sexta-feira, 25 de março de 2016

Troca de tiros entre as FDS e homens da Renamo em Mocuba deixa população em desespero


CanalMoz adicionou 3 fotos novas.

Quelimane (Canalmoz) - O distrito de Mocuba, província da Zambézia esteve esta quinta-feira, desde as 4 horas debaixo de fogo cruzado entre forças militares da Renamo e do Governo.
A população de Murothone e Canivete estão a abandonar as suas residências para procurar locais seguros. Os serviços, incluindo a escola local estão encerrados e os funcionários em fuga à procura de locais seguros.
Uma equipa de jornalistas de diversos órgãos de comunicação social, incluindo da Televisão de Moçambique e da Rádio Nova Paz de Quelimane, emissora da Diocese Católica da capital provincial da Zambézia que se dirigiam a norte daquela província, foram obrigados a inverter a marcha de regresso a Quelimane por causa da situação.
Fontes militares da Renamo confirmaram ao CanalMoz a troca de tiros entre seus homens e forças governamentais.
Na versão da Renamo, tudo começou por volta das quatro horas de hoje quinta-feira, as forças do Governo se deslocaram até a zona do mercado Canivete onde viraram os canos contra uma base da Renamo e começaram disparar armas pesadas a uma distância de aproximadamente 2 quilómetros, concretamente em Murothone onde se encontra a base.
Segundo a Renamo, as forças governamentais tiveram medo de se aproximarem da base, tendo por isso optado por disparos a longa distância e sem alvo concreto.
De acordo com as mesmas fontes, na circunstância, as forças da Renamo teriam ido a retaguarda das tropas do governo e começaram igualmente a disparar para afugenta-los. Acredita-se que haja mortos e ou feridos. A Polícia na Zambézia remeteu qualquer explicação ao Comando provincial. (Redacção)
César Benjamim Bander Puto E nós moçambicanos o que que estamos a fazer? Nada! Povo vamos nos unir vamos parar essa porra de País, nossos irmãos tao a sofrer la doutro lado. A minha ideia era de ficarmos em casa sem ir trabalhar durante uma semana exigindo a Paz...
GostoResponder224 h
Varlido Jorge Mahoche No servico ha muitos lambebotas, muitos nao vao aderir vao querer se aproveitar da circustancia pra subir
GostoResponder94 h
César Benjamim Bander Puto É verdade, mas deixemos esses lambebotas do lado. Sao nossos irmaos que estao a morrer
GostoResponder14 h
Varlido Jorge Mahoche Concerteza
GostoResponder3 h
Claudino G. Nchumaly Se a cosa rebentar em Maputo tenha certeza que vão se manifestar
GostoResponder13 h
Armindo Faustino Marrime Apoiado, se existisse 50homens a pensar assim acredito que o pais ia parar mesmo
GostoResponder2 h
Triplex-jerry Papasseco boa ideia irmao. e os enfermeiros quem vai cuidar do seu ou meu tio doente?
GostoResponder2 h
Celestino Kasten Nesta versão acredito meu irmão que sorteria efeito em tempo recorde,lamentável que a ideia esta bem patente a questão é de uma voz de comando e que o acto consuma-se.Aquele abraço.
GostoResponder12 h
Salomao Facitela Vamos à isso manos...
GostoResponder1 h
Maria Manjate B ideia.
GostoResponder1 h
Pita Fundice Isso so faz parar um lado. O lado do governo. E para a Renamo parar o k necessario fazer?
Irina Colomola Muhorro Hoje temos tempo pra pedir coisas de paz no facebook, se isso for até a cidade não sei quem irá comentar. Parem de se apontar dedos aqui e insultos. Queremos a paz e pronto. Os que tem poder pra isso devem fazê lo. Aqui a muitos sabexoes porque ainda não nos atingiu.
GostoResponder24 h
Mathause Sitoe "Parem de se apontar dedos aqui e insultos"...Apoio por completo estas palavras! Nao sei por que razao as pessoas gastam seu tempo com insultos neste espaço, quando os donos da guerra nao estao aqui e nem sequer mostram sinal de interesse com o clamor do povo.
Ginoca Ramos Porra que está gaita nunca mais tem fim, são só pessoas a morrer e não se faz nada, chega de guerra, cheguem a um consenso de uma vez por todas, estão a rebentar com a nossa terra.
GostoResponder1 h
Daniel Moreno Joao Isto não é ter medo so para disser que este sem cabelo preto na cabeça é que é o culpado disso tudo tigo este que sem intitula a um empresario ou purotra milhonário deste pais com suoro de outros o maladro jetador não pençar que e é como o Samora mesmo assi por ser punéco tà a sustentar a familha i para este sem ideia não pençar que os que more não são nãicido como ele... Talves que seja filho do melhor Atúm que né preçisa de por os seus ovós no mar uma vés que ja se divorsio com a fémeia agora vevé na cidade por isso a gicta o outro que ja trabalha sem com siencia mas fique a sáber que o unico rico foi o Jesus cristo que todo mundo ja sabe da história dele e nunca esquecer deça.
GostoResponder4 h
Gildo Afonso Afinal, para onde vamos com isso?

