beligerantes” são moçambicanos. Abaixo a força das armas. Abaixo o cinismo. Abaixo a intolerância e todo o tipo de exclusão. Viva o diálogo. Viva a paz. Viva o entendimento e bem-estar de todos os moçambicanos. E ai vai um recado meu para os nossos políticos: os bons exemplos são para ser copiados. Nyusi e Dhlakama sejam como Obama e Raul Castro. Fumem o cachimbo da paz e enterrem duma vez por todas o machado da guerra.


Nini Satar


Mostrar mais reações
Comentar
70 comentários
Comments
Mabai Leão muito bem dito; mozambique não é dos politicos mas sim dos moçambicanos. estamos cansado com essa p#ra
Calisto Machava Creio que te doutoras sim aquando estavas preso!agora resta-te buscar o canudo... O sr. Intende muito sobre relações internacionais(diplomacia)
Djtelmomoz Telmo Esse nyuisi nao Ker paz
Toxx Will Maylen Mudaniss muito bem,so k para dirigents da nova geraçao por estucia do coraçao tem mais medo em perder do k aceitar a vitoria do outro.vale mais viver pobre do k viver no pais d guerra par alimentar interecex pexxoais.um bom exemplo veio abertament cmo tambm no cabo verd,negrox max brancox na consciencia
Herald Tucua #Satar por mim serias mediador desses jovens. jovens sim. porque senhores nao sao. nenhum deles tem tomates no lugar para segurar essa crise politica.
Yannick Pedro Channa É isso aí Nini..
Hobety Luys Muhamby Parabens pela mensagem. Senhor Presidente da Republica de Moçambique (empragado do Povo) o seu Patrão que lhe elegeu quer viver em Paz efectiva e duradouro. Senhor Lider da Renamo a vontade do Povo é de viver em Paz.
João Correia Mendes VIVA MOÇAMBIQUE.... DO ROVUMA AO MAPUTO.
Maria De Lurdes Benzane Eu sou apelo pela Paz quem sofre realmente é o campi que somos nós que votamos e ainda nos faltam com respeito pedimos Paz
Edgar Nhantumbo Moçambique é um país de todos os moçambicanos não dos políticos, espero que a partir deste exemplo os governantes em Moçambique possam sentar se numa mesa e dialogarem e deixarem às armas para trás.
Böss Räce Pelo menos no Brasil agora estão mostrando que tem tomates no lugar . Estão fazendo protestos contra eis presidente Lula, e actual presidente . Esses sim sabem uki kerem
Aly Issa Ele disse isso???
Helio Ribeiro Aly vc ainda pergunta coisas k ta vendo cm dois olhos,não seja cego político,e reveja d novo!
Mendes Mendes Jr. Momade Assife Abdul Satar es informado acredito.
Lucas Rangisse Francamente, ser humilde aceitar o diálogo, é mil vezes melhor que o orgulho, do meu lado não vejo alguma inconveniência do Nyiusi, entrar em conversações para uma paz efectiva em Moçambique, da nos entender que o próprio presidente não quer e não esta em condições de sentar com o lider da Renamo, a doçura pelo poder subiu as metas do presidente, esqueceu se de todas as promessas que fez para o povo nas vesperas das Eleições. O presidente vem com um discurso de paz e por de traz disso esta importar quantidade de Armas e outros equipentos de guerra. Pergunto eu, este presidente acreditam que quer paz? Muita atenção a ganancia pelo poder esta acima da sua meta, Se fosse pra trazer a paz já teria sido resolvido todos estes problemas. Mas enfim o capim é que esta a sofrer.
Mateus Macamo Ta claro. Que só o dialgo
Nellsky Amaral José Talvez o Nyusi queira a paz mas os donos da Frelimo sao corruptos e acima de tudo ha ganho em uma guerra civil pra eles, podem mudar a historia e acabar com a oposicao duma vez por todas se "vencerem" e ai meus caros, adeus a democracia.
Firmino Mazive ASSIM CUMPRIU-SE A PROFESSIA, e para a felicidade de FIDEL CASTRO isto aconteceu ainda em vida, talvez era isso que esperava.
Pwb White Bird Sim. Foi cumprida a profecia...nao a "PROFESSIA". Desculpe, estou tentando ajudar a escrever correctamente, so isso. Me desculpe a falta de acentos ( sim acentos, isso mesmo), nao assentos para sentar, acentos para acentuar as palavras. Pode ser?
Luis Antonio Lamento k todos moçambicanos gastam saliva apelando a PAZ, perdem tempo fazendo manifestaçoes exigindo esse bem precioso. Um bem precioso para vces tbem, pk com a paz os vssos discursos terão impacto.