Que ganhos esperamos nisso?
Será que o governo tem consciência disso? 
Então porquê é que cantamos "paz, paz paz" só pra o inglês ver enquanto que, na realidade estámos em guerra!!!!???

GostoResponder14 h
Sipho Khumalo Nambureti Essi partido d frelimo ta disfazer mozambique mocambiquanus agera esta d volta unosso povu ta morer purquauza d frelimo temqui aver um modo q urenamo vai direto para as bazi d frelimo deichar upovo
GostoResponder1 h
Arystides Adriano Arys O meu irmão que tá em Mocuba salvou durante esses tiroteios e disse que quem provocou o outro são as FDS da frelimo
GostoResponder13 h
Maldonado Pedro não há nada em Mocuba seu falhado,apenas a Uir chegou em Murotone onde os bandidos armados da renamo queriam tentar montar um posto de control mas foram sacudidos e sumiram do local
GostoResponder14 h
Evaristo Matule Qual è a verdade? Nós que estámos longe...
Solomon Chambale Que os protagonistas deste show façam o favor de resolver o problema duma vez por todas, ou se dividam o país ou façam uma negociação justa e transparente.
GostoResponder34 h
Michel Lee Os órgãos de informação que tinham homens no terreno ficaram cegos, surdos, mudos e invisíveis.
GostoResponder23 h
Rogerio Nhanguo Eu passei pessoalmente em Murothone a essas horas, nao hove nada de tiros. Quando nao têm dinheiro inventam cada informação apenas pra conseguirem vender vossos jornais? Se tivesse alguma influencia no estado mandava banir todos orgãos de comunicação social mentirosos, k andam a desinformar a populaçao!
GostoResponder2 h
Salomao Facitela Banir claro! Prender, matar, ameaçar, usurpar, roubar e mais oqé mesmo?...

A vossa batata xta assando...
GostoResponder11 h
Emanuel Sabonete Voce voce nao fala coisas k nao sabes
GostoResponder1 h
Luís Danca Luís Ya começava com a TVM....
GostoResponder1 h
Edy Manuel A TVM sim, ela merece ser banido
GostoResponder1 h
Antonio Carlos Você passou por lá em espírito e não de carne e osso, por isso fala à toa. Pessoas a sofrerem tens coragem de falar isso? 

Esta informação não está veiculada neste órgão de informação apenas, outras fontes também confirmaram incluindo testemunhas oculares.
Rogerio Nhanguo Kkkkkkkkkk, é triste ouvir isso de um Moçambicano pa!
Antonio Fernando jovens não deixem de beber, pegar.uma boa. dama pra ir morrerem numa guerra sem nome sem causa legítima . pare e pensse será que vale apena?
Gelyto Baptista Gassete Gassete FDS só disparam sem saber onde xta o inimigo?esses gajos São palhaços mesmo!e não sabem k quando fazem isso o inimigo estuda estratégia pra embuscar epah paciência pra os pirikitos
Assuate Matica Há quem diz que não houve tiros, use óculos e veja as imagens
GostoResponder1 h
Dulce Castigo Machaieie É lamentável, o partido que diz ainda neste mês vai governar as províncias que lhe tem direito, pergunto eu, ha-de governar a quem??? Se o povo é ms no esse que matam dia após dia! Para onde vamos com isso!????
GostoResponder4 h
Edy Manuel Voce Dolce, para de falar besteiras
Maria Kumar Dilip Se atacaram aki perto terao orazeres d entrar ak n gurue. Frelimo asvezes provoca sok provocacao dele renamo n mata a kem lhe provocou. E o povo inocent morrendo sem saber as razoes
GostoResponder3 h
Gilberto Cleide Maluleque Eu gosto disto deviam queimar os carros da TVF ,TELEVISAO DA FRELIMO
GostoResponder64 h
Valther Maguni Que comentário desprezível. Você acha bom pessoas inocentes morrerem? Pessoas como você merecem ser espancados na praça pública.
GostoResponder44 h
Carlos Jamal Comentário infantil e próprio dum marginal sem responsabilidade. Enfim.. .
GostoResponder44 h
Isaias Miguel Mpanguiua Você é um louco. Eu nao sei porque sabe escrever. Pessoas como você nao deveria saber escrever. Oq escreve não agrada a ninguem.
GostoResponder34 h
Toxx Will Maylen Mudaniss É NORMAL ACONTECER NAO ENSULTEM PESSOA SEM MOTIVO O K VOS CHOCARAM AFINAL?
Antonio Zuarambessua Jose estamos mal com esses dois pais que gosta de guerra por favor estamos apedir paz
GostoResponder14 h
Santos Dos Jamalito São forças da frelimofobia.
GostoResponder14 h
Maria Manjate Já é tempo de parar com esta loucura.
GostoResponder1 h
Isaias Miguel Mpanguiua Dita Governaçao da renamo em Março : Criar Pânico no seiu do Povo...
GostoResponder14 h
Naftal Machava "Na versao da Renamo..." e na versao do Governo?
GostoResponder1 h
Danilo Mussa Quem sofre com esta guerra eh o povo mais uma vez. Coitado do nosso povo
GostoResponder24 h
Edson Bola EDSON DA LUZ ou SE PREFERIREM AZAGAIA diante da situação Politico-Militar que se vive em Moçambique, escreveu: MOÇAMBICANAS E MOÇAMBICANOS, A MANEIRA MENOS DOLOROSA DE ACABAR COM ESTA GUERRA É PARALISANDO O PAÍS. AGORA, OU SOMOS NÓS A PARALISAR O PAÍS PACIFICAMENTE, OU VAMOS ASSISTIR O PAÍS A SER PARALISADO VIOLENTAMENTE. CARAS E CAROS, SE O OBJECTIVO DESTA GUERRA É LEVAR O PAÍS AO CAOS TOTAL DE MODO A QUE NÃO RESTE OUTRA ALTERNATIVA A NÃO SER UM ACORDO ENTRE O GOVERNO E A RENAMO, POR QUÊ NÃO PARALISARMOS O PAÍS AGORA COMO FORMA DE APRESSAR ESSE ACORDO E EVITAR MAIS DESGRAÇAS? VAMOS CONFIAR NOS POLÍTICOS E ESPERAR QUE PASSEM MAIS 16 ANOS DE DESTRUIÇÃO E MASSACRE DE INOCENTES, ATÉ QUE O PAÍS ESTEJA INGOVERNÁVEL E ELES PERCEBAM