Eu quero a paz
Tu queres a pz
Nós queremos a paz.
Por favor presidente Niyssi e sr lider voces nao kerem paz mesmo???? Tou chorando.
Aderito Mario Mateus Viva a paz ,a democracia a liberdade de expressao ,e a reconciliação nacional,abaixo o nepotismo a intolerância, a exclusão social .
Jr Chauque Obrigado Nini Momade Assife Abdul Satar ao falar da situação política do nosso país e as posições soluções para a paz que todos pergunta mos o porquê até agora não temos paz. Se o moame não vão a montanha a montanha vai ao moame. 
"Isto devia servir de lição para nós os moçambicanos. Devia servir de lição para os nossos dirigentes políticos. Sinceramente, até hoje ainda não percebi o que impede o Presidente Nyusi e Afonso Dhlakama 

O povo quer viver em paz e isso não se alcança com a força das armas. É com diálogo franco e aberto. É com cedências mútuas porque ao fim dos dia ambos os “beligerantes” são moçambicanos. Abaixo a força das armas. Abaixo o cinismo. Abaixo a intolerância e todo o tipo de exclusão. Viva o diálogo. Viva a paz. Viva o entendimento e bem-estar de todos os moçambicanos. E ai vai um recado meu para os nossos políticos: os bons exemplos são para ser copiados. Nyusi e Dhlakama sejam como Obama e Raul Castro. Fumem o cachimbo da paz e enterrem duma vez por todas o machado da guerra".

Nini Satar
Jose Banze Analise coerente e imparcial, coisas que tem faltado no nosso pais. Fazemos acusacoes para todos os lados mas nunca procuramos a solucao deste conflito. E de facto, quem vai perdendo e o povo.
José Romeuane Amigos, sinceramente muito ja foi escrito e ninguém dá bola, como soi dizer-se. Se calhar tal como aconteceu entre Cuba e os EUA, terão de passar 88 anos para o tao almejado consenso, Deus queira que não. Viva a PAZ.
Canibal Mpalemueh A propósito qual é o nível académico do Niny Satar? O puto narra bem, texto com cabeça, tronco e membros.
Renas Simiao Abaixa a força das armas....

voltando aos 13 anos que estiveste preso:

É mentira que estiveste informado.

Tua vida parou 13 anos.

Nem tudo que acontece no mundo passa nas tvs e Radios.
Ha coisas que nao passam ou por censura ou porque os jornalistas nao cobriram e nem tiveram conhecimento. 
Dou te um exemplo que 13 anos te tramaram: a 13 anos eu gostava de ouvir e falar que este relógio é marca X ou comi pasteis assim ou vesti roupa de marca X.
Hoje mando a merda tudo isso; ficou para traz.
Hoje quero tako ........

Brighton Joseph Wilton Paralelamente às notícias do mundo, lia vorazmente jornais e revistas conceituados. Andava muito inform..
Eu nao ei a base que tens pra dser que ele nao andava informado..claro,ele n conseguia ouvir tudo..mexml vce k xta fora d prisao,,algumas noticias acabas por nao acompanhar..talvez nao percebext uki ele estava a querer dser..

Paul Kupethe Renas, no meu ponto de vista e sobre o tao pouco que conheço do Niny, ele é uma pessoa que se preocupa bastante pra manter informado e atualizado sempre!.. Pode crer que Niny em 13 anos na prisao estava mais atualizado que muitos mocambicanos livres, que nunca lêm um jornal apenas em um mes!
Renas Simiao A base que tenho é a que tu sabes e ele propio diz : " fiquei 13 anos trancado ou seja preso" 
Ja imaginaste oque é isso?

Esperimenta ficar 4horas preso para teres noção.

GostoResponder23 h
Cesar Ngozo Nini, falou e disse bem.
GostoResponder22 h
Renas Simiao E você esticou a lingua pra ver se cai um dos pasteis de Lisboa.
GostoResponder22 h
Ricardo Manhoso Estevao Oh renas , qual o seu problema afinal , mal entendeste o que ele escreveu .
Ou es contra a vida dele ? 

Estar na cadeia pra algumas pessoas , nao e fim da linha da vida , pois ele disse tinha a tv e antena parabolica , tinha acesso a alguns noticiosos , mesmo voce em sua casa tem acesso a 100 % das noticias mundiais . 

Nao sejas mais um grafonola okay .
Aly Johnson Alidina É claro que o presidente Nhiusi e o líder da Renamo devem conversar e acabar com a guerra em Moçambique.
Nelson Junior In my humble opinion I salute the sense of Momade Assife Abdul Satar on this shortly after. But the issue is: what is the matter of exhortation if the aimed at doesn't want to listen?
Ver tradução
Fred Cossa Nini no teu pister gostei assumes ter introduzido uma antena parabolica sem que os guardas saibam....e a Tv entrou legalmente...........
Jorge Tovela Nini é um grande homem. Deixa a nu todas deficiencias das nossas autoridades da justiça. Veja so a distraçao dos guardas prisionais. Fura se parede do edificio prisional, monta se um aparelho de captaçao de sinal de tv e ninguem percebe nadinha da silva. Força Nini, fala que o povo ouve
Paito Sousa k bom satar hoje estas a brir as pessoas as suas vistas, nos estamos ca muito mal e mocambique,ja fomos vendidos mas nao reconhecemos isso tudo por causa de estar na escuridao
Paito Sousa nao, e muito bom ,pecado e aumentar a informacao que a pessoa recebeu na hora
Jorge Tovela E nós concordamos com as suas verdade meu caro Nini
Ayob Mia Viva a paz
Adamo Chauale Nini vem apoiar xte governo q calma por gentes humilde como voce.xtam so falar d paz nas telvisoes mais por tras xtam comprar armas.
John Makwere Eu peço os religiosos a judar mesmo k seja em manifestacoes mas sem envolvimento de alguns politicos ainda sobre tudo ficarem enfrente enquanto fazem parte do famoso conflito e nao so será k a idea do governo é de ver o pais divido? Assim k nao quer dialogo?
Mandlate Angelo Emilio Com a chegada do novo presidente do partido no poder estávamos todos satisfeitos que algo iria mudar mas não ouve nenhuma mudança pelo contrário trouxe nos para o abismo. Mas este moz não é dos políticos gananciosos, gatunos, ignorantes que só querem tudo para eles, mas sim é do povo humilde que nunca soube sair a rua para manifestar se contra estes abusos todos.
Paul Kupethe Em partes o povo de norte e centro ja esta de olhos abertos, ja consegue dizer chega!.. Apenas os do sul ainda continuam adromecendo. A frelimo engana-se quando pensa que o pais pertence a eles
Paulino Ricardo Munguabe Estas situacoes nao podem prevalecer a intolerancia politica, as hostilidades
Paul Antunes Hi Nini, there is alot to this than just political differences, I believe only God can change mozambique's path to the future.
Ver tradução