QUE A ÚNICA SOLUÇÃO É O DIÁLOGO? CARAS E CAROS, A SOLUÇÃO DESTE PROBLEMA NÃO ESTÁ NAS MÃOS DOS CAMPONESES QUE EM NADA PODEM PRESSIONAR O GOVERNO. A SOLUÇÃO ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS, NÓS FUNCIONÁRIOS DOS MINISTÉRIOS, DOS PORTOS, DAS ALFÂNDEGAS. NÓS OS PROFESSORES, ESTUDANTES, ACADÉMICOS, JORNALISTAS E LÍDERES DE OPINIÃO. NÓS OS MÚSICOS, COMERCIANTES, COMUNICADORES E DESPORTISTAS. NÓS SOMOS OS ÚNICOS CAPAZES DE EVITAR QUE MAIS SANGUE SEJA DERRAMADO. SE O APARELHO DO ESTADO PÁRA DE FUNCIONAR, O PAÍS PÁRA E O GOVERNO SÓ PODE NEGOCIAR. PARA QUE ISSO ACONTEÇA, BASTA QUE CADA FUNCIONÁRIO DO ESTADO FIQUE EM CASA, BASTA QUE CADA TRABALHADOR MOÇAMBICANO NÃO VÁ TRABALHAR. ACREDITEM QUE EM MENOS DE UMA SEMANA HAVERÁ UM ACORDO. VAMOS TODOS NOS UNIR NUMA SÓ FORÇA, NUM SÓ CORAÇÃO. NADA PARA NINGUÉM OU TUDO PARA TODOS. AS NOSSAS VIDAS É QUE ESTÃO EM JOGO. POVO NO PODER! Se és Moçambicano e não queres ver os teus compatriotas sofrendo. COMPARTILHE
Timotio Jose Mugaua Queremos a paz nada de mataca
GostoResponder4 h
Assuate Matica Está-se em guerra não declarada sim. Vá ao dicionário
GostoResponder1 h
Isaias Nyamunda Muito mal mesmo, mas que fazer é a nossa realidade
GostoResponder1 h
Carlos Cunamizana Disparo sem alvo concreto? Se atingir inocentes nas machambas?
GostoResponder44 h
Preto Tipo A Negritude Jr. Quem com faca mata ou tenta matar, a faca morera.
GostoResponder1 h
Joaquim Francisco Chunguane Isso é o que a Renamo sabe fazer.
Izidro Paulo Machava Sao forxa do Governo ou do estado moz.
GostoResponder4 h
Okuawatata Omahiye São forças do governo da frelimo, e nao governo de Moçambique
Santana Elias Chinaca Agora já adquiri um prefixo na vida- doutor
GostoResponder1 h
Nalia Mucambe Não aconteceu nada em murrothone... mentira
GostoResponder13 h
Irmão Sidinho Ngale Moçambique nao ta em guerra vces nao sabem disso?
GostoResponder2 h
Tung Esmeraldo Não sei quem ganha com isso
Helder Mabota Entrei só pra ver os comentários. Fui...
GostoResponder4 h
Graciano DE Fátima Basílio Mas porque isso acontence nos mesmo locais? Querem estradas livres gente paz paz paz
GostoResponder3 h
Filipe Carlitos Tapela Os que ñ acreditam, irao acreditar com Ak47 nos ouvidos.
GostoResponder1 h
Castigo Mazive Desta maneira a Renamo está a governar as 6 províncias. ...yuwiiiiiii burros
GostoResponder1 h
Amelito Lopes Ade quando cm isso

??
Merta paaa!!!!
Okuawatata Omahiye Em Moçambique nao existe governo do povo so tem governo para partido frelimo por isso perseguem e matam todos k nao sao da frelimo. (Jerdmias 10:23) Oisam povos mas temos um governo imparcial chamase de (o reino de deus) Mateus 6:10 esse governo acolhe todos aqueles k se arrependem e a prendem a justiça Isaias 26:9.
GostoResponder3 h
Magid Manjor Kkkkkkkk!despara pra mosquitos?
Azarias Jose Matavela Que país?
GostoResponder4 h
Ddboy Abdul muito of nyuse
GostoResponder3 h
Edy Egidio Chaleca a escrever......
GostoResponder3 h
Jhuma Bito Lamento
Jaime Antonio Novela Esta mal isto.
GostoResponder4 h
Raquel Gungulo Triste
GostoResponder3 h
David Jose Francisco Jose Lamento cm camaradas

Sem comentários:

Windows Live Messenger + Facebook