Narciso Geraldo Sandulane Ola nini,admiro bastante a sua personalidade e coerencia em tudo que escreves.comeco a achar que em vez de chamarmos mediadores externos que tal,atencao maa que tal mediares o dialogo porque possues conhecimento,informado,e mocambicano e tem dinheiro para custear as despesas para alimentacao e outros.
Eduardo da Silva Esse senario me fez recordar d jesus k morreu para salvar os homens, entao a morte de Mandela mantela salvou ao povo cubano assim como americano. Permitam me dizer o seguinte " O mandela naiceu herroi viveu heroicamente e morreu herroi" obgdo Mandiba o seu jamais te esquera
Gracindo Alberto Foi muito profundo esse seu post Momade Assife Abdul Satar
Ozias Bule Mais um excelente brinde de Nini Satar,meus parabéns.
Jeremias Custodio Milice A mto tempo k venho acompanhando as suas disertacoes sobre o nosso pobre pais. E com esta ultima, preferi escrever pa concordar ctgo em relacao a situacao politica do pais. O teu conselho k o diriges ao nyusi e dlakama caira por tera pois os nossos dirigentes so copiam apenas o k prejudica o camada desfavorecida ( povo) . Nao espera nada de mudancas.
Teofilo Lopes Mualaneques antena parabólica na bo na credto plasma sim cmo muitos outros reclusos lá têm televisor, pk por lei tem direito a informação.
Watchú Papparrazz Paz e amor
Timoteo Mussa Nini! Para mim vce e um Heroi no anonimato.
Manuel Maleve Olha disseste tudo oque muitos pensam mas ñ dizem, na verdade temos vários exemplos em que usou se a diplomacia para ultrapassar o diferendo, caso América e Cuba é um exemplo claro e palpável. Se todos moçambicanos tivessem argumentos imparciais como teus, ajudariam muito na resolução do conflito que já prejudicou muito ao pacato povo moçambicano. É a hora de todos religiosos, políticos, acadêmicos, Ametramos, se unam no sentido de termos a paz, uma paz duradoura.
Dercio Inacio Sambo Keremos a paz pk merecemos.
Mathusso Jucuiana Decidi seguir-te, antes por curiosidade. Queria avaliar os teus posts. Mas confesso que são posts com um cunho de verdade, não encontrada até em jornais de renome. Acredito que tens contribuido bastante na mudança de atitude de alguns que mesmo sabendo da verdade, figem não saber. Queria que continuasses a escrever com o mesmo fervor . Só espero que não disista. Aquele abraço Momade Assife Abdul Satar
GostoResponder120 h
Custódio Joaquim Manjate O problema de Cuba era com o Fidel Castro, e de Moçambique é com Afonso Dlakama, no dia em que Dlakama não puder comandar mas o partido. Ai diremos Paz em Moçambique!
GostoResponder20 h
Flavio Doce Nini deviam te convidar proximo ano para DARES AULA DE SAPIENCIA A TODOS ESTUDANTES DE TODAS UNIVERSIDADES DO PAÍS...........
GostoResponder119 h
Anlawe Abudo Nota 10.
GostoResponder16 h
Alberto Mutipua Paz, Paz, Paz mas nunca mais e efectiva. Ate quando para parar com os tiros?
GostoResponder15 h
Fernando Sandramo Oi NINI. Obrigdo. O k falaste, todo mundo fala e pede, mas nao aceitam. Mesmo assim, pedimos que aceitem. Please!! Ate quando assim!!!???? Queremos pensar e produzir em paz.
GostoResponder9 h
Amir De Lurdes Matsimbe Esse não é homem de verdade porque se fossem já teria terminado esse conflito de uma vez só.quantas vezes o nyusi pediu a ele para dialogarem, mas nada quem está ser o assassino nesta história é ele porque tá se a morrer em norte.
GostoResponder8 h
Ricardo Manhoso Estevao Queremos paz , o povo clama pela paz ......
Elidio Bedja o Custódio Joaquim Manjate o problema de cuba nao era Fidel de Moz nao e do Lider foi do regime politico e em Mz tbm. renamo e o Lider e a voz de pelomenos 20 milhoes de Mocambicanos.

Sem comentários: